Adilson José Ruiz
É cineasta, possui graduação em cinema pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Artes pela mesma Universidade.
Tem experiência em Artes, com especial dedicação ao Cinema e Artes do Vídeo, atuando nos seguintes temas: cinema brasileiro, cinema paulista. história do cinema, teorias cinematográficas, fotografia em movimento, produção e realização audiiovisual.
No âmbito acadêmico participou da criação do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação - DMM, do Programa de Mestrado e Doutorado em Multimeios , do Laboratório de Mídias e Tecnologias Audiovisuais - MediaTec, da Graduação em Midialogia no Instituto de Artes da Unicamp e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP- SP.
Engajado na produção audiovisual, desde 1972, nas funções de diretor, diretor de fotografia, roteirista e produtor executivo, recebeu mais de vinte prêmios nas diversas posições em que atuou.
Foi sócio fundador de diversas entidades de realizadores de cinema e audiovisual e teve destacada atuação na Associação Brasileira de Documentaristas - ABD, onde esteve à frente do projeto de regionalização da entidade, tendo sido o primeiro presidente da secção paulista. Voltou à presidência da ABD-SP por mais duas gestões. Atualmente é membro do Conselho Consultivo da ABRAPAMM - Associação Brasileira dos Profissionais do Audiovisual em Mídias, Multimeios e Multiplataformas
No campo das políticas públicas para o setor audiovisual, esteve envolvido nas formulações das diversas regulamentações da chamada Lei do Curta Metragem. Mais recentemente, de janeiro de 2009 na junho de 2010, esteve à frente da Diretoria de Programas e Projetos Audiovisuais da Secretaria Nacional do Audiovual do Ministério da Cultura, onde teve a oportunidade de desenvolver intenso processo de formulação de políticas para o setor. Suas mais destacadas atuações nesse período deram-se na participação da Comissão de Preparação da 1a. Confecom - Conferência Nacional de Comunicação e no II Fórum Nacional das TVs Públicas, como representante do Ministério da Cultura e da Secretaria do Audiovisual.. De dezembro de 2011 a julho de 2013 atuou como Coordenador do Curso de Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Midialogia do Instituto de Artes da Unicamp. Aposentou-se da Unicamp em Março de 2017.
Informações coletadas do Lattes em 27/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Artes
1989 - 1994
Universidade de São Paulo
Título: A Espanha de Maria
Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Cinema; Documentário; Imigração; Brasil e Espanha.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Técnicas de Registro e Processamento de Filmes. Setores de atividade: Outro.
Mestrado em Artes
1982 - 1986
Universidade de São Paulo
Título: Infinita Tropicália,Ano de Obtenção: 1986
Orientador: Thomaz Farkas
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Movimento artistico; Cultura brasileira; Cinema; Tropicalismo; Modernismo; Década de 60. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Administração e Produção de Filmes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Técnicas de Registro e Processamento de Filmes. Setores de atividade: Outro.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Midialogia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Multimeios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema/Especialidade: Cultura Cinematográfica Brasileira.
Organização de eventos
RUIZ, A. J. . I Seminário Interno de Avaliação do Curso de Midialogia. 2012. (Outro).
RUIZ, A. J. . Seminário Curta e Mercado - Seminário de Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração. 2010. (Outro).
RUIZ, A. J. . Encontro Preparatório Seminário Curta e Mercado. 2010. (Outro).
RUIZ, A. J. . 1a. Conferência Nacional de Comunicação. 2009. (Outro).
RUIZ, A. J. . Seminários Avançados - Cinema: diálogos, metalinguagem, multidisciplinaridade. 2008. (Outro).
RUIZ, A. J. ; BOTTESI, C. ; SOLHA, H. L. ; MARTINS, P. B. . Colóquios do MediaTec: A TV pública e os desafios da convergência digital. 2007. (Outro).
RUIZ, A. J. . Programação UPA do DMM/IA - Unicamp. 2006. (Outro).
RUIZ, A. J. ; SCCHIAVINATO, I. L. . Programação UPA do DMM/IA - Unicamp. 2005. (Outro).
RUIZ, A. J. . Mídia e cultura no contexto da América Latina. 2005. (Outro).
RUIZ, A. J. . Programação UPA do DMM/IA - Unicamp. 2004. (Outro).
RUIZ, A. J. . O cinema espanhol na democracia. 2002. (Outro).
RUIZ, A. J. . A Amazônia no Cinema Brasileiro - Ciclo de Cinema e Estudos sobre a Amazônia. 1981. (Outro).
Participação em eventos
Mostra John Ford de Cinema.O cinema de John Ford. 2012. (Outra).
22o. Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.Noite de Kino. 2011. (Outra).
La construcción política del relato audiovisual en America Latina".Las políticas públicas del audiovisual en Brasil. 2011. (Simpósio).
10.o Goiânia Mostra Curta -.Curta-metragem: circulação e difusão. 2010. (Simpósio).
13a. Mostra de Cinema de Tiradentes. 2010. (Outra).
21o. Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.Coordenador de Conteúdo do Seminário Curta e Mercado. 2010. (Outra).
Curta & Mercado - Seminário de Comrcialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração.Abertura do Seminário. 2010. (Seminário).
Fotolink - Encontro internacional da Imagem.Poliíticas Nacionais do Audiovisual. 2010. (Simpósio).
Fotolink - Encontro internacional da Imagem.Fotografia e Cinema. 2010. (Simpósio).
II Conferência Nacional de Cultura. 2010. (Outra).
Seminário Ver para Ler, Ler para Ver.A criação de Conteúdo para o Público infantil. 2010. (Seminário).
VI Congresso FORCINE. Regulação e Fomento. relações entre inserção profissional e poíticas públicas para o ensino e o setor audiovisual. 2010. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual. 2010. (Congresso).
VI Mostra da Produção Independente. 2010. (Outra).
19o. Cine Ceará - Seminário Internacional do Cinema de Animação.Apresentação do PROANIMAÇÃO. 2009. (Seminário).
1o. Festival Cine Cultura Viva.O curta como passaporte para o longa?. 2009. (Simpósio).
20 Sunny Side of the Doc. 2009. (Outra).
2o. Encuentro de Documentalistas Latinoamericanos y del Caribe, Siglo XXI.Chefe da Delegação Brasileira Presente ao Encontro - Representando a Autoridade Audiovisual do Brasil. 2009. (Encontro).
2o. Encuentro de Documentalistas Latinoamericanos y del Caribe, Siglo XXI.Experiencias y políticas en circulación audiovisual. Ejemplos importantes. 2009. (Encontro).
31o. Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana.Representante Oficial da Secretaria do Auduiovisual do Ministério da Cultura. 2009. (Outra).
43o. Festival de Brasília dpo Cinema Brasileiro. 2009. (Outra).
Anima Forum 2009.Apresentação do PROANIMAÇÃO. 2009. (Seminário).
Animaí! - III Encontro Baiano de Animação.Políticas Públicas de Animação. 2009. (Encontro).
Encontro com o Diretor de Programa e Projetos Audiovisuais da SAv/MinC.Programas para o audiovisual, novas tecnologias e games. 2009. (Encontro).
II Forum Nacional de TVs Públicas. Novos Modelos de produção: independente, regionalização, conteúdos multi-plataforma, interatividade, multiprogramação. 2009. (Congresso).
II Forum Nacional de TVs Públicas. Novos parâmetros de medição de performance das emissoras e criação do Instituto de Estudos e Pesquisas de Comunicação Pública. 2009. (Congresso).
III Encontro Baiano de Animação.Políticas Públicas de Animação. 2009. (Seminário).
II Mostra FestCineGoiânia de Cinema Brasileiro.Mecanismos de produção do Cinema Brasileiro. 2009. (Simpósio).
Programa Internacional de Capacitação Brazilian TV Producers - Documentários para o Mercado internacional.Panorama do documentário no mercado brasileiro. 2009. (Oficina).
Seminário Internacional do Programa Cultura Viva.Proogramas e Projetos da SAv-Minc. 2009. (Seminário).
19o. Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.Noite de Kino. 2008. (Outra).
1o. Festival Paulínea de Cinema.Membrpo do Juri Oficial de Curta Metragem. 2008. (Outra).
68 - Utópicos e Rebeldes.Tropicalismo, Revolução e Indústria Cultural - Debate. 2008. (Seminário).
Curta Mídia - Projetos de Cinema em Midialogia.Coordenador de Geral de Realização Cinematográfica. 2008. (Outra).
IV Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia.Membro do Juri Oficial. 2008. (Outra).
Mostra Curta Audiovisual.A veiculação do curta-metragem (Mediador). 2008. (Simpósio).
Seminários Avançados - Cinema: diálogos, metalinguagem e multidisciplinaridade.Cinema e Indústria. 2008. (Seminário).
VII Araribóia Cine.Infinita Tropicália. 2008. (Outra).
VII Araribóia Cine.UZEBRIOLOCO. 2008. (Outra).
18o. Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.Noite de Kino. 2007. (Outra).
História e Fontes Visuais.Construíndo Projetos Cinematográficos. 2007. (Outra).
III Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia.Membro do Juri de Videos Caseiros e Universitários. 2007. (Outra).
I Unimidia.Produção e difusão de obras audiovisuais. 2007. (Outra).
17o. Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.Noite de Kino. 2006. (Outra).
6a. Semana de Imagem e Som.Formação e ensino do audiovisual. 2006. (Seminário).
Cinema Anarquista Durante a Guerra Civil Espanhola.Anarquismo, Cinema e Política. 2006. (Seminário).
III Congresso Forcine. Representante do DMM - Unicamp. 2006. (Congresso).
16o. Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.Noite de Kino. 2005. (Outra).
Fórum Permanente de Arte e Cultura - Mídia e cultura no contexto da América Latina.Mídia, Política e Forças Sociais na América Latina. 2005. (Simpósio).
I Ciclo de Cinema: Espanhol.O cinema de Luiz Buuel. 2005. (Outra).
III Congresso Forcine. Representante do Curso de Midialogia do DMM/Unicamp. 2005. (Congresso).
VIII Feira de Profissões da UNESP.O Graduação em Midialogia. 2005. (Outra).
Asamblea General de la FEISAL - Federação de Escuelas de Imagen y Sonido de Am'érica Latina.Representante Oficial do DMM-IA/Unicamp. 2004. (Encontro).
Simpósio Cinema e Psicanálise.Cinema e Psicanálise. 2004. (Simpósio).
VIII Encontro Anual da SOCINE.A estética suja do Cinema de Rua. 2004. (Encontro).
III Encontro Científico da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIP.Educomunicação Dramatúrgica como discurso audiovisual na teleducação - Telecurso 2000. 2003. (Encontro).
IV Seminário do Grupo de Pesquisa Forma,. Imagem e Corpo.Imagem, técnica e tecnologia nos meios audiovisuais. 2003. (Seminário).
Simpósio - As faces de Mazzaropi.Mazzaropi e a indústria do cinema. 2003. (Simpósio).
VII Encontro Anual da SOCINE.Aspectos da Cinematografia Paulista - O cinema paulista da Vila Madalena. 2003. (Encontro).
