João Rafael de Moraes Cini

Graduado em Química pela Universidade Estadual de Londrina (2007), Mestre em Bioenergia na UEL. Docente Substituto na UNIFAI- Centro Universitário Adamantinense Integrado. Docente titular no SESI/SP - Unidade Osvaldo Cruz, Docente na Escola São José de Bastos -Sistema Anglo.

Informações coletadas do Lattes em 19/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em BIOENERGIA

2011 - 2012

Universidade Estadual de Londrina
Título: Aplicação de delineamento de mistura no estudo do tempo de armazenamento do biodiesel B100: Comparação entre Rancimat e o teste Acelerado em Estufa.,Ano de Obtenção: 2013
Dionisio Borsato.

Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA - EDUCAÇÃO CONTINUADA

2015 - 2016

Universidade Polis das Artes

Graduação em Quimica bacharelado com habilitação em tecnológica

2004 - 2007

Universidade Estadual de Londrina
Título: Otimização e Validação de Metodologia de extração e análise de pireno por CLAE em meio de cultivo para biorremediação.
Orientador: Maria Inês Rezende

Curso técnico/profissionalizante

2002 - 2004

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia da Universidade Estadual de Londrina.Determinação da Estabilidade Oxidativa e Otimização do tempo de estocagem de biodiesel B100, em mistura com antioxidantes sintéticos, aplicando o delineamento simplex-centróide. 2012. (Simpósio).

I Simpósio de bioquímica e Biotecnologia da Universidade Estadual de Londrina-I Simbbtec. 2011. (Simpósio).

III Semana de Biotecnologia. 2007. (Outra).

XVI Encontro anual de Iniciação Científica.Avaliação do Crescimentodos Ascomicetos Botryosphaeria Rhodina e Botryosphaeria Ribis em diferentes concentrações de pireno.. 2007. (Encontro).

XV Encontro Anual de Iniciação Científica.Avaliação sensorial de filé (pectoralis major M.) com PSE (Pale, soft, exudative) de frango.. 2006. (Encontro).

XXI Semana da Química. 2006. (Outra).

XIV Encontro Anual de Iniciação Científica.Charque de aves:Controle da Oxidação Lipidica. 2005. (Encontro).

V Semana do Meio Ambiente: "O meio Ambiente no Cotidiano". 2004. (Outra).

XX Semana da Química. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Joan Valério Pamplona

SANTOS, J.A.;CINI, J. R. M.; HADDAD, J. M.. A Piscicultura como alternativa de Reabilitação Ambiental para as áreas degradadas pela extração de Argila no Distrito de Campinal- SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Adamantina.

Aluno: Danilo Augusto Carrilho Basso

RIMOLDI, F.; TURRA, R. J.;CINI, J. R. M.. Estudo de Caso da Recuperação e Arborização da Área Verde do Residencial Alto da Colina no Municipio de Tupi Paulista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Adamantina.

Aluno: Amauri Neris de Souza Junior

TURRA, R. J.; SIMÕES, A. R.;CINI, J. R. M.. Gestão e Planejamento no Reflorestamento da Cidade de Dracena. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Adamantina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Rogerio Pinto Rodrigues

Borsatto, D.;RODRIGUES, P. R. P.; GALAO, O. F.. Aplicação de delineamento de mistura com variável de processo: Comparação dos métodos de determinação da estabilidade oxidativa de biodiesel B100. 2013. Dissertação (Mestrado em BIOENERGIA) - Universidade Estadual de Londrina.

OLÍVIO FERNANDES GALÃO

BORSATO, DionisioGALÃO, O. F.; RODRIGUES, P. R. P.. Aplicação do Delineamento de mistura com variavel de processo: comparação dos métodos de determinação da estabilidade oxidativa de biodiesel B100. 2013. Dissertação (Mestrado em BIOENERGIA) - Universidade Estadual de Londrina.

Suzana Lucy Nixdorf

LOBO, I.; REZENDE, Maria Inês;NIXDORF, S. L.. Otimização e validação de metodologia de extração e análise de pireno por CLAE em meio de cultivo para Biorremediação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Benedito Pereira Mendonça

A EFICIÊNCIA DA BIOMASSA DA CASCA DA BANANA NA ADSORÇÃO DE METAIS EM SOLUÇÃO AQUOSA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Centro Universitário de Adamantina; Orientador: João Rafael de Moraes Cini;

Antonio Marcelino Chiesa

REAPROVEITAMENTO DE POLÍMEROS TERMOFIXOS NA CONTRUÇÃO CIVIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Centro Universitário de Adamantina; Orientador: João Rafael de Moraes Cini;

