Gustavo Salgueiro Marangoni

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Nove de Julho (2012), na condição de bolsista integral, mestre em Habitação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT, 2017), pós-graduado em Gestão de Projetos pela FGV (2021) Atualmente é gerente de obras na construtora MPD, Participa da implantação e monitoramento de soluções tecnológicas inovadoras na empresa, assim como programas de estudo da produtividade no canteiro de obras. Foi professor das disciplinas de Estruturas de Concreto Armado I e II na faculdade Estácio de Carapicuíba entre os anos de 2018 e 2020.

Informações coletadas do Lattes em 27/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Habitação: Planejamento e Tecnologia

2015 - 2017

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Título: Análise crítica das condições necessárias à implantação de sistemas de reúso de águas cinzas em edifícios residenciais multipavimentos: estudo de caso Place Madalena, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Douglas Barreto
Palavras-chave: Reúso; Sistemas Prediais; Análise de projeto; Edificações sustentáveis.Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia Civil

2008 - 2012

Universidade Nove de Julho
Título: Análise comparativa entre fundações rasas e profundas em terreno argilo-arenoso
Orientador: Raimundo Nonato Ferreira
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2020 - 2021

Extensão universitária em Gestão de Projetos. (Carga horária: 432h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2019 - 2019

Projeto e Dimensionamento de Estruturas em Concreto Armado. (Carga horária: 32h). , Ycon - Ead CWB, YCON, Brasil.

2014 - 2014

NBR 15575/13. (Carga horária: 60h). , Centro de Tecnologia de Edificações, CTE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Gestão de canteiro de obras.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Execução de Edifícios Residenciais.

Participação em eventos

19º Seminário ?Tecnologia de estruturas: projeto e produção com foco na racionalização e qualidade?.19º Seminário ?Tecnologia de estruturas: projeto e produção com foco na racionalização e qualidade?. 2017. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • MARANGONI, GUSTAVO ; BARRETO, DOUGLAS . IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE REÚSO DE ÁGUAS CINZAS EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS MULTIPAVIMENTOS. In: 1° Workshop De Tecnologia De Processos E Sistemas Construtivos, 2017, 2017.

  • MARANGONI, G. S. ; BARRETO, D. . IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE REÚSO DE ÁGUAS CINZAS EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS MULTIPAVIMENTOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

MARANGONI, G. S. . Execução de obra. 2013. (ART).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2023

Trisul SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de obras, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2020

Faculdade Estácio de Carapicuíba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

2023 - Atual

Mpd Construtora e Incorporadora

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de obras, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.