Fabíola Carolina de Souza
Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Também cursou mestrado (2014) e a graduação (2011) em Comunicação Social na mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: Radiojornalismo, jornalismo popular e teorias da comunicação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG) e do Grupo Convergência e Jornalismo (ConJor/UFOP). Atuou como professora substituta no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto no período de agosto de 2019 a agosto de 2021.
Informações coletadas do Lattes em 15/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Comunicação Social
2014 - 2018
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Marcelo Rezende, um apresentador performático: telejornalismo policial e celebrização
Vera Regina Veiga França. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Comunicação Social
2012 - 2014
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Entre bandidos e vítimas: as representações no Itatiaia Patrulha,Ano de Obtenção: 2014
Vera Regina Veiga França.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: representação; jornalismo popular; cultura popular; performance; enquadramento.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Graduação em Comunicação Social
2008 - 2011
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A representação de papéis no reality show Troca de família
Orientador: Vera Regina Veiga França
Formação complementar
2020 - 2020
Tecnologias Digitais de Apoio ao Ensino. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2018 - 2018
Curso Intensivo de Marketing Digital. (Carga horária: 16h). , Skill Up Escola de Marketing Digital, SKILL UP, Brasil.
2013 - 2013
Formação em docência do ensino superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Radiodifusão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo popular.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Organização de eventos
FRANCA, V.R.V ; Simões, P.G ; SOUZA, F. C. . II Encontro da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas. 2019. (Outro).
Simões, P.G ; FRANCA, V.R.V ; SOUZA, F. C. . I Encontro da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas. 2018. (Outro).
FRANCA, V.R.V ; VIANNA, G. V. G. M. ; SOUZA, F. C. . Seminário Internacional PIMI (Patrimoines-Images-Médias-Identités France-Brésil). 2016. (Congresso).
SOUZA, F. C. . I Seminário Anual de Extensão. 2010. (Outro).
SOUZA, F. C. . XIII Encontro de Extensão. 2010. (Outro).
Participação em eventos
II Encontro da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas.Celebridades criadas/constituídas. 2019. (Encontro).
I Encontro da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas. 2018. (Encontro).
Seminário II PesqTV ? Novas sensibilidades e novas potencialidades da televisão contemporânea. 2018. (Seminário).
Seminário Internacional PIMI (Patrimoines-Images-Médias-Identités France-Brésil).Cidade Alerta: o popular no telejornal brasileiro. 2016. (Seminário).
Seminário Mediações Críticas.Representações e mediações no âmbito do telejornalismo popular. 2016. (Seminário).
Simpósio Internacional Religiões, Políticas e Mídias na América Latina.120 dias com Francisco: enquadramentos de uma celebridade contemporânea na revista O Meu Papa. 2016. (Simpósio).
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Testemunhas do terror: o ataque a Paris segundo os brasileiros. 2016. (Congresso).
II SELACCULT: televisualidades e culturas políticas latino americanas. 2015. (Seminário).
II Seminário Internacional Estudos de Televisão Brasil França: Testemunhas, Media, Identidades.História de vida e testemunho na TV: a revelação do sofrimento em público. 2015. (Seminário).
Seminário Imagem, representação e memória. 2015. (Seminário).
VIII Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais.REDUÇÃO JÁ! O adolescente em conflito com a lei nos telejornais Brasil Urgente e Cidade Alerta.. 2015. (Encontro).
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. As representações do menor infrator no telejornal Brasil Urgente. 2015. (Congresso).
12 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.Mocinhos e vilões no Itatiaia Patrulha. 2014. (Encontro).
Comunicación, cultura y politica en América Latina: elementos para el análisis cultural y político-cultural comparado. 2014. (Seminário).
III Colóquio em Imagem e Sociabilidade: 20 anos de pesquisa em comunicação. 2014. (Outra).
IV Seminário de Teorias da Comunicação: desafios e potencialidades investigativas. 2014. (Seminário).
Minicurso Escola De Chicago e Comunicação: interações sociais em rede. 2014. (Outra).
XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Cidade Alerta: os recursos estilísticos na dramatização da notícia. 2014. (Congresso).
