Francisco Thiago Rocha Vasconcelos

Professor Adjunto dos cursos de Bacharelado em Humanidades e de Licenciatura em Sociologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em Redenção-CE. Líder do SEJUDH/UNILAB - Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Ciências Sociais pela UFC. Atua principalmente nos seguintes temas: violência, criminalidade, segurança pública, sociologia dos intelectuais e do conhecimento científico.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2010 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Esboço de uma sociologia política das ciências sociais contemporâneas (1968-2010): a formação do campo da segurança pública e o debate criminológico no Brasil
Orientador: em Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales ( René Lévy)
com Sergio Franca Adorno de Abreu. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Sociologia

2007 - 2009

Universidade Federal do Ceará
Título: Violência e Academia: a construção político-intelectual do Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP),Ano de Obtenção: 2009
César Barreira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

2003 - 2007

Universidade Federal do Ceará
Título: A Municipalização da Segurança Pública em Maracanaú-CE
Orientador: César Barreira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Política. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Curso de Formação Básica no Magistério Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2015 - 2015

Análise Qualitativa com NVivo. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Preparação Pedagógica. (Carga horária: 15h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2009

Perspectivas teóricas e metodológicas redes sociai. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2005 - 2005

mini-curso Reforma Ágraria: Um debate aberto. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia dos Intelectuais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Política.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Pensamento Social Brasileiro.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VASCONCELOS, F. T. R. . Minicurso Metodologia de Pesquisa Quantitativa Aplicada às Ciências Sociais. 2016. (Outro).

VASCONCELOS, F. T. R. . Mesa Redonda Formação, Profissão e Trabalho do(a) Professor(a) de Sociologia na Educação Básica: Especificidades, Desafios e Perspectivas. 2016. (Outro).

VASCONCELOS, F. T. R. . Palestra Lutas Simbólicas: o jogo como metodologia de ensino de sociologia. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Aula Magna do Curso de Pós-Graduação em Sociologia da UFMT.O campo da segurança pública no Brasil: coalizões em disputa e tendências políticas recentes. 2019. (Outra).

2a Semana de Sociologia da Escola Dr. Brunilo Jacó.Violência na escola e juventudes. 2018. (Outra).

III Semana do Direito do UNINTA - Centro Universitário Instituto Superior de Teologia Aplicada.(In)Segurança pública: Desafios e Políticas Sociais. 2018. (Seminário).

18 Congresso Brasileiro de Sociologia. Em torno de uma sociologia histórica e comparada da criminologia. 2017. (Congresso).

18 Congresso Brasileiro de Sociologia. Coordenação de Mesa no Fórum "Políticas Governamentais: pesquisas comparadas em contextos internacionais". 2017. (Congresso).

18 Congresso Brasileiro de Sociologia. Apresentação no Fórum "Políticas Governamentais: pesquisas comparadas em contextos internacionais". Título da apresentação: "O debate público sobre violência e segurança e as controvérsias sobre a Criminologia na França".. 2017. (Congresso).

40 Encontro Anual da ANPOCS.A reemergência da violência urbana como problema nacional no Brasil durante os anos 1970: mobilizações jurídicas, conhecimento sociológico e transições de paradigmas sobre pena e crime. 2016. (Encontro).

Ciclo de debates do Laboratório de Estudos da Violência (LEV-UFC).A FORMAÇÃO DO ?CAMPO DA SEGURANÇA PÚBLICA? E O DEBATE CRIMINOLÓGICO NO BRASIL: COALIZÕES POLÍTICAS E DIVISÕES DISCIPLINARES. 2016. (Outra).

I Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre as Cidades: Espaços, Atores e Dinâmicas no Nordeste do Brasil.I Fórum Nordestino de Cursos Superiores Interdisciplinares. 2016. (Seminário).

I Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre as Cidades: Espaços, Atores e Dinâmicas no Nordeste do Brasil.Coordenação do GT Violências, Conflitos e Vítimas no Nordeste do Brasil. 2016. (Seminário).

I Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre as Cidades: Espaços, Atores e Dinâmicas no Nordeste do Brasil.Violência, Segurança Pública e Direito à Cidade. 2016. (Seminário).

VII Seminário Nacional de Sociologia & Política.A reemergência da criminalidade violenta como problema nacional: juristas e cientistas sociais brasileiros na década de 1970. 2016. (Seminário).

39 Encontro Anual da ANPOCS.O "campo da segurança pública" no Brasil: cientistas sociais como grupo dirigente?. 2015. (Encontro).

IX Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 2015. (Encontro).

Quartas Sociológicas.A reemergência da criminalidade violenta como problema nacional: juristas e cientistas sociais brasileiros na década de 1970. 2015. (Outra).

VI Seminário Nacional de Sociologia & Política.As ciências sociais brasileiras e a formação do ?campo da segurança pública?: narrativas disciplinares e engajamentos políticos. 2015. (Seminário).

V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar.O "campo da segurança pública" nas agendas políticas e intelectuais nas ciências sociais brasileiras. 2015. (Seminário).

XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. A formação do campo da segurança pública e as ciências sociais no Brasil: redes de pesquisa, arenas de políticas pública e narrativas disciplinares. 2015. (Congresso).

I Fórum de Pesquisa sobre Vitimização de Mulheres no Sistema de Justiça Criminal - UNESP/Marília. 2011. (Outra).

III Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Ilegalismos e Lugares Morais - Universidade Federal do Ceará / UFC.Imagens da violência como problema público na redemocratização. 2011. (Seminário).

II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Sociedade & Subjetividade: desafios sociológicos na contemporaneidade - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).A Sociologia da Violência em São Paulo. 2011. (Seminário).

