Maria do Céu de Araújo Santos

Doutora pelo Programa de Pós-graduação Comunicação, Linguagens e Cultura - PPGCLC - pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 2023. Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 2015. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação, Linguagens e Cultura; e do Programa de mestrado profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental (PPGC); e dos cursos de graduação em Pedagogia, Letras, História, Fonoaudiologia, Artes Visuais e Ciências Biológicas. Exerceu cargo de coordenação do curso de pedagogia no Programa de Interiorização das Licenciaturas na Universidade da Amazônia (UNAMA); coordenou o Núcleo de Acessibilidade da Universidade da Amazônia (UNAMA). Coordenadora de Área do Programa Nacional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Coordenadora do Grupo de Estudos Práticas Culturais nas Escolas da/na Amazônia Paraense (GEPEA); Membro do Grupo de Estudos interinstitucionais Narramazônia: narrativas contemporâneas da Amazônia Paraense (UFPA/UNAMA); e do Grupo de Pesquisa Academia do peixe frito e negritude no norte do Brasil. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão - GEPIDI/UNAMA.Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Inclusiva, Diversidade Cultural, Alfabetização e Letramento.

Informações coletadas do Lattes em 19/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura

2019 - 2023

Universidade da Amazônia
Título: CORPUS DE PAPEL: A Prostituição em Ildefonso Guimarães e Edyr Augusto Proença
Prof. Dr. Paulo Jorge Martins Nunes. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura

2013 - 2015

Universidade da Amazônia
Título: MULHERES PROFESSORAS, PONTES SOBRE ÁGUAS: relatos de identidades no município de Afuá, Marajó, Pará
Orientador: Vânia Maria Torres Costa
, Ano de Obtenção: 2015.

Especialização em Psicopedagogia

2000 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: o (re)conhecimento de histórias diversas
Orientador: Maria Christina Zentgraf

Graduação em Pedagogia

1996 - 1999

Universidade da Amazônia

Formação complementar

1998 - 1999

Formação de Professores de 1ª a 4ª séries do E. F.. (Carga horária: 1810h). , Centro Educacional de Niteroi, CEN*, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores/Especialidade: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional.

Organização de eventos

SANTOS, M. C. A. . XII Confluências - Cultura amazônica, outras territorialidades e crise climática?,. 2025. (Congresso).

SANTOS, M. C. A. . I Seminário da Residência Pedagógica e PIBID - Saberes e Práticas Pedagógicas no Contexto da Diversidade Amazônica. 2023. (Outro).

SANTOS, M. C. A. ; [et a] . Fórum de Interiorização: Letras - Matemática - Pedagogia "O Profissional da Educação: identidade e compromisso social". 2002. (Outro).

SANTOS, M. C. A. ; VALLINOTO, A. C. S. M. ; FERREIRA, R. H. N. ; FERNANDES, Z. B. ; MORAES, G. B. F. M. ; OLIVEIRA, M. A. C. ; MAUÉS, J. ; SOARES, V. L. P. . III Semana Acadêmica de Pedagogia - 500 anos de Educação e Cultura: do passado ao futuro. 1999. (Outro).

Participação em eventos

I CONGRESSO INTERNACIONAL STRICTO SENSU UNAMA - COP UNIVERSITÁRIA. CANÇÃO NA AMAZÔNIA: A NATUREZA COMO ESPAÇO DE VIDAS NO BLOCO ?PRETINHOS DO MANGUE. 2025. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL STRICTO SENSU UNAMA - COP UNIVERSITÁRIA. LITERATURA INDÍGENA E A URGÊNCIA DE ADIAR O FIM DO MUNDO. 2025. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL STRICTO SENSU UNAMA - COP UNIVERSITÁRIA. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CENÁRIO EDUCA NA TV: Realidade em Ananindeua/Pará. 2025. (Congresso).

Simpósio de Trabalho do XII Confluências ? Congresso Anual de Comunicação, Linguagens e Cultura da/na Amazônia,. O OLHAR E AS LENTES DA ARTISTA NAY JINKNSS: VIDAS NO MERCADO VER-O-PESO ? BELÉM/PA. 2025. (Congresso).

