Neder Roberto Charone
Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1975) e mestrado em educação e gestão universitária pela Universidade da Amazônia (1998). Atualmente é profesor adjunto iv da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor em artes visuais, arte hoje: processos e meios, as tecnologias contemporaneas e o ensino de artes, progreessão funcional e carnaval, alegoria e fantazia. Cenografia e figurinos para teatro
Informações coletadas do Lattes em 15/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em educação e gestão universitária
1995 - 1998
Universidade da Amazônia
Título: Entre a Fala de Si mesmo e a Pratica docente Observada: a sintese possivel sobra a formaçao do arte educador,Ano de Obtenção: 1998
Helena Vasconcelos.Palavras-chave: formação de professor em artes visuais.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Especialização em Educação e problemas regionais
1994 - 1995
Universidade Federal do Pará
Título: a formação do arte educador na ufpa
Orientador: Dra Ilda Stela
Especialização em interrelações arte-escola
1991 - 1992
Universidade Federal do Pará
Título: interfeces do ensino de arte
Orientador: prof. dar. Maria Felismina de Rezende e Ferraz
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Desenho.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Escultura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Organização de eventos
CHARONE, N. R. . O Parque é uma Artes. 2008. (Exposição).
Participação em eventos
III EAVAAM. 2018. (Encontro).
IV Seminário de Artes Cênicas do Amapá. 2018. (Seminário).
Auto do Cirio de nazaré.criação de figurino - Auto do Cirio. 2017. (Outra).
IV Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras.Quanto Custa um PIBID?. 2017. (Encontro).
IX Seminário de Pesquisa em Teatro.Criação de Figurino : reflexões e exercicios. 2017. (Seminário).
VI Premio PROEX de ARTE e Cultura.avaliação de projetos. 2017. (Outra).
Auto do Crio de Nazaré.criação de figurino - Auto do Cirio. 2016. (Outra).
IV encontro Institucional do PIBID /UFPa.Quanto vale um PIBID. 2016. (Encontro).
Iº Encontro de Cenografia e Figurino - ETDUFPa..Encontro de Cenografia e Figuriono. 2016. (Seminário).
Presidente da Comissão de Elaboração da Prova de habilidades - artes visuais.Provade habilidade. 2016. (Outra).
Colegiado do Curso de Tecnologia em Produção de Multimidia.Colegio do Curso de tecnologia em Multimidia. 2015. (Encontro).
Congresso da Federação dos Arte Educadores do Brasil. Das Expoeriencias no Programa de Bolsas de Incentivo a Docencia à elaboração do cderno de Atividades. 2013. (Congresso).
IV Seminario de Dramaturgia Amazonica.Criação/Experimentação artistica cenografica. 2013. (Seminário).
VI Forum Bienal de Pesquisa em Arte.Curadoria e expositor na exposição intitulda IN-CORPORAL. 2013. (Seminário).
II Encontro de Projetos Integrados.informe. 2012. (Encontro).
Participação em bancas
NUNES, B. C. G.; CARDOSO, M. L. M.;CHARONE, N. R.. Desenho infantil: reflexões sobre o papel do professor leitor das expressões gráficas da criança. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.; NUNES, B. C. G.; CORREA, A.. Ensino e artes visuais e cultura popular: Diálogos e contribuições. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.; NUNES, B. C. G.; LIMA, D. C.. Educando o olhar artístico, a arte se propagando em produto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
ADRIANODAMINELLO, L.; MALHEIROS, Ubiraelcio;CHARONE, N. R.. Ações de ensino com a arte abstrata e figurativas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
LIMA, D. C.;CHARONE, N. R.; ONO. Ricardo Harada. Utilização dos quadrinhos no ambiente escolar. 2018.