I Seminário de Segurança Pública, Controle Social, Democracia e Gênero - UNESP/Marília. 2011. (Seminário).

VI Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP.A Sociologia da Violência no Brasil: notas iniciais sobre a formação de um campo. 2011. (Encontro).

X Semana de Pós-Graduação em Sociologia - UNESP/Araraquara.A violência na agenda acadêmica e política: elementos para análise das Ciências Sociais pós-85. 2011. (Seminário).

II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia - Norte.Violência e Democracia em São Paulo: notas para a história de um campo de discussão. 2010. (Encontro).

II Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Práticas de Extermínio.A Polícia à luz da Sociologia da Violência: "policiólogos" entre a crítica e a intervenção. 2010. (Seminário).

IV Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 2010. (Encontro).

Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: trajetórias de pesquisa. LEV 15 anos. Coordenador do GT. 2009. (Seminário).

VI Semana de Humanidades - UFC e II Semana de Humanidades - UECE.Município e Segurança Pública: desafios em um contexto histórico de violência e fragilidade do poder público. 2009. (Outra).

XIV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste - CISO.A construção político-intelectual do Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP). 2009. (Encontro).

I Seminário Estadual "Segurança Pública, Justiça e Cidadania" (São Paulo). 2008. (Seminário).

31 Encontro Anual da Anpocs. 2007. (Encontro).

II Encontro Estadual de Ciências Sociais. 2007. (Encontro).

XII Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais Norte-Nordeste.A construção do habitus de estudantes de direito e suas representações sobre conflito social, honra e violência. 2006. (Encontro).

XXV Encontro de Iniciação Científica da UFC.Genealogia da Categoria Prevenção como Política de Segurança. 2006. (Encontro).

I Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará. 2005. (Encontro).

I Seminário de Violência Urbana. 2003. (Seminário).

Seminário de Iniciação à Pesquisa em Ciências Sociais. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gênison Brito Alves Lima

VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA; RONDON FILHO, Edson Benedito; ESTEVINHO, T. A. D.. Segurança Pública e Participação Social em Mato Grosso: as representações sociais de integrantes do Conselho Comunitário de Segurança da Região do Pedra 90 em Cuiabá. 2019. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Luiz Fredson França

RONDON FILHO, Edson Benedito; RODRIGUES, Francisco Xavier Freire;VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA. Violência Urbana em uma Cidade de Médio Porte: Análise da Relação entre Crimes Violentos Letais Intencionais e Qualidade de Urbanização em Porto Velho - Rondônia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em SOCIOLOGIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Gênison Brito Alves Lima

RONDON FILHO, Edson Benedito; ESTEVINHO, T. A. D.;VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA. Representação Social dos Conselhos Comunitários de Segurança sobre Controle e Segurança. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em SOCIOLOGIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Flávio Mateus de Castro Fonseca

MACIEL, W. R. N.; CAVALCANTE, G. B.;VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA. Muros, andanças e xarpis: um estudo sobre a prática dos pixadores de Fortaleza. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Danildo Biague

VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA; TEIXEIRA, R. J. D.; MELO, V. D. S.. ATORES, QUESTOES E CENÁRIOS DE TRANSIÇÃO POLÍTICA GUINEENSE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: WANDER FAUSTINO DE SOUSA OLIVEIRA

VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA; SILVA, A. M. F. G.; CARVALHO, R. O.. O PAPEL DAS ONGS NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS EM ANGOLA NO PÓS-GUERRA CIVIL: O CASO DA OMUNGA (2002 A 2010). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Luiz Iatan Aquino Almeida Filho

SILVA, Antonio Marcos de Sousa; SILVA, I. M.;VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA. Violência e fanatismo entre torcidas organizadas nos estádios de futebol em Fortaleza. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Arlindo vieira

VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA; SILVA, Antonio Marcos de Sousa; RIBEIRO, M. S.. POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA NA GUINÉ-BISSAU: TENDÊNCIAS E DESAFIOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Esequias Pereira de Castro Neto

VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA; SILVA, Antonio Marcos de Sousa; ABRANTES, C. S. A.. ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES AFRICANOS DA UNILAB SOBRE RACISMO E XENOFOBIA EM REDENÇÃO E EM ACARAPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: José Leonardo da Silva de Aquino

VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA; NOVAES, A. M. C.; XAVIER, A. R.. O SISTEMA PENITENCIÁRIO CEARENSE E A BANALIZAÇÃO DA PRISÃO PROVISÓRIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Carmem Aires dos Reis

BEZERRA, C. E.; LOBO, J. C.;VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA. A BIBLIOGRAFIA SOBRE A POPULAÇÃO LGBT EM CABO VERDE: pesquisa bibliográfica e direitos LGBT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Julimar Trajano Lopes

NOGUEIRA, R. S.; AQUINO, J. A.;VASCONCELOS, F. T. R.. Uma análise triangulada da segurança pública em municípios cearenses. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Natchidjubutche Gomes

SILVA, Antonio Marcos de Sousa; MOURA JR., James;VASCONCELOS, F. T. R.. Criminalidade violenta no município através dos índices dos assaltos a mãos armadas nos anos de 2015 a 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Michel Duarte Carneiro

POLVORA, J. B.; LIMA, G. C. D.; LOPES, L. P.;VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA. Uma proposta de entendimento do novo grafismo urbano na cidade de Fortaleza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Antônio Micael Pontes da Silva

VASCONCELOS, F. T. R.; MOURA JR., James; CAVALCANTE, J. A. M.. JUVENTUDES E SEGURANÇA PÚBLICA: O PERFIL DAS VÍTIMAS DE HOMICÍDIO NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA EM REDENÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Viviane Beserra Holanda

