Mônica Narciso Guimarães

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atuou como professora titular do Colégio Pedro II. É especialista em Psicanálise e Psiquiatria com Crianças e Adolescentes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), em Neuropsicologia pelo IBMR (2019) e em Reabilitação Cognitivo-Motora pelo INA (2021), atuando como psicóloga clínica. Atua com Formação Continuada na área de Ensino e Avaliação. Tem experiência na área de Educação, Ensino-Aprendizagem e Neurociências.

Informações coletadas do Lattes em 08/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2004 - 2009

Universidade Estadual de Campinas
Título: Um corpo em construção: a história de uma professora narrando a constituição dos seus saberes
, Ano de obtenção: 2009. Profa Dra Ana Maria Falcão de Aragão. Palavras-chave: reflexividade; saberes docentes; ensino de Ciências.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Formação de Professores.

Mestrado em Educação

1997 - 1999

Universidade Federal Fluminense
Título: A educação em ciências em um contexto interacional: o uso das intervenções orais dos alunos
, Ano de Obtenção: 2000.Profa Dra Dominique Colinvaux.Palavras-chave: interação em sala de aula; intervenções orais; aula de ciências.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Permanente. Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Média de Formação Geral.

Especialização em Pós Graduação em Reabilitação Cognitivo Motora

2019 - 2021

Instituto de Neurociências Aplicadas
Título: Programa de Intervenção Estruturado para o TDAH
Orientador: Bruna Velasques

Especialização em Neuropsicologia

2017 - 2019

Laureate International Universities
Título: Intervenção Neuropsicológica com Crianças e Adolescentes ? uma revisão da literatura.

Especialização em Psicanálise e Psiquiatria com Crianças e Adolescentes

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A (re) construção das memórias de episódios traumáticos em adolescentes pelo discurso dos pais: um estudo de caso.
Orientador: Profa Dra Leila Maria Amaral Ribeiro

Especialização em Ensino de Ciências

1995 - 1997

Universidade Federal Fluminense
Título: Uma experiência de alfabetização científica sob uma perspectiva vygotskiana
Orientador: Profa Dra Sandra Lúcia Selles

Graduação em Psicologia

1986 - 1992

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Ciências Biológicas

1984 - 1988

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Formação complementar

2020 - 2020

Capacitação para Elaboração e Revisão de Itens do Sistema de Avaliação da E. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2019 - 2019

Neuroimagem para Neuropsicólogos. (Carga horária: 10h). , Centro de Estudo de Memória e Distúrbios Cognitivos, CEMDIC, Brasil.

2018 - 2018

Reabilitação Cognitiva - da Teoria à Prática. (Carga horária: 18h). , COGNOS - Atividades de Estimulação Cognitiva, COGNOS, Brasil.

2017 - 2017

Curso Intensivo e Treinamento Prático de WISC-IV. (Carga horária: 25h). , Instituto Neurológico de São Paulo, INESP, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Biofísica dos Sistemas Fisiológicos. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Curso Em Educação Sexual. (Carga horária: 144h). , Sociedade Brasileira de Estudos Em Sexualidade Humana, SBRASH, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em Formação de Instrutores de Treinamento. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

1989 - 1989

Extensão universitária em Processo Histórico Cultural na Formação da Socialização da Criança. (Carga horária: 280h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: NEUROPSICOLOGIA.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.

Organização de eventos

GUIMARÃES, M. N. ; XI Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea. 2020. (Congresso).

Semana da Ciência e Tecnologia do Colégio Pedro II - U. E. Humaitá II. 2010. (Exposição).

Participação em eventos

III Simpósio Brasileiro de Neurociências. 2020. (Simpósio).

89th INS Meeting / 18° Congresso da SBNp. Articulations between clinical and educational neuropsychological interventions: pressing practices. 2019. (Congresso).

Jornada Carioca de Neuropsicologia da SBNp Jovem.Neuropsicologia da criança e do adolescente. 2018. (Simpósio).

VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia/VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia-Sul. DIVULGANDO AS NEUROCIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO: NOSSA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO PEDRO II ? CAMPUS NITERÓI-R.J.. 2016. (Congresso).