António Menezes

ADSORÇÃO DE METAIS PESADOS EM EFLUENTES AQUOSOS E IMPACTOS À SAÚDE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Centro Universitário de Adamantina; Orientador: João Rafael de Moraes Cini;

Ana Carolina C

da Silva; Plano de Gerenciamento de Resíduos no Laboratório de Ensino e Pesquisa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Centro Universitário de Adamantina; Orientador: João Rafael de Moraes Cini;

Rodolfo Beneton de Souza

Lavador de gases de caldeira; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Centro Universitário de Adamantina; Orientador: João Rafael de Moraes Cini;

Jaqueline Aparecida Pereira Luz

A EFICIÊNCIA DA BIOMASSA DA CASCA DA BANANA NA ADSORÇÃO DE METAIS EM SOLUÇÃO AQUOSA; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Centro Universitário de Adamantina; Orientador: João Rafael de Moraes Cini;

Charles Rodolfo Almeida Nunes Junior

UTILIZAÇÃO DO SORGO SACARINO PARA PRODUÇÃO DO ETANOL NO PERÍODO DE ENTRESSAFRA DA CANA-DE-AÇÚCAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Centro Universitário de Adamantina; Orientador: João Rafael de Moraes Cini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ilza Lobo

Desenvolvimento e validação de um método de análise e extração de Pireno Residual por Cromatografia Líquída de Alta Eficiência (CLAE); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

Dionísio Borsato

Aplicação de delineamento de mistura com variável de processo: comparaçãodos métodos de determinação da estabilidade oxidativade biodiesel B100; 2012; Dissertação (Mestrado em BIOENERGIA) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dionisio Borsato;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CINI, JOÃO RAFAEL DE MORAES ; BORSATO, DIONÍSIO ; GUEDES, CARMEN LUÍSA BARBOSA ; SILVA, HÁGATA CREMASCO DA ; COPPO, RODOLFO LOPES . Comparação dos métodos de determinação da estabilidade oxidativa de biodiesel B100, em mistura com antioxidantes sintéticos: aplicação do delineamento simplex-centroide com variável de processo. Química Nova (Impresso) , v. 36, p. 79-84, 2013.

  • CINI, J. R. M. ; ODA, Sandra Helena Inoue ; SIMOKOMAKI, Massami ; PRUDENCIO, Sandra Helena . Avaliação sensorial de filé (pectoralis major M.) com PSE (Pale, soft, exudative) de frango.. In: XV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2006, Ponta Grossa. Anais do XV EAIC, 2006. v. 1. p. 1-4.

  • CINI, J. R. M. ; BARBOSA, A. M. ; DEKKER, R. F. H. ; LOBO, I. ; REZENDE, Maria Inês . Avaliação do crescimento dos ascomicetos Botryosphaeria rhodina e Botryosphaeria ribis na presença de concentrações crescentes de pireno.. In: 5º Congresso Brasileiro de Micologia, 2007, Recife. Anais do 5ºCongresso Brasileiro de Micologia., 2007.

  • CINI, J. R. M. ; REZENDE, Maria Inês ; LIPORACCI, J. S. . Avaliação do Crescimentodos Ascomicetos Botryosphaeria Rhodina e Botryosphaeria Ribis em diferentes concentrações de pireno.. In: XVI Encontro anual de Iniciação Científica, 2007, Maringá. XVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2007.

  • CINI, J. R. M. ; MARCHI, D. F. ; SIMOKOMAKI, Massami . Charque de Aves: Controle da Oxidação Lipidica.. In: ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2005, Guarapuava. ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2005.

  • CINI, J. R. M. ; BORSATO, D. ; CREMASCO, H. . Determinação da Estabilidade Oxidativa e Otimização do Tempo de Estocagem de Biodiesel B100, em mistura com antioxidantes sintéticos, aplicando o delineamento simplex-centróide. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CINI, J. R. M. ; LIPORACCI, J. S. ; REZENDE, Maria Inês . Avaliação do crescimento dos ascomicetos Botryosphaeria rhodina e Botryosphaeria ribis na presença de concentrações crescentes de pireno.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CINI, J. R. M. ; ODA, Sandra Helena Inoue ; PRUDENCIO, Sandra Helena ; SIMOKOMAKI, Massami . Avaliação sensorial de filé (pectoralis major M.) com PSE (Pale, soft, exudative) de frango. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CINI, J. R. M. ; MARCHI, D. F. ; SIMOKOMAKI, Massami . CHARQUE DE AVES: CONTROLE DA OXIDAÇÃO LIPÍDICA.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2007