BENEVIDES, M. H. C.; PINHEIRO, C. H. L.;VASCONCELOS, F. T. R.. CAMINHOS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOBRE O CENÁRIO TEÓRICO-METODOLÓGICO DA SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Ana Alice Maciel Camelo

MOURA JR., James; CAVALCANTE, J. A. M.;VASCONCELOS, F. T. R.. UMA ANÁLISE SOBRE ATUAÇÃO E RELAÇÃO MORADOR-POLICIA NO AMBIENTE DO MORRO DO CC (CENTRO COMUNITÁRIO). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: JANAINA DA SILVA OLIVEIRA

CAVALCANTE, J. A. M.; MOURA JR., James;VASCONCELOS, F. T. R.. Mídia e Sistema Prisional: a vivência dos presos do Ceará, a partir de matérias exibidas por programas jornalísticos cearenses de televisão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Léo Nogueira Batista

PAIVA, Luiz Fábio Silva; LIMA, C. A. R. G.;VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA. O discurso de programas policiais em casos de linchamento na cidade de Fortaleza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Arlindo vieira

VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA; CARVALHO, R. O.; SILVA, Antonio Marcos de Sousa. A situação da criminalidade na Guiné-Bissau de 2006 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Ana Cristina de Sousa Santos

SILVA, Antonio Marcos de Sousa; SILVA FILHO;VASCONCELOS, F. T. R.. As relações sociais da violência sob a ótica dos estudantes da EEFM João Nogueira Jucá. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Hodávio José Siga

SILVA, Antonio Marcos de Sousa; SILVA, I. M.;VASCONCELOS, F. T. R.. A influência dos programas policiais para a naturalização da violência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Francisco Marcos Oliveira Lima

SILVA, Antonio Marcos de Sousa; SILVA, I. M.;VASCONCELOS, F. T. R.. As interfaces entre as desigualdades sociais e a criminalidade no município de Redenção-CE de 2007 a 2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Policarpo Gomes Caomique

VASCONCELOS, F. T. R.; CARVALHO, R. O.; OCUNI CÁ, Lourenço. .A (re) Inserção das Autoridades Tradicionais de Caió no Cenário Político-Administrativo da Guiné-Bissau (1992-2014). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Angeliane Castro de Sousa

VASCONCELOS, F. T. R.; SILVA, Antonio Marcos de Sousa; MOURA JR., James. O SCFV do CRAS de Acarape e seus mecanismos educacionais para fortalecer os vínculos dos usuários com a família e com a comunidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Wete Kuanzambi Joao

VASCONCELOS, F. T. R.; MARIZ, Silviana Fernandes; SILVA, Antonio Marcos de Sousa. Sistema socioeducativo no estado do Ceará-Brasil: análise do marco situacional no primeiro semestre de 2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos Cesar Alvarez

ZALUAR, A.; Lima, R. S.; Miceli, S.; ADORNO, Sérgio;ALVAREZ, M. C.. Esboço de uma Sociologia política das Ciências Sociais contemporâneas (1968-2010): a formação do campo da segurança pública e o debate criminológico no Brasil.. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Marcos Cesar Alvarez

ALVAREZ, M. C.; Lima, R. S.; ADORNO, Sérgio. Ciências Sociais e violência no Brasil: fundamentos acadêmicos e políticos de um campo em construção. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Domingos Sávio Abreu

BARREIRA, C.;ABREU, D. S.; LIMA, Renato Sérgio de. Violência e academia: a construção político-intelectual do Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP). 2009. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Domingos Sávio Abreu

ABREU, D. S.; BARREIRA, C.; ARCANJO, J. E. M.. A municipalização da segurança pública em Maracanaú-CE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Ceará.

Alba Maria Zaluar

Zaluar, Alba; ADORNO, S.; ALVAREZ, M. C.; LIMA, R. S.; BARROS, S. M. P.. Esboço de uma sociologia política das ciências sociais contemporâneas (1968-2010): a formação do campo da segurança pública e o debate criminológico no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Lea Carvalho Rodrigues

BARREIRA, Cesar;RODRIGUES, Lea Carvalho; FREITAS, Geovani Jacó de. A construção da Ciência no Núcleo de Estudos da Violência. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Sergio França Adorno de Abreu

ADORNO, S.; ALVAREZ, M. C.;LIMA, R. S.. EXAME DE QUALIFICAÇÃO - "Ciências Sociais e Violência no Brasil: fundamentos acadêmicos e políticos de um campo em construção". 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo - FFLCH/ Pós-Graduação Sociologia.

Sergio França Adorno de Abreu

ADORNO, S.; ALVAREZ, M. C.;Lima, R. S.; BARROS, S. M. P.; Zaluar, A.M.. Esboço de uma sociologia política das ciências sociais contemporâneas (1968-2010): a formação do campo da segurança pública e o debate criminológico no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo - FFLCH/ Pós-Graduação Sociologia.

José Estevão Machado Arcanjo

BARREIRA, C.;ARCANJO, J. E. M.; ABREU, D. S.. A municipalização da segurança pública em Maracanaú-Ce. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Ceará.

