Sandra Maria Dartora Mattana
possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (1970) e Mestrado Em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) na área de formação de professores. Atualmente é professora da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciaturas, pedagogia universitária, estágios curriculares e gestão acadêmica.
Informações coletadas do Lattes em 02/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado Em Educação
2000 - 2002
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Orientador: MARI MARGARETE DOS SANTOS FORSTER
Palavras-chave: ESTAGIO; FORMAÇÃO INICIAL; CURSOS DE LICENCIATURA.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Formação de Professores. Setores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Formação de Analista Ocupacional
1973 - 1973
Fundação Para O Desenvolvimento de Rh do Rs
Bolsista do(a): Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, SEC-RGS, Brasil.
Aperfeiçoamento em Habilitação Em Supervisão Escolar
1982 - 1983
Universidade de Caxias do Sul
Ano de finalização: 1983;
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento Sobre Preparação de Supervisores d
1973 - 1973
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Ano de finalização: 1973;
Formação complementar
2005 - 2005
Ética na Era da Globalização e o Papel das Emoções. (Carga horária: 20h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Formas de expressão da criança hospitalizada. (Carga horária: 4h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
1999 - 1999
O brinacar e o vínculo mãe-criança hospitalizada. (Carga horária: 4h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
1984 - 1984
Extensão universitária. , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
1972 - 1972
Curso de Curta Duração. , Faculdade de Educação Campos Salles.
1971 - 1971
Curso de Curta Duração. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Aprendizagem/Especialidade: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estágio Supervisionado.
Participação em eventos
I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior.A Prática Pedagógica Refletida na Construção da Profissionalidade Docente. 2008. (Outra).
A Prática Pedagógica na Formação do professor.Saberes da docência, saberes da disciplina: tensões da experiência de ser professor. 2008. (Outra).
V Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Educação Superior: Desafios e Perspectivas dos Grupos de Pesquisa no Contexto Acadêmico.Educação Superior. 2007. (Seminário).
V Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Educação Sup. desafios e perspectivas dos grupos de pesquisa no contexto acadêmico. 2007. (Seminário).
Modelos Educativos da Antiguidade ao início da Modernidade.Modelos Educativos da Antiguidade ao início da Modernidade. 2007. (Outra).
Fórum de Licenciaturas.A Identidade do Professor de Educação Básica. 2007. (Outra).
Conhecendo a Realidade para melhor Intervir.A prática docente na formação do pedagogo:uma possibiliddade de ressignição do cotidiano escolar. 2006. (Seminário).
IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Aprendizagem no ensino Superior:Desenvolvimento Profissional do Docente e o Desempenho dos Alunos. 2006. (Seminário).
Atualização Docente Promovido pelo DMTD.Avaliação do Ensino Superior. 2006. (Oficina).
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.XIII Endipe. 2006. (Encontro).
IV Encontro Regional de EJA - Resignificando a EJA/RS.Resignificando a EJA/RS. 2006. (Encontro).
XIX Fórum Regional Sul de Pró-Reitores de Graduação das Universidades e Centros Universitários Brasileiros. 2006. (Outra).
Fórum de Coordenadores e Orientadores dos Cursos de Licenciatura da UCS.Fórum de Coordenadores e Orientadores dos Cursos de Licenciatura da UCS. 2005. (Outra).
Fórum de coordenadores e orientadores dos cursos de Licenciatura da UCS.Fórum de coordenadores e orientadores dos cursos de Licenciatura da UCS. 2005. (Outra).
2º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação. 2º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação. 2004. (Congresso).
Seminário da EESUFOPE e ANFOPE-RS.Seminário da AESUFOPE e ANFOPE-RS. 2004. (Seminário).
I Seminário do Fórum de licenciaturas da Universidade de Caxias do Sul.I Seminário do Fórum de Licenciaturas da Universidade de Caxias do Sul. 2004. (Seminário).
Interdisciplinaridade.Interdisciplinaridade. 2004. (Encontro).
XII Endipe.Conhecimento local e conhecimento universal. 2004. (Encontro).