CHARONE, N. R.; COUSTON JUNIOR, J. F.; HAMOY, Idanise Santana de Azevedo. O ensino do desenho nas oficinas curro velho: uma experiencia de auto-transformação em 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
LIMA, D. C.; NUNES, B. C. G.;CHARONE, N. R.. Desenho: desenvolvimento do grafismo infantil: analise dos desenhos de dois aos dez anos: relatos de experiencia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
LIMA, D. C.; NUNES, B. C. G.;CHARONE, N. R.. A formação de identidade e a influencia das experiencias negativas no decurso do estágio obrigatório da grade curricular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.; COSTA, Luizan. P.; SOBRAL, K. C. T.. Fanzine como ferramenta educacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
FILHO. Erasmo Borges de Souza;CHARONE, N. R.; RODRIGUES, R. A.. O Registro da Criança no ambito escolar: nota sobre o desenho da criança e ações do PIBID. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Sâmia B. E.;CHARONE, N. R.; MARTIONS, F. O.. O Processo Criativo dos abridores de letras de barcos na região do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
REALE, H. G.;CHARONE, N. R.; LEAO, A. C. A.. A Importancia do Planejamento de Ensino em Artes.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
ONO. Ricardo Harada;CHARONE, N. R.; HAMOY, Idanise Santana de Azevedo. Estagio, experiencia formadora: na prática a teoria é outra?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
Coelho, Edilson da Silveira; LEAO, A. C. A.;CHARONE, N. R.. A pintura como instrumento de ensino e aprendizagem no,contexto educaciona não formal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Faculdade de artes visuais.
MOLINARI, I. M.;CHARONE, N. R.; Magalhães, Ana Del Tabor. Medi+ação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
Deus, Zelia Amador;CHARONE, N. R.; Magalhães, Ana Del Tabor. Arte Afro-Brasileira na escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
Sequeira, Alexandre Romariz;CHARONE, N. R.; MALHEIROS, Ubiraelcio. Projetos Baratas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
MALHEIROS, Ubiraelcio; Erasmo Borges;CHARONE, N. R.. Pratcas com Desenho nas Escolas Publicas de Belem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
COSTA, L. P.;CHARONE, N. R.; Deus, Zelia Amador. Cely Feliz: nem todo risco no muro é masculino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em artes visuais) - Faculdade de artes visuais.
FILHO. Erasmo Borges de Souza;CHARONE, N. R.; ONO. Ricardo Harada. Segredos da Lua: uma proposta de webcomic amazonica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Multimidia) - Faculdade de artes visuais.
CHARONE, N. R.; BARATA JR. Mario; Sequeira, Alexandre Romariz. Jogo " O Poder de Xamã" no Ensino de Historoia da Arte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Faculdade de artes visuais.
Deus, Zelia Amador; Coelho, Edilson da Silveira;CHARONE, N. R.. Praxis da Abordagem Triangular para Saberes Artisticos e Esteticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
Sequeira, Alexandre Romariz; Coelho, Edilson da Silveira;CHARONE, N. R.. Fototaxia:os desafios da continuidade de formação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
sue Anne Regina Ferreira da Costa; FERREIRA, D. J. X.;CHARONE, N. R.. A Ilustração Cientifica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
Deus, Zelia Amador;CHARONE, N. R.; Coelho, Edilson da Silveira. Praxis da Abordagem Triangular para os saberes Artisticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
Magalhães, Ana Del Tabor;CHARONE, N. R.; Deus, Zelia Amador. A Formação Critica, Artisticfa e Social do Graduando de Artes Visuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
Sequeira, Alexandre Romariz;CHARONE, N. R.; Maneschy, Orlando Franco. Audiovisual na Ensino Médio:Proposta de Ensino de Artes Visuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
Deus, Zelia Amador;CHARONE, N. R.; Coelho, Edilson da Silveira. Praticas e Reflexões em Mediação Cultural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
Rego, Carlos Ronaldo C. Moraes; Sequeira, Alexandre Romariz;CHARONE, N. R.. As Ações Educativas e Artisticas da Gravura: serigrafia de baixo custo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
Rego, Carlos Ronaldo C. Moraes;CHARONE, N. R.; COSTA, L. P.. A Critica Social dos Conteudos na Formação docente em Artes Visuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
Coelho, Edilson da Silveira;CHARONE, N. R.; Magalhães, Ana Del Tabor. Projeto Atelier de Portas Abertas?UFPa e suas ferramentas metodologicas para o ensino das artes visuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
Maneschy, Orlando Franco;CHARONE, N. R.; Lima Barbery. Melissa. A Produção Videografica da Amazonia;Uma reflexão Poliicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
HAMOY, Idanise Santana de Azevedo; Coelho, Edilson da Silveira;CHARONE, N. R.. Desenvolvendo ações educativas no Museu Historico do EStado do Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
Maneschy, Orlando Franco; CASTRO, J.;CHARONE, N. R.. Sinval Garcia- uma analise sobre o percurso nas artes visuais na Amazonia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
COSTA. L T.;CHARONE, N. R.; Magalhães, Ana Del Tabor. OI Ensino de Arte e as Tendencias Pedagogicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Pará.
