José Eduardo Ferreira Santos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1998), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente tem realizado trabalhos na formação de professores e publicado artigos em revistas e livros em âmbito nacional e internacional. Após o doutorado desenvolvi a pesquisa "A arte invisível dos trabalhadores da beleza nas periferias de Salvador", em parceria com o fotógrafo italiano Marco Illuminati, descortinando o universo da cultura e da arte muitas vezes esquecido quando se fala do subúrbio da cidade. Realizei o Pós - Doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC - UFRJ (2011-2013), com o projeto "Enraizamento e produção cultural dos artistas invisíveis do Subúrbio Ferroviário de Salvador: tipos de artistas, produção e redes de cooperação". Atuei como professor e pesquisador no Instituto de Psicologia da UFBA, na condição de bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pelo PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado) (2012 - 2016), com o projeto ?Estudos sobre maternidade e significados do feminino no Subúrbio Ferroviário de Salvador e áreas do Recôncavo Baiano?. Atualmente realiza a pesquisa "Famílias na periferia de Salvador: das vulnerabilidades às expressões de beleza e memória através do encontro com as obras do Acervo da Laje como espaço de pesquisa e promoção do desenvolvimento humano", no Programa de Pós- Graduação em Família na Sociedade Contemporânea na Universidade Católica do Salvador pelo PNPD. Desde o Mestrado em Psicologia tem desenvolvido pesquisas sobre a violência em relação aos jovens da periferia de Salvador, assim como no Doutorado em Saúde Pública e neste momento tem desenvolvido pesquisas sobre fatores que podem diminuir o impacto da violência através de elementos culturais e artísticos presentes na periferia. Desde 2011 organizo e realizo a curadoria do Acervo da Laje, espaço cultural e artístico que trabalha com a memória das periferias através das obras de seus artistas e moradores, recebendo visitação de milhares de pessoas, tendo o espaço participado da 3a Bienal da Bahia e da 31a Bienal de São Paulo. No Acervo da Laje também realizamos exposições, oficinas das mais diversas linguagens artísticas e estéticas, buscando ser um espaço de ressignificação de trajetórias de desenvolvimento de territórios periféricos e pessoas em situação de vulnerabilidade através da arte. Neste sentido o trabalho do Acervo da Laje se constitui como um espaço permanente e longitudinal de pesquisa e intervenção social.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2005 - 2008

Universidade Federal da Bahia
Título: MIND THE GAP! (CUIDADO COM O VÃO) REPERCUSSÕES DO HOMICÍDIO ENTRE JOVENS DE PERIFERIA DA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA
Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ADOLESCÊNCIA EM SITUAÇÃO DE RISCO; NOVOS ALAGADOS; VIOLÊNCIA; JUVENTUDE; CIÊNCIAS SOCIAIS EM SAÚDE; FAMÍLIAS URBANAS. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano. Setores de atividade: Outros.

Mestrado em Psicologia

2002 - 2004

Universidade Federal da Bahia
Título: TRAVESSIAS: A ADOLESCÊNCIA EM NOVOS ALAGADOS: TRAJETORIAS PESSOAIS E ESTRUTURAS DE OPORTUNIDADE EM UM CONTEXTO DE RISCO PSICOSSOCIAL,Ano de Obtenção: 2004
ANA CECILIA DE SOUSA BASTOS.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ADOLESCÊNCIA EM SITUAÇÃO DE RISCO; ADOLESCENTES; NOVOS ALAGADOS.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Graduação em PEDAGOGIA

1995 - 1998

Universidade Católica do Salvador

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017

Pós-Doutorado. , Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

2011

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

2011 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Oficina de Educação Patrimonial. (Carga horária: 12h). , Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, IPAC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, L. S. ; OLIVEIRA, J. F. ; SANTANA, A. A. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . #Ocupa Lajes. 2016. (Exposição).

SANTOS, L. S. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Visões Geográficas. 2015. (Outro).

BUNCHAFT, R. ; SANTOS, L. S. ; Vilma Soares dos Santos ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Pinhole Day no Acervo da Laje. 2015. (Outro).

ILLUMINATI, M. ; CALABRESE, F. ; GUEDES, S. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Cadê a Bonita? A beleza das mulheres de Novos Alagados. 2012. (Exposição).

ILLUMINATI, M. ; Perinho Santana ; Ray Bahia ; Nalva Conceição ; FERREIRA-SANTOS, J.E. ; Vilma Soares dos Santos ; Leandro Souza ; BACELAR, M. . As águas suburbanas no Acervo da Laje. 2012. (Exposição).

Vilma Soares dos Santos ; SANTOS, L. S. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . 1a Exposição Pública do Acervo da Laje. 2011. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

?5ª. Seminário Salvador e suas Cores ? Ano 2019: Racismo, Diáspora e Cidade em África e Brasil??.Bairros Negros na Cidade de Salvador. 2019. (Seminário).

22a SEMOC.Juventudes: Família, Sociedade e Educação. 2019. (Seminário).

22a SEMOC.Coletivos culturais em Salvador: ações no espaço público e resistências. 2019. (Seminário).

CIAIQ 2019 - 8o Congresso Ibero - Americano em Investigação qualitativa. Adolescentes em situação de rua e uso do Respondent Driven Sampling (Rds): limites e possibilidades. 2019. (Congresso).

Diálogos Boca de Brasa.Cultura Comunicação e Identidades. 2019. (Encontro).

Diálogos Boca de Brasa II.Cultura, Comunicação e Identidades nas periferias. 2019. (Encontro).

Festival Bahia de Todas as Cores - Arte e transformação social.Arte e transformação social na periferia. 2019. (Encontro).

II Seminário Soteropolitano sobre consumo e cultura.Novas formas de gestão e mídias sociais. 2019. (Seminário).

Novas Expressões Artísticas e Circuitos de Arte - Exposição À Nordeste - SESC 24 de Maio n À.Novas Expressões Artísticas e Circuitos de Arte. 2019. (Seminário).

Partilhas TransAtlânticas.Narrativas, estórias e cidade. 2019. (Encontro).

Patrimônio é.. Subúrbio Ferroviário: memória e cultura.Subúrbio Ferroviário: memória e cultura. 2019. (Encontro).

Polêmicas Contemporâneas.Movimentos artísticos como enfrentamento ao racismo. 2019. (Encontro).

Roda de diálogo 3: Cultura e Memória, Grupo LUGAR COMUM - FAU UFBA e The Bartlett Development Planning Unit da University College London.Cultura e Memória. 2019. (Encontro).

Simpósio Fazeres da Cidade - FAU UFBA - LUGAR COMUM.RODA DE DIÁLOGO III "A Produção Imobiliária e Outros fazeres da Cidade: Diversidade de agentes e sentidos". 2019. (Simpósio).

XLIX Encontro Científico dos Estudantes de Medicina.Cultura e a cidade. 2019. (Encontro).

XV ENECULT - Encontro de estudos multidisciplinaresnem cultura.Diversidade cultural e desenvolvimento: direitos, liberdades e participação social. 2019. (Simpósio).

XV ENECULT - Encontro de estudos multidisciplinaresnem cultura.Diversidade cultural e desenvolvimento: direitos, liberdades e participação social. 2019. (Simpósio).

XVIII ENANPUR. Experimentos e práticas coletivas urbanas insurgentes: neoliberalismo ou vida em comum?. 2019. (Congresso).

XVIII ENANPUR. Novos atores da cena e das lutas urbanas. 2019. (Congresso).

21a SEMOC.Memória, história e patrimônio. 2018. (Seminário).

21a SEMOC.Memória e presença da obra de Gey Espinheira. 2018. (Seminário).

21a SEMOC.Famílias no contexto da diversidade. 2018. (Seminário).

21a SEMOC.Fazer ciência no Brasil: o que estamos formulando?. 2018. (Seminário).

21a SEMOC.A dignidade da pessoa humana e relações familiares em contextos de vulnerabilidades. 2018. (Seminário).

Diálogos sobre Gestão Cultural - 3a Edição.Gestão de Espaços Culturais Independentes. 2018. (Seminário).

II Encontro Arte, Cidade, Urbanidades.Deslocamentos estéticos em uma cidade fragmentada: o caso do Acervo da Laje (2010-2018) nas artes visuais e na memória de Salvador.. 2018. (Encontro).

Nova Mastaba - Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia.Arqueologia do Subúrbio Ferroviário: o mundo em uma casa. 2018. (Seminário).

Os labirintos de Zaca Oliveira. Exposição Os labirintos de Zaca Oliveira. 2018. (Exposição).

PETIZ: SEMINÁRIO: CULTURA PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE - 2ª edição.Os impactos das ações do Acervo da Laje na formação estética de crianças e jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador. 2018. (Seminário).

Seminário Família em Estudo.Família, Educação e Desenvolvimento. 2018. (Seminário).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL | DESAFIOS DOS MUSEUS NO SÉCULO XX XXI.Museus para a Diversidade. 2018. (Seminário).