XII encontro Estadual do Curso Normal.XII Encontro Estadual do Curso Normal. 2004. (Encontro).
Fórum de Coordenadores e Orientadores dos Cursos de Graduação da UCS.Fórum de Coordenadores e Orientadores dos Cursos de Graduação da UCS. 2004. (Outra).
Forum de coordenadores orientadores dos cursos de graduação da UCS.Forum de coordenadores orientadores dos cursos de graduação da UCS. 2004. (Outra).
Participante do mini curso- o perfil do pedagogo.Forum Nacional de Pedagogia. 2004. (Outra).
1º Encontro de Alunos e Professores do Curso de Letras.Desafios na Elaboração de um Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura. 2004. (Outra).
Programa de Formação Pedagógica para Docentes da UNOESC.Formação Pedagógica para Docentes. 2004. (Outra).
Quintas Pedagógicas.Quintas Pedagógicas. 2004. (Outra).
Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2003. (Congresso).
Seminário Estadual "Formação de Professores no Brasil".Seminário Estadual "Formação de Professores no Brasil". 2003. (Seminário).
Seminario Estadual "Formação de Professores no Brasil".Seminário Estadual "Formação de Professores no Brasil". 2003. (Seminário).
1º Encontro Nacional do Sistema de Formação Continuada e Certificação de Professores.1º Encontro Nacional do Sistema de Formação Continuada. 2003. (Encontro).
1º Encontr Nacional do Sistema de Formação Continuada e Certificação de Professores.1º Encontro Nacional do Sistema de Formação Continuada e Certificação de Professores. 2003. (Encontro).
Oficina de Capacitação.Participou da Oficina de Capacitação: O Aluno Surdo no Ensino Superior. 2003. (Outra).
Oficina de Capacitação: O Aluno Cego no Ensino Superior.Participação na Oficina de Capacitãção: O Aluno Cego no Ensino Superior. 2003. (Outra).
Aula Inaugural do Curso de Serviço Social.A Universidade e os Desafios da Formação Profissional. 2003. (Outra).
Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.Saberes necessários ao exercício da docência em ensino superior. 2003. (Outra).
XI ENDIPE.Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2002. (Encontro).
Programa de Qualificação Docente da Universidade de Caxias do Sul.Formação de Professores:Refletindo com Rafael Porlán. 2002. (Outra).
O saber dos docentes e sua formação: implicações da epistemologia da prática.Seminário: O Saber dos Docentes e sua Formação. 2001. (Seminário).
Seminário Internacional: As Competências para Ensinar no Século XXI.Seminário Internacional: As competências para Ensinar no Século XXI. 2001. (Seminário).
Seminário Internacional: Aprender para a Mudança.Seminário Internacional : Aprender para a Mudança. 2001. (Seminário).
Introdução à Análise de Conteúdo - Análise Textual Qualitativa.Encontro sobre Introdução à Análise de Conteúdo - Análise Textual Qualitativa. 2001. (Encontro).
Encontro com professor Mário Osório Marques.Pedagogia -a ciência dos educadores. 2001. (Outra).
Formação na Escola Estadual João Pratavieira.Quem é o Professor?. 2001. (Outra).
PESQUISANDO E GESTANDO OUTRA ESCOLA PARADIGMAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORANEOS PARA OUTRA ESCOLA. II congresso internacional de educação:pesquisando e gestando outra escola paradigmas da pesquisa em educação e desafios contemporâneos para outra escola.. 2000. (Congresso).
I Congresso Ibero Americano de Professores. I Congresso Ibero Americano de Formação de Professores. 2000. (Congresso).
II SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO: REMOVENDO BARREIRAS PARA A APRENDIZAGEM.II Seminário nacional de avaliação:Removendo barreiras para a aprendizagem. 2000. (Seminário).
III Seminário Pesquisa em Educação - Região Sul.III Seminário Pesquisa em Educação - Região Sul. 2000. (Seminário).
3º seminário pesquisa em educação-região sul.3º seminário pesquisa em educação-região sul. 2000. (Seminário).
