ADRIANA MARIA LOPES MARCONDES
Cursando 2 graduação em Engenharia da Computação pela UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Especialista em Segurança da Informação pela Universidade Nove de Julho (2018), Tecnóloga em Informática para Gestão de Negócios pela Faculdade de Tecnologia de Mauá, Fatec de Mauá (2008). Atua como Instrutora de Formação Profissional no SENAI / SP. Possui experiência como Professora de Ensino Técnico e Médio, e como Professora de Ensino Superior no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - ETEC e FATEC. Atuou como Coordenadora Pedagógica na UNIVESP - Universidade do Estado de São Paulo. Possui experiência em gestão administrativa junto ao setor público.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Metodologias Ativas e Tecnologia
2023 - Atual
Especialização em Segurança de Sistemas de Informação
2016 - 2018
Universidade Nove de Julho
Título: Políticas e Normas para Segurança da Informação
Graduação em andamento em Engenharia da Computação
2023 - Atual
Graduação em Informática para Gestão de Negócios
2005 - 2008
FATEC DE MAUA
Título: Auditorias de Sistemas de Gestão Ambiental ISO 14.001
Orientador: Sebastião Gonçalves de Campos
Formação complementar
2023 - 2023
Metodologia SENAI: conhecer para aplicar. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário SENAI/SC, UniSENAI, UNISENAI, Brasil.
2019 - 2019
Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 3h). , Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires, ACIARP, Brasil.
2019 - 2019
Configurando o Word para Normas ABNT. (Carga horária: 2h). , CEETEPS - Etec Professora Maria Cristina Medeiros, CEETEPS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Desvendando o universo Stricto Sensu: como ingressar no mestrado. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2018 - 2018
Formação de Mediadores. (Carga horária: 40h). , Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
2017 - 2017
Reciclagem de Rescisão de Contrato de Trabalho. (Carga horária: 8h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Atualização em ferramentas práticas para TCC. (Carga horária: 20h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Curso sobre a prevenção de acidentes de Trabalho - CIPA. (Carga horária: 20h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Gestão de Pessoas. (Carga horária: 8h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Projeto Piloto de Treinamento do Censo da Educação Superior. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Gestão do Tempo. (Carga horária: 6h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Prevenção de Acidentes do Trabalho para os componentes da CIPA. (Carga horária: 20h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2011 - 2017
CANVAS - Desenhando seu projeto como negócio. (Carga horária: 8h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento de Procedimentos da SP - PREVCOM. (Carga horária: 8h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Recursos Humanos - U.R.H. - Fase II. (Carga horária: 40h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2011 - 2011
Curso Básico de Formação de Diretores de Serviços. (Carga horária: 12h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2011 - 2011
Noções sobre Regulamento Disciplinar do CEETEPS. (Carga horária: 6h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
1996 - 1998
Supervisão de 1ª Linha - Formadores de Equipe. (Carga horária: 400h). , Senai A. Jacob Laffer, SENAI, Brasil.
1997 - 1997
CEP - Ferramentas da Qualidade. (Carga horária: 32h). , Departamento de Garantia da Qualidade SHARP, SHARP, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Prevenção de acidentes do Trabalho. (Carga horária: 40h). , SCS Assessoria e Treinamento em Segurança do Trabalho Ltda, SCS, Brasil.
1996 - 1996
Formação de Auditores Internos ISO 9000. (Carga horária: 24h). , C & T ? Consultoria e Treinamento, C & T, Brasil.
1994 - 1994
Desenho Técnico Mecânico. (Carga horária: 225h). , Senai A. Jacob Laffer, SENAI, Brasil.
1993 - 1993
Controle de Medidas. (Carga horária: 70h). , Senai A. Jacob Laffer, SENAI, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Organização de eventos
MARCONDES, A. M. L. . Mundo Senai. 2023. (Outro).
Participação em eventos
Diversão séria: aprenda a divulgar seus projetos nas mídias digitais. 2019. (Outra).
1° Encontro Desafios para o Século XXI. 2018. (Seminário).
15 anos da Faculdade de Tecnologia de Mauá. 2017. (Outra).
I Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico. 2017. (Oficina).
Mesa redonda com egressos da Fatec de Mauá. 2016. (Encontro).
Getão Disney para Qualificação de Talentos. 2013. (Outra).
4º encontre-se.com. 2011. (Encontro).
3º Encontre-se.com. 2010. (Encontro).