II Encontro Científico da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIP.MA estética da publicifdade em mídia externa. 2002. (Encontro).
IV Congresso de Arte e Ciência Mito e Razão. Palestra: Oswald de Andrade em Cem Oswald Anos: video vida de um poeta.. 2002. (Congresso).
O Cinema Espanhol na Democracia.A trajetória de Buuel no cinema. 2002. (Seminário).
O Cinema Espanhol na Democracia..Palestra proferida: A trajetória de Luiz Bunuel no cinema.. 2002. (Seminário).
O Cinema Espanhol na Democracia - Coordenador.O Cinema Espanhol na Democracia.. 2002. (Seminário).
VI Encontro da Socine.Madalena: a vila do cinema. 2002. (Encontro).
XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Considerações acerca do cinema brasileiro da década de 90. 2002. (Congresso).
3 Congresso da Feisal - Federação Iberoamericana de Escolas de Imagem e Som. Apresentação do Curso de Graduação em Comunicação com Habilitação em Midialogia. 2001. (Congresso).
5 Fórum Brasileiro de Televisão Universitárias.5 Fórum Brasileiro de Televisão Universitárias. 2001. (Outra).
Congresso Assembléia Feisal - Federação Ibero-americana das Escolas de Imagem e Som. Congresso Assembléia Feisal - Federação Ibero-americana das Escolas de Imagem e Som. 2001. (Congresso).
Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual..Assembléia Geral do Forcine - Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual.. 2001. (Outra).
IV Congresso de Arte e Ciência: Mito e Razão. Comitê Criatividade e Tecnologia I. 2001. (Congresso).
IV Encontro Interno de Pesquisa em Artes e Multimeios..Coordenador do GT Cinema e Video I do IV Encontro Interno de Pesquisa em Artes e Multimeios.. 2001. (Encontro).
IX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Apresentação de trabalho de IC. 2001. (Congresso).
IX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp.. Diálogo com Narciso: uma interpretação plástica de Bachelard.. 2001. (Congresso).
Seminário 50 anos da TV Brasileira.50 anos da TV brasileira. 2001. (Seminário).
6ª Suco - Semana Unip de Comunicação.A produção de filmes comerciais - O caso Gente que faz.. 2000. (Outra).
Fórum do Ensino de cinema e Audiovisual.Apresentação da Minuta do Projeto de Graduação em Comunicação Social da Unicamp. 2000. (Simpósio).
Projeto Miradas Iberoamericanas - 2ª etapa.Apresentação de uma edição demonstrativa do vídeo Novos Quilombos de Zumbí. 2000. (Oficina).
II Encontro Brasil/Argentina.Apresentação Oral de palestra na mesa El documental y las vias de la Memória. 1999. (Seminário).
Projeto Miradas Iberoamericanas,- 1ª Etapa.Apresentação e discussão do vídeo Novos Quilombos de Zumbí, na 1ª etapa do Projeto Miradas Iberoamericanas. 1999. (Oficina).
Encontro da Feisal- Federação Ibero-americana de Escolas de Imagem e Som - México.Representante do DMM - Unicamp. 1998. (Encontro).
III Fórum Brasileiro de Televisões Universitárias.III Fórum Brasileiro de Televisões Universitárias. 1998. (Outra).
V Festival Latinoamericano - vídeo 98 de Rosário.Seminário sobre a formação profissional e produção Latino-americana de vídeos.. 1998. (Seminário).
Seminário Curta em Debate.Cinema de rua - um movimento cinematográfico. 1997. (Seminário).
Seminário Curta em Debate.Uma política para o curta. 1997. (Seminário).
VI Semana de Comunicação.A produção de Filmes Comerciais: O caso Gente que Faz. 1997. (Seminário).
II Encontro Comunicações Brasil Século XXI. Encontro dos principais atores do cenário nacional no setror de telecominicações. Empresários, políticos e especialistas.. 1996. (Congresso).
II Semana se Estudos em Comunicação - A comunicação nos anos 90.A Trajetória do Cinema Brasileiro. 1991. (Simpósio).
Inauguração da Sala Glauber Rocha.Cinema de Autor: Lançamento dos Filmes e Vídeos do Cineasta Adilson Ruiz. 1991. (Outra).
23o. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.UZEBRIOLOCO. 1990. (Outra).
Participação em bancas
SEGNINI, L. P.;RUIZ, A. J.; CATANI, A. M.. O trabalho no cinema: operários da arte oe artistas da indústria - Exame de qualificacão de mestrado. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação e Educação) - Faculdade de Educação da Unicamp.
RUIZ, A. J.; SPERBER, S. F.; AMORIM, A. C. R.. Na mata tem esperança! encontros com o corpo sambador no cavalo marinho. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Artes) - Instituto de Artes - Unicamp.
NETTO, A. A. F. S.;RUIZ, A. J.; ARAUJO, L. S. L. C.. As câmeras cinematográficas nos anos 1950/1960 e o Cinema Brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.
RUIZ, A. J.; LYRA, M. B. C.; FERRACINE, R.. Investigação da corporeidade brincante. O audiovisual como instrumento técnico do ator-dançarino. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Artes) - Instituto de Artes - Unicamp.
Wajnman, s.;RUIZ, A. J.; NASCIMENTO, G. C.; HELLER, Barbara; VADICO, L. A.. HQ como segmento fílmico: A safra dos anos 2000. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
NASCIMENTO, G. C.;RUIZ, A. J.; HELLER, B.. 2 Filhos de Francisco, um fenômeno de público. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
NASCIMENTO, G. C.;RUIZ, A. J.; HELLER, B.. 2 Filhos de Francisco, um fenômeno de público apoiado no enraizamento cultural brasileiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
TACCA, Fernando Cury de;RUIZ, A. J.; ENTLER, R.. Filmes fotográficos: aspectos de uma produção híbrida. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Artes) - Instituto de Artes - Unicamp.
NASCIMENTO, G. C.; CAIZAL, E. P.;RUIZ, A. J.. . Cinema e a evolução tecnológica. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
HELLER, B.;RUIZ, A. J.; YOSHIMURA, E.. O feminino que a tela revela: mídia televisiva e adolescentes do sexo feminino com disturbios alimentares. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
NASCIMENTO, G. C.; CAIZAL, E. P.;RUIZ, A. J.. . Cinema e a evolução tecnológica - Exame de Qualificação. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
HELLER, Barbara;RUIZ, A. J.; YOSHIMURA, E.. O feminino que a tela revela: mídia televisiva e adolescentes do sexo feminino com disturbios alimentares - Exame de Qualificação. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
COSTA, Maria Cristina Castilho;RUIZ, A. J.; FRANCO, Maília da Silva. Videoclipe brasileiro: história, características e internacionalidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós - Graduação em Comunicação) - Escola de ComunicaÇões e Artes da USP.
TACCA, Fernando Cury de;RUIZ, A. J.; SCCHIAVINATO, I. L.. A legitimação da Arte fotográfica: a invenção de uma estética - Exame de Qualificação. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
SCCHIAVINATO, I. L.;RUIZ, A. J.; LIMA, V. A. E.. Um ábum imaginário: Insley Pacheco. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
CARRASCO, Claudiney Rodrigues;RUIZ, A. J.; SENI, J. L. L.. Sinfonia nem Quatro tempos: visão poético-musical da cidade de São paulo a partir de suas técnicas construtivas. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
SCCHIAVINATO, I. L.;RUIZ, A. J.; AMOROSO, M. B.. Uma viagem Brancaleônica pela Idade Média. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
CARRASCO, C.;RUIZ, A. J.; MASSAROLO, João Carlos. Tilha sonora. A música como elementpo de sintaxe do discurso narrativo no cinema - estudo de caso: Amadeus. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
TACCA, Feranando Cury de;RUIZ, A. J.; RIBEIRO, M. R. M.. A rua em imagens: As transformações urbanas na fotografia - Um estudo de caso sobre a Rua 13 de Maio em Campinas/SP. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
Wajnman, s.;RUIZ, A. J.; FERNANDES, F. A. M.. O formato televisivo da telenovela de época. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; BARBOSA, Ivan Santo; LYRA, M. B. C.. Memória do cinema publicitário brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; LYRA, M. B. C.; BARBOSA, Ivan Santo. Memória da implantação do audiovisual publicitário brasileiro - Um panorama nisto do espigão da Av. Paulista. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
SCCHIAVINATO, I. L.;RUIZ, A. J.; SCHVARZMAN, S.. A trajetória de Gilda de Abreu - Exame de Qualificação. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
NAGIB, L.;RUIZ, A. J.; ARAUJO, L. S. L. C.. O cangaço no cinema brasileiro - Exame de Qualificação. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
RUIZ, A. J.; TACCA, Fernando Cury de; TASSARA, Marcello Giovanni. O momento Vera Cruz. 2003. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; TACCA, Fernando Cury de; TASSARA, Marcello Giovanni. Embrafilme: A estrutura de comercialização na gestão Roberto Farias (1974-1979). 2003. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; GUBERNIKOFF, Giselle; BARBOSA, Ivan Santo. Imagem não é nada. Sede é tudo. - O caso sprite: sedução através da metalinguagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; TACCA, Fernabndo Cury de; MENEGUELO, Cristina. A rua em imagens - Exame de Qualificação. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
RUIZ, A. J.; BALOGH, Anna Maria; TACCA, Feranando Cury de. Fotografia, fotógrafo e fotojornalismo:um estudo compreensivo. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
GUBERNIKOFF, G.;RUIZ, A. J.; CALDAS, W.. A virtualização da mulher nos meios de comunicação - Exame de Qualificação Mestrado. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós - Graduação em Comunicação) - Escola de ComunicaÇões e Artes da USP.
RUIZ, A. J.; SOARES, Carmen Lúcia; DANIEL, Roberto Francisco. Cinema digital no Brasil: uma experiência de criação e reflexão. 2003. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; DROGUETT, Juan Guillermo; SANTAELLA, Maria Lúcia. O despertar da mulher dos contos de fada para a ficção do cinema. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; DROGUETT, Juan Guillermo; SANTAELLA, Maria Lúcia. Arquitetura do espaço cinematográfico. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; BALOGH, Anna Maria; TACCA, Fernando Cury de. Fotografia, fotógrafo e fotojornalismo: uma pesquisa de interrelações.. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; BALOGH, Anna Maria; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação e o discurso audiovisual no ensino a distância pela teleeducação. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
DROGUET, Juan Guillermo;RUIZ, A. J.; FANTINI, J. A.. O Cativeiro da Imagem e a liberdade abdutiva da linguagem cinematográfica. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
BRITO, Rubens José de Sousa;RUIZ, A. J.; ALMEIDA, Márcio Aurélio Pires de. Arte e tecnológica de representar: a consciência corpórea do ator na cena audiovisual - Exame de Qualificação. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Artes) - Instituto de Artes - Unicamp.