MALHEIROS, Ubiraelcio; Coelho, Edilson da Silveira;CHARONE, N. R.. Escola Adventista dos correiros e centro de estudos novo horizonte: a relação entre a religião e o ensino de arte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.; BRITO, Rosangela Marques de; Erasmo Borges. Concurso Professor Substituto Expressões Bidimensionais em Artes Visuais. 2016. Instituto de Ciencias da Arte.
CHARONE, N. R.. Seleção mestrado profissional em Artes. 2015. Instituto de Ciencias da Arte.
Coelho, Edilson da Silveira; Deus, Zelia Amador;CHARONE, N. R.; Maroja, Arthur Leandro. curso de especialzação em Artes Visuais na ediucaçao Basica. 2015. Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.. Processo Seleivo ao curso técnico de Figurino Cênico - ETDUFPa.. 2018. Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.. Processo seletivo ao curso técnico de ator. 2018. Museu da Universidade Federal do Pará.
COSTA, S. A. R. F.; SAMPAIO, V. F.;CHARONE, N. R.. Progressão Funcional de Carmen Lúcia Souza da Silva. 2018. Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.. VI Prêmio Proex de Arte e Cultura. 2017. Universidade Federal do Pará.
AZEVEDO, A. L. L.;CHARONE, N. R.; COSTA, L. P.;CHARONE, N. R.. Progressão Funcional de Sue Anne Regina Ferreira Costa. 2017. Instituto de Ciencias da Arte.
CHARONE, N. R.. Substituto na Direção da Faculdade de Artes Visuais. 2017. Universidade Federal do Pará.
Viana, Rosely Rosuenho;CHARONE, N. R.; Coelho, Edilson da Silveira. Ensino e aprendizagem de artes visuais nmo Contetxo Esvcolar. 2017. Universidade Federal do Pará.
Sequeira, Alexandre Romariz;CHARONE, N. R.; BRITO, Rosangela Marques de. Desenho de Incisão: caminho em uma produção poetica. 2017. Universidade Federal do Pará.
Deus, Zelia Amador; LEAO, A. C. A.;CHARONE, N. R.. Arte-Educação no E.J.A : o que ensinar, como ensinar?. 2017. Universidade Federal do Pará.
BAENA, G. R.; MAIA, F. A.;CHARONE, N. R.. Um estudo sobre o figurino da cantora Joelma. 2017. Faculdade Estácio de Sá.
BAENA, G. R.; MAIA, F. A.;CHARONE, N. R.. No Pulsar do meu São joão: estudo sobre figurino junino. 2017. Faculdade Estácio de Sá.
BRITO, Rosangela Marques de;CHARONE, N. R.; Deus, Zelia Amador. Comissão de Elaboração do Plan de Concurso. 2017. Instituto de Ciencias da Arte.
Coelho, Edilson da Silveira; Deus, Zelia Amador;CHARONE, N. R.; Maroja, Arthur Leandro; SILVA, Sâmia B. E.. Comissão sobre procedimentos para pesquisa e extensão da FAV. 2016. Instituto de Ciencias da Arte-Faculdade de Artes Visuais.
Sampaio, Valzeli; Coelho, Edilson da Silveira;CHARONE, N. R.. comissão Progressão funcional profa. Jorane Castro. 2016. Instituto de Ciencias da Arte-Faculdade de Artes Visuais.
CHARONE, N. R.. Aprovetamento de Estiudos. 2016. Universidade Federal do Pará.
FILHO. Erasmo Borges de Souza; BRITO, Rosangela Marques de; sue Anne Regina Ferreira da Costa;CHARONE, N. R.; SILVA, Sâmia B. E.; GOMES, A. N. S.. Membro da comissão da Faculdade de Artes Visuais na ellaboração de nornmas e procedimenos para projeos de pesquisa e e xtensão. 2016. Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.; GARCIA. Sonia Maria Chada; Deus, Zelia Amador. Comissão progressõ funcional deWaldete Brito Silva de Freitas. 2016. Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.; GARCIA. Sonia Maria Chada; Deus, Zelia Amador. avaliação de produtividade para efeito de progressao funcional de Valéria Frota de Andrade. 2016. Escola de Tetro e Dança da UFPàs..
CHARONE, N. R.; GARCIA. Sonia Maria Chada; Deus, Zelia Amador. Comissão para avaliação de desepelnho de Ines Antonia Santos Ribeiro. 2016. Escola de Teatrop e Dança da UFPa..