I Seminário da Residência Pedagógica e PIBID - Saberes e Práticas Pedagógicas no Contexto da Diversidade Amazônica.A educação Lúdica Como Estratégia de Instrumento Educacional. 2023. (Seminário).

I Seminário da Residência Pedagógica e PIBID - Saberes e Práticas Pedagógicas no Contexto da Diversidade Amazônica.Um Dia de Poesia: Produção de Texto Interativa. 2023. (Seminário).

I Seminário da Residência Pedagógica e PIBID - Saberes e Práticas Pedagógicas no Contexto da Diversidade Amazônica.A Arte da Alfabetização: A Fotografia Como Recurso Metodológico no Processo de Alfabetização. 2023. (Seminário).

I Seminário da Residência Pedagógica e PIBID - Saberes e Práticas Pedagógicas no Contexto da Diversidade Amazônica.O Lúdico e a Aprendizagem. 2023. (Seminário).

I Seminário da Residência Pedagógica e PIBID - Saberes e Práticas Pedagógicas no Contexto da Diversidade Amazônica.A Importância de Práticas Significativas de Leitura, Com a Parceria da Família Para o Desenvolvimento Escolar Dos/as Discentes, em Uma Escola Pública em Belém/PA. 2023. (Seminário).

Ciclo de Debates: Formação do(a) Pedagogoa(a) no mundo em transição: uma visão do campo profissional.Relatos de Experiências de Pedagogos Egressos da UNAMA ? A Atuação do Pedagogo Diante das Tecnologias Digitais. 2021. (Outra).

Ciclo de Debates: Formação do(a) Pedagogoa(a) no mundo em transição: uma visão do campo profissional.Relatos de Experiências de Pedagogos Egressos da UNAMA ? Como desenvolver seu potencial empreendedor na Pedagogia?. 2021. (Outra).

Ciclo de Debates: Formação do(a) Pedagogoa(a) no mundo em transição: uma visão do campo profissional.Relatos de Experiências de Pedagogos Egressos da UNAMA? O Papel do Pedagogo na Gestão Escolar do Ensino Médio. 2021. (Outra).

Ciclo de Debates: Formação do(a) Pedagogoa(a) no mundo em transição: uma visão do campo profissional.Relatos de Experiências de Pedagogos Egressos da UNAMA ? Ser Professora e Pesquisadora ? desafios da formação de professores e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Diversidade e Inclusão (GEPIDI/UNAMA). 2021. (Outra).

Ciclo de Debates: Formação do(a) Pedagogoa(a) no mundo em transição: uma visão do campo profissional.Relatos de Experiências de Pedagogos Egressos da UNAMA ? Memórias de um Pedagogo na Gestão de Pessoas. 2021. (Outra).

Ciclo de Debates: Formação do(a) Pedagogoa(a) no mundo em transição: uma visão do campo profissional.Relatos de Experiências de Pedagogos Egressos da UNAMA- A Atividade Comunitária em Tempos de Pandemia ? Projeto ALPHA. 2021. (Outra).

I Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia.A invenção da professora da escola da zona rural na telenovela brasileira. 2013. (Outra).

XIII Fórum Paraense de Letras.Coordenadora da Mesa-Redonda. 2007. (Outra).

Curso Gestão, Supervisão e a Prática Pedagógica.Capacitadora. 2006. (Outra).

IX Semana Acadêmica de Pedagogia - V Fórum de Interiorização das Licenciaturas "Paradigmas Emergentes na/da Educação Contemporânea".coordenadora da sessão de comunicação oral. 2005. (Outra).

IX Semana Acadêmica de Pedagogia - V Fórum de Interiorização das Licenciaturas "Paradigmas Emergentes na/da Educação Contemporânea". 2005. (Outra).

II Encontro das Universidades Argentino-Brasileiras: Amazonia y Patagonia, hacia la verdadera integración. 2004. (Encontro).

