Celeste de Souza Rodrigues
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFMG (2001) e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFMG (2005). Foi Coordenadora de Informação e Monitoramento de Serviços e Redes de Atenção à Saúde da SAS/ Ministério da Saúde (2011 a 2014) e Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde-SES/MG (2015 a maio de 2016). Tem experiência na área de Saúde Pública com enfase em Epidemiologia
Informações coletadas do Lattes em 27/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde Pública
2002 - 2005
Faculdade de Medicina da UFMG
Título: Sífilis na gestação e puerpério: oportunidades estratégicas para a sua prevenção e controle, Brasil, 2000
Orientador: Mark Drew Crosland Guimarães
Mestrado em Pós-Graduação em Saúde Pública
1998 - 2001
Faculdade de Medicina da UFMG
Título: Fatores associados ao abandono do acompanhamento clínico por pacientes com a infecção pelo HIV, 1993 a 1997, Belo Horizonte,Ano de Obtenção: 2001
Mark Drew Crosland Guimarães.Palavras-chave: AIDS; Acesso; HIV; Serviço de Saúde.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização - Residência médica
1985 - 1986
Fundação das Pioneiras Sociais
Residência médica em: PediatriaNúmero do registro: .
Especialização em Epidemiologia
1992 - 1992
Escola de Saúde de Minas Gerais
Título: Mortalidade Neonatal em Belo Horizonte
Orientador: Elizabeth França de Mendonça
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Organização de eventos
Viana FC ; Mendonça, EF ; RODRIGUES, CS ; SANTOS, L E . IV Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública. 2008. (Congresso).
RODRIGUES, CS ; Oliveira R . Seminário de Saúde e Violência: Abordagens nas Redes de Prevenção, Atençao e Proteção. 2007. (Outro).
Participação em eventos
47ª Sessão da CNPD. 2014. (Outra).
População e desenvolvimento na agenda Cairo: balanço e desafios. 2014. (Encontro).
XXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Monitoramento de Redes de Atenção à Saúde. 2012. (Congresso).
10 Conferência Internacional de Saúde Urbana.Experiências em Dengue. 2011. (Outra).
Seminário sobre Modelo Ideal de Sistema de Saúde.Sistema de Saúde no Brasil. 2011. (Seminário).
1º Colóquio do Observatório de Gestão do Trabalho - Construindo um olhar sobre a gestão do trabalho na Prefeitura de Belo Horizonte.Relação Saúde Trabalho - Dados do Diagnóstico de Saúde dos Servidores e Empregados Públicos. 2010. (Outra).
58ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos e Mercocidades - Perspectivas e desfios para o desenvolvimento local e a integração regional. 2010. (Outra).
9th Internacional Conference on Urban Health - Good Governance for Healthy Cities.Participatory Budgeting and Other Innovations on Addressing Determinants of Health in Belo Horizonte, Brazil. 2010. (Outra).
Metrópoles - II Conferência Metropolitana da RMBH: a integração entre as cidades e os cidadãos. 2010. (Outra).
XVIII Congresso do CIDEU: Inovação e criatividade na cidade. 2010. (Congresso).
Seminário Democracia Participativa - Ano da França no Brasil. 2009. (Seminário).
44º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Dengue: agenda atual de desafios para o controle de dengue. 2008. (Congresso).
5 Curso Internacional de Gestão Integrada em Prevenção e Controle da Dengue.Epidemiologia e Assistencia ao Paciente. 2008. (Outra).
II Seminário Municipal da Política de Humanização da Belo Horizonte.Grupo de Troca de Experiências. 2008. (Seminário).
IV Congresso Mineiro de epidemiologia e Saúde Pública. Parecerista dos trabalhos científicos. 2008. (Congresso).
IV Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública. Vigilância em Saúde. 2008. (Congresso).
Mostra de Tecnologia da Informação em Vigilância Sanitária. 2008. (Outra).
XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Integração de dados saúde-trânsito na qualificação da informação sobre acidentes de trânsito em Belo Horizonte. 2008. (Congresso).
XXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e V Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência. A redução da morbimortalidade de acidentes de trânsito em Belo Horizonte: uma experiência intersetorial. 2008. (Congresso).
7ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2007. (Congresso).
II Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa - ENCEP. 2007. (Encontro).
II Seminário Nacional de Vigilância e Prevenção em Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. 2007. (Seminário).
Oficina de análise de dados do Inquérito de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - VIGITEL, 2006. 2007. (Oficina).
Seminário de Saúde e Violência: Abordagem nas Redes de Prevenção, Atenção e Proteção.Vigilância Epidemiológica e Violência em Belo Horizonte. 2007. (Seminário).
6ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.Oficina de trabalho: Análise de dados de inquérito de fatores de risco. 2006. (Oficina).
8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Sorologia positiva para puérperas: ainda um desafio para o Brasil. 2006. (Congresso).
8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Rede de serviços sentinela - Projeto de vigilância e prevenção de acidentes e violências no município de Belo Horizonte. 2006. (Congresso).
8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. O papel do setor saúde na prevenção das lesões causadas no trânsito. 2006. (Congresso).
Oficina de trabalhi intersetorial, Brasil - Cidade, Transporte e Saúde: explorando as possibilidades de planejamento intersetorial para melhora da atividade física e da qualidade de vida nos municípios. 2006. (Oficina).
Vigilância de Acidentes e Violências em Serviços Sentinela.Debate sobre a experiência de Belo Horizonte. 2006. (Seminário).
O trânsito é uma questão de atitude.Uso dos sistemas de informação na redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito em Belo Horizonte. 2005. (Seminário).
Reunião de Vigilância Epidemiológica das Macrorregiões Sul e Sudeste. 2005. (Encontro).
Seminário Internacional Atenção Primária em Grandes Centros Urbanos. 2005. (Seminário).
4ª Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia.Seminário Internacional "Usos e perspectivas da epidemiologia - 20 anos depois: atualizando Buenos Aires". 2004. (Seminário).
4ª Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia.Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre no Brasil. 2004. (Oficina).
VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2004. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).
II Congresso Mineiro de Epidemiologia. II Congresso Mineiro de Epidemiologia. 2002. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Epidemiologia. V Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2002. (Congresso).
1ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.1ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2001. (Outra).
I, II, III Treinamento em Vigilância em Gestante HIV positivas e Crianças Expostas e Sífilis Congênita.I, II, III Treinamento em Vigilância em Gestante HIV positivas e Crianças Expostas e Sífilis Congênita. 2001. (Outra).
I Fórum da Associação Mineira de Epidemiologia.I Fórum da Associação Mineira de Epidemiologia. 2001. (Outra).
Oficina de validação do manual de vigilância epidemiológica do HIV/Aids.Oficina de validação do manual de vigilância epidemiológica do HIV/Aids. 2001. (Oficina).
I Congresso Mineiro de Epidemiologia. I Congresso Mineiro de Epidemiologia. 2000. (Congresso).
XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2000. (Congresso).
Curso de vigilância epidemiológica e epidemiologia aplicada em HIV e Aids.Curso de vigilância epidemiológica e epidemiologia aplicada em HIV e Aids. 1998. (Outra).
V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, V Congresso Paulista de Saúde Pública. V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, V Congresso Paulista de Saúde Pública. 1997. (Congresso).
V Congresso Latinoamericano de Medicina Tropical, V Congresso Cubano de Microbiologia y Parasitologia, II Congresso Cubano de Medicina Tropical. V Congresso Latinoamericano de Medicina Tropical, V Congresso Cubano de Microbiologia y Parasitologia, II Congresso Cubano de Medicina Tropical. 1997. (Congresso).
Aids em pauta.Aids em pauta. 1996. (Seminário).
Metodologia de diagnósticos espaciais de saúde.Metodologia de diagnósticos espaciais de saúde. 1996. (Oficina).
II Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais e Municipais de Programas de DST/Aids.II Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais e Municipais de Programas de DST/Aids. 1995. (Encontro).
III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia. III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia. 1995. (Congresso).
Epidemiologia em Serviços e Vigilância Epidemiológica.Níveis de atuação da vigilância epidemiológica nas instâncias federal, estaduais e municipal. 1994. (Encontro).
IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 1994. (Congresso).
