Shirley Vilhalva

Shirley Vilhalva (Kuñã Rory) é pedagoga, indígena surda e escritora. Possui graduação em Pedagogia pela FUCMAT atual UCDB , mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora e pesquisadora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com atuação nas áreas de Educação, Linguística Aplicada e Estudos Surdos. Desenvolve pesquisas interinstitucionais em temáticas como Língua Brasileira de Sinais (Libras), Línguas Indígenas de Sinais (LIS) e Ictiolinguística em Línguas de Sinais no Bioparque Pantanal em parceria com UFMS, com foco na educação de surdos indígenas, políticas linguísticas, acessibilidade e valorização de saberes ancestrais. Atua como professora multicursos pela FAED/UFMS e colaboradora voluntária em projetos da UNINTESE e da FENEIS Nacional. Com mais de 40 anos de trajetória dedicados à educação de surdos e indígenas surdos, suas contribuições se estendem também aos campos da cultura, tecnologia e reconhecimento das identidades linguísticas e étnicas. Pesquisadora participante convidada pela Pesquisadora responsável Ivani Rodrigues da Silva do Centro de Ciência para o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para a Educação Bilíngue de Surdos - CCD-TAEBS (Fapesp-processo 2024-01130-0), por meio do qual vem desenvolvendo subsídios para políticas públicas e de línguas para a educação de surdos.

Informações coletadas do Lattes em 17/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada

2019 - 2024

Universidade Estadual de Campinas
Título: OBJETOS DIGITAIS E MULTILETRAMENTOS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NA EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS SURDOS: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES
Dayane Celestino Almeida. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.

Mestrado em Lingüística

2007 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Mapeamento das línguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades linguísticas indígenas de Mato Grosso do Sul
, Ano de Obtenção: 2009.Ronice Muller de Quadros.Coorientador: Gilvan Muller de Oliveira. Palavras-chave: Indios Surdos; línguas de sinais emergentes; etnia guarani: kaiowa, ñandeva e Mbya; escolas indígenas; LIBRAS.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação; Outros Setores.

Especialização em Tradução, Interpretação e Docência da Libras - modalidade Lato Sensu 2019

2017 - 2019

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: História da Unintese: A formação de docentes, tradutor e interpretes Ciborgues em Educação Bilingues de Surdos e Surdoscegos.
Orientador: Mônica Felipin Vincensi

Especialização em Pós Graduação(Lato Senso) Metodologia do Ensino Su

1992 - 1993

Faculdades Intergradas de Fatima do Sul
Título: Não era obrigatório no período

Graduação em Pedagogia

1988 - 1990

FUCMAT atual UCDB

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em Curso de Extensão para Formação de Professores Indígenas em LSI. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em VI CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em 2ª SEMANA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE DA FAED/UFMS: INTEGRAÇÃO ENSINO. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Minicurso: O uso de aplicativos no processo de alfabetização de crianças do. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2021 - 2021

Letras Libras. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2021 - 2021

Escola Digital: Curadoria de Objetos Digitais de Aprendizagem. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Curso de Formação em TICs. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em EaD UFMS. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Letras. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em INGLÊS INSTRUMENTAL. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

2020 - 2020

curso de capacitação Curso de Formação em TICs. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Formação Inicial em Recursos Educacionais Aberto. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Pedagogia/FAED. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em EaD UFMS. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2018 - 2019

Extensão universitária em Pedagogia/FAED. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Pedagogia/FAED. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2017 - 2017

Libras para Criança. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

1995 - 1995

Diretores de Escolas Estaduais. (Carga horária: 40h). , Escola de Formação de Servidor Publico de MS, ESP, Brasil.

1993 - 1993

Metodologia do ensino Superior. (Carga horária: 368h). , Faculdades Integradas de Fátima do Sul, FIFS, Brasil.

1991 - 1991

Filosofia da Comunicação Total. (Carga horária: 40h). , Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.

1991 - 1991

Curso Assistencia Pedagógica aos Professores e técnicos do CEADA. (Carga horária: 50h). , CEADA, CEADA, Brasil.

1987 - 1989

Extensão universitária em Pedagogia/Orientação educacional - 1º e 2º grau. , Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso, FUCMAT, Brasil.

1988 - 1988

metodo freinet. (Carga horária: 20h). , faculdade dom aquino de filosofia, ciências e letras, FDAFCL, Brasil.

1987 - 1987

Música, fator de educação e cultura. (Carga horária: 20h). , Conservatório Matogrossense de Musica, CMT, Brasil.

1986 - 1986

Espanhol. (Carga horária: 60h). , Cultura Hispanoamericana, CH, Brasil.

1986 - 1986

Espanhol. (Carga horária: 60h). , Cultura Hispanoamericana, CHA, Brasil.

1985 - 1985

Espanhol. (Carga horária: 60h). , Cultura Hispanoamericana, CH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Guarani

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.

Organização de eventos

VILHALVA, Shirley ; REIS, R. C. . Encontros para criação de materiais de Libras. 2022. (Outro).

SANTOS, M. A. L. ; VILHALVA, Shirley . III Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma outra base é possível. 2020. (Outro).

VILHALVA, Shirley . I I Congresso Internacional da REDSurdos - Cerimonial. 2020. (Congresso).

VILHALVA, Shirley . 4° Encontro de famílias bilíngues e amigos de Surdos de Mato Grosso do Sul. 2018. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Lingua de sinais para a escrita da língua portuguesa. 2017. (Outro).

VILHALVA, Shirley . I Encontro dos Surdos Terena. 2017. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Setembro azul UFMS: " A visibilidade do surdo na sociedade". 2017. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Feira Cultural Setembro azul - Estudo de Libras. 2017. .

VILHALVA, Shirley . Arte Surda. 2015. (Outro).

VILHALVA, Shirley . As experiências da educação de surdos e ensino de lingua na Finlândia. 2014. (Outro).

VILHALVA, Shirley ; Eudalia Vieira ; Cicera Celma Cosmo de Arruda . II Encontro de Famílias Bilíngues e Amigos de Surdos deMato Grosso do Sul `11 a 13 de abril 2013.. 2013. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Oficina Libras para Criança - UNINTESE - Karin Strobel. 2013. (Outro).

VILHALVA, Shirley . 2º encontro de familia bilíngue e amigos surdos de Mato Grosso do Sul. 2013. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Oficina Literatura Surda. 2013. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Oficina Direitos Linguísticos e a educação de surdos. 2013. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Oficina Surdocegueira - Campo Grande. 2012. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Oficina Surdocegueira - Dourados. 2012. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Oficina Surdocegueira - Dourados. 2012. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Oficina Surdocegueira - Campo Grande. 2012. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Oficina Surdocegueira - Corumbá. 2012. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Oficina Surdocegueira - Dourados. 2012. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Oficina Surdocegueira - Corumbá. 2012. (Outro).

VILHALVA, Shirley . I Ciclo de Palestras - Conhecendo as diferenças na escola:Surdos, Surdocegos, Intérpretes e Guia Intérpretes de mãos dadas com profissionais e as famílias - 25/08 a 29.09.2011. 2011. (Outro).

VILHALVA, Shirley . I Encontro de Educação de Surdos de MS - FENEIS SP. 2011. (Congresso).

VILHALVA, Shirley . I Encontro de Educação de Surdo de MS. 2011. (Outro).

VILHALVA, Shirley . 1º Encontro Estadual de Surdos de São Paulo. 2006. (Outro).

VILHALVA, Shirley . 1° Reunião Extraordinária da pessoa portadora de deficiencia. 2006. (Outro).

VILHALVA, Shirley . II Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano. 2005. (Congresso).

VILHALVA, Shirley . IV Congresso Brasileiro de Leite Humano e Aleitamento Materno. 2005. (Congresso).

VILHALVA, Shirley . I Jornada Pedagógica de Campo Grande. 2004. (Outro).

VILHALVA, Shirley . I Encontro do Curso Libras em Contexto do UFMS. 2004. (Outro).

VILHALVA, Shirley . I Seminário de Libras. 2000. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Em tempos de Comunicação. 2000. (Outro).

VILHALVA, Shirley . Encontros IBERO-AMERICANO de portadores de deficiência. 1992. (Outro).

VILHALVA, Shirley . 1° Seminário "Comunicação Total". 1992. (Outro).

VILHALVA, Shirley . I Encontro de Surdos Sul Matogrossense. 1988. (Outro).

VILHALVA, Shirley . I congresso Brasileiro de Surdos - Comissão de Apoio. 1988. (Congresso).

Participação em eventos

Braslind: O português como língua indígena no Brasil. 2025. (Encontro).

Braslind: O português como língua indígena no Brasil. 2025. (Encontro).

Como escrever seu TCC, dissertação ou tese, em uma semana, usando IA: entre a ética e a moral.. 2025. (Outra).

Comunicação Não Violenta: Respeito e Diálogo na Avaliação". 2025. (Outra).

Curso de Criação Audiovisual para Surdos. 2025. (Oficina).

Palestra ?Respeito nos Comentários? - Pró-reitoria Gestão - UFMS. 2025. (Outra).

Abril Línguas Indígenas organizado pelo Grupo de Trabalho Nacional da Década Internacional das Línguas Indígenas (DILI 2022-2032). 2024. (Outra).

Congresso de Pesquisas em Línguas de Sinais -COPELS. 2024. (Congresso).

Desarrollada por Redipe- REDSURDOS, en el marco del XVII CONGRESO CIPED REDIPE 2024,. 2024. (Congresso).

I Encontro Nacional de Pesquisadores de Línguas Indígenas de Sinais. 2024. (Encontro).

III Congresso Internacional da REDSurdos. 2024. (Congresso).

I Seminário Nacional de Políticas Afirmativas na Pós-Graduação em Educação - Marco Zero,. 2024. (Seminário).

IX Seminário da AESOS: Narrativa Surdas e UNEB Campus II.Confluência Interseccionais entre estudos surdos, raças e gêneros.. 2024. (Seminário).

IX Seminário da AESOS: Narrativa Surdas e UNEB Campus II.Diálogos em Narrativas surdas múltiplas: surda, mulher, indígena.. 2024. (Seminário).

Minicurso tem como objetivo aprimorar a prática de filmagem em Libras,. 2024. (Outra).

SARAU DA ACESSIBILIDADE - Coordenação Felipe Sampaio. 2024. (Oficina).

Semana Pedagógica para os Professores e Coordenadores de Cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu - 2024 4. 2024. (Outra).

VII Encontro Nacional de Arqueologia do MuArq / UFMS: Trilha e Arte Rupestre em debate. 2024. (Encontro).

XVII CONGRESO CIPED REDIPE 2024 - CUBA. 2024. (Congresso).

"12º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar e 2º Simpósio Internacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar",.Certificamos que SHIRLEY VILHALVA (CPF nº 294.757.751-53) participou da Ação de Extensão "12º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar e 2º Simpósio Internacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar",.. 2023. (Encontro).

A importância do estudo linguístico das línguas indígenas de sinais. 2023. (Outra).

AULÃO ACADÊMICO EM LIBRAS: LÍNGUAS INDÍGENAS DE SINAIS BRASILEIRA. 2023. (Outra).

Desafios da escolarização e atendimento de saúde de indígenas surdos. 2023. (Simpósio).

Escolarização e atendimento de indígenas surdos. 2023. (Seminário).

I Seminário Nacional de Línguas Indígenas de Sinais SENLIS.Abertura - Línguas Indígenas de Sinais no LIS. 2023. (Seminário).

I Seminário Nacional de Línguas Indígenas de Sinais-SENLIS.Acessibilidade Linguística no Bioparque Pantanal: Sinalário e Percurso dos Aquários em Línguas de Sinais: Língua Brasileira de Sinais, Língua Americana de Sinais, Sinais Internacionais e Línguas Indígenas de Sinais (Libras/ASL/SI/LSI). 2023. (Seminário).

Shirley Vilhalva. 2023. (Seminário).

Treinamento ?Fontes de Informação on-line em Estudos da Linguagem? do Programa de Capacitação de Usuários em Informação Científica. 2023. (Outra).

VII Seminário Regional Diálogos Interculturais, Currículo e Educação de Fronteira Étnico-Racial: Por uma Pedagogia Decolonial e V Semana da Consciência Negra: vinte anos da Lei 10.639/2003. 2023. (Seminário).

13º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, realizado 06 de novembro de 2022 a 11 de novembro de 2022, em formato híbrido.. 2022. (Congresso).

2ª SEMANA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE DA FAED/UFMS: INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2022. (Outra).

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS. 2022. (Outra).

American Deaf Culture - Programa de Curso Integrado COURSERA.Atividades para completar o American Deaf Culture - Programa de Curso Integrado COURSERA. 2022. (Outra).

Congresso Digital da Faculdade Uníntese. 2022. (Congresso).

Evento Acadêmico Internacional XI Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia. 2022. (Encontro).

Jornada de Mobilização da Década Internacional das Línguas Indígenas - 01 de junho de 2022.. 2022. (Outra).

Jornada de Mobilização da Década Internacional das Línguas Indígenas realizado de 18/04/2022 a 23/04/2022. 2022. (Outra).

Live #30, "Surdocegueira: empírica e científica", realizada em 29 de abril de 2022, virtualmente, pela plataforma Youtube, no Canal Libras em Prática - Projeto "Dialog(ando) com a Biblioteca!", contabilizando carga horária total de 02 horas.. 2022. (Outra).

No Nosso Balaio Tem Reflexões/ Patrimônio Imaterial: Desafio e Perspectiva - 2022. 2022. (Outra).

Oficina - Curso Básico de Redação Científica (Gilson Volpato). 2022. (Oficina).

Palestra: A formação e atuação de TILS indígenas. 2022. (Outra).

Palestra: Fonoaudiologia Bilíngue: novos olhares para a pessoa surda. 2022. (Outra).

XV SPLin 2022 - As várias línguas no Brasil. 2022. (Outra).

XV SPLin 2022 - As várias línguas no Brasil.. 2022. (Outra).

19ª Semana Nacional de Museus - MCDB. 2021. (Outra).

1º Encontro Estadual de Professores de Libras para os surdos e ouvintes. 2021. (Encontro).

1º Encontro Nacional sobre Formação de Professores Surdos. 2021. (Encontro).

3º Seminário Multiletramentos, Hipermídia e Ensino (Homenagem aos 100 anos de Paulo Freire) - UNICAMP. 2021. (Seminário).

A Arte e Cultura Surda além do espetáculo das emoções.. 2021. (Seminário).

Banca de Defesa de Mestrado de Rodrigo Augusto Ferreira, intitulada ?Ensino de Libras com Gêneros Discursivos Autênticos do Letramento Crítico na Formação de Professores?. 2021. (Outra).

Bate papo: Políticas de Ações Afirmativas no Campo da Pesquisa. 2021. (Outra).

colóquio: Surdos na Universidade: diálogos entre teoria e prática. 2021. (Outra).

Congresso Internacional Freire e Vigotski: educação pública emancipatória. 2021. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: o currículo da educação básica e do ensino superior. 2021. (Congresso).

I Encontro Nacional de Professores de Surdos. 2021. (Encontro).

II Encontro de Linguagens do IFMS. 2021. (Encontro).

Lei da Libras: Lutas e Conquistas. 2021. (Seminário).

Live Comemorativa ao Mês de Aniversário do Dia da Libras. 2021. (Outra).

Mesa-redonda Escolarização de estudantes com Deficiência Auditiva e Surdez: desafios e possibilidades no I Ciclo Napnes. 2021. (Outra).

Paulo Freire 100 anos!. 2021. (Outra).

Programa Conversas DaHora, organizado pelo Prof. Dr. Dermeval da Hora/PPGL. 2021. (Outra).

Projeto Dialogando com a Biblioteca. 2021. (Outra).

Seminário de Educação Bilíngue de Surdos. 2021. (Seminário).

TECNOIF - O EMPREENDEDORISMO E A CULTURA INDÍGENA DA ALDEIA LALIMA. 2021. (Outra).

V Semana Integrada da EaD/UFGD - ?A educação em tempos de pandemia : direitos humanos , vulnerabilidades e possibilidades. 2021. (Simpósio).

?Conversas com a Pós Graduação? - Metodologias ativas Educação 4. 2020. (Outra).

?Conversas com a Pós Graduação? - Metodologias ativas Educação 4 0. 2020. (Outra).

"Live 2 - Atendimento Pedagógico em Ambiente Hospitalar: Um espaço de Aprendizagem e de Humanização". 2020. (Outra).

1º Aprender a Ver a Língua de Sinais. 2020. (Encontro).

1º Aprender a Ver a Língua de Sinais - Estudos sobre a Libras. 2020. (Outra).

3º SEREAD - Seminário Regional de Educação a Distância. 2020. (Seminário).

Ciclo de Palestras, da ação de extensão "Seminário Internacional On-line da UFMS". 2020. (Seminário).

CIRCUITO DE PALESTRAS: CONVERSA COM TILS. 2020. (Outra).

Defesa da tese intitulada: O protagonismo da pessoa surda do ponto de vista do desenvolvimento local. 2020. (Outra).

evento online: Psicologia Bilíngue - Experiências práticas, no período de 25/08/2020. 2020. (Outra).

Evento online: Psicologia Bilíngue - Experiências práticas, no período de 25/08/2020. 2020. (Outra).

Experiências de educação bilíngue para surdos: sentidos, movimentos e possibilidades. 2020. (Outra).

I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS. 2020. (Congresso).

III CICLO DE ESTUDOS E EXPERIÊNCIAS SURDAS, sobre POR DENTRO DA HISTÓRIA DA ASNAT: GESTÃO 2010 A 2015: UM PROJETO DE LUTA E SUA CONQUISTA SOCIAL. 2020. (Outra).

III CICLO DE ESTUDOS E EXPERIÊNCIAS SURDAS: Ler e escrever é importante - Nelson Pimenta. 2020. (Outra).

Live 2 - Atendimento Pedagógico em Ambiente Hospitalar: Um espaço de Aprendizagem e de Humanização. 2020. (Outra).

Live 3 - Tecnologias digitais e intencionalidade pedagógica no planejamento didático". 2020. (Outra).

Live 5 - Surdocegueira ação de extensão UFMS FAED. 2020. (Outra).

Seminário Internacional On-line da UFMS. 2020. (Seminário).

Webinar Epistemologia dos Estudos Surdos nos Entre Lugares da Amazônia. 2020. (Seminário).

XIV Colóquio de Surdos ?Fazeresdos Surdos: novas práticas, novas visibilidades?. 2020. (Outra).

Ação de Extensão "Seminários Temáticos em Educação Especial. 2019. (Seminário).

Educação de Surdos do Paraguai e Língua de Sinais Paraguaia - LSPy. 2019. (Outra).

I Workshop de Açoes de Inclusão do IFMS - 4/9/2019. 2019. (Outra).

Oficina Língua de Sinais Paraguaia - LSPy 2019. 2019. (Oficina).

Palestra Educação Bilíngue de Surdo com Prof. André Reichert. 2019. (Outra).

Projeto Literatura em Libras na Educação Infantil da Rede Municipal.Atividades didáticas, reuniões de organização das provas e rodas de conversa. 2019. (Outra).

SBPC - UFMS - 2019 Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Projeto MALIES. 2019. (Outra).

?PALESTRA: ESTUDOS DA LIBRAS: A GRANDEZA DAS CONFIGURAÇÕES DE MÃO. 2018. (Outra).