1a Jornada Pedagógica de Ensino de Ciências e Biologia.Grupo EDUCABIO: uma possibilidade de formação e extensão. 2014. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.Avaliação de Trabalho. 2014. (Encontro).

IX Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas.Avaliação de Trabalho. 2014. (Simpósio).

XV Encontro Nacional de Ensino de Ciências de Portugal.A construção de saberes em um processo de ensino e de aprendizagem de ciências: uma história para contar. 2014. (Encontro).

XV Encontro Nacional de Ensino de Ciências de Portugal.A produção de material multimídia sobre sexualidade no contexto escolar: uma proposta de abordagem. 2014. (Encontro).

III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.Avaliação de Trabalho. 2012. (Encontro).

III Encontro Nacional de Ensino de Biologia.A interação professor-aluno nas atividades experimentais de Biologia e a construção do conhecimento escolar. 2010. (Encontro).

IV EPAD - Currículo e Acesso à Universidade em questão.O corpo de Larissa em construção: o saber revelado no projeto pedagógico para o ensino de Ciências. 2009. (Encontro).

III Congresso Internacional sobre Pesquisa Auto Biográfica. O corpo de Larissa em construção: o saber revelado no projeto pedagógico para o ensino de Ciências. 2008. (Congresso).

Curso de Especialização em Ensino de Ciências.Outros Olhares sobre o Corpo Humano. 2007. (Outra).

Diálogos sobre a Docência em Psicologia. 2007. (Seminário).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A psicologia educacional e os saberes docentes: uma experiência de construção. 2007. (Encontro).

Forum Mundial Social.Forum Mundial Social. 2005. (Simpósio).

Educação e Transformação: a educação pública na construção de um outro mundo possível.Forum Mundial de Educação. 2003. (Simpósio).

Forum Nacional em Defesa da Escola Pública. 4o Congresso Nacional de Educação. 2002. (Congresso).

Mudanças na escola e Mudanças no mundo do trabalho.Seminário Internacional de Educação. 2001. (Seminário).

Oficinas para o ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.Oficinas para o Ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2001. (Oficina).

1o Congresso de Educação - CEC:Tecnologia e Educação. 1o Congresso de Educação - CEC: Tecnologia e Educação. 2000. (Congresso).

III Simpósio Latino-americano e Caribenho de Educação para a Ciência.III Simpósio Latino-americano e Caribenho de Educação para a Ciência. 1999. (Simpósio).

Pedagogia 99.Encuentro por La Unidad de los Educadores Latinoamericanos - Pedagogia 99. 1999. (Encontro).

50a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.50a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1998. (Simpósio).

Pesquisa e Ensino em Ciências: Teoria e Prática.Pesquisa e Ensino em Ciências: Teoria e Prática. 1998. (Seminário).

Oficina sobre Profissionais da Eduvcação - Formação de Professores.Seminário LDB 9394/96: Lei Concluída? Reflexões e Proposições. 1997. (Oficina).

VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia.VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. 1997. (Encontro).

Uma Andorinha Só não faz Verão.Projeto Uma Andorinha só não faz Verão. 1996. (Encontro).

I CONEF. I Congresso Nacional de Ensino Fundamental. 1995. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Turma 2014-2015

GUIMARÃES, M. N.. XXI Jornada de Especialização. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

FONSECA, L. S. C.;GUIMARÃES, M. N.. Aprendendo e avaliando os alunos com o uso de abordagens lúdicas no ambiente escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GUIMARÃES, M. N.; AQUINO, L. V.. Comissão Especial de Avaliação de Defesa de Memorial. 2016. Colégio Pedro II.

GUIMARÃES, MÔNICA NARCISO. Comissão Examinadora do Concurso para Professor Adjunto de Ciências Biológicas. 2020. INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA.

GUIMARÃES, M. N.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO. 2015. INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA.

GUIMARÃES, M. N.. Concurso Público para ocupação de cargo efetivo de professor de Biologia. 2013. Colégio Pedro II.

GUIMARÃES, MÔNICA NARCISO. Banca de Avaliação Externa da área de Ciências Humanas - Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. 2018. Universidade Federal Fluminense.