Renato Sérgio de Lima

LIMA, R. S.BARREIRA, C.; ABREU, D. S.. Violência e Academia: a construção político-institucional do Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP_. 2009. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Renato Sérgio de Lima

Miceli, S.;ZALUAR, AlbaADORNO, S.LIMA, R. S.; ALVAREZ, M. C.. Esboço de uma sociologia política das ciências sociais contemporâneas (1968-2010): a formação do campo da segurança pública e o debate criminológico no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Renato Sérgio de Lima

ADORNO, S.; ALVAREZ, M. C.;LIMA, R. S.. Ciências Sociais e Violência no Brasil:fundamentos acadêmicos e políticos de um campo em construção.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

CESAR BARREIRA

BARREIRA, C.; ABREU, D. S.; LIMA, R.S.. Violência e Academia: A Construção Político-Intelectual do Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP). 2009. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Cleovania de Souza Silveira

Diagnóstico da Segurança Pública no Maciço do Baturité; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; (Orientador);

Antônio Micael Pontes da Silva

Diagnóstico da Segurança Pública no Maciço do Baturité: representações sociais, políticas públicas e trabalho policial em Acarape e Redenção; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; (Orientador);

Maria Cleovania de Souza Silveira

O Sistema Penitenciário do Estado do Ceará: um olhar a partir da Cadeia Pública de Redenção; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos;

Osnelly Mendonça Osório

A (in)segurança pública e as medidas de prevenção em Cabo Verde; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos;

Antônio Micael Pontes da Silva

JUVENTUDES E SEGURANÇA PÚBLICA: O PERFIL DAS VÍTIMAS DE HOMICÍDIO NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA EM REDENÇÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos;

Valeriano Djú

Direitos Humanos e Infância em Guiné-Bissau: instabilidades político-institucionais e o direito humano à educação (1991-2015); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos;

Renara Régia Viana Vasconcelos

A herança marginalizada em Redenção:como a criminalidade afeta a vida dos estudantes da Escola Padre Saraiva Leão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos;

João Lucas Tiodiosio Vieira

O elemento suspeito no território estigmatizado: efeitos psicossociais da atuação policial no Distrito de Antônio Diogo em Redenção-CE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos;

Denilson Feitosa Sancho

Bolsa de Monitoria - Pulsar; 2016; Orientação de outra natureza; (Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos;

Miqueias Miranda Vieira

Bolsa de Monitoria - Pulsar; 2016; Orientação de outra natureza; (Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos;

Jeremias Bolous Ferreira de Castro

Bolsa de Monitoria - Pulsar; 2016; Orientação de outra natureza; (Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos;

Bernardo Vaz de Macedo

Supervisão de doutorando em estágio na disciplina Sociedade e Meio Ambiente - UFSCar; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jacqueline Sinhoretto

2016; Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Jacqueline Sinhoretto;

Sergio França Adorno de Abreu

Esboço de uma sociologia política das ciências sociais contemporâneas (1968-2010): a formação do campo da segurança pública e o debate criminológico no Brasil; 2014; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo - FFLCH/ Pós-Graduação Sociologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Franca Adorno de Abreu;

CESAR BARREIRA

Violência e Academia: A construção Político-Intelectual do Núcleo de estudos a Violência (NEV/USP); 2009; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Cesar Barreira;

CESAR BARREIRA

Segurança Como Política Pública Municipal: o caso de Maracanaú; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Ceará, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Cesar Barreira;

CESAR BARREIRA

genealogia da Categoria "Prevenção" Como Política Pública de Segurança; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Ceará, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Cesar Barreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA . Transições na História da Criminologia no Brasil: redes acadêmicas, circulação de ideias e problemas públicos entre 1947 - 1980. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS CRIMINAIS , v. 152, p. 349-381, 2019.

  • VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA . Coalizões e disputas na construção do campo da segurança públicano Brasil - Resenha do Livro SOUZA, Robson S. R. Quem comanda a segurança pública no Brasil: atores, crenças e coalizões que dominam a política nacional de segurança pública. 1. ed. Editora Letramento. Belo Horizonte. 2015. v. 1000. 338p.. Novos Olhares Sociais , v. 1, p. 289-293, 2018.

  • VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA . As ciências sociais brasileiras e a formação do -campo da segurança pública-. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA , v. 5, p. 33-58, 2017.

  • VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA . Justiça, política penal e tolerância zero. Sociedade e Estado (UnB. Impresso) , v. 31, p. 541-546, 2016.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A invenção da violência - Resenha de L'invention de la violence: des peurs, des chiffres, des faits. Laurent Mucchielli.. Sociologias (UFRGS. Impresso) , v. 17, p. 404-414, 2015.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A municipalização da segurança pública em Maracanaú-Ce: desafios em um contexto histórico de violência e fragilidade do poder público. O PÚBLICO E O PRIVADO (UECE) , v. 25, p. 167-186, 2015.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . Entrevista do Professor Francisco Thiago Rocha Vasconcelos. Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública , v. 15, p. 217-237, 2015.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A história da criminologia como sociologia das ciências de governo - Resenha de KALUSZYNSKI, Martine. La Republique à l'épreuve du crime: la construction du crime comme objet politique 1880-1920.. Sistema Penal & Violência (Online) , v. 6, p. 319-325, 2014.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . As ciências sociais e a violência urbana no Rio de Janeiro: notas para a análise de um campo em construção. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social , v. 6, p. 127-165, 2013.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . Violência, crime e punição nas ciências sociais do Brasil: memórias de um campo em formação. ESTUDOS DE SOCIOLOGIA (SÃO PAULO) , v. 17, p. 571-576, 2012.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A Sociologia da Violência em São Paulo: a formação de um campo em meio à transição democrática. CONTEMPORÂNEA. REVISTA DE SOCIOLOGIA DA UFSCAR , v. 1, p. 147-178, 2011.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A polícia à luz da sociologia da violência: "policiólogos" entre a crítica e a intervenção. Revista Brasileira de Segurança Pública , v. Ano 5, p. 72-87, 2011.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . Nas fronteiras embaralhadas da cidade: experiências de pesquisa entre a violência e os elos perdidos da política - Resenha de Telles, Vera da Silva. A cidade entre as fronteiras do legal e ilegal. Plural (São Paulo. Online) , v. 17, p. 159-163, 2011.

