Moema Pires Guimarães Soares

Possui graduação em Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1998), especialista em Fisioterapia Neurofuncional em Adulto pela ABRADIMENE e Mestrado em Ciências da Família pela Universidade Católica do Salvador (2005), Doutora em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2018). Atualmente é docente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e da Faculdade Zarns; fisioterapeuta em clínica e domicílio. Tem experiência na área de Fisioterapia e docência.

Informações coletadas do Lattes em 10/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina e Saúde Humana

2016 - 2018

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Título: Validação externa da escala preditiva de quedas em uma população após AVC residente na comunidade ESTUDO LONGITUDINAL PROSPECTIVO
Elen Beatriz Pinto.

Mestrado em Ciências da Família

2003 - 2005

Universidade Católica do Salvador
Título: cOMPORTAMENTO DO CUIDADO: QUANDO CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS SÃO CUIDADOS POR IRMÃOS EM AMBIENTE FAMILIAR, Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Anamélia Franco

Especialização em Fisioterapia Neurofuncional

2012 - 2012

ABRADIMENE
Título: FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA ADULTO

Especialização em Práticas Educacionais na Área de Saúde

2000 - 2000

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Título: Úlcera de pressão no lesado medular: uma questão de prevenção

Graduação em Fisioterapia

1993 - 1998

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Formação complementar

2024 - 2024

Oficina de desenvolvimento docente prevenção e combate ao assédio. (Carga horária: 2h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2024 - 2024

Oficina de desenvolvimento docente como utilizar a ferramenta microsoft tea. (Carga horária: 2h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2023 - 2023

Oficina de desenvolvimento docente Tutoria PBL: reflexão coletiva sobre a p. (Carga horária: 3h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2023 - 2023

Oficina de desenvolvimento docente metodologias ativas no contexto da avali. (Carga horária: 2h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2023 - 2023

Oficina de desenvolvimento docente Classificação Brasileira de Diagnóstico. (Carga horária: 2h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2023 - 2023

Oficina de desenvolvimento docente elaboração de avaliações objetivas. (Carga horária: 2h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Neuroanatomia em 3D. (Carga horária: 5h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR, IMES, Brasil.

2022 - 2022

Oficina de desenvolvimento docente Racismo estrutural e comunicação não-vio. (Carga horária: 2h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2021 - 2021

Análise de Movimento Humano baseado no Conceito Bobath. (Carga horária: 16h). , Ensino e Pesquisa em Reabilitação Neurofuncional, EPRN, Brasil.

2021 - 2021

Análise de Movimento Humano Baseada no Conceito Bobath. (Carga horária: 16h). , Escola Bahiana de Medicina, EBM, Brasil.

2021 - 2021

Fisioterapia nas Disfunções oculomotoras com ênfase em posturologia e terap. (Carga horária: 30h). , Qualitus Cursos, QC, Brasil.

2021 - 2021

Fisioterapia Orocraniocervical. (Carga horária: 20h). , Masterclass, MC, Brasil.

2021 - 2021

X Jornada de pesquisa em Fisioterapia: Re(invenção) da fisioterapia: do pei. (Carga horária: 6h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2018 - 2018

A Inter-relação entre o Controle Postural e a espasticidade e sua Influênci. (Carga horária: 40h). , Grupo Adulto de Instrutores do Conceito Bobath Brasil, GABB, Brasil.

2016 - 2016

O Diagnóstico Funcional do Fisioterapeuta: Ênfase da Prática. (Carga horária: 8h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2015 - 2015

Anatomia Palpatória Orientada para Clínica. (Carga horária: 20h). , Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia manual, IDOT, Brasil.

2015 - 2015

Anatomia Palpatória. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Tiradentes, UNIT, Brasil.

2014 - 2014

Bandagem Elástica. (Carga horária: 20h). , Quali&Vitta Fisioterapia, QV, Brasil.

2014 - 2014

Terapia Manual nas Disfunções da Coluna Vertebral. (Carga horária: 20h). , Qualitus Cursos, QC, Brasil.

2014 - 2014

Reeducação Postural Global. (Carga horária: 80h). , Quali Fisioterapia, QF, Brasil.

2012 - 2013

Especialização em Fisioterapia Neurofuncional. , Associação Brasileira de Fisioterapia em Neurologia, ABRADIMENE, Brasil.

2009 - 2009

Pilates. (Carga horária: 36h). , QUALI, QUALI, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Ginecologia. (Carga horária: 20h). , TOPFISIO, TOPFISIO, Brasil.

2007 - 2007

Curso Avançado do Conceito Bobath na avaliação e. (Carga horária: 40h). , Núcleo, NÚCLEO, Brasil.

2006 - 2006

O Ombro na Hemiplegia. (Carga horária: 26h). , Clínica Núclçeo, CN, Brasil.

2004 - 2005

Curso de Mobilização Articular e Neural. (Carga horária: 80h). , Curso Extra Curricular, CEC, Brasil.

2004 - 2004

FNP - Técnicas de Facilitação Neuromuscular Método. (Carga horária: 16h). , Curso Extra Curricular, CEC, Brasil.

2004 - 2004

Reeducação perineal feminina. (Carga horária: 25h). , Curso Extra Curricular, CEC, Brasil.

2003 - 2003

Reciclagem do curso básico de avaliação e tratamen. (Carga horária: 35h). , Curso Extra Curricular, CEC, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Reeducação Perineal Feminina. (Carga horária: 25h). , Curso Extra Curricular, CEC, Brasil.

2001 - 2001

Avaliação e Tratamento de Pac Hemiplégicos Adultos. (Carga horária: 40h). , Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.

2001 - 2001

Neurodynamics Course. , Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.

2001 - 2001

Hidroterapia em Neurologia. (Carga horária: 30h). , Curso Extra Curricular, CEC, Brasil.

2001 - 2001

Avaliação e Tratamento de Pac Hemiplégicos Adultos. (Carga horária: 40h). , Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.