CHARONE, N. R.; GARCIA. Sonia Maria Chada; Deus, Zelia Amador. Comissão de avaliação de rodção ararogressoa fucional de Albert da Cunha e Silva Neto. 2016. Escola de Tetro e Dança da UFPàs..
PALHETA, C.; BRIGIDA, Miguel Santa; VIVEIROS, M. L. C.;CHARONE, N. R.. III Encontro Paraense de Etnocnologia. 2016. Escola de Teatrop e Dança da UFPa..
Sampaio, Valzeli; COSTA, L. P.;CHARONE, N. R.. Progressão Funcional de Luiz Adriano Daminello. 2016. Instituto de Ciencias da Arte.
FILHO. Erasmo Borges de Souza;CHARONE, N. R.; SILVA, J. G.. Comissão Eleitoral da Faculdade de Artes Visuais. 2016. Instituto de Ciencias da Arte-Faculdade de Artes Visuais.
CARDOSO, J.; MARTINS, B. A.;CHARONE, N. R.. membro Progressão Funcional de Patricia Mara da Miranda Pinheiro. 2016. Instituto de Ciencias da Arte.
BRITO, Rosangela Marques de;CHARONE, N. R.; Erasmo Borges; sue Anne Regina Ferreira da Costa; SILVA, Sâmia B. E.; GOMES, A. N. S.. Comissão de Nrmas e procedimentos para a pesquisa e Extensão - FAV. 2016. Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.; BRITO, Rosangela Marques de; Erasmo Borges. Presidente da Comissão processo seletivo professsor Substituto.. 2016. Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.. Processo Seletivo Mestrado Profissional em Artes. 2015. Instituto de Ciencias da Arte.
LEAO, A. C. A.;CHARONE, N. R.; Sampaio, Valzeli; BRITO, Rosangela Marques de; Sequeira, Alexandre Romariz. membro Nucleo Docente Estrururante Bacharelado em Artes Visuais. 2015. Faculdade de artes visuais.
CHARONE, N. R.; BRITO, R. M.; Sequeira, Alexandre Romariz. presidente do teste de habilidades ar a graduação em artes visuas. 2015. Faculdade de artes visuais.
CHARONE, N. R.. membro AD HOC -PROEX- Eixo Transversal 2015. 2015. Universidade Federal do Pará.
Orientou
A geografia do Ensino de Artes Visuais em I; garape Açu - caminhos e descminhos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Artes Visuaos) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
o Realismo e o ensino de artes visuai; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
Artes Visuais e educação ambiental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
Resistencia Gráfica: quadrinhos como mídia didático pedagógica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
A Formação Inicial sob a perspectiva do PIBID e o amparo teprico do estágio supérvisionado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
Artes Visuais na educação inclusiva: um rlato de experiencia na educação inclusiva,; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
A Importancia do Planejamento de Ensino em Artes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Liecnciaturta em Artes Visuais) - Universidade federal doPará; Orientador: Neder Roberto Charone;
Animação e Identidade Cultural: uma experiencia nas aulas de artes visuais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Artistica) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
Trapiche; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
Laboratorio de Pintura Digital: um tradicional contemporaneo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais) - Universidade Fedral do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
Responsabilidade Social e o Ensino de Artes Visuais: relato de Experiencia do Projeto Clube da Boa Vizinhaça; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
das Experiencias do PIBID a Construçãode uma midia pedagogica,; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
Relações metodologicas apropriadas as Artes Visuais no projeto PIBID; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
A formação do Mediador ultural como meio de inclusão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Artes Visuais) - Un iversidade Fedral do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
Inautor -Praticas coletivas como afirmação do outro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em bacharelado em artes visuais) - Instituo de Ciencias da Arte; Orientador: Neder Roberto Charone;
Uma Experiencia metodologica no ensino de artes visuais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em artes visuais) - Faculdade de artes visuais; Orientador: Neder Roberto Charone;
O Exame de habilidade em Artes Visuais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
Arte em Movimento: Tecnologias Contemporaneas na Relação Arte e Educação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
Desenho: processo criativo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
Entre uias, tecida e Tambores; um releitura dos pontos riscados e bordados das espadas da Umbanda; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
A Formação Continuada dos professores de Arte: O Programa arte na esola; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
O Que é Ensinado? Analise dos conteudos dos livros didiaticos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Neder Roberto Charone;
Produções bibliográficas
-
CHARONE, N. R. . Quanto custa um PIBID?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHARONE, N. R. . Comunicações de pesquisa em andamento 2. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHARONE, N. R. ; CARDOSO, J. . a pratica da professoralidade no Programa de Incentivo a docência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CHARONE, N. R. . Criação de Figurinos: Reflexões e Exerciciois. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CHARONE, N. R. . Cenário Instalação & Instalação Cenário: proximidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CHARONE, N. R. . A Pratica Teatral Na Criação de Espaços Cenográficos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CHARONE, N. R. ; LOUREIRO, M. . quanto custa um PIBID artes visuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHARONE, N. R. . Fundamentação critica para o juri de carnaval. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHARONE, N. R. . Memorias da Fundação do Curso de Museologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHARONE, N. R. . revista TRAÇOS. belem-pa: Revista do centro de ciencias exatas e tecnologia, 2000 (ilustração).