Participação em bancas
MARCONDES, A. M. L.. Domain Driven Design. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Caetano; Camila S. dos Santos; Priscilla A. Ricelli.Plano de Contingência e Segurança da Informação: Como reagir a desastres. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. dos Santos; Johnny P. Silva; Kleber Augusto Silva.Semáforo Inteligente: Aplicação na mobilidade urbana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Carvalho; Eduardo Alves do Nascimento.Governança em T.I. e Sped: Auditoria eletrônica aplicada ao SPED fiscal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Contribuição ao entendimento dos cybercrimes e seus desdobramentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Internet: Conectividade e Comportamento da Gerações Baby Boomer, X, Y e Z. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Auditoria não convencional de Segurança da Informação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. SAP: Implementações Corporativas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Inclusão do software MAXSUS para melhoria na qualidade do atendimento no SUS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Gestão do Conhecimento: um estudo aplicado às pequenas e médias empresas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Fatec de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Inteligência Artificial Sistemas Especialistas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Redes Neurais Artificiais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Bianchini; Herculano J. Corrêa; Osmar P. S. Silva.Poratl da Transparência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Adaptação de um sistema para teste de perfil comportamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Gamificação como camada de aprendizagem: contribuições de design lúdico no processo motivacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Impacto da tecnologia no tempo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Histórico da Segurança da Informação nas Organizações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Armazenagem de Bolsa de Sangue. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Fatec de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Kuklis.ERP Mobile: Uma solução de plataforma móvel mult ERP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Sistema Biométrico de impressão digital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Privacidade na Internet. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. LINUX: Controle de Redes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Levantamento de requisitos: A comunicação entre analistas e usuários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Segurança em Redes WI FI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. da Silva; Igor T. S. Capeleti; Rafael B. Ferreira.Imporância SOA no desenvolvimento de software. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Marques; Lina Murakami; Natally L. L. B. Pessoa.Ferramentas de Auxílio à Comunicação Empresarial: Internet, Portal Corporativo, Nuvem Corporativa e Rede Social Corporativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. M. Teixeira; Gabriel T. Batista; Gabriela P. Garcia.Computação Forense. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Cordeiro; Samanta V. Barros.Analfabetismo Digital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. A ética na gerência de projetos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Como agem os engenheiros sociais dentro das organizações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Ribeiro; Igor T. S. Capeleti; Rafael B. Ferreira.Importância da arquitetura orientada a serviços no desenvolvimento de software. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Diagnóstico do processo de armazenamento praticado no banco de alimentos do Município de Mauá. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Avaliador de Projetos. 2017. CEETEPS - FETEPS.
MARCONDES, A. M. L.. Projeto Integrador de Logística. 2016. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Fatec de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Projeto Integrador de Logística. 2016. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Fatec de Mauá.
MARCONDES, A. M. L.. Projeto Integrador de Logística. 2016. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Fatec de Mauá.
Orientou
Jobtec - Agencia Virtual; 2019; Orientação de outra natureza; (Criação de Sites - Novotec) - CEETEPS - Etec Professora Maria Cristina Medeiros; Orientador: Adriana Maria Lopes Marcondes;
Espaço Down; 2019; Orientação de outra natureza; (Criação de Sites - Novotec) - CEETEPS - Etec Professora Maria Cristina Medeiros; Orientador: Adriana Maria Lopes Marcondes;
Portal ONGs; 2019; Orientação de outra natureza; (Criação de Sites - Novotec) - CEETEPS - Etec Professora Maria Cristina Medeiros; Orientador: Adriana Maria Lopes Marcondes;
Lisboa; Évelyn F; Carvalho; João P; G; Fonseca;; Análise do Centro de Distribuição COOP - Cooperativa de Consumo; 2016; Orientação de outra natureza; (Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá; Orientador: Adriana Maria Lopes Marcondes;
Produções bibliográficas
-
MARCONDES, A. M. L. ; VIEIRA, S. ; ZAVAN, L. V. . Plano de Negócios para uma cantina no campus.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARCONDES, A. M. L. . Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARCONDES, A. M. L. . A ciência e a Gestão da informação compatibilidades no espaço profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARCONDES, A. M. L. . Marketing Pessoal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARCONDES, A. M. L. ; VIEIRA, S. ; ZAVAN, L. V. . Sistemas Executivos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2020
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Técnico e Médio, Carga horária: 22
Outras informações:
Ministrei as seguintes disciplinas:
? Aplicativos Informatizados;
? Legislação Empresarial;
? Planejamento Empresarial;
? Rotinas de Departamento Pessoal;
? Planejamento de TCC;
? Projeto Integrador;
? Cálculos Financeiros e Estatísticos,
? Ética e Cidadania Organizacional.