2000 - 2000

Curso Multiprofissional de Próteses e Órteses para. (Carga horária: 16h). , Curso Extra Curricular, CEC, Brasil.

2000 - 2000

Compreendendo o Comportamento Motor. (Carga horária: 16h). , Curso Extra Curricular, CEC, Brasil.

1999 - 1999

Conversação. , Cultura Inglesa, CI*, Brasil.

1999 - 1999

Unidade Semi Intensiva e Uti Geral. , Hospital São Rafael, HSR, Brasil.

1999 - 1999

Reabilitação. (Carga horária: 16h). , Centro de Estudos e Difusão de Tecnologia da Apae, CEDIT, Brasil.

1999 - 1999

Conceito Bobath. (Carga horária: 120h). , Centro de Estudos Drª Monika Muller, CEMM, Brasil.

1998 - 1998

Listen And Pronounciation II. , Associação Cultural Brasil Estados Unidos, ACBEU, Brasil.

1998 - 1998

Hidroterapia. , Clínica Acquafisio e Hidro Cia, CAHC, Brasil.

1998 - 1998

Reabilitação Cardiovascular. , Sobrafir, SOBRAFIR, Brasil.

1998 - 1998

Manejo Fisioter. do Pac. Subm. a Ventilação Artifi. , Sobrafir, SOBRAFIR, Brasil.

1998 - 1998

Curso de Aproximação aos Problemas Funcionais das. (Carga horária: 20h). , Curso Extra Curricular, CEC, Brasil.

1998 - 1998

Hidroterapia : teoria e prática. (Carga horária: 16h). , Clínica Acquafisio e Hidro & Cia, CAHC, Brasil.

1997 - 1997

Advanced Conversation In English. , Associação Cultural Brasil Estados Unidos, ACBEU, Brasil.

1997 - 1997

Advanced Grammar 1. , Associação Cultural Brasil Estados Unidos, ACBEU, Brasil.

1997 - 1997

Informática. , Centro Educacional Microsoft, BYTE, Brasil.

1996 - 1996

Atualização Em Nutrição Clínica. , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

1996 - 1996

Fisioterapia Esportiva. , Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.

1994 - 1995

Inglês. , Curso de Inglês, WIZARD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia/Especialidade: Anatomia Humana.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Neurologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia.

Participação em eventos

XVI Fórum Pedagógico: Borboleguins na Transformação Digital. 2021. (Seminário).

14 INTERCULTE.Prevenção e tratamento de lesões por pressão após lesão medular. 2019. (Seminário).

Colóquio: A diversidade sob o olhar da saúde. 2017. (Outra).

III Encontro de Tutores do Curso de Fisioterapia - Atividade de Desenvolvimento Docente. 2017. (Encontro).

I Simpósio Internacional de Pesquisa em Fisioterapia, VII Jornada de Pesquisa em Fisioterapia, III Encontro de Docente e Discente do Mestrado em Tecnologias em Saúde e II Encontro de Egresso de Fisioterapia.Capacidade funcional após AVC: correlação entre mobilidade funcional e nível de atividade instrumental. 2017. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Pesquisa em Fisioterapia, VII Jornada de Pesquisa em Fisioterapia, III Encontro de Docente e Discente do Mestrado em Tecnologias em Saúde e II Encontro de Egresso de Fisioterapia.Comparação do nível de atividades instrumentais entre homens e mulheres após AVC. 2017. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Pesquisa em Fisioterapia, VII Jornada de Pesquisa em Fisioterapia, III Encontro de Docente e Discente do Mestrado em Tecnologias em Saúde e II Encontro de Egresso de Fisioterapia.Escala preditiva de queda em uma população após AVC vivendo em comunidade. 2017. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Pesquisa em Fisioterapia, VII Jornada de Pesquisa em Fisioterapia, III Encontro de Docente e Discente do Mestrado em Tecnologias em Saúde e II Encontro de Egresso de Fisioterapia.Uso da Oxfordshire Community Stroke Project para distinção de Acometimento da Circulação Posterior em Prontuários. 2017. (Simpósio).

Oficina: Instrumentos de avaliação com foco em questões abertas. 2017. (Oficina).

Oficina: Instrumentos de avaliação com foco em questões de múltipla escolha. 2017. (Oficina).

Oficina: Interprofissionalidade - uma prática possível. 2017. (Oficina).

Oficina de Desenvolvimento Docente: Educação Interprofissional em Saúde. 2017. (Oficina).

Oficina de Diagnóstico e Integração. 2017. (Oficina).

Dia do Fisioterapeuta - Arte na fisioterapia: no ensino, na avaliação e no tratamento. 2016. (Outra).

II Encontro de Tutores do Curso de Fisioterapia. 2016. (Encontro).

Simpósio Internacional Choosing Wisely. 2016. (Simpósio).

VI Jornada de Pesquisa em Fisioterapia da Bahiana - Pesquisa em Fisioterapia e Ganho Social.Características clínicas e funcionais de mulheres caidoras e não caidoras após AVC. 2016. (Outra).

VI Jornada de Pesquisa em Fisioterapia da Bahiana - Pesquisa em Fisioterapia e Ganho Social.Avaliadora do Trabalho: Microcefalia nos últimos quatro anos no Brasil. 2016. (Outra).

VI Jornada de Pesquisa em Fisioterapia da Bahiana - Pesquisa em Fisioterapia e Ganho Social.Avaliadora do Trabalho: Mortalidade em asultos jovens por AVC no estado da Bahia. 2016. (Outra).

VI Jornada de Pesquisa em Fisioterapia da Bahiana - Pesquisa em Fisioterapia e Ganho Social.Avaliadora do Trabalho: Repercussão da realidade virtual em marcadores funcionais de equilíbrio e mobilidade funcional em idosos. 2016. (Outra).

VI Jornada de Pesquisa em Fisioterapia da Bahiana - Pesquisa em Fisioterapia e Ganho Social.Avaliadora do Trabalho: Características Clínicas e funcionais de mulheres caidoras e não caidoras após AVC. 2016. (Outra).