GUIMARÃES, MÔNICA NARCISO. Banca de Avaliação Externa - Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. 2017. Universidade Federal Fluminense.

GUIMARÃES, M. N.. Processo seletivo para Cadastramento de Professores do Ensino Básico do Colégio Pedro II. 2010. Colégio Pedro II.

Orientou

ANETE PEREIRA DO SANTOS

A importância dos jogos no desenvolvimento e na aprendizagem da criança; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

EVERSON JOSE REIS DO NASCIMENTO

REFLEXÕES SOBRE OS ASPECTOS EMOCIONAIS NA VIDA DE ALUNOS EM REPETÊNCIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Geny de Carvalho Marins

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Ives da Silva Duque Pereira

Relações afetivas construídas em projeto interdisciplinar colaborando para aprendizagens mais significativas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Lucia Helena Luiza Vieira Amim

Estudo sobre o uso de jogos educacionais como ferramenta na melhoria do aprendizado no ensino da Química; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Luiz Antiogenes Galvâo

RELAÇÕES DE AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

RENATA CRISTINA CADEIRA NASCIMENTO

A Afetividade e a Aprendizagem em Wallon: Uma Interface com a Neurociência; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

OSVALDO ELIAS DOS SANTOS PEREIRA

A afetividade no processo de ensino: concepção de alguns professores de Ciências; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Valdice dos Santos Cezário de Paula

A importância da utilização de imagens para o processo de aprendizagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Adriana Silva de Oliveira

Transformação de Energia no Nosso Organismo: A História das Coisas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Carlos Henrique de Souza Alves

O afeto na relação professor-aluno; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Cristina Oliveira de Freitas

A importância da visualização de imagens no processo de compreensão das ciências; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Fernanda Antunes Fernandes

Qualidades de um professor libertador; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Isa Helena Alves

Percepção de imagens sobre imunologia presentes em livros didáticos indicados ao PNLD 2014/2015; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Juliana Gonçalves Schaefer

Nada se cria, tudo se transforma? A importância da prática no ensino de ciências; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

PATRICIA RODRIGUES DA SILVA

Relação da afetividade no processo ensino-aprendizagem segundo pressupostos de Lev Vygotsky e Henri Wallon; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Renan de Jesus

Educação libertadora X Educação tradicional O professor libertador do ponto de vista do aluno; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Solange Monteiro Cordeiro

Visualizações que mudaram o século XIX e sua contribuição para a ciência hoje; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquimica Médica da UFRJ; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Iara Ribeiro Paiva

VI Olimpíada Brasileira de Neurociências; 2018; Orientação de outra natureza - Colégio Pedro II; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Iara Ribeiro Paiva

V Olimpíada Brasileira de Neurociências; 2017; Orientação de outra natureza - Colégio Pedro II; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Daniel Mendonça Dantas

V Olimpíada Brasileira de Neurociências; 2017; Orientação de outra natureza - Colégio Pedro II; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Hellen Valerio Chaves Moura de Souza

V Olimpíada Brasileira de Neurociências; 2017; Orientação de outra natureza - Colégio Pedro II; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Danilo Maciel de Deus e melo

IV Olimpíada Brasileira de Neurociências; 2016; Orientação de outra natureza - Ciências e Cognição; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Hellen Valerio Chaves Moura de Souza

IV Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza - Ciências e Cognição; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

RAPHAELA PEIXOTO DA CUNHA

IV Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza - Ciências e Cognição; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Alcenor Rodrigues Almeida Reis

IV Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza - Ciências e Cognição; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Milene de Souza Lopes Silveira

IV Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza - Ciências e Cognição; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Laís Fialho Soares

IV Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza - Ciências e Cognição; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Júlia Leite Rodrigues

IV Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza - Ciências e Cognição; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Guilherme Bussedi Lessa de Azeredo

IV Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza - Ciências e Cognição; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Eric Cardoso de Souza

IV Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza - Ciências e Cognição; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Daniel Mendonça Dantas

IV Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza - Ciências e Cognição; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

CRISLAINE SIMEÃO NOLELAT

IV Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza - Ciências e Cognição; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

CRISLAINE SIMEÃO NOLELAT

III Olimpíada Brasileira de Neurociências; 2015; Orientação de outra natureza - Ciências e Cognição; Orientador: Mônica Narciso Guimarães;

Produções bibliográficas

  • GUIMARÃES, MÔNICA NARCISO ; MONTEIRO, ROBERTA ANGELO . Intervenção Neuropsicológica com Crianças e Adolescentes - Uma Revisão da Literatura. REVISTA PSICOLOGIA E SAÚDE , v. 11, p. 131, 2019.

