Wagner Santos de Oliveira

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-2012). Experiência nas área do ensino das ciências, educação ambiental, além de ter desenvolvido monografia e trabalhos científicos na área da educação e meio ambiente. Estagio no herbário e no laboratório de meiofauna na UFRPE. Especialista em Microbiologia pela Faculdade Frassinetti do Recife. Após a graduação, na área profissional, desenvolvi experiência em diversas áreas profissionais, com ênfase para a indústria multinacional, desempenhando, inicialmente, um trabalho voltado a Qualidade Microbiológica de matérias-primas, embalagens e produto acabado, no setor de produtos de Higiene Pessoal e do Lar, através de implementações de análises e auditorias para garantia da qualidade do produto e consumidor, objetivando, em paralelo, a certificação da empresa junto às normas vigentes. Ocupando, atualmente, a posição de Cluster Product Compliance em Assuntos Regulatórios, com o gerenciamento de projetos, registros de produto junto a Autoridade Sanitária, acompanhamento das novas e atuais legislações; visando a garantia de conformidade dos produtos finais. Desenvolvendo ainda um trabalho de influência e contribuição as equipes de Marketing, buscando adequar os projetos de inovações às legislações, atendendo também o consumidor e ao demanda de negócios.

Informações coletadas do Lattes em 01/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Microbiologia

2014 - 2015

Faculdade Frassinetti do Recife
Título: BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE NA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS: PREVENÇÃO MICROBIOLÓGICA
Orientador: Profa. Dra. Rita Miranda

Graduação em andamento em Tradutor / Intérprete em Inglês

2019 - Atual

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

2009 - 2012

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Estratégias para facilitar a aprendizagem de educação ambiental no ensino fundamental
Orientador: Betânia Cristina Guilherme
Bolsista do(a): Pró-reitoria de Extensão, PRAE-UFRPE, Brasil.

Formação complementar

2018 - 2018

X Atualidades em Food Safety. (Carga horária: 6h). , International Life Sciences Institute - Europa, ILSI/Europa, Bélgica.

2017 - 2017

Vacation English Course. (Carga horária: 51h). , Kaplan International English (Londres), KAPLAN, Inglaterra.

2012 - 2012

RECUPERAÇÃO DE MANGUEZAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2012 - 2012

Pedagogia Ambiental. (Carga horária: 40h). , Instituto Tecnológico de Pernambuco, ITEP, Brasil.

2011 - 2011

Biologia Forense. , Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.

2011 - 2011

Educação Ambiental. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2011 - 2011

Auditoria e Perícia Ambiental. , Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

OLIVEIRA, W. S. . 8ª Feira de Profissões da UFRPE. 2012. .

OLIVEIRA, W. S. . I Mostra do Laboratório de Ensino das Ciências Biológicas. 2011. (Exposição).

OLIVEIRA, W. S. . Monitor da XVII Ciência Jovem. 2011. (Festival).

OLIVEIRA, W. S. . Monitor da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2011. (Outro).

OLIVEIRA, W. S. . I Mostra do Laboratório de Ensino das Ciências Biológicas: a produção acadêmica na área de Ensino das Ciências Biológicas. 2011. (Exposição).

OLIVEIRA, W. S. . 7º Feira de Profissões da UFRPE. 2011. .

OLIVEIRA, W. S. . Monitor da XVII Ciência Jovem. 2011. (Festival).

OLIVEIRA, W. S. . Monitor da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2011. (Outro).

Participação em eventos

64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 2012. (Encontro).

64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RECIFE - PE. 2012. (Encontro).

XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. A LINGUAGEM POÉTICA COMO ESTÍMULO PARA A REFLEXÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2012. (Congresso).

XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. A PRODUÇÃO DE ENERGIA LIMPA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL. 2012. (Congresso).

XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. SEMANA DA ÁGUA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA A SENSIBILIZAÇÃO DA TEMÁTICA DA ÁGUA. 2012. (Congresso).