Encontro de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul.Encontro de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul. 2000. (Encontro).
III Seminário Estadual de Educação Básica.III Seminário Estadual de Educação Básica. 1999. (Seminário).
Fórum dos Reitores do Estado do Rio de Janeiro.3º Jornada de Recreação do HCPA. 1999. (Encontro).
Desvendando a internet para a Educação Virtual.Workshop Desvendando a Internet para a Educação Virtual. 1999. (Outra).
3º jornada de recreação do HCPA.O brincar e o vínculo mãe/criança hospitalizada. 1999. (Outra).
3ª jornada de recreação do HCPA.Formas de Expressão da criança hospitalizada. 1999. (Outra).
Curso de Capacitação de Recursos Humanos para atuarem em classes de Ed.Fundamental.Curso de Capacitação de Recursos Humanos para atuarem em classes de Ed.Fundamental. 1998. (Outra).
Seminário de Atualização Didático-Pedagógica.Seminário de Atualização Didático-Pedagógica. 1996. (Seminário).
VIII Endipe (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.VIII Endipe. 1996. (Encontro).
II Congressor Qualidade em Educação. III Congresso Qualidade em Educação. 1995. (Congresso).
Seminário Gestão da Qualidade Total.Gestão da Qualidade Total. 1994. (Seminário).
XXIII Seminário Regional de Educação.Seminário Regional de Educação. 1994. (Seminário).
Seminário Estadual de Educação.Seminário Estadual Sobre avaliação. 1993. (Seminário).
Semináio sobre Qualidade de Vida.Seminário sobre Qualidade de Ensino. 1993. (Seminário).
Simpósio Nacional : O Conhecimento e a Interdisciplinaridade.Simpósio Nacional. 1993. (Simpósio).
XXII seminário regional de educação.As grandes questões éticas e a educação. 1992. (Seminário).
II Encontro Regional de Reconstrução Curricular de 1º e 2º Graus.II Encontro Regional de Reconstrução Curricular de 1º e 2º Graus. 1990. (Encontro).
I Seminário Nacional de Professores e Orientadores Educacionais.I Seminário Nacional de Professores e Orientadores Educacionais. 1989. (Simpósio).
II Encontro Regional dos Egressoa dos Cursos do Programa de Educação Supletiva.II Encontro Regional dos Egressos dos Cursos do Programa de Educação Supletiva. 1989. (Encontro).
I Encontro Regional do Ensino de Matemática e Ciências.I Encontro Regional do Ensino de Matemática e Ciências. 1989. (Encontro).
V Seminário Estadual das Licenciaturas.V Seminário Estadual das Licenciaturas. 1988. (Seminário).
II Seminário Regional Sobre a Formação do Educador.II Seminário Regional Sobre a Formação do Educador. 1988. (Seminário).
Seminário Multidisciplinar: Universidade e Formação de Professores.Seminário Multidisciplinar. 1987. (Seminário).
Seminário Multidisciplinar:Universidade e formação do professor.Seminário Multidisciplinar:Universidade e formação do professor. 1987. (Seminário).
Seminário Multidisciplinar:Universidade e formação do professor.Seminário Multidisciplinar:Universidade e formação do professor. 1987. (Seminário).
III Seminário Estadual dos Cursos de Licenciaturas.III Seminário Estadual dos Cursos de Licenciaturas. 1985. (Seminário).
Seminário Internacional de Ensino.Seminário Internacional de Ensino. 1985. (Seminário).
curso de educação em debate.Educação em debate. 1984. (Outra).
III Semana de Educação.III Semana de Educação. 1982. (Encontro).
Treinamento Sobre a Formação Profissionalizante Básica.Treinamento Sobre a Formação Profissionalizante Básica. 1982. (Outra).
Encontro Regional de Professores de Educação Artística do Ensino de 1º Série.Encontro Regional de Professores. 1982. (Outra).
II Semana de Educação.II Semana de Educação. 1981. (Encontro).
Simpósio Estadual de Escolas Superiores de Educação.Simpósio Estadual de Escolas Superiores de Educação. 1974. (Simpósio).