Rumos da Epidemiologia Brasileira: Reunião Nacional de Avaliação e Perspectivas (1984-1994).Rumos da Epidemiologia Brasileira: Reunião Nacional de Avaliação e Perspectivas (1984-1994). 1994. (Seminário).
Reunião Nacional sobre Sistemas de Informações Estatísticas em Saúde.Reunião Nacional sobre Sistemas de Informações Estatísticas em Saúde. 1993. (Outra).
II Congresso Brasileiro de Epidemiologia. II Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 1992. (Congresso).
1º Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 1º Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 1990. (Congresso).
Participação em bancas
RODRIGUES, CS; Santos, FP; Silva, PRV. Registro eletrônico de saúde e produção de informações da atenção à saúde no SUS. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
Gurgel, EI; CHERCHIGLIA, M. L.;RODRIGUES, CS; REIS, A. M. M.. Utilização de Eritropoetina por Pacientes do Sistema Único de Saúde Incidentes em Hemodiálise no Brasil, 2002-2003. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina da UFMG.
Acurcio, FA; RIBEIRO, A. Q.;RODRIGUES, CS; CECCATO, M. G. B.. Uso de Anti-Hipertensivos e Hipoglicemiantes por Idosos, em Belo Horizonte, MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina da UFMG.
Ada Ávila Assunção; Soraya Almeida Belisário; Jussara Cruz de Brito;RODRIGUES, CS. O trabalho de dispensação de medicamentos em uma unidade básica de saúde de Belo Horizonte: um estudo da gestão e da atividade de trabalho. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina da UFMG.
Wagner Luiz Moreira dos Santos;RODRIGUES, CS; Renaldo Travassos Martins. Qualidade (sensorial, microbiológica, físico-química e parasitológica) de salmão (salmo-salar, linnaeus, 1778) resfriado e comercializado em Belo Horizonte-MG. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência Animal) - Escola de Veterinária da UFMG.
RODRIGUES, CS; Andrade, EIG; Belisário, S. O itinerário terapêutico dos pacientes em terapias renais substitutivas em Belo Horizonte: uma análise da integralidade à luz de suas percepções. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina da UFMG.
RODRIGUES, CS; GUERRA, H. L.; Rocha, MOC. Impacto das doenças infecciosas nas internações em hospital público da Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG, Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical) - Faculdade de Medicina da UFMG.
Caiaffa, WTRODRIGUES, CS. Ocorrência de doenças oportunísticas e utilização de serviços em indivíduos HIV/AIDS: 1986-2002. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina da UFMG.
Barreto SM;RODRIGUES, CS. Acidentes de trânsito em Belo Horizonte: Fatores associados ao atendimento pré-hospitalar, internações e óbitos em 1994 e 2003. 2007. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina da UFMG.
RODRIGUES, CS; Loyola, AI; Luz, ZMP; Guimarães, EAA. A implaqntação do projeto estadual de vigilância em saúde em municípios de MG. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Centro de Pesquisas René Rachou.
Caiaffa, WT; CHERCHIGLIA, M. L.;RODRIGUES, CSProietti, FA. Determinantes sociais de acesso ao transplante renal no Brasil e em Belo Horizonte/MG. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina da UFMG.
Caiaffa, WT; Comini. CC;Proietti, FARODRIGUES, CS. Qualidade de vida urbana e saúde: fatores individuais e de contexto associados à limitação funcional, auto-percepção de saúde e doenças crônicas. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina da UFMG.
RODRIGUES, CS; Medeiros, AM; Miranda, ICC. Rede de cuidados à pessoa com deficiência em MG: percepção dos profissionais do componente da atenção especializada. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas) - Faculdade de Medicina da UFMG.
RODRIGUES, CS; CUNHA, J. R. A.. As Informações da Atenção à Saúde no Brasil e a Lei de Acesso a Informação: A informação que temos e a Informação que Queremos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Sanitário) - Fundação Oswaldo Cruz.
RODRIGUES, CS; CARVALHO, W. S.. Avaliação da Prescrição e Dispensação de Medicamentos Psicotrópicos Anorexígenos em Belo Horizonte. 2005.
RODRIGUES, CS; Wernek, C. Tuberculose pulmonar no município de Belo Horizonte, no período de 1999 a 2001. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Epidemiologia) - Faculdade de Medicina da UFMG.
