Marco Antonio Mangealardo Grillo

Atualmente, professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo onde atua desde maio de 1983. O grupo de pesquisa de que faz parte tem como projeto promover estudos investigativos na linha de Educação e Formação de Professores, com área de concentração em Educação e Cultura, Ciências e Tecnologia. Em particular, vem desenvolvendo, sob o título de Tecnologias e Escolarização, abordagens da pesquisa qualitativa direcionadas à especialização de professores para a educação de jovens e adultos, nos termos da qualificação profissional técnica integrada ao ensino médio. Em 2007, vincula-se, pela primeira vez, à pós-graduação lato sensu ministrando conteúdos para os componentes de História da Escolarização no Brasil, Trajetórias e Saberes Docentes e Políticas Sociais e Políticas Educacionais. De 2007 a 2008, também assumiu o compromisso de orientação à elaboração de monografias, resgatando, para esse fim, a via da investigação-ação segundo a perspectiva da significação identitária no professorado. Ainda no CEFETSP, trabalhou com língua portuguesa, literaturas brasileira e portuguesa e redação em cursos do ensino médio de 1983 a 2003, participando na regência de um projeto-disciplina de natureza interdisciplinar. Entre agosto de 2002 a julho de 2003, foi docente no curso de Tecnologia em Turismo e Hospitalidade tendo introduzido a disciplina optativa A Literatura e as Viagens, e colaborado como orientador no Programa Bolsa-Empreendedor. De agosto de 2001 até dezembro de 2007, conduziu tópicos de Fundamentos da Educação e Política e Estrutura do Ensino no Brasil na Licenciatura em Física, tendo igualmente trabalhado com os espaços curriculares de Escola e Sociedade e Comunicação e Linguagem. Em 2008, retorna ao ensino técnico integrado ao médio nos componentes de língua portuguesa, literaturas brasileira e portuguesa e redação. Constituem práticas de vocação, aquelas realizadas em supletivos como o Santa Inês, o Sed-Plan e o Adjetivo, nos idos de 1980 a 1984. De modo concomitante, acumulou valores profissionais como professor de 1º e 2º graus no SENAI, de 1980 a 1987, nas disciplinas de sua formação como licenciado em Letras (Português e Inglês). De toda a experiência com o ensino, vem sendo instigado a ver melhor o discurso pedagógico implicado à aprendizagem, como autoridade e alteridade. Com especial atenção às questões de políticas públicas para a educação, avaliação da aprendizagem, metodologia de ensino e recursos didático-pedagógicos, norteou boa parte de sua carreira.

Informações coletadas do Lattes em 01/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

1997 - 2000

Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Orientador: Yara Maria Martins Nicolau Milan
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Tecnologias aplicadas a educação; Indústria cultural; Educação crítica; Sociedade Brasileira; Socialização dos códigos do saber culto. Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Educação média de formação geral; Formação permanente e outras atividades de ensino, inclusive educação à distância e educação especial; Educação média de formação técnica ou profissional.

Graduação

1977 - 1979

Universidade São Marcos

Formação complementar

1997 - 1997

Curso de Curta Duração. , .

1994 - 1994

Curso de Curta Duração. , Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, CEFET/SP, Brasil.

1989 - 1989

Curso de Curta Duração. , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

1988 - 1988

Extensão universitária. , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

1986 - 1986

Curso de Curta Duração. , .

1984 - 1984

Curso de Curta Duração. , .

1981 - 1981

Curso de Curta Duração. , .

1980 - 1980

Curso de Curta Duração. , .

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Participação em eventos

III Semana da Licenciatura em Física do CEFET-SP.Interciplinaridade e novas tecnologias. 2006. (Outra).

Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para Cidade Educadora. 2004. (Congresso).

Metodologia de Projetos. 2004. (Outra).

Buracos Negros. 2004. (Outra).

A Construção do Projeto Político Pedagógico. 2003. (Outra).

Divulgação Científica. 2003. (Outra).

Projeto Brasil Canadá - "Aprender Juntos". 2002. (Oficina).

Semana Cultural e Meio Ambiente. 2002. (Outra).

Currículo por Competência. 2002. (Outra).

Avaliação Processual para a Produção de Conhecimento. 2001. (Encontro).

I Seminário Nacional de CEFETs.Modelo de Interdisciplinaridade Escolar. 2000. (Seminário).

Competências e Habilidades para o Ensino Médio. 2000. (Encontro).

Semana de Planejamento Escolar. 2000. (Outra).

Seminário Novo Ensino Médio. 1999. (Seminário).

5º Seminário Interdisciplinar de Pesquisa.Temas Transversais na Perspectiva da Singnificação Identitária. 1999. (Seminário).

I International Congress on Communication and Education. 1998. (Congresso).

Encontro Regional de Educação Técnica.Prosa Moderna, Macunaíma de Mário de Andrade. 1989. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Sandra Pereira Falcão

GRILLO, M. A. M.; DEPLHINO, F. B. B.; BURITI, M.A.. Aspectos Motivacionais na Educação de Jovens e Adultos: Inter-relações no Ensino Médio. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada na Modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.

Aluno: Hilda Maria Martins Teixeira Eder

GRILLO, M. A. M.; TRINDADE, D.F.; FAGUNDES, M.B.. O Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação Científica. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada na Modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.

Aluno: Marli Maria da Luz Costa

GRILLO, M. A. M.; TRINDADE, D.F.; CARRIL, L.F.B.. Dificuldades de Ensino-Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada na Modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.

Orientou

Sandra Pereira Falcão

Aspectos Motivacionais na Educação de Jovens e Adultos: Inter-relações no Ensino Médio; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada na Modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo; Orientador: Marco Antonio Mangealardo Grillo;

Hilda Maria Martins Teixeira Eder

O Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação Científica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada na Modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo; Orientador: Marco Antonio Mangealardo Grillo;

Marli Maria da Luz Costa

Dificuldades de Ensino-Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada na Modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo; Orientador: Marco Antonio Mangealardo Grillo;

Mariana Stepanovitch Suzarte e Priscila Cristina Medeiros

Turismo Educacional como Elemento de Alfabetização e Formação da Cidadania; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Turismo e Hospitalidade) - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo; Orientador: Marco Antonio Mangealardo Grillo;

Produções bibliográficas

  • GRILLO, M. A. M. . 5º Seminário Interdisciplinar de Pesquisa. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

GRILLO, M. A. M. . Projeto de Pesquisa Interdisciplinar. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Pesquisa).

GRILLO, M. A. M. . "Semana Cultural e Meio Ambiente". 2002 (Semana de Atividades Culturais) .

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2008

    EJA-Primeiro Segmento: princípios e delimitações, Descrição: Trata-se de uma proposta de projeto dirigido ao primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos que contempla propósitos e recursos implicados à definição de objetivos educacionais, condições pontuais de ensino e metodologia de avaliação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marco Antonio Mangealardo Grillo - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. , Rua Pedro Vicente, 625, Canindé, 01109-010 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 27637500, URL da Homepage:

Experiência profissional

1985 - 1987

SENAI Suiço-Brasileira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Português, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Português com atuação no curso técnico regular.

1983 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador da Área de Códigos e Linguagens, de 01/09/1998 a 31/01/1999. Revisor e aplicador de provas referentes a concurso de alunos, em 1998.

1980 - 1985

Senai Mariano Ferraz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Português, Carga horária: 24

Outras informações:
Professor de Português na aplicação e desenvolvimento de conteúdos para turmas de alunos aprendizes, com equivalência às quatro últimas séries do ensino fundamental.