Participação em bancas
MATTANA, S. M. D.. Sentimentos de professores da rede pública em relação à prática docente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.. Banca Examidora do Processo de Seleção de Docentes, do Departamento de História e Geografia. 2005.
MATTANA, S. M. D.. "Estratégias de sobrevivência " de professores em escola pública de periferia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.. Eficência da aprendizagem escolar no ensino público estadual. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.. A Recreação Hospitalar numa Internação Pediátrica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.. Experiência de separação na relação professor-aluno. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.. Experiência de Separação na Relação Professor Aluno. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.. Estresse Ocupacional do Professor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.. Experiência de Separação na Relação Professor Aluno. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.. O que muda na vida do adolescente ao concluir o Ensino Fundamental. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.. Sala de Recreação Terapeutica Infantil Hospitalar: Bases Teóricas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.. Sala de Recreação Terapêutica Infantil-Hospitalar: bases teóricas. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.. processo de Auto- Avaliação Institucional. 2005. Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.; MEZZOMO, D. C.; BROGLIATO, M. R. I.. Membro da Banca de Seleção de Candidatos no Concurso de Docentes do Curso de Graduação em Direito, Lisandra Farioli da Costa. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.; BROGLIATO, M. R. I.; MEZZOMO, D. C.. Membro da Banca de Seleção de Candidato no Concurso de Docentes do Curso de Graduação em Direito, Marcelo Amaral da Silva. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.; BROGLIATO, M. R. I.; MEZZOMO, D. C.. Membro da Banca de Seleção de Candidato no Concurso de Docentes do Curso de Graduação em Direito, Vera Leticia de Vargas Stein. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.; BROGLIATO, M. R. I.; MEZZOMO, D. C.. Membro da Banca de Seleção de Candidato no Concurso de Docentes do Curso de Graduação, Thaise Nara Grazziotin Costa. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.; MEZZOMO, D. C.; BROGLIATO, M. R. I.. Membro da Banca de Seleção de Candidato no Concurso de Docentes do Curso de Graduação em Direito, Álvaro Vinicius Parnhos Severo. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.; BROGLIATO, M. R. I.; MEZZOMO, D. C.. Membro de Seleção de Candidatos no Concurso de Docentes do Curso de Graduação em Direito, Ndja Porto França. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.; MEZZOMO, D. C.; BROGLIATO, M. R. I.. Membro da Seleção de Candidatos no Concurso de Docentes do Curso de Graduação em Direito, Cínthia Sebenello Barden Luchi. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
MATTANA, S. M. D.; MEZZOMO, D. C.; BROGLIATO, M. R. I.. Membro da Banca de Seleção de Candidatos no Concurso de Docentes do Curso de Graduação em Direito, Wagner Prando Nepomuceno. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
Orientou
saberes necessários ao exercício em ensino superior; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Sandra Maria Dartora Mattana;
Produções bibliográficas
-
MATTANA, S. M. D. . O estágio supervisionado dos cursos de formação de professores. Educação: reflexões, vivências e pesquisa, Caxias do Sul, p. 87-91, 2002.
-
MATTANA, S. M. D. . Avaliação sem nota, é possível?. Fé e Trabalho, Nova Petrópolis- RS, v. Nº 38, p. 35-35, 1999.
-
MATTANA, S. M. D. . A Mulher e o Mundo das Técnicas. Revista Vivências, Caxias do Sul - RS, p. 18-18, 1966.
-
MATTANA, S. M. D. ; DOTTI, Corina Michelon . O Estágio Supervisionado dos Cursos de Formação de Professores. In: Corina Michelon Dotti. (Org.). 1ªed.Caxias do Sul: EDUCS - Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2002, v. , p. -.
-
MATTANA, S. M. D. ; STEDILE, Nilva Lúcia Rech . Quintas pedagógicas: espaço de sociabilização do fazer docente. In: RIES, 2005. Quintas pedagógicas: espaço de sociabilização do fazer docente, 2005.