IV Fórum de Interiorização das Licencaturas " Educação Escolar: significados e valores no contexto sócio-cultural". 2004. (Outra).

V Congresso Internacional de Educação. Relatosd e Vidas: bandeiras de luta das mulheres-professoas. 2004. (Congresso).

VIII Semana Acadêmica de Pedagogia "Educação, Interdisciplinaridade e Tecnologias de Informação e comunicação". 2004. (Outra).

X Fórum Praense de Letras "Rio abaixo rio acima: literatura, língua, memória e identidade coltural na Amazônia". 2004. (Outra).

III Fórum de Interiorização das Licenciaturas "Da Alfabetização ao Letramento: o desafio social aos educadores". 2003. (Outra).

I Simpósio de Pós-Graduação em Educação. 2003. (Simpósio).

VII Semana Acadêmica de Pedagogia.Mini-curso A Linguagem Audiovisual no Ensino: elaboração e utilização. 2003. (Outra).

Encontro com Edgar Morin e Michel Maffesoli: ideologia e ciência no mundo globalizado. 2002. (Encontro).

II Jornada Intermunicipal de educação "A Formação do professor, os saberes sociais e os saberes escolares, hoje".Palestrante. 2002. (Outra).

1º Fórum de Interiorização. 2001. (Outra).

Oficina de Metodologia Acadêmica do CESUPA.Ministrante. 2001. (Oficina).

1ª Bienal da Terra: reforma agrária e meio ambiente. 1999. (Outra).

Curso de capacitação de monitores. 1999. (Outra).

Curso de Capacitação para Alfabetização do Programa Alfabetização Solidária.Instrutora. 1999. (Outra).

III Semana Acadêmica de Pedagogia. 1999. (Outra).

Palestra O Orientador Educacional: ação e compromisso. 1999. (Outra).

Ciclo de Palestras - ANPAE. 1998. (Outra).

Curso de capacitação de monitores. 1998. (Outra).

I Encontro para a Compreensão dos distúrbios de aprendizagem, Enfoque Neurológico para Não Médicos. 1998. (Outra).

II Encontro Estadual de Educação Infantil - O atendimento às crianças de zero a seis anos: dos direitos às políticas públicas. 1998. (Encontro).

II Semana Acadêmica de Pedagogia. 1998. (Outra).

I Seminário sobre avaliação da escola Estadual de Ensino Fundamental Profa. Hilda Vieira. 1998. (Seminário).

IV Fórum Paraense de Letras. 1998. (Outra).

Semana acadêmica de Pedagogia "Formação do educador: um pensar e agir sem fronteiras". 1998. (Outra).

Semana Universitária "Globalização X Exclusão". 1998. (Outra).

V Edição da Feira do Vestibular.Expositora. 1998. (Outra).

VIII Semana normalista.Mini-curso Freinet: busca de renovação, uma necessidade. 1998. (Outra).

I Fórum de Educação da Unama: do educador para a educação da Amazônia. 1997. (Outra).

Seminário Unficado de Educação Especial - a educação suas concepções, ações efetivas e a experiência cubana. 1997. (Seminário).

Curso de Formas de Expressão na Pré-Escola. 1996. (Outra).

Curso de Psicomotricidade. 1996. (Outra).

Semana Universitária "Educação e Desenvolvimento na Amazônia: desafios e ações da Unama". 1996. (Outra).

Semana Universitária "Educação e Desenvolvimento na Amazônia: desafios e ações da UNAMA". 1996. (Outra).

Semana Universitária "Educação e Desenvolvimento na Amazônia: desafios e ações da UNAMA". 1996. (Outra).

Curso de Linguagem I (Alfabetização, Morfologia e Sintaxe) - Enriquecimento da Linguagem Articulada, Gráfica e Ortográfica. 1991. (Outra).

Mini-curso de Psicomotricidade. 1991. (Outra).