XII Fórum Pedagógico da Bahiana: na batida do seu coração. 2016. (Outra).

XXVII Congresso Brasileiro de Neurologia. Proposal for a new predictive scale for recurrent fall risk in a cohort of Community-Dewlling patients with stroke. 2016. (Congresso).

Congresso Alagoano de Anatomia. 2015. (Congresso).

XI Fórum Pedagógico da Bahiana - Incubando boas idéias. 2015. (Outra).

IV Jornada de Pesquisa em Fisioterapia da Bahiana. 2014. (Outra).

Palestra: A evolução dos Currículos dos Cursos da Bahiana. 2014. (Outra).

Palestra: Aprendizagem Autêntica de Feedback. 2014. (Outra).

Palestra: Habilidades comunicacionais na Formação em Saúde. 2014. (Outra).

Palestra: O Currículo e as Competências Transversais. 2014. (Outra).

Oficina: Avaliação por competência. 2013. (Oficina).

Oficina: Metodologias Ativas de aprendeizagem - Team-Based Lerning (TBL): uma forma cooperativa de construção do conhecimento. 2013. (Oficina).

Oficina: Que professor nós queremos ser?. 2013. (Oficina).

VIII Fórum Pedagógico da Bahiana. 2012. (Outra).

Aprendendo e ensinando a Fisioterapia: Metodologia ativa de aprendizagem. 2011. (Oficina).

I Encontro de tutores do curso de fisioterapia da Bahiana. 2011. (Oficina).

Oficina pedagógica - Desafios do ABP: alinhando os sete passos. 2011. (Oficina).

Seminário interdisciplinar por que e como planejar?. 2011. (Seminário).

Workshop refletindo sobre a educação: utilização do claw como estratégia. 2011. (Oficina).

IX Mostra Científica e Cultural e VII Jornada Científica/PIBIC.Os efeitos da piscina terapêutica em crianças com paralisia cerebral diparética espástica. 2010. (Outra).

IX Mostra Científica e Cultural e VII Jornada Científica/PIBIC.Uma abordagem descritiva sobre lombalgia em pacientes de clínica universitária em Salvador. 2010. (Outra).

IX Mostra Científica e Cultural e VII Jornada Científica/PIBIC.Comparação da qualidade de vida e estratégias utilizadas por mulheres com incontinência urinária. 2010. (Outra).

IX Mostra Científica e Cultural e VII Jornada Científica/PIBIC.O efeito do tratamento fisioterapêutico uroginecológico em pacientes portadores de HTLV-I. 2010. (Outra).

IX Mostra Científica e Cultural e VII Jornada Científica/PIBIC.As relações de trabalho dos fisioterapeutas que atuam em clínicas na cidade de Salvador, Bahia. 2010. (Outra).

IX Mostra Científica e Cultural e VII Jornada Científica/PIBIC.Influência da estimulação elétrica nervosa transcutânea na regeneração nervosa periférica-papel da tolerância à morfina. 2010. (Outra).

IX Mostra Científica e Cultural e VII Jornada Científica/PIBIC.Constipação intestinal em gestantes e a relação com o nível de atividade física. 2010. (Outra).

IX Mostra Científica e Cultural e VII Jornada Científica/PIBIC.A relação entre os tipos de pé e os desvios posturais em bailarinas clássicas.. 2010. (Outra).

IX Mostra Científica e Cultural e VII Jornada Científica/PIBIC.Aplicação da estimulação elétrica transcutânea na musculatura respiratória. 2010. (Outra).

X Mostra Científica e Cultural/VIII Jornada de Iniciação Científica/PIBIC.Efeito da estimulação elétrica transcraniana por corrente direta na dor e nas habilidaes funcionais de pacientes com artrite reumatóide. 2010. (Outra).

X Mostra Científica e Cultural/VIII Jornada de Iniciação Científica/PIBIC.Alterações Posturais associadas ao uso de bolsas e mochilas em escolares. 2010. (Outra).

X Mostra Científica e Cultural/VIII Jornada de Iniciação Científica/PIBIC.Perfil sóciodemográfico e qualidade de vida de pacientes vestibulopatas. 2010. (Outra).

Teleducação interativa. 2008. (Oficina).

VIII Mostra Científica e Cultural e VI Jornada Científica/PIBIC.Efeitos da mobilização neural na regeneração nervosa periférica. 2008. (Outra).

VIII Mostra Científica e Cultural e VI Jornada Científica/PIBIC.Os efeitos da piscina terapêutica em crianças com paralisia cerebral diparética espástica. 2008. (Outra).

VIII Mostra Científica e Cultural e VI Jornada Científica/PIBIC.Prevalência de dor músculo-esquelética em manicures na zona urbana da cidade de Salvador, bahia. 2008. (Outra).

VIII Mostra Científica e Cultural e VI Jornada Científica/PIBIC.Avaliação eletromiográfica da ativação dos músculos vasto medial oblíquo , vasto lateral oblíquo e vasto lateral longo em indivíduos com lesão no joelho. 2008. (Outra).

VIII Mostra Científica e Cultural e VI Jornada Científica/PIBIC.Prevalência de dor em portadores de HTLV-1 em um centro de referência na cidade de Salvador, Bahia. 2008. (Outra).

VIII Mostra Científica e Cultural e VI Jornada Científica/PIBIC.Prevalência da hipermobilidade articular e sintomas álgicos em estudantes de fisioterapia. 2008. (Outra).

VIII Mostra Científica e Cultural e VI Jornada Científica/PIBIC.Dor na criança. 2008. (Outra).

VII Mostra Científica e Cultural e VI Jornada Científica/PIBIC.Fatores associados à prevalência de dor no joelho na população de Salvador, Bahia. 2008. (Outra).

VII Mostra Científica e Cultural e VI Jornada Científica/PIBIC.Fatores associados a prevalência de dor musculoesquelética em trabalhadores. 2008. (Outra).