    ISOLAMENTO DE MICROORGANISMOS A PARTIR DE RESÍDUOS CONTAMINADOS POR DERIVADOS DE PETRÓLEO E AVALIAÇÃO PARA A BIORREMEDIAÇÃO, Descrição: A CONTAMINAÇÃO ACIDENTAL DE SOLOS E ÁGUAS NATURAIS, POR ROMPIMENTOS DE TUBULAÇÕES E TANQUES DE ARMAZENAMENTO EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS TEM SIDO CONSTANTE EM VIRTUDE DA APROXIMAÇÃO DO FINAL DA VIDA ÚTIL DESTES MATERIAIS. ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ESTÃO EXIGINDO A IMEDIATA RECUPERAÇÃO DO PASSIVO AMBIENTAL DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS, OU SEJA, A DESCONTAMINAÇÃO DO SOLO E DO LENÇOL FREÁTICO, QUANDO ATINGIDOS. OS MAIORES PROBLEMAS DESTA CONTAMINAÇÃO SÃO ATRIBUÍDOS AOS HPAS E BTEX, SENDO ESTES ÚLTIMOS, MAIS SOLÚVEIS E MAIS MÓVEIS DA FRAÇÃO DA GASOLINA E OS PRIMEIROS A ATINGIR O LENÇOL FREÁTICO. A BUSCA E O DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A REMEDIAÇÃO DE AMBIENTES CONTAMINADOS, QUE ATENDAM À LEGISLAÇÃO AMBIENTAL VIGENTE E QUE, AO MESMO TEMPO, SEJAM COMPATÍVEIS COM AS CONDIÇÕES ECONÔMICAS E OPERACIONAIS SE FAZ PRIMORDIAL. NOS ÚLTIMOS ANOS, TÉCNICAS DE REMEDIAÇÃO EMPREGANDO A BIODEGRADAÇÃO TÊM SIDO APLICADAS POR APRESENTAREM PARTICULAR IMPORTÂNCIA NA MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELOS DERIVADOS DE PETRÓLEO. EM CONTRASTE COM A REMEDIAÇÃO. DE SOLOS POR MÉTODOS DESTRUTIVOS OU DISPOSIÇÃO EM ATERROS SANITÁRIOS, O USO DE BIORREMEDIAÇÃO PARA ATENUAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO, PROMOVE A SUSTENTABILIDADE DO SOLO E SEU REUSO. COM A PREOCUPAÇÃO CADA VEZ MAIS PERTINENTE NO PAÍS, EM FUNÇÃO DA DETERIORAÇÃO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS E DO USO CRESCENTE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA PARA ABASTECIMENTO HUMANO, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA A PROTEÇÃO DO LENÇOL FREÁTICO, IMPEDINDO A ENTRADA DE POLUENTES MUTAGÊNICOS E CARCINOGÊNICOS, ATRAVÉS DA REMEDIAÇÃO DOS SOLOS CONTAMINADOS. APESAR DO BRASIL SER UM LOCAL IDEAL PARA APLICAÇÃO DA BIORREMEDIAÇÃO, DEVIDO AO CLIMA, POUCOS ESTUDOS E APLICAÇÕES NESSA ÁREA TÊM SIDO REALIZADOS COM O OBJETIVO DE PROTEGER E PRESERVAR A NOSSA ÁGUA SUBTERRÂNEA. O OBJETIVO PRINCIPAL DO PROJETO É ISOLAR MICROORGANISMOS DE AMBIENTES CONTAMINADOS E AVALIAR A APLICAÇÃO DESTES NA BIORREMEDIAÇÃO DE SOLOS E RESÍDUOS CONTAMINADOS POR DERIVADOS DE PETRÓLEO. OS MICROORGAN. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: João Rafael de Moraes Cini - Integrante / Aneli de Melo Barbosa - Integrante / Robert Dekker - Integrante / Ilza Lobo - Coordenador / Maria Inês rezende - Integrante.