1° Curso de Formação em Praticas Pedagógica Inovadoras na Educação Superior da UFMS. 2018. (Outra).

3° Curso de formação inicial de Professores para ensino superior da UFMS. 2018. (Outra).

Dialogos sobre os direitos conquistados pelos surdos no filme E seu nome é Jonas e na sociedade contemporânea. 2018. (Outra).

Estudantes surdos sem linguas sem poder. 2018. (Outra).

I Ciclo de Palestras sobre Línguas de Sinais. 2018. (Outra).

III Encontro Nacional dos professores de LIBRAS na educação superior.Orientação da elaboração do projeto de extensão, edital e afins. 2018. (Encontro).

III ENPLES - Encontro Nacional de Professores de Libras no Ensino Superior. 2018. (Encontro).

III SEMPRE LIBRAS. 2018. (Seminário).

II Semana de Letras-Libras UFRR. 2018. (Outra).

IV Encontro Nacional dos surdos - VI ENPAS. 2018. (Encontro).

metodologia do Ensino da LIBRAS para ouvintes - L2.Capacitação Lato Sensu em Lingua Brasileira de Sinais-Tradução, Interpretação e Docência da LIBRAS. 2018. (Oficina).

Os surdos e os direitos educacionais conquistados. 2018. (Outra).

Pós Graduação.Como ativar o novo olhar para a BNCC, aluno surdo e suas especificidades?. 2018. (Outra).

Projeto de Extensão: Seminários Temáticos 1 em Educação Especial:. 2018. (Seminário).

Projeto de Extensão: Seminários Temáticos 2 em Educação Especial:. 2018. (Seminário).

Reunião do GT.encarregado de finalizar o projeto de mestrado para surdo pela Rede de pesquisadores em Libras, arte, curltura e educação de surdos. 2018. (Outra).

Feira Cultural no Evento Setembro Azul UFMS. 2017. (Feira).

Feira Cultural Setembro azul - Estudo de Libras. 2017. (Feira).

I Encontro Surdos Terena. 2017. (Encontro).

III Encontro Nacional Espirita de Surdos e Ouvintes. 2017. (Encontro).

II Semana Pedagógica: Saúde Mental e Inclusão em Contexto Universitário.Inclusão e Sala de Aula. 2017. (Oficina).

II Simpósio UFBAZUL.Comunidades Indigenas Surdas e Diversas Liguistico-Cultural. 2017. (Simpósio).

I Seminário do Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais.Debate: Perguntas e Respostas. 2017. (Seminário).

Lingua de sinais para a escrita da língua portuguesa. 2017. (Oficina).

Livro o Despertar. 2017. (Seminário).

Palestra Comemorativa ao Dia do Surdo: História de vida, cultura e identidade. 2017. (Outra).

Palestra Tradutores Interpretes de Libras/Portugues: Tensões e Negociações. 2017. (Encontro).

Seminario do Inventario de Cultura e Eventos. 2017. (Seminário).

Setembro Azul - (Representando FABAS). 2017. (Outra).

Setembro Azul - ACP - Respresentante do FABAS. 2017. (Outra).

1 Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística e Lingua de Sinais. 2016. (Congresso).

3º Encontro de Famílias Bilíngue e Amigos Surdos do MS. 2016. (Encontro).

4ª Conferencia Nacional de Políticas para Mulheres. 2016. (Outra).

5º Congresso Nacional de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).

Curso de Atendimento à Pessoa com Deficiencia Reitoria IFMS.Surdos falantes e sinalizantes: Zona de conforto e Confronto. 2016. (Outra).

Defesa de dissertação Nayara da Silva Cesário Martins - Os desafios e as possibilidades do trabalho docente para o ensino aprendizado do aluno surdo na universidade. 2016. (Outra).

Festival.Festival Brasileiro de Cultura Surda. 2016. (Outra).

Fórum Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos.Mulherea e Políticas Afirmativas. 2016. (Seminário).

I Seminário Internacional de Educação do Campo UFU.Indio Surdo: As comunidades Linguísticas Indigenas do Mato Grosso do Sul. 2016. (Seminário).

Setembro Azul - Surdos: Políticas Públicas e Liderança. 2016. (Outra).

VI Semana Pedagogica do INES.Diversidade Cultural e Ser Surdo. 2016. (Simpósio).

V Setembro Azul.Familia de surdos: Ações afirmativas para pessoas surdas no processo de escolarização. 2016. (Oficina).

III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão.Política da inteligência: sem língua não há poder. 2015. (Outra).

III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão.Os direitos do povo Surdo: diversidade e vulnerabilidade linguística. 2015. (Outra).

Lançamento de Livro"Interprete Educacional" Neiva de Aquino Albres. 2015. (Outra).

Oficina Metodologia da Libras como L1 para Surdos - UNINTESE.Metodologia da Libras como L1 para Surdos. 2015. (Oficina).

1º Encontro sobre inclusão na educação superior na Universidade Federal de Mato Grosso do SUl. 2014. (Encontro).

I Encontro Nacional dos NAAH/S e III Encontro dos Estudantes do NAAH/S- MS. 2014. (Encontro).

I Encontro sobre inclusão na educação superior na Universidade Federal de Mato Grosso do SUl. 2014. (Encontro).

1º Encontro de Família Bilíngue do Municipio de Miranda. 2013. (Encontro).

II Conferencia Intermunicipal de Educação Polo Campo Grande - MS13/06/2013. 2013. (Outra).

II Seminário a Interação da pessoa surda no mundo contemporâneo - Educação Bilíngue: o surdo no caminho da inclusão. 2013. (Seminário).

Oficina Arte Surda - IV Seminário caminhos para a inclusão: educação bilíngue, a luta da comunidade surda br brasileira. 2013. (Oficina).

O que é literatura indígena?. 2013. (Outra).

Programa de Educação Continuada do Portal Educação.Pós - graduação em Libras. 2013. (Outra).

Seminario do Livro Branco da Tecnologia Assistiva: Desafios e Propostas. 2013. (Seminário).

VIII Fórum Estadual de Educação de Surdos FEES 28 de junho 2013..Formação de Professores: Curriculo e Aprendizagem na Educação de Surdos. 2013. (Outra).

3º Conferencia Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiencia de Mato Grosso do Sul. 2012. (Seminário).

4º Encontro dos Profissionais Tradutores/Intérpretes de Lingua Brasileira de Sinais Rio de Janeiro. 2012. (Encontro).

Festival Brasileiro de Cultura Surda. 2012. (Outra).

III Conferencia Estadual dos Direitos da PcD de MS, 9 e 10 agosto 2012 - 20 horas - CON SEP. 2012. (Outra).

III Conferencia Nacional dos Direitos das Pessoa com Deficiencia.Delegada. 2012. (Outra).

II Simpósio Estadual de Educação Patrimonial. 31 de agosto 2012. 10 horas.. 2012. (Simpósio).

IV EPILRJ - IV Encontro dos Prof. Tradutores / Interpretes de Libras do RJ..Lançamento do livro Indio Surdo. 2012. (Encontro).

Palestra: Aimportancia da Libras na Comunicação - 9 de maio 2012 - 4 horas FIC/FAVA.Palestra: Aimportancia da Libras na Comunicação. 2012. (Outra).

Reunião de trabalho - Primeiros Passos para Construção do Curso de Pedagogia Bilíngue a Distancia, 22 e 23 de março de 2012, 16 horas.Participante da Reunião de Trabalho: Pedagogia Bilingue.. 2012. (Outra).

Seminario Regional de Inclusão Educacional da Pessoa Surda e Surdocega - Aruja 11 a 13 de maio de 2012 30 horas.Língua de Sinais: A escola cria ou não o o preconceito linguístico?. 2012. (Seminário).

Seminário Regional de Inclusão Educacional da pessoa Surdo e Surdocega. 2012. (Seminário).

V Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão - 19 a 21 setembro 2012. O fim do isolamento do índio surdo.. 2012. (Congresso).

VI Encontro nacional de Estudante do Letras Libras - ENELL : Professores e ILS em formação: Quais mudanças? 7 a 9 de setembro 2012.Elaboraçao de Projetos Cientificos para Surdos. 2012. (Encontro).

VI Seminario de Educaçao de Caarapo - 24 de julho 2012.A Politica da Educação frente a Educação Inclusiva. 2012. (Seminário).

" Educação Surda, um novo olhar" - Pólo de Apoio Presencial Centro de Ensino Inter@ção - 14.03.2011 Campo Grande MS." Educação Surda, um novo olhar". 2011. (Outra).

A importancia do INES para comunidade Surda do Brasil 1.9.2011 no MCDB. 2011. (Encontro).

Convenção da ONU sobre Direitos das PcD.Convenção da ONU sobre Direitos das PcD. 2011. (Outra).

Cultura Surda Cultura Indigena.Cultura Surda e indigena -. 2011. (Outra).

Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Libras 23 de julho de 2011.Família Bilíngue e Educação de Surdos. 2011. (Outra).

I Ciclo de Oficinas Pedagógicas para Professores da Rede Municipal de Ensino de Dourados - A Pratica de Hoje Projetando o Amanhã. SEMED 26 e 27 de julho de 2011..Educação Bilíngue e AEE para Surdos. 2011. (Oficina).

I Ciclo de Palestras - Conhecendo as diferenças na escola:Surdos, Surdocegos, Intérpretes e Guia Intérpretes de mãos dadas com profissionais e as famílias - 29.09.2011.Escola Bilingue para todos: Estudantes Surdos,a Libras, a Língua Portuguesa e as Línguas Estrangeiras.. 2011. (Simpósio).

I Encontro de Famílias Bilíngues em Jardim - MS 20.09.2011.Famílias Bilíngues Indígenas e Não Indígenas. 2011. (Encontro).

II CONFELIBRAS - Conferência de Libras do Vale do Ivinhema - 16.11.2011 - Nova Andradina - MS.Uma visão Transdisciplinar sobre a Questão do Surdo na Contemporaneidade.. 2011. (Encontro).

II Encontro de Famílias Bilíngues de Educandos Surdos das Escolas Públicas de Campo Grande - MS - 19/10/2011. 2011. (Encontro).

II Semana do Indio na OAB/MS 26 a 28 de abril de 2011. 2011. (Encontro).

Inclusão Social bilingue dos surdos.Inclusão Social bilingue dos surdos. 2011. (Outra).

I Seminário Estadual de Acessibilidade em Museus e Instituições Culturais/RJ 16/09/2011.Libras e Lazer no Museu. 2011. (Simpósio).

IV Seminário do Curso Técnico de Tradutores/Intérpretes de Libras.Convenção Artigo24 e 30(Vídeo). 2011. (Seminário).

Oficina: Metodologia de Ensino de Libras como L1 - Feneis SP 11/12/2012.Metodologia de Ensino de Libras como L1. 2011. (Oficina).

Oficina de Famílias Bilíngues dos Alunos do CEADA - 15/03/2011.Família Bilíngues - Como nos tornamos uma família bilíngue - conteudo diversos em textos e arquivos.. 2011. (Oficina).

Oficina de Famílias Bilingues dos Alunos do CEADA - 15.03.2011."Irmão de Surdos". 2011. (Oficina).

Oficina de Metodologia de Ensino de Libras como L1 - 5 horas.Metodologia de Ensino de Libras como L1. 2011. (Oficina).

Seminario Regional de Inclusão Educacional da Pessoa Surda e Surdocega -Mogi dass Cruzes30 horas 30 setembro a 2 se setembro de 2011.Palestra sobre Surdo e a Língua de Sinais. 2011. (Seminário).

Sinais Indigenas.Sobre sinais indicando indio. 2011. (Outra).

V Encontro de Formaçao de Tutores e Monitores do Curso em letras Libras, 8/8/2011.Projeto pedagógico do Curso Letras libras. 2011. (Encontro).

V Encontro de Formaçao de Tutores e Monitores do Curso em letras Libras, 8 a 10/8/2011.Coordenaçao de Sistema de Acompanhamento ao Estudante Letras Libras. 2011. (Encontro).

V Encontro de Formação para Tutores do Curso de Bacharelado em Letras Libras - UFSC - 08 a 10/08/2011.Coordenação de sistema de Acompanhemento dos Estudantes co Curso Letras Libras - UFSC. 2011. (Encontro).

V Encontro Nacional de Estudantes de Letras Libras - V ENELL.Formação de novos tutores surdos - Coordenação SAE Letras Libras - UFSC. 2011. (Encontro).

V Encontro Nacional dos Estudantes de Letras Libras - V ENELL 4 a 6 nov 2011.Índio Surdo: Educação e as Línguas de Sinais. 2011. (Oficina).

VI Seminario do Programa de Educaçao Inclusiva: Direito ã diversidade, 19 a 23 de setembro, 2011.Metodologia de Ensino de Libras como L1 e L2 para professores do AEE. 2011. (Oficina).

2ª Reunião Extraordinária do CONADE - 08 e 09/11. 2010. (Outra).

2º Seminário da Diversidade bilíngue - em busca de caminhos: Inclusão e bilinguismo. 2010. (Seminário).

5th Deaf Academics And Researchers Conference 2010 - 21 a 24;11;20101. 2010. (Congresso).

67ª Reunião Ordinaria do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiencia - CONADE - Conselheira suplente 23 a 26.02.2010.Participante na Comissão C.A.N. 2010. (Outra).

68ª Reunião Ordinaria do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiencia - CONADE - Conselheira suplente 28 a 30 de abril de 2010.Representação da Comunidade surda pela Feneis no Conade. 2010. (Outra).

Audiencia Pública sobre Acessibilidade, 10 de junho de 2010.Palestrante na Audiencia Pública sobre Acessibilidade. 2010. (Seminário).

Capacitação em Lingua Portuguesa de Sinais para alunos Surdos. 2010. (Oficina).

Colação de Grau da Turma Letras Libras 2006 - Pólo UFBA na Reitoria da UFBA.Professora Homenageada: Shirley Vilhalva. 2010. (Outra).

Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência ? avanços, desafios e participações da sociedade civil. 2010. (Outra).

I Encontro de Surdos de Dourados - 17/09/2010 - UEMS - 4 hs.Língua de Sinais Brasileira: Nossa Língua, Nossa Nação.. 2010. (Encontro).

II Encontro Estadual da APILSBESP - Avança e novos desafios - 19 e 20/11/2010.Formação de Intérprete Educacional. 2010. (Encontro).

II Encontro Estadual da APILSBESP - Avança e novos desafios - 19 e 20/11/2011.Oficina: Surdos falantes e sinalizantes: Zona de conforto e confronto - CH 8 horas. 2010. (Oficina).

III Semana de Libras: Formação de Multiplicadores - UCS - 12.11.2010. 2010. (Encontro).

I Oficina de Libras e Metodologias para professores atuarem em sala de recursos - CG 13 a 20/04/2009 - 80 horas.. 2010. (Oficina).

I Seminário Regional de Bilinguísmo, Discurso e Política Linguística - FACALE/UFGD 27 e 29 de julho de 2010. 2010. (Seminário).

IV Encontro Nacional de Conselhos de Direitos de Pessoas com Deficiência - 11 a 13/11/2010. 2010. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Estudantes de Letras Libras - Fortaleza 20 a 23 de Julho 2010 - 40 hs.Acessibilidade de Pessoas Surdas e com Deficiencia Auditiva em Concursos Públicos. 2010. (Encontro).

IX Congresso Internacional e XV Seminário Nacional do INES/ O Lugar do Conhecimento: Identidade, Sujeito e Subjetividade - 22 a 24 /09 de 2010, CH 24 horas.. Movimento Sociais dos Surdos. 2010. (Congresso).

IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade - 16/4/2010. 2010. (Outra).

IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade - 17/04/2010. 2010. (Outra).

IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade - 18/04/2010. 2010. (Outra).

Oficina Expressão Corporal e Facial em Língua de Sinais 16 horas 11 a 12 de dezembro -Rimar Romano. 2010. (Oficina).

Palestra: Educação de Surdos na Escola Estadual Amando de Oliveira - 30/09/2010 - Interprete André Aguirre.Palestra: Educação de Suirdos (para alunos Surdos e Ouvintes). 2010. (Outra).

Palestra: O Aluno com Surdez no Contexto Escolar e AEE para pessoas com surdez - 02.12.2010 SEMED Campo Grande - MS.O Aluno com Surdez no Contexto Escolar e AEE para pessoas com surdez. 2010. (Outra).

Palestra sobre Campanha Nacional de Acessibilidade - UCS - RS.Campanha Nacional de Acessibilidade - CONADE. 2010. (Seminário).

Reunião Extraordinária da comissão de Atos Normativos do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiencia, Brasilia/DF dias 07 a 09/06/2010..Representação como Conselheira Suplente da FENEIS na CAN - CONADE. 2010. (Outra).

Seminário: Quinze Anos dos Interpretes Educacionais de Libras em Mato Grosso do Sul - Camara Municipal de CG 25/09/2010.Gratulação por incansável luta no reconhecimento da. 2010. (Seminário).

1º Seminário de Educação de Surdos do estado de Mato Grosso.Perpectiva na Educação de surdos no Brasil. 2009. (Seminário).

2ª Reunião Extraordinária do CONADE - Secretaria Direitos Humano da Presidencia da Republica 8 a 9/11/2010.Representação da comunidade surda como Conselheira Suplente - FENEIS. 2009. (Outra).

2ª Reunião Extraordinaria do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiencia - CONADE.Conselheira - Feneis - CONADE. 2009. (Outra).

65ª Reunião Extraordinária - CONADE.Participação na Comissão do C.A.N. 2009. (Outra).

Audiencia Publica"Escola Especial: um direito de escolha - Assembleia Legislativa - Dia 7 de agosto de 2009. 2009. (Outra).

Formação de tutores e intérpretes do Curso Letras Libras a Distância. 2009. (Outra).

Formação de Tutores e Interpretes Letras libras a Distancia - Florianopolis SC 14 a 18 de dezembro de 2009.Tutoria - Coordenação SAE Letras Libras. 2009. (Outra).

I Encontro Nacional de Surdos Acadêmicos e Profissionais - 27/11 Feneis.O que faz o Acadêmico? Coordenadora do SAE Letras Libras. 2009. (Encontro).

I Encontro Nacional de Surdos Acadêmicos e Profissionais - 27/11 Feneis. 2009. (Encontro).

III Enell - Encontro Nacional de Estudantes de Letras/Libras. 2009. (Encontro).

II Seminário da Educação inclusiva do COMDE - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com deficiencia. Joinville 13 e 14/10/2009."O direito linguístico do Surdo e Deficiente auditivo no contexto familiar, social e escolar".. 2009. (Seminário).

IV Encontro de Formação Continuada de Letras Libras. 2009. (Encontro).

Seminario Poder Judiciario e Acessibilidade: Novo Paradigma de Inclusão da Pessoa com Deficiencia, Supremo Tribunal Federal em 2.12.2009. 2009. (Seminário).

VII Seminário de Comunicação Assistiva - LIBRAS e BRAILLE - Intérpretes e Brailista: Profissionais da Inclusão - PUCMINAS. 20/10/2009.O Surdo e o Interprete. 2009. (Seminário).

VII Seminário de Comunicação Assistiva - Libras e Braille - intérpretes e Brailistas: Profissionais da Inclusão. 20/. 2009. (Seminário).

A Prática da Interpretação - Experiência da Interpretação no The Jesus Filme Project, 25.08.2008 - UFSC. 2008. (Outra).

