Walter Rubens Cezar de Oliveira

Possui graduação em Licenciatura Em Química e Bacharelado Em Química C pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970), graduação em Ciências pela Universidade de Mogi das Cruzes (1981), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2006) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2012). Atualmente é diretor técnico - Desenvolvimento Sustentável e Monitoramento Ambiental e representante e assessor técnico - Darom Representação Consultoria e Assessoria Técnica Ltda. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Altos Polímeros e Síntese Orgânica. Foi Gerente de fábrica da Nopco taubaté Ltda de 1971 a 1975. Foi gerente de Fábrica da Nalco do Brasil Ltda de 1975 a 1985. Foi gernte de Pesquisas da Adesol Ltda de 1985 a 1990. Foi Diretor de Marketing das Indústrias Químicas Taubaté de 1990 a 1996. De 1996 a 2009 foi Diretor Técnico da Ipel Produtos Especiais Ltda. Desde de 2009 é Diretor Técnico e sócio da DSMA Desenvolvimento Sustentavel e Monitoramento Ambiental Ltda.

Informações coletadas do Lattes em 26/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Biotecnologia

2009 - 2012

Universidade de Mogi das Cruzes
Título: Uso de Resíduos da Fabricação de Papel na Obtenção de Revestimento para Construção Civil
Welington Luiz de Araújo. Palavras-chave: Carbonato de Cálcio; Sustentabilidade; Finos da Indústria dfe Papel e Celulose; Texturas.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Desenvolvimento de Produto. Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.

Mestrado em Biotecnologia

2004 - 2006

Universidade de Mogi das Cruzes
Welington Luiz Araújo.

Especialização em Biotecnologia: Princípios e Importância Atual

1999 - 1999

Universidade de Mogi das Cruzes
Orientador: João Lúcio de Azevedo

Aperfeiçoamento em Administração de Materiais

1981 - 1981

Management Center do Brasil
Orientador: Kurt Veil

Aperfeiçoamento em Aspectos da Segurança do Trabalho

1980 - 1980

Confederação Nacional da Indústria - DF
Orientador: Amélia Nakamoto

Aperfeiçoamento em Planejamento e Controle da Produção

1973 - 1973

Management Center do Brasil
Orientador: Professor Kurt Veil

Graduação em Ciências

1978 - 1981

Universidade de Mogi das Cruzes

Graduação em Licenciatura Em Química e Bacharelado Em Química C

1967 - 1970

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Professor Airton Gonçalves

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Altos Polímeros e Síntese Orgânica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • DSMA Desenvolvimento Sustentável e Monitoramento Ambiental, Incubadora Intec de Mogi das Cruzes. , Av. João XXIII,1160, Bloco C, Módulo Mr 17, César de Souza, 08830-000 - Mogi das Cruzes, SP - Brasil, Telefone: (11) 47926176, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Desenvolvimento Sustentável e Monitoramento Ambiental

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 30

2006 - Atual

Darom Representação Consultoria e Assessoria Técnica Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Representante e Assessor Técnico, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A Darom assessora a Ipel e Petrom-Petroquímica Mogi das Cruzes no desenvolvimento de novos produtos e a Açoténica S. A. no controle microbiológico nas lamas de sílica coloidal e eletrofundidas usadas em microfusão.

1994 - 2006

IPEL Itibanyl Produtos Especiais Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável por todo setor de pesquisas e desenvolvimento da companhia e assessoria a grandes clientes. Efetuou vendas técnicas para grandes clientes, principalmente nas áreas de tintas e formuladores, contando com uma carteira que gerava masi de 100 toneladas/mês de vendas.

Atividades

  • 01/1994 - 01/2006

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Diretor Vendas e Assistência Técnica.

1984 - 1985

Adesol Produtos Químicos Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Gerente de Fábrica, Carga horária: 40

Outras informações:
Implantação da fábrica de polímeros, antiespumantes para tintas, álcool, celulose e papel.

Atividades

  • 09/1984 - 04/1985

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Ascessor da Diretoria.

1975 - 1984

NALCO PRODUTOS QUIMICOS LTDA

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Gerente de Fábrica, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhou na Divisão Internacional, montando e assessorando operações de fábrica no México, Colômbia, Venezuels, Perú e Argentina. Fez vários cursos nos centros de pesquisa da Nopco, em Morristown e da Nalco em Ford City, na área de altos polímeros (polieletrólitos floculantes) e dispersantes aniônicos de múltiplos usos.

Atividades

  • 04/1975 - 08/1984

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Gerente de Fábrica.

1971 - 1975

Nopco Taubaté S A Indústria e Comércio

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Gerente de Fábrica e Químico Responsável, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1971 - 03/1975

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Gerente de Fábrica e Químico Responsável.

1969 - 1971

fundação técnico educacional souza marques

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 16

Atividades

  • 03/1969 - 03/1971

    Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Qúimica

1961 - 1962

Sherwin Willians do Brasil S A Tintas e Vernizes

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assistente de Laboratório, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/1961 - 09/1962

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Estudo de Melhoria de Tintas Industriais e Controle Físico Químico de Produto Acabado.

1960 - 1961

Indústrias Químicas Taubaté S A

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável por novos produtos nas áreas de altos polímeros, tensoativos e biocidas.

Atividades

  • 09/1985 - 04/1993

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Responsável pela Área de Marketing e Desenvolvimento de Novos Produtos.

  • 01/1964 - 05/1971

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Vendas e Assistência Técnica na Área de Polimeros, Plastificantes e Microbicidas.

  • 11/1960 - 06/1961

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Controle Físico Químico de Materia Prima e Produto Acabado.