Virgínia Tavares Ribeiro

Advogada e Empreendedora. Co-fundadora da legaltech Appriori. Mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Informações coletadas do Lattes em 12/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direito Comercial

2016 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: Exclusão Extrajudicial do Acionista,Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Priscila Maria Pereira Corrêa da Fonseca
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Direito

2007 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: EIRELI: A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada do Direito Brasileiro
Orientador: Professor Doutor Marcelo Andrade Féres; FÉRES, M. A.

Curso técnico/profissionalizante em Ensino Médio

2001 - 2003

ETFG - Escola Técnica de Formação Gerencial

Formação complementar

2010 - 2011

Extensão universitária em Graduação em Direito. , Università di Bologna, UNIBO, Itália.

2008 - 2008

English as a second language. , Cambridge Schools, CE, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Comercial.

Participação em eventos

7 Seminário de Direito Econômico IBRAC UFMG. 2014. (Seminário).

A Sociedade Limitada em Perspectiva - 10 anos do Novo Código Civil. 2013. (Seminário).

Curso de Ferias do Grupo de Estudos de Direito Empresarial. 2013. (Outra).

Direito Empresarial na Contemporaneidade: Novas Tendências do Direito Societário. 2012. (Outra).

O Projeto de Código Comercial. 2012. (Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

PG Law

Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Associada Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2019

Appriori

Vínculo: Fundadora, Enquadramento Funcional: Diretora Presidente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O Appriori é uma startup early stage fundada com intuito de trazer inovação para o mercado jurídico. A nossa solução, o Appriori Contratto, é uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para automatizar a leitura, compreensão e análise de contratos e documentos jurídicos. Temos como missão e objetivo, permitir que o advogado, gestor ou líder do contrato possa ter à sua mão e em tempo recorde, as informações essenciais sobre riscos, contingencias e oportunidades que irão lhe auxiliar na tomada de decisão e na negociação contratual. O Appriori foi a startup vencedora do 1 Global Legal Hackathon

2017 - 2017

Faculdade de Direito da USP

Vínculo: Estagiária Voluntária, Enquadramento Funcional: Assistente de Ensino, Carga horária: 20

Outras informações:
Assistente de ensino vinculado ao Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Pagano Botana Portugal Gouvêa.

2012 - 2018

Fialho Canabrava Andrade Salles Advogados

Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Associada, Carga horária: 40

Outras informações:
Advogada associada; Assessoria em operações de M&A e de investimentos PE&VC; Consultoria em compliance societário e adequação a normas de governança; Contratos; Planejamento e reestruturações societárias; e Consultoria estratégica em conflitos societários.

2011 - 2012

Fialho Canabrava Andrade Salles Advogados

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2009 - 2010

Tribunal de Justiça de MInas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2009 - 08/2010

    Estágios , 3ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, .,Estágio realizado, Elaboração de despachos, decisões interlocutórias e sentenças sob a supervisão do Juiz Sálvio Chaves.

  • 01/2009 - 09/2009

    Estágios , 12ª Vara de Família da Comarca de Belo Horizonte, .,Estágio realizado, Elaboração de despachos, decisões interlocutórias e sentenças sob a supervisão da Juíza Ângela de Lourdes Rodrigues.

2009 - 2009

Programa Pólos de Cidadania

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2009 - 09/2009

    Estágios , Desenvolvimento Sustentável na Vila Acaba Mundo, .,Estágio realizado, Acompanhamento e monitoramento das cooperativas constituídas na Vila Acaba Mundo para o desenvolvimento sustentável da Vila. Principal eixo: Econômia Solidária.