Seminário de Pôster.Seminário de Pôster. 2005. (Seminário).

I Forum do Instituto Bahiano de Reabilitação.Novas perspecyivas em Reabilitação. 2002. (Outra).

I Fórum do Instituto Bahiano de Reabilitação. 2002. (Outra).

Jornada de Fisioterapia em Neurologia. 2001. (Outra).

Jornada de Fisioterapia em neurologia da UCSal.Tônus Muscular: Uma Visão Atual. 2001. (Outra).

Seminário de Fisioterapia. 2000. (Seminário).

IX Congresso Internacional de Fisioterapia Respiratória. 1998. (Congresso).

A Osteoporose do Poto de Vista Clínico e Fisioterápico. 1996. (Outra).

A Piscina Terapêutica como um Recurso na Abordagem do Lesado Medular. 1996. (Outra).

II Encontro Nordestino de Estudantes de Fisioterapia. 1996. (Encontro).

II Jornada Científica dos Estudantes de Fisioterapia da UCSAL. 1996. (Outra).

I Meeting de Fisioterapia. 1996. (Outra).

Métodos Atuais da Reeducação Postural. 1996. (Outra).

O Tratamento da Dor Muscular. 1996. (Outra).

VII Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Izabel. 1995. (Outra).

I Congresso Norte-Nordeste de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 1994. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Luiz Antônio Moreira Pereira

PINTO, E. B. C.; NASCIMENTO, C. F.; FERREIRA, A. M.;SOARES, Moema Pires Guimarães. Padronização dos parâmetros musculares na ultrassonografia para investigação de sarcopenia em indivíduos não institucionalizadps. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Marcelo Santos Pereira

SOARES, Moema Pires Guimarães; OLIVEIRA-FILHO, J.; NASCIMENTO, C. F.. FATORES ASSOCIADOS AO COMPROMETIMENTO MOTOR DO MEMBRO SUPERIOR EM INDIVÍDUOS APÓS AVC NA FASE AGUDA. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: REBECA FREITAS REIS NUNES

SOARES, Moema Pires Guimarães; SA, K. N.; MACEDO, M. C.. CONFIABILIDADE DAS ESCALAS BALANCE EVALUATION SYSTEMS TEST OF DYNAMIC BALANCE E ÍNDICE DINÂMICO DA MARCHA EM PESSOAS COM HAM/TSP. 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Erick Anísio Neves Chaves

SOARES, Moema Pires Guimarães. Desempenho funcional e integração na comunidade de um grupo de indivíduos praticantes de karatê adaptado. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Adriana helena Souza Fernandes

SOARES, Moema Pires Guimarães. Comunicação funcional desenvolvida por indivíduos afásicos após AVC residentes na comunidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Poliana Bittencourt Galvão

SOARES, Moema Pires Guimarães. Influência da Alteração Sensorial - Reaprendizado Motor dos Pacientes Hemiplégicos à Esquerda. 2004. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Cristina Imbassahy

SOARES, Moema Pires Guimarães. Atendimento Hospitalar em Pacientes Oncológicos com Metástase para Coluna Vertebral. 2001. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: MAYANA DE AZEVEDO BIÃO DE SOUZA

SOARES, M. P. G.; Cristiane Dias; SA, S. M. P.; SANTOS, J. C.; SOUSA, M. C. M.;SOARES, Moema Pires Guimarães. DESEMPENHO FUNCIONAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL POR ZIKA VÍRUS E LESÃO HIPÓXICO-ISQUÊMICA. 2022. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Maria Consuelo D´Almeida Nuñez Filha

SOARES, Moema Pires Guimarães; CORREIA, H. F.; FONSECA, E. P.; MACEDO, L. B.; GOES, A. L. B.. FATORES ASSOCIADOS A MOBILIDADE FUNCIONAL EM INDIVÍDUOS APÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL. 2020. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Victor de Oliveira Alvim Albergaria

SOARES, Moema Pires Guimarães. Acesso à vacina Covid-19 para pacientes soropositivos HTLV em um centro de referência em Salvador-Ba. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Lorenzo Ferreira Barreto Santos

SOARES, Moema Pires Guimarães. Relação entre horas de sono e queda em idosos com idade > 65 anos: Revisão Sistemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Matheus Vinicius Xavier Matos

SOARES, Moema Pires Guimarães. Comunicação funcional em indivíduos com alteração de linguagem após AVC.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Emely Andrade Spricigo

SOARES, Moema Pires Guimarães. Capacidade funcional e qualidade de vida em indivíduos após AVC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Camila Machado Gonçalves

SOARES, Moema Pires Guimarães. Relevância das Atividades Funcionais Prévias ao AVE no Desempenho Funcional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Roberta Leal Rêgo

SOARES, Moema Pires Guimarães. Aplicabilidade da Dupla Tarefa na Avaliação da Marcha de Pacientes Pós-Acidente Vascular Cerebral.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Luana Rodrigues Santos

SOARES, Moema Pires Guimarães. Aspectos sociodemográficos e qualidade de vida em portadores de HTLV-1 associados à HAM/TSP.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Diego Ribeiro Rabelo

SOARES, Moema Pires Guimarães. Caracterização do desempenho locomotor na patologia chagásica em modelo murino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Êmyle Martins Lima

Baptista, Abrahão Fontes; GOES, B. T.; CAVALCANTI, J. Z.; MIRANDA, D. C.;SOARES, Moema Pires Guimarães. Influência da estimulação elétrica nervosa transcutânea na regeneração nervosa periférica - papel da tolerância à morfina.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Vitor Sotero dos Santos

SOARES, Moema Pires Guimarães. Constipação Intestinal em Gestantes e a relação com o nível de atividade física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Thiago Santos de Souza

SOARES, Moema Pires Guimarães. As relações de trabalho dos fisioterapeutas que atuam em clínicas na cidade de Salvador - bahia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Aldenice barreto Pascoal neta