Seminário Vulnerabilidades no desenvolvimento humano; perspectiva interdisciplinares.Desenvolvimento humano e vulnerabilidades: aprendizagens interdisciplinares e poéticas de estudos da violência à beleza pelo olhar amoroso de dois mestres: Ana Cecília de Sousa Bastos e Gey Espinheira. 2018. (Seminário).

20o SEMOC. Os assombros da violência:vulnerabilidades e estratégias no enfrentamento da dor. 2017. (Congresso).

Fórum de Psicanálise e Sociedade.Os assombros da violência: vulnerabilidades e estratégias diante da dor. 2017. (Encontro).

III Festival Latitudes Latinas.Acervo da Laje e a arte na periferia. 2017. (Seminário).

Indiano Carioca. Os delírios oníricos do pintor "Indiano Carioca", Baixa do Bonfim, Salvador. 2017. (Exposição).

Oficina Violência e território: implicações profissionais.Novos caminhos: a arte como instrumento para a cultura de paz. 2017. (Oficina).

Seminário Urbanismo na Bahia, urBA [17], Urbanismo em comum: novas formulações do urbanismo enquanto tecnologia social.Projetos coletivos e o exercício da cidadania. 2017. (Seminário).

1o Encontro de orientação e atualização pedagógica: ampliando possibilidades - Polícia Militar Comunitária e Direitos Humanos oss.Desenvolvimento infantil em situações adversas: dos riscos à intervenção (pesquisa) através da arte. 2016. (Encontro).

5o Fórum Nacional da Companhia das Obras do Brasil.A restauração do humano através da arte. 2016. (Encontro).

Casulo - Encontro de Design da Universidade do Estado da Bahia.#Ocupa Lajes. 2016. (Encontro).

Encontro Anual da AVSI "Dentro da mudança de época. O bem da pessoa, o bem comum".A violência nas periferias brasileiras: as causas e proposta de enfrentamento. 2016. (Encontro).

II ENCONTRO BAIANO SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR E DOMICILIAR E 1 SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NORTE/NORDESTE.CLASSE HOSPITALAR: INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS HOSPITALIZADOS. 2016. (Encontro).

I Simpósio de Saúde do Núcleo de Estudos e Formação em Saúde - NEFES -.Arte e Saúde. 2016. (Simpósio).

Política, Democracia e Direito à Cidade - Módulo II.Política, Democracia e Direito à Cidade - Faculdade de Arquitetura - UFBA - DPU - The Bartlett Development Planning Unit. 2016. (Simpósio).

VII Seminário do NUPE ?Política de Pesquisa, Ensino e Extensão: Perspectivas sobre a autonomia universitária?.A indisciplina num olhar psicopedagógico. 2016. (Seminário).

VII Seminário do NUPE ?Política de Pesquisa, Ensino e Extensão: Perspectivas sobre a autonomia universitária?.A articulação do psicopedagogo junto a coordenação pedagógica na formação de professores. 2016. (Seminário).

X Semana de Urbanismo, SEMUR, Universidade do Estado da Bahia.Acervo da laje; na periferia tem arte e cultura. 2016. (Seminário).

IX Encontro sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro.Acervo da Laje: arte, memória, beleza e parcerias fotográficas no Subúrbio Ferroviário de Salvador. 2015. (Encontro).

III Seminário de Cultura, Juventude e Participação Social CJPAS.Desdobramentos da Tese: Cuidado com o vão: repercussões do homicídio entre jovens de periferia. 2014. (Seminário).

Inauguração do Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro.Vínculo e memória: o colecionador (Rolando Toro) e o artista (Otávio Bahia). 2014. (Simpósio).

Seminário Conviteà Psicologia Cultural. 2013. (Seminário).

Contexto de desenvolvimento da infância e da juventude na Bahia: das situações de violência ao protagonismo juvenil.Contexto de desenvolvimento da infância e da juventude na Bahia: das situações de violência ao protagonismo juvenil. 2007. (Seminário).

XXXVII Reunião Anual de Psicologia. Repercussões da beleza no cotidiano de jovens de uma periferia de Salvador. 2007. (Congresso).

Experiência elementar em Psicologia II.Os modos de ver e a observação participante na pesquisa sobre a juventude. 2006. (Oficina).

Experiência elementar em Psicologia II.Práticas pedagógicas, cultura e expressões da juventude. 2006. (Oficina).

Grupo de Pesquisa Memória, cultura e subjetividade.Expressões culturais e estéticas da juventude. 2006. (Encontro).

IX SEMOC - SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA. PROJETO DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL. 2006. (Congresso).

II Seminário do Mestrado em Ciências da Família. 2004. (Seminário).

JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Simpósio Internacional sobre a juventude Brasileira: perspectivas e ações em saúde, Educação e Cidadania. 2004. (Simpósio).

Projeto de Acompanhamento Metodológico Educativo das Entidades da Área do Programa Ribeira Azul.O educador frente a situações de risco. 2004. (Oficina).

III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. A adolescência em Novos Alagados, Salvador, Bahia: trajetórias pessoais e redes de solidariedade em um contexto de risco psicossocial. 2003. (Congresso).

Disciplina Pluralidade Cultural e Educação.Memória, Ancestralidade e Estratégias Comunitárias. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Andréa Cláudia Pimentel Nunes

CARRERA, G. O.; FRANCO, N. H. R.;SANTOS, J. E. F.Santos, J.E.F. DINÂMICAS FAMILIARES E PERFORMANCES ESTUDANTIS: O OLHAR DO EDUCANDO DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. 2020. Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: João Paulo Pereira de Oliveira

PETRINI, G.;Santos, J.E.F; MILANI, F.. A RESSIGNIFICAÇÃO DA PATERNIDADE NO CONTEXTO ATUAL: CONSEQUÊNCIAS DO ABANDONO AFETIVO PATERNO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2020. Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Ludmilla Khatarina Rocha de Lima

LIMA, I. M. S. O.; CARRERA, G. O.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; SILVA, B. T.; ALVES, M. A. N.. Famílias e dinâmicas de acolhimento ou discriminação: perspectiva restaurativa para mulheres vivendo com HIV/AIDS. 2019. Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Maria Madalena Lima Silva

SILVA, C. F. S.; BASTOS, A. C. S.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; RABINOVICH, E. P.. A contribuição dos tios e tias na vida dos sobrinhos em uma escola pública de um bairro da periferia de Salvador. 2019. Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Vera Lúcia Silva Santos

ALCANTARA, M. A. R.; NEVES, S. D.;SANTOS, J. E. F.; MARQUES, M. R.. A experiência de familiares de usuários abusivos de drogas na perspectiva da família e de operadores da assistência. 2019. Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Dourival Sousa Neto

BOMFIM, N. R.; BRITO, G. M.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; MATTA, A. R.. Museu digital do pagode - uma abordagem socioconstrutivista. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Monique Sena Pinheiro

LIMA, I. M. S. O.; CARRERA, G. O.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Círculos de construção de paz: perspectivas para a promoção do diálogo em família. 2019. Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Aucília Maria Santana Silva

BASTOS, A. C. S.; SILA, E. N. P.; CARRERA, G. O.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Vivenciando vulnerabilidades: um estudo de caso de famílias residentes no Bairro da Paz. 2019. Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Ana Paula Fest Muller

FERREIRA-SANTOS, J.E.; ALCANTARA, M. A. R.; NEVES, S. D.. Valores familiares contemporâneos da 'geração canguru' na perspectiva de pais e filhos. 2018. Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Givanildo da Silva Nery

SILVA, C. A. L.; CARVALHO, R. C.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Fatores de risco ao uso e abuso de substâncias psicoativas em adolescentes em situação de rua na cidade de Feira de Santana - Bahia. 2018. Dissertação (Mestrado em SAÚDE COLETIVA) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Andrea Paula dos Reis Santos Oliveira

LIMA, I. M. S. O.; PEREIRA, S. O.; SA, S. M. P.; CARVALHO, R. C.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Crianças com Síndrome de Down e suas famílias: direito à educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Paulo de Almeida da Silva Filho

ROCHA, J. C.; SILVA, F. P. S.; AIRES, V. L.; NASCIMENTO, A. D.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. MEMORIAL DO BAIRRO DA PAZ: DIREITO HUMANO A MEMÓRIA, HISTÓRIA E VERDADE.. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Paulo Maciel Machado

BASTOS, A. C. S.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; PONTES, V. V.; TATEO, L.. Cultura, afeto e narrativas: os caminhos semióticos da paternidade no contexto da separação conjugal. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Moisés Batista Santos de Oliveira

SANTOS, L. C.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; COSTA, L. A. F.; CAPPI, R.. Processo educacional de jovens envolvidos com o tráfico de drogas, cumprindo medida socioeducativa em regime de internação - CASE Salvador. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Larissa Cristiane Vivas da Conceição

SA, K.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; COSTA, L. A. F.; DIAS, C. M. C. C.. Qualidade de vida e desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva e suporte familiar no processo de escolarização. 2017. Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Alessandra Daltro Pereira Santana

BASTOS, A. C. S.; ALCANTARA, M.; SILVA, M. S.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Mulheres que foram mães quando adolescentes: trajetórias de desenvolvimento em diferentes contextos familiares um estudo de caso em um bairro popular de Salvador - BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Marta Martins Meireles

IRIART, M. F. S.; ANDRADE, E. C. P.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Dentro e fora de si: modos de ser jovem na escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Hannah Ketrah Moore

TRAD, L. A. B.; BARBOSA, M. I. S.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Violência policial e resiliência de jovens negros em Salvador: um olhar desde a perspectiva interseccional. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paulo Maciel Machado

BASTOS, A. C. S.; GOMES, R.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Caminhos semióticos paternos: construção de significados de paternidade após a separação conjugal. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Moisés Batista Santos de Oliveira

SANTOS, L. C.; CAPPI, R.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. O processo formativo educacional de jovens envolvidos com o tráfico de drogas cumprindo medidas socioeducativas - CASE - Salvador. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Hahhah Keturah Moore

TRAD, L. A. B.; BARBOSA, M. I.; MOTA, C. S.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Violência policial, masculinidade negra e empoderamento através da arte: dois estudos de caso com jovens negros em Salvador. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Instituto de Saúde Coletiva.