-
MATTANA, S. M. D. ; BUOGO, Ana Lúcia ; STEDILE, Nilva Lúcia Rech ; COSTA, A. E. . Oficinas pedagógicas: experiências para qualificar a ação docente. In: IV Encontro Ibero - Americano - UNIVATES, 2005. Oficinas pedagógicas: experiências para qualificar a ação docente, 2005.
-
MATTANA, S. M. D. . XII Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. In: XII Endipe, 2004, Curitiba. Conhecimento Local e Conhecimento Universal, 2004. v. 1.
-
MATTANA, S. M. D. . XII Endipe - Encontro Nacionalde de Didática e Prática de Ensino. In: XII Endipe, 2004, Curitiba. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado dos Cursos de Licenciaturs como Fonte de Qualificação da Formação Inicial de Professores, 2004. v. 1.
-
MATTANA, S. M. D. . Saberes necessários ao exercício da docência em nível superior. In: V ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2004, Curitiba. Pesquisa em educação e Compromisso Social, 2004. p. 231-231.
-
MATTANA, S. M. D. ; BUOGO, Ana Lúcia ; STEDILE, Nilva Lúcia Rech ; RIBEIRO, Liane Beatriz Moretto . Seminário de atualização didático-pedagógica como estratégia de formação de professores de nível superior na Universidadade de Caxias do Sul. In: III Congresso Internacioanl de Educação, 2003. III Congresso Internacional de Educação: educação na América Latina, nestes tempos de império. São Leopoldo - RS: Editora UNISINOS. v. 7. p. 66-67.
-
MATTANA, S. M. D. . A prática de ensino e o estágio supervisionado dos cursos de licenciatura como fonte potencial de qualificação da formação inicial de professores. In: III Congresso Internacioanl de Educação, 2003, São Leopoldo. III Congresso Internacional de Educação. Educação na América Latina, nestes tempos de império. São Leopoldo - RS: UNISINOS, 2003.
-
MATTANA, S. M. D. . VIII Endipe Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. In: VIII Endipe, 1996, Florianópolis. Anais Painéis, Workshops e Comunicações. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1996. v. 1. p. 465-466.
-
MATTANA, S. M. D. . O perfil do pedagogo: concepções teóricas e seus interesses profissionais - um olhar comparativo 1993 e 2003. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTANA, S. M. D. . As Práticas Pedagógicas e o Aluno do Século XXI. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTANA, S. M. D. . XII Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTANA, S. M. D. . Formação Pedagógica para Docentes da Unoesc. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTANA, S. M. D. . " A Universidade e os desafios da formação profissional. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MATTANA, S. M. D. . Cotas para ingressantes na UCS. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MATTANA, S. M. D. . As oficinas Pedagógicas. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MATTANA, S. M. D. . Sala de aula: tempo e espaço de aprendizagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTANA, S. M. D. . oficina a oficina Pedagógica "Sala de aula tempo e espaço de aprendizagem". 2007. .
MATTANA, S. M. D. . Diretrizes Gerais para os estágios Curriculares dos Cursos de Graduação. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração do documento).
MATTANA, S. M. D. . Curso de Formção Continuada - A Formação do Avaliador SMECD/UCS. 2005. .
MATTANA, S. M. D. . Avaliação. 2005. .
MATTANA, S. M. D. . Avaliação. 2005. .
MATTANA, S. M. D. . Avaliação. 2005. (Ministrante).
MATTANA, S. M. D. . Programa de Qualificação Pedagógica dos Docentes da Universidade de Caxias do Sul. 2005. (Mesa Redonda).
MATTANA, S. M. D. . Conhecendo o Sistema de Avaliação da Secretaria Mnunicipal de Educação, Cultura e Desporto de Farroupilha. 2005. (Ministrante).
MATTANA, S. M. D. . Seminário de Auto- Avaliação Institucional do Centro de Filosofia e Educação. 2005. (Organizadora e Apresentadora).
MATTANA, S. M. D. . Avaliação em educação no Seminário de Atualização Pedagógica. 2005. (Ministrante).