Colóquio internacional tecnologia e democracia: governança, ativismo e accountability. 2013. (Outra).
Mídia, memória e esquecimento. 2013. (Outra).
XXXVI Congresso de Ciência da Comunicação. Itatiaia Patrulha: um radiojornal popular. 2013. (Congresso).
O Culto da Positividade: As Técnicas e a Ética da Procura da Felicidade no Brasil Contemporâneo. 2012. (Outra).
Seminário Internacional Natureza e Construção da Celebridade no século XXI. 2012. (Seminário).
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Almanaque Ilustrado do Jequitinhonha. 2012. (Congresso).
XXI Encontro Anual Compós.Espiando a sociedade através do Troca de família. 2012. (Encontro).
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Será que a grama do vizinho é realmente mais verde? As representações de família no Troca de família. 2012. (Congresso).
Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: UEADSL 2011.2. Vozes do Vale: o uso do Audacity na produção de podcasts. 2011. (Congresso).
Seminário Visões do Vale VI. 2011. (Seminário).
V Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. 2011. (Congresso).
XIV Encontro de Extensão.Almanaque Ilustrado do Jequitinhonha. 2011. (Encontro).
XIII Encontro de Extensão.Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão. 2010. (Encontro).
Participação em bancas
OLIVEIRA, P. P.;SOUZA, FABÍOLA; SANTOS, R. C. D.. A trajetória de uma figura pública poconeana: no garimpo digital da fama. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.
OLIVEIRA, P. P.;SOUZA, FABÍOLA; SANTOS, R. C. D.. A trajetória de uma figura pública poconeana: no garimpo digital da fama. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.
FONSECA, M.G.C;SOUZA, F. C.; CARMO, R. F.. Jornalismo e os direitos da juventude - análise crítica do discurso do jornal Super Notícia. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Comunicação e Saúde) - Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.
SOUZA, FABÍOLA; PINTO, C. F. J.; MACHADO, F. V. K.. O Parvo: jornalismo humorístico como poder de resistência. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
FONSECA, M.G.C;SOUZA, FABÍOLA; OLIVEIRA, L.. Das narrati vas sobre o rompimento dabarragem da Samarco: o cordel de Rouxinol do Rinaré. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
HENRIQUES, M. S.; SILVA, Daniel;SOUZA, FABÍOLA. Mundo Medina: construção e experiência de habitantes a fãs. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.
SOUZA, FABÍOLA; Sepulveda, L. A.. A representação da família no Cidade Alerta. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LEAL, B. S.; D'ANDREA, C.F.B;SOUZA, F. C.. Ousar ser mulher: histórias reais de coragem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Simões, P.G; Antunes, E;SOUZA, F. C.. Mamonas Assassinas: a morte como um acontecimento e as representações póstumas da banda pela Rede Globo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Minas Gerais.
FRANCA, V.R.V;SOUZA, F. C.; OLIVEIRA, L.; Simões, P.G. Valores cristalizados, valores em combate: A (des)construção da violência no TUF Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientou
Cobertura da violência contra mulher no telejornal policial Cidade Alerta: a construção de uma narrativa emocional no caso Marcela; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);
20 anos de reality show no Brasil: uma retrospectiva histórica do gênero televisivo; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);
O Parvo: jornalismo humorístico como poder de resistência; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fabíola Carolina de Souza;
A representação da família no Cidade Alerta; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fabíola Carolina de Souza;
monitoria na disciplina Radiojornalismo; 2021; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fabíola Carolina de Souza;
monitoria na disciplina Radiojornalismo; 2021; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fabíola Carolina de Souza;
monitoria na disciplina Radiojornalismo; 2021; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fabíola Carolina de Souza;
monitoria na disciplina Radiojornalismo; 2021; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fabíola Carolina de Souza;
Monitoria da Disciplina Introdução ao jornalismo; 2020; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fabíola Carolina de Souza;
Monitoria da Disciplina Introdução ao jornalismo; 2020; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fabíola Carolina de Souza;
Monitoria da Disciplina Crítica de Mídia e Ética Jornalística; 2020; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fabíola Carolina de Souza;
Monitoria da Disciplina Crítica de Mídia e Ética Jornalística; 2020; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fabíola Carolina de Souza;
Produções bibliográficas
-
SOUZA, F. C. ; MEDEIROS, F. ; SANTANA, P. H. B. . A performance do comediante Whindersson Nunes a imagem pública consumida como celebridade ordinária. SIGNOS DO CONSUMO , v. 11, p. 47-59, 2019.