  • GUIMARÃES, MÔNICA NARCISO ; ARAGÃO, ANA MARIA FALCÃO DE . A construção de saberes em um processo de ensino e de aprendizagem de ciências: uma história para contar. ETD: Educação Temática Digital , v. 18, p. 250, 2016.

  • GUIMARÃES, MÔNICA NARCISO ; DIVULGANDO AS NEUROCIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO: NOSSA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO PEDRO II ? CAMPUS NITERÓI-R.J.. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 9, p. 7857, 2016.

  • GUIMARÃES, MÔNICA NARCISO ; APRENDENDO NEUROCIÊNCIAS NA ESCOLA: UMA ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 9, p. 1909-1916, 2016.

  • 2001 A Educação em Ciências em um contexto interacional: o uso das intervenções orais dos alunos. Pesquisas em Educação - diferentes enfoques, Niterói, v. 1, p. 69-79, 2001.

  • Um Corpo em Construção: narrando a constituição de saberes.. 01. ed. Saarbrücken: NEA - Novas Edições Acadêmicas, 2016.

  • A construção de saberes em um processo de ensino e de aprendizagem de ciências: uma história para contar. In: XV Encontro Nacional de Educação em Ciências - Portugal, 2014, Faro - Portugal. XV Encontro Nacional de Educação em Ciências: livro de resumos, 2014.

  • A produção de material multimídia sobre sexualidade no contexto escolar: uma proposta de abordagem. In: XV Encontro Nacional de Educação em Ciências - Portugal, 2014, Faro - Portugal. XV Encontro Nacional de Educação em Ciências: livro de resumos, 2014.

  • SADALLA, A. M. F. A. . A psicologia educacional e os saberes docentes: uma experiência de construção. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória - ES. Desafios da Educação Básica: A Pesquisa em Educação. Natal: UFRN, 2007. p. 487-488.

  • MACHADO, L C F . Concepções docentes sobre o ensino de Ciências. In: Pedagogia 99, 1999, Havana. Encuentro por la Unidad de los educadores latinoamericanos, 1999. p. 363.

  • Uma experiência de alfabetização científica sob uma perspectiva vygotskiana. In: Pedagogia 99, 1999, Havana. Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos, 1999. p. 364.

  • ANDRADE, A C . O Discurso científico e a narrativa no contexto da sala de aula em ciencias. In: ICongresso de Ciências da Educação UNESP/USP, 1997, São Paulo. I Congresso de Ciências da Educação UNESP/USP, 1997. p. 118.

  • GUIMARÃES, M. N. ; Interfaces entre a neuropsicologia clínica e educacional com crianças e adolescentes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, M. N. ; UM CORPO EM CONSTRUÇÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, M. N. ; Conversando com o 8º ano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, M. N. ; Memória e Emoção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, E. C. ; SOARES, L. F. ; CUNHA, R. P. . APRENDENDO NEUROCIÊNCIAS NA ESCOLA: UMA ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, E. C. ; DANTAS, D. M. ; JACQUES, L. P. . DIVULGANDO AS NEUROCIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO: NOSSA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO PEDRO II ? CAMPUS NITERÓI-R.J.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATTOS, J. C. P. . A interação professor-aluno nas atividades experimentais de Biologia e a construção do conhecimento escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SADALLA, A. M. F. A. . O corpo de Larissa em construção: o saber revelado no projeto pedagógico para o ensino de Ciências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Programa O Homem e a Paisagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

Painel de Especialistas - Hora do ENEM. 2016.