MATTANA, S. M. D. . XXI ENCONTRO ESTADUAL DO CURSO NORMAL. 2004. .
MATTANA, S. M. D. . XV Encontro Municipal de Professores de Flores da Cunha. 2004. (Ministrante).
MATTANA, S. M. D. . " Formação Pedagógica para Docentes da UNOESC". 2004. (Conferencionista).
MATTANA, S. M. D. . " A Identidade do Pedagogo". 2004. (Proferiu).
MATTANA, S. M. D. . Oficina Pedagógica: Subsídeos para Elaboração dos Pressupostos Pedagógicos Norteadores das Unidades de Ensino Médio. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTANA, S. M. D. . Seminário de Atualização do curso de Pedagogia. 2003. .
Prêmios
2003
Professora homenageada das formandas de Pedagogia, Curso de Pedagogia.
2000
Medalha ao Mérito Universitário ( Portaria nº303 - Gabinete do Reitor ), Universidade de Caxias do Sul.
2000
Paraninfa das formandas de Pedagogia, Curso de Pedagogia.
1998
Paraninfa do Curso de Pedagogia, Universidade de Caxias do Sul.
1992
Professora Homenageada - Curso Supletivo de Qualificação Profissional Habilitação Magistério 1ª a 4ª Série, Universidade de Caxias do Sul.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Caxias do Sul, Centro de Filosofia e Educação, Departamento de Educação. , RUA FRANCISCO GETULIO VARGAS 1130, PETROPOLIS, 95070-560 - Caxias do Sul, RS - Brasil - Caixa-postal: 1352, Telefone: (54) 32182156, Ramal: 2140, Fax: (54) 32182156, URL da Homepage:
Experiência profissional
1985 - 1985
Colégio São JoséVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora na Escola Normal São José
Atividades
-
Ensino,,Disciplinas ministradas, Atuou na Escola Normal São José
1982 - Atual
Universidade de Caxias do SulVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 28
Outras informações:
Função de Coordenadora da Coordenadoria de Formação em Nível Superior
Atividades
-
03/2004
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino Supervisionado no Ensino Fundamental (PEES II)
-
02/2003
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEES II NA ESCOLA DDE ENSINO FUNDAMENTAL
-
08/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessora Pedagógica, Núcleo de Pedagogia Universitária.,Cargo ou função, Assessora Pedagógica do Núcleo de Pedagogia Universitária.
-
03/2001
Direção e administração, Departamento de Química e Física, .,Cargo ou função, Membro de Colegiado.
-
Direção e administração, Pró Reitoria de Graduação, Centro de Filosofia E Educação.,Cargo ou função, Coordenação geral dos estágios dos cursos de licenciatura.
-
08/1997
Ensino, Seminário de Atualização Didático-Pedagógico, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professora Orientadora do Seminário de Atualização Didático-Pedagógica
-
11/1996
Direção e administração, Departamento de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado.
-
03/1996
Ensino, Seminário Didático Pedagógico, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Atualização Didático Pedagógico
-
Ensino, Seminário de Atualização Didático-Pedagógico, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Seminário didático-pedagógico
-
Direção e administração, Pró-Reitoria de Graduação e Pós-graduação, Núcleo de Pedagogia Universitária.,Cargo ou função, Orientadora do seminário de atualização didático pedagógico e coordenador de programa.
-
09/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação e Pós-graduação, .,Cargo ou função, Componente da Comissão de Estudo da Licenciatura.
-
09/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação e Pós-graduação, .,Cargo ou função, Componente da Comissão de Estudo da Licenciatura.
-
03/2003 - 03/2005
Direção e administração, Departamento de Educação, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Pedagogia.
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino Supervisionado no Ensino Médio (PEES III)
-
10/2003 - 10/2003
Extensão universitária , Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso "Educação para Vida".
-
10/2003 - 10/2003
Extensão universitária , Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Educação para a Vida.
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino Supervisionado no Ensino Fundamental (PEES II)
-
03/2003 - 06/2003
Extensão universitária , Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Seminário de Atualização do Curso de Pedagogia.