Aluno: Wanderlene Cardozo Ferreira Reis

BASTOS, A. C. S.; RABINOVICH, E. P.; MARSICO, G.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Poético, afetivo e semiótico: o significado de quintal em narrativas de duas gerações de famílias. 2015. Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Mel Travassos de Britto

FERNANDES, A.; URIARTE, U. M.; CASTRO, L. R.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Entre espaços e estados de liberdade: uma leitura da prática espacial de crianças moradoras do centro da cidade de Salvador. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marta Martins Meireles

IRIART, M. F. S.; ANDRADE, E. C. P.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Modos de ser jovem na escola: entre cartografias e redes. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Paulo Maciel Machado

BASTOS, A. C. S.FERREIRA-SANTOS, J.E.; CLAUDIA, M.. Caminhos semióticos paternos: construção de significados de paternidade após a separação conjugal. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Hozana Carla Freitas de Lemos

FERREIRA-SANTOS, J.E.; SANTOS, L. C.; BRITO, G. M.. Saberes da Roda: atos, relatos e comportamentos do Samba-Chula no Recôncavo. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Wanderlene Cardozo Ferreira Reis

BASTOS, A. C. S.; RABINOVICH, E. P.; Mahfoud, M;FERREIRA-SANTOS, J.E.; BASTOS, A. V. B.. De barro e lama: trabalho, cultura e tradição em famílias artesãs do Recôncavo baiano. 2019. Tese (Doutorado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Elmar Silva de Abreu

ALMEIDA, C. V. A.;SANTOS, J. E. F.; TASSARA, E. T. O.; RABINOVICH, E. P.; BASTOS, S. S.. Furando a bolha do habitua: mobilizações das famílias e de uma escola pública em Salvador e na Ilha do Sal em Cabo Verde, sob a ótica dos seus jovens na elaboração dos seus sonhos/ Projetos de vida. 2019. Tese (Doutorado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Elmar Silva de Abreu

ALMEIDA, C. V. A.;SANTOS, J. E. F.; TASSARA, E. T. O.; RABINOVICH, E. P.; BASTOS, S. S.. Furando a bolha do habitua: mobilizações das famílias e de uma escola pública em Salvador e na Ilha do Sal em Cabo Verde, sob a ótica dos seus jovens na elaboração dos seus sonhos/ Projetos de vida. 2019. Tese (Doutorado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Teresa Cristina Merhy Leal

Moreira, L.V.C; RABINOVICH, E. P.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; SANTOS, L. S.; ALMEIDA, C. V. A.; ALMEIDA, M. T. F.. Narrativas de professoras da educação infantil: formação, prática docente e relação com as famílias em uma instituição comunitária. 2018. Tese (Doutorado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Ester Nunes Praça da Silva

COSTA, L. A. F.; MERCURE, C.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Família em mudança: dinâmicas de escolarização de crianças a partir da experiência de duas gerações de mães do Programa Bolsa Família. 2016. Tese (Doutorado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Cinthia Barreto Santos Souza

RABINOVICH, E. P.; CERVENY, C. M. O.; CHAVES, S. S.; BASTOS, A. C. S.; LIMA, I. M. S. O.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. A poética da resiliência em família: vozes de dor que narram a beleza da superação. 2015. Tese (Doutorado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Ogvalda Devay de Sousa Tôrres

BASTOS, A. C. S.; RABINOVICH, E. P.; PAIM, J. S.; FRANCO, A. L. E. S.; BRITTO, A. C. N.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Assistência à saúde disponibilizada às famílias do subúrbio de Periperi, Salvador, BA, nas décadas de 1960 a 2010. 2014. Tese (Doutorado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Elmar Silva de Abreu

TASSARA, E. T. O.; ALMEIDA, C. V. A.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; RABINOVICH, E. P.. Furando a bolha do habitus: mobilizações das famílias e de uma escola pública em Salvador e seus reflexos na elaboração dos sonhos/projetos de vida de seus jovens. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Eliana Braga Garcia de Oliveira

PETRINI, G.; MILANI, F.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; CAVALCANTI, V. R. S.; ANDRE, S. B.. O papel da família na aprendizagem matemática entre estudantes de uma escola pública no município de Salvador, Bahia. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Ariadne de Araújo Cruz

MOREIRA, L. V. C.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; SANTOS, D. M. B.. Concepções e perspectivas futuras de adolescentes que realizam exames supletivos e de suas respectivas famílias sobre a escolarização , o trabalho e a família. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Moisés Batista Santos de Oliveira

FERREIRA-SANTOS, J.E.; ALMEIDA, V. S.; SANTOS, L. C.; COSTA, L. A. F.; SOUZA, S. R. M.. Vida e morte no tráfico de drogas: experiências de enlutamento no cotidiano escolar entre jovens negros. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Moisés Batista Santos de Oliveira

SOUZA, S. R. M.; COSTA, L. A. F.; SANTOS, L. C.;SANTOS, J. E. F.; ALMEIDA, V. S.. Vida e morte no tráfico de drogas: experiências de enlutamento no cotidiano escolar de jovens negros. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Wanderlene Cardoso Ferreira Reis

BASTOS, A. C. S.; RABINOVICH, E. P.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; Mahfoud, M; MARSICO, G.. Famílias do barro: significados de trabalho, cultura e tradição para famílias artesãs do Recôncavo baiano. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Teresa Cristina Merhy Leal

MOREIRA, L. V. C.; ALMEIDA, C. V. A.; RABINOVICH, E. P.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; ALMEIDA, M. T. F.. Narrativas de professoras da educação infantil: percurso de formação, da prática docente e da relação com as famílias de uma instituição comunitária. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Rogerio Rodrigues Gomes

DAZZANI, M. V. M.; MACEDO, R. S.;SANTOS, J. E. F.. Continuidades e rupturas nas trajetórias de vida de jovens usuários de drogas em medidas soioeducativas: educar ou punir?. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gustavo Sena de Almeida Santiago

PEREIRA, G. L.; VELAME, F. M.; FREITAS , K. C. V.;Santos, J.E.F. Sankofa: Retomada as narrativas sobre as transformações de Itapuã. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Andréa Cláudia Pimentel Nunes

CARRERA, G. O.; SANTOS, A. K. A.;SANTOS, J. E. F.. A influência das dinâmicas familiares nas performances dos estudantes: o olhar do personagem central nesse contexto. Um estudo de caso do IFBA - Campus Salvador. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Ana Rita Almeida Ferreira

IRIART, M. F. S.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; FARIA, I.; LARANJEIRA, D. H. P.; SANTOS, J. D. F.. Direitos humanos e educação: experiências e percepções de estudantes de uma escola pública de Feira de Santana, Bahia. 2019.

Aluno: Lucielma Moreira da Silva

ALCANTARA, M. A. R.; SA, S. M. P.; LEAL, T. C. M.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. A família e a escola como rede social de apoio em situação de vulnerabilidades sociais: percepção de adolescentes em distorção idade-série. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Andreane Pereira Moreira

SANTOS, L. C.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; SOUZA, S. R. M.. A morada da beleza: educação popular, estética e libertação a partir da experiência do Acervo da Laje. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Aline Daise Teixeira da Silva

PADOVANI, A. S.; CARRERA, G. O.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. A escolarização na trajetória de adolescentes em medida de internação e os modos de participação familiar na construção de projetos de vida. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: João Paulo Pereira de Oliveira

MILANI, F.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; PETRINI, G.. A ressignificação da paternidade no contexto atual: consequências do abandono afetivo paterno para o desenvolvimento humano. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Ivone Rocha Teixeira

CARRERA, G. O.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; LIMA, A. A. B.. A relação família-escola e o desempenho escolar dos estudantes da educação profissional em tempo integral. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Tatiane Pereira dos Santos

FERREIRA-SANTOS, J.E.; SANTOS, L. C.; MESSEDER, M. L. L.; FARIA, E. M. S.. Juventude (s), experiências educativas e projetos de vida: uma análise de trajetórias de jovens da periferia de Salvador. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Maria Madalena Lima Silva

COSTA, L. A. F.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; MOREIRA, L. V. C.; ALMEIDA, C. V. A.; RABINOVICH, E. P.. A contribuição dos tios na vida escolar dos sobrinhos em uma escola de um bairro da periferia de Salvador. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Lucas Ribeiro Novaes

PAULO, M. A. L.; SILVA, A. C.; CAVALCANTI, V. R. S.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Famílias, gêneros e narrativas literárias: identidades e contextos nas obras de Rachel de Queiroz e José Lins do Rego. 2018.