Curso de dois Créditos "Ensino Língua de Sinais" com Ella Lentz. 2008. (Outra).

I Congresso Nacional de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Língua de Sinais - UFSC - 9 e 10.10.2008. 2008. (Congresso).

I Encontro Indio Surdo e sua Língua de Sinais - 13 e 14 de junho 2008.Língua de Sinais que existe no Brasil. 2008. (Encontro).

II Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiências.Educação e Trabalho. 2008. (Outra).

II Convención Sudamericana de Personas Sorda - Ecuador Outubre 2008. 2008. (Outra).

II Encontro Nacinal do Curso de Letras/Libras - FIRJAN. 2008. (Encontro).

I Seminário de Educação e Estudos Surdos.Língua de Sinais: Processo de aprendizagem como segunda língua. 2008. (Seminário).

I Seminário de Inclusão no Ensino Superior: Acesso e permanência"."Acesso, Permanência e Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior". 2008. (Seminário).

I Seminário Nacional de Turismo para Pessoas com Deficiências - ACIC, 8 de dezembro 2008.Representação do CONADE/FENEIS na abertura do Seminário. 2008. (Seminário).

Mesa Redonda: Pedagogia Surda e as Legislações" Letras Libras."Como está a educação dos surdos e a legislação no Brasil?'. 2008. (Outra).

Palestra no Curso de Intérprete de Libras da Universidade Metodista de Piracicaba - SP."Indio Surdo: Mais que gesto? Comparação lingüísica usada na comunidade indigena". 2008. (Outra).

Palestra sobre alunos com surdez e sua escolaridade - Escola M Helen Keller.Palestra sobre alunos com surdez e sua escolaridade na visçao Política lingüística. 2008. (Oficina).

Participação como representante da comundade surda na 56ª Reunião Ordinaria do CONADE - Conselheira Titular. 2008. (Outra).

Roda de Conversa: Surdos Usuários da Língua Portuguesa.Legislação da Língua de Sinais que ampara a Língua Portuguesa para Surdo.. 2008. (Encontro).

Seminário " Enfoque de la Cultura, Educacion y Derechos de Las Personas Sordas" 29 a 31.10.2008 Quito - Ecuador.Indios Sordos en tribos brasileñas. 2008. (Seminário).

Seminário de Transcrição de Língua de Sinais. 2008. (Seminário).

VII Congresso Internacional - XIII Seminário Nacional - INES: Discutindo Ensino de Qualidade em Diversos Contexto de Aprendizagem em Países Ibero-Americano. Pesquisa Acadêmica: Foemação do Professor Pesquisador. 2008. (Congresso).

?Almoço Acadêmico? na UFSC - Palestra : Palestra da Mestre Rose Bernieri - a questão relacionada ao aspecto lingüístico do sinal..Palestra da Mestre Rose Bernieri - apresentação de sua dissertação: a questão relacionada ao aspecto lingüístico do sinal. CED ? GES ? UFSC. 2007. (Outra).

?Almoço Acadêmico? na UFSC - Palestra com Mestrando Deonisio Schmitt.Participante na Palestra do Mestrando Deonisio Schmitt - apresentação de seu projeto da História da educação de surdos em Florianópolis,. 2007. (Outra).

?Almoço Acadêmico? na UFSC - Palestra da Mestranda Marisa Giroletti - Aquestão relacionada ao surdos indígenas Kaigang.Palestra da Mestranda Marisa Giroletti - apresentação de sua qualificação: a questão relacionada ao surdos indígenas Kaigang. CED ? GES ? UFSC. 2007. (Outra).

?Almoço Acadêmico? na UFSC - Palestrante Mestrando Fabiano Souto - Literatura Surda.Participação na Palestra do Mestrando Fabiano Souto - apresentação de seu projeto Literatura Surda. 2007. (Outra).

1ª Reunião de Articulação dos Conselhos Estaduais,CONADE vinculado a SEDH ? Presidência da República.Conselheira representando a comunidade surda na 1ª Reunião de Articulação dos Conselhos Estaduais. 2007. (Outra).

1ª Reunião Extraordinária do CONADE vinculado a SEDH ? Presidência da República.Conselheira representando a comunidade surda na 1ª Reunião Extraordinária do CONADE vinculado a SEDH ? Presidência da República. 2007. (Outra).

1º Encontro Mineiro de Instrutores e Intérpretes Educacionais da Rede Estadual de Ensino.Ministrante do Curso de capacitação de Instrutores - ?O Ensino de Libras para Criança Surdas?, no 1º Encontro Mineiro de Instrutores e Intérpretes Educacionais da Rede Estadual de Ensino. 2007. (Oficina).

1º Encontro Mineiro de Instrutores e Intérpretes Educacionais da Rede Estadual de Ensino.Expositora na mesa redonda ?Um Outro Mundo: ?diferença Lingüísticas e Culturais dos Surdos e suas Implicações na Educação? no 1º Encontro Mineiro de Instrutores e Intérpretes Educacionais da Rede Estadual de Ensino. 2007. (Encontro).

2º Seminário de Interação dos Surdos.Palavra de Abertura na composição de mesa de abertura no 2º Seminário de Interação dos Surdos. 2007. (Seminário).

2º Seminário de Interação dos Surdos.Palestra: ?O Decreto 5.626/2005?. 2007. (Seminário).

3º Encontro Nacional de Conselhos de Direitos das Pessoas com Deficiência, promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) ligado a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.Conselheira representando a comunidade surda/ FENEIS/ CONADE no 3º Encontro Nacional de Conselhos de Direitos das Pessoas com Deficiência, promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) ligado a Secretaria Especial dos Di. 2007. (Outra).

50ª Reunião Ordinária do CONADE vinculado a SEDH ? Presidência da República.? Participação como Conselheira representando a comunidade surda na 50ª Reunião Ordinária do CONADE vinculado a SEDH ? Presidência da República. 2007. (Outra).

52ª Reunião Ordinária do CONADE vinculado a SEDH ? Presidência da República,.Conselheira representando a comunidade surda na 52ª Reunião Ordinária do CONADE vinculado a SEDH ? Presidência da República. 2007. (Outra).

53ª Reunião Ordinária do CONADE vinculado a SEDH ? Presidência da República,.Conselheira representando a comunidade surda na 53ª Reunião Ordinária do CONADE vinculado a SEDH ? Presidência da República. 2007. (Outra).

55° Reunião Ordinária do CONADE. 2007. (Outra).

A pessoa com Deficiencia e o Esporte: Caminho da Inclusão Social. 2007. (Seminário).

A Tutoria no Curso Letras-Libras na modalidade à distância em 15 e 16/05/2007. 2007. (Oficina).

Comissão da Dependência do Curso Letras ? Libras - Design Instrucional, EAD/UFSC.Comissão da Dependência do Curso Letras ? Libras - Design Instrucional, EAD/UFSC. 2007. (Outra).

Consultoria e Assessoria no Processo seletivo 005/2007, para seleção de Educadores Surdos que atuarão no CAS ? Centro de Capacitação de Atendimento ao Surdos.Consultora na Consultoria e Assessoria no Processo seletivo 005/2007, para seleção de Educadores Surdos que atuarão no CAS ? Centro de Capacitação de Atendimento ao Surdos. 2007. (Outra).

Curso com Professor Lynn Mário Menezes de Souza ? durante as aulas de Estudos dirigidos ? Língua de Sinais, Cultura e Identidade.Participação no Curso com Professor Lynn Mário Menezes de Souza ? durante as aulas de Estudos dirigidos ? Língua de Sinais, Cultura e Identidade, data: 23 a 27 de abril de 2007, CEE ? UFSC ? Florianópolis ? SC. 2007. (Outra).

Curso DEAF STUDIES ministrado pela Professora M.J. Beenvenu da Gaullaudet University.? Participação em Curso DEAF STUDIES ministrado pela Professora M.J. Beenvenu da Gaullaudet University, data: 12 a 16 de março de 2007- CCE ? UFSC, Florianópolis ? SC.. 2007. (Outra).

Evento de extensão I Encontro Nacional do Curso de Letras ? Libras ? Encontro na Universidade de Brasília.Palestrante ? ?Letras ? Libras: uma conquista ou um desafio para o aluno universitário surdo??. 2007. (Encontro).

Formação para Tutores do Curso Letras Libras através de Videoconferência para os 8 pólos conveniados.Participação na Formação para Tutores do Curso Letras Libras através de Videoconferência para os 8 pólos conveniados. 2007. (Oficina).

I Encontro Nacional do Curso de Letras/Libras ? Encontro na UNB. 2007. (Encontro).

II Curso de formação continuada " A tutoria no curso Letras-Libras na modalidade à distância".. 2007. (Outra).

II Festival Cultural e Esportivo de Alunos Surdos da Rede Municipal de Ensino.?Jovem Surdo: Um Projeto Inovador?. 2007. (Encontro).

Inauguração da nova sede da FENEIS.? Representando e levando a Palavra de abertura em nome da Coordenação Geral do Letras Libras na Solenidade de 20 anos e Inauguração da nova sede da FENEIS. 2007. (Outra).

IV Encontro Regional Sul de História Oral: Culturas, Identidades e Memórias.?Quais são as produções acadêmicas sobre índios surdos no Brasil?? Palestra em Libras. 2007. (Encontro).

IV Seminário de Comemoração pelo Dia do Surdo que teve como tema: A FENEIS E O DIA DO SURDO ? Integração e Superação: Marcas de 20 anos de Caminhada.? Feneis ? Atividades Nacionais e Regionais?. 2007. (Seminário).

Mini-curso/Oficina 06ª na Semana Acadêmica de Letras - UFSC.?Oficina de Libras: Sinais do cotidiano na UFSC?. 2007. (Oficina).

Oficina: ?Comparação Lingüística usada na comunidade indígena?.?Comparação Lingüística usada na comunidade indígena?. 2007. (Oficina).

Palestra: ?As conquistas e perspectivas da Lei 10,436/02: 5 anos do reconhecimento da Língua de Sinais Brasileira?.?As conquistas e perspectivas da Lei 10,436/02: 5 anos do reconhecimento da Língua de Sinais Brasileira?. 2007. (Encontro).

Palestra: ?Relatos do Workshop de Sign Language International? CCE ? UFSC.Participação na na Palestra: ?Relatos do Workshop de Sign Language International? ? Palestrantes: Profª Drª Marianene Stumpf e Mestrando Fabiano Souto, data 30 de maio de 2007, CCE ? UFSC. 2007. (Oficina).

Palestra: "Análise Computacional através da Expressão Facial dos Surdos? Palestrante: Dr. Christian Vogler Gallaudet University.Participação na Palestra: "Análise Computacional através da Expressão Facial dos Surdos? Palestrante: Dr. Christian Vogler Gallaudet University. 2007. (Outra).

Palestra - ?As conquistas e perspectivas da Lei 10.436/02: 5 anos do reconhecimento da Língua de Sinais Brasileira?.Participante na palestra - ?As conquistas e perspectivas da Lei 10.436/02: 5 anos do reconhecimento da Língua de Sinais Brasileira?. 2007. (Outra).

Palestra ?O que é Letras ? Libras? para Instrutores do CAS/MS.? Palestra ?O que é Letras ? Libras? para Instrutores do CAS/MS ? Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez que atendem a capital e interior do estado de Mato Grosso do Sul.. 2007. (Oficina).

Palestra ? SPECIFICALLY LINGUISTIC PROCESSING LIMITATIONS AND THE TWO-WORD STAGE ministrado pela Profª Drª Diane Lillo-Martin da Univerty of Connecticit,.Participação na Palestra ? SPECIFICALLY LINGUISTIC PROCESSING LIMITATIONS AND THE TWO-WORD STAGE ministrado pela Profª Drª Diane Lillo-Martin da Univerty of Connecticit,. 2007. (Outra).

Programa de Formação Continuada ? Coordenadores ? Curso Licenciatura Letras ? Libras 2007.Participante - Programa de Formação Continuada ? Coordenadores ? Curso Licenciatura Letras ? Libras 2007. 2007. (Outra).

Reunião Nacional da FENEIS ? Federação nacional de Educação e Integração dos Surdos.Reunião Nacional da FENEIS ? Federação nacional de Educação e Integração dos Surdos. 2007. (Outra).

Seminário ? O Legislativo e a Pessoa com Deficiência : Consolidando Direitos.Representante no Seminário ? O Legislativo e a Pessoa com Deficiência : Consolidando Direitos. 2007. (Outra).

Seminário Internacional ? Pessoa com Deficiência e Esporte: Caminho da Inclusão Social.Seminário Internacional ? Pessoa com Deficiência e Esporte: Caminho da Inclusão Social. 2007. (Seminário).

Seminário Intersetorial de Acessibilidade para 18ª SDR ? Grande Florianópolis.?Experiências Positivas e Obstáculos à Acessibilidade e à Inclusão?, no Seminário Intersetorial de Acessibilidade para 18ª SDR ? Grande Florianópolis. 2007. (Seminário).

Simpósio Catarinense de Tecnologia Aplicadas aos Distúrbios da Comunicação ? UNIVALI.Debatedora da Mesa redonda ?Distúrbio da Comunicação e os problemas de Acessibilidade? no Simpósio Catarinense de Tecnologia Aplicadas aos Distúrbios da Comunicação ? UNIVALI. 2007. (Simpósio).

Visita técnica e pesquisa sobre Língua de Sinais usadas pelos índios surdos na Aldeia Jaguapiru e Bororo do Município de Dourados juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Dourados.Visita técnica e pesquisa sobre Língua de Sinais usadas pelos índios surdos na Aldeia Jaguapiru e Bororo do Município de Dourados juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Dourados. 2007. (Outra).

Câmara Tecnica - concurso público. 2006. (Outra).

Congresso Nacional sobre Educação de Surdos na Bahia - UFB em 2 a 4.11.2006. 2006. (Congresso).

Curso de Deficiencia Auditiva.Curso de Deficiencia Auditiva. 2006. (Outra).

Encontro entre policiais Militares e Deficientes de SP.Encontro entre policiais Militares e Deficientes de SP. 2006. (Encontro).

Feira Mulher em Movimento. 2º encontro das mulheres surdas líderes: Mulheres Surdas Construindo História. 2006. (Feira).

Feira Mulheres em movimento 6º edição - Educação para Igualdade. 2006. (Feira).

Feira Mulheres em movimento 6º edição - O feminino, o poder e as novas familias. 2006. (Outra).

Feira Mulheres em movimento 6º edição - Sem as mulheres os direitos não são humanos. 2006. (Seminário).

I Encontro Estadual da APILSBESP. 2006. (Encontro).

I Encontro Regional da SBPC no Juruá: Universidade da Floresta 30/11/2006 UFC Cruzeiro do Sul - AC.Politicas Inclusivas: Educação de surdos com Base na Lei 10.436/02 3 Decreto 5.626/05.. 2006. (Oficina).

II Seminario de Educação Especial.Educação Inclusiva: As Escolas Especiais. 2006. (Seminário).

Traduções de texto literário do português para a Libras s. 2005. (Oficina).

1º Encontro Latino das Mulheres Surdas Líderes. 2004. (Encontro).

Workshop - A Ed. de Pessoas com Multipla Deficiencia. 2003. (Outra).

LIBRAS - Programa nacional de apoio à educação dos surdos. 2002. (Outra).

Oficina para preparação de instrutores de suporte de lingua brasileira de sinais. 2002. (Oficina).

1º feira "Mulheres em Movimento". 2001. (Feira).

Curso de capacitação de instrutores/agentes Multiplicadoes da Lingua de Sinais. 2001. (Outra).

II Encontro de Lingua Brasileira de Sinais. 2001. (Encontro).

II Seminário de pesquisa do CREIA. 2001. (Seminário).

I Seminário Sulmatogrossense parar a efetivação das políticas de inclusão da PPD - " Acessibilidade: séc.XXI ? um novo olhar?. 2001. (Seminário).

Semana da Pedágogia. 2001. (Outra).

V Congresso de Psicologia do Pantanal. 2001. (Congresso).

2º Encontro sobre Deficiência auditiva de Dourados - Aspectos Educacionais. 2000. (Encontro).

Encontro Estadual de Políticas Públicas do Esporte e Lazer para portadores de necessidades Especiais. 2000. (Encontro).

I Seminário de Prevenção às deficiências. 2000. (Seminário).

Lingua Brasileira de Sinais - Cursos e Eventos - Modulo II. 2000. (Outra).

Curso Surdez como Entende-la e atuar. 1999. (Outra).

I Congresso Empresariado, trabalho e deficiência na Era da Globalização. 1999. (Congresso).

I Encontro de Instrutores de LIBRAS do Rio de Janeiro. 1999. (Encontro).

Pré-Congresso ao V Congresso de Educação Bilingue para Surdos. 1999. (Congresso).

V Congresso Latino Americano de Educação Bilíngue para surdos. 1999. (Congresso).

Capacitação para agentes de colocação da pessoa portadora de def. 1998. (Outra).

III Seminário Nacional do INES "Sudez, Cidadania e Educação". 1998. (Seminário).

I jogos cooperativos especiais de Mato Grosso do Sul. 1998. (Outra).

I Jornada de Educação Especial: "Novo tempos Revelando a Eficiencia ". 1998. (Outra).

II Fórum Nacional de Educação Especial das Instituições de Ensino Superior. 1997. (Outra).

Seminário estadual sobre a LDB. 1997. (Seminário).

Câmara Tecnica - o surdo e a lingua de sinais.Integração da Pessoa Portadora de Deficiência da Secretaria da Cidadania do Ministério da Justiça. 1996. (Outra).

Curso de Educação Especial - FENEIS. 1995. (Outra).

Encontro de Vivências de Autenticidade no Grupo. 1995. (Encontro).

I Encontro nacional das IFES sobre as questões das necessidades especiais.Relato de vivência: "do vestibular à formatura". 1995. (Encontro).

1° Encontro Estadual de Educação Especial. 1994. (Encontro).

Curso de Lingua de Sinais na Educação de Surdos - 1° e 2°. 1993. (Outra).

Encontros IBERO-AMERICANOS de Portadores de Deficiencia.Instrumentalização da Lingua de Sinais no processo educativo da criança com deficiencia auditiva. 1992. (Encontro).

Curso assistência pedagógica aos professores e técnicos do CEADA. 1991. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Surdos. 1990. (Congresso).

II Encontro Sulmatogrossense de Surdos. 1990. (Encontro).

III Encontro Nacional de Instrutor de LIBRAS. 1990. (Encontro).

Encontro de pais de pesoas portadoras de deficiência. 1989. (Encontro).

Encontro Nacional Sobre o Pré- escolar com necessidades especiais. 1989. (Outra).

I Encontro nacional sobre a prática da reabilitação do Deficiente Auditivo. 1989. (Encontro).

VII Seminário Regional ( Escola de Pais do Brasil). 1989. (Seminário).

1° Congresso dos Artesãosde Mato Grosso do Sul. 1988. (Congresso).

Atualização para professores de Deficiência Auditivo. 1988. (Outra).

I Encontro de Irmãos Surdos.Depoimento e palestra Comunicação total. 1988. (Encontro).

I encontro dos profissionais de comunicação. 1988. (Encontro).

I Encontro Nacional de Intérprete em Lingua de Sinais. 1988. (Encontro).

2° campeonato integração para pessoas portadoras de deficiência.participou como tecnico. 1987. (Outra).

Comunicação Total. 1987. (Outra).

II Encontro de pais e professores de surdos. 1987. (Encontro).