  • VASCONCELOS, F. T. R. ; Taniguti, G. T. . Entrevista com Sedi Hirano. Plural (São Paulo. Online) , v. 18.1, p. 185-202, 2011.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . Conflitos sociais, práticas políticas e cultura da honra: um itinerário de pesquisa na construção da violência como objeto sociológico - Resenha de BARREIRA, César. Cotidiano despedaçado: cenas de uma violência difusa. Política & Sociedade (Online) , v. 9, p. 291-298, 2010.

  • VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA . Intelectuais e política nos estudos sobre ?violência urbana? e controle do crime no Brasil: engajamentos, narrativas de fundação e divisões disciplinares.. In: Sérgio Adorno; Renato Sérgio de Lima. (Org.). Violência, polícia, justiça e punição : desafios à segurança cidadã. 1ed.São Paulo: Alameda, 2019, v. , p. 7-475.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . Percursos iniciais de uma sociologia do "campo da segurança pública" no Brasil. In: César Barreira; Maurício Bastos Russo; Luiz Fábio Silva Paiva. (Org.). Violência como campo de pesquisa e orientação. 1ed.Fortaleza: Pontes, 2014, v. , p. 61-78.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A construção político-intelectual do Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP). In: Joanildo Burity; Cibele Maria Rodrigues; Marcondes Secundino. (Org.). Desigualdade e Justiça Social: Dinâmica Estado e Sociedade. vol. 1. 1ed.: Fino Traço Editora, 2011, v. , p. 9-.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . Em torno de uma sociologia histórica e comparada da criminologia. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília-DF. Anais do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . .A reemergência da violência urbana como problema nacional no Brasil durante os anos 1970: mobilizações jurídicas, conhecimento sociológico e transições de paradigmas sobre pena e crime. In: 40º Encontro Anual da Anpocs, 2016, Caxambu. Index, 2016.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . Sociologia do ?campo da segurança pública?: cientistas sociais como grupo dirigente e disputas disciplinares. In: 1 Seminário Internacional de Ciência Política, 2015, Porto Alegre. Anais do I ISCIP, 2015.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . O 'campo da segurança pública' no Brasil: cientistas sociais como grupo dirigente?. In: 39 Encontro Anual ANPOCS, 2015, Caxambu. Anais do 39 Encontro Nacional da ANPOCS, 2015.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . As ciências sociais brasileiras e a formação do ?campo da segurança pública?: narrativas disciplinares e engajamentos políticos. In: VI Seminário Nacional de Sociologia & Política, 2015, Curitiba. Anais VI Seminário Nacional de Sociologia & Política, 2015.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A violência na agenda acadêmica e política: elementos para análise das ciências sociais pós-85. In: X Semana de Pós-Graduação em Sociologia, 2011, Araraquara. Anais da X Semana de Pós-Graduação em Sociologia, 2011.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . Violência e Democracia em São Paulo: notas para a história de um campo de discussão. In: II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia - Norte, 2010, Belém. Amazônias - mudanças sociais e perspectivas para o século XXI, 2010.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A construção político-intelectual do Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP). In: XIV Encontro de Ciências Sociais Norte/Nordeste, 2009, Recife. CISO, 2009.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . Imagens da violência como problema público na redemocratização. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS: ILEGALISMOS E LUGARES MORAIS, 2011, Fortaleza. Anais do III SEMINÁRIO INTERNACIONAL VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS: ILEGALISMOS E LUGARES MORAIS, 2011.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A formação do ?campo da segurança pública? e as ciências sociais no Brasil: redes de pesquisa, arenas de políticas pública e narrativas disciplinares. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. Trabalhos completos, 2015.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A Sociologia da Violência em São Paulo. In: II Seminário do Programa de Pós Graduação em Sociologia - Sociedade & Subjetividade: desafios sociológicos na contemporaneidade, 2011, São Carlos. Sociedade & Subjetividade - Caderno de Resumos, 2011.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A Sociologia da Violência no Brasil: notas iniciais sobre a formação de um campo. In: VI Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos, 2011.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A Polícia à luz da Sociologia da Violência: "policiólogos" entre a crítica e a intervenção. In: II Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Práticas de Extermínio, 2010, Fortaleza. Livro de resumos, 2010.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . Genealogia da Categoria Prevenção como Política de Segurança. In: XXV Encontro de Iniciação Científica da UFC, 2006, Fortaleza. XXV Encontro de Iniciação Científica da UFC, 2006.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A construção do habitus de estudantes de direito e suas representações sobre conflito social, honra e violência. In: XII Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais Norte-Nordeste, 2006, João Pessoa. XII Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais Norte-Nordeste, 2006.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . Resenha de 'Quem Comanda a Segurança Pública no Brasil' (Robson Sávio Reis Souza). REVISTA OLHARES SOCIAIS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA , 2018.

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A Sociologia da Violência em São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A Sociologia da Violência no Brasil: notas iniciais sobre a formação de um campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VASCONCELOS, F. T. R. . Violência e Democracia em São Paulo: notas para a história de um campo de discussão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A construção político-intelectual do Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VASCONCELOS, F. T. R. . A construção do habitus de estudantes de Direito e suas representações sobre conflito social, honra e violência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VASCONCELOS, F. T. R. . Genealogia da Categoria Prevenção como Política de Segurança. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA . Intelectuais e política nos estudos sobre a 'questão criminal' no Brasil: engajamentos, narrativas de fundação e divisões disciplinares. In: Adorno, S. e Lima, R.S. (orgs). Violência, Democracia e Segurança Cidadã (título provisório). AINDA NÃO PUBLICADO. PREVISÃO DE PUBLICAÇÃO: 2019. São Paulo: Travessia, 2018 (Capítulo de Livro).

  • VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA ; MARIZ, Silviana Fernandes . Os Departamentos de Polícia precisam de antropólogos? (Tradução). Rio de Janeiro: Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social - UFRJ, 2018. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VASCONCELOS, F. T. R. . Relatório Final de Produtividade do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) 'Violência, Democracia e Segurança Cidadã'. 2015.

VASCONCELOS, F. T. R. . Papel político e intelectual. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, Renato Sérgio de ; VASCONCELOS, FRANCISCO THIAGO ROCHA ; MARQUES, David. . Violência e Segurança Pública: um metaestudo sobre a produção das Ciências Sociais e a conformação de uma agenda de pesquisas no Brasil. 2018. (Relatório de pesquisa).

VASCONCELOS, F. T. R. . Coordenação do Grupo de Trabalho 'A interiorização da criminalidade violenta no Brasil' no V Seminário Internacional de Violência e Conflitos Sociais: Criminalização, Controle e Punição. Promoção: Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC).. 2016. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

VASCONCELOS, F. T. R. . Parecer de artigo para o periódico Pensata - Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP. 2015. (Parecer de artigo em periódico técnico-científico).

VASCONCELOS, F. T. R. . Usos e desusos da criminologia na França: uma abordagem histórica - Relatório de atividades do Estágio de doutorado sanduíche. 2014. (Relatório de pesquisa).

VASCONCELOS, F. T. R. ; CARVALHO, R. A. M. . Reformas em segurança pública: realidades em processo. II Encontro Estadual de Ciências Sociais. carga horária: 8h. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Direitos Humanos, Criminalidade, Segurança Pública e Justiça: um mapeamento da produção acadêmica sobre África Lusófona, Descrição: Este projeto pretende conduzir um primeiro mapeamento dos estudos sobre direitos humanos, violências, segurança pública e justiça criminal em África lusófona (Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique). Apesar da variedade dos contextos em que cada país se encontra, é possível considerar ao menos dois pontos em comum: 1) O desafio de conciliar a estabilização política com a construção de uma ordem pública democrática, ou seja, a análise dos processos de transições políticas (independência nacional e passagem para o regime democrático pluripartidário) e a problematização do legado das antigas práticas para o grau de democratização no âmbito da garantia dos direitos humanos e do funcionamento das organizações da segurança pública e da justiça criminal; 2) A emergência da preocupação com o sentimento de insegurança e com a criminalidade violenta (homicídio, latrocínio, sequestro, assalto...), através do qual estes países têm se tornado pontos de recepção de referenciais de pensamento sobre a ?questão criminal?, que envolvem propostas de reforma organizacional e modelos de política pública em segurança e justiça criminal. Do ponto de vista teórico, nos fundamentaremos na perspectiva da sociologia política, articulando três domínios de estudo: sobre transição política; sobre construção de problemas públicos; sobre conflitos, violência, segurança pública e justiça criminal. Em termos metodológicos trabalharemos com base na análise de conteúdo de livros, revistas e sites, além do recurso complementar de entrevistas semiestruturadas com intelectuais, pesquisadores, atores da sociedade civil e autoridades governamentais. Esta opção se torna viável na medida em que este projeto se articula com as atividades de orientação e estudo do SEJUDH - Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos da UNILAB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    O Sistema de Justiça Criminal no Maciço de Baturité/CE: a construção do inquérito policial e do processo judicial para crimes de homicídio - Chamada Universal MCTIC/CNPq 28/2018, Descrição: A pesquisa incidirá sobre três eixos de análise de concepções e práticas: 1) atendimento ao público e registro do Boletim de Ocorrência; 2) análise do processo de negociação e classificação na construção do Inquérito Policial; 3) relações da Polícia Civil com demais organizações do SJC, em especial Polícia Militar e Ministério Público. Três fontes principais de referência teórica serão consideradas: a compreensão do SJC como "sistema frouxamente articulado"; o padrão inquisitorial do processo investigativo; e as análises do fluxo SJC e seus "gargalos" com atenção para o tempo e fluxo do processo. O trabalho de campo será feito com base no cruzamento de análise etnográfica, entrevistas semiestruturadas e grupos focais e sistematização do fluxo do SJC. Ahipótese do estudo é o do agravamento dos entraves no fluxo do SJCna região nos últimos dez anos emdecorrência de quatro fatores: 1) precarização e baixo investimento na PolíciaCivil; 2) disjunções organizacionais entre planejamento da Secretaria de Segurança Pública eDefesa Social (SSPDS) e Secretaria de Justiça (SEJUS); 3) crescimento do número de homicídios na região, emdecorrência das transformações sociais do crime noCeará; 4) construção daUniversidade da Integração Internacional da LusofoniaAfro-Brasileira (UNILAB), originando novo patamar quantitativo e qualitativo de demandas (crimes sexuais, racismo e xenofobia). Há, por conseguinte, um aumento das demandas de investigação, administração de conflitos e manutenção da ordem que constrange o SJC. A sua não adequação a estes fatores agrava os sentimentos de impunidade, relativos ao tempo de espera por justiça, e possibilita a reiteração dos padrões de resposta: resistência à mudança por parte dos atores do SJC, descrença popular no SJCe demandas por soluções repressivas e punitivistas (legais ou extra-legais).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2018 - 2019