Encontro de Biologia da FAFIRE. 2011. (Encontro).

III Semana de Ecologia da UFRPE. 2011. (Outra).

II Simpósio Pernambucano de Biologia Aplicada. 2011. (Simpósio).

I Mostra do Laboratório de Ensino das Ciências Biológicas. Jogo de tabuleiro como método educativo em educação ambiental. 2011. (Olimpíada).

I Mostra do Laboratório de Ensino das Ciências Biológicas.O livro paradidático como ferramenta para uma melhor compreensão do conteúdo sobre angiospermas. 2011. (Outra).

I Mostra do Laboratório de Ensino das Ciências Biológicas.Análise do Livro Didático do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre o tema: Flores - O órgão reprodutor das Angiospermas. 2011. (Outra).

X Semana de Biologia: Novos Rumos da Biologia. 2011. (Outra).

Produções bibliográficas

  • DA SILVA SANTOS, L. C. ; SOARES, C. R. P. ; SANTOS, D. B. ; OLIVEIRA, W. S. ; ARAUJO, M. L. F. . Avaliação do conhecimento prévio no ensino médio sobre Conselho Escolar numa escola estadual do Recife. In: 64ª Reunião Anual da SBPC, 2013, São Luís. Anais/Resumos da 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012.

  • SANTOS, D. B. ; OLIVEIRA, W. S. ; DE ARAÚJO, G. V. R. ; MAIA, F. J. F. . A produção de energia limpa como ferramenta para o desenvolvimento empresarial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DA SILVA SANTOS, L. C. ; SOARES, C. R. P. ; SANTOS, D. B. ; OLIVEIRA, W. S. ; ARAUJO, M. L. F. . Avaliação do Conhecimento Prévio no Ensino Médio sobre Conselho Escolar numa Escola Estadual do Recife. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, W. S. ; Araújo, C. P. A. ; DA SILVA SANTOS, L. C. ; OLIVEIRA NETO, M. S. ; Guilherme, B.C. . Semana da Água: uma proposta interdisciplinar para a sensibilização da temática água'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, W. S. ; Araújo, C. P. A. ; Guilherme, B.C. . Percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso de plantas medicinais em duas escolas públicas do Recife - PE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, C. R. P. ; SANTOS, D. B. ; DA SILVA SANTOS, L. C. ; OLIVEIRA, W. S. . Avaliação do conhecimento prévio no ensino médio sobre conselho escolar numa escola estadual do Recife. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; DA SILVA SANTOS, L. C. ; SOARES, C. R. P. ; OLIVEIRA, W. S. . Análise do livro didático do 7º ano do ensino fundamental II sobre o tema: Flores - o órgão reprodutor das Angiospermas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Araújo, C. P. A. ; OLIVEIRA, W. S. ; SILVA, G. B. ; Guilherme, B.C. . As problemáticas locais como instrumento em Educação Ambiental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, W. S. ; SOARES, C. R. P. ; SANTOS, D. B. ; DA SILVA SANTOS, L. C. ; DE ALMEIDA, A. V. . Análise do conteúdo da Classe Amphibia em quatro livros didáticos do Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Araújo, C. P. A. ; OLIVEIRA, W. S. ; SILVA, G. B. ; Guilherme, B.C. . Jogo de tabuleiro como método educativo em educação ambiental. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2011 (Jogos).

  • OLIVEIRA, W. S. ; DA SILVA SANTOS, L. C. ; SANTOS, D. B. ; SOARES, C. R. P. . O livro paradidático como ferramenta para um melhor compreensão do conteúdo sobre angiospermas. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2011 (Material Didático).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Unilever Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Qualidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Gerenciar e implementar projetos de inovação locais, importações, bem como acompanhar seus indicadores e suportar a tomada de decisão; ? Gerenciar as reclamações de consumidores e liderar junto com as áreas projetos de melhoria e redução de reclamações; ? Liderar o processo de E2E de Cold Chain (Fábricas, CD´s , Distribuidores e Clientes); ? Gerenciar os processos e procedimentos de qualidade nos CD´s, fábricas e distribuidores (Cold Chain); ? Analisar e identificar oportunidades para a cadeia de frio no controle de temperaturas (controle estatístico); ? Suportar o time de transporte primário e secundário nos requerimentos de qualidade/frio; ? Realizar auditorias técnicas em CD´s e Distribuidores; ? Suportar o time de Customer Service em Projetos de Descentralização (Clientes); ? Participar de Risk Assessment para novos CD´s; ? Suportar e liderar melhorias nos problemas de qualidade originados nos CD´s; ? Garantir o gerenciamento de pallets bloqueados (sistema e físico); ? Garantir a implementação de T5Z nos CD´s; ? Suportar o time em gerenciamento de eventuais incidentes de mercado; ? Gerenciar, reportar e buscar a redução do custo de não Qualidade; ? Garantir a medição e implementação de melhoria contínua dos indicadores de CRQS On-Shelf; ? Trabalhar em conjunto com as categorias, fábricas, times de logística e customer service para melhorar a qualidade percebida pelos nossos consumidores e clientes, em uma visão total da cadeia de suprimentos (E2E).

2017 - 2018

Unilever Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Assuntos Regulatórios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Gestão categorias de Personal Care (PC) dentro do setor regulatório, e garantir a regularização dos produtos junto aos Ministério de cada país da América Latina, incluindo Brasil; ? Coordenação da equipe de Assuntos Regulatórios na América Latina, através do planejamento de atividades, treinamentos, implementação de projetos e interagindo com as interfaces necessárias ao desenvolvimento da categoria nos países; ? Implementação de projetos OTIF, garantindo o lançamento do produto simultaneamente nos países, bem como garantindo os tempos estabelecidos na rede do projeto; ? Innovation Support ? suporte à categoria de Personal Care quanto a avaliação de claims, formulação e afins, buscando a implementação e consolidação de produtos realmente inovadores; ? Participação de reuniões de projetos, dando suporte às equipes de Marketing, Planning e P&D, para todos os países de LATAM; ? Suporte à categorias de PC quanto aos requisitos necessários para regularizar produtos de PC junto aos Ministérios de cada país da América Latina; ? Suporte no desenvolvimento do processo de criação e aprovação de artes de rótulos, sob aspectos regulatórios; ? Participação da equipe de Avaliação de Riscos, visando a mitigação de erros, avaliação de impactos de mercado; melhoria das perdas da companhia e entrega dos melhores resultados; ? Monitoramento e elaboração de defesas contra exigências recebidas das autoridades sanitárias; ? Suporte na elaboração de defesas contra Notificações e Challenges; ? Revisão das ferramentas regionais, buscando eficácia, qualidade e padronização entre os países; ? Planejamento e construção de estratégias de registros para os projetos das diferentes categorias e países.

2015 - 2017

Unilever Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Assuntos Regulatórios, Carga horária: 40

Outras informações:
? Gerenciamento dos requisitos e qualidade dos documentos requeridos para submissão de registros de produtos, em especial Claim support dossier, Certificados de Livre Venda e Formulas legalizadas; ? Gerenciamento do processo de criação e aprovação de artes de rótulos, sob aspectos regulatórios; ? Preparação e submissão dos dossiês de registros de produtos junto às autoridades sanitárias; ? Monitoramento e elaboração de defesas contra exigências recebidas das autoridades sanitárias; ? Suporte na elaboração de defesas contra Notificações e Challenges; ? Avaliação de impactos de novos regulamentos e revisão de estratégias junto ao time local; ? Planejamento e construção de estratégias de registros para os projetos das diferentes categorias; ? Suporte aos projetos de inovação, garantindo a conformidade dos produtos no mercado de acordo com as legislações vigentes; ? Coordenação da equipe de funcionários terceiros na Índia, através do planejamento de atividades, treinamentos, acompanhamento de KPI?s de resultados e interagindo com as interfaces necessárias ao desenvolvimento do projeto; ? Cooperação com os pares da América Latina, buscando uma maior harmonização das ferramentas de trabalho, para alcançar maior eficiência e eficácia nas atividades desenvolvidas. Projetos implementados: - Cooperação na manutenção da nova estrutura do time regional de Assuntos Regulatórios, com ênfase no Brasil, através do levantamento de dados; agindo nas áreas com maior necessidade de intervenção, para consolidar a nova estrutura, garantindo confiabilidade nas atividades das áreas envolvidas, gerando autonomia e eficiência.