SOARES, Moema Pires Guimarães; MORAES, M. B.; SANTOS, J. C.; SILVA, M. E.; SANTOS, G. H. C.; MARQUES, U. A.. Uma abordagem descritiva sobre lombalgia em pacientes de clínica universitária em Salvador. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Gabriela andrade Job

SOARES, Moema Pires Guimarães; GONCALVES, L. S.. A relação entre os tipos de pé e os desvios posturais em bailarinas clássicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: verusca de matos ferreira

SOARES, Moema Pires Guimarães; DIAS, B. C.. Aplicação da estimulação elétrica transcutânea na musculatura respiratória. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Natália Wolfovitch Cajazeira

SOARES, Moema Pires Guimarães. Comparação da qualidade de vida e estratégias utilizadas por mulheres com incontinência urinária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Keith angela Cunha Rios

SOARES, Moema Pires Guimarães; ANDRADE, C. P.. O efeito do tratamento fisioterapêutico uroginecológico em pacientes portadores de HTLV-I. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Esther C

SOARES, Moema Pires Guimarães. Silvany.Qualidade de vida de idosos que praticam atividade física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Elaine dos S

SOARES, Moema Pires Guimarães. Góes Silva.Avaliação do nível de conhecimento sobre medidas preventivas de amputação em idosos diabéticos hospitalizados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Mayra Castro de Souza

SOARES, Moema Pires Guimarães. Correlação entre o timed up and go test e o desempenho funcional de pacientes hemiplégicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Ticiara ferreira Lopes

SOARES, Moema Pires Guimarães. Relação fisioterapeuta-paciente na percepção do portador de esclerose lateral amiotrófica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Ingrid Barbosa de Oliveira

SOARES, Moema Pires Guimarães. Fadiga muscular em pacientes com esclerose lateral amiotrófica:uma revisão de literatuar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Patricía Costa Leahy

SOARES, Moema Pires Guimarães. Manutenção da força muscular e amplitude de movimento em membros inferiores em uma paciente com doença de parkindon através da fisioterapia aquática: relato de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Neuma Portugal de Almeida

SOARES, Moema Pires Guimarães. Perfil dos Pacientes com Sequelas de DCV Atendidos numa Escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Natália Rosa Fonseca

SOARES, Moema Pires Guimarães. Quem Cuida do Cuidador?Repercussões Físicas e Psicossociais de Cuidar de um Familiar com Sequela de Ave. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Mário F da Silva

SOARES, Moema Pires Guimarães. Alterações Funcionais Provenientes da Paralisia Supranuclear Progressiva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Alexandra Barreto Lima

SOARES, Moema Pires Guimarães. O Efeito do Feedback Eletromiográfico no Desempenho Motor de Pacientes Hemiparéticos Pós Acidente Vascular Encefálico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Clarissa Mariana S B de Lemos

SOARES, Moema Pires Guimarães. A Otimização do Controle de Tronco do Paciente Hemiparético Através dos Exercícios Abdominais Excêntrico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Maria Eugênia Barreto Vieira

SOARES, Moema Pires Guimarães. Mecanismos Neurofisiológicos da Inibição Muscular Artrogênica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Bárbara Carolina Barbosa Ivo

SOARES, Moema Pires Guimarães. Estratégias de Intervenção Fisioterapêutica no Tratamento da Tetania Muscular: Um estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Veríssimo Antônio M

SOARES, Moema Pires Guimarães. Souza.Opiniões divergentes com relação às condutas imediatas no tratamento da impressão basilar: relato de caso.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Claudia Azevedo Saraiva Santos

SOARES, Moema Pires Guimarães. A Importância da Estimulação no Processo de Reabilitação do Paciente com TCE Grave. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Milena Lins de Vasconcelos

SOARES, Moema Pires Guimarães. Recursos fisioterapêuticos na paralisia de Bell. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Ana Paula da Silva Leite

SOARES, Moema Pires Guimarães. Os Déficits Sensoriais do Paciente com Heminegligência e o seu Impacto na Rabilitação:Uma Revisão de Literatura. 2004. Outra participação, Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Aline Souza Garciov

SOARES, Moema Pires Guimarães. O Biofeedbeck de Eletromiografia no Tratamento da Constipação. 2004. Outra participação, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Adriana Oliveira

SOARES, Moema Pires Guimarães. Papel do Transver na Movimentação dos Membros Inferiores. 2004. Outra participação, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Jamile Soledade

SOARES, Moema Pires Guimarães. O Uso da Bola Suiça no Preparo para Marcha em Pacientes com Ataxia Cerebelar. 2003. Outra participação, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Fernanda Sampaio Santos

SOARES, Moema Pires Guimarães. A Imfluência das Alterações Cognitivas na Capacidade Funcional do Demenciado de Alzheimer. 2003. Outra participação, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Ana Carolina Caldas

SOARES, Moema Pires Guimarães. Alterações do Movimento Proveniente da Neuroesquistossomose. 2003. Outra participação, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Adriana de Oliveira Torres

SOARES, Moema Pires Guimarães. Imfluência da Neuroplasticidade na Reorganização Cerebral após o Acidente Vascular Encefálico. 2002. Outra participação, Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Bruna Lioy Bade

SOARES, Moema Pires Guimarães. Pistas Visuais com Recursos Terapêuticos na Marcha Parkinsoniana. 2002. Outra participação, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Rosana Rego Vaz

SOARES, Moema Pires Guimarães. Alterações do Equilíbrio na Doença de Parkinson: Intervenção Precoce Direcionada à Instabilidade Postural. 2002. Outra participação, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Adriana Santos

SOARES, Moema Pires Guimarães. Hipotensão Ortostática em Idosos com Doença de Parkinson: Risco Aumentado de Quedas. 2001. Outra participação, Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Luciana Velame de Oliveira

SOARES, Moema Pires Guimarães. O Ângulo da Flexão de Joelho e sua Relação com a Performance da Marcha do Idoso com Parkinson. 2001. Outra participação, Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Lavínia Lídia Ramos Quieiros de Vasconcelos