-
FRANÇA, VERA V. ; SOUZA, F. C. ; LAGO, F. M. C. ; LOPES, P. . Testemunhos na mídia: o relato do sofrimento. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE) , v. 15, p. 119-139, 2018.
-
FRANÇA, VERA V. ; SOUZA, FABÍOLA . 'Troca de Família': espiando as famílias, enxergando a sociedade. Intercom (São Paulo. Online) , v. 39, p. 177-192, 2016.
-
SOUZA, F. C. . Itatiaia Patrulha: um radiojornal popular. Revista Alterjor , v. 2, p. 110-125, 2014.
-
FRANÇA, VERA V. (Org.) ; Simões, P.G (Org.) ; SILVA, T. (Org.) ; SOUZA, F. C. (Org.) ; SILVEIRA, S. (Org.) . Diário da Quarentena: a pandemia de COVID-19 como acontecimento. 1. ed. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020. v. 1. 492p .
-
SOUZA, FABÍOLA . Telejornalismo policial no Brasil: características e potencialidades. In: Cárlida Emerim; Ariane Pereira; Iluska Coutinho. (Org.). Telejornalismo 70 anos: o sentido das e nas telas. 1ed.Florianópolis: Insular, 2020, v. 9, p. 197-214.
-
SOUZA, F. C. . Igreja em ação contra o coronavírus. In: Vera França; Paula Simões; Terezinha Silva; Fabíola Souza; Samuel Silveira. (Org.). Diário da Quarentena: a pandemia de COVID-19 como acontecimento. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020, v. 2, p. 99-100.
-
SOUZA, F. C. . Papa Francisco: liderança e solidariedade no enfrentamento da pandemia. In: Vera França; Paula Simões; Terezinha Silva; Fabíola Souza; Samuel Silveira. (Org.). Diário da Quarentena: a pandemia de COVID-19 como acontecimento. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020, v. 2, p. 157-158.
-
SOUZA, F. C. . Semana Santa em casa. In: Vera França; Paula Simões; Terezinha Silva; Fabíola Souza; Samuel Silveira. (Org.). Diário da Quarentena: a pandemia de COVID-19 como acontecimento. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020, v. 2, p. 159-160.
-
SOUZA, F. C. . Programas populares: os fiéis defensores de Bolsonaro em tempos de pandemia. Diário da Quarentena: a pandemia de COVID-19 como acontecimento. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020, v. , p. 163-165.
-
SOUZA, FABÍOLA . O que está acima de tudo e de todos é Bolsonaro. In: Vera França; Paula Simões; Terezinha Silva; Fabíola Souza; Samuel Silveira. (Org.). Diário da Quarentena: a pandemia de COVID-19 como acontecimento. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020, v. 2, p. 189-191.
-
SOUSA, C. B. ; SOUZA, F. C. . O racismo que matou Miguel. In: Vera França; Paula Simões; Terezinha Silva; Fabíola Souza; Samuel Silveira. (Org.). Diário da Quarentena: a pandemia de COVID-19 como acontecimento. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020, v. 2, p. 295-296.
-
SOUZA, FABÍOLA ; SILVEIRA, S. . Uma Igreja, divergentes vozes e muitos interesses. In: Vera França; Paula Simões; Terezinha Silva; Fabíola Souza; Samuel Silveira. (Org.). Diário da Quarentena: a pandemia de COVID-19 como acontecimento. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020, v. 2, p. 301-303.
-
SOUZA, FABÍOLA . Os abismos do acesso à educação em Minas. In: Vera França; Paula Simões; Terezinha Silva; Fabíola Souza; Samuel Silveira. (Org.). Diário da Quarentena: a pandemia de COVID-19 como acontecimento. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020, v. 2, p. 353-355.