RUIZ, A. J.; GHELLER, A. C. A.; HELLER, B.. O usineiro é Senhor de Engenho? A influência da mídia na formação da imagem empresário de açucar e álcoll na região de Araçatuba/SP.. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; LULLIER, Y.; BALOGH, Anna Maria. Criação e elaboração de um livro sob encomenda:experiência de Comunicaçaõ Mediática sob o prisma de um redator. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; HISGAIL, F.; DROGUETT, J. G. D.. Exame de Qualificação/Mestrado em Comunicação e Cultura Mediática. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; LULLIER, Y.; BALOGH, Anna Maria. Exame de Qualificação/Mestrado em Comunicação e Cultura Mediática. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; GIACOMINI, G.; DROGUETT, J. G. D.. Visual merchandising, uma linguagem de comunicação - produto, técnicas mediáticas e efeitos do merchandising. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; FANUCCHI, M.; ADAMI, A.. Registro sonoro - história e evolução do rádio. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; BARBOSA, Ivan Santo; SCCHIAVINATO, I. L.. Exame de Qualificação/Mestrado em Multimeios. 2002. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; SANTAELLA, Lúcia; DROGUETTI, J. G. D.. Exame de Qualificação/Mestrado em Comunicação e Cultura Mediática. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.; LYRA, M. B. C.. Exame de Qualificação/Mestrado em Comunicação e Cultura Mediática. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.; LYRA, M. B. C.. Video design na era digital: o formato visual de vinhetas de televisão. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; HELLER, B.; GHELLER, A. C. A.. Exame de Qualificação/Mestrado em Comunicação e Cultura Mediática. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.. Exame de Qualificão/Mestrado em Multimeios - Cinema digital (Alexandra). 2002. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; ADAMI, A.; SIMSON, O. R. M. V.. TV excelsior: o elo perdido. A evolução do modo de produção televisivo, do período romântico para a era industrial, pela visão de seus dirigentes.. 2002. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; PRADO, G.; USHIMURA, E. V.. Concert Dimages: criatividade na megaprodução multimediática de Jean-Michel Jarre.. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; LYRA, M. B. C.. A imagem vernacular. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; BALOGH, Anna Maria; SOUZA, J. I. M. E.. Cinema e cidade em Cidade Oculta. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; LYRA, M. B. C.; BALOGH, Anna Maria. Desconstrução no Cinema Noir: entre o espelho e o congelamento das imagens. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; XAVIER, I. N.; LYRA, M. B. C.. O expressionismo no cinema de Tim Burton. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; GHELLER, A. C. A.; HELLER, B.. O usineiro é Senhor de Engenho? A influência da mídia na formação da imagem empresário de açucar e álcoll na região de Araçatuba/SP.. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.; CARRASCO, C.. Exame de Qualificação/Mestrado em Multimeios - Cinema (roteiro). 2002. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; LYRA, M. B. C.; TASSARA, M.. Uma crônica na mão e um documentário na cabeça - A construção de um roteiro sobre o escritor Carlinhos Oliveira.. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; BARBOSA, Ivan Santo; GUBERNICOFF, G.. Exame de Qualificação/Mestrado em Publicidade. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.; LYRA, M. B. C.. Exame de qualificação/ Mestrado em Comunicação e Cultura Mediática - Unip: Videodesing na era digital - O formato visual de vinhetas de televisão. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
ADAMI, A.;RUIZ, A. J.; SILVA, R. B.. Comunicação, Cultura e TV Regional: TV Vanguarda no Vale do Paraíba. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; ZAN, J. R.; NASCIMENTO, G. C.. De Minas Mundo: a imagem poétco-musical do Clube da Esquina. 2001. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; MARTINS, P. B.; TASSARA, M.. Audácia e diversidae: curta-metragem e Prêmio Estímulo (1968-1984). 2001. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; MARTINS, P. B.; TASSARA, M.. Exame de Qualificação em Multimeios Cinema Brasileiro. 2001. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; BARBOSA, Ivan Santo; LEITE, N.. Corpus Urbanos. 2001. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; DOURADO, H.. Exame de Qualificação em Comunicação e Cultura Mediática. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.; GUBERNIKOFF, G.. Usos culturais da imagem - pesquisa, utilização e consumo da imagem fotográfica em produções culturais de caráter histórico. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; NAGIB, L.. Exame de Qualificação em Multimeios Cinema. 2001. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; BALOGH, Anna Maria; SOUZA, J. I. M. E.. Exame de Qualificação em Cominicação e Cultura Mediática. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; PRADO, G. S.; YOSHIMURA, E.. Exame de Qualificação em Comunicação e Cultura Mediática. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; DROGUETT, J.; GIACOMINI FILHO, G.. Correio eletrônico: o meio é a mensagem. Efeitos da comunicação interativa.. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; DOURADO, H.. O poder da fé e a fé no poder: A Igreja Universal e a formação da primeira rede evangélica da TV no Brasil. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; NAGIB, L.; MACHADO, L.. Jeca Tatu: de Lobato a Mazzaropi. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
RUIZ, A. J.; ADAMI, A.; TACCA, Fernando Cury de. A tecnologia digital na fotografia publicitária. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; TACCA, Fernando Cury de; SOUZA, I. L. S. C.. Dobranszky. Exame de Qualificação em Multimeios Fotografia. 2001. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.. Exame de Qualificação em Roteiro Cinematográfico. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; PIOVESANI, A.; ADAMI, A.. Rádio Cultura FM: um contraponto nas ondas do rádio de São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; NAGIB, L.; SOUZA, J. I. M. E.. Filmes de Cangaço: a representação do ciclo na décade de 90 no cinema brasileiro. 2001. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; MARTINS, P. B.; TASSARA, M.. Exame de Qualiuficação/Mestrado em Multimeios - Cinema Embrafiilme. 2001. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.; TACCA, Fernando Cury de. Filmes de média-metragem - Abandonados no tempo?. 2001. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; HELLER, B.; YANASE, M. H.. Aplicação e aprimoramento de técnicas de efeitos especiais em produções cinematográficas. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; YUSHIMURA, E.. A cor como fator determinante da criatividade na imagem fotográfica. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; NAGIB, L.. Aves sem rumo: a trasitoriedade no cinema de Ozualdo Candeias. 2000. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.; MARTINS, P. B.. Exame de Qualificação em Multimeios Cinema Brasileiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; CAIZAL, E. P.; FREITAS, J. M. M.. Erotismo e metáfora no cinema de Carlos Saura. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; XAVIER, I. N.; CAIZAL, E. P.. O filme Limite e o conto A outra morte: tempo de dissolução. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.; MARTINS, P. B.. Exame de Qualificação em Multimeios - Curta 1978-1984. 2000. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; YUSHIMURA, E.. Duarte. Exame de Qualificação em Comunicação e Cultura Mediática. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; NAGIB, L.; SOUZA, J. I. M. E.. Exame de Qualificação em Multimeos Cinema Brasileiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; ADAMI, A.; PIOVESAN, A.. Exame de Qualificação em Comunicação e Cultura Mediática. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; BARBOSA, Ivan Santo; ADAMI, A.. Klaxon e a crítica de cinema no Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; DROGUETT, J.; OLIVEIRA, P. C.. Exame de Qualificação em Cumunicação e Cultura Mediática. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; HELLER, B.. Exame de Qualificação em Comunicação e Cultura Mediática. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; ADAMI, A.; TACCA, Fernando Cury de. Exame de Qualificação em Comunicação e Cultura Mediatica. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; LYRA, M. B. C.; CAIZAL, E. P.. Exame de Qualificação/Mestrado em Comunicação - USP. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; SIMPSON, O. V.; DECCA, C.. Imagens e cidade: um olhar sobre Porto Alegre, a construção imagética de Virgílio Calegari (1900 - 1920). 1999. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.; SILVA, D. M.. Cieplástica: uma leitura de algumas pinturas de Benedito Calixto. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; SOUZA, I. L. F. S.; TACCA, F. C.. Exame de Qualificação em Multimeios/Fotografia. 1999. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; NAGIB, L.. Exame de Qualificação em Comunicação e Semiótica - Cinema. 1999. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
RUIZ, A. J.; NAGIB, L.; DEBS, V.. Longa Vida ao Curta. 1999. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.; CAGNIN, A. L.. De um pioneiro a outro, um salto da tecnologia no cinema de animação. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; SOUZA, J. I. M. E.; RAMOS, J. M. O.. Cinema Novo: imagens do populismo. 1999. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.. Exame de Qualificação em Fontes Documentais: Fotografia e Cinema. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.. Exame de Qualificação em Cinema Documentário. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; TACCA, Fernando Cury de; SOUZA, I. L. F. S. C.. Impressões fotogramáticas: a experiência dos fotogramas nas vanguardas artísticas. 1999. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; BALOGH, Anna Maria. Uma análise sócio-semiótica de propagandas anti-drogas. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; TACCA, Fernando Cury de; RAMOS, F. V. P. A.. Exame de Qualificação/Mestrado em Multimeios - Cinema (Ana Carolina). 1999. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; PLAZA, J.; CAIZAL, E. P.. A estratégia dos únicos - fotografia de autor. 1998. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; SOUZA, J. I. M. E.; RAMOS, J. M. O.. Exame de Qualificação em Cinema Brasileiro. 1998. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; DOURADO, H.. Exame de Qualificação em Multimeios Cultura Popular. 1998. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.. Exame de Qualificação em Video. 1998. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; BARBOSA, Ivan Santo. Exame de Qualificação em Multimeios Teoria da Arte. 1998. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; BARBOSA, A. M. T. B.; CARDOSO, H. D. F.. O ensino da arte e cultura popular. 1998. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; PRESIDENTE, E. P. C.. Exame de Qualificação em Cinema. 1997. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; PRESIDENTE, M. T.. Exame de Qualificação em Cinema. 1997. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.. Dissertação de Mestrado em Vídeo -Yolanda S. Sebastião. 1997. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; PRESIDENTE, J. P.. Exame de Qualificação em Multimeios Fotografia. 1997. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; BARBOSA, Ivan Santo; LEITE, N.. Exame de Qualificação/ Mestrado em Multimeios. 1997. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; SIMPSON, O. V.. Exame de Qualificação em Multimeios Fotografia. 1997. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; PRESIDENTE, H. D.; SANTORO, L. F.. Dissertação em Multimeios Video Popular - Mário Galuzzi. 1996. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; CAMARGO, N.; SANTORO, L. F.. Exame de Qualificação em Mulrimeios Vídeo. 1995. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
FRANCO, Maília da Silva;RUIZ, A. J.; MELLO CINTRA, Fábio Cardozo; VICENTE, E.; FARIA, J. L.. A autoria no videoclipe brasileiro: estudo da obra de Roberto Berliner, Oscar Rodrigues e Maurício Eça. 2011. Tese (Doutorado em Pós Graduação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidadade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; CAIZAL, E. P.; NASCIMENTO, G. C.; TACCA, Fernando Cury de; FARINA, M.. O carnaval buuelesco: uma aurora ao entardecer. 2010. Tese (Doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES) - Instituto de Artes/Unicamp.