SOARES, Moema Pires Guimarães. Tratamento Fisioterápico da Vertigem de Origem Vestibular. 2000. Outra participação, Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Lorena Silva Barbosa

SOARES, Moema Pires Guimarães. Fisioterapia na Afasia de Broca. 2000. Outra participação, Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Lívia Andrade de Oliveira

SOARES, Moema Pires Guimarães. A Importância do Estímulo Sensorial no Reaprendizado Neuromotor. 2000. Outra participação, Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Pedro Guimarães

SOARES, Moema Pires Guimarães. A Importância e a Correlação de Recursos Fisioterapêuticos Selecionados na Reabilitação Neuronal e Motora na Síndrome de Guillain-Barré em Ambulatório. 2000. Outra participação, Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Adriano Celso da Conceição

SOARES, Moema Pires Guimarães. HTLV-1 - A Fisioterapia e a Importância do seu Papel Social no Tratamento dessa Patologia. 2000. Outra participação, Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Francine Costa de Oliveira

SOARES, Moema Pires Guimarães. Proposta Fisioterapêutica na Neuroesquistossomose Mansônica - Relato de Caso. 2000. Outra participação, Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Iris Mércia Gonçalves Carvalho

SOARES, Moema Pires Guimarães. Avaliação e Abordagem Fisioterapêutica na Fase Inicial da Esclerose Múltipla. 2000. Outra participação, Universidade Católica do Salvador.

SOARES, Moema Pires Guimarães. Concurso público para docente de nível superior. 2002. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOARES, Moema Pires Guimarães. Concurso público para docente de nível superior. 2002. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

SOARES, Moema Pires Guimarães. Concurso público para docente de nível superior. 2002. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

SOARES, Moema Pires Guimarães. Concurso público para docente de nível superior. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOARES, Moema Pires Guimarães. Exame de Qualificação dos Alunos do 10º Semestre. 2004. Universidade Católica do Salvador.

SOARES, Moema Pires Guimarães. Exame de Qualificação dos Alunos do 10º Semestre. 2003. Universidade Católica do Salvador.

SOARES, Moema Pires Guimarães. Seleção de Docentes do Curso de Fisioterapia. 2002. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOARES, Moema Pires Guimarães. Seleção de Docentes do Curso de Fisioterapia. 2002. Escola de Ciências Médicas de Alagoas.

SOARES, Moema Pires Guimarães. Seleção de Docentes do Curso de Fisioterapia. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Orientou

Davi valois

A eletroestimulação neuromuscular como coadjuvante no taratamento de espasticidade no hemiplégico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Moema Pires Guimarães Soares;

Ingrid Barbosa de Oliveira

Fadiga Muscular em pacientes com esclerose lateral amiotrófica: revisão de literatura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Moema Pires Guimarães Soares;

Ticiara ferreira Lopes

relação fisioterapeuta-paciente na percepção do portador de esclerose lateral amiotrpifica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Moema Pires Guimarães Soares;

Alexandra Barreto Lima

O Efeito do Feedback Eletromiográfico no Desepenho Motor de Pacientes Hemiparéticos Pós Acidente Vascular Encefálico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Moema Pires Guimarães Soares;

Natália Rosa Fonseca

Quem Cuida do Cuidador?Repercussões Físicas e Psicossociais de Cuidar de um Familiar com Sequela de Ave; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Moema Pires Guimarães Soares;

Alice Mendonça de Araújo Melo

Importância da Fisioterapia nos Transtornos dos Movimentos Induzidos por Medicamentos; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Moema Pires Guimarães Soares;

Hildene Santiago

Exercícios Terapêuticos Resistidos em Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Moema Pires Guimarães Soares;

Milena Lins de Vasconcelos

Recursos Fisiotewrapêuticos na Paralisia de Bell; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Moema Pires Guimarães Soares;

Juliana Fiscina da Silva

Uso do Andador na Marcha de Pacientes com Ataxia Cerebelar; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Moema Pires Guimarães Soares;

Maria Carolina de Brito Andrade

Mobilização Neural: Uma Abordagem Coadjuvante no Tratamento de Pacientes com Hipertonia de Membros Superiores após uma Lesçao Central; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Moema Pires Guimarães Soares;

Produções bibliográficas

  • PINHEIRO, LUCIANA OLIVEIRA RANGEL ; GUIMARÃES, MOEMA PIRES ; BAÍA, MARIA ; DE CARVALHO, MARIA EDUARDA ; OLIVEIRA-FILHO, JAMARY ; PINTO, ELEN BEATRIZ . Preditores de qualidade de vida relacionada à saúde em indivíduos após Acidente Vascular Cerebral (AVC) residentes na comunidade: estudo longitudinal prospectivo. Revista de Pesquisa em Fisioterapia , v. 12, p. e4911, 2022.

  • FONSECA, E. P. ; ALVES, M. B. ; GUIMARÃES, MOEMA ; CARVALHO, M. E. L. ; PINTO, E. B. C. . Clinical and functional characteristics of women after stroke, fallers and non-fallers: a longitudinal study. Revista de Pesquisa em Fisioterapia , v. 11, p. 759-765, 2021.

  • GUIMARÃES, MOEMA ; MONTEIRO, MS MAIANA ; MATOS, RAFAEL TITO ; FURTADO, MS CLÁUDIA ; MAIA, HELENA FRAGA ; ALMEIDA, LORENA R.S. ; FILHO, JAMARY OLIVEIRA ; PINTO, ELEN BEATRIZ . External validation of the recurrent falls risk scale in community-dwelling stroke individuals. Journal of Stroke & Cerebrovascular Diseases , v. 29, p. 104985, 2020.