-
SOUZA, FABÍOLA . Você sabe com quem está falando?. Diário da Quarentena: a pandemia de COVID-19 como acontecimento. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020, v. 2, p. 381-382.
-
SOUZA, F. C. ; Sepulveda, L. A. ; LAGO, F. M. C. . Cidade Alerta: o popular no telejornal brasileiro. In: FRANÇA, V; COHEN, E.; GOMES, I.. (Org.). Gêneros midiáticos e identidades. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2017, v. 1, p. 95-114.
-
SOUZA, FABÍOLA . REDUÇÃO JÁ! Posicionamento e performance dos apresentadores de telejornais policiais em relação à redução da maioridade penal. In: JURNO, A; CALDEIRA, B; MENEZES, B; ANDRADE, L. (Org.). Disputas e alteridades: diálogos possíveis na mídia contemporânea. 1ed.Belo Horizonte: FAFICH, 2016, v. 1, p. 225-240.
-
DORNELAS, R. ; MAIA, M ; SOUZA, F. C. . Instituição. In: FRANÇA, V; MARTINS, B; MENDES, A.. (Org.). Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS): Trajetória, conceitos e pesquisa em comunicação. 1ed.Belo Horizonte: PPGCom - UFMG, 2014, v. 1, p. 96-100.
-
SOUZA, FABÍOLA ; NOVAIS, A. ; SILVA, D. M. L. ; VELOSO, K. M. ; CARMO, L. S. ; REIS, M. L. S. . O mito da Beleza Renovada. In: 44 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021, São Paulo. Anais do 44 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021.
-
LOBO, A. L. ; SOUZA, FABÍOLA . Humor como estratégia de crítica social no programa Greg News. In: 44 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021, São Paulo. Anais do 44 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021.
-
GOMES, G. L. ; LIMONTA, L. ; SOUZA, FABÍOLA . Lata Velha: O uso do melodrama na construção de uma violência velada. In: 44 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021, São Paulo. Anais do 44 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021.
-
SOUZA, F. C. . Testemunhas do terror: o ataque a Paris segundo os brasileiros. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2016. v. 39. p. 1-15.
-
SOUZA, F. C. . Redução Já! O adolescente em conflito com a lei nos telejornais Brasil Urgente e Cidade Alerta.. In: Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais (ECOMIG), 2015, Belo Horizonte. Anais do VIII Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social de Minas Gerais (ECOMIG) ? 2015 ? Conflitos e Discursos de ódio nas mídias. BELO HORIZONTE: ECOMIG, 2015. v. 1. p. 1-18.
-
SOUZA, F. C. . As representações do menor infrator no telejornal Brasil Urgente. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. São Paulo: Intercom, 2015. v. 1. p. 01-15.
-
SOUZA, F. C. . Cidade Alerta: os recursos estilísticos na dramatização da notícia. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014.
-
SOUZA, F. C. . Mocinhos e vilões no Itatiaia Patrulha. In: 12 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2014, Santa Cruz do Sul. Anais do 12 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2014. p. 1-16.
-
SOUZA, F. C. . Itatiaia Patrulha: um radiojornal popular. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus. XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2013. v. 36.
-
FRANCA, V.R.V ; SOUZA, F. C. . Espiando a sociedade através do Troca de família. In: XXI Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2012, Juiz de Fora. Anais do 21° Compós, 2012. v. 1.
-
HENRIQUES, M. S. ; SOUZA, F. C. ; MAIA, B.L . Almanaque Ilustrado do Jequitinhonha. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012, Ouro Preto. Anais do XVI Congresso de Comunicação da Região Sudeste, 2012.
-
SOUZA, F. C. . Será que a grama do vizinho é realmente mais verde? As representações de família no reality show Troca de família. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 2012.
-
SOUZA, F. C. . Vozes do Vale: o uso do Audacity na produção de podcasts. In: Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: UEADSL 2011.2, 2011, Belo Horizonte. Universidade, EAD e Software Livre, 2011.