-
03/2003 - 06/2003
Extensão universitária , Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Ministrante no Seminário de Atualização do Curso de Pedagogia.
-
03/2003 - 03/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação, Pró Reitoria de Extensão e de Ação Comunitária.,Cargo ou função, Participação na Comissão Organizadora na Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia.
-
01/2003 - 01/2003
Direção e administração, Pró-Reitoria de Graduação e Pós-graduação, .,Cargo ou função, ministrante de oficina: Subsídios para elaboração dos pressupostos pedagógicos norteadores da unidades do ensino médico.
-
01/2003 - 01/2003
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogo:campos de atuação e funções - CARVI
-
01/2003 - 01/2003
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU0629X - O pedagogo: campos de atuação e funções - Intensivo
-
01/2003 - 01/2003
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Graduação e Pós-graduação, Núcleo de Pedagogia Universitária.,Atividade realizada, Ministrou Oficina Pedagógica: Subsídeos de Ensino para Elaboração dos Pressupostos Pedagógicos norteadores das atividades de Ensino Médico.
-
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Graduação e Pós-graduação, Núcleo de Pedagogia Universitária.,Linhas de pesquisa
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEES II em Escola do Ensino Médio
-
07/2002 - 12/2002
Ensino, Seminário Didático Pedagógico, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Atualização Didático Pedagógico
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática I
-
03/1999 - 12/2001
Ensino, Seminário Didático Pedagógico, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Professora Orientadora do Seminário de Atualização Didático Pedagógica
-
07/2001 - 08/2001
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEDAGOGO: CAMPOS DE ATUAÇÃO E FUNÇÕES
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Licenciatura Plena Em Matematica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDATICA I
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Licenciatura Plena Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDATICA I
-
07/2000 - 08/2000
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIO EDUCACIONAL COMUNITARIO EM RECREAÇÃO TERAPEUTICA
-
07/2000 - 07/2000
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Educacional Comunitário em Recreação Terapêutica
-
03/2000 - 07/2000
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDATICA I, ESTAGIO EDUCACIONAL COMUNITARIO EM RECREAÇÃO TERAPEUTICA
-
04/2000 - 06/2000
Extensão universitária , Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Ministrante do Curso para Formação de Instrutor.
-
10/1999 - 12/1999
Extensão universitária , Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Ministrante do Curso Formação de Instrutor Teórico e Prático.
-
08/1999 - 12/1999
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIO COMUNITARIO EM RECREAÇÃO TERAPEUTICA INFANTIL
-
08/1999 - 12/1999
Ensino, Seminário Didático Pedagógico, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Professora Orientadora do Seminário Atualização Didático Pedagógico
-
03/1999 - 07/1999
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO A PEDAGOGIA, ESTAGIO COMUNITARIO EM RECREAÇÃO TERAPEUTICA INFANTIL
-
10/1996 - 03/1999
Direção e administração, Departamento de História, .,Cargo ou função, Membro de Colegiado.
-
08/1998 - 12/1998
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDATICA II, DIDATICA III, ESTAGIO COMUNITARIO EM RECREAÇÃO TERAPEUTICA INFANTIL
-
03/1998 - 07/1998
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO A PEDAGOGIA, ESTAGIO COMUNITARIO EM RECREAÇÃO TERAPEUTICA INFANTIL, PRATICAS PEDAGOGICAS E SERVIÇOS DA ESCOLA
-
08/1997 - 12/1997
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDATICA II, ESTAGIO COMUNITARIO EM RECREAÇÃO TERAPEUTICA INFANTIL
-
03/1997 - 07/1997
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO A PEDAGOGIA, PRATICAS PEDAGOGICAS E SERVIÇOS DA ESCOLA, DIDATICA I, ESTAGIO COMUNITARIO EM RECREAÇÃO TERAPEUTICA INFANTIL
-
08/1996 - 12/1996
Ensino, Gestão da ualidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ministrou a disciplina Metodologia do Ensino Superior
-
08/1996 - 12/1996
Ensino, Seminário de Atualização Didático-Pedagógico, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Professora Orientadora do Seminário de Atualização Didático-Pedadagógico
-
08/1996 - 12/1996
Extensão universitária , Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Ministrante do Curso de Capacitação de Recursos para Atuação em Classes de Educação Básica de Jovens e Adultos.