Aluno: Ludmilla Khatarina Rocha de Lima

SILVA, B. T.; CARRERA, G. O.; LIMA, I. M. S. O.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Famílias e dinâmicas de acolhimento e exclusão: perspectivas restaurativas para mulheres vivendo com HIV/Aids. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Monique Sena Pinheiro

CHAVES, A. M.;BASTOS, A. C. S.; CARRERA, G. O.; LIMA, I. M. S. O.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Círculos de construção de paz: uma perspectiva para o diálogo em família. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Dourival Sousa Neto

BRITO, G. M.; BOMFIM, N. R.; MATTA, A. R.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Museu virtual do pagode: um estudo sobre a prática do pagode no ensino da música nas escolas públicas do Cabula. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Givanildo da Silva Reis

CARVALHO, R.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; SILVA, C.. Fatores associados ao uso e abuso de substâncias psicoativas em adolescentes em situação de rua na cidade de Feira de Santana - BA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em SAÚDE COLETIVA) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Moisés Batista Santos de Oliveira

FERREIRA-SANTOS, J.E.; SANTOS, L. C.; CAPPI, R.. Processo formativo educacional de jovens envolvidos com o tráfico de drogas, cumprindo medidas socioeducativas - CASE Salvador. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Larissa Cristiane Vivas da Conceição

SA, K.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; DIAS, C. M. C. C.; COSTA, L. A. F.. Qualidade de vida e rendimento escolar de estudantes com deficiência auditiva e suporte familiar para a execução das atividades escolares. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Paulo de Almeida da Silva Filho

ROCHA, J. C.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; SILVA, F. P. S.; NASCIMENTO, A. D.. Museu audiovisual do Bairro da Paz - valorizando a cultura, resgatando a memória; direitos humanos, comunicação e memória, uma tríade para a valorização de histórias. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ana Paula Fest Muller

ALCANTARA, M. A. R.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; NEVES, S. D.. A dinâmica familiar do jovem adulto que permanece com sua família. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Joana D´Arc Silva Santos

BASTOS, A. C. S.FERREIRA-SANTOS, J.E.; Reis, L.P.C. O envelhecer para educadoras idosas (Aposentadas): trajetória e sentido de vida. 2015.

Aluno: Joselia Rodrigues dos Santos

OLIVEIRA, L. P.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. PROERD: Um relato de experiência no âmbito da PM BA como estratégia de prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria e práticas clínicas em atenção psicossocial aos usuários de substânc) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Radilma Queiroz Santos da Silva

OLIVEIRA, L. P.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Relato de experiência: Atuação da policial militar em escolas públicas com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ao uso de drogas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria e práticas clínicas em atenção psicossocial aos usuários de substânc) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernanda Silva Mercês Sousa

OLIVEIRA, R.; AONNA, L. Y. S.;FERREIRA-SANTOS, J.E.. Estudo do conhecimento etnobotânico sobre a piaçaba (Attalea funifera Mart) no quilombo Jatimane, Nilo Peçanha - BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Ana Cristina França Bastos Guimarães

SANTOS, J. E. F.; MATOS, U. R.; RAMOS, M. C. C.; SILVA, F. B.. Métodos de Alfabetização e relações interpessoais: uma união (des) necessária na prática alfabetizadora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Haroldo Silva Barbosa

SANTOS, J. E. F.; SOUZA; BRITO. Educação em Novos Alagados: um estudo sobre as práticas pedagógicas dos projetos sociais no Subúrbio Ferroviário de Salvador/Ba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, J. E. F.. Concurso público para docente de nível superior, na classe assistente - Edital 027 -2007 - Portaria 0876 de 21 de maio de 2007. 2007. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

DIAS, C.;FERREIRA-SANTOS, J.E.; PINHO, H. G.. Chamada Pública simplificada de Projetos - Ministério Público do Estado da Bahia - Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo. 2019. Ministério Público do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pedro Jorge Moraes Menezes

MENEZES, P. J. M.; OLIVEIRA, Antonio Cesar Cabral de; SANTOS, Carlos Roberto Rodrigues. Lesões nas Academias de Ginástica: Epidemiologia, Patologia, Tratamento e Reabilitação das Lesões nos Professores de Ginástica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educaçao Fisica) - Universidade Federal de Sergipe.

ANTONIO MARCOS CHAVES

CARVALHO, Ana Maria Almeida;CHAVES, A. M.; BASTOS, Ana Cecília de Sousa. Travessias - a adolescência em Novos Alagados: trajetórias pessoais e estruturas de oportunidade em um contexto de risco psicossocial. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Ana Maria Almeida Carvalho

BASTOS, A. C. S.CARVALHO, A. M. A.; CHAVES, A. M.. Travessias: a adolescência em Novos Alagados. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Elaine Pedreira Rabinovich

BASTOS, A. C. S.RABINOVICH, E. P.; VALSINER, J.; Espinheira, C. G. D.. Mind the gap! (Cuidado com o vão!) Repercussões do homicídio entre jpovens de periferia da cidade de Salvador, Bahia. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Doutorado em Saúde Coletiva/ Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Bahia.

Monica de Oliveira Nunes

BASTOS, Ana Cecília de Sousa Bittencourt; RABINOVICH, Elaine Pedreira; VALSINER, Jaan; ESPINHEIRA, C.G.A;NUNES, M. O.. MIND THE GAP ! Cuidado com o Vão!. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Saude Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.

Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos

BASTOS, A. C. S. B.CARVALHO, A. M. A.; CHAVES, A. M.. Travessias: a adolescência em Novos Alagados. Trajetórias pessoais e estruturas de oportunidade em um contexto de risco psicossocial.. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos

BASTOS, A. C. S. B.; Espinheira, C.G.; NUNES, Mônica;RABINOVICH, Elaine Pedreira; VALSINER, J.. MIND THE GAP! (Cuidado com o vão!) Repercussões do homicídio entre jovens de periferia da cidade de Salvador, Bahia. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Aucília Maria Santana Silva

Vivenciando vulnerabilidades: um estudo de caso de famílias residentes no Vetor Norte da cidade de Salvador; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador; (Orientador);

Aucília Maria Santana Silva

Vivenciando vulnerabilidades: um estudo de caso de famílias residentes no Bairro da Paz; 2019; Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador,; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Aucília Maria Santana Silva

Vivenciando vulnerabilidades: um estudo de caso de famílias residentes no Bairro da Paz; 2019; Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador,; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Alessandra Marques Sales

DROGAS E FAMÍLIA NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO: DESVELAMENTOS E SUPERAÇÃO DE REDUCIONISMOS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES FAMILIARES E CONTEXTOS SOCIAIS) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Ester Nunes Praça da Silva

FAMÍLIA E CIDADE: AS TRANSFORMAÇÕES NO MODO URBANO DE VIVER NO BRASIL E AS CONSEQUÊNCIAS SENTIDAS PELAS FAMÍLIAS POBRES; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES FAMILIARES E CONTEXTOS SOCIAIS) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Ismália Lopes Bittencourt Neta

Beijo maldito: criança e adolescente em situação de rua e sua inserção no mundo das drogas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES FAMILIARES E CONTEXTOS SOCIAIS) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Juliana Nascimento Pereira Bernardo

Reflexões sobre as famílias de classes populares e a sua relação com a escola; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES FAMILIARES E CONTEXTOS SOCIAIS) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Keylla Roberta dos Santos Régis

O Agente Jovem em Amargosa: o desafio da educação complementar para classes populares; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES FAMILIARES E CONTEXTOS SOCIAIS) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Laiane Martins Nascimento

A luta pela moradia e suas implicações na realidade das famílias em situação de palafitas do Projeto de Alagados VI; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES FAMILIARES E CONTEXTOS SOCIAIS) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Lígia Souza da Cruz

A CONTRIBUIÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE AUTONOMIA NAS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES FAMILIARES E CONTEXTOS SOCIAIS) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Mônica Campos dos Anjos

Juventude e violência: família e escola dividindo responsabilidades na perspectiva de novos caminhos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES FAMILIARES E CONTEXTOS SOCIAIS) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Raquel de Oliveira Guanaes Aguiar

Câncer de mama: desestruturas da família ante a paciente com câncer; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES FAMILIARES E CONTEXTOS SOCIAIS) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Thelma Maria Jorge Meireles

Crianças e adolescentes vitimadas no núcleo familiar: o que fazer para combater a violência?; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES FAMILIARES E CONTEXTOS SOCIAIS) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Vanessa Valentim Porto