-
SOUZA, F. C. . O estudo dos gêneros jornalísticos em sala de aula. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, F. C. . Testemunhas do terror: o ataque a Paris segundo os brasileiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, F. C. ; LOBATO, Maíra B. C. M. C. . 120 dias com Francisco: Enquadramentos de uma celebridade contemporânea na revista ?O meu Papa?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FRANCA, V.R.V ; SOUZA, F. C. . Representações e mediações no âmbito do telejornalismo popular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, F. C. ; Sepulveda, L. A. ; LAGO, F. M. C. . Cidade Alerta: o popular no telejornal brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, F. C. . Cadeia neles! A construção do adolescente em conflito com a lei no Brasil Urgente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FRANCA, V.R.V ; SOUZA, F. C. . História de vida e testemunho na TV: a revelação do sofrimento em público. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, F. C. . Redução Já! O adolescente em conflito com a lei nos telejornais Brasil Urgente e Cidade Alerta.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, F. C. . As representações do menor infrator no telejornal Brasil Urgente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, F. C. . Cidade Alerta: os recursos estilísticos na dramatização da notícia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, F. C. . Mocinhos e vilões no Itatiaia Patrulha. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, F. C. . Itatiaia Patrulha: um radiojornal popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, F. C. . Será que a grama do vizinho é realmente mais verde? As representações de família no reality show Troca de família. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRANCA, V.R.V ; SOUZA, F. C. . Espiando a sociedade através do Troca de família. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, FABÍOLA . Vozes do Vale: o uso do Audacity na produção de podcasts. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, FABÍOLA ; MAIA, B.L . Almanaque Ilustrado do Jequitinhonha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, FABÍOLA ; CALDEIRA, Jéssica . Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, F. C. . Entre bandidos e vítimas: as representações no Itatiaia Patrulha 2014 (dissertação).
-
SOUZA, F. C. . A representação de papéis no reality show Troca de família 2011 (monografia).
Outras produções
SOUZA, F. C. . Revista Estudos em Jornalismo e Mídia. 2021.
SOUZA, F. C. . Parecerista Intercom Júnior IJ07 ? Comunicação, Espaço e Cidadania da XV Jornada de Iniciação Científica em Comunicação/ 43 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2020.
SOUZA, FABÍOLA . Revista Ação Midiática ? Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. 2020.
SOUZA, FABÍOLA . Revista Estudos em Jornalismo e Mídia. 2020.
SOUZA, FABÍOLA . RADIOFONIAS ? REVISTA DE ESTUDOS EM MÍDIA SONORA. 2020.
SOUZA, FABÍOLA . Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. 2020.
SOUZA, F. C. . Parecerista Intercom Júnior IJ07 ? Comunicação, Espaço e Cidadania da XV Jornada de Iniciação Científica em Comunicação/ 42 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2019.
SOUZA, F. C. . Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. 2019.
SOUZA, F. C. . Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. 2019.
SOUZA, F. C. . Revista Ação Midiática ? Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. 2019.
SOUZA, FABÍOLA ; DORNELAS, R. . Minicurso Violência contra a mulher: feminicídio e crime sexual nas narrativas jornalísticas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, C. B. ; SOUZA, FABÍOLA . Um crime em família e o uso político do discurso cristão. 2021. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Você sabe com quem está falando?. 2020. (texto em site).
SOUZA, F. C. . A violência policial no Brasil tem destinatário. 2020. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Os abismos do acesso à educação em Minas. 2020. (texto em site).
SOUZA, F. C. ; SILVEIRA, S. . Uma Igreja, divergentes vozes e muitos interesses. 2020. (texto em site).
SOUZA, FABÍOLA ; SOUSA, C. B. . O racismo que matou Miguel. 2020. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Até quando a ação policial continuará matando crianças da periferia?. 2020. (texto em site).
SOUZA, F. C. . De Boris Johnson a Sikêra Junior: mudanças de posicionamento após a experiência da Covid-19. 2020. (texto em site).
SOUZA, F. C. . O que está acima de tudo e de todos é Bolsonaro. 2020. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Semana Santa em casa. 2020. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Programas populares: os fiéis defensores de Bolsonaro em tempos de pandemia. 2020. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Papa Francisco: liderança e solidariedade no enfrentamento da pandemia. 2020. (texto em site).