    O uso da prisão provisória no Maciço de Baturité/CE, Descrição: Este projeto tem como objetivo a análise a situação dos presos provisórios tomando como campo empírico a realidade do Sistema de Justiça Criminal no Maciço de Baturité (Ceará) e problematizar esta prática - suas razões, justificativas e disputas - a partir da análise das representações e da atuação dos trabalhadores da segurança pública, dos operadores do direito e dos gestores públicos. Espera-se fornecer subsídios para o enfrentamento deste problema social através de uma interrogação sociológica: O que a situação atual dos presos provisórios diz a respeito do funcionamento do Estado? À quais interesses sociais e corporativos, relações sociais ou gargalos do Sistema de Justiça Criminal responde a manutenção de prisões provisórias como prática de justiça? Pretende-se: investigar o fluxo do processo penal e as justificativas das prisões provisórias através da análise de inquéritos, processos penais e relatórios de avaliação feitos por órgãos estatais; levantar as condições de encarceramento de presos provisórios e analisar o regime penal, a situação processual e o tempo de encarceramento dos presos provisórios na região; investigar a tipologia de crimes cometidos e o perfil social, econômico, étnico-racial, de gênero e de origem geográfica; analisar o lugar das Cadeias Públicas como local de cumprimento de pena provisória; analisar as representações dos trabalhadores da segurança pública, dos operadores do direito e dos gestores públicos sobre esta prática; e investigar as políticas e planos da Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS) para mudanças no sistema penitenciário que afetem a situação dos presos provisórios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos - Coordenador / José Leonardo da Silva de Aquino - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Segurança Pública no Maciço do Baturité: insegurança, vitimização e o papel das prefeituras em Acarape e Redenção, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos - Coordenador / Antonio Micael Pontes da Silva - Integrante / Cleovania Silveira - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Diagnóstico da Segurança Pública no Maciço do Baturité: representações sociais, políticas públicas e trabalho policial em Acarape e Redenção, Descrição: A atenção da pesquisa se voltará a um projeto-piloto sobre dinâmicas criminais, percepção social sobre segurança pública e a operação e estrutura das instituições do setor nos municípios de Redenção e Acarape. Pretende-se lançar mão de entrevistas, grupos focais e de surveys como instrumentos, assim como organização de material bibliográfico e jornalístico como base para reflexão e diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos - Coordenador / Antonio Micael Pontes da Silva - Integrante.

  • 2015 - Atual

    A reemergência da criminalidade violenta como problema nacional:juristas e cientistas sociais brasileiros na década de 1970, Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo a análise das ideias e das trajetórias dos atores envolvidos nas mobilizações jurídico-políticas que resultaram na construção conjunta da ?crise penitenciária? e da criminalidade violenta como problemas nacionais no Brasil na década de 1970. Após o ensaio de formulação de um novo Código Penal na ditadura militar (1969-1978), a criação de uma CPI do Sistema Penitenciário (1976) a convocação de duas Comissões para o estudo da Criminalidade e da Violência pelo Ministério da Justiça, compostas por juristas e por cientistas sociais (1979), uma CPI sobre a Violência Urbana (1980) e o Seminário sobre Criminalidade Violenta pelo Conselho Federal da OAB (1980), são evidências dessa construção. Como fonte principal de pesquisa teremos os volumes dos relatórios do Ministério da Justiça e da OAB supracitados, publicados em 1980. Temos como propósito auxiliar no esclarecimento de um processo não-linear de convivência de diferentes matrizes de pensamento, que gravitou em torno das discussões sobre a reforma de códigos e de uma nova política penitenciária e de ?defesa social? (repressão, prevenção e ressocialização) em momento de progressiva politização do meio intelectual com o início da distensão do regime militar. Acreditamos que através desta pesquisa é possível compreender o início da abertura para a relação do Direito com as Ciências Sociais em iniciativas de ativismo, pesquisa e reforma sobre os temas da prisão e da ?violência urbana? nos anos 1980, cujo contorno e definição são alvo de disputa por diferentes narrativas de fundação e institucionalização na atualidade, e que, nos anos 2000 ganha a forma de um ?campo da segurança pública?, convergência entre espaço acadêmico e arenas de políticas públicas voltadas à reforma do sistema de justiça criminal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Usos e desusos da criminologia na França: uma abordagem histórica, Descrição: Estudo sobre desenvolvimento de pesquisas sobre violência, crime e punição nas Ciências Sociais francesas e as recentes controvérsias acadêmicas e políticas sobre a identidade da Criminologie.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    O "campo da segurança pública": cientistas sociais como grupo dirigente?, Descrição: Análise da formação de uma área de estudos sobre violência, crime e punição nas ciências sociais brasileiras a partir dos anos 1970 e sua relação com a legitimação de pesquisadores como atores políticos nas disputas pela reforma do sistema de justiça criminal (polícias, penitenciárias e judiciário) nas décadas seguintes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Violência, crime e punição nas Ciências Sociais brasileiras: narrativas de fundação e construções disciplinares, Descrição: Pesquisa sobre a constituição de uma área de estudos sobre crime, violência e punição nas Ciências Sociais brasileiras a partir dos anos 1970 e suas consequências para a consolidação de diferentes narrativas de fundação da área de estudos e de suas disciplinas constitutivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras (IHL). , Avenida da Abolição, 3, Centro, 62790000 - Redenção, CE - Brasil, Telefone: (085) 33321414, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/2018

      Direção e administração, Curso de Licenciatura em Sociologia, .,Cargo ou função, Coordenador.

    • 04/2017

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Política (60h)

    • 04/2017

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Sociologia II (90h)

    • 07/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades e Letras (IHL), .,Linhas de pesquisa

    • 07/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras (IHL), .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Sociologia.

    • 06/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras (IHL), .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa (CAPP).

    • 05/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras (IHL), .,Cargo ou função, Coordenador do Programa PULSAR, de inserção universitária e qualificação acadêmica, do Colegiado de Sociologia.