XAVIER, I. N.;RUIZ, A. J.; MACHADO, R.; MATOS, O. C. F.; MORETIN, E. V.. O mutoscópio explica a invenção do pensamento de Santos Dumont: cinema experimental de reapropriação de arquivo em forma digital. 2008. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Artes) - Escola de ComunicaÇões e Artes da USP.
RUIZ, A. J.; RAMOS, J. M. O.; PAIVA, E.; NETTO, A. A. F. S.; CARVALHO, N. S.. Violência urbana e documentário brasileiro contemporâneo. 2007. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
VALENTE, J. A.;RUIZ, A. J.; HILDEBRAND, H. R.; FONTANELLA, F. C.; MAIA, M. R.. Interações digitais: uma proposta de ensino de radiojornalismo por meio das TIC. 2007. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
RUIZ, A. J.; CATANI, A. M.; RAMOS, J. M. O.; TACCA, Fernando Cury de; NETTO, A. A. F. S.. Vozes da Boca. 2006. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
GUIMARAES, A. S. A.;RUIZ, A. J.; TACCA, Fernando Cury de; SCHWARCZ, L. K. M.; MENEZES, P. R. A.. Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bubul. 2006. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
RUIZ, A. J.; CAMARGO, N.; SEL, S. A.; TASSARA, Marcello Giovanni; FERNANDES, C. R.. Marketing de cinema: a promoção de filmes na era digital. 2005. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.. Publicidade sem fronteiras: uma visão intercultural sobre a criação nos filmes publicitários - Brasil e França. 2004. Tese (Doutorado em Pós - Graduação em Comunicação) - Escola de ComunicaÇões e Artes da USP.
RUIZ, A. J.; VALLE, M.; GERALDI, J. W.; DUARTE JR., J. F.; BASTOS FILHO, H. T.. Interface entre Arte e Propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da análise de anuncios em revistas dos Anuários do Clube de Criação de Sao Paulo. 2004. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
BARBOSA, Ivan Santo;RUIZ, A. J.; FARINA, M.; LAURENTIZ, S. R. F.; CORNELLI, G.. Arte e Pensamneto: Um triângulo metafísico entre de Chirico, Bergson e Pierce. 2004. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
CAIZAL, E. P.;RUIZ, A. J.; XAVIER, I. N.; MACHADO, R.; GONZALES, M. M.. Viaje a la luna. Uma biografia em projeção (análise de um roteiro de Federico García Lorca). 2004. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Artes) - Escola de ComunicaÇões e Artes da USP.
RUIZ, A. J.; LYRA, M. B. C.; FREITAS, J. M. M.; MIASAKI, T. Y.; CAIZAL, E. P.. A família no cinema de Carlos Saura e Pedro Almodóvar. 2002. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; GUBERNICOFF, G.; BARBOSA, Ivan Santo; VIEIRA, S. M. F.; BATISTA, L. L.. Merchandising social na telenovela brasileira: estudo de caso Tie-in em O Salvadoe da Pátria. 2002. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; CAIZAL, E. P.; BALOGH, Anna Maria; SAMAIN, E.; XAVIER, I. N.. Índios da tela: a representação do índio no longa-metragem brasileiro de ficção de 1968 a 1974. 2000. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; MONTEIRO, P.; NOVAES, S. M. C.; RIBEIRO, M. R. M.; VIDAL, L. B.. O feitiço abstrato: do etnográfico ao estratégico. A imagética da Comissão Rondon. 1999. Tese (Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; TASSARA, M.; LEONE, E.. Tese de Doutorado em Cinema J B Andrade. 1998. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; QUEIROZ, A.; MARTINO, J. M.. A televisão pública brasileira na era digital: financiamento, fomento e modelos de negócio. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES) - Instituto de Artes/Unicamp.
CAMARGO, N.; BARBOSA, Ivan Santo;RUIZ, A. J.. Donas da beleza: a imagem feminina na cultura ocidental pelas artistas plásticas dos séculos XX e XXI. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Pós - Graduação em Comunicação) - Escola de ComunicaÇões e Artes da USP.
RUIZ, A. J.; FERRARI, D.. A Imagem Deslocada. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Artes) - Escola de ComunicaÇões e Artes da USP.
RUIZ, A. J.; TACCA, Fernando Cury de; BIANCO, B. F.. A construção de símbolos no documentário brasileiro contemporâneo. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
RUIZ, A. J.; CATANI, A. M.; RAMOS, J. M. O.. As vozes da Boca de Cinema. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.
RUIZ, A. J.; CAMARGO, Nelly de; TASSARA, Marcello Giovanni. Marketing de cinema: a promoção de filmes na era digital. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; FANUCCHI, M.; ADAMI, A.. Exame de QualificaçãoMestrado em Comunicação e Cultura Mediática. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; LYRA, M. B. C.; CAIZAL, E. P.. Exame de Qualificação/Doutorado ECA/USP - A família no cinema de Carlos Saura e Pedro Almodóvar. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; VALLE, M.; GIRARDI, V.. Exame de Qualificação Doutorado em Multimeios - Arte e publicidade, suas interfaces. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; CAIZAL, E. P.; LYRA, M. B. C.. Infância, cinema e ideologia - a significação da infância em filmes melodramáticos espanhóis (1953 - 1975). 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; DROGUET, Juan Guillermo; SANTAELLA, Lúcia. Contos de fadas cinematográficos - O despertar dos contos de fadas na escuridão do cinema. 2003. Outra participação, Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; CASTILHO, Maria Cristina Costa; BALOGH, Anna Maria. Educomunicação na dramaturgica na tele-educação: Telecurso 2000. 2003. Outra participação, Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; CARRASCO, Claudiney Rodrigues; MASSAROLO, João Carlos. Comunicação não verbal e cinema: a música como veículo narrativo em Amadeus. 2003. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; DROGUETT, Juan Guillermo; SANTAELLA, Maria Lúcia. O ideal e o efeito na mídia cinematográfica. 2003. Outra participação, Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; BARBOSA, Ivan Santo; HELLER, Barbara. Mídia exterior, usos e desusos do outdoor: uma reflexão sobre a propaganda. 2003. Outra participação, Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; ALMEIDA, Márcio Aurélio Pires de; BRITO, Rubens José de Sousa. Arte tecnológica de representar - A consciência corporea do ator na cena audiovisual. 2003. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; COSTA, Maria Cristina Castilho; FRANCO, Maília da Silva. Videoclipe - História, características e brasilidade. 2003. Outra participação, Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.. Concurso público para provimento de cargo de Professor Assistente Doutor na Área de Produção Audiovisual para o Depto. de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP.. 2002. Universidade de São Paulo.
SA NETO, A. A. F.;RUIZ, A. J.; GATTI, A. P.. Banca de Seleção de Professor Assistente da Área de Imagem e Som - Fotografia Cinematográfica e Fixa. 2008. Universidade Federal de São Carlos.
RUIZ, A. J.; DIAS, C. E. M.; OLIVEIRA, P. C.. Concurso Público de Provas e Títulos - Professor Adjunto Nível 1 - Área Audiovisual. 2004. Universidade Federal de São Carlos.
RUIZ, A. J.. Concurso para Provimento de Cargo de Professor Doutor - Área de Multimeios, Artes. 2004. Instituto de Artes - Unicamp.
RUIZ, A. J.; GATTI, J. L.. Concurso públicopara provimento de cargo de Professor Adjunto DE do Curso de Graduação em Imagem e Som.. 2002. Universidade Federal de São Carlos.
RUIZ, A. J.; FREIRE, M. S.; VALENTE, J. A.; VIEIRA, S. M. F.; BALOGH, Anna Maria. Concurso público para provimento de cargo de Professor Assistente Doutor para as discipliona AM-533 e AM-534 para o Depto. de Multimeios/Unicamp na àrea de produção digital.. 2002. Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; MOURÃO, M. D. G.. Concurso público para provimento de cargo de Professor Assistente Doutor para o Depto. de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA -USP.. 2000. Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.; PASSOS, A. F. C.; RAMOS, F. V. P. A.; TASSARA, M.; XAVIER, I. N.. Concurso público para provimento de cargo de Professor Assistente Doutor do Departamento de Multimeios. Disciplina AM-526.. 1999. Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; DEBS, V.; LAURO, E.; MOURÃO, M. D.. Concurso público para provimento de cargo de Auxiliar de Ensinona Área de fotografia para o Departamento de Cinema Rádio e Televisão.. 1999. Universidade de São Paulo.
RUIZ, A. J.. Concurso de professor para a área de Fotografia Cinematográfica. 1999. Escola de ComunicaÇões e Artes da USP.
RUIZ, A. J.; BARBOSA, Ivan Santo; PINTO, V. N.; LEITE, T.. Concurso público para provimento de cargo de Professor Assistente Doutor do Departamento de Multimeios. Dsisc AM- 517. 1999. Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.. Melhores Universidades 2006 - Guia do estudante - Editora Abrill. 2006. Editora Abril.
RUIZ, A. J.; Moriconi, S; Araripe Jr, José; Grassi, A. Comissão de Seleção do Edital de Licenciamento de Obras de Longa Metragem.. 2011. Empresa Brasileira de comunicação.
RUIZ, A. J.. 1o. Concurso Nacional de Curtas Metragens da CGU. 2010. Controladoria-Geral da União.
RUIZ, A. J.; MARTINS, P. B.; GERVITZ, R.; ABREU, J.; RAMALHO, A.; FLAKSMAN, A.. Jurado da Competição de Filmes de Curta Metragem - I Festival de Paulinea de Cinema. 2008. Secretaria Municipal de Cultura de Paulinia.
RUIZ, A. J.; SENNA, C.; PARANHOS, F.; DUQUE, R.; PAULA, F.. Presidente do Juri Oficial de Longa e Curta Metragem do IV FestCine Goiânia. 2008. Secretaria da Cultura da Prefeitura de Goiânia.
RUIZ, A. J.. Edital de seleção para Financiamento de Projetos Culturais - Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC. 2008. Secretaria Municipal de Cultura de Campinas.
RUIZ, A. J.; LAZARINNI, P. P.; PEREIRA, G.. Jurado do Certame de Videos Universitários e Caseiros do III FestCine Goiânia. 2007. Secretaria da Cultura da Prefeitura de Goiânia.
RUIZ, A. J.. Comissão de Avaliação dos Trabalhos inscritos no XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Núcleo de pesquisa Fotogarfia, Cultura e Comunicação. 2005. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
RUIZ, A. J.. Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos, Inéditos, de Longa Metragem, do Gênero Ficção. 2004. Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.
RUIZ, A. J.. Programa Internacional de bolsas de pós-graduação da Fundação Ford. 2003. Fundação Ford.
RUIZ, A. J.. Seleção de candidatos ao mestrado em Comunicaçaõ da Universidade Tuiuti do Paraná. 2001. Universidade Tuiuti do Paraná.
RUIZ, A. J.; PROGRAMA, D. P.. Seleção de candidatos ao doutorado da Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp.. 2001. Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; PROGRAMA, D. P.. Seleção de candidatos ao mestrado da Pós-Graduação emComunicação e Cultura Mediática da Unip.. 2001. Universidade Paulista.