2013 - 2015

Unilever Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Controle Qualidade, Microbiologia e Higiene, Carga horária: 44

Outras informações:
? Gerenciamento e desenvolvimento das análises microbiológica de matérias-primas e produto acabado; ?. Responsável pela manutenção das Boas Práticas de Manufatura; ?. Responsável pelo treinamento de novos funcionários e reciclagem sobre práticas de higiene; ? Coordenação e implementação das técnicas de HACCP; ? Gerenciamento e controle de registros de sistema da qualidade e não conformes; ? Conhecimentos e habilidades no manuseio da ferramenta SAP; ? Desenvolvimento de procedimentos internos; ? Cooperação no controle de indicadores de reclamação de consumidores; ? Líder na resolução de cases de melhoria contínua no âmbito da qualidade; ?. Responsável pela garantia de sanitização e controle higiênico-sanitário da planta; ? Liderança nos estudos e implementação de novas análises para maximizar a eficiência das linhas e entrega de resultados; ?. Amplo conhecimento sobre as ferramentas da qualidade. Projetos implementados: - Coordenação do estudo, implementação e treinamento da Análise Microbiológica de Bioluminescência, garantindo maior confiabilidade e agilidade dos resultados, reduzindo o tempo de análise e quarentena do produto acabado de 07 para 02 dias. Com este resultado, foi possível atender a exigências do órgão sanitário e garantir a autorização de funcionamento da fábrica e aprovação na auditoria, por atendimento às exigências apresentadas. - Líder no levantamento de metodologias, estratégias e custos, bem como treinamento da equipe para análise patógenos, objetivando maior segurança nas análises e ao consumidor, além de atender as normas internas da empresa e aprovação do laboratório nos procedimentos de auditoria interna.

2011 - 2012

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Ensino em Educação Ambiental, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário do Laboratório de Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atuando na área de Educação Ambiental.

2009 - 2009

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário no Herbário, Carga horária: 20

2012 - 2012

Espaço Ciência Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Ciências e Biologia, Carga horária: 20

Outras informações:
? Recepção e acompanhamento de visitantes; ? Apresentação e explicação dos experimentos; ? Explanação de aulas teórico-práticas para escolas e universidades; ? Apoio a coordenação do teatro científico; ? Atuação em peças de cunho científico; ? Elaboração de atividades lúdicas para todos os níveis educacionais; ? Elaboração de trabalhos científicos para apresentação em congressos; ? Proposta de atividades de estímulo ao conhecimento; Page 3 ? Coordenação de eventos científicos.

2005 - 2006

Bompreço S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Menor Aprendiz, Carga horária: 20

Outras informações:
Auxiliar de setor financeiro com experiência nas funções de arquivista, contas a pagar e receber.

2007 - 2011

Modelo Brasil Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 44

Outras informações:
? Controle de entrada e saída de documentos; ? Controle de contas a pagar e receber; ? Atendimento ao cliente; ? Negociação de contrato com clientes; ? Gerenciamento dos documentos referentes à funcionários efetivos e free-lancers; ? Criação de planilhas de registros e controle de documentos; ? Coordenação de eventos de publicidade; ? Construção de cartilha de clientes para negociação de atividades de publicidade e propaganda; ? Proposta de atividades eficientes, de qualidade e baixo custo.