  • COSTA PINTO FURTADO MACHADO, CLAUDIA ; PIRES GUIMARÃES SOARES, MOEMA ; VENAS SANTOS, GABRIEL ; CARNEIRO PINTO, ELEN BEATRIZ . INFLUENCE OF FOOT POSITION IN THE PERFORMANCE OF SIT TO STAND IN POST STROKE HEMIPARETIC PATIENTS. Revista Pesquisa em Fisioterapia , v. 5, p. 300-305, 2015.

  • SOARES, Moema Pires Guimarães ; M.P.G.Soares . Crianças que cuidam de irmãos com necessidades especiais. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso) , v. 25, p. ISSN 1806-3446, 2009.

  • Fonseca, N. R. ; PENNA, A. F. G. ; SOARES, Moema Pires Guimarães . Ser cuidador familiar: um estudo sobre as conseqüências de assumir este papel. Physis (UERJ. Impresso) , v. 18, p. 01, 2008.

  • SOARES, Moema Pires Guimarães ; PINTO, E. B. C. ; FONSECA, E. P. ; Fonseca, Marcus de Lemos ; Souza, Mayra Castro de Matos ; Monteiro, Rafael . Coleção Manuais da Fisioterapia Neurofuncional. 1. ed. Salvador: Sanar, 2020. v. 1. 224p .

  • GUIMARAES, MOEMA PIRES ; PINTO, E. B. C. ; FONSECA, E. P. ; Fonseca, Marcus de Lemos ; SOUSA, M. C. M. ; Monteiro, Rafael . Manual de Fisioterapia Neurofuncional. 01. ed. Salvador: Sanar, 2020. v. 1. 208p .

  • SOARES, Moema Pires Guimarães ; baracho, daniel belesa ; Magalhães, Fernando Cruz Ferreira ; Vieira, Thainá Machado de Melo . Guia Prático de Anatomia da Superfície. 1. ed. Salvador: Editora Sanar Ltda, 2019. v. 1. 312p .

  • MATOS, R. T. M. ; PIRES GUIMARÃES SOARES, MOEMA ; BASTOS, M. G. O. ; SILVA, A. C. ; PINTO, E. B. C. . Uso da Oxfordshire Community Stroke Project para distinção de Acometimento da Circulação Posterior em Prontuários. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIRES GUIMARÃES SOARES, MOEMA ; MACHADO, C. C. P. F. ; BAIA, M. T. ; OLIVEIRA FILHO, J. ; PINTO, E. B. C. . Escala preditiva de queda em uma população após AVC vivendo em comunidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOARES, Moema Pires Guimarães ; PINHEIRO, L. O. R. ; BRASIL, C. A. ; CARVALHO, M. E. L. ; BRITO, M. ; PINTO, E. B. C. . Capacidade funcional após AVC: correlação entre mobilidade funcional e nível de atividade instrumental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, MOEMA ; Almeida, Lorena Rosa ; MONTEIRO, MS MAIANA ; PINHEIRO, L. O. R. ; MACHADO, C. C. P. F. ; BRITO, M. ; Carvalho, M E ; Souza, I F ; OLIVEIRA-FILHO, JAMARY ; CARNEIRO PINTO, ELEN BEATRIZ . Diferenças clínicas e funcionais entre caidores frequentes e não frequentes após AVC, residentes na comunidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, Moema Pires Guimarães ; PINHEIRO, L. O. R. ; BRASIL, C. A. ; CARVALHO, M. E. L. ; PINTO, E. B. C. ; BAIA, M. T. . Comparação do nível de atividades instrumentais entre homens e mulheres após AVC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALVES, M. B. ; SOARES, Moema Pires Guimarães ; SANTANA, A. ; CARVALHO, M. E. L. ; BAIA, M. T. . Características clínicas e funcionais de mulheres caidoras e não caidoras após AVC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINTO, E. B. C. ; SOARES, Moema Pires Guimarães ; PINHEIRO, L. O. R. ; MATOS, I. ; MACHADO, Cláudia Furtado ; BRITO, M. ; CARVALHO, M. E. L. ; SANTANA, A. ; LUNA, E. ; OLIVEIRA FILHO, J. . Proposal for a new predictive scale for recurrent fall risk in a cohort of Community-Dewlling patients with stroke. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, Moema Pires Guimarães . Projeto Caminhada no Parque: O Resgate dos Prazeres da Vida Pelo Paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, Moema Pires Guimarães . Visita Domiciliar do Estágio de Fisioterapia Ambulatorial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública: Uma Realidade Eficaz. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

COSTA PINTO FURTADO MACHADO, CLAUDIA ; SOARES, Moema Pires Guimarães . Telencéffalo, núcleos da base e SNA. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteirodeestudo).

COSTA PINTO FURTADO MACHADO, CLAUDIA ; SOARES, Moema Pires Guimarães . Telencéffalo, núcleos da base e SNA. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteirodeestudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Esqueleto humanp. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Músculos esqueléticos. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Divisão do sistema nervoso. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . SNP e Medula espinal. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Tronco encefálico, nervos cranianos e cerebelo. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Diencéfalo, ventrículos e núcleos da base. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Telencéfalo e aparelho vestibular. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Introdução ao sistema nervoso. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Medula espinal, nervos e cerebelo. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Tronco encefálico. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Sistema digestório. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Sistema digestório. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Sistema linfático. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Coraçãio. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Irrigação e drenagem do coração. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Nariz e cavidade nasal. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Faringe. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Laringe. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães ; MACHADO, C. C. P. F. . Traquéia e brônquios. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro de estudo).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Sistema esquelético. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Coração primitivo e árvore brônquica. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Sistema reprodutor. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Introdução à embriologia. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Tecido óoseo, cartilaginoso e articular. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Sistema muscular. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Sistema digestório. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Sistema nervoso. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Sistema endócrino. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Sistema urinário. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Ossos e articulações do crânio. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Ossos e articulações da coluna vertebral. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Ossos e articulações do tórax. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Ossos e articulações do cíngulo escapular e membro superior. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Ossos e articulações do cíngulo escapular e membro superior. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Ossos e articulações do cíngulo pélvico e membro inferior. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Músculos do quadril e membro inferior. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Músculos da face, pescoço e tórax. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Músculos do dorso e membro superior. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Sistema cardíaco. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Sistema respiratório. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo aula).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Sistema articular. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Sistema muscular. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Sistema cardíaco. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