RUIZ, A. J.; PROGRAMA, D. P.. Seleção de candidatos ao mestrado da Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp. 2000. Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; PROGRAMA, D. P.. Seleção de candidatos ao doutorado da Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp. 2000. Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; PROGRAMA, D. P.. Seleção de candidatos ao mestrado da Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp. 1999. Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; PROGRAMA, D. P.. Seleção de candidatos ao doutorado da Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp. 1999. Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; PROGRAMA, D. P.. Seleção de candidatos ao mestrado da Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp. 1998. Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; PROGRAMA, D. P.. Seleção de candidatos ao mestrado da Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp. 1997. Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; PROGRAMA, D. P.. Seleção de candidatos ao mestrado da Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp.. 1996. Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.; PROGRAMA, D. P.. Seleção de candidatos ao mestrado da Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp.. 1995. Universidade Estadual de Campinas.
RUIZ, A. J.. Seleção de projetos para Oficinas e Cursos de Aperfeiçoamento Artístico-Cultural. 1995. Escola Municipal de Cultura e Arte de Campinas.
RUIZ, A. J.. Julgamento dos vídeos do Prêmio Mapa Cultural Paulista. 1995. Prefeitura Municipal de Campinas Departamento de Cultura.
RUIZ, A. J.; PROGRAMA, D. P.. Seleção de candidatos ao mestrado da Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp.. 1994. Universidade Estadual de Campinas.
Orientou
A televisão pública brasileira na era digital: financiamento, fomento e modelos de negócio; Início: 2008; Tese (Doutorado em Pós Graduação em Artes) - Instituto de Artes - Unicamp; (Orientador);
Início: 2010; Instituto de Artes - Unicamp;
Na mata tem esperança! Encontros com o corpo sambador no cavalo marinho; 2010; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp,; Orientador: Adilson José Ruiz;
Memória da implantação do audiovisual publicitário brasileiro - um panorama visto do espigão da Avenida Paulista; 2004; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista,; Orientador: Adilson José Ruiz;
Embrafilme: estrutura de comercialização na gestão Roberto Farias (1974 - 1979); 2003; 118 f; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Adilson José Ruiz;
O momento Vera Cruz; 2003; 148 f; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Adilson José Ruiz;
Memória da implantação do cinema publicitário Brasileiro (1938-1988); 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista,; Orientador: Adilson José Ruiz;
Cinema digital no Brasil: uma experiência de criação e reflexão; 2003; 88 f; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Adilson José Ruiz;
A educomunicação e o discurso audiovisual no ensino a distância pela tele-educação; 2003; 226 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adilson José Ruiz;
O q oculta São Paulo; 2002; 120 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista,; Orientador: Adilson José Ruiz;
Corpus Urbanus; 2001; 160 f; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adilson José Ruiz;
Abandonados no Tempo? - Filmes de média-metragem (1960-1990); 2001; 193 f; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adilson José Ruiz;
Aplicação e aprimoramento de técnicas de efeitos especiais em produções cinematográficas; 2001; 285 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista,; Orientador: Adilson José Ruiz;
A tecnologia digital na fotografia publicitária; 2001; 250 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista,; Orientador: Adilson José Ruiz;
Filmes de cangaço: o sertão na retomada do cinema; 2001; 140 f; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adilson José Ruiz;
Audácia e diversidade: curta-metragem e Prêmio Estímulo (1968-1984); 2001; 145 f; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adilson José Ruiz;
De MInas Mundo: análise poético-musical do Clube da Esquina; 2000; 185 f; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adilson José Ruiz;
Cinema e vídeo: o diálogo entre os meios e a convergência digital - Uma experiência poética; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Adilson José Ruiz;
Imagens da Cidade: o olhar de Virgílio Calegari sobre Porto Alegre no início do século XX; 1999; 150 f; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Adilson José Ruiz;
Longa vida ao Curta-metragem; 1999; 168 f; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adilson José Ruiz;
Cinema Novo a imagem do populismo; 1999; 125 f; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adilson José Ruiz;
Impressões fotogramáticas e expressão abstrata; 1999; 134 f; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adilson José Ruiz;
A Televisão Publica no Brasil; 2011; Tese (Doutorado em Pós-graduação em Artes - IA - Unicamp) - Pós Graduação em Artes-/IA/Unicamp,; Orientador: Adilson José Ruiz;
O carnaval buuelesco: uma aurora ao entardecer; 2010; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Adilson José Ruiz;
A Boca de Cinema de São Paulo; 2006; Tese (Doutorado em Pós-graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adilson José Ruiz;
Marketing de cinema: a promoção de filmes na era digital; 2005; Tese (Doutorado em Pós-graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp,; Orientador: Adilson José Ruiz;
Interfaces entre arte e propaganda no Brasil (1975-1974) a partir de análise de anúncios em revistas, nos anais do Clube de Criação de São Paulo; 2004; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Adilson José Ruiz;
A construção de símbolos no documentário brasileiro contemporâneo; 2004; Tese (Doutorado em Pós-graduação em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp,; Orientador: Adilson José Ruiz;
O discurso gráfico da sedução; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Adilson José Ruiz;
Cinema de ficção científica e ciberespaço; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Adilson José Ruiz;
A produção cinematográfica da Boca Paulista; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Adilson José Ruiz;
2013; Pós Graduação em Multimeios IA/Unicamp,; Adilson José Ruiz;
2004; Instituto de Artes - Unicamp,; Adilson José Ruiz;
Diálogo com Narciso: uma interpretação plástica de Bachelard; 2001; 80 f; Iniciação Científica; (Graduando em Midialogia) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio Ao Estudante Uniamp; Orientador: Adilson José Ruiz;
Animação usando o cinema expressionista como referência; 2000; 70 f; Iniciação Científica; (Graduando em Midialogia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adilson José Ruiz;
A educomunicação e o discurso audiovisual no ensino à distância pela tele-educação; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Paulista, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adilson José Ruiz;
Produções bibliográficas
-
RUIZ, A. J. . A estética suja do Cinema de Rua. Caderno de Resumos do VII Encontro Anual da Socine, Recife - PE, p. 9-9, 2004.
-
RUIZ, A. J. . O cinema paulista da Vila Madalena, O cinema paulista da Vila Madalena,. Caderno de Resumos do VI Encontro Anual da Socine, Salvador - BA, p. 12-12, 2003.
-
RUIZ, A. J. . A Vera Cruz nos livros. Significação (UTP) , São Paulo, v. 17, p. 115-126, 2002.
-
VIEIRA, M. ; RUIZ, A. J. . O cineasta da Caatinga. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , Campinas SP, v. 5, n.2, p. 169-174, 2002.
-
RUIZ, A. J. . Um Mario de Andrade de Encomenda. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , Campinas -SP, v. 5, p. 1, 2001.
-
RUIZ, A. J. . Cem Oswald Anos: Videovida de um poeta - da proposta ao vídeo. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , Campinas - SP, v. 4, n.2, p. 49-55, 2000.
-
RUIZ, A. J. . Considerações em torno de Carlota Amorosidade. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , Campinas - SP, v. 3, n.2, p. 126-136, 1999.
-
RUIZ, A. J. . UZEBIOLOCO NA WEB. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , Campinas - SP, v. 2, n.1, p. 71-79, 1998.
-
RUIZ, A. J. . Uma Política para o Curta. Cadernos da Pós-Graduação em Direito da UERJ, São Paulo - SP, v. 1, 1997.
-
RUIZ, A. J. . Cinema de Rua, um movimento cinematográfico. Trajetória do Curta Brasileiro, São Paulo - SP, v. 1, 1997.
-
RUIZ, A. J. ; BRAUNS, E. . Máquinas Paradas, Fotógrafos em Ação. 1. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2016. v. 1. 185p .
-
RUIZ, A. J. . O Gênio Atrás das lente. 1. ed. Jandira: B4 Editores, 2014. v. 1. 380p .
-
RUIZ, A. J. . Reflexões e Modelos de Negócio para Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração. São Paulo: Associação Kinoforum, 2010. v. 1. 158p .
-
RUIZ, A. J. ; RODRIGUES, S. ; KLEINKE, M. . Vestibular Unicamp - Redações 2005 - Capitulo de apresentação. Campinas - SP: Editora da Unicamp, 2005. v. 1. 4p .
-
RUIZ, A. J. ; BRAUNS, E. . Fotógrafos em Ação - texto de apresentação do livro.. In: Adilson Ruiz e Ennio Brauns. (Org.). Máquinas Paradas, Fotógrafos em Ação. 1ed.São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2016, v. 1, p. 7-11.
-
RUIZ, A. J. . Relações entre Curta e Mercado Hoje. In: Adilson Ruiz. (Org.). Refleções e Modelos de Negócio para Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração. São Paulo - SP: Associação Kinoforum, 2010, v. 1, p. 7-10.
-
RUIZ, A. J. . O pesadelo da fábrica de sonhos. In: Anna Maria Balogh; Antonio Adami; Juan Droguett; Haydée Dourado de Faria Cardoso. (Org.). Mídia, Cultura e Comunicação. São Paulo: Arte & Ciência Editora, 2002, v. , p. 99-112.
-
RUIZ, A. J. . Entrevista n 3. In: Alfredo luiz Suppia; Outros alunos do Curso de Jorn. PUC-CAMP. (Org.). Luz, Câmera, Nação!. Campinas: Edição dos autores, 1998, v. , p. 98-128.
-
RUIZ, A. J. . Depoimentos do Centenário Oswald de Andrade. In: Museu da Imagem e do Som de São Paulo. (Org.). História oral: depoimentos em vídeo. São paulo: MIS-SP, 1994, v. , p. 12-28.
-
RUIZ, A. J. . Buuel, um cineasta no exílio. In: Eduardo Peuela Caizal. (Org.). Um jato na contramão: Buuel no Méxco. São Paulo: Perspectiva, 1993, v. 262, p. 187-236.
-
RUIZ, A. J. . Cinema periférico: o sonho de uma indústria - Brasil e Espanha. In: José Marques de Melo. (Org.). Comunicação comparada: Brasil e Espanha. São Paulo: Edições Loyola, 1991, v. , p. 87-97.
-
RUIZ, A. J. . A hora e a vez dos curtas. Revista SESCTV - NOV2011, São paulo, p. 14 - 14, 01 nov. 2010.
-
RUIZ, A. J. ; PINEDA, O. . No pueden ser extraos los filmes del proprio país. El Telégrafo, Guayquil - Ecuador, p. 23 - 23, 29 out. 2009.
-
BARBIERI, J. ; RUIZ, A. J. . Midialogia, um ano e meio: sucesso de crítica e de público. Jornal da Unicamp, Campinas - SP, 26 set. 2005.
-
RUIZ, A. J. . No caminho certo. Informativo Formação do Olhar, São Paulo, p. 14 - 15, 21 ago. 2005.
-
RUIZ, A. J. . Abrasasas. Diário da Região, São José do Rio Preto, 27 mar. 2005.