O excesso de cobrança social na pluralização da violência juvenil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES FAMILIARES E CONTEXTOS SOCIAIS) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Luciene Tavares da Silva

O divórcio na família contemporânea: o papel da mulher; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RELAÇÕES FAMILIARES E CONTEXTOS SOCIAIS) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Alexsandra de Santana Soares

A relação entre modelo de família e desempenho escolar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia: Institucional, Clínica e Hospitala) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Ana Claudia Costa de Aquino Teixeira

Mães e escola: um estudo sobre a relação entre escola e família matrifocal; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia: Institucional, Clínica e Hospitala) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Ana Lúcia de Jesus dos Passos

Fatores relacionados às dificuldades em matemática em alunos deficientes visuais; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia: Institucional, Clínica e Hospitala) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Ângela da Paixão Souza

A relação da afetividade com o ensino e a aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia: Institucional, Clínica e Hospitala) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

DALVA PEREIRA BARRETO DE ARAÚJO

A relação entre a família e a escola com a linguagem da era digital; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia: Institucional, Clínica e Hospitala) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Mariana Ribeiro Pardo

Arquitetura da Ponte: construções compartilhadas com a comunidade da Nova República, SSA /BA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Mariana Ribeiro Pardo

Arquitetura da Ponte: construções compartilhadas com a comunidade da Nova República, SSA /BA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Marina Silveira Muniz Ferreira

Entre o ferro e o mar: uma aproximação às urbanidades da orla de Periperi; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: José Eduardo Ferreira Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pedro Jorge Moraes Menezes

Lesões nas Academias de Ginástica: Epidemiologia, Patologia, Tratamento e Reabilitação das Lesões nos Professores de Ginástica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Educaçao Fisica) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Pedro Jorge Moraes Menezes;

Karla Almeida dos Santos

Contribuições do Psicopedagogo institucional no Trabalho com a Educação Infantil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia - Clinica/Institucional/Hospitalar) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: karla Almeida dos Santos;

Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos

Travessias: A adolescência em Novos Alagados; Trajetórias pessoais e estruturas de oportunidade em um contexto de risco psicossocial; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos;

Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos

MIND THE GAP! (CUIDADO COM O VÃO!) REPERCUSSÕES DO HOMICÍDIO ENTRE JOVENS DE PERIFERIA DA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA; 2008; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos;

Heloisa Toller Gomes

2013; Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Heloisa Toller Gomes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, V. ; SANTOS, J. E. F. . Insurgência, diversidade e narrativas invisíveis no Acervo da Laje: Museu-Casa-Escola na periferia de Salvador. Boletim do Observatório da Diversidade Cultural , v. 86, p. 31-37, 2019.

  • SANTOS, V. ; SANTOS, J. E. F. . Insurgência, diversidade e narrativas invisíveis no Acervo da Laje: Museu-Casa-Escola na periferia de Salvador. Boletim do Observatório da Diversidade Cultural , v. 86, p. 31-37, 2019.

  • CARDOZO FERREIRA REIS, WANDERLENE ; FERREIRA SANTOS, JOSÉ EDUARDO ; DE SOUZA B. BASTOS, ANA CECÍLIA ; MARSICO, GIUSEPPINA ; PEDREIRA RABINOVICH, ELAINE . Encontros afetivos em quintais urbanos: um estudo sobre famílias e sociabilidade no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA). Revista Ciências Sociais Unisinos , v. 54, p. 60-69, 2018.

  • FERREIRA-SANTOS, J.E. ; BASTOS, A. C. S. . O homicídio das jovens na periferia de Salvador, Bahia. Revista LEVS (Marília) , v. 9, p. 140-160, 2012.

  • FERREIRA-SANTOS, J.E. ; BASTOS, A. C. S. . Homicídio de jovens na periferia de Salvador (Bahia, Brasil). Revista Angolana de Sociologia , v. 8, p. 149-161, 2011.

  • FERREIRA-SANTOS, J.E. ; BASTOS, A. C. S. . Repercussões do homicídio entre jovens de periferia da cidade de Salvador. Oralidades (USP) , v. 9, p. 75-94, 2011.

  • FERREIRA-SANTOS, J.E. ; BASTOS, A. C. S. . Etnografia da favela à noite. Os Urbanitas (São Paulo) , v. 6, p. 307-333, 2010.

  • FERREIRA-SANTOS, J.E. ; BASTOS, A. C. S. . O vingador: o jovem como perpetrador - e vítima - da violência de periferia em Salvador, Bahia.. RBSE. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção (Online) , v. 8, p. 623-646, 2009.

  • FERREIRA-SANTOS, J.E. . Se educar é um risco, o que significa educar? Considerações pedagógicas a partir de Luigi Giussani. Revista Pedagógica (Chapecó) , v. 11, p. 181-202, 2009.

  • SANTOS, J. E. F. . Homicídios entre jovens de uma periferia de Salvador, Bahia: um relato de experiência sobre violência e o desenvolvimento humano. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano , v. 17, p. 72-83, 2007.

  • SANTOS, J. E. F. ; MASSIMI, M. . Nossa Senhora das Maravilhas: corpo e alma de uma imagem. Memorandum, v. 8, p. 116-129, 2005.

  • SANTOS, J. E. F. . Leitura e identidade: leituras sobre a história do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Revista FAEEBA , Salvador, v. 13, n.21, p. 1-11, 2004.

  • SANTOS, J. E. F. . Protagonismo e Organização Comunitária em Novos Alagados. Sementes (Salvador) , Salvador, v. 5, p. 123-148, 2004.

  • SANTOS, J. E. F. . Práticas pedagógicas, cultura, história e tradição: um relato da experiência educativa em Novos Alagados. Revista FAEEBA , Salvador, v. 12, p. 113-133, 2003.

  • SANTOS, J. E. F. . Folia de Reis em Novos Alagados. Passos Litterae Communionis , São Paulo, v. 37, p. 27-29, 2003.

  • SANTOS, J. E. F. . Cidade de Deus: a favela na história brasileira. Sementes (Salvador) , Salvador, v. 4, 2003.

  • SANTOS, J. E. F. . Aspectos sócio-históricos do Subúrbio Ferroviário de Salvador: a ancestralidade africana e indígena, fundadoras do território. Sementes (Salvador) , Salvador, v. 3, p. 131-146, 2002.

  • SANTOS, J. E. F. . Educação Integral (A experiência do Centro Educativo João Paulo II). Passos Litterae Communionis , São Paulo, v. 20, p. 17-19, 2001.

  • SANTOS, J. E. F. . Assim é possível atravessar a floresta! Conclusões do Seminário Rede de Creches. Passos Litterae Communionis , São Paulo, v. 20, p. 13-17, 2001.

  • SANTOS, J. E. F. . Clementina de Jesus: a negra voz de nossa ancestralidade. Sementes (Salvador) , Salvador, v. 2, p. 82-89, 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GALIMBERTI, L. ; ANDREW, D. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Interview with José Eduardo Ferreira Santos, Acervo da Laje, Salvador, Brazil. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GALIMBERTI, L. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Acervo da Laje. Trabalhando com a memória. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA-SANTOS, J.E. ; MOURAD, L. N. . URB FAVELAS: II Seminário Nacional sobre urbanização de favelas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERREIRA-SANTOS, J.E. . Mambembe Salvador 2018. Subúrbio sobre trilhos: patrimônio popular. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERREIRA-SANTOS, J.E. ; SANTOS, L. S. ; LIBERATO, A. ; ALBANO, A. ; PEDROZA, F. ; MONIZ, L. ; QUEIROGA, G. . Patrimônio, memória e institucionalidade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GAIA, G. L. ; SAMPAIO, S. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . (I)mobilidades: trajetórias e narrativas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CAIRONI, S. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . ACERVO DA LAJE: BELEZA, MEMÓRIA E PRESENÇA. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, M. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Partiu Salvador - Acervo da Laje - Câmara Municipal de Salvador. 2018.

DIAS, G. S. ; SALATIEL, H. ; SANTOS, V. S. F. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . https://revistatrip.uol.com.br/trip/acervo-da-laje-residencia-escola-e-museu. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BANDEIRA, R. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Rick Bandeira foi conhecer o Acervo da Laje em Plataforma. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA-SANTOS, J.E. . Conheça o Museu da Laje. 2016.

SANTOS, J. E. F. . TEDx Rio Vermelho: Conexões. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA-SANTOS, J.E. ; SANTOS, V. . A beleza da periferia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MENDES, J. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Casulo: o filme. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, V. ; SAMPAIO, C. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . A beleza da periferia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA-SANTOS, J.E. . Centro Cultural em Salvador reúne obras doadas e resgatadas do lixo. 2015.

FERREIRA-SANTOS, J.E. ; OLIVEIRA, Z. ; OLIVEIRA, M. . Soterópolis; Acervo da Laje. 2015.

FERREIRA-SANTOS, J.E. ; BAHIA, R. . Programa Aprovado: Série Subúrbio Coração. 2015.

FERREIRA-SANTOS, J.E. . Documentário Memória Expandida: 3a Bienal da Bahia, 2014. 2015.