II Simpósio de Deficiência Auditiva. 1987. (Simpósio).

4° Seminário Regional da escola de Pais. 1986. (Seminário).

Desenvolvimento de integração perceptiva-motora. 1986. (Outra).

II Encontro Estadual sobre prevenção e reabilitação da pessoa deficiente. 1986. (Encontro).

Semana Pedagógica de Educação Pré-Escolar. 1986. (Outra).

Treinamento de professores que atuam junto ao portador de deficiência Auditiva. 1986. (Outra).

X Feira de Ciências da "tecnica pela Paz. 1980. (Feira).

Participação em bancas

Aluno: FELIPE HENRIQUE BALÉA

KLUGE, D. C.;VILHALVA, Shirley; CEZAR, K. P. L.; BRAHIM, A. C. S. M.; FERNANDES, A. C.. BILINGUISMO E IDENTIDADES LINGUÍSTICAS DE ESTUDANTES SURDOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2026. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Andressa Muniz da Silva Mamende

COELHO, L. L.;VILHALVA, Shirley; PEREIRA, L. M.; VALERIO, E. F.. IPÍHOPOVOTI XOKO KIXÓVOKU TÊRENOE ENEPONE IHÍKAUVOTI KIXOVÓKUTI ITÚKEOVO KOPÉNOTI YA ÍHIKAUVO POEHUTI SÊNO TÊRENOE OVOTI POKÉ'EXAKE DOURADOS - MS TERENANDO A DISCIPLINA CULTURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE UMA ESTUDANTE INDÍGENA TERENA SURDA NA TERRA INDÍGENA DE DOURADOS - MS. 2026. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO E TERRITORIALIDADE) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Maria Daniela Mendes

MARTINS, T. A.; MACHADO, F. M. A.; FELIPE, T. A.;VILHALVA, Shirley; SEIDE, M. S.; CORBARI, C. C.. A TRÍADE CONCEITO, SIGNIFICADO E SENTIDO NO LÉXICO DA LIBRAS: UMA ANÁLISE LEXICOGRÁFICA E SEMÂNTICA EM OBRAS DE REFERÊNCIA. 2026. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel..

Aluno: Gisele Maciel

SILVA, R. C.;VILHALVA, Shirley. O PONTO DE ARTICULAÇÃO DAS LÍNGUAS DE SINAIS: AS CONTRIBUIÇÕES FONOLÓGICAS PARA A SEMÂNTICA DA LIBRAS. 2026. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Leandro Ferreira Morais

SOUSA, M. J. F.;VILHALVA, Shirley; ROCHA, A. W. V.; SANTOS, R. C. S. D.. Literatura Surda em Memórias: o sujeito surdo e a família em processo mútuo de subjetivação. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos Literários) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Débora Anísia Gonçalves Durães

SOUSA, M. J. F.; SILVA, A. V. N.;VILHALVA, Shirley. ENCONTROS E DESENCONTROS NA CULTURA SURDA: Mãos ao Vento, de Sylvia Lia Grespan Neves. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos Literários) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Andréia Márcia Gomes

SILVA, N. M.; DIAS., C. M. S. L.;VILHALVA, Shirley. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA BILINGUE DO ALUNO SURDO NA ESCOLA. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Gleison Fabian Rocha

MEDEIROS, H. Q.;VILHALVA, Shirley; BACKES, J. L.. Narrativa Autobiográficas de um Professor Surdo que chegou em um Mestrado em Educação. 2025. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: aluno(a) GIOVANA MARIA DE OLIVEIRA

FERNANDES, S. F.; BENTO, N. A.;VILHALVA, Shirley; COUTINHO, A. M. S.. ENSINANDO A TRANSGREDIR": UM ESTUDO DO FEMINISMO SURDO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS. 2024. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: MAURICIO DAMASCENO SOUZA

BENTO, N. A.;VILHALVA, Shirley; SOUZA, F. S.; PORTO, S. B. N.. LITERATURA FEMININA SURDA COMO POLÍTICA DE SURDIDADE E MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DA ARTE SURDA. 2024. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: ANGÉLICA NOGUEIRA DO NASCIMENTO VASCONCELLOS XAVIER

OLIVEIRA, S. M.; FERREIRA, L. A.; YARI, J.; SOUZA, P. A. R.; HAYASHI JUNIOR, P.;VILHALVA, Shirley. MANUAL TÉCNICO EM LIBRAS: Sinalário para Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.. 2024. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TEC) - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: ODIRLEI PEGORARO

GOMES, J. C.; SILVA, A. M.; CAMPOS, J. G. S.; VILALVA, W. A. M.; ROCHA, J. C. B.;VILHALVA, Shirley. ETNOGRAFIA DE SI: UM EDUCADOR SURDO NO ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS PARA SURDOS INDÍGENAS PAITER SURUÍ DE RONDÔNIA. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu-Curso de Mestrado Acadêmico Letras) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Danilo Ramos Da Rocha

GOMES, J. C.;VILHALVA, Shirley. Mapeamento dos sinais em libras dos nomes dos Bairros Em Porto Velho. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Alex Sandrelanio dos Santos Pereira

VILHALVA, Shirley; BENTO, N. A.; REBOUCAS, L. S.; LIMA, M. N. M.. Visualvivência Surda: Território e Quilombagem nas Línguas de Sinais. 2026. Tese (Doutorado em CRÍTICA CULTURAL) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Isaack Saymon Alves Feitoza Silva

RODRIGUES, A. T. C.; PEGO, C. F.; MACHADO, R. N.; REICHERT, A. R.; QUADROS, R. M.;VILHALVA, Shirley; PROMETI, D.; MURTA, M. A.. A PRAGMÁTICA DA LIBRAS: UM ESTUDO SOBRE O USO DA LINGUAGEM EM INTERAÇÕES NATURAIS ENTRE SURDOS. 2025. Tese (Doutorado em Faculdade de Ciências e Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Leila Saraiva Mota

ALBUQUERQUE, F. E.; SILVA, M. G. T.; ANDRADE, K. S.; GONCALVES, A. M.;VILHALVA, Shirley. ANÁLISE DO LÉXICO DA LÍNGUA INDÍGENA KA?APOR DE SINAIS NA PERSPECTIVA DO ARTEFATO LINGUISTICO E CULTURAL DO POVO INDÍGENA SURDO. 2025. Tese (Doutorado em LINGUÍSTICA E LITERATURA) - Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Aluno: Verônica de Andrade Mattoso

CASTRO, H. C.; CRUZ, O. S.; NEVES, J.; MACHADO, P. H.; ORRICO, H. F.;VILHALVA, Shirley; CAMPELLO, A. R.; OLIVEIRA, C.; FERNANDES, E. M.. Comida e Bebida para ver e ouvir: audiodescrição aplicada ao ensino de Gastronomia para universitários com deficiências sensoriais da visão e/ou da audição. 2025. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E INCLUSÃO) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Núbia Flávia Oliveira Mendes

DURAO, A. B. A. B.; NASCIMENTO, S. P. F.; ANDRADE, O. G.;VILHALVA, Shirley. Bula e embalagem de medicamentos, em Libras e em Português: uma proposta para acesso linguístico de mulheres Surdas. 2025. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andressa Muniz da Silva Mamende

COELHO, L. L.; PEREIRA, L. M.;VILHALVA, Shirley. DOCÊNCIA E INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA ESTUDANTE INDÍGENA TERENA SURDA NA COMUNIDADE INDÍGENA DE DOURADOS, MS.. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO E TERRITORIALIDADE) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Maria Daniela Mendes

MARTINS, T. A.; FELIPE, T. A.;VILHALVA, Shirley; MACHADO, F. M. A.; SEIDE, M. S.; CORBARI, C. C.. A TRÍADE CONCEITO, SIGNIFICADO E SENTIDO NO LÉXICO DA LIBRAS: UMA ANÁLISE LEXICOGRÁFICA E SEMÂNTICA EM OBRAS DE REFERÊNCIA. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel..

Aluno: MARIA GOMES COUTINHO

ROCHA, J. C. B.; PEREIRA, A. B.;VILHALVA, Shirley. O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS POR PESSOAS SURDAS COMO ELEMENTO CULTURAL. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Camila Neves Petrópulos

ALBRES, N. A.; SOUSA, A. N.;VILHALVA, Shirley; COSTA, M. P. P.. Tradução comentada de edital do Português escrito para a Libras videossinalizada: uma análise dialógica do processo tradutório.. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Paulo Vanderley Souza

CASTRO JUNIOR, A. A.; LIMA, A. C.; RIEDNER, D.D. T;VILHALVA, Shirley. Tecnologias Assistivas para Promoção de Acessibilidade Linguística de Pessoas Surdas em Sala de Aula. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: MAURICIO DAMASCENO SOUZA

BENTO, N. A.;VILHALVA, Shirley; PORTO, S. B. N.; SOUZA, F. S.. LITERATURA FEMININA SURDA COMO POLÍTICA DE SURDIDADE E MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DA ARTE SURDA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gleison Fabian Rocha

MEDEIROS, H. Q.;VILHALVA, Shirley; BACKES, J. L.. Narrativa Autobiográficas de um Professor Surdo que chegou em um Mestrado em Educação. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Marcelo de Araujo Costa

GIANOTTO, A. O.;VILHALVA, ShirleyMIRANDA, J. P. R.. Falta de acessibilidade para Surdos em área de Educação 1.1. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu ? Atendimento e Educação de surdos em espaços esco) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Sueli Pereira

GIANOTTO, A. O.;VILHALVA, ShirleyMIRANDA, J. P. R.. Falta de acessibilidade para Surdos em área de Educação 1. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu ? Atendimento e Educação de surdos em espaços esco) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Verônica Lima da Fonseca Almeida

VILHALVA, Shirley; VIEIRA-MACHADO, L. M. C.; QUILES, R. E. S.. A Pedagogia Surda e o ensino bilíngue na atualidade: uma pesquisa bibliográfica,. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu ? Atendimento e Educação de surdos em espaços esco) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marivania Teixeira de Alencar Oliveira

OLIVEIRA, E. A.; TERRAZAS, C. M. L.;VILHALVA, Shirley. . Educação Bilíngue: Para uma comunicação eficaz é importante que a família aprenda Libras. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Senso em Educação Especial - Atendimento Espe) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: MARINICE ROSICLEY GAÚNA BULDI PEREIRA

VILHALVA, Shirley. LITERATURA SURDA COMO FERRAMENTA PARA INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Inclusiva co) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: FELIPE HENRIQUE BALÉA

VILHALVA, Shirley. ROTEIRO SINALIZADO: UMA PROPOSTA BILÍNGUE PARA SURDOS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Inclusiva co) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: : João Paulo da Silva Nascimento

ROCHA, P. G.; FERREIRA. R,V;VILHALVA, Shirley. : O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NOS CURSOS DE LETRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO: UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA INCLUSIVA OU ILUSÓRIA?. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso na ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUAS da UFM) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Profissionais

VILHALVA, Shirley. Prova didática para seleção de profissionais que atuarão no projeto Literatura em Libras na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Dourados. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto Literatura em Libras) - Prefeitura Municipal de Dourados.

Aluno: Adriana Gomes Miranda

VILHALVA, Shirley; QUILES, R. E. S.; SILVA, F. B.. As Perspectivas do Bilínguismo no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para Surdos.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Senso em Educação Especial - Atendimento Espe) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juveirce Christiane Medeiros Ramos Condi

VILHALVA, Shirley; QUILES, R. E. S.; SILVA, F. B.. Atuação do Interprete Educacionalno Ensino Fundamental: Desafios Atuais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Senso em Educação Especial - Atendimento Espe) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juveirce Christiane Medeiros Ramos Condi

QUILES, R. E. S.; ALMEIDA, M. P.;VILHALVA, Shirley. Atuação do intérprete educacional no ensino fundamental: desafios atuais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Senso em Educação Especial - Atendimento Espe) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Adriana Gomes Miranda

QUILES, R. E. S.; ALMEIDA, M. P.;VILHALVA, Shirley. As perspectivas do Bilinguismo no atendimento educacional especializado (AEE) para surdos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Senso em Educação Especial - Atendimento Espe) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Fabiana Farias Callegaro

VILHALVA, Shirley. Banca de Libras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Libras Unintese) - Uníntese.

Aluno: Cleusa Ines Ziesmann

VILHALVA, Shirley. Banca de Libras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Libras Unintese) - Uníntese.

Aluno: Marilene Calderaro da Silva Munguba

VILHALVA, Shirley. Banca de Libras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós em Libras) - Universidade Tuiuti do Parana.

Aluno: Marilene Munguba

VILHALVA, Shirley; Tatiane Campos; Cleonice Machado de Pellegrini. Curso de Pos Graduaçao Lato Sensu Língua Brasileira de Sinais - Libras 20 a 23 julho de 2011. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos Graduaçao em Libras) - UNINTESE.

Aluno: Ana Valéria Santos

VILHALVA, Shirley. A Contribuição da Arte na Educação de Surdos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós - Graduação Lato Sensu em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Geisy Pontes Duarte

BASTOS, E. L. S.;VILHALVA, Shirley; SCANTBELRUY, I. C.; COSTA, T. M. S. P.. Olha ela fala direitinho: um estudo de caso de Sistema Caseiro de Sinais em contexto Ribeirinho na comunidade Sagrado Coração de Jesus- Aduacá, Baixo Amazonas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Carla da Silva Pereira

MARQUES, E. C. M.;VILHALVA, Shirley; BELO, J. T. F.. Línguas emergentes de sinais: Um estudo de caso com surdos em Barra de Santana/PB. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Deisieli Mirela Libralão De Araújo

VILHALVA, Shirley; RIBEIRO, V. S.; ALMEIDA, D. C.. PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS ESCRITO COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS:POTENCIAL DO TRABALHO COM GÊNEROS DIGITAIS E MULTILETRAMENTOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: VAINI TROMBINI FERREIRA BRASILEIRO

GOMES, J. C.;VILHALVA, Shirley; PONTES, M. R. S.. ETNOLINGUÍSTICA WARAO: ?Práticas de Educar e Cuidar da Criança indígena. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras Libras) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Izaura Maia Marães

GOMES, J. C.;VILHALVA, Shirley; PONTES, M. R. S.. EPISTEMOLOGIAS AZUIS E SINAIS-TERMOS EM LBS: ?Explorando Crenças e Práticas Culturais dos Waraos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: DENISE LOPES DA SILVA

GOMES, J. C.;VILHALVA, Shirley; PONTES, M. R. S.. EPISTEMOLOGIA AZUL NA AMAZÔNIA: reflexões sobre as Práticas de Educação e Cuidado na Infância Warao. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Rômullo Abreu de Souza

LACERDA, V. R.; MOTTA, A. D.;VILHALVA, Shirley. A importância da comunicação correta no atendimento aos surdos em Odontologia:. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Mayara Cristina dos Santos Bonfim e Valdenora M

MEIRELLES, S. R. S.;VILHALVA, Shirley. Palheta.ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE L2 PARA SURDOS EM MEIO REMOTO: UM ESTUDO DE CASO NO PROJETO DE EXTENSÃO ?CURSO DE PORTUGUÊS ESCRITO PARA SURDOS? DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Thalissa Natanny Feitosa Roliano

BENINI, R. E. S. Q.; GOMES, R. C. G.;VILHALVA, Shirley. IMPACTOS DA PANDEMIA (COVID-19) NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: REFLEXÕES SOBRE OTRABALHO DOCENTE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Daniel Melchiades Ferreira Lobo

VILHALVA, Shirley; GIANOTTO, A. O.; OLIVEIRA, E. A.. CODA: UMA VISÃO DE CONHECIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DOCENTES E METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: ADRIANA PEREIRA CLAUDIO

QUILES, R. E. S.;VILHALVA, Shirley; CALDEIRA, Lilian Cristina. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA CRIANÇAS SURDAS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia/FAED) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Luana de Souza Paes

MACIEL, C.;VILHALVA, Shirley. Proposta bilíngue Português/Libras para crianças ouvintes: possibilidades inclusivas para uma interação com alunos surdos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia/FAED) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Patrícia Corinta Cortina de Souza Santana

QUILES, R. E. S.;VILHALVA, Shirley; SALERMO, M. B.. O trabalho docente na educação de surdos: considerações sobre as metodologias de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Andressa Thaiany de Carvalho

VILHALVA, Shirley; SILVA, A. M. S.; BEGROW, D. V.. O Acesso à Educação de Surdos PanKararu. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Juliana Nogueira Santana

VILHALVA, Shirley. Projeto Experimental Nem surdo, nem ouvinte: Crônica de pessoas com deficiência auditiva.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em jornalismo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Pattrycia Mendes Santos Gonçalves

QUILES, R. E. S.; GUMARAES, M. A. C.;VILHALVA, Shirley. Educação de Surdos em Mato Grosso do Sul: Diferença entre a atuação do intéprete educacional e do instrutor mediador.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Samuel Ferreira de Souza

BARROS, M. V.;VILHALVA, Shirley. TCC: A inclusão do surdo nos servições do Complexo NUPRAJUR/Clinicas - Escolas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica Dom Bosco.

VILHALVA, Shirley; FINAU, R.; MARTINS, T. A.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento do Cargo de Professor de Ensino Superior Não Titular da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste Parana.

Santos. Reginaldo do; SUTTANA, R. N.;VILHALVA, Shirley. Banca Examinadora do Concurso Publico para provimentos de cargos efetivos de Professor Adjunto, Professor Assistente e de Professor Auxiliar da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD - Area de Libras, 26.03.2010. 2010. Universidade Federal da Grande Dourados.

Barros. Mariangela Estelita; SILVA. Claudney Maria de Oliveira;VILHALVA, Shirley. Banca Examinadora para Concurso Píblico para cargos efetivos de Professor Assistente, na Area: Libras e Linguística/FL - UFG 3 a 5.02.2010 Goiania - GO. 2010.

SANTOS, R.; SUTTANA, R. N.;VILHALVA, Shirley. Libras. 2010. Universidade Federal da Grande Dourados.

Barros. Mariangela Estelita; SILVA. Claudney Maria de Oliveira;VILHALVA, Shirley; FIGUEIREDO, F. J. Q.; MARQUES, R. R.. Libras e Linguística/FL. 2010. Universidade Federal de Goiás.

Barros. Mariangela Estelita; SILVA. Claudney Maria de Oliveira;VILHALVA, Shirley; FIGUEIREDO, F. J. Q.; MARQUES, R. R.. Concurso público para o cargo de professor assistente, na área:Libras e Linguistica/FL. 2010. Universidade Federal de Goiás.

Barros. Mariangela Estelita; SILVA. Claudney Maria de Oliveira;VILHALVA, Shirley; FIGUEIREDO, F. J. Q.; MARQUES, R. R.. Professor Assistente. 2010. Universidade Federal de Goiás.

VILHALVA, Shirley; STIELER, M. D.. Prova Prática - Banca de Tradução e Interpretação. 2025. Faculdade Dourado Stieler/Uníntese.

VILHALVA, Shirley. AVALIADORA do INTEGRA UFMS 2024. 2024. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

VILHALVA, Shirley. 4ª SEMANA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE DA FAED: ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO IMERSOS NA ROTA BIOCEÂNICA. 2024.

VILHALVA, Shirley. comissão científica evento I Seminário Nacional de Línguas Indígenas de Sinais-SENLIS. 2023. Universidade Federal do Pará.

VILHALVA, Shirley. AVALIADOR(A), do(a) VIII Semana de defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Pedagogia.. 2023. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

VILHALVA, Shirley. AVALIADOR(A), do INTEGRA UFMS 2022 - UFMS. 2022. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SILVA, M. B.VILHALVA, Shirley; TEIXEIRA, S. F.. Comissão de Avaliação de Desempenho (CAD). 2020. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ROSA, F. M. C.;VILHALVA, Shirley; ROCHA, A. M. R.. Comissão de seleção do Processo Seletivo de Alunos para o Curso de Especialização em Educação Inclusiva com Ênfase em Libras. 2020. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

RIEDNER, D.D. T;VILHALVA, Shirley. Comissão científica para avaliação dos trabalhos do Integra EaD 2020. 2020. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

VILHALVA, Shirley. Banca de Proficiência de Professores para Cursos àrea de Libras. 2020. Faculdade Dourado Stieler/Uníntese.

VILHALVA, Shirley. Avaliação de Banner - INTEGRA - UFMS - 2019. 2019. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

VILHALVA, Shirley. I Seminário Nacional Alfabetização sem Cartilha: conversa, curiosidade, leitura e escrita-vida. 2018. Universidade Federal do Pará.

VILHALVA, Shirley. Linguística, Letras e Artes. 2018. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

THOMAS, A. S.;VILHALVA, Shirley. Emergencia dos Estudos Surdos em Educação no Brasil - Luciane Bresciani Lopes. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

VILHALVA, Shirley. Pós-graduação Libras. 2016. Uníntese.

VILHALVA, Shirley. Banca de Proficiencia em Libras. 2015. Uníntese.

COELHO, L. L.; NASCIMENTO, G. V. S.;VILHALVA, Shirley. Linguística, Letra e Artes/Letras/Libras. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

VILHALVA, Shirley. Banca de Proficiencia de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2012. Uníntese.

VILHALVA, Shirley. Processo de Avaliação do Exame Nacional de Certificação em Lingua Brasileira de Sinais - Libras. 2008. MEC/UFSC.

VILHALVA, Shirley. Processo de Avaliação do Exame Nacional de Certificação em Lingua Brasileira de Sinais - Libras. 2007. MEC/UFSC.

Orientou

Paulo Vanderley Souza

Quando a Acessibilidade Linguística encontra a Inteligência Artificial: Desenvolvimento de Catálogo de Tecnologias Assistivas para Educação de Surdos; 2025; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ; Coorientador: Shirley Vilhalva;

MAURICIO DAMASCENO SOUZA

LITERATURA FEMININA SURDA COMO POLÍTICA DE SURDIDADE E MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DA ARTE SURDA; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura do Instituto de Letras da) - Universidade Federal da Bahia, ; Coorientador: Shirley Vilhalva;

Rafaela Aleixo Pinto

PRÁTICA DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA TRADUÇÃO E TECNOLOGIA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE LIBRAS; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu ? Atendimento e Educação de surdos em espaços esco) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Vilhalva;

Celma Dias Aguero Pereira

EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO BRASIL: PERCURSO, INQUIETAÇÕES E PERSPECTIVAS; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu ? Atendimento e Educação de surdos em espaços esco) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Vilhalva;

Adriana Rosa Cristo Dias

O Sujeito Surdo: Conceitos, cultura e a relação histórica da surdez com a língua de sinais; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Sensu UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Shirley Vilhalva;

Angela Maria Souza Toledo

A responsabilidade da Família e do Estado no Processo de Integração/ Inclusão Social do Filho/a Surdo/a; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Sensu UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Shirley Vilhalva;

Sandra Oliveira Meneses

Escola Bilíngue: Mitos e Verdades; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Sensu UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Shirley Vilhalva;

Rita de Cassia da Silva Santos

Sala de Aula em um campo de batalha? Surdo X professor X interprete; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Sensu UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Shirley Vilhalva;

Thais Mendonça

Experiência de inclusão da comunidade surda em igrejas protestantes e sua influência na formação de uma identidade cultural; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Sensu UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Shirley Vilhalva;

Tania Cristina Machado Dal Bo

Identidade Cultural dos Surdos Travessia de Lutas Sociais e Teóricas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Sensu UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Shirley Vilhalva;

Lucas da Silva Roberto

Educação pela arte: complementariedade expressiva para o surdo; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Sensu UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Shirley Vilhalva;

Eduardo Figueira Rodrigues

Design de interação na perspectiva profissional do surdo201; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Sensu UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Shirley Vilhalva;

Elenice da Cruz Santos

Educação Bilíngue na escolas públicas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Sensu UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Shirley Vilhalva;

Lenilson de Oliveira Lopes

A importancia do bilinguismo (LIBRAS- Potuguês) na familia do surdo para seu desenvolvimento pessoal; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Sensu UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Shirley Vilhalva;

JORGE LEITE DE CAMARGO

Os surdos e os profissionais interlocutores na salas regulares; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Sensu UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Shirley Vilhalva;

Josiane Francisca de Santana

O desafio do intérprete de Libras em uma intituição publica de ensino: Estudo de caso escola municipal Luiz Maranhão; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Sensu UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Shirley Vilhalva;

Alcione Luz da Silva

Intérprete de Libras e Educação bilíngue: Caminhos para inclusão sócio educacional do individuo com surdez; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós - Graduação Lato Sensu UCDB) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Shirley Vilhalva;

Géshica Rodrigues

Vozes do Silencio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em jornalismo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Vilhalva;

SIMONE PEREIRA PINHEIRO

LETRAMENTO VISUAL AOS ESTUDANTES SURDOS NA AQUISIÇÃO DA LIBRAS E DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCRITA; 2023; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação Lato Sensu ? Atendimento e Educação de surdos em espaços esco) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Vilhalva;

Saulo Maciel

Conclusão de Curso de Jornalismo UFMS; 2016; Orientação de outra natureza; (jornalismo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Vilhalva;

Tatyane Cance

Conclusão de Curso de Jornalismo UFMS; 2016; Orientação de outra natureza; (jornalismo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Vilhalva;

Produções bibliográficas

  • SOUZA, PAULO VANDERLEY ; CASTRO JÚNIOR, AMAURY ANTÔNIO ; LIMA, ANDERSON CORREA DE ; VILHALVA, SHIRLEY . Quando a Acessibilidade Linguística encontra a Inteligência Artificial: Desenvolvimento de Catálogo de Tecnologias Assistivas para Educação de Surdos. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 22, p. 219-229, 2025.

  • SOUZA, P. V. ; CASTRO JUNIOR, A. A. ; LIMA, A. C. ; VILHALVA, Shirley . Educação de Surdos: Análise do Cenário Atual, Identificação de Lacunas e Agenda de Trabalhos Futuros.. Sociedade Brasileira de Computação , v. 2024, p. 24-36, 2024.

  • GOMES, JOÃO CARLOS ; VILHALVA, SHIRLEY . Epistemologias azuís das línguas de sinais indigenas. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 24, p. 811-825, 2022.

  • VILHALVA, SHIRLEY . VIVÊNCIAS COM AS LÍNGUAS DE SINAIS DO BRASIL. INTERLETRAS (DOURADOS) , v. 11, p. 1-14, 2022.

  • VILHALVA, Shirley ; SILVA, E. A. O. . HISTÓRIA CULTURAL E POLÍTICA DOS SURDOS DE MATO GROSSO DO SUL: 1982 ? 2022. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990) , v. 4, p. 145-157, 2022.

  • VILHALVA, SHIRLEY ; ROBERTO NANTES ARAUJO, BRUNO . EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS SURDOS E AS LÍNGUAS INDÍGENAS DE SINAIS. LÍNGUATEC , v. 7, p. 348-359, 2022.

  • SOUSA, M. J. F. ; VILHALVA, Shirley . As poesias licenciosas: interface da escrita feminina surda. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 26, p. 1-13, 2021.

  • SILVA, MIRIAN LOURDES FERREIRA DOS SANTOS ; VILHALVA, SHIRLEY . A PERSPECTIVA DE PESQUISADORES SURDOS SOBRE A SURDEZ. INTERLETRAS (DOURADOS) , v. 9, p. 1-10, 2021.

  • VILHALVA, Shirley . Identidade-Idioma Visual / Identity-Visual Language. Revista de Educación , v. 1, p. 387-401, 2021.

  • VILHALVA, Shirley . MULHER SURDA: ELEMENTOS AO EMPODERAMENTO NA POLÍTICA AFIRMATIVA. Revista Forum INES , v. 1, p. 146-160, 2016.

  • LONKHUIJZEN, D. M. V. ; VILHALVA, Shirley ; CANDIA, C.E.S. . Iniciativas de acessibilidade no Museu das Culturas Dom Bosco - MCDB. Revista Forum , v. 1, p. 25-40, 2013.

  • L., S. N. ; VILHALVA, Shirley . E agora? Qual o sonho?: uma reflexão sobre o futuro da educação de surdo. AMAZÔNIDA (UFAM) , v. 1, p. 109-116, 2012.

  • VILHALVA, Shirley . Mapeamento das Línguas de Sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades linguísticas indígenas de Mato Grosso do Sul. https://dx.doi.org/10.20395/re.v0i38.198 , v. 1, p. 89-90, 2012.

  • VILHALVA, Shirley . Metas para realização do projeto Índio Surdo no Brasil. Revista da FENEIS , v. VII, p. 22 e 23, 2007.

  • COSTANCIO, R. F. J. ; ROCHA, E. M. ; VILHALVA, Shirley . Libras: estudos linguísticos, formação docente e de intérprete ..... 1. ed. São Leopoldo - RS: Oikos Editora, 2024. v. 1. 52-62p .

  • KRAUSE, K. ; ROMEU, M. L. P. ; ZIESMANN, C. I. ; REIS, R. C. ; VILHALVA, Shirley . Produções e Pesquisas Acadêmicas em Libras. 1. ed. Cruz Alta: Ilustração, 2024. v. 1. 281p .

  • MOURA, C. ; BEGROW, D. V. ; BENTO, N. A. ; VILHALVA, Shirley . Libras e Surdos Políticas, Linguagem e Inclusão. 1. ed. Editora Contexto, 2024. v. 1. 143p .

  • PIZZIO, A. L. ; CARNEIRO, B. G. ; DALLALBA, C. ; CRUZ, C. R. ; SOARES, C. P. ; FERNANDES, C. L. T. ; WANDERLEY, D. C. ; CUNHA JUNIOR, E. P. ; BARBOSA, F. V. ; MARTINS, F. C. ; NICHOLS, G. ; SILVA, J. B. ; LOHN, J. ; PINHEIRO, K. L. ; LUCHI, M. ; MERTZANI, M. ; Stumpf. M. R ; KLAMT, M. M. ; LIMA, M. D. ; VILHALVA, Shirley ; et.al . Vol 1 - Coleção: Ensinar e aprender em Libras Obra: Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior Vol. 1 ? Fundamentos históricos e conceituais para curricularização da Libras como primeira língua. 1. ed. Petropolis - RJ: Editora Arara Azul, 2022. v. 5. 302p .

  • PIZZIO, A. L. ; CARNEIRO, B. G. ; DALLALBA, C. ; CRUZ, C. R. ; SOARES, C. P. ; FERNANDES, C. L. T. ; CAMPOS, D. W. ; CUNHA JUNIOR, E. P. ; BARBOSA, F. V. ; MARTINS, F. C. ; NICHOLS, G. ; SILVA, J. B. ; LOHN, J. ; PINHEIRO, K. L. ; LUCHI, M. ; STUMPF, M. R. ; MERTZANI, M. ; Stumpf. M. R ; KLAMT, M. M. ; VILHALVA, Shirley ; et.al . Vol. 2 ? Ensino de Libras como L1 na Educação Infantil. 1. ed. Petrópolis - RJ: Editora Arara Azul, 2022. v. 5. 302p .

  • PIZZIO, A. L. ; CARNEIRO, B. G. ; DALLALBA, C. ; CRUZ, C. R. ; SOARES, C. P. ; FERNANDES, C. L. T. ; WANDERLEY, D. C. ; CUNHA JUNIOR, E. P. ; BARBOSA, F. V. ; MARTINS, F. C. ; NICHOLS, G. ; SILVA, J. B. ; LOHN, J. ; PINHEIRO, K. L. ; LUCHI, M. ; MERTZANI, M. ; Stumpf. M. R ; KLAMT, M. M. ; SUTTON-SPENCE, R. ; VILHALVA, Shirley ; et.al . Vol. 4 ? Ensino de Libras como L1 no Ensino Médio. 1. ed. Petrópolis - RJ: Editora Arara Azul, 2022. v. 5. 302p .

  • PIZZIO, A. L. ; CARNEIRO, B. G. ; DALLALBA, C. ; CRUZ, C. R. ; SOARES, C. P. ; FERNANDES, C. L. T. ; WANDERLEY, D. C. ; CUNHA JUNIOR, E. P. ; BARBOSA, F. V. ; MARTINS, F. C. ; NICHOLS, G. ; SILVA, J. B. ; LOHN, J. ; PINHEIRO, K. L. ; LUCHI, M. ; MERTZANI, M. ; STUMPF, M. R. ; KLAMT, M. M. ; LIMA, M. D. ; VILHALVA, Shirley ; et.al . Vol. 5 ? Ensino de Libras como L1 no Ensino Superior. 1. ed. Petrópolis - RJ: Editora Arara Azul, 2022. v. 5. 302p .

  • VILHALVA, Shirley . Serviço de atendimento educacional especializado em contexto de pandemia [recurso eletrônico]. 1. ed. Campo Grande MS: UFMS, 2022. v. 1. 186p .

  • PIZZIO, A. L. ; CARNEIRO, B. G. ; DALLALBA, C. ; CRUZ, C. R. ; SOARES, C. P. ; FERNANDES, C. L. T. ; WANDERLEY, D. C. ; CUNHA JUNIOR, E. P. ; BARBOSA, F. V. ; MARTINS, F. C. ; NICHOLS, G. ; SILVA, J. B. ; LOHN, J. ; PINHEIRO, K. L. ; LUCHI, M. ; MERTZANI, M. ; Stumpf. M. R ; KLAMT, M. M. ; LIMA, M. D. ; VILHALVA, Shirley ; et.al . Vol. 3 ? Ensino de Libras como L1 no Ensino Fundamental. 1. ed. Petrópolis - RJ: Editora Arara Azul, 2022. v. 5. 302p .

  • GOMES, J. C. ; VILHALVA, SHIRLEY . AS LÍNGUAS DE SINAIS INDÍGENAS EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS Coleção Registros de estudos e pesquisas das línguas de sinais indígenas no Brasil Volume 2. 1. ed. Curitiba - PR: Editora CRV, 2021. v. 2. 116p .

  • PEREIRA, M. C. C. (Org.) ; FARIA-NASCIMENTO, S. P. (Org.) ; VILHALVA, Shirley (Org.) ; LIMA, P. E. C. (Org.) ; LIMA, M. D. (Org.) ; ARAUJO, N. R. S. (Org.) . Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos da educação básica e do ensino superior - caderno II: ensino fundamental - anos iniciais.. 1. ed. Brasilia: DIPEBS/SEMESP/MEC, 2021. v. 2. 133p .

  • ZIESMANN, C. I. (Org.) ; Perlin. Gladis (Org.) ; VILHALVA, Shirley (Org.) ; LEPKE, S. (Org.) . Família Sem Libras até Quando?. 1. ed. Santa Maria - RS: Editora e Grafica Cursos Caxias, 2018. v. 1. 287p .

  • VILHALVA, Shirley . Indios Surdos: Mapeamento das Línguas de Sinais do Mato Grosso do Sul. 1. ed. Petropolis - RJ: Arara Azul, 2012. v. 1. 160p .

  • VILHALVA, Shirley . Noções de acessibilidade para surdos: pessoas visuais. 1. ed. Florianópolis - SC: CCE, 2010. v. 1. 82p .

  • VILHALVA, Shirley . Despertar do Silêncio. 2. ed. Petrópolis - RJ: Arara Azul, 2004. v. 1. 87p .

  • VILHALVA, Shirley . Recortes de uma Vida: Descobrindo o Amanhã. Campo Grande - MS: Impresso na Gráfica e Papelaria Brasília, Campo Grande ?MS,2001/2002, 2002. v. 1.

  • SILVA, P. M. V. A. ; SIGOLO, C. ; SILVA, I. R. ; VILHALVA, Shirley . Direito e vulnerabilidade linguística da pessoa surda e a atuação do fonoaudiólogo bilíngue. Tratado de Fonoaudiologia - 3ª Edição. 3ªed.São Paulo: Editora Manole, 2025, v. 1, p. 59-.

  • SEVERO, C. G. ; VILHALVA, Shirley . Políticas e direitos linguísticos: revisões teóricas, temas atuais e propostas didáticas. In: Cristine Gorski Severo. (Org.). Direito Linguístico do Estudante Surdo, Surdocego Indígena e Não Indígena na Sala de Aula: Escrevivência de uma Professora Universitária Surda. 1ed.Campinas - SP: Pontes Editores, 2022, v. 1, p. 247-260.

  • VILHALVA, Shirley . História dos 30 anos do Projeto Indígena Surdo no Estado de Mato Grosso do Sul. In: Rosana de Fátima Janes Constâncio; Janete de Melo Nantes; Elizabeth Matos Rocha (Orgs.). (Org.). LIBRAS: estudos linguísticos e culturais. 1ed.Curitiba - PR: CRV, 2021, v. 1, p. 113-123.

  • VILHALVA, Shirley . Letramento e objetos digitais de aprendizagem da Libras para indígena surdo na Plataforma Escola digital. In: Figueiredo, Alexandra Aparecida de Araújo; Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui; Reis, Leidiani da Silva; Sgarbi, Nara Maria Fiel de Quevedo. (Org.). Línguas indígenas, linguística, cultura e ensino. 1ed.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2021, v. 1, p. 275-296.

  • GOMES, J. C. ; VILHALVA, Shirley . AS EPISTEMOLOGIAS DAS LÍNGUAS DE SINAIS INDÍGENAS. In: João Carlos Gomes. (Org.). EPISTEMOLOGIAS DOS ESTUDOS SURDOS: língua, cultura e educação sob o signo da diversidade cultural. 1ed.Curitiba : CRV, 2020.: CVR, 2020, v. 1, p. 19-54.

  • VILHALVA, Shirley ; GOMES, J. C. . Epistemologia da Evolução dos sinais familiares para os sinais emergentes das línguas de sinais indígenas em contextos interculturais.. In: OLIVEIRA, E.N de; CONSTÂNCIO, R. F. J. (Org.). Libras: trilhas linguísticas e educacionais. 1ed.São Leopoldo: OIKOS, 2020, v. 1, p. 55-70.

  • FERREIRA, V. S. ; VILHALVA, Shirley . Ensino de língua portuguesa para surdos: escola inclusiva x escola bilíngue, um olhar pedagógico. In: Patrícia Graciela da Rocha (Org.). (Org.). Línguas, discursos e identidades: saberes e práticas. 1ed.Porto Alegre - RS: Editora Fi, 2019, v. 1, p. 170-194.

  • VILHALVA, Shirley . Libras como objeto de ensino. In: Cleusa Inês Ziesmann; Sonize Lepke. (Org.). Reflexões, Experiências e Estudos da Libras. 1ed.Santa Maria - RS: Editora e Gráfica Caxias, 2018, v. 1, p. 193-207.