-
12/1994 - 10/1996
Direção e administração, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Membro de Colegiado.
-
12/1994 - 10/1996
Direção e administração, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Membro de Colegiado.
-
12/1994 - 10/1996
Direção e administração, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Membro de Colegiado.
-
03/1996 - 07/1996
Ensino, Educação do Movimento, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ministrou a disciplina Metodologia do Ensino Superior
-
08/1995 - 12/1995
Ensino, Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a disciplina Metodologia do Ensino Superior
-
03/1995 - 07/1995
Ensino, Contabilidade Gerencial de Finanças, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a disciplina Metodologia do Ensino Superior
-
08/1994 - 12/1994
Ensino, Especialização em Educação e Movimento, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação
-
09/1988 - 09/1994
Direção e administração, Departamento de Educação Física, .,Cargo ou função, Membro de Colegiado.
-
03/1994 - 07/1994
Ensino, Seminário Didático Pedagógico, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Professora Orientadora do Seminário de Atualização Didático Pedagógico
-
08/1993 - 11/1993
Extensão universitária , Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenou o Curso "Avaliação Escolar".
-
10/1988 - 03/1993
Direção e administração, Departamento de História, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado.
-
10/1992 - 11/1992
Extensão universitária , Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenou o Curso "Educação Hoje".
-
10/1992 - 11/1992
Extensão universitária , Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenou o Curso "Educação Hoje".
-
09/1990 - 11/1990
Extensão universitária , Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenou o Curso "Projeto de Estágio Supervisionado em Magistério de 2º Grau".
-
03/1988 - 12/1989
Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Graduação, Pro Reitoria de Graduação.,Serviço realizado, COORDENAÇÃO DA COMSSÃO DE ESTUDOS PARA DETERMINAÇÃO DE DIRETRIZES PARA O ESTAGIOS CURRICULARES DA UCS.
-
09/1989 - 11/1989
Extensão universitária , Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso "Educação".
-
03/1989 - 07/1989
Serviços técnicos especializados , Departamento de Educação, .,Serviço realizado, Assessoramento do Departamento de Educação.
-
03/1986 - 07/1986
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Aplicada à Enfermagem
-
03/1985 - 07/1985
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática I
-
Direção e administração, Assessora Pedagógica, .,Cargo ou função, Assessora Pedagógica do CCBS - Curso de Enfermagem e Educação Física.
1975 - 1982
4ª Delegacia de Educação, 4ª DEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22
Outras informações:
Serviço Técnico Especializado (supervisão de Ensino)
1973 - 1992
Secretaria de Educação do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
10/1973 - 12/1974
Direção e administração, Departamento de Educação Média, .,Cargo ou função, Responsável pelo Grupo de Ativação e Avaliação deste Departamento.
-
03/1972 - 10/1973
Direção e administração, Departamento de Educação Média, Central.,Cargo ou função, Assessora técnica.
1971 - 1972
Colégio Estadual Cristóvão de MendonzaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora regime parcial
Outras informações:
1971 - 1972 Professora da disciplina Didática Especial no ensino médio, e Supervisão escolar
Atividades
-
Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplina Didática Especial
1970 - 1971
Escola Madre ImildaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
03/1970 - 12/1971
Estágios , Escola Normal Madre Imilda, .,Estágio realizado, Supevisora de Estágio junto às normalistas da Escola Normal.
1969 - 1971
Colégio São Carlos - Escola de 1º e 2º grausVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
06/1992 - 06/1998
Direção e administração, Supervisão Escolar, .,Cargo ou função, Exerceu a atividade de Supervisão Escolar.
-
03/1969 - 09/1971
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino fundamental e médio
1968 - 1968
Colégio Sacré-Coeur de MarieVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino Fundamental 4ª série
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sandra Maria Dartora Mattana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?