FERREIRA-SANTOS, J.E. ; OLIVEIRA, Z. . A riqueza artística do Subúrbio de Salvador no Acervo da Laje. 2014.

FERREIRA-SANTOS, J.E. ; Vilma Soares dos Santos . Simpósio Programa No tempo - Usos da arte - 31a Bienal de São Paulo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERREIRA-SANTOS, J.E. ; BASTOS, A. C. S. ; PAIM, J. ; COSTA, L. A. F. ; DIAS, A. . 3 Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER) - Movimentos Sociais e Interdisciplinaridades. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERREIRA-SANTOS, J.E. . 3a Bienal da Bahia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

OLIVEIRA, Z. ; SANTOS, M. O. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Soterópolis - Acervo da Laje. 2014.

FERREIRA-SANTOS, J.E. . Museu com material achado no lixo ganha adeptos em Salvador. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA-SANTOS, J.E. . A criança, o brincar e o saber: a arte e a cultura no universo infantil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERREIRA-SANTOS, J.E. . Semana em defesa do SUS. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERREIRA-SANTOS, J.E. . Conheça as obras da Bienal de artes da Bahia. 2014.

FERREIRA-SANTOS, J.E. . Série Subúrbio Coração. 2014.

FERREIRA-SANTOS, J.E. . O professor e pesquisador José Eduardo Ferreira fala sobre o subúrbio de Salvador. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTANA, P. ; SANTOS, V. ; HAUSEN, M. ; CONCEICAO, N. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Conheça o projeto Beleza do Subúrbio. 2013.

BATISTA, J. ; BECHO, M. ; GONCALVES, M. L. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Folha de Rosto: um documentário sobre dedicatórias e suas histórias. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA-SANTOS, J.E. . Conheça mais sobre a história do Subúrbio Ferroviário de Salvador. 2013.

CONCEICAO, E. ; CERQUEIRA, E. ; MAIATO, L. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Um educador fora das salas de aula: o pesquisador José Eduardo fala da importância de preservação do Acervo da Laje. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PERL, L. ; LEAL, C. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Do ateliê ao mercado: descubra o destino das obras de arte vindas do Subúrbio. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA-SANTOS, J.E. ; ALMEIDA, L. ; CORDEIRO, M. . Casa em Novos Alagados abriga acervo afro-brasileiro regional. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOURA, M. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Observatório universitário mapeia grupos culturais. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA-SANTOS, J.E. . Nós precisamos ser educados para a beleza, não para a vulgaridade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA-SANTOS, J.E. . A periferia precisa se mostrar. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA-SANTOS, J.E. . Autor do mês - Outubro de 2011. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENDONCA, T. ; VIVAS, F. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . A periferia precisa se mostrar. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, L. ; SANTANA, A. ; FEITOSA, J. ; GARCIA, M. ; ANJOS, M. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Tirando da Cachola. 2014; Tema: Cultura, arte. (Blog).

ANDRADE, C. ; AMARAL, L. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . 365 Motivos para amar Salvador. 2013; Tema: Acervo da Laje. (Blog).

HAUSEN, M. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . A beleza do Subúrbio: arte em face da violência. 2013; Tema: Saúde Mental Infantil, Oficinas de Fotografia, A beleza do Subúrbio. (Blog).

FERREIRA-SANTOS, J.E. . Juventudes e Vulnerabilidades. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOMES, C. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Metodologia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, J. E. F. . Adolescência e juventude de periferias urbanas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. F. . O que significa educar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. F. ; Mahfoud, M . As necessidades da alma - e do corpo em Simone Weil, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira e Vinícius de Moraes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. F. . A história do Subúrbio Ferroviário de Salvador. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. F. . Formazione di educatori. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. F. . Um olhar sobre Salvador e o Subúrbio Ferroviário. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. F. . Práticas pedagógicas: projeto pedagógico, organização dos espaços e acompanhamento pedagógico. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, L. ; SANTOS, V. ; OLIVEIRA, Z. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Os labirintos de Zaca Oliveira. 2018. Pintura.

SANTOS, V. S. F. ; SANTOS, L. S. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. ; OLIVEIRA, Z. . Exposição Memórias Afetivas do Subúrbio Ferroviário de Salvador. 2018. Outra.

FERREIRA-SANTOS, J.E. ; SANTOS, L. S. ; SANTOS, V. S. F. ; OLIVEIRA, Z. ; CUMMING, F. ; FEITOSA, J. ; HERTA, I. . Ocupa Lajes - 2018. 2018. Outra.

NOACK, R. ; TORO, F. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . Indiano Carioca. 2017. Pintura.

