Antônio Gladstone Pereira de Matos
Pesquisador atuando junto ao Grupo de Simulação Integrada em Multiescala (GSIM) em pesquisas na área de Engenharia de Reservatórios, graduado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Ceará (UFC)(2020). Atualmente atuando no projeto de pesquisa: Estudo Numérico e Experimental da Estocagem Permanente de CO2 no Sistema Integrado Termoelétrica-Reservatório.
Informações coletadas do Lattes em 25/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Engenharia de Petróleo
2011 - 2020
Universidade Federal do Ceará
Título: TCC - MODELAGEM DE FLUIDO E OTIMIZAÇÃO DE RECICLO E ESTOCAGEM DE CO2 EM RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO UTILIZANDO O CMG
Orientador: Luis Glauber Rodrigues
Formação complementar
2019 - 2019
Corrosão na indústria de óleo e gás. (Carga horária: 8h). , Laboratório de Pesquisa em Corrosão, LPC, Brasil.
2019 - 2019
Tópicos Especiais em Engenharia Química II. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2018 - 2018
III seminário em Engenharia de Produção. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011
Auto suficiência Profissional. (Carga horária: 12h). , Serviços de Recursos de Emprego, SRE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia de Petróleo.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia de reservatórios.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia Química.
Produções bibliográficas
-
MATOS, A. G. P. ; TAVARES, T. M. . Otimização do fator de recuperação de óleo para um campo maduro aliado ao armazenamento de dióxido de carbono. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Estudo Numérico e Experimental da Estocagem Permanente de CO2 no Sistema Integrado Termoelétrica-Reservatório, Descrição: Atividades Desenvolvidas: Estimativa probabilística de volume estocável de CO2; volume de CO2 capaz de ser injetado em diferentes pressões finais de estocagem; avaliação do volume poroso acessível ao CO2; avaliação de possíveis interações rocha-fluido e se necessário realizar ensaioslaboratoriais; curvas de injeção e os índices de injetividade; número mínimo de poços injetores e localização; modelagem composicional, com reações químicas, efeito térmico e geomecânico; garantia de estocagem do CO2 em subsuperfície sem vazamento; pressão máxima de injeção a partir de estudos geomecânicos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Antonio Gladstone Pereira de Matos - Coordenador / Luis Glauber Rodrigues - Integrante / Francisco Lucas Damascena Silva - Integrante / Erika Vitoria da Silva Carmo - Integrante.
-
2020 - 2022
Abordagem em Multiescala para Redução de Incertezas em Simuladores Geomecânicos Voltados para Condições do Pré-Sal., Descrição: O objetivo principal deste projeto é melhorar a caracterização das incertezas, isto é, os valores de pressão, pressão capilar, porosidade e permeabilidade de reservatórios de óleo sob injeção de CO2 considerando as reações químicas envolvidas entre os fluidos presentes no reservatório, a rocha matriz e a rocha capeadora. Além das variáveis tratadas pela modelagem fluxo-geomecânica como: complexa interação fluido-rocha, a presença de fraturas, falhas e a camada de sal, serão incorporadas novas propriedades termodinâmicas e petrofísicas advindas da realização de estudos de dinâmica molecular e métodos probabilísticos. Como objetivos secundários podem ser elencados: - Rigorosa avaliação dos algoritmos geomecânicos comerciais - Novas abordagens de redução das incertezas de produção em campos de óleo e gás com falhas e camada de sal. - Melhorar a concepção de projetos pela inclusão de cenários a partir da melhoria de previsão de propriedades obtidas da dinâmica molecular.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Antonio Gladstone Pereira de Matos - Integrante / Luis Glauber Rodrigues - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Química. , Universidade Federal do Ceará - Campus da UFC-Laboratório do Grupo de Simulação Integrada em Multiescala, Pici, 60440900 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 5997264722
Experiência profissional
2014 - 2014
Departamento de Engenharia Hidraulica e Ambiental - UFCVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de departamento, Carga horária: 20
Outras informações:
Principais atividades: Arquivamento de títulos de pós-graduados, organização de documentos diversos, auxiliar professores do setor em atividades diversas.
2015 - 2015
Laboratório do Centro de Tecnologia ? UFCVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Atendente, Carga horária: 20
Outras informações:
Principais atividades: Cadastrar usuários do laboratório, realizar frequência dos alunos, auxiliar alunos no uso de software como AutoCad e ColdBlocks.
2016 - 2019
Coordenadoria de Atividades Desportivas - UFCVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Presidente da Associação Atlética do CT., Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antônio Gladstone Pereira de Matos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?