Curso Secretária, Assessoria Direta do Executivo. 1988. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: FRANCISCA RUTIERLY CORDEIRO GOMES

TOURINHO, H. L. Z.;SANTOS, M. C. A.. URBANISMO TÁTICO COMO POLÍTICA PÚBLICA: AVALIAÇÃO PÓSOCUPAÇÃO DO PROJETO ?AMOR POR SÃO MIGUEL?.. 2025. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano) - Universidade da Amazônia.

Aluno: PATRÍCIA CABRAL DUARTE

SANTOS, M. C. A.; BARROS, T. A.; ASSUMPCAO, D. J. F.; CASTRO, J. G.; CASTRO, R. M. S.. O ENSINO DE INGLÊS PARA O 6º ANO EM ESCOLA PÚBLICA: CAMINHOS PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Luís Fernando Ribeiro Almeida

SANTOS, M. C. A.; CASTRO, J. G. O.. HUMBERTO DE CAMPOS, CRÍTICO LITERÁRIO: recepção e juízos as narrativas amazônicas (1920-1930). 2025. Tese (Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Anna-Beatriz Bassalo Aflalo

NUNES, M. C. R. G.;SANTOS, M. C. A.. PÁGINAS EM POSTS: um método de educação e divulgação patrimonial via Instagram. 2025. Tese (Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: EULINA MAIA RODRIGUES

ARROYO, M. B. C. F.;SANTOS, M. C. A.. EQUIDADE DE GÊNERO E JUSTIÇA SOCIAL FEMININO: ANÁLISE SOBRE TRATATIVAS DOCUMENTAIS EM RELAÇÃO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA ESTABELECIDAS NA LEI MARIA DA PENHA. 2025. Tese (Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: MARIA FELICIA ASSMAR FERNANDES CORREIA MAIA

OLIVEIRA, I. C. G.;SANTOS, M. C. A.. AMAZÔNIA FASHION WEEK E A TRAJETÓRIA DE CONSTRUÇÃO DA MODA AUTORAL DA/NA AMAZÔNIA. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: LEONARDO JOSÉ GÓES OLIVEIRA

KLAUTAU FILHO, J. M.;SANTOS, M. C. A.. DISTOPIAS E O CINEMA: ANÁLISE DOS DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES EM 'LARANJA MECÂNICA', 'BLADE RUNNER' E 'ELA?.. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: JOYCE CRISTINA FARIAS DE AMORIM

SANTOS, M. C. A.; CASTRO, J. G. O.; SILVA, M. P. S. C.. ESCRITAS INSUBMISSAS, LITERATURAS INSURGENTES: o ressoar do feminismo negro nas/das tessituras literárias de Maria Firmina dos Reis e de Carolina Maria de Jesus.. 2024.

Aluno: LINDACI DA ASSUNÇÃO ANTUNES COELHO

SANTOS, M. C. A.; ARROYO, M. B. C. F.; AZEVEDO, A. D. M.; VASQUEZ, E. L.. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO CARCERÁRIA: Produção de uma sequência didática com uso do método de modelagem matemática. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: FRANCISCA RUTIERLY CORDEIRO GOMES

SANTOS, M. C. A.; NUNES, M. C. R. G.; LOBO, M. A. A.; TOURINHO, H. L. Z.. URBANISMO TÁTICO COMO POLÍTICA PÚBLICA APLICÁVEL: AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DO PROJETO ?AMOR POR SÃO MIGUEL?.. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano) - Universidade da Amazônia.

Aluno: RICARDO VIANA PEREIRA

SANTOS, M. C. A.; TAVARES, C. M.; SILVA, M. M. T.. ESTUDOS SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL DA MARGEM ESQUERDA DO RIO TOCANTINS: A particularidade da Vila de Juába no contexto da modernidade.. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão do Conhecimento para o Desenvolvimento socioambiental.) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Cleuma Roberta de Souza Marinho

SANTOS, M. C. A.; AZEVEDO, A. D. M.; CAMPOS, R. M. R.; ASSUMPCAO, D. J. F.; SILVA, M. P. S. C.; ALMEIDA, E. M. M.. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUDENTES, ACESSÍVEIS E ADAPTADAS: AO CURRÍCULO DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS ESTUDO DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA DA ILHA DE SANTANA NA AMAZÔNIA AMAPAENSE (AP). 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: YASMIN CABRAL GOMES