SOARES, Moema Pires Guimarães . Sistema respiratório. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Impacto do acidente vascular cerebral na capacidade funcional e na qualidade de vida, Descrição: O AVC quando não é letal, compromete a independência e favorece um padrão de vida sedentário, com limitações para as atividades funcionais. É plausível destacar que os impactos do AVC não são apenas na função física, mas também na emoção, na memória, no pensar, na comunicação, na participação social e, conseqüentemente, na qualidade de vida. A identificação dos fatores relacionados com a sobrevida, incluindo a recuperação funcional, é reconhecida como essencial para avaliar o impacto do AVC na comunidade. Umas das razões para a grande morbidade e incapacidade encontrada nessa população são as alterações relacionadas ao controle postural e equilíbrio, alteração da marcha e reserva cardiológica reduzida, interferindo na realização de tarefas e adaptação ao ambiente. Este projeto envolve estudos de diagnósticos clínicos e dos desfechos funcionais, bem como, a validação de instrumentos de avaliação para essa população... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Moema Pires Guimarães Soares - Integrante / OLIVEIRA, Luciana - Integrante / CARNEIRO PINTO, ELEN BEATRIZ - Coordenador.

Prêmios

2017

1º Lugar com o trabalho intitulado "Uso da Oxfordshire Community Stroke Project para distinção de acometimento da circulação posterior em prontuário", Escola Bahiana de Medicina e Saúde Humana.

2017

Trabalho premiado "Escala preditiva de queda em uma população após AVC vivendo em comunidade", durante o I Simpósio Internacional de Pesquisa em Fisioterapia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Humana.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. , Av. D. João VI, 275, Brotas, 40290-000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32768260, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Tutora, Carga horária: 25

Outras informações:
Componentes: Anatomia Humana, Bases Biológicas, Biomorfofuncional I e Biomorfofuncional II.

2000 - 2003

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: Supervisora/Docente, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio/Docente, Carga horária: 30

Outras informações:
Supervisora de Estágio Integrado em FisioterapiaDocente em sala de aula

Atividades

  • 08/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.Linhas de pesquisa

  • 01/2012

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biomorfofuncional I

  • 03/2006

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana e Fisiologia -Biiomorfofuncional

  • 03/2006

    Serviços técnicos especializados , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.Serviço realizado, Atendimento a pacientes adultos neurológicos na CAFIS - Clínica Avançada em Fisioterapia.

  • 02/2000 - 03/2003

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio de Fisioterapia em Neurologia.

2021 - Atual

Faculdade ZARNS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30

Outras informações:
Componentes curriculares: Estrutura e Função II (anatomia humana); Estrutura e função I (fisiologia); Sessão Tutorial.

2003 - 2010

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Servidora, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora da disciplina Fisioterapia Aplicada a Neurologia

2000 - 2002

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Professora Supervisora, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2001 - 04/2010

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisioterapia Aplicada a Neurologia - Teoria

  • 08/2000 - 04/2010

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisioterapia Aplicada a Neurologia

  • 01/2000 - 12/2001

    Estágios , Universidade Católica do Salvador.Estágio realizado, Estágio Supervisionado de Fisioterapia Alicada a Neurologia.

2019 - 2022

Centro Universitário Jorge Amado

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16

Outras informações:
Componentes: Anatomia Humana, Fisiologia, Fisioterapia em neurologia.

2006 - 2009

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora da Disciplina Teórica e Prática Fisioterapia em Neurologia

Atividades

  • 08/2005 - 03/2009

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisioterapia em Neurologia

2015 - 2017

Faculdade Regional da Bahia - UNIRB

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 15

Outras informações:
Componentes ministrados: Anatomia Humana e Fisiologia.

2017 - 2019

Faculdade São Salvador

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16

Outras informações:
Componentes: Anatomia Humana, Bases e métodos de avaliação fisioterapêutica, Fisioterapia em Neurologia.

2022 - 2024

Faculdade Inspirar

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Componente: Avaliação Fisioterapêutica em Neurologia e Geriatria.

2001 - 2020

Clínica Ondina Fisio Center

Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Outras informações:
Adulto (Piscina e Solo)

Atividades

  • 03/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Fisioterapia, Fisioterapia.Atividade realizada, Fisioterapia aplicada a Neurologia.

1996 - 1996

Clínica Angioclínica

Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Estagiária, Carga horária: 0

Atividades

  • 05/1996 - 08/1996

    Estágios , Ortopedia, Fisioterapia.Estágio realizado, Fisioterapia em Ortopedia.

1999 - 2000

Clinica Corte

Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/1999 - 04/2000

    Serviços técnicos especializados , Clínica Corte, Fisioterapia.Serviço realizado, Fisioterapia.

1997 - 1997

Clínica de Fisioterapia de Salvador

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Estagiária, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/1997 - 06/1997

    Estágios , Ortopedia, Fisioterapia.Estágio realizado, Fisioterapia em Ortopedia e Esporte.

1997 - 1998

Clinica São Marcos

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Estagiária, Carga horária: 0

Atividades

  • 09/1997 - 02/1998

    Estágios , Ortopedia, Fisiotewrapia.Estágio realizado, Fisioterapia ambulatorial,neurológica e respiratória.

1996 - 1996

Hospital Aristides Maltez

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Estagiária, Carga horária: 0

Atividades

  • 06/1996 - 07/1996

    Estágios , Fisioterapia, Fisioterapia Geral.Estágio realizado, Fisioterapia Geral.

1998 - 1998

HOSPITAL GERAL DO ESTADO

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Estagiária, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/1998 - 11/1998

    Estágios , Uti, Fisioterapia.Estágio realizado, Fisioterapia no Setor da UTI.