RODRIGUES, CSGuimarães, MDC. Sistemas de informação em saúde na caracterização do perfil de nascimentos e morbimortalidade: Diretoria Regional de Saúde de Uberlândia. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Epidemiologia) - Faculdade de Medicina da UFMG.
RODRIGUES, CSCaiaffa, WT. Mortalidade neonatal em filhos de mães adolescentes no município de Belo Horizonte: uma análise de risco. 1995. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Epidemiologia) - Escola de Saúde de Minas Gerais.
Orientou
Abordagem da vertigem no idoso pela atenção básica no município de Belo Horizonte, 2007; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Faculdade de Medicina da UFMG; Orientador: Celeste de Souza Rodrigues;
A representação do grupo operativo para os profissionais médicos e enfermeiros das Equipes de Saúde da Família da regional Noroeste, Belo Horizonte, 2007; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Faculdade de Medicina da UFMG; Orientador: Celeste de Souza Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, CELESTE DE SOUZA ; FREITAS, ROSIENE MARIA DE ; ASSUNÇÃO, ADA ÁVILA ; BASSI, IARA BARRETO ; MEDEIROS, ADRIANE MESQUITA DE . Absenteísmo-doença segundo autorrelato de servidores públicos municipais em Belo Horizonte. Revista Brasileira de Estudos de População (Impresso) , v. 30, p. S135-S154, 2013.
-
RODRIGUES, CELESTE DE SOUZA ; MALTA, DEBORAH CARVALHO ; GODINHO, TATAU ; MASCARENHAS, MÁRCIO DÊNIS MEDEIROS ; SILVA, MARTA MARIA ALVES DA ; SILVA, RURANY ESTER . Acidentes e violências entre mulheres atendidas em Serviços de Emergência Sentinela - Brasil, 2009. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 2319-2329, 2012.
-
FREITAS, R. M. ; RODRIGUES, CS ; Almeida, MCM . Estratégia Intersetorial para o Controle da Dengue em Belo Horizonte (Minas Gerais), Brasil1. Saúde e Sociedade (USP. Impresso) , v. 20, p. 773-785, 2011.
-
RODRIGUES, CS ; Guimarães, MDC ; Comini. CC . Missed opportunities for congenital syphilis and HIV perinatal transmission prevention. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 42, p. 851-858, 2008.
-
SALLES-DIAS, M. A. ; Dias M.A,S ; RODRIGUES, CS . Vigilância e Promoção à Saúde, complementando a linha de cuidado. Pensar BH. Política Social , v. Especial, p. 19, 2006.
-
RODRIGUES, CS ; Guimarães, MDC ; CONGENITA, G. N. E. S. S. . Positividade para sífilis em puérperas: ainda um desafio para o Brasil. Revista PanAmericana de Saúde Pública, v. 16, n.3, p. 168-175, 2004.
-
RODRIGUES, CS ; Guimarães, MDC ; Acurcio, FA ; Comini. CC . Interrupção do acompanhamento clínico ambulatorial de pacientes infectados pelo HIV. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 37, n.2, p. 183-190, 2003.
-
Rocha, GM ; Campos, LN ; Guimarães, MDC ; RODRIGUES, CS . Positividade para o HIV-1 em amostra de pacientes atendidos em clínica de doenças sexualmente transmissíveis em Belo Horizonte, Brasil, 1985-1995. Revista Médica de Minas Gerais , v. 13, p. 87-91, 2003.
-
Dias, MAS ; Almeida, MCM ; RODRIGUES, CS ; Ferraz, WLB . Geoprocessamento dos eventos em saúde, um subsídio ao planejamento de políticas públicas em Belo Horizonte. Pensar BH. Política Social , v. 3, p. 31-32, 2002.
-
RODRIGUES, CS ; Oliveira, CDL ; Gurgel, EI ; Proietti, FA ; Dias, MAS ; Matos, SG ; Caiaffa, WT ; Oliveira VB . A saúde das cidades: O observatório de saúde urbana da região metropolitana de Belo Horizonte. Pensar BH. Política Social , v. 3, p. 33-36, 2002.