SANTOS, M. C. A.; KLAUTAU JR, J. M.; SILVA, J. L. E.; BRITO, R.. Rastros expressionistas: embates de uma Geração 80 na Arte Contemporânea Paraense. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Ilvanete Almeida & Leila Jeanne Guimarães Briones

SANTOS, M. C. A.. A Formação do Farmacêutico para atuar na Farmácia Hospitalar: uma necessidade a ser defendida. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: CELSO MENDONÇA LOPES

SANTOS, M. C. A.; SILVA, T. S. S.. A INCLUSÃO DE PESSOAS CEGAS NAS ARTES VISUAIS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade da Amazônia.

Aluno: JAMILLE CRISTINA DA SILVA LOUREIRO E RUBYA MONTEIRO DA SILVA

SANTOS, M. C. A.. A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia.

Aluno: NATÁLIA ARAÚJO SANTOS E SÁDIO DE SOUZA ARAÚJO JÚNIOR

SANTOS, M. C. A.; SOUZA, A P PEREIRA. METODOLOGIA MONTESSORIANA: O PAPEL DOS EXERC´CICIOS DE VIDA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia.

Aluno: NATÁLIA ARAÚJO SANTOS E SÁDIO DE SOUZA ARAÚJO JÚNIOR

SANTOS, M. C. A.; SOUZA, A P PEREIRA. O CONHECIMENTO DE MUNDO NA PERSPECTIVA MONTESSORIANA: A CRIANÇA E A EDUCAÇÃO CÓESMICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia.

Aluno: IGOR RAFAEL DA SILVA E LORENA TAVARES

SANTOS, M. C. A.. A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade da Amazônia.

Aluno: EUNICE PEREIRA DOS SANTOS FERREIRA, JHULANE VILELA MONTEIRO,

SANTOS, M. C. A.; SILVA, Tamilis. S.S. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia.

Aluno: SEM IDENTIFICAÇÃO NA DECLARAÇÃO

SANTOS, M. C. A.. DISCIPLINA TÉCNICA CIRÚRGICA VETERINÁRIA, EPIDEMIOLOGIA E PLANEJAMENTO EM SAÚDE ANIMAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MEDICINA VETERINÁRIA) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Não consta na declaração

SANTOS, M. C. A.. DISCIPLINA DISFUNÇÕES NEUROFUNCIONAIS ADULTO E INFANTIL, FISIOTERAPIA AQUÁTICA, ONCOFUNCIONAL, FIDIOTERAPIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Não consta na declaração

SANTOS, M. C. A.. DISCIPLINA BROMATOLOGIA E TECNOLOGIA DOS MEDICAMENTOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FARMÁCIA) - Universidade da Amazônia.

Aluno: NEVES, Edinamar Briane Oliveira

SANTOS, M. C. A.. FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO: uma análise do fazer fonoaudiológico no contexto educacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade da Amazônia.

Aluno: JEANINE DE SOUSA RIBEIRO E JESCICA ESTUMANO ARMADA

SANTOS, M. C. A.. ERROS ORTOGRÁFICOS E INTELIGIBILIDADE DE ESCRITA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO PROFESSOR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Sâmia Kassahara Lemos

SANTOS, M. C. A.. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O PERFIL DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DE LEITURA EM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade da Amazônia.

Aluno: ANTÔNIO BRUNO CAVALCANTE FERREIRA

SANTOS, M. C. A.. PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS NO COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade da Amazônia.

Aluno: ROSIANE SILVA SANTOS

SANTOS, M. C. A.. A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA LÍNGUA PORTUGUESA. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade da Amazônia.