D'ESCRAGNOLLE, A C . Um Corpo em Construção. 1999.

Preparatório da Comunidade. 2002.

GUIMARÃES, M. N. ; Oficina de Elaboração e Revisão de Itens para o BNI - ENEM. 2021. (Elaboração e Revisão de itens para o BNI).

GUIMARÃES, MÔNICA NARCISO ; Oficina de Elaboração e Revisão de Itens para o SAEB - anos iniciais. 2020. (Elaboração e Revisão de itens - SAEB anos iniciais).

GUIMARÃES, MÔNICA NARCISO ; Oficina de Elaboração e Revisão de Itens para o SAEB - anos finais. 2020. (Elaboração e Revisão de itens - SAEB anos finais).

Codificação para o PISA 2015. 2014. (Codificação de Itens para o PISA).

Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente, vol. 6, n.3. 2013. (Avaliadora 'ad hoc').

Painel de Especialistas para o BNI - INEP. 2012. (Revisão de Itens para o BNI).

Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente, vol. 5, n.3. 2012. (Avaliadora 'ad hoc').

Evento de Elaboração de Itens do BNI para ENCCEJA - INEP. 2011. (Elaboração e Revisão de itens para o ENCCEJA).

2º Evento de Elaboração de Itens do BNI - INEP. 2011. (Elaboração e Revisão de itens).

1º Evento de Elaboração de Itens do BNI - INEP. 2010. (Elaboração de itens).

D'ESCRAGNOLLE, A C . Um corpo em construção:uma aproximação entre os saberes científicos e a realidade orgânica dos alunos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

D'ESCRAGNOLLE, A C . Corpo Humano na Escola. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Programa de Atualização para as Equipes Técnico-administrativas e pedagógicas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Núcleo de Assistência Integrada a Pesquisa e ao Ensino - NAIPE, Descrição: O Núcleo de Assistência integrada a Pesquisa e ao Ensino do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência - Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NAIPE/SPIA/IPUB/UFRJ) é voltado ao ensino, pesquisa e assistência no campo da saúde mental da infância e adolescência. Está vinculado ao Curso de Especialização em Psiquiatria e Psicanálise da Infância e Adolescência do IPUB/UFRJ. Sua equipe é formada por psiquiatras, psicólogos, pediatras, pedagogos, estudantes de graduação, pós-graduação e estagiários. Desenvolve atividades em interface com instituições públicas e privadas, em parcerias locais, nacionais e internacionais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Narciso Guimarães - Integrante / Leila Maria Amaral Ribeiro - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio Pedro II, Ministério da Educação e Cultura, Humaitá II. , Rua General Castrioto - 120, Barreto, 24110256 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22466262

Experiência profissional

1992 - 2017

Colégio Pedro II

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/1992 - 02/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia, Ciências (ensino fundamental)

  • 03/2010 - 12/2013

    Direção e administração, Ministério da Educação e Cultura, Humaitá II.,Cargo ou função, Assessora da Diretora Geral do Campus Humaitá II.

  • 02/2010 - 12/2010

    Direção e administração, Ministério da Educação e Cultura, Humaitá II.,Cargo ou função, Coordenadora do 8º ano do Ensino Fundamental.

  • 02/2001 - 12/2004

    Direção e administração, Ministério da Educação e Cultura, Humaitá II.,Cargo ou função, Chefe do Setor Técnico de Ensino e Avaliação.

2021 - 2023

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Contratada

2020 - 2022

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Integrante do quadro de colaboradores do INEP

Atividades

  • 02/2020

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.,Atividade realizada, Integrante do quadro de colaboradores do Banco Nacional de Itens do INEP.

2012 - 2015

Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora no Curso de Pós-Graduação

Outras informações:
Tutora no Curso de Pós-graduação Especialização em Ensino de Ciências do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ / Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ

1988 - 1995

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I C, Quadro II, nível 4, Carga horária: 16

2003 - 2004

PRO SABER

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: supervisão pedagógica, Carga horária: 2

1991 - 1992

secretaria municipal de saude do rio de janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Bolsista

1990 - 1990

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Monitora bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria