Carlos Magno Santos Clemente

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Geografia-Tratamento da Informação Espacial daPUC -MG. Graduado em Geografia e mestrado pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.Participou do projeto Conservation policy impacts in Tropical Dry Forest: regional and spatially focused analysesgiven other social and natural drivers of land use north of Minas Gerais. Foi integrante do projeto Centro deEstudos de Convivência com o Semiárido - CECS (fase I e II). Trabalhou no Instituto Estadual de Floresta - IEF(MG) no setor de Monitoramento da Vegetação e Geoprocessamento - GEOMOG. Integrou a Coordenação dossetores de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica - SIG do processo de atualização debases cartográficas da cidade de Montes Claros (MG). Trabalhou na constituição de bases cartográficas para oPlano Diretor do município de Montes Claros (MG). Participou do Plano de Ação Nacional para Conservação dosPeixes Rivulídeos Ameaçados de Extinção (PAN) Rivulídeos (Bacia do rio das Rãs - BA). Foi coordenador do laboratório de Geoprocessamento e do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino. Atualmente é professor do Instituto Federal Norte de Minas - IFNMG (Campus Salinas). Atua nas seguintes áreas: Aplicações do Geoprocessamento nos estudos socioambientais

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Tratamento da Informação Espacial

2017 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Serviços ambientais e valoração dos estoques de carbono no semiárido baiano
, Ano de obtenção: 2021. Alecir Antonio Maciel Moreira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciências Biológicas

2011 - 2013

Universidade Estadual de Montes Claros
Título: A efetividade das unidades de conservação na diminuição das taxas de desmatamento - Norte de Minas Gerais, Ano de Obtenção: 2013
Mário Marcos do Espírito Santo.

Graduação em GEOGRAFIA

2006 - 2011

Universidade Estadual de Montes Claros
Título: GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NA ANALISE DA EVOLUÇÃO DA ÁREA DE MINERAÇÃO E ÁREA URBANA (1985, 1997 e 2007) - MUNICÍPIO DE ITABIRA
Orientador: MARCOS ESDRAS LEITE
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Formação complementar

2023 - 2023

Workshop INTEGRAÇÃO. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.

2023 - 2023

Atividade Formativa: ?Perspectivas curriculares contemporâneas com ênfase n. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.

2021 - 2021

Webinar engajamento dos estudantes: interesse e motivação. (Carga horária: 1h). , Instituto Ânima, ÂNIMA, Brasil.

2021 - 2021

Oficinas de capacitação para o ensino virtual. (Carga horária: 120h). , Centro Universitário UniFG, UNIFG, Brasil.

2021 - 2021

Sala Mais - Programa de formação de docente. (Carga horária: 20h). , Ecossistema Ânima, ÂNIMA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em VIII Jornada de ensino, pesquisa e extensão (JEPEX). (Carga horária: 15h). , Centro Universitário UniFG, UNIFG, Brasil.

2019 - 2019

III semana Pedagógica. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário UniFG, UNIFG, Brasil.

2018 - 2018

I semana Pedagógica. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário UniFG, UNIFG, Brasil.

2017 - 2017

OFICINA PARA DOCENTES: ÉTICA EM PESQUISA - PAPEL DO ORIENTADOR DE TCC. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Guanambi, CESG, Brasil.

2017 - 2017

CONFERÊNCIA: COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA - DO FUNCIONAMENTO AO PROCESSO DE. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário UniFG, UNIFG, Brasil.

2016 - 2016

OFICINA: SENSIBILIZAÇÃO E TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO SOCIAL PARA DOCENTES DA FG. (Carga horária: 6h). , Faculdade de Guanambi, CESG, Brasil.

2016 - 2016

Oficina de Saneamento básico - Caravanas de Saneamento São Francisco. (Carga horária: 32h). , Ministério Público do Estado da Bahia, MP/BA, Brasil.

2015 - 2015

A multidisciplinaridade das Geotecnologias: Aspectos Teóricos e Práticos do. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Guanambi, CESG, Brasil.

2012 - 2012

Métodos de estudos em Ecologia da Vegetação. (Carga horária: 8h). , UNIMONTES, UNIMONTES, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Wireless sensor networks and hyperspectral observa. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso de Geoprocessamento. (Carga horária: 72h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

2008 - 2008

Treinamento do software Arc GIS 9.x. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Montes Claros, PMC, Brasil.

2008 - 2008

Sistema de Gerenciador de Alvaras (GA). (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Montes Claros, PMC, Brasil.

2008 - 2008

Sistema de Gerenciador de Quadras Legais. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Montes Claros, PMC, Brasil.

2007 - 2007

Cerrados pelos Empreendedores Capitalistas. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: GEOTECNOLOGIAS.

Organização de eventos

CLEMENTE, C. M. S. . VII ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

IFIntegra.MAPEAMENTO PRELIMINAR DOS REMANESCENTES DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS NA MICRORREGIÃO DE SALINAS / MG. 2023. (Seminário).

I Simpósio de Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas Padrão "Tema: Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento no contexto do Sertão Produtivo".Avaliador(a) do evento I Simpósio de Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas. 2023. (Simpósio).

Vitrine Acadêmica: uma mostra integrada. 2022. (Exposição).

Estudantes: interesse e motivação. 2021. (Outra).

III Mostra de Pesquisa & Extensão Ânima. Avaliador(a) de trabalhos na III Mostra de Pesquisa & Extensão Ânima. 2021. (Exposição).

II Mostra de Pesquisa & Extensão Ânima - Transformação social: o papel da Extensão Universitária. Avaliador(a) de trabalhos na II Mostra de Pesquisa & Extensão Ânima. 2021. (Exposição).

IV Simpósio de Modelagem de Sistemas Ambientais e Gestão da Paisagem. 2021. (Simpósio).

IV Simpósio de Modelagem de Sistemas Ambientais e Gestão da Paisagem.Autoria de Trabalhos Técnicos-Científicos. 2021. (Simpósio).

72ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC. VULNERABILIDADE NATURAL À PERDA DE SOLO: MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARNAÍBA DE DENTRO, SEMIÁRIDO BAIANO. 2020. (Congresso).

72ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC. Área de Preservação Permanente (APP) do rio Carnaíba de Dentro, semiárido baiano, no ano de 2018. 2020. (Congresso).

72ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC. Política urbana e função social: análise sobre a prostituição praticada na área central de Guanambi/BA. 2020. (Congresso).

72ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC. Distribuição espacial da leishmaniose visceral no município de Guanambi, semiárido da Bahia. 2020. (Congresso).

72ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC. Mapeamento da cobertura vegetal em praças ? Guanambi (BA). 2020. (Congresso).

71ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA. O cenário energético do município de Guanambi em face das energias renováveis. 2019. (Congresso).

71ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC. Corte da vegetação nativa nos últimos 30 anos (1987 2017) no sudoeste do semiárido da Bahia. 2019. (Congresso).

71ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC. Análise da expansão da mancha urbana de Guanambi/BAentre os anos de 1974 A 2017. 2019. (Congresso).

71ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC. Análise espacial dos acidentes de trânsito na cidade de Guanambi/BA. 2019. (Congresso).

71ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC. Mapeamento das poças temporárias no sudoeste do semiárido baiano: bacia hidrográfica do rio das Rãs. 2019. (Congresso).

CONFERÊNCIA: COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA - DO FUNCIONAMENTO AO PROCESSO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS. 2019. (Outra).

III SEMANA PEDAGÓGICA UNIFG -MULTIDISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL (PARA DOCENTES UNIFG). 2019. (Encontro).

V Semana Jurídica da UniFG. 2019. (Encontro).

MESA REDONDA: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA. 2018. (Outra).

V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental. AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE GUANAMBI-BA. 2018. (Congresso).

V congresso baiano de Engenharia Sanitário e Ambiental. AVALIAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATURAL EM CLASSES DE FRAGILIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO NA MICROBACIA DO RIO CARNAÍBA DE DENTRO. 2018. (Congresso).

XVI SEMINARIO CLAUDIO PERES DE PRATICAS DE ENSINO E GEOGRAFIA APLICADA.A UTILIZAÇÃO DA GEOVISUALIZAÇÃO COMO SUPORTE A SEGURANÇA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI (BA) In: XVI SEMINARIO CLAUDIO PERES DE PRATICAS DE ENSINO E GEOGRAFIA APLICADA. 2018. (Seminário).

XVI SEMINARIO CLAUDIO PERES DE PRATICAS DE ENSINO E GEOGRAFIA APLICADA.MODIFICAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL: UM ESTUDO DE CASO NA SUB - BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS RÃS (SEMIÁRIDO BAIANO). 2018. (Seminário).

XVI SEMINARIO CLAUDIO PERES DE PRATICAS DE ENSINO E GEOGRAFIA APLICADA.MODIFICAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL: UM ESTUDO DE CASO NA SUB - BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS RÃS (SEMIÁRIDO BAIANO). 2018. (Seminário).

69ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC. ANÁLISE ESPACIAL DA DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DOS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO BAIANO. 2017. (Congresso).

IV Semana Jurídica: Direito, Cidadania e Sociedade? e no ?I Simpósio dos Fundamentos e Efetividade do Direito?.DIREITO Á CIDADE:ANÁLISEDO ZONEAMENTO COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO URBANO E DE (IN)(EX)CLUSÃO SOCIAL NA CIDADE DE GUANAMBI (BA). 2017. (Encontro).

IV Semana Jurídica: Direito, Cidadania e Sociedade? e no ?I Simpósio dos Fundamentos e Efetividade do Direito?.DIREITO À CIDADE E A ANÁLISE DA RESTRUTURAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL DA CIDADE DE GUANAMBI/BA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2014. 2017. (Encontro).

XV Seminário Cláudio Peres de Geografia Aplicada: inscrições abertas. 2017. (Seminário).

68ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC. O USO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) PARA ANÁLISE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NOS MUNICÍPIOS DO SUDOESTE DO SEMIÁRIDO BAIANO (2015). 2016. (Congresso).

68ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC. MAPEAMENTO E AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE COBERTURA VEGETAL NA CIDADE DE GUANAMBI ? BA. 2016. (Congresso).

Caravana de Saneamento básico do Rio São Francisco. 2016. (Seminário).

Mapeamento de solos e sua relevância técnica-científica. 2016. (Outra).

III Semana Jurídica da FG. 2015. (Encontro).

I Simpósio Multidisciplinar da Faculdade Guanambi. 2015. (Simpósio).

Mesa Redonda: Parque Estadual da Serra dos Montes Altos. 2015. (Outra).

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO URBANÍSTICO. A MAIS-VALIA IMOBILIÁRIA: UMA ANÁLISE DO IPTU DE GUANAMBI/BA. 2015. (Congresso).

Web colóquio Nacional - Qual a saída para a crise política. 2015. (Outra).

1ª Semana de Engenharia Civil.Palestra: Georreferenciamento e sua relevância para elaboração de projetos de pesquisa com foco no Semiárido Nordestino. 2014. (Encontro).

IV Congresso de Desenvolvimento Social - Mobilidades e Desenvolvimento. 2014. (Congresso).

seminário online: ?Novidades do gvSIG Desktop 2.1. 2014. (Seminário).

Seminário Online: Acesso e Uso de Imagens RapidEye do MMA pelos Órgã os Públicos do Brasil via Geo Catálogo. 2014. (Seminário).

Seminário Online: Análise de Imagens Baseada em Objeto. 2014. (Seminário).

seminário online: Aplicações de Modelos Digitais de Elevação. 2014. (Seminário).

seminário online: Mapa Inteligente: Cartografia Aplicada aos Negócio s?. 2014. (Seminário).

Seminário online: Soluções diferenciadas para Georreferenciamento de Imóveis Rurais. 2014. (Seminário).

Novidades do mercado do Sensoriamento Remoto. 2013. (Seminário).

O uso de mapas HERE para agilizar a tomada de decisões em órgãos governamentais.. 2013. (Seminário).

Seminário Online : GeoElevation: Modelos Digitais a partir de imagens óticas e de radar. 2013. (Seminário).

Seminário Online : Google Maps para Gestão de Equipes Externas. 2013. (Seminário).

Seminário online: Informações geográficas de mercado: matéria prima para análises de geomarketing. 2013. (Seminário).

Seminário Online : Processamento de dados EUMETCast para agricultura, clima, desastres naturais e ecossistem as: Softwares de distribuição livre. 2013. (Seminário).

2 Simpósio da Pós-graduação de Ciências Biológicas, a 14ª Semana da Biologia e o 9 Encontro Norte. 2012. (Simpósio).

Seminário online: Compartilhando informações e gerando conhecimento com ArGis Online. 2012. (Seminário).

Seminário online: Geocatálogo: Gestão de Imagens e Ortofotos através de uma forma rápida e segura e eficiente com o ERDAS APOLLOLO. 2012. (Seminário).

Seminário online: OnMaps - Inteligência Geográfica aplicada. 2012. (Seminário).

Seminário online: Sistema ArcGis 10.1: Conectados ao mundo pela Geografia. 2012. (Outra).

Seminário online:Sistema online de visualização de dadosgeoespaciais. 2012. (Seminário).

Seminário online: Utilizando o ArcGis para Geoquimica de superficíe de sondagem. 2012. (Outra).

XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG.ANÁLISE ESPACIAL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE USO INTEGRAL NO NORTE DE MINAS GERAIS. 2012. (Encontro).

Seminário Online: Conheça como as imagens RapidEye e sua aplicações estão sendo utilizadas por empresas publicas e privadas. 2011. (Seminário).

Seminário online : Geografia e Infraestrutura: As Geotecnologias no Ensino Médio. 2011. (Seminário).

Seminário online: GOOGLE EARTH E MAPAS PARA EMPRESAS. 2011. (Seminário).

Seminário online: III Jornada Latinoamericana e do Caribe do gvSIG. 2011. (Seminário).

Seminário online: III WORKSHOP SIG NA ANALISE AMBIENTAL. 2011. (Seminário).

Seminário online: IMAGENS DE SATÉLITES:. 2011. (Seminário).

Seminário online: Informações Geográficas em saúde e segurança. 2011. (Outra).

Seminário online: Sistemas Ambientais com Geotecnologias para Cadastramento Rurais -CAR. 2011. (Seminário).

Seminário online: UTILIZANDO O SOFTWARE TOPOGRÁFICO NO GEORREFERENCIAMENTO JUNTO AO INCRA. 2011. (Seminário).

POLÍTICAS PÚBLICAS E PROCESSOS SOCIAMBIENTAIS NA MATA SECA NORTE MINEIRA : DESAFIOS DE CONSERVAÇÃO. 2010. (Seminário).

VII ENCONTRO DAS ÁGUAS. 2008. (Encontro).

VII ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA.VII ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA. 2008. (Encontro).

1° FORUM DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: CIÊNCIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO 45 ANOS DE HISTÓRIA E COMPROMISSO. 1° Forum de Ensino, Pesquisa e Extensão: Ciência, Sociedade e Educação 45 anos de História e Compromisso. 2007. (Congresso).

IV ENCONTRO REGIONAL DOS POVOS DO CERRADO EM PIRAPORA (MG).IV ENCONTRO REGIONAL DOS POVOS DO CERRADO EM PIRAPORA (MG). 2007. (Encontro).

VI ENCONTRO DAS ÁGUAS. 2007. (Encontro).

DROGAS : ABORDAGEM SOBRE DIVERSAS DIMENSÕES. 2006. (Seminário).

VI ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA.VI ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA. 2006. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Auricélio Anselmo da Silva

REIS, G. A.; FERREIRA, G. H. C.;CLEMENTE, C. M. S.LEITE, M. E.. PROJETO DE ASSENTAMENTO CORRENTE? NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA PALMA-MG: HISTORICIDADE E DESAFIOS DO ACESSO À TERRA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Social) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Orientou

Felipe Teixeira Dias

POLÍTICA URBANA E CIDADES SUSTENTÁVEIS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE URBANA; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Coorientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Edivania Tanan Marques; Jamile Tanan Marques

ENSINO DA GEOGRAFIA: os desafios do ensino remoto emergencial em tempos pandêmicos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) / UNEAD; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Maria Guimarães Martins; Vanderli Santos Moreira

O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO: uma experiência na cerâmica de blocos, telhas e lajotas no município de Ibiassucê-BA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) / UNEAD; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Andre Luis Freitas Gusmão; Gleice Macedo Santana Gusmão

A MUDANÇA DA PAISAGEM SOCIAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: o estudo de transformações no Município de Monte Santo- Bahia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) / UNEAD; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Alzinéia do Carmo Santos; Leciane Gomes Teixeira

ENSINO DE GEOGRAFIA: valorização do Espaço geográfico e da cultura do município; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) / UNEAD; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Ednei Oliveira; Jorge Silva Santiago;Janicleide Alvel

LUDICIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) / UNEAD; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Jardel Gybson Soares Costa

Vulnerabilidade Natural a perda do solo - Bacia hidrográfica do rio Carnaíba de Dentro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Erikson de Matos Domingues

Análise morfométrica da sub-bacia do rio das Rãs; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Luciene Rodrigues de Queiroz/Júlio Henrique Oliveira Jesus

ANÁLISE DOS PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE GUANAMBI E SEUS LIMÍTROFES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Tarcísio Ribeiro Santana

Geotecnologias aplicadas aos estudos urbanos e ambientais; 2022; Iniciação Científica - Observatório UniFG do Semiárido Nordestino; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Meiriane Ribeiro Caetano

Trabalhos envolvendo o laboratório de Geoprocessamento do Observatório UniFG do semiárido Nordestino; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário UniFG, Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Nicollas Teixeira Vila Caporale

Geotecnologias aplicadas aos estudos urbanos e ambientais; 2021; Iniciação Científica - Observatório UniFG do Semiárido Nordestino; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Raquel Geovana Nunes Alves

Distribuição espacial dos casos de dengue no município de Guanambi, Bahia, Brasil; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Anna Clara Brandão Lima Nascimento

Trabalhos envolvendo o laboratório de Geoprocessamento do Observatório UniFG do semiárido Nordestino; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário UniFG, Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Mateus Ribeiro Caetano

Trabalhos envolvendo o laboratório de Geoprocessamento do Observatório UniFG do semiárido Nordestino; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário UniFG, Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Jardel Gybson Soares Costa

Trabalhos envolvendo o laboratório de Geoprocessamento do Observatório UniFG do semiárido Nordestino; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário UniFG, Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Felipe Teixeira Dias

Trabalhos envolvendo o laboratório de Geoprocessamento do Observatório UniFG do semiárido Nordestino; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário UniFG, Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Caroline Gonçalves Araújo

Pesquisas do Observatório FG do Semiárido Nordestino; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário UniFG, Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Pablo Kristian Trindade Campos

Pesquisas do Observatório FG do Semiárido Nordestino; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário UniFG, Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Hellen Pereira Cotrim Magalhães

Zoneamento urbano (Guanambi - BA); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário UniFG, Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Beatriz Oliveira Rabelo

Pesquisas do Observatório FG do Semiárido Nordestino; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário UniFG, Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Erikson de Matos Domingues

Pesquisas do Observatório FG do Semiárido Nordestino; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário UniFG, Centro Universitário UniFG; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

LUCIENE RODRIGUES DE QUEIROZ

Observatório FG do Semiárido Nordestino; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário UniFG, Faculdade Guanambi; Orientador: Carlos Magno Santos Clemente;

Produções bibliográficas

  • NOGUEIRA, EULER MELO ; CLEMENTE, CARLOS MAGNO SANTOS ; YANAI, AURORA MIHO ; DOS REIS, MATEUS ; FEARNSIDE, PHILIP MARTIN . Cutting of dry forests in a semiarid region of northeastern Brazil. Regional Environmental Change , v. 24, p. 25, 2024.

  • DIAS, F. T. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M ; LEITE, M. E. . DESENVOLVIMENTO, CRESCIMENTO OU EXPANSÃO URBANA? IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS DO AUMENTO DE EDIFICAÇÕES EM UMA CIDADE DE PEQUENO-MÉDIO PORTE. CADERNO DE GEOGRAFIA , v. 34, p. 237-254, 2024.

  • SANTANA, T. R. ; CAPORALE, N. T. V. ; Clemente, Carlos Magno ; PEREIRA, D. M. . MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO A INUNDAÇÕES E ALAGAMENTOS NA CIDADE DE GUANAMBI ?BA (2016 ?2021). REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNISOCIESC , v. 11, p. 1-17, 2024.

  • CLEMENTE, CARLOS MAGNO SANTOS ; MOREIRA, A. A. M. . Dinâmica da cobertura vegetal no semiárido baiano: um estudo de caso da bacia hidrográfica do rio das Rãs. Caminhos de Geografia) , v. 24, p. 37-52, 2023.

  • DIAS, F. T. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . Analysis of Expansion of the Urban Stain of a Small-Medium-Size Brazilian City Behind the 1987 to 2017. International Journal of Environmental Sciences & Natural Resources , v. 31, p. 1-10, 2023.

  • DIAS, F. T. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . Planejamento Urbano no contexto da Pesquisa e Extensão: Reflexões e contribuições de um Centro de Pesquisa Aplicada no Sudoeste do Semiárido baiano. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA , v. 15, p. 1-14, 2023.

  • MIRANDA, D. A. ; SANTOS, C. C. ; SANTOS, F. P. ; MENESES, A. R. A. S ; CLEMENTE, C. M. S. ; OLIVEIRA, R. C. L. M. ; HERRERA, I. L. I. E. . The bauxite-bearing lateritic profile of the Jequié Complex, São Francisco Craton, Brazil: potential for rare earth elements mineralization and insights on the mineral system. Journal of the Geological Survey of Brazil , v. 6, p. 165-191, 2023.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; MOREIRA, A. A. M. . Serviços ambientais relativos aos estoques de carbono no semiárido baiano. GEOGRAPHIA (UFF) , v. 25, p. 1-19, 2023.

  • SILVA, L. L. S. ; COSTA, A. ; CLEMENTE, C. M. S. . EXPECTATIVA DA FINITUDE:. BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA , v. 1, p. 211-232, 2023.

  • DOMINGUES, E. M. ; SOARES, K. V. L. ; CLEMENTE, C. M. S. ; SILVA, N. L. . Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do Rio das Rãs/BA, Semiárido Brasileiro. Revista Brasileira Meio Ambiente , v. 11, p. 76-94, 2023.

  • DIAS, F. T. ; MAGNAGO, R. F. ; CLEMENTE, C. M. S. ; GUERRA, J. B. S. O. A. . INDICADORES INTERNACIONAIS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE BRASILEIRAS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental , v. 11, p. 3-20, 2022.

  • CLEMENTE, CARLOS MAGNO SANTOS ; MOREIRA, A. A. M. . REGIONALIZAÇÃO E SUSCETIBILIDADE NATURAL NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: Um estudo de caso da bacia hidrográfica do rio das Rãs - BA. Estudos Geográficos (UNESP) , v. 20, p. 1-25, 2022.

  • SILVA NEVES, ANA MARIA ; SOUZA, PAULA THAYS SILVA ; COSTA, KARINE CASTRO ; CARDOSO, TARCÍSIO VIANA ; GUSMÃO, JÉSSICA VIANA ; CAIRES, EDIANE SANTOS ; CLEMENTE, CARLOS MAGNO SANTOS . Cobertura Vacinal contra a COVID-19 em municípios baianos pertecentes ao Semiárido Nordestino com maiores números de óbitos acumulativos. CONJECTURAS , v. 22, p. 292-305, 2022.

  • DIAS, F. T. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D. M. ; COSTA, J. G. S. ; OLIVEIRA, N. J. M. . Baixa qualidade ambiental de praças baseada em índices de cobertura vegetal em cidade de pequeno porte. Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade , v. 3, p. 87-105, 2021.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; MOREIRA, A. A. M. . ESTOQUES DE CARBONO E BIOMASSA NO SEMIÁRIDO BAIANO (1973 A 2019). GEOAMBIENTE ON-LINE , v. ., p. 72-94, 2021.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; MOREIRA, A. A. M. . Reflexões teóricas e políticas sobre os serviços ambientais. REVISTA CERRADOS (UNIMONTES) , v. 19, p. 451-484, 2021.

  • CLEMENTE, CARLOS MAGNO SANTOS ; SANTOS, LEONARDO RAMOS DOS ; COSTA, JOSÉ CARLOS LÉLIS . Pinturas rupestres no semiárido baiano. Cadernos De Geografia , v. ., p. 37-49, 2021.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; SANTO, M. M. E. ; LEITE, M. E. . Estimates of deforestation avoided by protected areas: a case study in Brazilian tropical dry forests and Cerrado. Landscape Research , p. 1-14, 2020.

  • COSTA, J. G. S. ; CAETANO, M. R. ; CLEMENTE, C. M. S. . VULNERABILIDADE NATURAL À PERDA DE SOLO DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARNAÍBA DE DENTRO, SEMIÁRIDO BAIANO. Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade , v. 2, p. 28-55, 2020.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D. M. ; MAGALHAES, H. P. C. ; ARAUJO, C. G. . COBERTURA VEGETAL E QUALIDADE DE VIDA: CIDADE DE GUANAMBI, SEMIÁRIDO BAIANO. Caminhos de Geografia) , v. 20, p. 136-148, 2019.

  • QUEIROZ, L. R. ; PAIVA, J. C. C. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M . AVALIAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI E SEUS LIMÍTROFES. Revista Desenvolvimento Social , v. 2, p. 1-16, 2018.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M ; LEAL, T. L. M. C. ; REIS, M. F. T. . Análise espacial da precipitação pluviométrica na microbacia do Rio Carnaíba de dentro e seu entorno no semiárido baiano entre 2009 a 2014 / Analysis of rainfall in the river basin of carnaíba of dentro and its surrounding in semiárido baiano- 2009 (...). CADERNO DE GEOGRAFIA , v. 27, p. 353, 2017.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; SANTOS, P. S. . Geotecnologias como suporte para análise da vegetação natural na sub-bacia hidrográfica do rio Gavião (BA). Revista Cerrados , v. 15, p. 99-113, 2017.

  • CARDOSO, T. V. ; CLEMENTE, C. M. S. . ANÁLISE ESPACIAL DOS CASOS DE HANSENÍASE NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO (2010/2014). UNIMONTES CIENTÍFICA , v. 19, p. 27-39, 2017.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M ; QUEIROZ, L. R. ; DOMINGUES, E. M. . ANÁLISE TÉCNICA DOS PRODUTOS CARTOGRÁFICOS ORIGINÁRIAS DE MAPEAMENTOS COLABORATIVOS: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE GUANAMBI ? BA. Revista Desenvolvimento Social , v. 17, p. 5-18, 2016.

  • PEREIRA, D. M. ; CLEMENTE, C. M. S. ; LEAL, T. L. M. C. ; DOMINGUES, E. M. ; MAGALHAES, H. P. C. ; OLIVEIRA, R. R. . ENTRE O DIREITO E A RENDA: ANÁLISE INTRA-URBANA DO INDICADOR SOCIAL DE RENDA EM DE GUANAMBI/BA. Revista Desenvolvimento Social , v. 14, p. 69-82, 2015.

  • LEITE, MARCOS ESDRAS ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D. M. ; MARTINS, A. S. . MAPEAMENTO DA DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DOS PIVÔS CENTRAIS NO NORTE DE MINAS GERAIS, ATRAVÉS DO SENSORIAMENTO REMOTO. Campo - Território , v. 9, p. 418, 2014.

  • FONSECA, D. S. R. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PASSOS ; CARDOSO, T. R. ; MELO, W. J. ; FRANCA, M. A. . ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL APLICADA NA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE MÉTODOS BASEADOS EM CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA DE IMAGENS. RBC. Revista Brasileira de Cartografia (Online) , v. 66, p. 537-544, 2014.

  • PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . A utilização do Sistema De Informação Geográfica ? SIG na análise da evolução populacional e do Índice De Desenvolvimento Humano ? IDH na microrregião de Guanambi (BA) ? 1991, 2000 e 2010. Revista Desenvolvimento Social , v. 13, p. 13-22, 2014.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; PEREIRA, D.M . ESTUDO COMPARADO DA ÁREA DE MINERAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ITABIRA/MG NOS ANOS DE 1985, 1997 E 2007. Observatorium , v. v, p. 84-100, 2013.

  • LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. ; CLEMENTE, C. M. S. . O USO DO SOLO E O CONFLITO POR ÁGUA NO ALTO RIO RIACHÃO ? NORTE DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE AUXILIADA PELAS GEOTECNOLOGIAS. Revista Geográfica Acadêmica , v. v . 4, p. 46-55, 2010.

  • LEITE, M. E. ; BATISTA, R. P. ; CLEMENTE, C. M. S. . SEGREGAÇÃO ESPONTÂNEA NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG: UMA ANÁLISE AUXILIADA PELO SENSORIAMENTO REMOTO. Geoambiente On-line , v. N.15, p. Julh/Dez 2010, 2010.

  • LEITE, M. R. ; LEITE, M. E. ; CLEMENTE, C. M. S. . APLICAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NO MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS / MG ? (2009). Revista Cerrados (UNIMONTES) , v. 1, p. 1-9, 2009.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M . Atlas do município de Guanambi ? BA : Aspectos socioeconômicos, históricos, ambientais e educacionais. 1. ed. Guanambi: Letramento, 2022. 92p .

  • DIAS, F. T. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. ; CREMONA PARMA, G. O ; BEATTIE, V. I. ; GUERRA, J. B. S. O. A. . Environmental Challenges to Gray Cities Becoming Green Cities.. In: Leal Filho, W., Aguilar-Rivera, N., Borsari, B., R. B. de Brito, P., Andrade Guerra, B.. (Org.). SDGs in the Americas and Caribbean Region. Implementing the UN Sustainable Development Goals ? Regional Perspectives.. 1ed.: Springer, 2023, v. 1, p. 1-24.

  • OLIVEIRA, R. R. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . Centro Judiciário de Solução de conflitos de Justiça e cidadania na Cidade de Guanambi - BA e o acesso a justiça. In: Gabriela Soares Balestero;Ana Silvia Marcatto Begalli. (Org.). Estudos de Direito Latino Americano. 1ed.Brasília: KIRON, 2017, v. 6, p. 111-134.

  • PEREIRA, D. M. ; CLEMENTE, C. M. S. ; CLEMENTE, F. A. S. . DIREITO E LITERATURA: O OLHAR DRUMMONDIANO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES JURÍDICAS E SÓCIO-ESPACIAIS EM ITABIRA/MINAS GERAIS. In: Wilson Alves de Souza;Ricardo Rabinovich-Berkman. (Org.). Trabajos sobre temas de derecho, de sociología, y de historia jurídicas, dedicados a la professora Dra. Andrea Gastron. 1ed.Salvador: Editora Dois de Julho, 2016, v. , p. 100-120.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; SANTO, M. M. E. ; LEITE, M. R. ; LEITE, M. E. ; PEREIRA, D.M . O uso das geotecnologias como suporte à análise da distribuição espacial das unidades de conservação de uso integral no Norte de Minas Gerais. In: Marcos Esdras Leite. (Org.). Geotecnologias aplicadas aos estudos geográficos. 1ed.Montes Claros: Unimontes, 2013, v. 1, p. 160-186.

  • MIRANDA ; CLEMENTE, C. M. S. ; FERREIRA, E. J. . O uso do geoprocessamento para análise do crescimento da população e do saneamento básico em 188 municípios na área de abrangência do semi-árido mineiro. Geotecnologias aplicadas aos estudos geográficos. 1ed.Montes Claros: Unimontes, 2013, v. 1, p. 186-210.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M ; OLIVEIRA, G. H. G. ; FERNANDES, M. D. . Análise Espaço-Temporal da Mineração em Itabira/MG. Geotecnologias aplicadas aos estudos geográficos. 1ed.Montes Claros: Unimontes, 2013, v. 1, p. 241-266.

  • SANTO, M. M. E. ; LEITE, L. O. ; NEVES, F. S. ; NUNES, Y. R. F. ; BORGES, M. A. Z. ; FALCAO, L. A. D. ; PEZZINI, F. F. ; BERBARA, R. L. ; VALERIO, H. M. ; FERNANDES, G. W. ; LEITE, M. R. ; CLEMENTE, C. M. S. ; CLEMENTE, C. M. S. . Tropical dry forests of Northern Minas Gerais, Brazil: diversity, conservation status and natural regeneration.. In: Arturo Sanchez-Azofeifa; Jennifer S. Powers; Geraldo W. Fernandes; Mauricio Quesada. (Org.). Tropical Dry Forests in the Americas: Ecology, Conservation, and Management. 556ed.: , 2013, v. 1, p. 1-.

  • DIAS, F. T. ; PEREIRA, D. M. ; CLEMENTE, CARLOS MAGNO SANTOS ; SENA, M. C. L. . ENTRE A A FUNÇÃO SOCIAL E A FUNÇÃO ECONÔMICA DA PROPRIEDADE: PERSPECTIVAS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL EM GUANAMBI/BA. In: XI Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico, 2022, Salvador. Anais do XI Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico, 2022.

  • DIAS, F. T. ; OLIVEIRA, N. J. M. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . Política urbana e direito à cidade: análise da expansão da mancha urbana de Guanambi nos anos de 1987 a 2017. In: V Semana Jurídica da UniFG, 2019, Guanambi. V Semana Jurídica da UniFG, 2019.

  • QUEIROZ, L. R. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M . DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO SEMIÁRIDO BAIANO. In: 18. Encontro de Engenharia Sanitaria e Ambiental (ENASB) e o 18. Simposio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental (SILUBESA), 2018. 18. Encontro de Engenharia Sanitaria e Ambiental (ENASB) e o 18. Simposio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental (SILUBESA), 2018.

  • RABELO, B. O. ; DOMINGUES, E. M. ; MAGALHAES, H. P. C. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M ; LIMA, K. T. L. L. . ANÁLISE ESPACIAL DOS CASOS DE DENGUE NA REGIÃO ECONÔMICA DA SERRA GERAL. In: V Congresso de Desenvolvimento Social: Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento, 2016, Montes Claros. . V Congresso de Desenvolvimento Social: Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento, 2016.

  • MAGALHAES, H. P. C. ; DOMINGUES, E. M. ; QUEIROZ, L. R. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M ; LEAL, T. L. M. C. . ANÁLISE ESPACIAL DA EXPANSÃO URBANA E DO SETOR DE ALTA RENDA DA CIDADE DE GUANAMBI/BA (2010 E 2014).. In: V Congresso de Desenvolvimento Social: Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento, 2016, Montes Claros. V Congresso de Desenvolvimento Social: Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento, 2016.

  • QUEIROZ, L. R. ; FROTA, L. L. V. B. ; RABELO, B. O. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M ; SANTANA, A. P. A. . ANÁLISE ESPACIAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO SUDOESTE DO SEMIÁRIDO BAIANO. In: V congresso de Desenvolvimento Social: Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento, 2016, Montes Claros. V congresso de Desenvolvimento Social: Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento, 2016.

  • SILVA, E. B. ; CARNEIRO, E. P. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D. M. ; COTRIM, B. R. ; DUARTE, V. G. ; LEAL, T. L. M. C. . Sistema de informação geográfica (SIG) como instrumento tecnológico para o auxílio ao planejamento urbano. In: Seminário Nacional: Pensado o Projeto; Pensando a cidade, 2016. Seminário Nacional: Pensado o Projeto; Pensando a cidade, 2016.

  • FERNANDES, E. N. ; PEREIRA, D. M. ; CLEMENTE, C. M. S. . A MAIS-VALIA IMOBILIÁRIA: UMA ANÁLISE DO IPTU DE GUANAMBI/BA. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO URBANÍSTICO, 2015, Fortaleza. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO URBANÍSTICO, 2015.

  • PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA ? SIG NA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO POPULACIONAL E DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ? IDH NA MICRORREGIÃO DE GUANAMBI (BA) ? 1991, 2000 E 2010. In: IV Congresso em Desenvolvimento Social, 2014, Montes Claros. IV Congresso em Desenvolvimento Social, 2014.

  • PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . Cada um no seu lugar: uma análise do direito à cidade e o critério renda. In: IV Congresso em Desenvolvimento Social, 2014. IV Congresso em Desenvolvimento Social, 2014.

  • Leite ; ALMEIDA, J. W. L. ; MAGALHAES FILHO, R. ; CLEMENTE, C. M. S. . Mapeamento do eucalipto nos municípios da mesorregião Norte de Minas Gerais, com o uso de dados de sensoriamento remoto. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013, Foz do Iguaçu. Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013.

  • MIRANDA ; CLEMENTE, C. M. S. ; LUZ ; PASSOS ; PEREIRA, S.P ; SANTOS ; MOTA ; CARNEIRO ; MOTA ; Ferreira . MAPEAMENTO DO SANEAMENTO BÁSICO E DA POPULAÇÃO NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO SEMIÁRIDO MINEIRO. In: III Congresso em Desenvolvimento Social, 2012, Montes Claros. Anais do III Congresso em Desenvolvimento Social, 2012.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; SANTO, M. M. E. ; LEITE, M. E. ; Ferreira ; PEREIRA, D.M . ANÁLISE ESPACIAL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE USO INTEGRAL NO NORTE DE MINAS GERAIS. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG, 2012, Belo Horizonte. ANAIS DO XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG, 2012.

  • PEREIRA, D.M ; PEREIRA, A. M. ; LEITE, M. E. ; CLEMENTE, C. M. S. ; OLIVEIRA, F. M. A. . ESTATUTO DAS CIDADES E ZONEAMENTO URBANO: Considerações sobre a cidade de Montes Claros/MG. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG, 2012, Belo Horizonte. ANAIS DO XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG, 2012.

  • PEREIRA, D.M ; PEREIRA, A. M. ; LEITE, M. E. ; CLEMENTE, C. M. S. . DIREITO URBANÍSTICO E SEGREGAÇÃO SÓCIO ESPACIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CIDADE DE MONTES CLAROS/MG. In: II COLÓQUIO CIDADE E REGIÃO: URBANIDADES E RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS., 2012, Montes Claros. II COLÓQUIO CIDADE E REGIÃO: URBANIDADES E RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS., 2012.

  • PEREIRA, D.M ; LEITE, M. E. ; CLEMENTE, C. M. S. ; FERREIRA, M. F. F. ; ALMEIDA, J. W. L. ; VELOSO, G. A. . EduSPRING: uma geotecnologia auxiliando o processo ensino-aprendizagem em Montes Claros/MG. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2011, Curitiba. XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2011.

  • LEITE, M. R. ; BRITO, J.L ; LEITE, M. E. ; SANTO, M. M. E. ; CLEMENTE, C. M. S. ; ALMEIDA, J. W. L. . Sensoriamento remoto como suporte para quantificação do desmatamento de floresta estacional decidual no Norte de Minas Gerais. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2011, Curitiba. XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2011.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . SENSORIAMENTO REMOTO E SIG APLICADOS NA ANÁLISE DA EXPANSÃO DA ÁREA MINERAÇÃO: O CASO DE ITABIRA (MG). In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre. XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010.

  • LEITE, M. R. ; BRITO, J.L ; CLEMENTE, C. M. S. . APLICAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NO MAPEAMENTO DO USO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS / MG ? (2009). In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre. XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010.

  • LEITE, M. E. ; CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. R. . GEOTECNOLOGIAS E GESTÃO URBANA: UMA APLICAÇÃO NA IDENTIFICAÇÃODE TERRENOSPÚBLICOS MUNICIPAIS. In: XII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009, Montevideo. XII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009.

  • LEITE, M. R. ; CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. . GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NO ESTUDO DOS CONFLITOS PROVENIENTES DO USO DO SOLO E DA ÁGUA NO ALTO RIACHÃO EM MINAS GERAIS. In: XV ENG - Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo. XV ENG - Encontro Nacional de Geógrafos, 2008.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . SIG APLICADO AO ESTUDO DA CRIMINALIDADE: O CASO DA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG. In: XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo - USP. XV ENG - Encontro Nacional de Geógrafos, 2008.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . A APLICAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA NA ANÁLISE DOS INDICADORES SOCIAIS: O CASO DA MICORREGIÃO DE ITABIRA (MG) - 1991 E 2000. In: VII ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA, 2008, Montes Claros. VII ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA, 2008.

  • LEITE, M. R. ; LEITE, M. E. ; CLEMENTE, C. M. S. . ENSAIO METODOLÓGICO PARA OBTENÇÃO DE MODELAGEM DE RELEVO APARTIR DE DADOS SRTM. In: VII ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA, 2008, Montes Claros. VII ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA, 2008.

  • LEITE, M. E. ; CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. R. . SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO Á ANÁLISE DOS INDICADORES SOCIAIS DA MICRORREGIÃO DE MONTES CLAROS (MG) 1991 e 2000. In: (Des)Envolvimento contra a pobreza: meiações teóricas, técnicas e políticas, 2008, Montes Claros. (Des)Envolvimento contra a pobreza: meiações teóricas, técnicas e políticas, 2008.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; SANTOS, R. J. ; SILVA, L. L. S. ; PEREIRA, D. M. . MAPEAMENTO PRELIMINAR DOS REMANESCENTES DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS NA MICRORREGIÃO DE SALINAS / MG. In: IFintegra: diversidade, ciência e transformação social: 15 anos do IFNMG, 2023, Salinas MG. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), 2023.

  • Clemente, Carlos Magno ; SANTOS, R. J. ; SILVA, L. L. S. ; PEREIRA, D. M. . MAPEAMENTO PRELIMINAR DOS REMANESCENTES DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS NA MICRORREGIÃO DE SALINAS / MG. In: IFintegra 2023, 2023, Salinas. https://eventos.ifnmg.edu.br/if_integra_2023, 2023.

  • CAPORALE, N. T. V. ; SILVA, D. O. ; CAETANO, M. R. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D. M. . FOCOS DE CALOR NA MICRORREGIÃO DE GUANAMBI ? BA (2014 A 2021).. In: 74ª Reunião Anual da SBPC, 2022, Brasília. https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/atividades/sessao-de-posteres-e-jornada-nacional-de-iniciacao-cientifica/, 2022.

  • SANTANA, T. R. ; CAPORALE, N. T. V. ; CLEMENTE, C. M. S. . MAPEAMENTO DAS INUNDAÇÕES E ALAGAMENTOS NA CIDADE DE GUANAMBI-BA (2016-2021). In: I Simpósio de Pesquisa do Ecossistema Ânima, 2022. Apresentação de trabalhos, 2022.

  • ALVES, R. G. N. ; CLEMENTE, C. M. S. . DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA RAIVA BOVINA NA MICRORREGIÃO DE GUANAMBI-BA, ENTRE OS ANOS DE 2016-2021. In: I Simpósio de Pesquisa do Ecossistema Ânima, 2022. Apresentação de trabalhos, 2022.

  • LIMA, A. K. B. ; DIAS, F. T. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . DIREITO À CIDADE, IGUALDADE DE GÊNERO E SEGURANÇA: PROSPECTIVAS E INTERDISCIPLINARIDADE NA CRIAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA NO INTERIOR DO SEMIÁRIDO BAIANO. In: I Simpósio de Pesquisa do Ecossistema Ânima, 2022. Apresentação de trabalhos, 2022.

  • OLIVEIRA, N. J. M. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . Crimes de homicídio na cidade de Guanambi-BA, semiárido baiano (2016 - 2018). In: 73° Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência - SBPC, 2021, Juiz de Fora. 73° Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência - SBPC, 2021.

  • DIAS, F. T. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M ; SENA, M. C. L. . Direito dos desastres e meio ambiente: perspectivas sobre a mineração na região médio São Francisco, bacia hidrográfica do rio das Rãs, Bahia.. In: 73° Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência - SBPC, 2021, Juiz de Fora. 73° Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência - SBPC, 2021.

  • DIAS, F. T. ; SENA, M. C. L. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D. M. . POLÍTICA URBANA, REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA PARA FINS SOCIAIS E JUSTIÇA SOCIAL: PERSPECTIVAS SOBRE A REURB-S NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI/BA.. In: XVI JUNIC e XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA: Comunidades resilientes: impactos na sustentabilidade do planeta, 2021, Florianópolis. XVI JUNIC e XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA: Comunidades resilientes: impactos na sustentabilidade do planeta, 2021.

  • NASCIMENTO, A. C. B. L. ; CAETANO, M. R. ; CLEMENTE, C. M. S. . DISTRIBUÇÃO ESPACIAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NO SEMIÁRIDO BAIANO. In: XVI JUNIC e XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA: Comunidades resilientes: impactos na sustentabilidade do planeta, 2021, Florianópolis. XVI JUNIC e XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA: Comunidades resilientes: impactos na sustentabilidade do planeta, 2021.

  • CAETANO, M. R. ; NASCIMENTO, A. C. B. L. ; ALVES, R. G. N. ; CLEMENTE, C. M. S. . MONITORAMENTO DOS CASOS DE COVID-19 NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI/SEMIÁRIDO BAIANO. In: XVI JUNIC e XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA: Comunidades resilientes: impactos na sustentabilidade do planeta, 2021. XVI JUNIC e XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA: Comunidades resilientes: impactos na sustentabilidade do planeta, 2021.

  • DIAS, F. T. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M . (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO E DIREITO À CIDADE: ESTUDO DA EXPANSÃO DAS EDIFICAÇÕES DE GUANAMBI/BA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019. In: 73° Reunião anual da SBPC, 2021. https://reunioes.sbpcnet.org.br/73RA/inscritos/resumos/10025_11ff1de774005f8da13f42943881c655f.pdf, 2021.

  • OLIVEIRA, N. J. M. ; CAETANO, M. R. ; COSTA, J. G. S. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . Mapeamento da cobertura vegetal em praças ? Guanambi (BA). In: 72a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2020, Natal. 72a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2020.

  • NASCIMENTO, A. C. B. L. ; CAETANO, M. R. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M . Área de Preservação Permanente (APP) do rio Carnaíba de Dentro, semiárido baiano, no ano de 2018. In: 72a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),, 2020. 72a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),, 2020.

  • COSTA, J. G. S. ; CAETANO, M. R. ; CLEMENTE, C. M. S. . VULNERABILIDADE NATURAL À PERDA DE SOLO: MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARNAÍBA DE DENTRO, SEMIÁRIDO BAIANO. In: 72a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2020. 72a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2020.

  • ALVES, R. G. N. ; CLEMENTE, C. M. S. ; CARDOSO, T. V. . Distribuição espacial da leishmaniose visceral no município de Guanambi, semiárido da Bahia, Brasil.. In: 72a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2020. 72a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2020.

  • DIAS, F. T. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . Política urbana e função social: análise sobre a prostituição praticada na área central de Guanambi/BA. In: 72a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2020. 72a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2020.

  • SANTOS, H. M. ; SILVA, D. O. ; COTRIM, D. S. ; MAGALHÃES, E. P. C. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D. M. . CONTRIBUIÇÕES APLICADAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM ATLAS GEOGRÁFICO DO MUNICÍPIO DE GUANAMBI, SEMIÁRIDO BAIANO. In: 72ª Reunião Anual da SBPC, 2020. https://reunioes.sbpcnet.org.br/natal/inscritos/resumos/1710_15e78ad7c1ffaccf7854abdbfbcf540a7.pdf, 2020.

  • FERNANDES, A. S. ; CLEMENTE, C. M. S. ; MOREIRA, A. A. M. . Desastre ambiental no município de Rio Casca, MG: contribuições analíticas. In: III Simpósio Ibero-Afro-Americano de Riscos, 2019, Uberlândia. III Simpósio Ibero-Afro-Americano de Riscos, 2019.

  • DIAS, F. T. ; OLIVEIRA, N. J. M. ; NASCIMENTO, A. C. B. L. ; CAETANO, M. R. ; COSTA, J. G. S. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . Análise da expansão da mancha urbana de Guanambi/BAentre os anos de 1974 A 2017. In: 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2019, Campo Grande. 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2019.

  • NOGUEIRA, E. M. ; CLEMENTE, C. M. S. . Corte da vegetação nativa nos últimos 30 anos (1987 2017) no sudoeste do semiárido da Bahia, Brasil. In: 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2019, Campo Grande. 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2019.

  • MAGALHÃES, E. P. C. ; SILVA, D. O. ; COTRIM, D. S. ; SANTOS, H. M. ; CLEMENTE, C. M. S. . O cenário energético do município de Guanambi em face das energias renováveis. In: 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2019, Campo Grande. 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2019.

  • NASCIMENTO, A. C. B. L. ; CAETANO, M. R. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PIMENTA, A. B. G. ; SOUZA, G. C. ; PERES, W. A. M. ; GARCIA, I. C. B. . Mapeamento das poças temporárias no sudoeste do semiárido baiano: bacia hidrográfica do rio das Rãs. In: 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2019, Campo Grande. 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2019.

  • COSTA, J. G. S. ; CAETANO, M. R. ; NASCIMENTO, A. C. B. L. ; OLIVEIRA, N. J. M. ; DIAS, F. T. ; VIDAL, O. V. ; PEREIRA, D. M. ; CLEMENTE, C. M. S. . Análise espacial dos acidentes de trânsito na cidade de Guanambi/BA. In: 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2019, Campo Grande. 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2019.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; MOREIRA, A. A. M. . MODIFICAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL: UM ESTUDO DE CASO NA SUB - BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS RÃS (SEMIÁRIDO BAIANO). In: XVI SEMINARIO CLAUDIO PERES DE PRATICAS DE ENSINO E GEOGRAFIA APLICADA, 2018, Belo Horizonte. XVI SEMINARIO CLAUDIO PERES DE PRATICAS DE ENSINO E GEOGRAFIA APLICADA, 2018.

  • VIDAL, O. V. ; CLEMENTE, C. M. S. . A UTILIZAÇÃO DA GEOVISUALIZAÇÃO COMO SUPORTE A SEGURANÇA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI (BA). In: XVI SEMINARIO CLAUDIO PERES DE PRATICAS DE ENSINO E GEOGRAFIA APLICADA, 2018, Belo Horizonte. XVI SEMINARIO CLAUDIO PERES DE PRATICAS DE ENSINO E GEOGRAFIA APLICADA, 2018.

  • CAMPOS, P. K. T. ; ARAUJO, L. M. ; CLEMENTE, C. M. S. . AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE GUANAMBI-BA. In: V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018, Juazeiro. V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018.

  • CAMPOS, P. K. T. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M ; COUTO, G. D. R. . AVALIAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATURAL EM CLASSES DE FRAGILIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO NA MICROBACIA DO RIO CARNAÍBA DE DENTRO. In: V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018, Juazeiro. V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018.

  • QUEIROZ, L. R. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D. M. ; LEAL, T. L. M. C. ; ARAUJO, C. G. ; DOMINGUES, E. M. ; MAGALHAES, H. P. C. ; CAMPOS, P. K. T. ; NEVES, R. D. . ANÁLISE ESPACIAL DA DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DOS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO BAIANO. In: 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2017, Belo Horizonte. 69° SBPC, 2017.

  • DOMINGUES, E. M. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. ; ARAUJO, C. G. ; NEVES, R. D. . DIREITO À CIDADE E A ANÁLISE DA RESTRUTURAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL DA CIDADE DE GUANAMBI/BA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2014.. In: ?IV Semana Jurídica: Direito, Cidadania e Sociedade? e no ?I Simpósio dos Fundamentos e Efetividade do Direito?, 2017, Guanambi. ?IV Semana Jurídica: Direito, Cidadania e Sociedade? e no ?I Simpósio dos Fundamentos e Efetividade do Direito?, 2017.

  • MAGALHAES, H. P. C. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. ; DOMINGUES, E. M. ; QUEIROZ, L. R. . DIREITO Á CIDADE:ANÁLISEDO ZONEAMENTO COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO URBANO E DE (IN)(EX)CLUSÃO SOCIAL NA CIDADE DE GUANAMBI (BA). In: ?IV Semana Jurídica: Direito, Cidadania e Sociedade? e no ?I Simpósio dos Fundamentos e Efetividade do Direito? f, 2017. ?IV Semana Jurídica: Direito, Cidadania e Sociedade? e no ?I Simpósio dos Fundamentos e Efetividade do Direito? f, 2017.

  • MAGALHAES, H. P. C. ; DOMINGUES, E. M. ; CLEMENTE, C. M. S. ; LEAL, T. L. M. C. ; PEREIRA, D.M . MAPEAMENTO E AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE COBERTURA VEGETAL NA CIDADE DE GUANAMBI ? BA. In: 68ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC), 2016. 68ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC), 2016.

  • QUEIROZ, L. R. ; FROTA, L. L. V. B. ; RABELO, B. O. ; CLEMENTE, C. M. S. ; SANTANA, A. P. A. . O USO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) PARA ANÁLISE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NOS MUNICÍPIOS DO SUDOESTE DO SEMIÁRIDO BAIANO (2015). In: 68ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC), 2016, Porto Seguro (BA). 68ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC), 2016.

  • FERNANDES, E. N. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . O DIREITO À CIDADE EM GUANAMBI: uma abordagem a partir da planta genérica de valores. In: III Semana Jurídica da FG, 2015. III Semana Jurídica da FG, 2015.

  • MAGALHAES, H. P. C. ; RABELO, B. O. ; DOMINGUES, E. M. ; QUEIROZ, L. R. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M . EXPANSÃO URBANA E O CRESCIMENTO DO SETOR DE ALTA RENDA EM GUANAMBI/BA (2010 e 2014). In: III Semana Jurídica da FG, 2015. III Semana Jurídica da FG, 2015.

  • RODRIGUES, P. M. S. ; SILVA, J. O. ; CLEMENTE, C. M. S. ; SCHAEFER, C. E. . Efeito das mudanças climáticas sobre a distribuição de espécies de florestas tropicais sazonalmente secas no território brasileiro.. In: XI Congresso de Ecologia do Brasil, 2013, Porto Seguro. http://www.xiceb.com.br/pt_BR/programacao.php, 2013.

  • SANTO, M. M. E. ; BARBOSA ; ANAYA ; LEITE, M. R. ; CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; PFAFF . Políticas públicas, conflitos ambientais e desmatamento de Matas Secas e Cerrado no norte de Minas Gerais. In: X Congresso de Ecologia do Brasi, 2011, São Lourenço. Anais do X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011, 2011.

  • LEITE, LEITE ; CLEMENTE, C. M. S. ; BATISTA, R. P. ; LOPES, R. M. . INTEGRAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO E SIG NO MAPEAMENTO DOS TERRENOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DE MONTES CLAROS/MG. In: IV FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2010, MONTES CLAROS. IV FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2010.

  • DIAS, F. T. ; SENA, M. C. L. ; PEREIRA, D. M. ; CLEMENTE, C. M. S. . MEIO AMBIENTE, MINERAÇÃO E SEUS IMPACTOS: ANÁLISE ESPACIAL DA REGIÃO MÉDIO SÃO FRANCISCO, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS RÃS, BAHIA. In: IV simpósio de modelagem de sistemas ambientais e gestão da paisagem: big data no contexto das crises sociais, políticas e ambientais, 2022, Belo Horizonte. IV simpósio de modelagem de sistemas ambientais e gestão da paisagem: big data no contexto das crises sociais, políticas e ambientais, 2022.

  • MAGALHAES, H. P. C. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. ; QUEIROZ, L. R. ; RABELO, B. O. ; LEAL, T. L. M. C. . Função Social da Cidade: Uma Análise Intraurbana da Regularização Fundiária no Setor de Baixa Renda da Cidade de Guanambi/BA. In: Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (RECONCITEC), 2017, Cruz das Almas - BA. Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (RECONCITEC), 2017.

  • QUEIROZ, L. R. ; SOARES, L. H. C. ; VEIGA, M. R. ; CLEMENTE, C. M. S. ; REIS, M. F. T. ; LEAL, T. L. M. C. . ANÁLISE TÉCNICA DOS PRODUTOS CARTOGRÁFICOS ORIGINÁRIAS DE MAPEAMENTOS COLABORATIVOS: UM ESTUDO DE CASO DA ÁREA URBANA DE GUANAMBI - BA. In: I Simpósio Multidisciplinar da Faculdade Guanambi, 2015, Guanambi. I Simpósio Multidisciplinar da Faculdade Guanambi, 2015.

  • DOMINGUES, E. M. ; MAGALHAES, H. P. C. ; OLIVEIRA, R. R. ; CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M . ANÁLISE INTRA-URBANA DE GUANAMBI/BA: PERSPECTIVAS A PARTIR DO INDICADOR SOCIAL RENDA. In: I Simpósio Multidisciplinar da Faculdade Guanambi, 2015, Guanambi. I Simpósio Multidisciplinar da Faculdade Guanambi, 2015.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; LEAL, T. L. M. C. ; REIS, M. F. T. ; PEREIRA, D.M ; OLIVEIRA, G. A. . ANÁLISE ESPACIAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA DA MICROBACIA DO RIO CARNAÍBA DE DENTRO E SEU ENTORNO NO SEMIÁRIDO BAIANO ? 2009 A 2014. In: I Simpósio Multidisciplinar da Faculdade Guanambi, 2015, Guanambi. I Simpósio Multidisciplinar da Faculdade Guanambi, 2015.

  • FERNANDES, E. N. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . A MAIS-VALIA IMOBILIÁRIA: UMA ANÁLISE DO IPTU DE GUANAMBI/BA. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO URBANÍSTICO, 2015. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO URBANÍSTICO, 2015.

  • LUZ ; CLEMENTE, C. M. S. ; CARNEIRO ; PASSOS ; Ferreira . AS VEREDAS DO NORTE DE MINAS: DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E IDENTIFICAÇÃO DE FOCOS DE INCÊNDIO COM O USO DAS GEOTECNOLOGIAS. In: 2 Simpósio da Pós-graduação de Ciências Biológicas, a 14ª Semana da Biologia e o 9 Encontro Norte Mineiro de Biólogos., 2012, Montes Claros. 2 Simpósio da Pós-graduação de Ciências Biológicas, a 14ª Semana da Biologia e o 9 Encontro Norte Mineiro de Biólogos., 2012.

  • CARNEIRO ; LUZ ; CLEMENTE, C. M. S. ; MOTA ; PEREIRA, S.P ; Ferreira . MAPEAMENTO DOS FOCOS DE INCÊNDIO EM VEGETAÇÕES DO NORTE DE MINAS GERAIS ATRAVÉS DE GEOTECNOLOGIAS. In: 2 Simpósio da Pós-graduação de Ciências Biológicas, a 14ª Semana da Biologia e o 9 Encontro Norte Mineiro de Biólogos., 2012. 2 Simpósio da Pós-graduação de Ciências Biológicas, a 14ª Semana da Biologia e o 9 Encontro Norte Mineiro de Biólogos., 2012.

  • CARNEIRO ; CLEMENTE, C. M. S. ; LUZ ; PEREIRA, S.P ; MOTA ; PASSOS ; Ferreira . Mapeamento do Focos de Incêndios em Unidades de Conservação de Proteção Integral no Norte de Minas Gerais através das Geotecnologias. In: VI Fórum de Ensino Pesquisa, Extensão e Gestão, 2012, Montes Claros. VI Fórum de Ensino Pesquisa, Extensão e Gestão, 2012.

  • LEITE, M. E. ; CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. R. ; RICARDO, C.S . GEOTECNOLOGIAS E GESTÃO URBANA APLICADAS NA IDENTIFICAÇÃO DE TERRENOS PÚBLICOS MUNICIPAIS: CASO DA CIDADE DE MONTES CLAROS. In: PARTICIPE DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA ANPG, 2009, São Paulo. PARTICIPE DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA ANPG, 2009.

  • CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO Á ANÁLISE DOS INDICADORES SOCIAIS DA MICRORREGIÃO DE ITABIRA (MG) 1991 e 2000. In: I Concresso em Desenvolvimento Social: Globalização do Regional e Regionalização do Global, 2008, Montes Claros. I Concresso em Desenvolvimento Social: Globalização do Regional e Regionalização do Global, 2008.

  • CLEMENTE, C. M. S. . Geotecnologias e suas abordagens aplicadas no contexto do Semiárido Brasileiro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CLEMENTE, CARLOS MAGNO SANTOS . 1° semana do trabalhador/a 'Emprego, direitos, democracia e vida'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CLEMENTE, C. M. S. . 1ª Semana de Engenharia Civil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, F. T. ; PEREIRA, D. M. ; CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, MARCOS ESDRAS ; RITA, R. M. . Cities and Covid-19: challenges and strategies based on the Brazilian case. cience, Technology and Innovation for the SDGs (STI Forum) / Organização das Nações Unidas ? ONU, 2023 (Science Policy Brief).

  • DIAS, F. T. ; PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . THE URBANIZATION PROCESS AND SPACE PRODUCING AGENTS. San Francisco, California: Academia Letters, 2021 (Artigo completo).

Outras produções

CLEMENTE, C. M. S. ; CAMARGO, T. . Relatório Técnico da Bacia do Rio São Lamberto - Norte de Minas Gearais. 2011.

GARCIA, I. C. B. ; SOUZA, G. C. ; CLEMENTE, C. M. S. . 'Peixe das nuvens' vive em poças de água na Caatinga. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D.M . Vozes dos Biomas: Prioridades do Observatório do Semiárido Nordestino da UniFG. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CLEMENTE, C. M. S. . Minicurso: Introdução ao Geoprocessamento. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CLEMENTE, C. M. S. . A UTILIZAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO COMO SUPORTE PARA RELATÓRIOS TÉCNI-COS E TRABALHOS ACADÊMICOS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CLEMENTE, C. M. S. ; PEREIRA, D. M. ; RABELO, B. O. ; MAGALHAES, H. P. C. ; MARINHO, L. H. . DIREITO ÀS CIDADES NO SEMIÁRIDO NORDESTINO. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CLEMENTE, C. M. S. . Localização das principais e serras - Norte e Noroeste de Minas Gerais; Livro Histórias dos Gerais. 2010. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. . Microrregião de Itabira: população total, em 1991 e 2000. 2010. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. . Comunidades Rurais e dos Agroambientes de acordo com a classificação local ; Livro Histórias dos Gerais. 2010. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. . Mapa dos Principais rios - Livro Histórias dos Gerais. 2010. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. R. ; VELOSO, G. A. . Introdução aos Softwares Spring 4.3 e Arc View 3.2. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, D.M ; CLEMENTE, C. M. S. . PROJETO BIOTEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - APRENDENDO A LER MAPAS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CLEMENTE, C. M. S. . Microrregião de Itabira: Taxa de alfabetização em 1991 e 2000. 2009. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. . Microrregião de Itabira: população total, em 1991 e 2000. 2009. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. . Microrregiões de Minas Gerais. 2009. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. ; VELOSO, G. A. ; ALMEIDA, J. W. L. . Introdução aos Softwares Auto Cad Map 2000 e Arc View 3.2. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . Mapa de identificação da composição da região de planejamento do Major Prates. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. . Microrregião de Itabira: Mortalidade até cinco anos de idade em 1991 e 2000. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . Mapa de comparação dos homicídios consumados na região de planejamento do Major Prates, entre 2005-2006. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . Microrregião de Montes Claros: intensidade da indigência, em 1991 e 2000. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . Microrregião de Montes Claros: IDH municipal, em 1991 e 2000. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. . Microrregião de Itabira: percentual de pessoas de 15 anos ou mais analfabetas em 1991 e 2000. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . Microrregião de Montes Claros: esperança de vida ao nascer, em 1991 e 2000. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. . Microrregião de Itabira: índice de GINI em 1991 e 2000. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. . Microrregião de Itabira: Esperança de vida ao nascer em 1991 e 2000. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. . Mesorregiões do estado de Minas Gerais. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . Microrregião de Montes Claros: percentual de pessoas que vivem em domicílios com água encanada, em 1991 e 2000.. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . Microrregião de Montes Claros: intensidade da pobreza, em 1991 e 2000. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . Mapa de comparação dos roubos na região de planejamento do Major Prates, entre 2005-2006. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . Microrregião de Montes Claros: população total, em 1991 e 2000. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. . Microrregião de Itabira: percentual de pessoas que vivem em domicílios com água encanada em 1991 e 2000. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. E. ; LEITE, M. R. . Mapa de comparação dos homicídios tentados na região de planejamento do Major Prates, entre 2005-2006. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. . Mapa de comparação dos assaltos na região de planejamento do Major Prates, entre 2005-2006. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

CLEMENTE, C. M. S. ; LEITE, M. R. . Curso de Iniciação ao Software Arc View 3.2. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CLEMENTE, C. M. S. . Monitor no Laboratório de Geoprocessamento. 2008. (Monitoria).

CLEMENTE, C. M. S. ; Aleixo, A.C.M ; Oliveira, C.B.L ; MARTINS, V.A . FÓRUM DE BIOTEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - A Importância do trabalho de campo no ensino da Geografia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    EVOLUÇÃO DO USO DA TERRA E ZONEAMENTO AMBIENTAL DA SILVICULTURA NO SEMIÁRIDO MINEIRO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos Esdras Leite em 21/02/2024., Descrição: Essa proposta se desenvolveu a partir de pesquisadores que integram a rede mineira do semiárido mineiro, aprovada pela FAPEMIG. A porção da área mineira incluída no semiárido abrange 209 municípios das Regiões Norte e Vale do Jequitinhonha e Mucuri, onde vivem mais de 1,3 milhão de habitantes (IBGE, 2022). Nas últimas décadas o espaço geográfico do semiárido mineiro vem sendo alvo de interesses de empresas de silvicultura de eucalipto. Esses empreendimentos estão intrinsecamente conectados ao processo histórico de ocupação dessa região, pois, via incentivos da SUDENE, esses empreendimentos são estimulados a estabelecer na região. Nesse sentido, a presente pesquisa parte dos seguintes questionamentos: Como o eucalipto altera a dinâmica de uso da terra nessa região? Em quais as zonas do semiárido mineiro os impactos socioeconômicos e ambientais da silvicultura de eucalipto são maiores e, em quais zonas são menores? Diante dessas questões, esta pesquisa objetiva analisar a dinâmica de uso da terra da silvicultura, a fim de propor o zoneamento ambiental do eucalipto no semiárido mineiro. Para atingir esse objetivo proposto será definida uma metodologia de pesquisa dividida na coleta de dados secundários e dados primários por imagens de satélites e de radar, além de visita a campo. Esses dados serão cruzados para mostrar a dinâmica espacial do eucalipto e as áreas de maior e menor fragilidade ambiental e hídrica para esse cultivo. Essa etapa irá subsidiar a proposta de zoneamento ambiental do eucalipto no semiárido mineiro. A avaliação e a validação desse zoneamento serão realizadas em visitas técnicas a órgãos ambientais municipais, estaduais e federais presentes nos municípios do semiárido mineiro. Portanto, essa proposta atende ao objetivo da faixa B do edital, pois permitirá ao grupo de pesquisadores da Unimontes intensificarem as relações com pesquisadores de outras instituições (UFMG e IFNMG) que atuam na região do semiárido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Magno Santos Clemente - Integrante / Marcos Esdras Leite - Coordenador / GERALDO ANTONIO DOS REIS - Integrante / Narciso dos Santos Neto - Integrante / cristiano marcelo souza - Integrante / Maria Auxiliadora Pereira Figueiredo - Integrante.