Orientou

Márcia Cristina Corrêa Lopes Araújo

O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA PREVENSÃO DE CONFLITO NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Priscila Ataíde Rodrigues

A BRINCADEIRA QUE TRANSITA DA LAMA À FOLIA: conservação ambiental, cultura amazônica e identidade curuçaense por meio do bloco "Pretinhos do Mangue"; ; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia; (Orientador);

Tamilis do Socorro Silva da Silva

Sustentabilidade e Educação: Práticas significativas na construção de habilidades e competências para crianças ribeirinhas; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Luiza Helena de Oliveira Vidal

BUSCANDO OS SENTIDOS E TECENDO SIGNIFICADOS: O que pensam os professores alfabetizadores do Município de Ananindeua sobre o ler por prazer no contexto da Alfabetização em Território Amazônico; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia; (Orientador);

Danielle Doce Dias Silva

A INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DE DÉFIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: estratégias desenvolvidas em uma universidade privada na cidade de Belém, estado do Pará; ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gisele Regina Corrêa dos Santos

Os Desafios do Gestor Escolar Frente as Novas Condicionalidades Educacionais no município de Concórdia do Pará; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia; (Orientador);

Maria do Socorro dos Santos Jucá

GESTÃO DEMOCRÁTICA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) - Universidade da Amazônia; (Orientador);

Iranilde dos Anjos & Maria Eleneide Gomes da Silva

Recreação na Educação Infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Maria do Céu de Araújo Santos;

Ana Bérgula Rodrigues Silva & Maria José dos Santos silva

Brinquedos e Brincadeiras; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Maria do Céu de Araújo Santos;

Cecília Ferraz & Maria Auxiliadora Alves Bandeira

O Ambiente Alfabetizador: um estudo da aquisição da leitura e da escrita na infância; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Maria do Céu de Araújo Santos;

Antônia Ivone Oliveira & Maria do Socorro Reis costa

Indisciplina na Escola: uma herança familiar ou fruto da sociedade?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Maria do Céu de Araújo Santos;

Antônio Arlan de Vasconcelos & Armando R

de Farias Oliveira; Avaliação da aprendizagem nas séries Ininciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Cardoso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Maria do Céu de Araújo Santos;

José Hilton Chagas Machado & Milton José Serrão Machado

Orientação Sexual na Pré-Adolescência; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Maria do Céu de Araújo Santos;

Claudiléia Ferreira silva & Lucycléia Rocha silva

Saúde na Escola; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Maria do Céu de Araújo Santos;

Maryse Oliveira Brito

Gestão Escolar: o olhar de equipe para a escola; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Maria do Céu de Araújo Santos;

Maria José dos Santos amorim & Adriana Bandeira Moreira

Práticas Musicais na Educação Infantil: um caminho possível; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Maria do Céu de Araújo Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, M. C. A. ; CARDOSO, B. ; NUNES, P. . QUANDO OS SEMÁFOROS DE BELÉM FALAM WARAO DA DIÁSPORA NO CONTEXTO AMAZÔNICO DE HOJE. Revista Eletrônica Trama Interdisciplinar , v. 15, p. 246-266, 2025.

  • OLIVEIRA, L. J. G. ; SANTOS, M. C. A. . A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUAS REPRESENTAÇÕES NO CINEMA: O DISCURSO DO FILME 'ELE' (HER). ASAS DA PALAVRA (UNAMA) , v. 21, p. 91-110, 2024.

  • ASSUMPCAO, D. J. F. (Org.) ; SANTOS, M. C. A. (Org.) ; ALMEIDA, Luis Fernando A. (Org.) ; ARAÚJO, William Silva (Org.) . XI CONFLUÊNCIAS 2024 - Congresso Anual de Comunicação, Linguagens e Cultura da/na Amazônia. 1. ed. Belém: Editora Unama, 2024. v. 01. 193p .

  • SANTOS, M. C. A. ; AZEVEDO, A. D. M. (Org.) ; ARROYO, M. B. C. F. (Org.) ; SOUZA, Cleuma Roberta de S (Org.) . GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INTERDISCIPLINARES DIVERSIDADE E INCLUSÃO. 1. ed. Belém: Unama, 2024. v. 1. 193p .