SOUZA, FABÍOLA . Igreja Católica em ação contra o coronavírus. 2020. (texto em site).
LEURQUIN, C ; SOUZA, FABÍOLA . Segurança: uma agenda que ganha cada vez mais voto. 2020. (texto em site).
SOUZA, F. C. . 80 tiros, 2 vítimas e a certeza de que não foi por engano. 2019. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Massacre em Suzano: violência e a busca de visibilidade. 2019. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Marcelo Rezende. 2019. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Violência e abandono no asilo e no Brasil. 2019. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Acolhendo vidas? Violência e abandono no asilo e no Brasil. 2019. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Sequestro no ônibus: retrato de uma sociedade insegura e punitiva. 2019. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Tiros em Caraí: reflexo da violência contra a mulher nas escolas. 2019. (texto em site).
SOUZA, FABÍOLA . Violência contra a mulher: um problema de todas. 2018. (texto em site).
SOUZA, F. C. . O crime? Carregava um guarda chuva. 2018. (texto em site).
SOUZA, FABÍOLA . Morte no IEMG: precisamos falar sobre violência nas escolas. 2018. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Ataque na Catedral. 2018. (texto em site).
SOUZA, F. C. . De qual justiça estamos falando?. 2017. (texto em site).
FRANÇA, VERA V. ; SOUZA, FABÍOLA . Violência nos presídios como extensão da violência na sociedade. 2017. (texto em site).
SOUZA, FABÍOLA . Doria: tudo o que toca vira marketing. 2017. (texto em site).
FRANÇA, VERA V. ; SOUZA, FABÍOLA . Tiros em Goiânia: sintomas de uma sociedade desequilibrada. 2017. (texto em site).
SOUZA, FABÍOLA ; MEDEIROS, F. . Escravos no século XXI ? parece uma metáfora, mas é a realidade da Líbia. 2017. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Dossiê Olimpíadas: As mulheres que não se calaram. 2016. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Ítalo, outra criança vítima de nossa sociedade. 2016. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Quantas ?Luanas? ainda morrerão?. 2016. (texto em site).
SOUZA, F. C. ; BARROSO, Lívia . O acontecimento PMDB: o partido que vem sacudindo a conjuntura política nacional. 2016. (texto em site).
SOUZA, F. C. . Proteção limitada. 2016. (texto em site).
SOUZA, F. C. . A lógica é matar ou morrer?. 2015. (texto em site).
SOUZA, F. C. . O trem não pode parar. 2015. (texto em site).
SOUZA, F. C. . A mídia quer saber: quem matou Lewdo?. 2015. (texto em site).
SOUZA, F. C. . E quando o bandido vira vítima?. 2014. (texto em site).
SOUZA, F. C. ; LUBAMBO, B. . Almanaque Ilustrado do Jequitinhonha. 2011. (Editoração/Periódico).