Outras produções
SANTOS, M. ; CHARONE, N. R. ; CHARONE, N. R. . Bem Perto do Paraiso. 2015. Teatral.
CHARONE, N. R. . criação de figurinos pra atores do ' Auto doCirio 2015'. 2015. Teatral.
CHARONE, N. R. ; PALHETA, C. . o Auto do Cirio. 2014. Teatral.
CHARONE, N. R. ; Juliana Porto ; PORTO, L. . Lindanor, nas estradas do tempo, foi. 2013. Teatral.
CHARONE, N. R. . Acorde Margarida. 2012. Teatral.
CHARONE, N. R. . O Teatro de Sombras de Ofelila - Cenario e figurino. 2011. Teatral.
CHARONE, N. R. . Um homem é um Homem -. 2011. Teatral.
CHARONE, N. R. . Nossa vida não vale um chevrolet - ambientação cênica. 2011. Teatral.
COSTA, L. P. ; Sequeira, Alexandre Romariz ; BARATA, D. ; CHARONE, N. R. . Exposição In - Corporal. 2013. Outra.
CHARONE, N. R. . criaçã de figurinos para o desfile carnavalesco. 2015 (criação de figurinos).
PALHETA, C. ; MAUES, M. S. M. ; CHARONE, N. R. . Auto do Cirio-. 2015 (direção de arte).
CHARONE, N. R. . criação e confecção de enredo Brasil mostra tuas caras para Escola de Samba 'A Grande Familia. 2014 (Carnaval).
CHARONE, N. R. . Nossa Senhora, quanta Luz. 2014 (criação de figurinos para o espetaculo Auto do Cirio).
CHARONE, N. R. . Fiz do Samba Meu estandarte. 2014 (Criação de enredo e alegorias para escola de samba do carnaval).
CHARONE, N. R. . Vem ver o Peso da Minha Experiencia. 2012 (Criação de enredo para desfile da Assocação Carnavalesca Escola de Samba Piratas da Batucada).
CHARONE, N. R. . Aos Olhos da Noite tudo é possivel. 2012 (criação de enredo e carros alegoricos para o desfile carnavalesco da Associação Carnavalesca Escola).
CHARONE, N. R. . So de lembrara da mardita me alembrei de abaeté. 2011 (ilustração criação de figurinos e alegorias).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Memória Artistico Estética do Final do Seculo XX, Descrição: A Pesquisa busca cartografar as produções nas artes visuais dos ultimos 30 anos do século XX, e suas semelhanças e dferenças.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Neder Roberto Charone - Coordenador / Medeiros, José Afonso - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pará, Instituto de ciencias da arte. , augusto correa s/n, guamá, 66075900 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (091) 2112121, Ramal: 7975, URL da Homepage:
Experiência profissional
1978 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: profesor adjunto IV, Carga horária: 40
Atividades
-
12/2006
Direção e administração, Instituto de Ciencias da Arte - Faculdade de Artes Visuais, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
-
01/2005 - 11/2005
Direção e administração, Universidade do Estado do Pará, .,Cargo ou função, professor visitante.
1995 - 2009
Universidade da AmazôniaVínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40
2005 - 2005
Universidade do Estado do ParáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: horista
Outras informações:
professor na Disciplina Seminário de Monografia em Arte III- Curso de Pos Graduação Lato Sensu em Educação
Atividades
-
01/2005 - 01/2005
Ensino, Especiaçlização em ensino das artes na Educação bá, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminario de Monografia em Artes III
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Neder Roberto Charone e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?