  • SANTOS, M. C. A. ; COSTA, V. M. T. ; AZEVEDO, A. D. M. ; NUNES, P. J. M. . OITO VIDAS OUVIDAS: RELATO DE PROFESSORAS RIBEIRINHAS NA CIDADE DE AFUÁ, ESTADO DO PARÁ.. In: Leila Adriana Baptaglin; Lorranne Gomes da Silva; Luciene Cristina Risso; Alexandre de Castro Campos; Isaltina Santos da Costa Oliveira. (Org.). POVOS ORIGINÁRIOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS. 1ed.Cachoeirinha, Palmas: Editora Fi, 2024, v. 1, p. 293-316.

  • SANTOS, M. C. A. ; GOMES, Y. C. . O trabalho das empregadas domésticas no contexto da pandemia da covid-19: realidade reflexiva. In: Joyce Cristina Farias de Amorim. (Org.). Relações de gênero: narrativas de saberes e vivências. 1ed.São Paulo: A arte da palavra, 2021, v. 1º, p. 1-8.

  • SANTOS, M. C. A. ; CIPRIANO, J. A . ACOMPANHAMENTOS PEDAGÓGICOS DESENVOLVIDOS EM SALAS REMOTAS COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNO: OS DESAFIOS DO ENSINO UNIVERSITÁRIO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. ACOMPANHAMENTOS PEDAGÓGICOS DESENVOLVIDOS EM SALAS REMOTAS COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNO: OS DESAFIOS DO ENSINO UNIVERSITÁRIO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 01ed.Campina Grande: Editora Realize, 2021, v. 01, p. 1-18.

  • SANTOS, M. C. A. . Relatos de Vidas: bandeiras de luta das mulheres-professoas. In: V Congresso Internacional de Educação, 2004, São Luís. Os Desafios no Processo de Ensino-Aprendizagem. Jão Pessoa: Autores Associados - Editora Universitária, 2004. v. 1. p. 216-216.

  • SANTOS, M. C. A. . Diversidade e Amazônia: vivências e experiências em Educação Ribeirinha. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. C. A. ; CIPRIANO, J. A . A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA SURDA EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAFETIVA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, M. C. A. . A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAR LETRANDO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. C. A. . Posfácio. Imperatriz/MA, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

Outras produções

SANTOS, M. C. A. . Avaliador(a) de Trabalhos no processo seletivo 2024-2025 do Programa de Iniciação Científica da UNAMA (Unidades Belém-Alcindo Cacela, Belém-Park Shopping, Ananindeua, Castanhal e Marabá), na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.. 2024.

SANTOS, M. C. A. . ESPAÇO CRIANÇA - XV Colóquio, Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade (CODS). 2024.

SANTOS, M. C. A. . Parecer de um (01) ad hoc para a Revista Movendo Ideias (v. 29, n. 2, 2024). 2024.

SANTOS, M. C. A. . ATIVIDADE TÉCNICA-PEDAGÓGICA - Formação acadêmica para os Núcleos de atendimento aos Estudantes (NAE). 2024.

SANTOS, M. C. A. . SUBPROJETO ALFABETIZAR NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO (SICAPES). 2024.

SANTOS, M. C. A. . ESPAÇO CRIANÇA - CODS. 2024.

SANTOS, M. C. A. . PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO TÉCNICAS ATIVIDADES DE METODOLOGIAS ATIVAS - DISCIPLINA DIDÁTICA - CURSO PEDAGOGIA.. 2024.

SANTOS, M. C. A. . PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO TÉCNICA ATIVIDADES DE METODOLOGIAS ATIVAS, DISCIPLINA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - CURSO DE PEDAGOGIA.. 2024.

SANTOS, M. C. A. . PRODUÇÃO TÉCNICA DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UNAMA. 2024.

SANTOS, M. C. A. . Parecer de um (01) ad hoc para a Revista Movendo Ideias (v. 29, n. 1, 2024). 2024.

SANTOS, M. C. A. . ATIVIDADE TÉCNICA-PEDAGÓGICA - Formação acadêmica para os Núcleos de atendimento aos Estudantes (NAE). 2023.