    • 03/2016

      Direção e administração, Instituto de Humanidades e Letras (IHL), .,Cargo ou função, Coordenador do SEJUDH/UNILAB - Grupo de pesquisa em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos.

    • 09/2019 - 09/2019

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica III

    • 05/2019 - 09/2019

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Política

    • 02/2018 - 06/2018

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Política; Sociologia da Violência

    • 02/2017 - 02/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras (IHL), .,Cargo ou função, Membro de Comissão de análise e elaboração de parecer sobre compatibilidade de candidata aprovada em concurso.

    • 02/2017 - 02/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras (IHL), .,Cargo ou função, Membro de Comissão de análise e elaboração de parecer sobre compatibilidade de candidata aprovada em concurso.

    • 09/2016 - 02/2017

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Política (60h)

    • 09/2016 - 02/2017

      Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Humanidades I (90h)

    • 01/2017 - 01/2017

      Direção e administração, Instituto de Humanidades e Letras (IHL), .,Cargo ou função, Substituição do Coordenador do Curso de Licenciatura em Sociologia (do dia 09/01 até 30/01)..

    • 10/2016 - 10/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras (IHL), .,Cargo ou função, Membro da Comissão Preliminar para Homologação de Concurso Pública para Magistério Superior. Setor de Estudo: Teoria e Prática do Ensino em Sociologia.

    • 10/2016 - 10/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras (IHL), .,Cargo ou função, Membro de Comissão Preliminar para Homologação de Concurso Público para Magistério do Ensino Superior. Setor de Estudo: Metodologia da Pesquisa em Sociologia.

    • 10/2016 - 10/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras (IHL), .,Cargo ou função, Membro de Comissão Preliminar para Homologação de Concurso Público para Magistério Superior. Setor de Estudo: Sociologia Africana.

    • 05/2016 - 08/2016

      Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Ideias Políticas e Sociais (40h), para duas turmas

    • 05/2016 - 08/2016

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Política (40h)

    • 06/2016 - 06/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras (IHL), .,Cargo ou função, Membro de Comissão Preliminar de Homologação de Concurso Pública para Magistério do Ensino Superior. Setor de Estudo: Sociologia Africana.

    • 02/2016 - 05/2016

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia em Pesquisa em Sociologia III - 80h

    • 02/2016 - 05/2016

      Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Crítica da Economia Política - 40h (duas turmas)

    • 03/2016 - 04/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Letras (IHL), .,Cargo ou função, Presidente de Comissão Eleitoral referente à eleição do Coordenador do Curso de Licenciatura em Sociologia.

  • 2018 - Atual

    Universidade Estadual do Ceará

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Permanente da Pós em Sociologia

    Atividades

    • 03/2019 - 07/2019

      Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 1 (Mestrado/Doutorado)

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Curso "Sociedade e Meio Ambiente". Disciplina para Graduação. Pesquisa de Pós-Doutorado.

  • 2015 - 2015

    Forum Brasileiro de Segurança Publica

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Consultor do Fórum Brasileiro de Segurança Pública para organização dos dados de produtividade (publicações, formação de recursos humanos, atividades de educação e divulgação da ciência, transferência de conhecimento para o setor público) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) "Violência, Democracia e Segurança Cidadã" entre os anos 2008 e 2015. O INCT é composto por sete organizações: Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP); Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP); Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (GPVC/UFRGS); Laboratório de Estudos da Violência (LEV-UFC); Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES-Fiocruz); Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (NEVIS-UnB) e Núcleo de Estudos da Cidadania, do Conflito e da Violência Urbana (NECVU-UFRJ).

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-Tutor, Carga horária: 7

    Outras informações:
    Professor-Tutor em Ensino à Distância no ''Formação Pré-Acadêmica: Equidade na Pós- Graduação'', curso de preparação de estudantes de baixa renda, indígenas e afro-descentens para processos seletivos de pós graduação promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com Fundação Carlos Chagas e Fundação Ford (07h/semana; 140h total)

  • 2010 - 2014

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq

  • 2013 - 2013

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário PAE, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio Supervisionado em docência do PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE) na disciplina "Do Afro ao Brasileiro" sob a responsabilidade do professor Vagner Gonçalves da Silva, do Departamento de Antropologia/USP. As atividades envolveram acompanhamento das aulas em sala bem como tarefas de apoio e suporte aos alunos, com carga horária de 6 horas semanais.

  • 2011 - 2011

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário PAE, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio Supervisionado em docência do PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE) na disciplina "Formação do Pensamento Brasileiro" sob a responsabilidade do professor Luiz Carlos Jackson, no Departamento de Sociologia/USP. As atividades envolveram acompanhamento das aulas em sala bem como tarefas de apoio e suporte aos alunos, com carga horária de 6 horas semanais.

  • 2007 - 2010

    Laboratório de Estudos da Violência

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

  • 2005 - 2006

    Laboratório de Estudos da Violência

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica CNPq, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação na pesquisa "Rixas, intrigas e desavenças: um estudo sobre conflitos interpessoais e políticos".

    Atividades

    • 06/2008 - 07/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa de Cooperação Acadêmica (PROCAD), .,Linhas de pesquisa

  • 2009 - 2009

    Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, CESeC

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de campo, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC), responsável pela coordenação de campo à duas delegacias na pesquisa Semana de Visitas as Delegacias de Polícia, no ano de 2009. A pesquisa é uma parceria da ALTUS - Global Alliance e do CESeC.

  • 2007 - 2009

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Estudante de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2006

    Veritas Projetos Pesquisas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador de campo

    Outras informações:
    Pesquisador de campo em pesquisa de opinião eleitoral em Fortaleza