  • VILHALVA, Shirley ; SILVA, M. L. F. S. . Família Sem Libras até Quando?. Família Sem Libras até Quando?. 1ed.Santa Maria - RS: Editora e Grafica Cursos Caxias, 2018, v. 1, p. 247-269.

  • L., S. N. ; DINIZ, H. G. ; VILHALVA, Shirley . Aliados e inimigos na/da educação de surdos: se você usar minha língua eu não lhe trucido. In: Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros; Hector Renan de Silveira Calixto e Karine Albuquerque de Negreiros. (Org.). Aliados e inimigos na/da educação de surdos: se você usar minha língua eu não lhe trucido. 1ed.Campinas - SP: Pontes Editores, 2018, v. 1, p. 15-23.

  • VILHALVA, Shirley ; SILVA, M. L. F. S. . FAMÍLIA DE SURDOS SEM LIBRAS! ATÉ QUANDO?. FAMÍLIA DE SURDOS SEM LIBRAS! ATÉ QUANDO?. 1ed.Campinas: UNICAMP, 2017, v. 1, p. 33-45.

  • SANTOS, G. C. ; LINS, H. A. M. ; NASCIMENTO, L. C. ; SOUZA, R. M. ; OLIVEIRA, G. ; ROCHA, D. ; SILVA, M. L. F. S. ; CAMPELLO, A. R. ; BREGAGNOLO, N. ; PUJALTE, P. ; REZENDE, P. L. F. ; FARAH, L. M. S. F. ; VILHALVA, Shirley ; FERREIRA, L. . Ações afirmativas para pessoas surdas no processo de escolarização. In: Heloísa A. Matos Lins, Lilian C.R. Nascimento, Regina Maria de Souza. (Org.). Revisão em Libras. 1ed.Campinas: Biblioteca unicamp, 2017, v. 1, p. 1-101.

  • CERNY, R. Z. ; VILHALVA, Shirley . A gestão Pedagógica nos cursos de Letras Libras. In: Ronice Muller de Quadros. (Org.). Letras Libras ontem,hoje e amanhã. 1ed.Florianópolis - SC: editora UFSC, 2014, v. 1, p. 37-54.

  • Perlin. Gladis ; STUMPF, M. ; ROSA, E. F. ; REIS, F. ; VILHALVA, Shirley ; REICHERT, A. R. ; SCHALLENBERGER, A. ; MORAIS, C. ; STROBEL, K. L. ; MORGADO, M. ; MARTINS, M. ; CALDAS, A. L. P. ; MARTINS, C. R. ; SILVEIRA, C. H. ; MOURAO, C. H. N. ; CAMPOS, D. W. ; ROSA, F. ; KLEIN, M. ; SILVA, F. I. ; RACHEL, G. M. M. ; et.al . Anatomia do Sentimento Surdo. In: Gladis Perlin e Marianne Stumpf. (Org.). Um olhar sobre nós surdos. 1ed.Porto Alegre - RS: Editora CVR Ltda, 2012, v. 1, p. 1-281.

  • VILHALVA, Shirley . Anatomia dos sentimentos Surdos. Um olhar sobre nós surdos. 1ed.: Editora CRV, 2012, v. 1, p. 59-66.

  • VILHALVA, Shirley . Educação de Surdos: Direitos linguisticos ameaçados. In: Geralda Neiva Cardins Gomes; Juliana de Brito Marques do Nascimento. (Org.). Experiências exitosas em educação bilíngue para surdos. 1ed.Fortaleza: SEDUC, 2011, v. 1, p. 45-55.

  • VILHALVA, Shirley . A Ameaçada Escola de Surdos. In: Sá,Nidia de.. (Org.). Surdo qual escola?. 1ed.Manaus: Editora Valer e Edua, 2011, v. 1, p. 63-76.

  • VILHALVA, Shirley . A educação do indio surdo brasileiro: implicações linguisticas. In: Silvia Andreis Witkoski; Marta Rejane Proença Felietaz. (Org.). Educação de Surdo em debate. 1ed.: Editora UTFPR, 2004, v. 1, p. 263-269.

  • VILHALVA, Shirley . Despertar do Silêncio. In: Litteris Editora. (Org.). O som das palavras. 1ed.Rio de Janeiro - RJ: Litteris Editora, 2003, v. 1, p. 9-9.

  • SILVA, M. L. F. S. ; VILHALVA, Shirley . Surdez é uma doença?. ASADDEF - Associação de Aprendizagem e Desenvolvimento das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras de Paulínia, Paulínia - SP, p. 04 - 04, 02 jan. 2020.

  • VILHALVA, Shirley ; ROBERTO, L. S. . Revista virtual de cultura surda. Educação oela arte: complementariedade expressiva para surdo, Portal Editora Arara Azul, p. 1 - 25, 01 set. 2016.

  • VILHALVA, Shirley . Inclusão do Estudante Surdo na Educação: dupla batalha. Jornal da AME, São Paulo, p. 04 - 04, 07 ago. 2008.

  • VILHALVA, Shirley . Entrevista Vendo Vozes. Entrevista Shirley Vilhalva.

  • SANTOS, DAVID KAIQUE RODRIGUES DOS ; DAMASCENO, LETÍCIA DE SOUZA MAGALHÃES ; VILHALVA, SHIRLEY . O ENSINO DAS LÍNGUAS INDÍGENAS DE SINAIS E DA LIBRAS NA PERSPECTIVA DO MULTILINGUISMO. In: O Primeiro Seminário Nacional de Línguas Indígenas de SinaisSENLIS, 2023, UFPA. Anais do(a) O Primeiro Seminário Nacional de Línguas Indígenas de Sinais-SENLIS. Recife: Even3, 2023.

  • GARCIA, J. S. ; VILHALVA, SHIRLEY . Acessibilidade linguística no Bioparque: Sinalário e percurso dos aquários em Libras. In: Jornada de Pesquisa e Tecnologias do Bioparque Pantanal, 2023, Campo Grande MS. Jornada de Pesquisa e Tecnologias do Bioparque Pantanal, 2023. v. 1. p. 43-43.

  • VILHALVA, Shirley . CURRÍCULO PARA ESTUDANTES INDÍGENAS SURDOS. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS, 2021, Brasília - DF Online. Anais do Primeiro Congresso Internacional sobre o Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Meio Digital: Even3, 2020.

  • VILHALVA, Shirley ; BARROS, S. K. A. ; ARAUJO, B. R. N. . Ser Surdo em uma Família Bilingue: um olhar para as línguas de sinais.. 2026. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley ; ROQUE, F. O. . O Mundo da Biodiversidades nas Línguas de Sinais. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VILHALVA, SHIRLEY ; NUNES, E. H. ; MARQUES, B. M. . Currículo Azul: Educação Inclusiva para Divulgação Científica Shirley Vilhalva ? Projeto Ictiolinguística ? Professora UFMS. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, SHIRLEY . Linguagem, cultura e diversidade no contexto educacional. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley ; MEDEIROS, H. Q. ; ARAUJO, B. R. N. . Línguas Indígenas de Sinais em Foco: Emergência, Documentação e Ensino com Tecnologias, Acessibilidade, Direitos Humano e Linguísticos. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, SHIRLEY . História de Vida e Carreira da Profa. Shirley Vilhalva 03.07.2025. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VILHALVA, Shirley . Entre Libras e Línguas Indígenas de Sinais: desafios da acessibilidade linguística no sistema de justiça em Mato Grosso do Sul. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Conferencista de abertura na Jornada de Estudos em Letras (JEL 2025). 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Cultura indígena surda. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Surdo na educação escolar e os desafios da acessibilidade. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, D. K. R. ; ALMEIDA, L. P. ; SILVA, W. R. ; MOURA, I. S. S. A. ; SANTOS, D. L. N. ; INHAPE, A. S. ; LIMA, E. A. ; VILHALVA, Shirley . MINICURSO Ensino das Línguas Indígenas de Sinais (LIS) nas comunidades indígenas ? Equipe do GT LIS. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Línguas Indígenas de Sinais. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Diálogos: culturas,línguas e acessibilidade linguística. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM COMUNIDADES SURDAS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WANDERLEY, D. C. ; VILHALVA, Shirley . BRASLIND como segunda língua para indígenas surdos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Stumpf. M. R ; VILHALVA, Shirley . Contribuindo com a Língua Indígenas de Sinais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILHALVA, Shirley . Educação de Surdos e Direitos Humanos: Educação bilíngue de surdos e línguas indígenas de sinais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VILHALVA, Shirley . Língua Indígena de Sinais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VILHALVA, Shirley . Educação Bilíngue: Língua Indígena de Sinais e Língua Portuguesa como segunda Língua. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, B. R. N. ; VILHALVA, Shirley . Políticas linguísticas e políticas educacionais: o papel das associações de surdos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . A pluralidade das línguas de sinais no Brasil e a Língua Indígena de Sinais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, M. F. B. M. ; MATOS, T. N. ; VILHALVA, Shirley ; DIBO, N. ; CASTRO, J. C. E. ; FREIRE, O. ; NERI, C. C. ; SOUZA, J. A. . Atendimento Acessível em Empreendimento Turístico. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Palestra sobre Língua Indígena de Sinais na Licenciatura Intercultural Indígena. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . educação antirracista, indígena e quilombola do COINES. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VILHALVA, Shirley . Língua Indígena de Sinais LIS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, SHIRLEY ; ARAUJO, B. R. . Ver a Língua. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, SHIRLEY . Curso de Extensão para Formação de Professores Indígenas em Língua Indígena de Sinais - LSI. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley ; DAMASCENO, L. S. M. ; SANTOS, D. K. R. . Educação Bilíngue: contextualizando a Educação de Indígenas Surdos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley ; SOUZA, I. ; HONORIO, J. G. . O uso de objetos digitais nos quadrinhos como garantia de acessibilidade linguística para surdos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. K. R. ; DAMASCENO, L. S. M. ; VILHALVA, Shirley . O ENSINO DAS LÍNGUAS INDÍGENAS DE SINAIS E DA LIBRAS NA PERSPECTIVA DO MULTILINGUISMO d. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VILHALVA, Shirley . Comunidades surdas e preconceito linguístico. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, SHIRLEY ; FERRO, L. F. ; SA, M. . Educação Especial e Educação Indígena. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, SHIRLEY . I Seminário Nacional de Línguas Indígenas de Sinais SENLIS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Palestra de abertura da Semana Acadêmica, intitulada ?Multilinguismo na Educação de Surdos: língua de sinais no Brasil?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Capacitação dos docentes da Pedagogia Bilíngue, intitulada 'Formação em Pedagogia Bilíngue: questões culturais, linguísticas e políticas do mundo surdo'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Roda de conversa com os estudantes surdos do ensino médio técnico em Comunicação Visual, composto por estudantes surdos.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BENTES, T. ; VILHALVA, Shirley . RODA DE CONVERSA COM SHIRLEY VILHALVA: EDUCAÇÃO DE SURDOS INDÍGENAS E MIGRANTES (VINCULADO AO PROJETO 'DIREITOS HUMANOS E MINORIAS SURDAS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, SHIRLEY . Desafios na educação inclusiva de alunos surdos - IFMS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Palestra ?O Despertar do Silêncio?, no dia 02 de maio de 2022. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Palestra 'A Cultura Surda e os desafios para a educação bilíngue'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS E LIBRAS - SESLIBRAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILHALVA, Shirley . IX Forum Internacional ABS ? El Resgate Y Valoracion de Las Lenguas Indígenas ? Universidade Salamanca 31 de enero al o2 de Febrero de 2022. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, S. L. ; VILHALVA, Shirley . DIREITOS LINGUÍSTICOS DAS COMUNIDADES SURDAS BRASILEIRAS: a (re)existência das diversas Línguas Brasileiras de Sinais no Brasil, no simpósio ST 37. Sob o peso corpóreo de uma pandemia/sindemia ultracolonial: corpos periféricos nas periferias globais. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, S. L. ; BENTES, T. ; VILHALVA, SHIRLEY . 11ª Roda de Conversa intitulada Línguas de sinais indígenas, migrantes surdos e a exotopia com/a partir de outras comunidades surdas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CEZAR, K. P. L. ; VILHALVA, Shirley . Línguas de Sinais Indígenas no evento Jornada de Mobilização da Década Internacional das Línguas Indígenas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . História dos indígenas surdos no Brasil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Objetos digitais de aprendizagem e a linguas de sinais indígenas: uma análise de multiletramentos para estudantes surdos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Conferência: ?Objetos Digitais de Aprendizagem no ensino de Línguas de Sinais Indígenas e a Libras nas Escolas Indígenas?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Desafios e Perspectivas da Educação Bilíngue. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VILHALVA, SHIRLEY ; Adriano Gianotto . ?Libras e educação de surdos: desafios e perspectivas para o estado de Mato Grosso do Sul após 20 anos da aprovação da Lei n. 10.436/2002. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, SHIRLEY ; MACHADO, A. ; SAGICA, V. . O TRADUTOR E INTERPRETE, AS LÍNGUAS DE SINAIS INDÍGENAS E A LIBRAS NAS ESCOLAS INDÍGENAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Nada sobre Nós sem nós? do 1º COLÓQUIO FONOAUDIOLOGIA BILÍNGUE E SAÚDE: BILINGUISMO PARA SURDOS E ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . A história de educação dos surdos no estado de Mato Grosso do Sul. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Preconceito - pré-conceito - conceito nas diversidades surdas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . 19 ANOS DA LEI DE LIBRAS CONQUISTA DO POVO SURDO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Linguagem e Cultura Surda. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Escolarização de estudantes com Deficiência Auditiva e Surdez: desafios e possibilidades no I Ciclo Napnes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, SHIRLEY . EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS SURDOS NO BRASIL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, SHIRLEY . Workshop Virtual de Libras com Indígena Surda SOU INDÍGENA SURDA COMO É A MINHA VIDA NA COMUNIDADE INDÍGENA?,. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, SHIRLEY . Educação de Surdos Indígenas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, SHIRLEY . Índios Surdos: mapeamento das línguas de sinais no Mato Grosso do Sul. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, SHIRLEY . Escrevivências Poéticas Surdas na Universidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, SHIRLEY . Direitos e a Diversidade Surda. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MANASSES, R. ; VILHALVA, SHIRLEY ; ROCHA, W. . As experiências surdas na contemporaneidade: estudos culturais e étnicos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, B. R. ; VILHALVA, SHIRLEY . Educação de Indígenas Surdos e as Línguas Indígenas de Sinais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VILHALVA, SHIRLEY . Racismo e Discriminação na Comunidade Surda: na procura do Bem Viver. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, SHIRLEY . Português como sefunda língua de surdos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley ; CAMPELLO, A. R. ; STROBEL, K. L. . Lei de Libras: conquista do povo surdo UFPE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Desafio de contemplar o currículo da Libras como disciplina nas escolas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Palestra: Língua de Sinais das Terras Indígenas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . WEBINAR EM CELEBRAÇÃO AO SETEMBRO AZUL ?Trajetórias do surdo lutas e o direito a uma política linguística?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Live - Mesa 4 ?Holismo e saúde dos surdos? - XIV Colóquio de Surdos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . DIREITOS HUMANOS E A INVENÇÃO DE FUTUROS NA AMÉRICA LATINA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Educação Escolar Bilingue e a Tecnologia na Sala de Aula. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . ?Abordagens contemporâneas de ensino de português para surdos por professoras surdas?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Desafios das aulas remotas na educação Especial durante o CAS-Natal:Presente! 29.09.2020. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Alfabetização da criança surda: em Libras e Lingua Portuguesa 12/02/2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley ; NODA, C. M. C. ; FERNANDES, A. P. O. E. . Libras para Tod@s - Audiência Pública - Dourados - 02/08/2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . 'Ensino de Libras: A grandeza das configurações de Mãos' 27/06/2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . 'Projeto CAS em uma perspectiva histórica: conquistas e desafios' 08/2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . 'Educação das Mulheres Surdas: lutas e trajetórias' 15/08/2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . 'Indios Surdos' 27/04/2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . A Libras nas escolas indígenas e os sinais emergentes: Contribuição ou Colonização? 30/05/2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Língua de Sinais nas Terras Indígenas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . ?Educação escolar do indígena surdo: um estudo sobre interações linguísticas em sala de aula?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VILHALVA, Shirley . Oficina: Grandeza das Configurações das Mãos 08/11/2019 INES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Cultura Surda nas Terras Indígenas do Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Educação Bilíngue: Pedagogia Surda. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Política para Afirmação da vida Indígena Surda: Língua, Cultura e Poder. COINES 2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Educação Bilíngue conforme o Decreto 5626/2005. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Educação e Diferença: Territórios de Culturas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Mulher Surda: Da Vulnerabilidade ao Empoderamento.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Curriculo e formação de professores na construção de curriculos inovadores a partir de uma perspectiva inclusiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VILHALVA, Shirley . Educação de surdos indigenas e não indígenas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Linguas de sinais emergentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Metodologia de tradução - Desenvolvimento e competências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Palestrante na Oficina de Libras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley ; LOUBET, M. ; LUZ, R. ; SANTOS, I. A. . Acessibilidade e Inclusão Social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . LÍNGUA DE SINAIS EMERGENTES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . ? UM OLHAR NA LIBRAS E OUTRO NA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDO: QUAL AMBIENTE CONSTRUIR??. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILHALVA, Shirley . EDUCAÇÃO DE SURDOS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . METODOLOGIA DE TRADUÇÃO: DESENVOLVIMENTO E COMPETÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Palestra:As configurações Manuais e a sua Importancia na Libras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Língua de sinais e a educação em diferentes culturas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . 'Língua de Sinais' no I Seminário em Língua e Cultura Terena - IEL/Unicamp.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . 'Língua de Sinais em Contextos Indígenas'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Oficina - Liderança Surda. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Como ativar o novo olhar para a BNCC, aluno surdo e suas especificidades?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Diálogos entre a Pedagogia Indígena e a Padagogia urbana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . O Aluno com Deficiência auditiva e o atendimento Educação Especializado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Desafios interlectuais e bilíngues na educação de surdos: Entre o passado e o futuro.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Metodologia de tradução - Desenvolvimento e competência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Lingua de Sinais Emergentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Políticas na educação de surdos no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Linguas de sinais em contextos indígenas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Educação inclusiva e avaliação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . A educação especial, as questões da acessibilidade e as tecnologias assistiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Educação de surdos e bilinguismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Surdos falantes e sinalizantes: zona de conforto e confronto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . A educação da Surdos e a base nacional curricular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . libras e seu reconhecimento no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . ?A grandeza das Configurações de Mãos na Libras como Metodologia de L1?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . O direito de ser surdo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Surdo e o relacionamento familiar, escolar e social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Um olhar sobr surdos: Cultura Visual e o Indio Surdo Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Lingua de Sinais nas terras indigenas: o que é preciso fazer?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . alfabetização em Libras e Lingua Portuguesa para crianças Surdas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Laços da cultura indígena e surda nas comunidades indígenas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . História da Libras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Professor de Libras: que profissional é este?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Mentores e Guias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Metodologia de Libras para Surdo L1. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Estudo de Libras: A grandeza das Configurações de Mãos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Metodologia do Ensino da Libras para Surdo L1. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Libras para crianças e a avaliação no contexto educacional. Qual a nova proposta?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, M. R. ; VILHALVA, Shirley . Língua Brasileira de Sinais e a Educação de Surdos na Região Centro Oeste. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILHALVA, Shirley . Educação de Surdos e as Políticas Publicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Onde estão os índios Surdos?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Surdos Falantes e Sinalizantes: Zona de Conforto e Confronto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Mulheres e Política Afirmativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Índios Surdos: As comunidades linguísticas indígenas do Mato Grosso do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Influência da Lingua de Sinais na Educação de surdos nas diferentes culturas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . A importância da liderança feminina do movimento surdo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . a cultura do povo surdo indígena e seus sinais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VILHALVA, Shirley . 1º Encontro Nacional de Surdos e Ouvintes Espirita segundo a Codificação de Allan Kardec. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Libras/Estudos Surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . O bilinguismo e o Ensino de Libras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Terminológica de Sinais Nivel Superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . A Cultura do povo surdo indígenas e seus sinais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VILHALVA, Shirley . O Academico Surdo no Ensino medio, Técnico e Superior - IFMS Campus Coxim. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Escola Bilíngue e sua Concepção pedagógica e Perfil e Postura Docenteem uma Escola Bilíngue 18 e 19 fevereiro 2013. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Escola bilíngue e sua Concepção Pedagógica e Perfil e Postura Docente em uma Escola Bilíngue. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Direito Linguístico e as conquistas do aluno índio surdo na escola indígena em Mato Grosso do Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Educação bilíngue e sua concepção pedagógica e perfil postura docente em um ensino bilíngue. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Índio Surdo: mapeamento das línguas de sinais do Mato Grosso do Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Temática do ensino de surdos e metodologia para melhora do ensino-aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . As línguas de Sinais Brasileiras: Povo surdo Indígena e Não Indígena. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILHALVA, Shirley . O Papel da família inclusiva no processo de desenvolvimento da identidade hibrida no sujeito surdo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Metodologia de Ensino de Libras - L1. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Seminário regional de inclusão educacional da pessoa surda e surdocega. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILHALVA, Shirley . Elaboração de Projetos Científicos para surdos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Aprendizagem do Surdo e a Estrutura da Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . A importancia de Libras na comunicação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . II Encontro de Educação Bilíngue no Municipio do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Oficina sobre Indios Surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VILHALVA, Shirley ; Flavia Pieretti Cardoso . Língua Brasileira de Sinais como L1 da pessoa surda e Língua Portuguesa como L2 para pessoa surda, 26 outubro 2011 Via satelite. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . As línguas de sinais emergentes: em busca de uma base linguistica (familia/surdo/escola). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Palestra aos Familiares dos alunos do CEADA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley ; AGUIRRE, A. . Educação de Surdos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Cultura Emergente - Base linguística: Família, Surdo, Comunidade e Cultura Surda Indigena. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Campanha Nacional da Acessibilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Curso de Libras - Nivel Básico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Resolução 64/2010 do CSJT - o caminho percorrido. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Formação de Professores: desafio do Saber e do fazer docente na atualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Quais são as produções acadêmicas sobre índios surdos no Brasil?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VILHALVA, Shirley . I Encontro Nacional do Curso Letras/Libras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Indio Surdo: mais que gesto? Comparação Linguistica usada na comunidade Indigena. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Feira Mulheres em movimento 6º edição. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Formação de liderança surda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . A importancia do decreto de Libras n°5.626/2005. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Vencendo o Silêncio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . PEDAGOGIA TERENA X PEDAGOGIA URBANA: ? O que eu professor preciso saber da Pedagogia Terena para atuar no espaço escolar indígena multicultural.?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VILHALVA, Shirley . I Encontro de Profissionais que atuam com alunos com surdocegueira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Pedagogia Surda. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VILHALVA, Shirley . Lingua Brasileira de Sinais - Libras. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Surdez e Relacionamento. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Lingua Brasileira de Sinais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Encontro Estadual Políticas Públicas do Esporte e Lazer para portadoress de Necessidade Especial. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . II Encontro de ouvintes do ministério mãos que falam. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Linguagem Brasileira de Sinais - Cursos e Eventos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Novos Tempos Revelando a Eficiência. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Os Educadores Surdos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILHALVA, Shirley . 'Surdez, Cidadania e Educação'. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Necessidades especiais auditivas - carga horaria 5h. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Necessidades especiais auditivas - carga horaria 10 h. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . O sistema educativo personalizado: diferentes alternativas. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Capacitação às UIAPs da Capital na área Auditiva. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . O Sistema educativo Personalizado: Diferentes Alternativas. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . III Encontro Sul Matogrossense de Surdos. 1991. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . II Encontro Sul Matogrossense de Surdos. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . Curso na Área de Deficiência Auditiva. 1989. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILHALVA, Shirley . Seminário Sobre Deficiênca Auditiva. 1989. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILHALVA, Shirley . Experiencia como Professora Surda. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . II Simpósio de Deficiencia Auditiva. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . O Sudo na Sociedade. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILHALVA, Shirley . I Seminário de Educação Especial. 1986. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GIANOTTO, A. O. ; VILHALVA, Shirley . Narrativa da vida : Ser vencedor e realizar o sonho!, 2026. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOUSA, M. J. F. ; VILHALVA, Shirley . Estudo da Literatura Surda. Montes Claros - MG, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • VILHALVA, Shirley ; SANTOS, S. A. ; RODRIGUES, C. H. . Traduções, culturas e comunidades: singularidades e pluralidades em (des)encontros do eu com os outros. São Carlos - SP, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • GOMES, J. C. ; VILHALVA, Shirley . DA SENSIBILIZAÇÃO À INTERCULTURALIDADE: a poética do olhar do educador da Libras, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CAMPELLO, A. R. E. S. ; LIRA, D. S. ; ANDRADE, L. C. ; VILHALVA, Shirley . Educação das pessoas surdas: didáticas e práticas com o uso da Libras. Itapiranga/SC, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • OLIVEIRA, E. N. ; COSTANCIO, R. F. J. ; VILHALVA, Shirley . Reflexões e Praticas Educacionais. São Leopoldo - RS, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • VILHALVA, Shirley . Metaplasmo na Libras. Porto Velho - RO, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ZIESMANN, C. I. ; VILHALVA, Shirley . Educação de Surdos em discussão. Curitiba - PR, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Adriano Gianotto ; MARQUES, H. R. ; FERNANDES, P. K. M. ; VILHALVA, Shirley . Libras e o Desenvolvimento Local em Contextos de Territorialidade. Campo Grande - MS, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BARROS, A. L. ; CALIXTO, H. ; ALBUQUERQUE, K. ; VILHALVA, Shirley . LIBRAS EM DIÁLOGO interfaces com tradução e interpretação. Campinas - SP, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SALES, T. C. ; VILHALVA, Shirley . Onze histórias e um segredo: desvendando as lendas amazônicas.. Manaus - AM, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • VILHALVA, Shirley . Noções de Acessibilidade para Surdos: Pessoas Visuais. Florianópolis - SC: UFSC - Coordenaçao de Libras, 2010 (Caderno de Disciplina do Curso Básico de Língua de Sinais Brasileira - Libras, Modulo 1 para os Seru).