SANTOS, M. C. A. . ELABORAÇÃO DE PROJETO E COORDENAÇÃO TÉCNICA DO EVENTO ACADÊMICO: UNIVERSODADE INCLUSIVA. 2023.

SANTOS, M. C. A. . ATIVIDADE TÉCNICA-PEDAGÓGICA - Formação acadêmica para os Núcleos de atendimento aos Estudantes (NAE). 2022.

SANTOS, M. C. A. . A EDUCAÇÃO NÃO CONTA CROMOSSOMOS. 2022.

SANTOS, M. C. A. . DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO. 2022.

SANTOS, M. C. A. . MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: GUIA DA DISCIPLINA HÍBRIDA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2022.

SANTOS, M. C. A. . PROJETO SER PREPARA PARA EXAMES EXTERNOS.. 2021.

SANTOS, M. C. A. . MATERIAL DIDÁTICO: GUIA DISCIPLINA HÍBRIDA ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2021.

SANTOS, M. C. A. . Produção técnica de material didático pedagógico disciplina Híbrida de Didática.. 2021.

SANTOS, M. C. A. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, M. C. A. . PÓS-GRADUAÇÃO MBA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E MÍDIA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, M. C. A. . PÓS-GRADUAÇÃO EM LATO-SENSU EM DIREITO PROCESSUAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, M. C. A. . Organização do Espaço e Tempo na Sala de Aula. 2006. .

SANTOS, M. C. A. ; MAUÉS, J. . Didática. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para os cursos de Graduação em Pedagogia (Interiorização)).

SANTOS, M. C. A. . TECNOLOGIA E INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Prêmios

2012

Nome de Turma Curso de Pedagogia Belém, Universidade da Amazônia.

2007

Nome de Turma do Curso de Licenciatura em Pedgogia - Terra Santa/PA (PETES), UNAMA.

2006

Nome de Turma do Curso de Licenciatura em Pedgogia - Benevides/PA (PEBEN), UNAMA.

2006

Nome de Turma do Curso de Licenciatura em Pedgogia - Juruti/PA (PEJUR 1), UNAMA.

2005

Nome de Turma do Curso de Licenciatura em Pedgogia - Ananindeuas/PA (PEANA 3), UNAMA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade da Amazônia, Conselho Universitário. , AVENIDA ALCINDO CACELA, Nº287, UMARIZAL, 66066902 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 40093165, Fax: (91) 40093190, URL da Homepage:

Experiência profissional

2000 - Atual

Universidade da Amazônia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

1998 - 1999

Universidade da Amazônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Em Didática, de abril a dezembro de 1998; e em Prática de Ensino, de abril a dezembro de 1999.

Atividades

  • 10/2023

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Linhas de pesquisa

  • 03/2000

    Ensino, PEDAGOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino na Ed. Infantil e Séries Iniciais do E. F. com base na Arte na Educação Física, Estágio de Gestão Escolar, Aprendizagem e Novas Tecnologias em Educação, Política e Planejamento Educacional, Didática

  • 03/2000

    Ensino, LETRAS, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática, Metodologia Científica

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, Comunicação, Linguagens e Cultura, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Sociedade, Representação e Tecnologia

  • 03/2024 - 06/2024

    Ensino, Comunicação, Linguagens e Cultura, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos Avançados em Comunicação, Linguagens e Cultura

  • 03/2000 - 05/2010

    Direção e administração, Superintendência de Interiorização.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia da Interiorização.

  • 03/1997 - 03/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Superintendência de Pesquisa.Linhas de pesquisa

2001 - 2001

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Sem vínculo empregatício; atividades realizadas por módulo.

Atividades

  • 03/2002 - 10/2002

    Ensino, Docência no Ensino Superior, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática e Práticas Inovadoras, Tecnologia e Informática na Educação

2000 - 2001

Prefeitura Municipal de Belém

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional, Carga horária: 40

Outras informações:
Concurso Público, edital nº 01/2000

Atividades

  • 01/2000 - 01/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação.Atividade realizada, Orientação Educacional.