  • 2006 - 2006

    IMPLANTAÇÃO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE NO PROCESSAMENTO DO CHARQUE, Descrição: ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ESTABELECER PARÂMETROS DE QUALIDADE PARA O CHARQUE BOVINO AVALIANDO E OTIMIZANDO AS ETAPAS DO PROCESSAMENTO DO PRODUTO. A UTILIZAÇÃO DE HIDROCOLÓIDES NO CHARQUE SERÁ INVESTIGADA UTILIZANDO-SE OS ESTABILIZANTES CARRAGENA, GOMA XANTANA E PROÍTENA ISOLADA DE SOJA, INDIVIDUALMENTE, COM O OBJETIVO DE MELHORAR A TEXTURA DO PRODUTO E OTIMIZAR O RENDIMENTO DO PROCESSO. O EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE CULTURAS INICIADORAS FORMULADAS COM STAPHYLOCOCCUS CARNOSUS, STAPHYLOCOCCUS XYLOSUS E PEDIOCOCCUS PENTOSACEUS ESTARÁ SENDO AVALIADO NO INTUITO DE PROMOVER MELHORIAS NAS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DO CHARQUE. AS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E OS PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO DO CHARQUE ESTARÃO SENDO DISCUTIDOS E PADRONIZADOS, PARALELOS A DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DE QUALIDADE DO PRODUTO. A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO PODE CONSTRIBUIR PROMOVENDO A PADRONIZAÇÃO, MELHORIA DA QUALIDADE E GARANTIA DA SEGURANÇA DO CHARQUE, PERMITINDO AO PRODUTO CÁRNEO TIPICAMENTE BRASILEIRO ALCANÇAR NOVOS MERCADOS CONSUMIDORES, SOBRETUDO NO EXTERIOR.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Rafael de Moraes Cini - Integrante / Massami Shimokomaki - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    MANEJO PRÉ-ABATE DE FRANGOS E PSE (PALE, SOFT, EXUDATIVE). GENÉTICA E BIOQUÍMICA E DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO CÁRNEO DE UMIDADE INTERMEDIÁRIA DERIVADO DE POEDEIRAS., Descrição: O PROJETO VISA A DETERMINAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE UMA RELAÇÃO GENÉTICA DECORRENTE DA MUTAÇÃO NA PROTEÍNA RIANODINA, CONTROLADORA DO FLUXO DE CÁLCIO NO MÚSCULO PARA O SURGIMENTO DE CARNES PSE EM AVES COMO JÁ DETERMINADA EM SUÍNOS. AO MESMO TEMPO, ESTARÁ SENDO AVALIADA, A POSSIBILIDADE DA ATIVIDADE DA FOSFOLIPASE A2 TER O PAPEL DE GATILHO PARA O INÍCIO DOS SINTOMAS DO SURGIMENTO DE CARNES PSE. O PROJETO TERÁ O OBJETIVO DE DESENVOLVER UMA TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DE CARNE SALGADA DE GALINHAS POEDEIRAS APÓS O SEU DESCARTE. VISAMOS DESTA FORMA, NO SEGUNDO PROJETO, OFERECER UM PRODUTO PARA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA E RICO EM PROTEÍNAS E COM ECONOMIA DE ENERGIA DESDE QUE NÃO HÁ NECESSIDADE DE SE EMPREGAR A CADEIA DE FRIO PARA O SEU ARMAZENAMENTO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (4) . , Integrantes: João Rafael de Moraes Cini - Integrante / Massami Shimokomaki - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2011

    Usitec Indústria, Comércio e Representações Ltda

    Vínculo: Consultor técnico em vendas, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 20

  • 2008 - 2008

    Alto Padrão de Adamantina

    Vínculo: Professor particular, Enquadramento Funcional: Professor de Química e Matemática, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor de ensino fundamental e ensino médio.

  • 2008 - 2008

    Ateneu Bento da Silva

    Vínculo: professor particular, Enquadramento Funcional: professor ensino técnico em açúcar e álcool, Carga horária: 15

  • 2008 - 2008

    Instituto Educacional de Adamantina

    Vínculo: professor particular, Enquadramento Funcional: professor ensino técnico em açúcar e álcool, Carga horária: 15

  • 2013 - 2014

    CENTER ROYAL QUIMICA INDUSTRIA LTDA

    Vínculo: REPRESENTANTE COMERCIAL, Enquadramento Funcional: CONSULTOR TECNICO COMERCIAL, Carga horária: 50

  • 2011 - 2013

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2007

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio no projeto Isolamento de Microorganismos a partir de resíduos contaminados por derivados de petróleo e avaliação para biorremediação.

  • 2006 - 2006

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio no projeto de Implantação de paramêtros de qualidade no processamento do charque.

  • 2005 - 2006

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Iniciação Cientifica, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Iniciação Científica no projeto " Manejo pré-Abate de frangos e PSE ( PALE, SOFT, EXUDATIVE). Genética e bioquímica e desenvolvimento de um produto cárneo de umidade intermediária derivado de poedeiras.

  • 2017 - Atual

    Centro Universitário de Adamantina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

  • 2015 - 2016

    Centro Universitário de Adamantina

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Docente nos cursos de Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Farmácia nas disciplinas Química Inorgânica, Química Geral, Físico-Química e Processos Industriais.

  • 2015 - Atual

    Escola São José de Bastos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Docente da disciplina: Química, para o Ensino Médio e Cursinho pré vestibular.

  • 2016 - Atual

    Serviço Social da Industria- Unidade Operacional de Osvaldo Cruz

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Docente na Disciplina: Química para o Ensino Médio

  • 2016 - 2016

    Escola Cristã de Ensino Ltda- ME

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Docente na Disciplina: Química, para o ensino médio.