-
RODRIGUES, CS ; MAGALJÃES, H. M. ; EVANGELISTA, P. A. ; LADEIRA, R. M. ; Laudares, S . Perfil dos nascidos vivos no município de Belo Horizonte, 1992-1994. Cad. Saude Publ., Rio de Janeiro, v. 13, n.1, p. 53-57, 1997.
-
RODRIGUES, CS ; MAGALJÃES, H. M. ; LADEIRA, R. M. ; Laudares, S . Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos - SINASC: A experiência de Belo Horizonte. Rev. Med. Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 4, n.4, p. 2-7, 1994.
-
Caiaffa, WT ; Proietti, FA ; Friche, AAL ; RODRIGUES, CS ; Dias, MAS . Saúde Urbana em Belo Horizonte. 1ª. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015. 163p .
-
RODRIGUES, CS ; GUIMARAES, A. P. ; MOREIRA, C. F. W. ; VIANA, G. L. N. ; CORRADI, M. M. G. ; FREITAS, R. M. ; BRANDAO, S. T. . O desafio da vigilância em saúde. In: Helvécio Miranda Magalhães Júnior. (Org.). Desafios e Inovações na Gestão do SUS em Belo Horizonte: a experiência de 2003 a 2008. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010, v. , p. 101-126.
-
RODRIGUES, CS ; FREITAS, R. M. . Estratégia intersetorial para o controle da dengue em Belo Horizonte. In: Helvécio Miranda Magalhães Júnior. (Org.). Desafios e Inovações na Gestão do SUS em Belo Horizonte: a experiência de 2003 a 2008. 1ªed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010, v. , p. 383-404.
-
RODRIGUES, CS ; Ishitani, LH ; Almeida, MCM ; EVANGELISTA, P. A. ; LADEIRA, R. M. . Qualificação das informações sobre acidentes de trânsito em Belo Horizonte: subsídio às ações de intervenção. In: Helvécio Miranda Magalhães Júnior. (Org.). Desafios e Inovações na Gestão do SUS em Belo Horizonte: a experiência de 2003 a 2008. 1ªed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010, v. , p. 485-500.
-
Dias, MAS ; Guimarães, AP ; RODRIGUES, CS . Vigilância e Promoção à Saúde. In: Maria Aparecida Turci. (Org.). Avanços e desafios na organização da atenção básica à saúde em Belo Horizonte. 2ed.Brasília: Gráfica e Editora Brasil Ltda, 2008, v. , p. 183-193.
-
RODRIGUES, CS ; Proietti, FA ; Andrade, EIG ; Dias, MAS ; Matos, SG ; Caiaffa, WT . Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte. In: OPAS/OMS; SAS/MS. (Org.). Projeto de Desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde. Brasília: , 2003, v. 3, p. 277-296.
-
RODRIGUES, CS ; Guimarães, MDC . Sorologia positiva para sífilis em puérperas: ainda um desafio para o Brasil. In: 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006.
-
RODRIGUES, CS ; LADEIRA, R. M. ; PEREIRA, J. C. ; PAULA, I. M. . Acompanhamento das Vítimas de Acidentes de Trânsito em Belo Horizonte. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia e 6ª Reunião Científica da América Latina e Caribe da Associação Internacional de Epidemiologia - IEA, 2004, Recife. Anais do VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004.
-
Lansky, S ; Mendonça, ML ; RODRIGUES, CS ; EVANGELISTA, P. A. . A redução da mortalidade infantil e da mortalidade materna em Belo Horizonte: uma experiência de qualificação da assistência no SUS. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003.
-
RODRIGUES, CS ; Comini. CC ; Acurcio, FA ; Guimarães, MDC . Fatores associados ao abandono do acompanhamento clínico por pacientes com a infecção pelo HIV em um ambulatório público de referência, Belo Horizonte, 1993 a 1997. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Anais do V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002.
-
Malta, DC ; Reis, AT ; RODRIGUES, CS ; Ferreira, AL . O censo de políticas sociais e as desigualdades intraurbanas. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Anais do V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002.
-
EVANGELISTA, P. A. ; RODRIGUES, CS ; Lansky, S . Avaliação da qualidade da assistência em maternidades do SUS-BH, 1999. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Anais do V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002.