SOUZA, L. ; SANTOS, V. ; OLIVEIRA, Z. ; FERREIRA-SANTOS, J.E. . #Ocupa Lajes. 2016. Diversas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    #OcupaLajes ? Formação e Circulação das Artes Visuais nas Lajes de Salvador, Descrição: O #OcupaLajes é um projeto de formação, democratização e circulação das artes visuais em Salvador através de oficinas, intervenções artísticas e uma exposição itinerante realizadas em diferentes lajes da capital baiana. A iniciativa promovida pelo Acervo da Laje pretende também valorizar a contribuição artística das/os artistas do Subúrbio e tem como principal público as/os jovens das periferias. Descrição do Projeto: (O QUÊ - Descreva o que deseja realizar, detalhando as ações do projeto); A proposta central do projeto #OcupaLajes pode ser traduzida em três ações complementares: promover oficinas em artes visuais, democratizar o fazer e o fruir artístico de um público culturalmente marginalizado e estimular outras possibilidades expositivas nas periferias de Salvador, sendo que todas estas três ações serão realizadas em diferentes lajes da cidade. Elaborada como um potencial desdobramento do que já vem sendo realizado há pouco mais de quatro anos pelo Acervo da Laje, o #OcupaLajes traz no título a provocação de campanha aplicada em redes sociais (devido ao uso da hashtag), pois pretende alcançar o maior número possível de pessoas que tenham interesse ou sejam sensibilizadas a transformar a laje da sua residência num espaço expositivo de artes visuais. Dividida em três momentos: oficinas, intervenção artística e exposição itinerante, o projeto será executado entre fevereiro e junho de 2016. Oficinas Serão realizadas nas dependências do Acervo da Laje e áreas próximas, nos finais de semana de fevereiro a maio, 08 (oito) oficinas de artes visuais ministradas por artistas do Subúrbio Ferroviário de Salvador e voltadas para jovens de idades correlacionadas ao desenvolvimento de cada oficina. Na programação das oficinas, a primeira semana seria destinada a uma visita guiada ao Acervo da Laje e uma aula inaugural sobre Introdução a História da Arte pelo curador José Eduardo. Intervenções Artísticas No último domingo de cada mês (entre fevereiro e maio) serão realizadas intervenções artísticas de apenas 01 (um) dia numa laje escolhida previamente pelos organizadores do projeto para o encerramento e exposição das obras criadas durante as oficinas. Exposição Itinerante Em junho, último mês de realização do projeto, a proposta se concentrará na inserção e fomento de potenciais circuitos artísticos e de formação de público para a apreciação, criação e divulgação das artes visuais nas periferias da cidade, tal como a difusão de novos acervos que possam ser acessados pelos moradores locais, descentralizando, assim, os espaços expositivos e de fruição. Para isto, será lançada previamente a campanha #OcupaLajes nas redes sociais, no qual serão convocados 03 possíveis parceiras/os, de qualquer bairro de Salvador, interessadas/os em transformar a laje da sua residência num espaço expositivo experimental durante (01) uma semana (de sexta a quinta), abrigando obras resultantes das oficinas deste projeto e também de artistas do Subúrbio, sem custos. Para isto, será criado um regulamento com informações que irão assegurar a realização desta etapa final e garantir a escolha de 03 (três) lajes para compor a exposição itinerante. Como contrapartida e incentivo às lajes que irão receber as exposições, pode-se estipular a doação da obra primeira, para que se configure como marco inaugural de participação no projeto. Com isso, todo e qualquer artista pode ocupar o ?novo? espaço expositivo através da cessão e/ou doação de obras que se configurariam como bens públicos, não podendo estas serem comercializadas, devendo estar sempre acessível ao público pelas/os donas/os da laje ocupada. Para esta fase, está previsto também um diálogo sobre curadoria, mediação e adequação de um espaço não convencional em espaço expositivo entre os organizadores do projeto e as/os 03 selecionadas/os pela campanha, antes de começar a itinerância, seguida das montagens.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Ferreira Santos - Coordenador / Leandro Souza dos Santos - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Visões Geográficas: Comemoração do Passado/Presente do Subúrbio Ferroviário visto por Milton Santos e seu grupo, e revisto por nós, Descrição: Visões Geográficas - Comemoração do Passado/Presente do Subúrbio Ferroviário visto por Milton Santos e seu grupo, e revisto por nós. A atividade é uma ação comemorativa, de caráter simples, mas bastante simbólica pra todos nós e que está surgindo colaborativamente por estudiosos e moradores do Subúrbio de Salvador que estarão juntos nos dias 19 e 20/12 para celebrar os 50 anos da publicação do Boletim Baiano de Geografia. Em reunião, sugeri seu nome por saber que tens se dedicado na feitura da biografia de Milton Santos. O convite é para que pudesse partilhar conosco, no dia 19/12 (sábado) das 14h às 18h, o que tens encontrado nessa pesquisa que Milton Santos e seu grupo de alunos realizou aqui no Subúrbio há meio século atrás e, até mesmo, um pouco da sua vivência próxima a ele. Abaixo detalho uma síntese da nossa programação, mas antecipo que a atividade será realizada na laje de Eduardo e Vilma Santos (curadores do Acervo da Laje) no bairro do São João do Cabrito, próximo a Plataforma / Subúrbio Ferroviário de Salvador. PROGRAMAÇÃO: Nos dois dias, teremos saídas culturais pela manhã: - Sábado (19/12) às 09h: ida de trem da Calçada a Paripe (visita guiada a praia do bairro de Tubarão) - Domingo (20/12) às 09h: travessia de barco da Ribeira a Plataforma e pela tarde teremos bate-papo sobre a publicação e os desdobramentos de hoje: - Sábado (19/12) às 14h: O Subúrbio passado visto por Milton Santos e seu grupo - Domingo (20/12) às 14h: O Subúrbio presente revisto por nós DE QUE TRATA O EVENTO? O Acervo da Laje e amig@s convidam para a comemoração dos cinquenta anos da publicação do Boletim Baiano de Geografia que abordou o tema ?Os Subúrbios da Cidade do Salvador?, no qual são apresentados artigos escritos em 1963 sobre os bairros da Calçada, Plataforma, Escada, Terezinha, Periperi, Paripe, além de Água Comprida (Simões Filho). Consideramos importante essa iniciativa porque ela colabora com a divulgação da memória local e contribui para a difusão de reflexões sobre o desenvolvimento do território no passado e no presente. Em dois dias teremos a oportunidade de visitar alguns dos bairros estudados através de percursos de trem, barco e seminários com apresentações referentes ao texto original e a atualização de dados pela perspectiva de moradores e estudiosos do território suburbano. DO QUE TRATA A PUBLICAÇÃO? A publicação foca os aspectos geográficos, históricos, geomorfológicos e sociais dos Subúrbios da Cidade do Salvador, com prefácio e coordenação de Milton Santos, com ?trabalhos efetuados pela equipe do Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais da Universidade da Bahia em maio, junho e julho de 1963? (p.16) e publicados em 1965. POR QUE COMEMORAR OS 50 ANOS DESSA PUBLICAÇÃO? Comemorar essa publicação faz parte das ações realizadas pelo Acervo da Laje que busca trazer à tona as histórias e as memórias do Subúrbio Ferroviário do Salvador e sua população na diversidade de expressões, dando-lhes visibilidade, unindo saberes populares e acadêmicos, promovendo encontros, reescrevendo histórias, contribuindo para a elaboração de novos sentidos estéticos, históricos e culturais do território, promovendo a difusão da memória pessoal e coletiva. Comemorar essa publicação é prestar, também, nossa homenagem àqueles que nos precederam no interesse pela Cidade e por este território que dela faz parte e precisa ser cada vez mais reconhecida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Ferreira Santos - Coordenador / Leandro Souza dos Santos - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Projeto ?A beleza do Subúrbio: arte em face da violência?, Descrição: ?A beleza do Subúrbio? é um projeto que consiste em desenvolver as habilidades estéticas e técnicas de crianças e adolescentes habitantes do Subúrbio Ferroviário de Salvador, no intuito favorecer o reconhecimento das belezas presentes no território, como forma de contribuir com a autoestima e o pertencer a esse território. O projeto ?A beleza do Subúrbio? consiste em nove (09) oficinas envolvendo fotografia e estética visando promover o desenvolvimento de habilidades estéticas em relação à percepção e vivência dos participantes no Subúrbio Ferroviário de Salvador, identificando a beleza existente, contrapondo-se às imagens difundidas do território caracterizado com a pobreza e a violência. Para tanto, as oficinas promovem a interação de crianças e adolescentes com as técnicas da fotografia, além de promover noções, debates e discussões sobre estética. Do mesmo modo as oficinas procuram desenvolver nas crianças e adolescentes conceitos como memória, beleza, tradição, perspectiva, textura, história, retrato, criatividade, processos artísticos, paisagem, equilíbrio de terços etc., procurando desenvolver o surgimento de um novo sentimento de pertença em relação ao Subúrbio Ferroviário de Salvador. A conclusão do projeto ocorrerá após três meses de oficina com uma exposição fotográfica em um espaço de memória coletiva presente no Subúrbio Ferroviário de Salvador onde haverá cortejo performático, exposição e venda de obras artísticas de artistas e artesãos da região, além da exposição das fotos dos participantes. Acervo da Laje: Método Reconhecendo na fotografia um instrumento de produção de novos olhares sobre a realidade, as oficinas são estruturadas em dois momentos específicos: 1) explicações teóricas com visualização de fotografias e seus modos de expressão, e 2) parte prática, onde os participantes, com uma máquina fotográfica exercitam as indicações da primeira parte da oficina. Na parte teórica são dadas as orientações técnicas e conceituais. Na parte prática os participantes fotografam a partir da supervisão dos profissionais, deixando sempre espaço à liberdade de encontro dos sujeitos com seus olhares. Proponentes: Esse projeto está sendo desenvolvido por Marcella Busato Hausen, formada em Saúde Pública, com especialização em Saúde Mental Infantil, pela Universidade de Nova York e José Eduardo Ferreira Santos, doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutor em Cultura Contemporânea pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Oficinas: Cada oficina tem a duração de duas horas, assim divididas: 30?: explicações teóricas e conceituais. 60?: exercício prático de fotografia. 30?: conclusão e mostra das fotos da seção anterior. Cronograma e descrição das oficinas: 1. A Beleza a. O que é a Beleza? i. Roda: cada um fala uma coisa que encontra a ser bonito/belo b. O que influencia o nosso conceito do ?bonito?? c. Atividade: O bonito na sala usando os 5 sentidos i. Visão: olhando a sala com mais cuidado, procura alguma coisa diferente que você nunca percebeu antes nesse ambiente. Pode ser alguma coisa no piso, na parede, pode ser o jeito que a luz ta batendo no rosto de um amigo. ii. Audição: ouve os barulhos do ambiente. Repara alguma coisa que você normalmente não perceberia. Qual é a qualidade do som? É alto? Baixo? Delicado? Melódico? iii. Olfato: Quais são os cheiros que se encontram no ambiente? Tem cheiro de comida? De flores? De mato? De cidade? Descreve um pouco os cheiros que você está sentindo. iv. Gosto: Qual é o gosto que você tem na boca? É doce? Salgado? Você acabou de comer alguma coisa que deixou um gostou diferente na boca? Qual é a temperatura da boca? A textura dos dentes? v. Toque: Bem neste momento, quais são todos os pontos de contato do seu corpo? O que é que cada parte do. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Ferreira Santos - Coordenador / Marcella Hausen - Integrante.