  • 2024 - Atual

    POLÍTICAS AMBIENTAIS E URBANIZAÇÃO EM APPSS: O CASO DA CIDADE DE GUANAMBI/BA, ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019, Descrição: o presente trabalho tem como objetivo identificar o grau de uso e ocupação do solo em áreas de APPs na cidade de Guanambi-Ba. Em específico, avaliar a influência do processo de crescimento urbano horizontal sobre essas áreas, bem como a efetividade da legislação federal e aplicação do Plano Diretor Municipal quanto à utilização do solo em Áreas de Preservação Permanente - APPs.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Magno Santos Clemente - Coordenador / Deborah Marques Pereira - Integrante / Felipe Teixeira Dias - Integrante / Meiriane Ribeiro Caetano - Integrante.

  • 2024 - Atual

    Atlas da área de atuação do IFNMG, Descrição: O projeto tem como objetivo contribuir com a difusão técnico-científica e cartográfica envolvendo os aspectos socioambientais da área de atuação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Um conjunto de mapas que irão abranger temáticas regionais, de localização, socioeconômicas, ambientais, da Geografia física e culturais. Instituições envolvidas; IFNMG e o laboratório de Geoprocessamento da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Magno Santos Clemente - Coordenador / Marcos Esdras Leite - Integrante / Leonardo Luiz Silveira da Silva - Integrante.

  • 2021 - 2021

    Regularização Fundiária para fins Sociais (REURB ? S) do município de Guanambi - BA, Descrição: Executado pelo Instituto UniFG para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Semiárido Brasileiro (IDCT) em parceria com a Prefeitura municipal de Guanambi (BA) (termo de convênio n° 01/2021), sendo o seu objeto a colaboração no que compreende o Programa Municipal de Regularização Fundiária, suas diligencias e feituras no que se refere a legalização de moradias para os munícipes, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, com o intuito de contribuir e efetivar ações descritas na Lei 13.465, de 11 de julho de 2017 e no Decreto Municipal 514/2019 sendo o seu objeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Magno Santos Clemente - Integrante / Deborah Marques Pereira - Coordenador.

  • 2017 - 2021

    Serviços ambientais e valoração dos estoques de carbono no semiárido baiano, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Carlos Magno Santos Clemente - Integrante / Alecir Antonio Maciel Moreira - Coordenador.

  • 2015 - 2023

    Geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais e urbanos no semiárido brasileiro, Descrição: A linha de pesquisa "Geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais no semiárido brasileiro" tem como intuito desenvolver pesquisas aplicadas no semiárido brasileiro. E como principais fenômenos analisados a precipitação pluviométrica, modificação da cobertura vegetal, temperatura superficial, urbano entre outros.Entre esses projetos:I - Distribuição espacial dos casos de dengue, Zika e chikungunya no município de Guanambi, Bahia, Brasil;II - Monitoramento Geográfico do COVID - 19 no semiárido baiano - Plataforma interativa;III - Distribuição espaço-temporal da raiva bovina na microrregião de Guanambi/BA, entre os anos de 2016-2021;IV - Expansão das edificações da cidade de Guanambi - 2010 a 2018; V - Projeto Atlas do município de Guanambi - BA;VI - Regularização Fundiária em setores de baixa renda na cidade de Guanambi, semiárido baiano;VII - Monitoramento Geográfico do COVID - 19 no município de Guanambi - ba;VIII - Urbanização em Áreas de Preservação Permanente - APP's na cidade de Guanambi / BA;IX - Mapeamento de áreas de risco de inundação na cidade de Guanambi / BA;X - POLÍTICA URBANA E CIDADES SUSTENTÁVEIS: Aspectos Físico-Ambientais das cidades de Guanambi (BA) e Tubarão (SC) a partir dos Índices de Cobertura Vegetal;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carlos Magno Santos Clemente - Coordenador / Deborah Marques Pereira - Integrante.

  • 2011 - 2013

    A efetividade das unidades de conservação na diminuição das taxas de desmatamento - Norte de MInas Gearis, Descrição: A pesquisa teve como intuito analisar a efetividade das unidades de conservação de uso integral do Norte de Minas Gerais. Projeto desenvolvido No laboratório de Ecologia Evolutiva da Universidade Estadual de Montes Claros. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Magno Santos Clemente - Integrante / Mário Marcos do Espírito Santo - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Conservation policy impacts in Tropical Dry Forest: regional and spatially focused analyses given other social and natural drivers of land use-norte de Minas Gerais, Descrição: O projeto integrou uma rede de pesquisa patrocinado pelo Instituto Interamericano para Pesquisa em Mudanças Globais (IAI). Objetivo: Reunir pesquisadores em biologia da conservação, ecologia, geotecnologias, sociologia, antropologia, entre outras e desenvolver uma abordagem global do entendimento da situação das florestas tropicais secas Formação dos Pesquisadores envolvidos no projeto - Graduação, Mestrado, Doutorado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Magno Santos Clemente - Integrante / Manoel Reinade Leite - Integrante / Jeferson William Lopes Almeida - Integrante / Mário Marcos do Espírito Santo - Coordenador., Financiador(es): Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Aplicação das geotecnologias no mapeamento dos terrenos públicos municipais da cidade de montes claros, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Magno Santos Clemente - Integrante / Marcos Esdras Leite - Coordenador / Ramony Pereira Batista - Integrante / Rodrigo Macedo Lopes - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Montes Claros - Auxílio financeiro.

Prêmios

2022

Melhor tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PUC/MG) (2021), Programa de Pós-Graduação em Geografia - PUC Minas.

2021

?Atlas Geográfico do município de Guanambi - BA?, Ecossistema Ânima (II Mostra de Pesquisa & Extensão ).

2019

Menção Honrosa como melhor trabalho do Grupo de Trabalho -GT 6: Política Urbana e Direito à Cidade na V Semana Jurídica UniFG: O Legado dos 30 Anos da Constituição Brasileira, Centro Universitário UniFG.

2015

PREMIAÇÃO DO RESUMO ANÁLISE ESPACIAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA DA MICROBACIA DO RIO CARNAÍBA DE DENTRO E SEU ENTORNO NO SEMIÁRIDO BAIANO ? 2009 A 2014, Faculdade Guanambi - FG.

2012

Premiação do resumo AS VEREDAS DO NORTE DE MINAS: DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E IDENTIFICAÇÃO DE FOCOS DE INCÊNDIO COM O USO DAS GEOTECNOLOGIAS, 2 Simpósio da Pós-graduação de Ciências Biológicas, a 14ª Semana da Biologia e o 9 Encontro Norte.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. , Rodovia MG-404, Km 02 s/n, Zona Rural, 39560000 - Salinas, MG - Brasil, Telefone: (38) 38417000

Experiência profissional

2017 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2013 - 2014

Instituto Estadual de Florestas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

2012 - 2013

Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido - Fase II

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista BGCT III - Analista\geoprocessamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido - Fase II

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista BAT - Analista\geoprocessamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2008

Prefeitura Municipal de Montes Claros

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2011 - 2013

Universidade Estadual de Montes Claros

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Mestrando- Laboratório de Ecologia Evolutiva, Carga horária: 20

Outras informações:
A pesquisa tem como intuito analisar a efetividade das unidades de conservação de uso integral do Norte de Minas Gerais. Projeto desenvolvido No laboratório de Ecologia Evolutiva da Universidade Estadual de Montes Claros

2010 - 2010

Universidade Estadual de Montes Claros

Vínculo: Tropical Dry Forest, Enquadramento Funcional: Analista GIS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2009

Universidade Estadual de Montes Claros

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário do Laboratório de Geoprocessamento, Carga horária: 20

Outras informações:
Participou do projeto "APLICAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NO MAPEAMENTO DOS TERRENOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DA CIDADE DE MONTES CLAROS".

2014 - 2014

Empresa Geosat

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40

Outras informações:
Mapeamento da cidade de Montes Claros (MG) para cadastro urbano.

2011 - 2011

Fase I Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido.

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Graduação, Carga horária: 40

2014 - 2023

Observatório UniFG do Semiárido Nordestino

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2022 - 2022

Universidade do Estado da Bahia (UNEB) / UNEAD

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Disciplina Trabalho de Concluso de Curso II

2018 - 2023

Laboratório de Geoprocessamento - Centro Universitário UniFG

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador

2014 - 2023

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFG

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Parcial

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Desenho Técnico aplicado a Engenharia Civil; Geoprocessamento aplicado a Arquitetura e Urbanismo;

2023 - Atual

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.