2010 - 2018
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Serviços Administrativos, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pelo gerenciamento, planejamento e controle dos recursos e atividades da área administrativa com foco na melhoria contínua e otimização dos processos:
? Recrutamento e seleção: condução de processos seletivos para contratação de docentes (encaminhamento de solicitação de divulgação da vaga no portal do CEETEPS e no diário oficial, divulgação nas redes sociais da Unidade, recebimento das inscrições, conferencia dos documentos apresentados pelos candidatos, deferimento e indeferimento das inscrições conforme perfil da vaga e memorial circunstanciado apresentaado pelos candidatos, participação na banca julgadora para aplicação da prova teórica e aula teste, publicação do resultado do processo, julgamento e resposta caso interposição de recursos por parte dos candidatos, convocação dos aprovados)
? Processos admissionais: checklist da documentação pertinente, encaminhamento para o exame admissional, contrato de trabalho, preenchimento da ficha cadastral, anotações na CTPS e demais registros necessários, integração do novo colaborador(a);
? Controle de ponto eletrônico e manual;
? Gerenciamento da folha de pagamento: adicional noturno, férias, décimo terceiro, adicional noturno, descontos realizados e valores acrescentados, FGTS, IRRF, INSS, VT;
? Compra e concessão de vale transporte;
? Rescisões;
? Compras:material de escritório, copa, pequenas manutenções;
? Contas a pagar;
? Prestação de contas das verbas recebidas;
? Manutenção e conservação predial;
? Gestão de contratos terceirizados (equipe de limpeza e de segurança patrimonial);
? Parcerias com os setores públicos e privados;
? Organização das Solenidades de Colação de Grau dos alunos;
? Organização do Trote Solidário: Sangue é vida e sua doação é um ato de amor.
2015 - 2016
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior I, Carga horária: 16
Outras informações:
Ministrei as seguintes disciplinas:
Sistemas de Segurança da Informação;
Sistemas de Informação;
Algoritmos e Programação de Computadores;
Governança de TI;
Projeto Integrador Logístico III
2009 - 2010
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações:
Assessoria a diretoria da Unidade:
? Gerenciamento de informações;
? Administração de pendências;
? Priorizar, marcar e cancelar compromissos;
? Encaminhamento de documentos;
? Secretariar reuniões;
? Recepcionar, orientar e encaminhar pessoas;
? Chamadas telefôncas;
? Elaboração de documentos (oficios, relatórios, planilhas);
? Organização de eventos.
2018 - 2019
Universidade virtual do Estado de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuei na expansão e reestruturação do Polo de Mauá de 400 vagas ofertadas para 2000 vagas.
Atividades desenvolvidas:
? Suporte presencial e virtual aos alunos;
? Aplicação e correção das provas presenciais;
? Acompanhamento e correção das atividades via plataforma virtual;
? Mediação entre alunos e tutores;
? Apoio e suporte administrativo ao Orientador do Polo.
1999 - 2002
Alussuisse lonza do Brasil LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Inspetor de Qualidade, Carga horária: 44
1992 - 1998
MILFRA INDUSTRIA ELETRONICA LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Aferidora de Instrumentos de Medida, Carga horária: 44
2010 - 2018
Fundação de Apoio a TecnologiaVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Vestibular
Outras informações:
Coordenei os processos seletivos vestibulares da FATEC de Mauá:
? Divulgação dos cursos por meio de palestras em escolas e empresas, participação em eventos educacionais, redes sociais, mídia impressa, visitas monitoradas à Unidade;
? Organização da logística para aplicação da prova para uma média de 1200 candidatos por semestre;
? Contratação e treinamento da equipe envolvida na aplicação da prova (80 pessoas entre fiscais de sala e apoio);
? Coordenação das equipes envolvidas na aplicação das provas;
? Divulgação das listas de classificação;
? Acompanhamento e apoio das matrículas dos aprovados;
? Pagamentos das equipes;
? Prestação de contas das verbas recebidas;
? Finalização do processo seletivo.
2022 - Atual
Senai A. Jacob LafferVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Formação Profissional III, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ADRIANA MARIA LOPES MARCONDES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?