  • VILHALVA, Shirley . PEDAGOGIA TERENA X PEDAGOGIA URBANA: ? O que eu professor preciso saber da Pedagogia Terena para atuar no espaço escolar indígena multicultural.?. Petrópolis _ RJ: https://www.editora-arara-azul.com.br/revista/, 2008 (Artigo - republicado em revista virtual).

  • VILHALVA, Shirley . ?Pedagogia Surda?. https://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=977#avalia, 2007 (Artigo - republicado).

  • VILHALVA, Shirley . Kinikinau: Valorizando a História e a Pedagogia de um Povo. Petrópolis - RJ: https://www.editora-arara-azul.com.br/revista/01/edicao_num1.php, 2007 (Artigo - republicado).

  • VILHALVA, Shirley . Entrevista cedida no Seminário aponta a inclusão de pessoas com deficiência no esporte. Rio de Janeiro - RJ: https://noticiasrio.rio.rj.gov.br/index2.cfm?sqncl_publicacao=1184, 2007 (Entrevista dada para Jornalista Notícias Rio).

  • VILHALVA, Shirley . Entrevista cedida para artigo: O fim do isolamento dos índios surdos de Thais Gurgel. São Paulo - SP: Editora Abril, 2007 (Entrevista cedida para artigo na Revista Nova Escola).

  • VILHALVA, Shirley . Entrevista cedida para o artigo Profissional da Libras de Luciana Quierati. São Paulo - SP: https://jcconcursos.uol.com.br/, 2007 (Entrevista cedida para o artigo Profissional da Libras de Luciana Quierati).

  • VILHALVA, Shirley . Entrevista cedida para o artigo UFSC é referência na língua de sinais no Brasil de Mayara Vieira. Florianópolis - SC: AGECOM - UFSC, 2007 (Entrevista cedida para artigo de Mayara Vieira).

  • DADA, Z. ; Adriano Gianotto ; Asen, Edio ; OLIVEIRA, E. A. ; VILHALVA, Shirley ; Gondim, M.L . Libras Lingua Brasileira de Sinais com dialeto regional de Mato Grosso do Sul. Campo Grande - MS: Gráfica Editora Athenas, 2000 (Manual de Libras - CEADA - MS).

Outras produções

VILHALVA, Shirley . Parecerista ad hoc no processo de avaliação dos artigos científicos da edição 62 (2025): Janeiro a Junho da Revista Espaço).. 2025.

CONTRERA, L. ; VILHALVA, Shirley ; PEREIRA, A. V. ; SARTI, E. C. F. B. ; PIRANDA, E. M. ; ROSA, F. M. C. ; RIBEIRO, H. M. S. ; SOUZA, I. Q. O. ; NEGREIROS, K. A. ; CARVALHO, L. C. ; SALERNO, M. B. ; CAMPANA, M. B. ; DIAS, N. ; FONSECA, M. V. A. T. ; FALCO, P. E. O. ; NANTES, V. A. ; QUEIROZ, V. D. S. . Comissão de Assessoramento para revisão do Plano deAcessibilidade. 2025.

VILHALVA, Shirley . Desenvolvimento local da formação docente. 2024.

VILHALVA, Shirley . Ad Hoc - FAZERES CIBERCULTURAIS PATAXÓ NO/DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA KIJẼTXAWÊ ZABELÊ. 2023.

VILHALVA, Shirley . Consultor Ad Hoc - OS SINAIS DE UM NOVO TEMPO: AS IDENTIDADES SURDAS NA CONTEMPORANEIDADE. 2022.

VILHALVA, SHIRLEY . Consultor ad hoc do artigo da submissão 'Surdez, educação de surdos e bilinguismo: : avanços e contradições na implantação da Lei nº 14.191/2021,' para o periódico Revista Sinalizar. 2022.

VILHALVA, Shirley . Consultoria na avaliação de um artigo científico referente à edição de Onomástica, vol. 15, n. 38, de Estudos Linguísticos, outubro de 2022.. 2022.

VILHALVA, Shirley . Revista Eletrônica Transdisciplinar de Letras, Educação e Cultura-InterLetras- do Centro Universitário da Grande Dourados -UNIGRANpara o V.9 ? Edição Número 33. Abril/Setembro de 2021. 2021.

VILHALVA, Shirley . Consultor Ad Hoc - Revista de Letras Norte@mentos, referente ao Vol. 14, Núm. 36, de Estudos Linguísticos, previsto para outubro de 2021.. 2021.

VILHALVA, Shirley . Consultoria Ad Hoc - Revista dos Cursos de Letras: Libras e de Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras Campus II ? Samambaia, Caixa Postal 131, 74001-970 ? Goiânia ? GO Tel: 62-3521-1237 Fax: 62-3521-1160 Revista Sinalizar (ufg.br). 2021.

VILHALVA, Shirley . Consultor Ad Hoc Revista Estudo Judaico REJ 06/04/2020. 2020.

VILHALVA, Shirley . Consultor ad hoc de projetos de pesquisa (editais de 2020) cadastrados na Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação / UFMS no período de 03/02/2020 a 13/02/2020.. 2020.

VILHALVA, Shirley . Parecerista ad hoc - REVISTA X ? DOSSIÊ ESPECIAL ?HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PESQUISA E ENSINO?.. 2020.

VILHALVA, Shirley . Consultor ad hoc de Avaliação de Artigo a (Re)construção do signo musical em Beethoven após da Surdez para Edição. 2020.

VILHALVA, Shirley . Comitê de avaliadores ad hoc da Papéis - ano 2019 - avaliação de um artigo v.23, n. 45Parecer ad hoc - Revista Papéis. 2019.

VILHALVA, Shirley . Consultoria Projeto de Lei nº 031/19 que dispõem a obrigatoridade das agências bancarias e shoppins centers, do Estado de Mato Grosso do Sul, da presença do profissional Tradutor e Intérprete da Libras - Projeto do Deputado Estadual Evander Vendramini.. 2019.

VILHALVA, Shirley . Comissão Científica: V Seminário da AESOS: ' Educação de mulheres surdas: Lutas e trajetórias' AESOS/UFBA. 2019.

VILHALVA, Shirley . Ensino de lingua Portuguesa como segunda lingua para surdos. 2017.

VILHALVA, Shirley . Consultoria na àrea da Linguística da Libras. 2015.

VILHALVA, Shirley . Consultor Científico Editorial dos livros sobre Libras, Educação de surdos e tradução/interpretação. 2015.

VILHALVA, Shirley ; QUILES, R. E. S. . Concurso Publico para Ingresso na Carreira do magisterio Superior - Area de Linguística - Libras - 15 a 19 de agosto de 2011. 2011.

VILHALVA, Shirley ; QUILES, R. E. S. . Concurso Publico para Ingresso na Carreira do magisterio Superior - Area de Linguística - Libras - 29 de julho a 2 de agosto 2011.. 2011.

Brasil, MEC ; VILHALVA, Shirley . Saberes prática da inclusão. 2006.

VILHALVA, Shirley . Curso de educação Especial. 2004.

Brasil, MEC ; VILHALVA, Shirley ; Daisy Maria Collet de Araujo Lima . Dificuldade de Comunicação e Sinalização ? Surdez. 2003.

Brasil, MEC ; Daisy Maria Collet de Araujo Lima ; VILHALVA, Shirley . Dificuldade de Comunicação e Sinalização ? Surdocegueira/Múltipla Deficiência Sensoria. 2003.

Brasil, MEC ; VILHALVA, Shirley . Estratégia e Orientações Pedagógicas. 2002.

VILHALVA, Shirley . Esquipe técnica e Professores na cidade de Antonio João - MS. 2001.

VILHALVA, Shirley . Equipe técnica e professores do CEAADA. 2000.

VILHALVA, Shirley . Assessoria a Docentes que atuam no CEADA. 1993.

VILHALVA, Shirley . Assessoria Pedagógica. 1990.

VILHALVA, Shirley . Coordenadora do Sistema de Acompanhamento ao aluno no curso de Graduação Letras/Libras. 2008.

VILHALVA, Shirley . comissão científica evento I Seminário Nacional de Línguas Indígenas de Sinais-SENLIS. 2023.

MARQUES, H. J. ; GUTIERREZ, L. A. L. ; DIETTRICH, H. C. ; SOUSA, S. N. ; VILHALVA, Shirley . Comissão Setorial de Extensão da Faculdade de Educação.. 2022.

VILHALVA, Shirley . Comissão do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Graduação da FAALC. 2020.

VILHALVA, Shirley . Comissão Cientifica do V Seminário da AESOS 15 a 16/08/2019. 2019.

SANTOS, M. A. L. ; VILHALVA, Shirley . Membro Comitê Cientifico: Ação de Extensão 'III Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma outra base é possível'. 2019.

SILVA. M.B ; Stella Sanches de Oliveira Silva ; VILHALVA, Shirley ; GOMES. Eiana Sampaio . Comissão responsável por realizar o processo seletivo de Monitoria de Ensino de Graduação - Categoria Bolsista e Voluntários. 2018/1. 2018.

VILHALVA, Shirley . Subsídio para a polítíca nacional de educação bilíngue. 2014.

VILHALVA, Shirley . Primeiro Passos para a Construção do Curso de Pedagogia Bilíngue a Distância. 2012.

VILHALVA, Shirley . Libras no Contexto Social. 2003.

VILHALVA, Shirley . I Setembro Surdo: Mãos que Contam Histórias, Olhares que Constroem Pontes. 2025. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MEDEIROS, J. L. G. ; VILHALVA, Shirley . Surdo na educação escolar e os desafios da acessibilidade. 2025. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Live de Pesquisa Científica dos Surdos. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley ; BENTES, T. . PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM COMUNIDADES SURDAS. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, SHIRLEY . Práticas Docentes e Produções de Materiais para Ensino de Lingua Portuguesa para Surdo. INES. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley ; MARQUES, E. C. M. . RODA DE CONVERSA COM A PROFESSORA SHIRLEY VILHALVA: LÍNGUAS INDÍGENAS DE SINAIS BRASILEIRA. 2023. (Programa de rádio ou TV/Outra).

VILHALVA, Shirley ; ZURAVSKI, L. M. . Surdos Indígenas e Línguas de Sinais. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ROCHA, C. H. ; WABERSKI, B. T. ; VILHALVA, Shirley . CAPÍTULO 6: Diálogo com Shirley Vilhalva. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley ; SANTOS, D. K. R. ; DAMASCENO, L. S. M. . Educação Bilíngue: contextualizando a Educação de Indígenas Surdos. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, A. ; SOLANO, E. ; VILHALVA, Shirley . XV SPLin 2022 - As várias línguas no Brasil. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Mesa Redonda- A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA AS LÍNGUAS INDÍGENAS DE SINAIS. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . História do CEADA/MS: integração dos surdos e/ou pessoas com deficiência auditiva (1984 ? 1989). 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley . PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA: CONDIÇÕES DE TRABALHO NO ENSINO SUPERIOR. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GOMES, J. C. ; VILHALVA, Shirley . Língua de Sinais Indígenas: As Epistemologia das Línguas de Sinais Indígenas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Migrâncias Poéticas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Festival de Culturas Surdas: Línguas de Sinais Indígenas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, SHIRLEY . Revivendo Ser Surdo. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley ; SANTOS, S. A. . Entrevistas e depoimentos: multilinguismos e desafios em tempos de pandemia. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley . II Ciclo de Palestra: Estudo de Libras - Midia 23 de maio de 2020. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley . LÍNGUA DE SINAIS NAS TERRAS INDÍGENAS - Live Cesape Acadêmicos em Libras. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley . LÍNGUA DE SINAIS NAS TERRAS INDÍGENAS - LIVE EMEBS Madre Lucie Bray. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley . LÍNGUA DE SINAIS NAS TERRAS INDÍGENAS - LIVE IEEL - Instragran. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley . Educação de Surdo: Interfaces do trabalho com Família Bilíngue. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

VILHALVA, Shirley . Encontro Virtual - Despertar do Silêncio. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley . Webinar Epistemologia dos Estudos Surdos nos Entre Lugares da Amazônia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Educação Indígena surda e aulas remotas durante a pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

VILHALVA, Shirley . Evento de Extensão 'Decolonialidade: línguas de minorias nas comunidades indígenas do Brasil'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Forum Bilingue do Instituto Nacional de Educação de Surdos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . APRENDENDO A LÍNGUA PORTUGUESA COM LEGENDAMENTO EM TEMPO REAL X LIBRAS E A TRADUÇÃO SURDA PARA O PORTUGUÊS ESCRITO - IFBA. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Surdos, Diversidade, Diferenças e Resistências: reflexões em torno de uma pedagogia intercultural surda.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley ; LOURO, V. . Educação Bilíngue de Surdos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Literateca. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . I Seminário de Iniciação Científica de Letras Libras da FAESPE. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Cursos de Formação em EaD e em TICs estão disponíveis para servidores. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley . II Encontro de Estudantes de Libras da UFMS. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . II Encontro de Estudantes de Libras da UFMS. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Lingua de Sinais e a educação em diferentes culturas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . 1° Seminário Nacional em Linguas e Cultura terena. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . II encontro de cultura surda e LIBRAS do IFMT. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . ?Língua Brasileira de Sinais e educação de surdos na Região Centro-Oeste?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . A visibilidade do Surdo na Sociedade - UFMS. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . A visibilidade do Surdo na Sociedade - UFMS (atuou como palestrante). 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . A visibilidade do Surdo na Sociedade - UFMS (atuou como palestrante). 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Setembro Azul UFMS - Estudo de Libras. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley ; SOUZA, R. M. ; SEGALA, R. ; AGRELLA, R. . Setembro Azul: Tempo de Afirmações. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley . Libras - TV Campus. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley . Libras - TV Campus Entrevista. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley ; LIMA, J. M. S. ; NANTES, J. ; COSTANCIO, R. F. J. . II Semana bilíngue: Surdos e Ouvintes juntos pela inclusão. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SA, L. L. ; ROCHA, W. ; VILHALVA, Shirley . Diversidade Cultural e Surdez: Educação de Surdos Indigenas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Inclusão e permanência do aluno com deficiência, dificuldades de aprendizagem e altas habilidades/superdotação na educação superior. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . O academico Surdo no ensino superior. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . E como a escola entra nalíngua. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Video - Ser é ver sentir. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley . Políticas Educacionais e o Mosaico Cultural Amazônico. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Educação para a diversidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Familia em Foco. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley . Familia em foco. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VILHALVA, Shirley . 2º Seminário da diversidade bilingues - em busca de caminhos: Inclusão e bilinguismo. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . I Encontro do Curso Libras em Contexto do UFMS. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . IX Semana da pedagogia e II Encontro Integração Pós-Graduação e Graduação. 2002. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Encontros Internacionais sobre portadores de deficiência. 1995. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VILHALVA, Shirley . Shirley Vilhalva. 2017; Tema: Shirley Vilhalva. (Site).