HENRIQUES, M. S. ; LUBAMBO, B. ; SOUZA, F. C. . Informativo Polo Jequitinhonha. 2011. (Editoração/Periódico).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2018
Marcelo Rezende, um apresentador performático:do telejornalismo policial à celebrização, Descrição: O objetivo deste estudo é analisar a performance do apresentador do telejornal policial Cidade Alerta e como esta incorpora elementos da cultura popular, bem como da matriz cultural melodramática. Também buscaremos identificar os diferentes papéis desempenhados pelo apresentador; como ele se posiciona e é posicionado nos diferentes contextos interativos; quais valores e representações emergem nestas relações. Além disso, propomos observar a trajetória profissional de Marcelo Rezende a fim de identificar como esta contribui para consolidá-lo como uma figura de referência no telejornalismo policial nacional. Neste estudo, olhamos para o Cidade Alerta como uma produção popular, que traz traços de diferentes matrizes culturais populares em sua narrativa jornalística. Nosso trabalho parte do estudo de caso do Cidade Alerta e também de outros espaços midiáticos em que Marcelo Rezende aparece, de modo a observar sua trajetória como apresentador e identificar o modo como ele se posiciona e é posicionado para além do Cidade Alerta. Adotamos performance, interação e enquadramento como conceitos operadores, sendo nossa análise dividida em dois eixos: análise de conteúdo e análise da performance.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabíola Carolina de Souza - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 11
-
2012 - 2014
Entre bandidos e Vítimas: as representações no Itatiaia Patrulha, Descrição: Esta pesquisa desenvolvida durante o mestrado teve como objetivo central identificar como é feita a construção do bandido e da vítima no radiojornal Itatiaia Patrulha. Para o estudo do programa, nos afastamos da perspectiva sensacionalista e identificamos o Itatiaia Patrulha como um radiojornal popular, que traz vários traços da cultura popular em sua narrativa jornalística. Discutimos sobre a relação entre mídia e violência e mais especificamente sobre seu papel enquanto fomentadora de representações acerca da violência. Nosso estudo também traz um breve panorama sobre a história do radiojornalismo no Brasil e em Minas Gerais e aborda as características e linguagem radiofônica. As noções de interação, performance, enquadramento e footing também foram importantes para nossa análise, na medida em que nos ajudaram a identificar o papel do bandido e da vítima no programa, bem como os valores presentes no Itatiaia Patrulha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabíola Carolina de Souza - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5
Prêmios
2019
1 lugar no Concurso para professor substituto da área de Radiodifusão, UFOP.
2018
2 lugar no concurso para professor substituto de Radiojornalismo e Linguagem Sonora, Universidade Federal de Ouro Preto.
2018
5 lugar no concurso para professor substituto de Rádio e som: paisagens sonoras, sonoplastia, podcasts, jingles, web rádios, radiodocumentário, Universidade Federal de Minas Gerais.
2011
Menção Honrosa no XIV Encontro de Extensão, UFMG.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2018
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2016
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Oferta da disciplina Laboratório de Pesquisa O jornalismo Popular na TV: sensacionalismo e cultura popular. Carga Horária 90horas/aula
2015 - 2015
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Monitora na disciplina Estudos em Comunicação: Programas Populares e Cidadania. Carga horária 60 horas/aula
2014 - 2014
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio Docente na disciplina Comunicação e Interações. Carga horária 60 horas/aula
2014 - 2014
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio docente na disciplina Laboratório de Acontecimentos e Celebridades. Carga horária 90 horas/aula
2013 - 2013
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Oferta da disciplina Projetos A2. Carga horária 90 horas/aula
2012 - 2012
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente como bolsista REUNI, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Monitora na disciplina Projeto B2. Carga horária 90 horas/aula
2012 - 2012
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente como bolsista REUNI, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Monitora na disciplina Metodologia de Comunicação. Carga horária 60 horas/aula
Atividades
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Pesquisa - o jornalismo popular na TV: sensacionalismo e cultura popular
-
03/2013 - 06/2013
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos A2
2011 - 2011
Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do JequitinhonhaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de jornalismo, Carga horária: 20
Outras informações:
Produção de notícias, cobertura de eventos, coordenação editorial de publicações, atuação como educadora no Projeto Assessoria de Comunicação Solidária
Atividades
-
03/2011 - 08/2011
Extensão universitária , PROEX.,Atividade de extensão realizada, assessoria de comunicação.
2009 - 2011
Pró Reitoria de Extensão UFMGVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de jornalismo, Carga horária: 20
Atividades
-
12/2009 - 02/2011
Estágios , PROEX.,Estágio realizado, assessoria de comunicação.
2008 - 2009
Associação Democracia AtivaVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Assessoria de comunicação, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2008 - 06/2009
Estágios , Associação Democracia Ativa.,Estágio realizado, bolsista jornalismo.
2019 - 2021
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2021 - 08/2021
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Radiojornalismo, Jornalismo Popular, Trabalho de Conclusão de Curso I
-
01/2021 - 04/2021
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Cultura Popular, Radiojornalismo, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusao de Curso II
-
08/2020 - 10/2020
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Crítica de Mídia e ética jornalística, Introdução ao Jornalismo
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Convergência e Processos Jornalísticos, Radiojornalismo
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabíola Carolina de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?