Ana Paula Ferreira Cavalieri

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, com ênfase em Biologia Marinha pela Universidade Santa Cecilia. Grande interesse na área de Botânica com realização de projeto durante a realização de Iniciação Cientifica, interesse na área de Ecologia, conservação e comportamental. Desenvolveu estudos na area de Ecologia de Marismas na Reserva de Kendall-Frost, San Diego, Califórnia, EUA. Projeto desenvolvido durante intercambio acadêmico com apoio CAPES/CNPq pelo Programa Ciência sem Fronteiras, tendo cursado ano acadêmico em Spelman College, Atlanta, Georgia e desenvolvido estagio na Universidade da Califórnia San Diego. Conhecimento de trabalho de manejo de animais e educação ambiental como estagiaria do Parque Ecológico Voturuá, onde estudou comportamento e enriquecimento ambiental de animais do plantel, principalmente primatas. Atuou como Técnico de Apoio a Pesquisa Cientifica e Tecnológica do Instituto de Pesca e do Instituto de Botânica de São Paulo. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública de Institutos de Pesquisas.

Informações coletadas do Lattes em 05/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2011 - 2015

Universidade Santa Cecilia
Título: ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁREA DE PÂNTANO (MARISMA) AFETADA POR CAMADA DE ALGAS INVASORAS NA RESERVA DE KENDALL-FROST, MISSION BAY, SAN DIEGO, CALIFORNIA, EUA.
Orientador: Isabelle Kay; Fabio Giordano
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Summer course

2014 - 2014

University Of California San Diego
Título: Volcanoes Class
Orientador: GEOFFREY COOK
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Biology

2013 - 2014

Spelman College
Título: Analisys of Turn-Alternation on Terrestrial Isopods
Orientador: em Spelman College ( Michael McGinnis)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2009

2008 - interrompida

Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti
Ano de interrupção: 2009

Curso técnico/profissionalizante

2001 - 2003

COLÉGIO ENIAC - GUARULHOS (TÉCNICO)

Formação complementar

2016 - 2016

Laboratório Estudar. (Carga horária: 24h). , Fundação Estudar, FE, Brasil.

2014 - 2014

Summer course. (Carga horária: 12h). , University of California San Diego, UCSD, Estados Unidos.

2008 - 2008

Soluções Corporativas em TI ? Conceitos e Fundamen. (Carga horária: 30h). , Instituto de Pesquisas Eldorado - Brasília, ELDORADO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Participação em eventos

Simcope - Simpósio de Controle da Qualidade do Pescado. 2012. (Simpósio).

Reunião Anual Instituto de Botânica - RAIBt. 2011. (Encontro).

Simpósio Brasileiro de Biologia Marinha. 2011. (Simpósio).

Reunião Anual Instituto de Botânica - RAIBt. 2010. (Encontro).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Estrutura do Componente epifítico vascular num fragmento de Mata Atlântica, Loteamento Iporanga, Serra do Guararu, Guarujá, SP, Descrição: Este estudo é integrado a um projeto de levantamento florístico em andamento na região de Mata Atlântica, localizada no Loteamento Iporanga, Serra do Guararu, Guarujá, SP, viabilizado através de parceria estabelecida entre a UNISANTA e a SASIP (Associação dos amigos do Iporanga). Visa principalmente o levantamento e a categorização das espécies, os estudos da estrutura do Componente epifítico vascular e a listagem de suas síndromes de dispersão. Para isso, serão marcados forófitos com DAP superior a 10 cm, registrados os dados quantitativos e qualitativos das epífitas que, posteriormente, serão coletadas, identificadas e depositadas no herbário HUSC. Obtidos os dados serão efetuados cálculos de similaridade florística com outras áreas de Mata Atlântica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Paula Ferreira Cavalieri - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto de Pesca, Centro do Pescado Marinho. , Av Bartolomeu de Gusmão, 192, Ponta da Praia, 11030-500 - Santos, SP - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Santa Cecilia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiaria I.C, Carga horária: 20

Outras informações:
Estrutura do Componente epifítico vascular num fragmento de Mata Atlântica, Loteamento Iporanga, Serra do Guararu, Guarujá.

Atividades

  • 08/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Santa Cecilia, .,Linhas de pesquisa

2011 - 2013

Instituto de Pesca

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICO DE APOIO A PESQUISA, Carga horária: 40

2010 - 2011

Instituto de Pesca

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Apoio a Pesquisa cientifica e Tec., Carga horária: 45

2010 - 2011

Instituto de Botánica

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICO DE APOIO A PESQUISA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiario - Parque Ecologico Voturua, Carga horária: 30

Outras informações:
Alimentação, enriquecimento e manejo de animais. Atendimento ao Público - Palestras de educação ambiental para escolas e visitantes. Desenvolvimento de Projeto Cientifico na área de avaliação enriquecimento ambiental para primatas (Macacos Pregos e Bugio) pertencentes ao plantel do Zoológico de São Vicente, assim como acompanhamento de projetos de enriquecimento de aves e mamíferos diversos - a ser publicado.

2016 - 2016

Instituto de Pesquisas Cananéia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Voluntiaria, Carga horária: 44

Outras informações:
Acompanhamento como voluntaria do Projeto de Monitoramento de Praias da Baixada Santista, coordenado pela UNIVALI, na base do IPeC. Desenvolvendo rotinas de cuidados e estudo de conservação de espécies marinhas, dentre elas tartarugas, aves marinhas, cetáceos e mamíferos marinhos. Educação Ambiental, rotinas de estudo e atualização do acervo cientifico do Instituto. Temporário por 2 meses.