  • 2011 - 2016

    Estudos sobre maternidade e significados do feminino no Subúrbio Ferroviário de Salvador e áreas do Recôncavo Baiano., Descrição: O primeiro estudo focaliza a mulher em sua condição de mãe, especialmente a partir dos muitos estudos que evidenciam a relevância da mulher nos processos e organização comunitária e situam a maternidade como fator de proteção no desenvolvimento de crianças e adolescentes. São ainda escassos, no entanto, estudos que coloquem em foco a própria mulher em seu processo de experienciar a maternidade. Tornar-se mãe é um processo, aqui considerado enquanto uma transição desenvolvimental, compreendida esta como processo relacional, referente a um particular modo de relação Eu-Outro, no âmbito de um sistema em desenvolvimento. As relações que caracterizam a maternidade e suas transformações ao longo das trajetórias de vida são semioticamente reguladas, ou seja: diferentes signos regulam esta relação à medida que mudanças desenvolvimentais se dão em cada pessoa participante dessa relação e no âmbito do sistema familiar. Os signos que passam a regular o ser mãe implicarão, em cada etapa do ciclo de vida familiar, um intenso processo de construção de significados, na interlocução cultura pessoal e cultura coletiva, sendo acompanhados pela emergência de novas práticas no âmbito da família e em sua relação com o contexto social mais amplo. Considerando a ambiência complexa da Baía de Todos os Santos e de seu entorno, onde as práticas culturais vigentes expressam as tensões entre tradição e modernidade, entre cultura coletiva e cultura pessoal, propõe-se analisar: (a) de que modos as mudanças sociais em curso nesse contexto se expressam na construção de significados e práticas em torno da maternidade; (b) os possíveis impactos dessas mudanças sobre as relações familiares e comunitárias. Muitas comunidades do Subúrbio Ferroviário de Salvador e do Recôncavo Baiano sofrem, em adição aos graves problemas sociais que vivem, as conseqüências da invisibilidade social e do estigma de violência que sobre elas pairam. Sua história, seu patrimônio cultural, sua capacidade de organizar-se, sobreviver e criar mundos culturais são comumente desconhecidos e/ou desconsiderados nas representações sociais das comunidades pobres comumente veiculadas nos meios de comunicação e presentes no imaginário social. A participação das mulheres na vida e nas lutas dessas comunidades tende a ser silenciada ou pouco contempladas como dignas de atenção. Contudo, sua presença é destacada na significativa produção artística que Ferreira Santos (2011) denomina ?a arte invisível dos trabalhadores da beleza na periferia de Salvador?. As mulheres dessas comunidades construíram suas vidas com uma história dedicada aos filhos, à comunidade e ao trabalho. Propõe-se um trabalho sistemático, de caráter tanto documental quanto etnográfico, de registro do cotidiano das mulheres do Subúrbio Ferroviário e áreas do Recôncavo Baiano, contemplando seus próprios discursos e experiências, bem como a representação que deles é feita em obras produzidas por artistas dessas localidades (pintores, escultores, músicos). Neste último aspecto, o estudo articula-se com o trabalho desenvolvido por José Eduardo Ferreira Santos no ?Acervo da Laje?, em Plataforma. O presente estudo sobre maternidade e significados do feminino no Subúrbio Ferroviário de Salvador e áreas do Recôncavo Baiano procura analisar as mudanças familiares e a percepção da memória das famílias do Subúrbio Ferroviário de Salvador e do Recôncavo baiano, com os seguintes objetivos: - Identificar as configurações familiares e suas mudanças; - Analisar a percepção e o registro das famílias de modo intergeracional; - Analisar as transições familiares em curso no Subúrbio Ferroviário de Salvador e no Recôncavo baiano; - Constituir no Acervo da Laje objetos que estabeleçam a memória das famílias, como fotos, documentos, artefatos etc.; - Discutir a configuração das novas famílias urbanas e seus desafios; - Promover a catalogação da. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Ferreira Santos - Integrante / Ana Cecília de Sousa Bastos - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Enraizamento e produção cultural dos artistas invisíveis do Subúrbio Ferroviário de Salvador: tipos de artistas, produção e redes de cooperação, Descrição: O presente trabalho tem como eixo central a questão das manifestações estéticas na periferia da cidade de Salvador, Bahia. A partir de entrevistas, fotografias, grupos de discussão e uma abordagem etnográfica do contexto, mapeamos as diversas expressões estéticas relacionadas à beleza nesse ambiente marcado pela vulnerabilidade social, de modo que possamos ultrapassar os estereótipos e identificar como essas expressões artísticas e culturais são utilizadas. Foram entrevistados diversos artistas e grupos habitantes do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A análise temática dos dados, no discurso dos artistas, indicou as habilidades relacionadas à estética, colocando-os enquanto atuantes no contexto. Baseado nas obras de Bodei (2005) e Macêdo (2010), busco identificar as características estéticas presentes nestes ?mundos artísticos e tipos sociais? (BECKER,1977), presentes em um contexto caracterizado pelos estigmas e invisibilidade social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Ferreira Santos - Coordenador.

  • 2005 - 2008

    JUVENTUDE E VIOLÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A VITIMIZAÇÃO ENTRE PARES NAS FAVELAS DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR, Descrição: Este projeto de pesquisa toma por objeto de estudo a juventude nas favelas urbanas do Subúrbio Ferroviário de Salvador, e busca identificar a vitimização entre pares, problema que se agrava na contemporaneidade urbana, procurando contemplar a complexa dinâmica dos processos de violência, que se constituem como elementos que indicam polaridades e complementaridades. Estudando a trajetória de jovens de Novos Alagados, favela do Subúrbio Ferroviário de Salvador, identifiquei algumas formas de violência e exclusão que os vitimam. Particularmente, chamou a minha atenção na identificação dessa problemática o grande número de jovens vitimizados por seus pares, configurando-se um crescente número de ?baixas? na idade mais produtiva, denominada pelo FCCV (2002) de Anos Potenciais de Vida Perdidos- APVP; ou ainda mortos por policiais e bandidos; e o crescente aumento da violência nas favelas, caracterizada por Santos (2004) como ?desterro?, que vai diminuindo os espaços de encontro, convivência, pertencer, perspectivas de socialização e inserção no mercado de trabalho, assim como a constituição de projetos de vida efetivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Ferreira Santos - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    Combate a Pobreza e às Desigualdades Sociais: Rotas de Inclusão, Descrição: Tem como objeto o processo de inserção social, elegendo como foco famílias em situação de pobreza, que vivem em bairros periféricos de Salvador, sendo afetados por condições precárias de moradia, altos índices de desemprego e trabalho informal, dificuldades de acesso ao conjunto de bens e serviços que o ambiente urbano oferece. Estuda-se o encontro entre os dinamismos macro-econômicos e as decisões pessoais, investigando o significado das relações familiares e a participação de associações que atuam na Região Suburbana de Salvador como fatores de promoção à elaboração de projetos de vida que visem melhorar as condições de saúde, de educação, de moradia e de trabalho. A pergunta que norteia a pesquisa é a seguinte: Que fatores entram em jogo para que, em condições semelhantes de pobreza, alguns elaboram projetos de vida, enquanto outros permanecem em estratégias de sobrevivência? Os resultados dessa pesquisa foram apresentados em congressos (vide lattes) e estão sendo escritos artigos para serem encaminhados a periódicos e também está sendo organizado um livro intitulado Família e pobreza: combate à pobreza e às desigualdades sociais, rotas de inclusão .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: José Eduardo Ferreira Santos - Integrante / Ana Cecília de Sousa Bastos - Integrante / Miriam Alcântara - Integrante / João Carlos Petrini - Coordenador / Lúcia Vaz de Campos Moreira - Integrante / Lilian Perdigão Caixeta Reis - Integrante.

  • 2002 - 2004

    A ADOLESCÊNCIA EM NOVOS ALAGADOS:TRAJETÓRIAS PESSOAIS E ESTRUTURAS DE OPORTUNIDADE EM UM CONTEXTO DE RISCO PSICOSSOCIAL, Descrição: O presente estudo busca identificar e descrever as experiências ligadas ao ser adolescente num contexto de risco psicossocial, em Novos Alagados, favela de Salvador ? Bahia. Orientados pela perspectiva ecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner e uma abordagem sócio-antropológica, co-construtivista , assumimos também a premissa de que a adolescência é um construto psicossocial. Utilizamos uma abordagem qualitativa, baseada na observação participante e nos estudos de caso, lançando mão de múltiplos recursos: entrevistas, depoimentos, observações e fotografias. Focalizamos os domínios quais transita o adolescente em situação de risco psicossocial; as estruturas de oportunidade disponíveis no contexto social de pobreza urbana; sua inserção ou não nestes domínios; como os adolescentes percebem as transições por que passam, ao descrever as dimensões pessoais e contextuais que organizam suas vivências ao longo destas transições. O extenso material qualitativo reunido (parte dele longitudinalmente) foi preliminarmente organizado em dois níveis de análise: 1) Transversal: contexto, espaços, cenários, atividades e práticas dos adolescentes; 2) Longitudinal : estudo de quatro casos, tomados como exemplares do que significa ser adolescente em Novos Alagados. Análises preliminares apontam para uma variada disposição de domínios no contexto de desenvolvimento dos adolescentes, sugerindo a necessidade de investigar a dinâmica entre os vários domínios: esportes, escola, religião, música, violência, mortes, família, amizades, namoros, projetos sociais e sexualidade. Essa diversidade de estímulos e recursos aparece, em uma primeira análise, como forma de integração dos adolescentes, mesmo que temporária. As questões que emergem dessas análises preliminares, especialmente quando se considera recursos tornados disponíveis no âmbito de projetos sociais é: essa inserção faz alguma diferença na vida dos adolescentes? Em que aspectos estar engajados nestes domínios modific. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Ferreira Santos - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Prêmio Brasil Criativo, Patrimônio e Artes, Ministério da Cidadania, 3M.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2016

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2011 - Atual

Acervo da Laje

Vínculo: Curador, Enquadramento Funcional: Curador, Carga horária: 6

2005 - 2008

Instituto de Saúde Coletiva

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador

2005 - 2007

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário

2005 - 2005

Faculdade Social da BAhia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Psicologia Social, Carga horária: 20

2002 - 2004

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador

2002 - 2004

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador

2000 - 2002

Centro Educativo João Paulo II

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20

2004 - 2004

Coop para o Des e Morada Humana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente Formativo do Programa Ribeira Azul, Carga horária: 40

2000 - 2002

Coop para o Des e Morada Humana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico; Educador, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2000 - 09/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino de disciplinas pedagógicas para educadoras da área de Novos Alagados, Coordenação de Cursos para Monitoras de Creche

1996 - 1999

Associação Humano Progresso

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Atividade sem vínculo impregatício, com ajuda, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenação Pedagógica

Atividades

  • 09/1996 - 12/1999

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenação Peadgógica.

1996 - 1997

Serv. Social da Indústria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador de Adultos em Novos Alagados, Carga horária: 20