VILHALVA, Shirley ; QUILES, R. E. S. ; NEGREIROS, K. A. ; BARROS, S. K. A. . Grupo de Trabalho 'Política Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (GT-PNEBS). 2025. (Reunião de Trabalho).

VILHALVA, Shirley . Atividade de Extensão '5ª Semana Acadêmica da Pedagogia Bilíngue (Libras-português). 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAUJO, B. R. N. ; VILHALVA, Shirley . colaborador(a) em ação de extensão na qualidade de coautor(a) do trabalho intitulado 'Projeto de Extensão:(Re)conecta Surdos de Mato Grosso do Sul',. 2024. (Reunião de Trabalho).

NEGREIROS, K. A. ; VILHALVA, Shirley ; ROSA, F. M. C. ; SILVA, L. C. ; SILVA, M. B. ; SANTOS, M. W. B. . Surdez: deficiência, sujeitos e educação. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Estratégiaeorientaçõespedagógicas).

PINHEIRO, D. ; VILHALVA, Shirley . DIREITOS HUMANOS E MINORIAS SURDAS: CONTEXTOS EDUCACIONAIS DE DIVERSIDADE (VINCULADO AO PROGRAMA MISORDO). 2023. (Reunião de Trabalho).

VILHALVA, Shirley . Políticas Educacionais Especializadas e Inclusivas. 2022. .

Stumpf. M. R ; VILHALVA, Shirley . Referencial Curricular Nacional para o Ensino de Libras, vinculado ao projeto nos períodos de 2020/1 e 2020/2/2020.. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

VILHALVA, Shirley . Caderno II - Ensino Fundamental (Anos Iniciais) Seminário Ed. Bilíngue de Surdos. 2021. .

VILHALVA, Shirley . Serviço de atendimento educacional especializado e contexto de pandemia. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VILHALVA, Shirley . Oficina' Educação infantil Bilíngue' 25 e 26/05/2019. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Brincando com a configuração de mão no caminho da Libras como L1. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Oficina sobre Lingua de sinais para a escrita da língua portuguesa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Relação Libras: Familia, Professores, Intérpretes e o estudante Surdo. 2017. .

VILHALVA, Shirley . Aula na Discuplina EL 774 - Estagio Supervisionado I. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Capacitação para formação de tradutores e intérpretes de Libras/Português. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Garcia. Renato ; VILHALVA, Shirley ; Sandin. Sandro A. T. . Protocolo Manchester - Tempo: 50' em Libras. 2016. (Produção de VT em Libras).

VILHALVA, Shirley . Metodologia da Libras como L1 para Surdos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Curso Avançado: Libras por Imersão. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Curso Licenciatura Indígena do Sul da Mata Atlântica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILHALVA, Shirley . Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Oficina de ensino L1 e L2 para surdos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . A Escola Bilíngue. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . IV seminário caminhos para a inclusão: educação bilíngue, a luta da comunidade surda brasileira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . VI SEPMAT - O aluno Surdo e aprendizagem da matematica em Libras. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Capacitação dos docentes e técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Lingua Portuguesa como segunda lingua. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILHALVA, Shirley . Orientação aos alunos no trabalho de conclusão de curso. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILHALVA, Shirley ; NOGUEIRA, A. E. L. . Política Públic: Gênero, Geração e Fronteira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VILHALVA, Shirley . Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

VILHALVA, Shirley . Orientação aos alunos no Trabalho de Conclusão de Curso. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Pós - Graduação Lato Sensu em Libras).

VILHALVA, Shirley . Primeiro Passos para a Construção do Curso de Pedagogia Bilíngue a Distância. 2012. (Reunião de Trabalho).

VILHALVA, Shirley . Curso de Formação Continuada de Instrutores Surdos 28/11/2011 a 02/12 SEDUC MT/2011. 2011. .

VILHALVA, Shirley . Língua Aplicada à Língua de sinais/ e lingua de sinais para Interpretação e História da surdez e da Educação de Surdos FTBB 05 a 12/03/2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILHALVA, Shirley . Curso de Pos Graduaçao Lato Sensu Língua Brasileira de Sinais - Libras 31 janeiro e 1 fevereiro 2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILHALVA, Shirley . Curso de Pos Graduaçao Lato Sensu Língua Brasileira de Sinais - Libras 20 a 23 julho de 2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILHALVA, Shirley ; QUILES, R. E. S. . Provas em Libras. 2011. (Concurso Publico para Ingresso na Carreira do magisterio Superior - Area de Linguística - Libra).

VILHALVA, Shirley . Libras. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VILHALVA, Shirley . O Ensino de Libras para Criança Surdas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . III Seminário Paranaense de Surdos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Curso de Formação para instrutores surdos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOTTI, M. O. ; FERNANDES, S. ; VILHALVA, Shirley . Saberes prática da inclusão. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Estratégia e orientações pedagógicas MEC Brasil).

VILHALVA, Shirley . Professores que atuam com pessoas surdas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Formação para instrutor surdo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Capacitação de professores para educação de alunos Surdos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Libras. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VILHALVA, Shirley . Diciplina Deficiência Multipla no curso de Educação a Distância. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Lingua Brasileira de Sinais. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Idioma que se vê. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Capacitação 'Libras' Lingua Brasileira de Sinais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Do programa nacional de apoio à Educação de Surdos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Curso de Metodologia para Ensino de Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Capacitação de Professores do Ensino Regular, em Deficiencia Auditiva. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Capacitação de Educação Fisíca Adaptada/Educação Especial. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOTTI, M. O. ; FERNANDES, S. ; VILHALVA, Shirley . Dificuldade de Comunicação e Sinalização Surdez. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Estratégia e orientações pedagógicas).

VILHALVA, Shirley . Educação de Surdos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Do programa nacional de apoio à Educação de Surdos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Educ. na Linguagem de Surdos. 2000. .

VILHALVA, Shirley . Linguagem de Sinais. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Curso de Lingua de Sinais. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VILHALVA, Shirley . Educação de Surdos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VILHALVA, Shirley . Curso de educação Especial. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VILHALVA, Shirley . Curso de Educação Especial. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Educação para surdos. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VILHALVA, Shirley . Lingua de Sinais na Educação dos Surdos. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Capacitação às UIAPs da capital na área auditiva. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Curso de Experiência Profissional com Deficiente Auditivo. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS (FUCMT). 1989. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILHALVA, Shirley . Linguagem Brasileira de sinais. 1988. .

VILHALVA, Shirley . Integração como cidadão operante em nossa comunidade e membro atuante em nossa familia. 1984. .

VILHALVA, Shirley . Dez anos de Libras em Mato Grosso do Sul. 2006 (Artigo) .

VILHALVA, Shirley . Poesia: Despertar do Silêncio - 1º lugar no Concurso O Som das Palavras. 2003 (Poesia) .

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Ictiolinguística - Línguas de sinais como ferramenta de identificação de peixes no Bioparque Pantanal, Descrição: O projeto Ictiolinguística em Línguas de Sinais (Libras, LIS e outras) do Bioparque Pantanal, teve origem na inquietação da diretora geral Maria Fernanda Balestieri e profissionais do setor de Acessibilidade, principalmente pela equipe de tradutores intérpretes, quanto à ausência de sinais específicos para a identificação das espécies de peixes em línguas de sinais, o que acarreta um déficit na comunicação na experiência da pessoa surda e/ou surdocega ao visitar o circuito de aquários do Bioparque Pantanal. Respeitando o protagonismo surdo, foram convidados professores pesquisadores, atuantes na área de linguística e tradução e interpretação para a realização da pesquisa na forma lexical e sinergética, levando em conta as características e comportamentos das espécies existentes nos tanques do complexo. O conceito dos sinais analisa todas as possibilidades, e apresentam para o público a sinalização de cada espécime, a criação do conceito conta com a contribuição dos colaboradores do espaço, que vão desde os guias turísticos, educadores ambientais, aos biólogos e veterinários, que darão informações relevantes sobre a origem e comportamento, junto com a visualização das características pelos próprios pesquisadores. Os registros serão validados por uma banca avaliadora composta pelos pesquisadores surdos convidados, posteriormente à gravação e edição dos sinais. Até o momento foram criados 111 sinais dentre as mais 390 espécies existentes no complexo. Como exposição final os sinais serão disponibilizados via QR Code no circuito de aquários, para acesso do público, bem como no site do Bioparque Pantanal, contribuindo para futuras pesquisas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Shirley Vilhalva - Coordenador / Débora Campos Wanderley - Integrante / Elaine Aparecida de Oliveira da Silva - Integrante / Joao Paulo Romero Miranda - Integrante / ANA CARLA PINHEIRO LIMA - Integrante / GABRIELA ALMEIDA - Integrante / MARIA FERNANDA BALESTIERI MARIANO DE SOUZA - Integrante / Beatriz Moires Marques - Integrante / ANDRÉIA CRISTINA LOPES CORRÊA - Integrante.

  • 2023 - 2025

    Acessibilidade Linguística no Bioparque Pantanal: Sinalário e Percurso dos Aquários em Línguas de Sinais: Língua Brasileira de Sinais, Língua Americana de Sinais, Sinais Internacionais e Línguas Indígenas de Sinais (Libras/ASL/SI/LSI), Descrição: O presente trabalho tem por objetivo contribuir com a acessibilidade linguística das pessoas surdas nos respectivos espaços sociais tendo como ambiência referencial o Bioparque Pantanal. A temática encontra respaldo e discussão em diferentes autores e também em documentos normativos, como a Lei 10436/02, a qual reconhece a Língua Brasileira de Sinais Libras, e outros meios a ela associados, como meio legal de comunicação e expressão dos surdos. O projeto abre espaço para atender qualquer pessoa surda, principalmente no espaço turístico. Nesta perspectiva, o empreendimento Bioparque Pantanal dentro de seus pilares de acessibilidade tem a Tecnologia Assistiva como uma inovação e com o pilar da inclusão, abrimos também a oportunidade para a acessibilidade linguísticas nas línguas de sinais consolidado no projeto de inclusão, intitulado Bioparque para todos: iguais na diferença. O projeto já apresenta informações na respectiva língua, sendo assim, esta proposta de projeto oportuniza ampliar as informações desse, auxiliando e promovendo a comunidade surda. A proposta visa desenvolver estudos com usuários das Línguas de Sinais, viabilizando pesquisas acerca das espécies de animais presentes no Bioparque. A metodologia do projeto será catalogar os sinais existentes nas línguas Libras/ASL/SI/LSI, na ausência desse corpus, a proposta é organizar, criar sinais e realizar gravações com uso de equipamentos em parceria com o setor de comunicação do local com a possibilidade de duração de 1 ano e estendido por mais 1 ano, caso houver atualizações necessárias. Os vídeos produzidos, com os sinais dos animais catalogados, serão disponibilizados aos visitantes por meio de QR Code e/ou redes sociais, fazendo parte do acervo permanente do local, possibilitando maior acessibilidade e autonomia dos turistas surdos. Espera-se assim, que o presente projeto possa tornar o Bioparque um ambiente mais atrativo às pessoas surdas e seus familiares bilíngues, possibilitando uma experiência atrativa que os atenda em sua língua materna, respeitando sua cultura e identidade. Desta forma, o projeto visa contribuir para difusão e valorização da língua, bem como proporcionar um ambiente acessível para comunidade surda, por meio da criação do sinalário em línguas de sinais é de extrema importância para promover além de terem a possibilidade de desfrutar as atrações de forma independente, com disponibilidade de ser acompanhado por um intérprete de língua de sinais. O Bioparque Pantanal está cumprindo seu papel social ao garantir a acessibilidade linguística para as pessoas surdas e ajudando a promover uma sociedade mais inclusiva e justa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Shirley Vilhalva - Coordenador / Milene Bartolomei Silva - Integrante / Adriano de Oliveira Gianotto - Integrante / Elaine Aparecida de Oliveira da Silva - Integrante / Joao Paulo Romero Miranda - Integrante / Jessika da Silva Garcia - Integrante / ANA CARLA PINHEIRO LIMA - Integrante / EDUARDO LUCCHINI COUTINHO FILHO - Integrante / GABRIELA ALMEIDA - Integrante / GUILHERME PEREIRA MARCONATO BRASILEIRO - Integrante / LARA CRISTINA MIRANDA GALVÃO - Integrante / MARIA FERNANDA BALESTIERI MARIANO DE SOUZA - Integrante / RONALDO RODRIGUES MOISES - Integrante / ROSANA LEMES DE MOURA MONTOVANI - Integrante.

  • 2020 - 2024

    Grupo Pesquisador em Educação Intercultural, Descrição: Grupo Pesquisador em Educação Intercultural (confirmada a participação no Grupo de Pesquisa e realizar sua assinatura digital, para fins de cumprimento do Inciso IV, do Art. 7 do Anexo da resolução n 162/2008_CONSEPE. ) Linha de PesquisaEDUCAÇÃO DE SURDOS: UM OLHAR A IDENTIDADE, CULTURA E LÍNGUAESTUDO DA DIVERSIDADE CULTURAL NA AMAZÔNIAESTUDOS SURDOS DAS LÍNGUAS DE SINAIS INDÍGENAS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Shirley Vilhalva - Coordenador / Gladis Perlin - Integrante / João Carlo GOMES - Integrante / ARIANA BOAVENTURA PEREIRA - Integrante / AMAURI MORET DA SILVA - Integrante / GERALDA IRIS DE OLIVEIRA - Integrante / ANA CAROLINA LOVO VIANA - Integrante / INDIRA SIMIONATTO STEDILE ASSIS MOURA - Integrante / LEONI RAMOS SOUZA NASCIMENTO - Integrante.

Prêmios

2022

Medalha Legislativa LUTA PELA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM Campo Grande - MS, Camara Municipal de Campo Grande - Vereador Papy..

2021

Homenagem ao "Dia Nacional dos Surdos" 26 de setembro., Câmara Municipal de Campo Grande - MS - Vereador Silvio Pitu.

2021

Moção de Aplauso, Assembléia Legislativa do Mato Grosso - ALMT.

2019

Reconhecimento em Prol a Comunidade Surda e da Língua de Sinais no Mato Grosso do Sul, Comissão Voluntária de Confraternização com Surdos da Terceira Idade.

2017

Homenagem por seu destaque na Comunidade Surda, CAS/COPESP/SUPED/SED-MS.

2017

Despertar do Silêncio, Projeto Libras na Escola e na vida.

2017

Homenagem por seu destaque na comunidade Surda, CAS/COPESP/SUPED/SED/MS.

2010

Moção de Congratulação, Camara Municipal de Campo Grande.

2006

Certificado de Honra ao Mérito, CAS.

2003

O SOM DAS PALAVRAS - XI Bienal, Editora Litteris.

2001

Medalha Educação BPW CG do Projeto ?O mestre que marcou minha vida?, BPW CG.

1980

Atestado de Louvor, Escola Paroquial nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS - Faculdade de Educação. , Unnamed Road, Pioneiros, 79080730 - Campo Grande, MS - Brasil, Telefone: (67) 33417195, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - 2023

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - 2023

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8

Outras informações:
Participação no Grupo Pesquisador em Educação Intercultural como intercâmbio* com a Universidade Federal Mato Grosso do Sul nas linhas de pesquisas: estudos surdos das linguas de sinais indígenas e educação de surdos: um olhar à identidade, cultura e língua.*Grupo Pesquisador em Educação Intercultural (GPEI), vinculado ao Mestrado Acadêmico em Letras (ML), Departamento de Libras (DLIBRAS), Núcleo de Ciências Humanas (NCH),Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

2020 - 2020

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

  • 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Faculdade de Educação, Conselho Setorial de Extensão - FAED - UFMS.Cargo ou função, Membro do Conselho Setorial de Extensão.

  • 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Faculdade de Educação.Cargo ou função, Membro de comissão de seleção do Processo Seletivo.

  • 05/2020 - 05/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Faculdade de Educação, Comissão de Avaliação de Desempenho (CAD).Cargo ou função, Membro de Comissão de Avaliação de Desempenho (CAD).

  • 09/2017 - 12/2017

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, 2909 - LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS

  • 09/2017 - 12/2017

    Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS II

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, 1002 - MEDICINA

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, 1002 - MEDICINA

2003 - 2017

Centro de Capacitação de Profissionais da Ed. e Atend. às Pessoas Surdas

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Concursada, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

1984 - 2002

Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Convocada/Concursada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Voluntariado

2013 - 2013

Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - 2021

Instituto Nacional de Educação de Surdos

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Voluntario, Carga horária: 4

Outras informações:
DECLARAÇÃO Declaramos para os devidos fins, que a professora SHIRLEY VILHALVA integra o Corpo Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ?Interculturalidade e Descolonização na Educação de Surdos? (DESU/INES) e ministrou a disciplina ?Interculturalidade e Formação Docente?, com carga horária de 40h, no período de 02/06/2021 a 04/08/2021. Maria Izabel dos Santos Garcia Responsável pelo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ?Interculturalidade e Descolonização na Educação de Surdos? Professora Associada II/INES SIAPE 1792139