-
RUIZ, A. J. . Nem apocalípticos, nem integrados: Cinema Digital. Revista de Cinema, São Paulo, p. 30 - 30, 12 jun. 2001.
-
RUIZ, A. J. . Luzes, câmera, ação e reação. Vídeo Classe A, Campinas - Sp, p. 9 - 9, 01 ago. 1996.
-
RUIZ, A. J. . Seminário Curta e Mercado - Seminário de Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração. In: Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, 2010, São Paulo. Reflexões e Modelos de Negócio para Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração, 2010. v. 1.
-
RUIZ, A. J. ; TRINDADE, M. . Verdade Tropical. In: VII Araribóia Cine Festival de Niterói, 2008, Niterói - RJ. Verdade Tropical in Araribóia Cine Festival de Niterói: debates/2008. Niterói - RJ: EDG - Gráfica e Editora, 2008. v. 1. p. 25-37.
-
RUIZ, A. J. ; CORREA, J. C. M. ; CHNAIDERMAN, M. ; FONTOURA, A. C. . Eu não vim para explicar, eu vim para confundir. In: VII Araribóia Cine Festival de Niterói, 2008, Niterói - RJ. Eu não vim para explicar, eu vim para confundir in Araribóia Cine Festival de Niterói: debates/2008. Niterói - RJ: EDG - Gráfica e Editora, 2008. v. 1. p. 38-53.
-
RUIZ, A. J. . Catálogo de I Semana do Cinema Internacional em Campinas. In: I Semana do Cinema Internacional, 1995, Campinas. Texto de apresentação. Campinas: Cine Clube Vitória, 1995. p. 2-3.
-
RUIZ, A. J. . Vera Cruz e Cinema Novo: matrizes da produção cinematográfica brasileira atual. In: VI Encontro da Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, 2002, Niterói. Caderno de Resumos. Niterói: UFF, 2002. v. 6. p. 23-23.
-
RUIZ, A. J. . Vera Cruz e Cinema Novo: matrizes da produção cinematográfica atual. Caderno de Resumos do V Encontro da Socine, Niterói - RJ, p. 23-23, 2002.
-
RUIZ, A. J. ; SOLHA, H. L. ; BOTTESI, C. . Seminário Interno de Avaliação do Curso de Midialogia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RUIZ, A. J. . Caderno do Participante - Seminário Curta & Mercado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RUIZ, A. J. . A estética suja do Cinema de Rua. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUENO, Antonio Carlos Alberto ; RUIZ, A. J. . Educomunicação Dramatúrgica como discurso audiovisual na teleducação - Telecurso 2000. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RUIZ, A. J. ; Wajnman, s. ; SANTANA, G. ; CANEPA, L. . Imagem, técnica e tecnologia nos meios audiovisuais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RUIZ, A. J. . Aspectos da Cinematografia Paulista - O cinema paulista da Vila Madalena. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Paré, W. F. ; RUIZ, A. J. . A Estética da Publicidade em Mídia Externa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RUIZ, A. J. . Curta nas Telas ou a hora e a vez dos curta-metragens. São Paulo: Sesc São Paulo, 2010 (Degravação de palestra e debate).
-
RUIZ, A. J. . Uma política para o curta in Trajetória do curta brasileiro - Filmografia (1986-1996). São Paulo: Kinoforum, 1997 (Degravação de palestra e debate).
-
RUIZ, A. J. . Cinema de rua - Um movimento cinematográfico in Trajetória do curta brasileiro - Filmografia (1986-1996). São Paulo: Kinoforum, 1997 (Degravação de palestra e debate).
-
RUIZ, A. J. . HIstória Oral - depoimentos em vídeo. São Paulo - SP: MIS-SP, 1994 (Catálogo).
Outras produções
RUIZ, A. J. . Caderno do Participante (etapa preparatória do Seminário Curta e Mercado). 2010.
RUIZ, A. J. . Curta e Mercado: Seminário de Comercializaçao de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração. 2010.
RUIZ, A. J. ; SOLHA, H. L. ; BOTTESI, C. ; TACCA, Fernando Cury de ; LIS, I. . Curso de Graduação em Comunicação. 2001.
RUIZ, A. J. ; FERRAZ, L. R. . A louca expedição. 1999.
RUIZ, A. J. ; SOLHA, H. L. . Projeto para aquisição de equipamentos de vídeo e iluminação par os estudios do DMM/IA/Unicamp. 1995.
RUIZ, A. J. ; VOLPATO, R. . Grilados - roteiro original. 1986.
RUIZ, A. J. . Grilados - projeto de filme. 1986.
RUIZ, A. J. . Por dentro da tecnologia. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RUIZ, A. J. . Por dentro da tecnologia. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RUIZ, A. J. . Madalena a Vila do Cinema - Degravação de 15 entrevistas - anexo 2 - licença sabática. 2014. (Relatório de pesquisa).
RUIZ, A. J. . Madalena a Vila do Cinema - relatório de pesquisa - licença sabática. 2014. (Relatório de pesquisa).
RUIZ, A. J. . Edital de desenvolvimento de roteiros de longa metragem, categoria profissional. 2010. (Elaboração de projeto de política pública).
RUIZ, A. J. . Edital para realização de filmes de longa metragem de baixo orçamento. 2010. (Elaboração de projeto de política pública).
RUIZ, A. J. . Edital de desenvolvimento de roteiros de longa metragem, categoria estreantes. 2010. (Elaboração de projeto de política pública).
RUIZ, A. J. ; TAVARES, R. ; MACHADO, A. ; GALVAO, A. ; MAGALHAES, C. ; CARREGOSA, L. A. ; DAHL, G. ; DA-RIN, S. . PROANIMÇÃO - Política para o Desenvolvimento da Animação Brasileira. 2009. (Elaboração de projeto de política pública para o setor de animação brasileira).
RUIZ, A. J. . Dez anos de agonia ou Os súditos. 2008. (Elaboração de argumento cinematográfico).
RUIZ, A. J. . Instalações físicas do DMM/IA - Unicamp. 2003. (Plano de construção do novo prédio do DMM - Depto. de Multimeio Mídia e Comunicação da Unicamp).
RUIZ, A. J. ; LYRA, M. B. C. ; ADAMI, A. ; BALOGH, Anna Maria ; HELLER, B. ; Wajnman, s. ; CAIZAL, E. P. ; DROGUETT, J. ; DROGUETT, J. G. D. . Mestrado em Comunicação da UNIP. 2001. (Desenvolvimento, formulação, instalação e consolidação da Pós-Graduação em Comunicação).
RUIZ, A. J. ; SOLHA, H. L. ; BOTTESI, C. ; TACCA, Fernando Cury de ; SCCHIAVINATO, I. L. ; BARBOSA, Ivan Santo ; VALENTE, J. A. . Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Midialogia. 1998. (Desenvolvimento, formulação, instalação e consolidação do Curso de Graduação em Midailogia).
RUIZ, A. J. ; SOLHA, H. L. ; BOTTESI, C. ; BARBOSA, Ivan Santo . MediaTec - Laboratório de Media e Tecnologias de Comunicação. 1995. (Criação do MediaTec - Laboratório de Media e Tecnologias de Comunicação).
RUIZ, A. J. ; SOLHA, H. L. . Renovaçãop e adequação do parque de equipamentos de produção audiovisual. 1994. (Projeto de renovação do parque de equipamentos - Depto. de Multimeio Mídia e Comunicação da Unicamp).
RUIZ, A. J. ; CARDOSO, H. D. F. ; PINTO, V. N. ; MARTINS, P. B. ; SOLHA, H. L. ; SAMAIN, E. . Programa de Pós-Graduação em Multimeios. 1986. (Desenvolvimento, formulação, instalação e consolidação do Curso de Pós-Graduação em Multimeios).
RUIZ, A. J. . Instalações físicas do DMM/IA - Unicamp. 1984. (Plano de construção donprédio do DMM - Depto. de Multimeio Mídia e Comunicação da Unicamp).
RUIZ, A. J. ; SOLHA, H. L. . Família Pimenta. 2003. Audiovisual.
RUIZ, A. J. . Por trás da claquete. 1998. Audiovisual.
RUIZ, A. J. . Brasil Real. 1998. Audiovisual.
RUIZ, A. J. . Gente que faz. 1997. Audiovisual.
RUIZ, A. J. ; TRATENBERG, L. . Rapsódia para Cinema e Orquestra. 1993. Composição (estréia).
RUIZ, A. J. . Cem Oswald Anos: Videovida de um poeta. 1990. Composição (estréia).
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro na TV - Ep 01 - Abertura - 13 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro na TV - Ep 02 - Homenagem a Altamiro Carrilho - 13 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro na TV - Ep 03 - Carmen de Bizet - 13 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro na TV - Ep 04 - Adagio, de Barber + Vocalise, de Rachmaninoff - 13 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro na TV - Ep 05 - O Guarani, de Carlos Gomes + Devaneios, de Shumman- 13 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro na TV - Ep 06 - Clair de Lune, de Debussy + Dança Húngara, de Brahms, de Shumman- 13 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro na TV - Ep 07 - Homenagem a Luizinho 7 Cotdas- 13 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro na TV - Ep 08 - Sexta Sinfonia de Bethoven - Pastoral - 13 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro na TV - Ep 09 - Homenagem a Altamiro Carrilho - 13 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro na TV - Ep 11 - Primavera, de Vivaldi + Serenata, de Shubert - 13 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro na TV - Ep 10 - Bolero, de Ravel + Tosca, de Puccini- 13 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro na TV - Ep 12 - O Quebra-nozes, de Thaikovsky + Aria na Corda Sol , de Bach - 13 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro na TV - Ep 13 - Villa Lobos em Choro , de Bach - 13 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro - Teaser promocional. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro - Fan Page no Facebook. 2015. Outra.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 2 - Entrevista 01 - Dionéia da Paixão - 150 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 2 - Entrevista 02 - Guilherme Lisboa - 127 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 2 - Entrevista 03 - Hermano Penna - 160 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 2 - Entrevista 04 - Luis Alberto Pereira (Gal) - 145 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 2 - Entrevista 05 - Nilson Villas Boas - 125 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 2 - Entrevista 06 - Nilson Villas Boas - 125 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 2 - Entrevista 07 - Pedro Farkas - 135 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 2 - Entrevista 08 - Ricardo Dias - 260 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 2 - Entrevista 09 - Sebastião Maria Neto - 125 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 2 - Entrevista 10 - Wagner Carvalho - 110 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 2 - Entrevista 11 - José roberto Elieser (Zebob) - 140 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 2 - Entrevista 12 - Adrian Cooper - 205 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 2 - Entrevista 13 - Romeu Quinto - 150 minutos. 2015. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro - CD gravado ao vivo. 2015. Outra.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 01: Alain Fresnot - 75 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 02: André Klotzel 178 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 03 - Assunção Hernandes - 150 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 04 - Augusto Sevá - 100 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 05 - Claudio Khans - 140 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 06 - Ennio Brauns - 110 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 07 - Eliane Bandeira - 100 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 08 - Isa Castro 160 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 09 - José Carone Jr. - 120 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 10 - João Batista de Andrade - 75 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 11 - Marcelo Machado - 93minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 12 - Reinaldo Volpato - 120 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 13 - Rogério Corrêa - 140 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 14 - Rubens Xavier - 120 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O Cinema Paulista da Vila Madalena dédadas de 1970 e 80 - Parte 1 - Entrevista 15 - Zita Carvalhosa - 80 minutos. 2014. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; ANDRADE, J. B. ; PORTO, A. . Na sombra da história - episódio 2 - A escravidão - documentário - 26 minutos. 2013. Vídeo.