-
Lansky, S ; RODRIGUES, CS ; EVANGELISTA, P. A. . A reorganização da atenção obstétrica e neonatal: Relato de uma experiência de qualificação da assistência no SUS-MG. In: II Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2002, Belo Horizonte. Anais do II Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2002.
-
Almeida, MCM ; RODRIGUES, CS ; Dias, MAS ; Ferraz, WLB . Geoprocessamento de informações subsidiando políticas públicas do município de Belo Horizonte. In: II Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2002, Belo Horizonte. Anais do II Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2002.
-
RODRIGUES, CS . Aids: Epidemiologia e Políticas em Belo Horizonte, Minas Gerais. In: XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2000, São Luís. Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2000.
-
Bessa, AMS ; RODRIGUES, CS ; EVANGELISTA, P. A. . Surtos de enfermidades transmitidas por alimentos (ETA) no município de Belo Horizonte, 1996. In: V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, V Congresso Paulista de Saúde Pública, 1997, Águas de Lindóia. Anais do V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, V Congresso Paulista de Saúde Pública, 1997.
-
RODRIGUES, CS ; Dias, MAS ; EVANGELISTA, P. A. . Proposta para validação do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos - SINASC, no município de Belo Horizonte. In: III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia, 1995, Salvador. Anais do III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia, 1995.
-
RODRIGUES, CS ; Santos, AF ; Laudares, S ; Lansky, S . A utilização de um sistema descentralizado de informação para a vigilância à mortalidade infantil. In: III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia, 1995, Salvador. Anais do III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia, 1995.
-
RODRIGUES, CS ; Bessa, AMS ; Mendonça, EF ; Ishitani, LH ; Lana, R ; Matos, SG . Mortalidade neonatal e baixo peso ao nascer no município de Belo Horizonte. In: III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia, 1995, Salvador. Anais do III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia, 1995.
-
LADEIRA, R. M. ; EVANGELISTA, P. A. ; RODRIGUES, CS . Mortalidade por neoplasias no município de Belo Horizonte, 1981 a 1990. In: III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia, 1995, Salvador. Anais do III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia, 1995.
-
RODRIGUES, CS ; Dias, MAS ; EVANGELISTA, P. A. . Projeto de vigilância à saúde de crianças menores de um ano no município de Belo Horizonte. In: III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia, 1995, Salvador. Anais do III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia, 1995.
-
RODRIGUES, CS . Alguns aspectos sobre os nascidos vivos do município de Belo Horizonte. In: IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 1994, Olinda/Recife. Anais do IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 1994.
Outras produções
RODRIGUES, CS . Organização dos Serviços de Saúde no Brasil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RODRIGUES, CS . Epidemiologia dos Acidentes de Trânsito. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria Municipal de Saúde, Gerência de Vigilância em Saúde e Informação. , Avenida Afonso Pena, 2336, Funcionários, 30130-007 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 32779535, Fax: (031) 32777768, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2014
Ministério da SaúdeVínculo: DAS 4, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Informação da SAS, Carga horária: 40
2009 - 2011
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e InformaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora do Gabinete, Carga horária: 40
2004 - 2008
Secretaria Municipal de SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Vigilância em Saúde
2001 - 2004
Secretaria Municipal de SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Epidemiologia e Informação
1990 - 2001
Secretaria Municipal de SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ref. Técnica de Vigilância Epidemiológica
1988 - 1990
Secretaria Municipal de SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Unidade Básica de Saúde
1986 - 1988
Secretaria Municipal de SaúdeVínculo: , Enquadramento Funcional: Médica Pediatra, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2005
Direção e administração, Gerência de Vigilância em Saúde e Informação, .,Cargo ou função, Gerente de Vigilância em Saúde e Informação.
-
03/2001 - 01/2005
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde, .,Cargo ou função, Gerente de Epidemiologia e Informação.
-
11/1988 - 07/2001
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde, .,Cargo ou função, Gerente de Unidade Básica de Saúde.
-
06/1994 - 03/1998
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia.
2015 - 2016
Secretaria de Estado de Saúde de MGVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúd
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Celeste de Souza Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?