Rennyo Kunizo Nakabayashi
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP (2010) e Mestrado em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP (2014). Atualmente é engenheiro na AES Eletropaulo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Energia, atuando principalmente no seguinte tema: energia solar fotovoltaica e redes elétricas inteligentes (smart grid).
Informações coletadas do Lattes em 26/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Energia
2012 - 2014
Instituto de Energia e Ambiente da USP
Título: Microgeração fotovoltaica no Brasil: condições atuais e perspectivas futuras,Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Roberto Zilles
Palavras-chave: Energia solar; Fotovoltaico; Geração distribuída; Microgeração; Simulação de Monte Carlo.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Engenharia de Energia. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia. Setores de atividade: Eletricidade, gás e outras utilidades.
Graduação em Engenharia Elétrica
2006 - 2010
Escola Politécnica da USP
Título: Automação de subestação de distribuição de energia elétrica
Orientador: José Antonio Jardini
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Energia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.
Participação em eventos
VIII Jornada Científica em Economia da Energia. As tarifas de energia elétrica e a viabilidade da microgeração distribuída. 2014. (Congresso).
17 Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Aquisição de dados em sistemas fotovoltaicos independentes e de bombeamento. 2009. (Simpósio).
Outras produções
NAKABAYASHI, R. K. ; MICROGERAÇÃO FOTOVOLTAICA NO BRASIL: VIABILIDADE ECONÔMICA. 2015.
NAKABAYASHI, R. K. ; ZILLES, R. . Pesquisa indica cenário favorável ao uso de energia solar. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NAKABAYASHI, R. K. ; ZILLES, R. . Microgeração fotovoltaica de energia tem menor custo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
Projeto Estruturante de Redes Inteligentes em Regiões Metropolitanas visando Desenvolvimento e Demonstração de Soluções Inovadoras utilizando o conceito de Living Labs, Descrição: Projeto Estruturante de Redes Inteligentes em Regiões Metropolitanas visando Desenvolvimento e Demonstração de Soluções Inovadoras utilizando o conceito de Living Labs, Descrição: O presente projeto possui como objetivos principais: - Realização de Projeto Demonstrativo de Redes Inteligentes em Região Metropolitana dentro do conceito Living Labs , aptos à experimentação de soluções inovadoras aderentes ao conceito de Redes Elétricas Inteligentes, não só as consideradas nesta fase da implantação, mas de tecnologias vindouras, possibilitando, com a definição das métricas adequadas, a avaliação daquelas de maior valor para a realidade brasileira. - Desenvolvimento de soluções (hardware e software) adequadas para suporte a esse conceito no Living Lab . - Definição de metodologia de avaliação (métricas) de projetos experimentais em Redes Elétricas Inteligentes, possibilitando a avaliação da aplicabilidade de soluções testadas em ambiente reduzido para o resto do setor. - Desenvolvimento de modelo de definição de roadmap para soluções em Redes Elétricas Inteligentes, considerando as especificidades sistêmicas e de mercado da área de concessão da AES Eletropaulo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rennyo Kunizo Nakabayashi - Integrante / Maria Tereza Vellano - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Eletropaulo MetropolitanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro
Atividades
-
01/2013
Serviços técnicos especializados , Eletropaulo, .,Serviço realizado, Engenheiro Sênior.
2011 - 2012
ALSTOM GRIDVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Sistemas, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Integração de softwares em sistemas de gerenciamento de energia EMS (Energy Management Systems) e sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition).
2010 - 2010
ALSTOM GRIDVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estagiário na unidade responsável pela América Latina em sistemas de gerenciamento de energia, EMS (Energy Management Systems) e DMS (Distribution Management Systems).
2008 - 2009
Instituto de Elétrotécnica e Energia da USPVínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 12
Outras informações:
Realizou atividades relacionadas a aquisição de dados em sistemas fotovoltaicos no Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos (LSF). Participação no 17 SIICUSP.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rennyo Kunizo Nakabayashi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?