RUIZ, A. J. . As 7 vidas de Luizinho 7 Cordas. 2013. Filme.
RUIZ, A. J. ; ANDRADE, J. B. ; PORTO, A. . Na sombra da história - episódio 3 - A inconfidência - documentário - 26 minutos. 2013. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; ANDRADE, J. B. ; PORTO, A. . Na sombra da história - episódio 4 - D. João VI - documentário - 26 minutos. 2013. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; ANDRADE, J. B. ; PORTO, A. . Na sombra da história - episódio 5 - Independência - documentário - 26 minutos. 2013. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; ANDRADE, J. B. ; PORTO, A. . Na sombra da história - episódio 6 - República - documentário - 26 minutos. 2013. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; ANDRADE, J. B. ; PORTO, A. . Na sombra da história - episódio 8 - Urbanização e Movimentos Migratórios - documentário - 26 minutos. 2013. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; ANDRADE, J. B. ; PORTO, A. . Na sombra da história - episódio 7 - Revoltas Populares - documentário - 26 minutos. 2013. Outra.
RUIZ, A. J. ; ANDRADE, J. B. ; PORTO, A. . Na sombra da história - episódio 9 - Semana de Arte Moderna - documentário - 26 minutos. 2013. Outra.
RUIZ, A. J. ; ANDRADE, J. B. ; PORTO, A. . Na sombra da história - episódio 10 - Tenentismo - documentário - 26 minutos. 2013. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; ANDRADE, J. B. ; PORTO, A. . Na sombra da história - episódio 11 - Revolução de 30 - documentário - 26 minutos. 2013. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; ANDRADE, J. B. ; PORTO, A. . Na sombra da história - episódio 11 - Revolução de 32 - documentário - 26 minutos. 2013. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Concertando o Choro - Piloto. 2013. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; ARAKI, A. . A última rosa. 2012. Filme.
RUIZ, A. J. ; NAKAMURA, T. . A estrutura da bolha de sabão. 2012. Filme.
RUIZ, A. J. ; GUTIYAMA, F. . Mais um dia entre muitos. 2012. Filme.
RUIZ, A. J. ; IOZZI, B. . Virgínia. 2012. Filme.
RUIZ, A. J. ; MAIA, I. . O jogo da carona. 2012. Filme.
RUIZ, A. J. ; EVANGELISTA, L. . Aqueles que andam pelo fogo. 2011. Filme.
RUIZ, A. J. ; MASSARI, C. . Midnight walker. 2011. Filme.
RUIZ, A. J. ; DALBERTO, F. . Não peça a Deus. 2011. Filme.
RUIZ, A. J. ; FERRUCCI, R. ; POMPILHO, G. . Francisca. 2011. Filme.
RUIZ, A. J. ; AZEVICHE, P. C. . Morte e vida Tangerina. 2011. Filme.
RUIZ, A. J. ; GEA, P. . Entre dias. 2011. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; FERREIRA, C. . Os tempos de Deméter. 2011. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; NOGUEIRA, C. . Sem olhos. 2011. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; DELBIANCHI, E. M. . O Besouro. 2011. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; FIUZA, O. . Ventilador azul. 2011. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; FARINA, M. ; STRAMBI, M. . Passeio da pequena Pataxó em 16 quadros ou Cada macaco no seu galho. 2008. Fotografia.
RUIZ, A. J. ; ARAUJO, A. ; PAULA, B. ; PULINI, J. P. ; PAVAN, M. . O menino e a melancia. 2008. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; FERNANDES, T. ; MARCELLO, M. ; DIAS, E. . Maquiagem. 2008. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; CARTAXO, G. F. H. ; PONZONI, M. S. ; CREPKER, F. . Três minutos para mudar de idéia. 2008. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; NAKAHARA, A. . Zoo. 2008. Filme.
RUIZ, A. J. ; LEITAO, G. F. . Ser campeão é detalhe. 2008. Filme.
RUIZ, A. J. ; OGASAWARA, L. ; SILVA, M. A. P. . Pixels. 2008. Filme.
RUIZ, A. J. ; BRAGANCA, B. . Laranja. 2008. Filme.
RUIZ, A. J. ; JARDIM, B. C. . Pé de feijão. 2008. Filme.
RUIZ, A. J. ; LAMBERT, D. . Emocionante relato. 2008. Filme.
RUIZ, A. J. ; DALGALARRONDO, A. . A terra ataca. 2008. Filme.
RUIZ, A. J. ; BIASE, C. T. . Mágica de rua. 2008. Filme.
RUIZ, A. J. ; MENEZES, A. ; CREPKER, F. ; FRANCISCHELLI, G. ; CARTAXO, G. F. H. ; PEREZ, L. . To ouvindo alguém me chamar. 2007. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; COLLACO, F. M. ; ISHIDA, G. M. ; JUBE, G. R. ; PONZONI, M. S. ; COSTA, T. F. . Mover-se. 2007. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; HENRIQUES, C. ; HURTADO, V. ; ALVES, S. ; BARBOSA, M. ; CASTRO, M. ; BLANCO, B. . O bom exemplo. 2007. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; SAKAMOTO, T. ; JARDIM, N. ; BUENO, S. . Pantanal. 2007. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; ISHIDA, G. M. ; FRANCISCHELLI, G. ; COLLACO, F. M. . A escuridão do mundo veio junto desse fio. 2007. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; TONELO, G. ; PAVAN, L. ; BARROS, N. ; JACOMINI, T. ; VICTORIO, F. . El corazón. 2007. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; BOTTEGA, M. ; RAMOS, P. ; ISHI, R. ; SETOVE, R. ; KAWASIMA, Y. . Comigo mesmo. 2007. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; CASTILHO, P. ; MAIA, R. S. ; FARIA, E. ; BUENO, S. ; SHOBER, P. . Putrefato Azul. 2007. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; FRIGIERI, F. ; SAITO, F. ; SANTOS, I. L. M. . Ignorância. 2007. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; SIQUEIRA, D. . Tempestade. 2007. Filme.
RUIZ, A. J. ; MACHADO, R. . Ulisses. 2007. Filme.
RUIZ, A. J. ; PEREIRA, V. C. . Por não ter aonder ir. 2007. Filme.
RUIZ, A. J. ; SALGADO, N. ; HAMAYA, P. ; SALGADO, P. . Hora do Almoço. 2006. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; FREGOLENTE, M. T. ; OLIVEIRA, L. ; SIQUEIRA, D. . Respeitável Público. 2006. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; FREGOLENTE, M. T. ; OLIVEIRA, L. ; SIQUEIRA, D. . Respeitável Público. 2006. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Unicamp Noturna. 2006. Fotografia.
RUIZ, A. J. ; BIASE, C. T. ; NAKAHARA, A. ; AIUBI, M. ; SANTOS, D. R. ; COSTA, D. . Os filmes da Embrafilme ? vídeo-resenha. 2006. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; GOMES, C. ; FREGOLENTE, M. T. ; CELIDONIO, M. F. ; SADDI, L. ; PEREIRA, V. C. . A Bela Época do Cinema Brasileiro ? vídeo-resenha. 2006. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; LEITAO, G. F. ; LOPES, H. ; OGASAWARA, L. ; MARTINEZ, M. ; MACHADO, R. ; S FILHO, M. V. N. . Primavera dos Curtas ? vídeo-resenha,. 2006. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; NOGUEIRA, A. ; COSTA, J. P. ; MANTELATTO, T. ; ELIDIO, T. . O documentário brasileiro ? vídeo-resenha. 2006. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; UEDA, C. ; MARIA, C. ; COSTA, J. P. ; VINICIUS, M. ; AIUBI, M. ; MERLO, M. ; REIS, N. . Momentos do Cinema Italiano, pós Telefone Bianco ? vídeo-resenha. 2006. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; SALGADO, N. ; FRIGIERI, F. ; FANNUCHI, E. ; JARDIM, N. ; BRAGANCA, B. ; ALMEIDA, G. . O Cinema Argentino e a crise de sua classe média ? vídeo-resenha. 2006. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; BRAGANCA, B. ; LLAGOSTERA, E. ; SOUZA, M. M. ; SILVA, R. T. ; MAIA, R. S. . O Cinema Nazi-facista: propaganda, técnica, liderança ? vídeoresenha. 2006. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; FARIA, E. ; LLAGOSTERA, E. ; BUENO, S. ; CASTILHO, P. ; LEAL, S. ; BORGES, L. . Cinema Espanhol: Buuel X Almodóvar ? vídeo-resenha. 2006. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; DALGALARRONDO, A. ; CARVALHO, P. I. A. ; HAMAYA, P. Y. ; SILVA, R. T. ; SILVA, M. A. P. . Dogma 95 ? vídeo resenha. 2006. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; DALGALARRONDO, A. ; FARIA, E. ; FANNUCHI, E. ; FRIGIERI, F. . A era dos musicais - Vídeo-resenha. 2005. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; SALGADO, N. ; LAMBERT, D. ; G, F. S. ; ALMEIDA, G. ; COSTA, L. ; WITHAKER, M. . Primeiro Cinema - Vídeo-resenha. 2005. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Rimas plásticas: Festa do Divino em São Luis do Paraitinga. 2004. Fotografia.
GAMO, A. ; RUIZ, A. J. . Descobrindo Valtel. 2004. Filme.
RUIZ, A. J. . Hip-Hop Diadema. 2003. Fotografia.
RUIZ, A. J. . Rimas plásticas: Festa do Divino em São Luis do Paraitinga. 2003. Fotografia.
RUIZ, A. J. . Entre Anjos e Vampiros. 2002. Filme.
RUIZ, A. J. ; TEDESCO, C. . De Minas, Mundo.. 2001. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; DISCIPLINA, A. . E a vida continua. 2001. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Caraíva. 2001. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; CARVALHO, N. S. . Novos Quilombos de Zubí. 2001. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Traços em Castro e Alves. 1994. Vídeo.
RUIZ, A. J. . São Paulo antiga: uma encomenda da Modernidade. 1994. Vídeo.
RUIZ, A. J. . A Espanha de Maria. 1994. Filme.
RUIZ, A. J. . Mário, um homem desinfeliz. 1993. Vídeo.
RUIZ, A. J. . O modernismo no Museu da Imagem e do Som. 1992. Vídeo.
RUIZ, A. J. ; TRATENBERG, L. . Rapsódia para Cinema e Orquestra. 1992. Filme.
RUIZ, A. J. . Cem Oswald anos: videovida de um poeta. 1990. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Ego ou Só mesmo vendo como é que dói. 1990. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Beijo. 1990. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Carlota Amorosidade. 1987. Filme.
RUIZ, A. J. . Infinita Tropicália. 1986. Filme.
RUIZ, A. J. . A universidade na era dos multimeios. 1984. Vídeo.
RUIZ, A. J. . Por que Janis?. 1982. Vídeo.
RUIZ, A. J. . De repente João Quindingues e Zé Francisco em São Paulo. 1979. Filme.
RUIZ, A. J. . Foi assim.... 1978. Filme.
ANDRADE, J. B. ; RUIZ, A. J. . O homem que virou suco. 1978. Filme.
RUIZ, A. J. . Hay fiesta? .... 1973. Filme.
RUIZ, A. J. . A Espanha de maria. 2012 (Catálogo).
RUIZ, A. J. . Infinita Tropicália. 2010.
RUIZ, A. J. . Carlota/Amorosidade. 2010.
RUIZ, A. J. . Infinita Tropicália. 2008.
RUIZ, A. J. . UZEBRIOLOCO. 2008.
RUIZ, A. J. . Unicamp Noturna. 2006.
RUIZ, A. J. . Rimas plásticas: Festa do Divino em São Luis do Paraitinga. 2004.
RUIZ, A. J. . UZEBRIOLOCO. 2003.
RUIZ, A. J. . Exposição de Fotografias - Hip-Hop/Diadema. 2001.
RUIZ, A. J. . Infinita Tropicália. 2001.
RUIZ, A. J. . Mário, um homem desinfeliz. 2001.
RUIZ, A. J. . ABD no AR. 2000 (Mesa Redonda).
RUIZ, A. J. . A Espanha de Maria in 2o. Encuentro Encenários de Fin de Siglo - Nuevas Tendências del Cine y Vídeo documental. 1998.
RUIZ, A. J. . A Espanha de Maria, in Unicamp 30 anos. 1996.
RUIZ, A. J. . UZEBRIOLOCO. 1993.
RUIZ, A. J. . Ego ou Só mesmo vendo como é que dói. 1992.
RUIZ, A. J. . Carlota/Amorosidade. 1990.
RUIZ, A. J. . UZEBRIOLOCO. 1990.
RUIZ, A. J. . São Paulo antiga, uma encomenda da modernidade:. 2010 (Cessão gratuita de obra para a Escola de Formação de Professores do FDE e RTC de São Paulo) .
RUIZ, A. J. . Ver Cruz e Cinema Novo: matrizes da produção cinematográfica brasileira atual. 2002 (Palestra em Encontro de Sociedade de Estudos) .
RUIZ, A. J. . Assessoria científica para a área de comunicação e artes da Fapesp.. 2002 (Assessor Científico ad-hoc) .
RUIZ, A. J. . Programa Internacional de Bolsas de Pós- Graduação da Fundação Ford. 2002 (Assessor Ad Hoc Fundação Carlos Chagas) .
Projetos de desenvolvimento
-
2009 - 2014
Dez anos de agonia ou Os súditos, Descrição: Argumento para filme documentário de longa-metragem sobre os acontecimentos na colônia nipônica brasileira após a rendição do Japão às forças aliadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2008 - 2012
Ensaio Geral, Descrição: Desenvolvimento de projeto de realização de filme de Longa Metragem. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2005 - 2013
Madalena: a vila do cinema, Descrição: Projeto de realização de documentário de longa metragem sobre o movimento cinematográfico instalado na Vila Madalena em São Paulo em meados dos anos de 1970 até o final dos anos de 1980.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2009 - 2014
Dez anos de agonia ou Os súditos, Descrição: Argumento para filme documentário de longa-metragem sobre os acontecimentos na colônia nipônica brasileira após a rendição do Japão às forças aliadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Adilson José Ruiz - Coordenador.
-
2008 - 2012
Ensaio Geral, Descrição: Desenvolvimento de projeto de realização de filme de Longa Metragem. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Adilson José Ruiz - Coordenador.
-
2005 - 2013
Madalena: a vila do cinema, Descrição: Projeto de realização de documentário de longa metragem sobre o movimento cinematográfico instalado na Vila Madalena em São Paulo em meados dos anos de 1970 até o final dos anos de 1980.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Adilson José Ruiz - Coordenador.
-
2009 - 2014
Dez anos de agonia ou Os súditos, Descrição: Argumento para filme documentário de longa-metragem sobre os acontecimentos na colônia nipônica brasileira após a rendição do Japão às forças aliadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Adilson José Ruiz - Coordenador.
-
2008 - Atual
Ensaio Geral, Descrição: Desenvolvimento de projeto de realização de filme de Longa Metragem, aumento original de Adilson Ruiz, baseado em episódio histórico. Es passa em 1957, quando a peça "Perdoa-me por te traíres", de Nelson Rodrigues foi interditada pela censura em São Paulo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Adilson José Ruiz - Coordenador.
-
2005 - 2013
Madalena: a vila do cinema, Descrição: Projeto de realização de documentário de longa metragem sobre o movimento cinematográfico instalado na Vila Madalena em São Paulo em meados dos anos de 1970 até o final dos anos de 1980.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Adilson José Ruiz - Coordenador.
Prêmios
1998
Filme: A louca expedição - Prêmio Lei Incentivo à Cultura para desenvolvimento de Roteiro de Minissérie, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
1997
Filme: A louca expedição - Prêmio SCPMSP para desenvolvimento de projeto de filme de Longa Metragem, Secretaria de Cultura dao Município de São Paulo.
1994
Melhor Direção de vídeo nacional - vídeo: Mário... Um homem desinfeliz - XVII Jornada de Cinema e Vídeo do Maranhão, UFMa - Universidade Federal do Maranhão.
1994
Troféu Video Escola - vídeo: Mário... Um homem desinfeliz - XVII Jornada de Cinema e Vídeo do Maranhão, Fundação Roberto Maqrinho e Fundação Banco do Brasil.
1992
Prêmio Estímulo - filme: A Espanha de Maria - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
1991
Prêmio do Conselho Municipal de Cultura de Campinas - filme Rapsódia para Cinema e Orquestra, Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Campinas.
1990
Melhor Fotografia - filme: Uzebrioloco - XXIII Festival de Brasília do Cinem Brasileiro, Fundação Cultural do Distríto Federal.
1990
Prêmio Panda - filme: Uzebrioloco - XXIII Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Fundação Cultural do Distríto Federal.
1988
Melhor Fotografia - filme: Carlota/Amorosidade - XVI Festival de Gramado do Cinema Brasileiro, Secretaria de Estado Cultura do Rio Grande do Sul.
1988
Melhor Montagem - filme: Carlota/Amorosidade - XVI Festival de Gramado do Cinema Brasileiro, Fundação Cultural do Distríto Federal.
1988
Prêmio Estímulo curta 35mm - filme: Uzebrioloco - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
1987
Melhor Direção - filme: Carlota/Amorosidade - XX Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Fundação Cultural do Distríto Federal.
1987
Melhor Filme - filme: Carlota/Amorosidade - XX Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Fundação Cultural do Distríto Federal.
1986
Tatu de Prata - (Prêmio Especial do Juri) filme: InfinitaTropicália - XV Jornada de Cinema da Bahia 1986, UFBa = Universidade Federal da Bahia.
1986
Melhor Filme - filme: Infinita Tropicália - XIX Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Fundação Cultural do Distríto Federal.
1986
Melhor Direção - filme: Infinita Tropicália - XIX Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Fundação Cultural do Distríto Federal.
1986
Melhor Montagem - filme: Infinita Tropicália - XIX Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Fundação Cultural do Distríto Federal.
1986
Melhor Pesquisa - filme: Infinita Tropicália - XIX Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Fundação Cultural do Distríto Federal.
1986
Melhor Trilha Sonora - filme: Infinita Tropicália - XIX Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Fundação Cultural do Distríto Federal.
1986
Prêmio DAC/Embrafilme para média metragem - filme: Carlota/Amorosidade, EMBRAFILME.
1984
Prêmio Estímulo Roteiros de Longa Metragem- filme: Gri;ados -, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
1983
Prêmio Estímulo - filme: InfinitaTropicália - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
1979
Melhor Fotografia - filme: Trabalhadores Presente - XII Festival de Brasília do Cinema Brasileiro - 1979, Fundação Cultural do Distríto Federal.
1978
Prêmio especial do Juri - filme: Foi assim... XI Festival de Brasília do Cinem Brtasileiro - 1978, Fundação Cultural do Distríto Federal.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. , Rua Elis Regina, 50, Cidade Universitaria, 13083970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6159, Telefone: (19) 35216559, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - 2010
Secretaria do Audiovisual do Ministério da CulturaVínculo: DAS-5, Enquadramento Funcional: Diretor de Programas e Projetos Audiovisuais, Carga horária: 40
2001 - 2004
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
1983 - Atual
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro (Professor Doutor), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2006
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Multimeios Mídia e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Representante do DMM na coordenação do evento Unicamp de Portas Abertas 2006.
-
08/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.,Cargo ou função, Representante do Curso de Graduaçao em Comunicaçao Social, Habilitaçlão Midialogia na Convest-Comissão Permanente do Vestibular.
-
06/2003
Direção e administração, Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto de Graduação.
-
12/2002
Serviços técnicos especializados , Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.,Serviço realizado, Desenvolvimento de projetos de instalação técnica para coleta, armazenamento e distribuição de dados; concepção de plataformas tecnologicas para captação e tratamento audiovisual.
-
12/2002
Serviços técnicos especializados , Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.,Serviço realizado, Projeto Técnico de reforma das atuais dependências e construção do novo prédio do Departamento de Multimeios Mídia e Comunicação.
-
03/1998
Ensino, Midialogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotografia e Movimento, História do Cinema I e II, História do Cinema Brasileiro, Edição de Produtos Audiovisuais, Produção e Planejamento de Produtos Audiovisuais
-
01/1995
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.,Linhas de pesquisa
-
01/1995
Ensino, Multimeios, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, AM 626 A SEMINÁRIOS AVANÇADOS II - "O Cinema Espanhol na Democracia", AM-509-A O OLHAR CINEMATOGRÁFICO
-
06/2005 - 09/2005
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Multimeios Mídia e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenação de atividades de recepção de cloegiais na UP-Unicamp de Portas Abertas ao Curso de Midialogia.
-
08/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.,Atividade de extensão realizada, Participação no Comitê de Coordenação da Programação e Realização do Dia Internacional da Criança no Rádio e na Televisão.
-
06/2004 - 09/2004
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.,Atividade de extensão realizada, Coordenação das atividades de recepção dos colegiais visitantes da UPA-Unicamp de Portas Abertas ao Curso de Midialogia.
-
12/1995 - 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.,Cargo ou função, Membo da Congregaçaâo do IA - Representante do Dpto. Multimeios.
-
12/1995 - 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.,Cargo ou função, Chefe de Departamento, Presidente do Conselho Departamental.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adilson José Ruiz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?