Mariângela Leal Cherchiglia

Professora associada do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou o Pós-Doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, em 2012/2013. Concluiu o Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002), o Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e a Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (PPM). Orientadora plena e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFMG. Foi membro da Comissão de Avaliação de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Trienais 2010 e 2013 e Quadrienal 2017. Atualmente, participa da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Saúde da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), é Vice Lider e Co-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde da UFMG (GPES/UFMG e representante institucional do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG na REBRATS - Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em economia da saúde e avaliação de tecnologia e serviços de saúde, enfocando principalmente os seguintes temas: doenças crônicas, desigualdade no acesso, farmacoeconomia e utilização de serviços de saúde.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

1998 - 2002

Universidade de São Paulo
Título: O conceito de eficiência na reforma setorial do estado brasileiro nos anos 90: difusão e apreensão em um hospital público
Sueli Gandolfi Dallari. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Reforma do Estado; Eficiência; Setor Público de saúde; Hospitais.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Mestrado em Administração

1991 - 1993

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Remuneração do trabalho médico: um estudo de seus sistemas e formas em hospitais gerais de Belo Horizonte,Ano de Obtenção: 1993
Moema Miranda Siqueira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Remuneração; Mercado de trabalho; Trabalho médico; Hospitais.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Aperfeiçoamento Em Recursos Humanos

1990 - 1990

Universidade Federal de Minas Gerais

Especialização em Residência Em Medicina Preventiva e Social

1986 - 1988

Universidade Federal de Minas Gerais

Especialização em Especialização Em Saúde Pública

1985 - 1986

Fundação Oswaldo Cruz

Graduação em Medicina

1978 - 1983

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2012 - 2013

Pós-Doutorado. , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. , Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Curso de Introdução à Modelagem Econômica em Saúde. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Saúde do estado de Minas Gerais, SES/MG, Brasil.

2009 - 2009

Introduction to Modeling. , International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research, ISPOR, Brasil.

2007 - 2007

Renal Disease in Minority Populations and Developing Nations. , Charles R. Drew University of Medicine and Science, CD, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Economia da Saúde.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Gestao de Serviços de Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CHERCHIGLIA M L. ; ANDRADE, E. I. ; ROCHA, H. A. ; LEMOS, L. L. P. . Simpósio Internacional Sobre Avaliação de Serviços de Saúde: Utilização de Sistemas de Informação em Saúde Para Orientar Políticas e Informar as Decisões. 2016. (Outro).

CHERCHIGLIA M L. . 2° Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão. 2013. (Congresso).

FACCHINI, L. A. ; CHERCHIGLIA M L. ; MIRANDA, A. S. ; STEIN, A. T. ; SILVA, C. S. ; SANTANNA, C. ; MORAES, J. C. ; CAMARGO JR., K. R. ; SOUZA, L. E. P. F. . 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).

COELI, C. M. ; XAVIER, R. M. A. ; SANTOS, A. M. R. ; CAMARGO JR, K. R. ; JUNGER, W (Washington Junger) ; MACHADO, Carla J ; CHERCHIGLIA M L. . Seminário Internacional de Linkage de Dases de Dados. 2010. (Congresso).

CHERCHIGLIA M L. . II Jornada de Economia da Sáude ABRES. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Internações hospitalares de pacientes submetidos ao tratamento oncológico pelo Sistema Único de Saúde. 2018. (Congresso).

23rd Annual International Meeting - SPOR 2018. One decade costs od cancer treatment in Brazil and its determinants. 2018. (Congresso).

HTAi 2018 Annual Meeting. Associated factors renal graft loss using real-world evidence in Brazil. 2018. (Congresso).

12th World Congress of International Health Economics Association. costs ofCost of cancer treatment in Brazil and its determinants: 2000-2010. 2017. (Congresso).

3 Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. O financiamento publico da saude: reflexoes a partir da realidade declarada por municipios brasileiros entre 2007 e 2015. 2017. (Congresso).

XXVI Semana de Iniciação Científica da UFMG.Qualidade de vida dos pacientes com câncer em tratamento quimioterápico no Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte. 2017. (Outra).

XXV Semana de Iniciação Científica da UFMG.Análise descritiva de pacientes com câncer de mama diagnosticadas e em tratamento no Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte. 2016. (Outra).

11o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Gastos com o tratamento do câncer no Brasil e seus determinantes, 2000-2003. 2015. (Congresso).

20th ISPOR Annual International Meeting. Cost-utility assessment of hemodialysis versus dialysis peritoneal, as treatment initial modality in Brazil: a population base study. 2015. (Congresso).

18th ISPOR Annual International Meeting. Variação geográfica do tratamento para câncer de mama no Brasil. 2013. (Congresso).

2o Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Qualidade da Atenção à Saúde. 2013. (Congresso).

4th ISPOR Latin America Conference. Variabilidade no tratamento de câncer de mama no Brasil. 2013. (Congresso).

Conferência Nacional de Economia da Saúde, Braga, Portugal. Cost of cancer treatment in Brazil and its determinants: 2000-2003. 2013. (Congresso).

VI Reunião da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde - REBRATS. 2013. (Encontro).

XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Perfil de pacientes com câncer de boca diagnosticados entre 2002 e 2003 e em tratamento oncológico ambulatorial no Sistema Único de Saúde. 2013. (Seminário).

10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Plano decenal de pós-graduação 2011 - 2020: o lugar da saúde coletiva. 2012. (Congresso).

Reunião da Comissão de Avaliação da CAPES com os coordenadores de Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva. 2012. (Oficina).

XX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - ABRASCO. Fatores associados entre a idade ao diagnóstico, região de nascimento e óbitos dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata no Brasil 2000-2006. 2012. (Congresso).

10th International Conference on Urban Health. Racial Disparities. 2011. (Congresso).

14a Conferência Nacional de Saúde. 2011. (Outra).

8th Annual Health Technology Assessment International (HTAi). Mycophenolate mofetil versus azathioprine as maintenance therapy for kidney transplant recipients. 2011. (Congresso).

II Encontro Nacional de Economia da Saúde: Economia, Desencolvimento e Saúde.Membro do Comitê Científico. 2011. (Encontro).

Oficina de monitoramento de estudos em avaliação de tecnologia em saúde. 2011. (Oficina).

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Duração do uso do catéter temporário para hemodiálise: Uma avaliação das unidades renais no Brasil.. 2011. (Congresso).

XX Semana de Iniciação Científica da UFMG.Perfil epidemiológico e de gastos dos pacientes diagnosticados com câncer de colon e reto e em tratamento pelo SUS entre os anos 2000 a 2006. 2011. (Outra).

Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. 2010. (Outra).

Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. 2010. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. A Doença Renal Crônica como condição marcadora da qualidade da atenção à saúde: uma reflexão. 2010. (Congresso).

O profissional médico e suas competências na atenção primária. 2010. (Seminário).

Seminário Internacional de Linkage de Bases de Dados.Construção de uma base de dados centrada no indivíduo a partir dos sistemas de informação em saúde do SUS: a Base Nacional em Terapia Renal Substitutiva.. 2010. (Seminário).

Seminário Mineiro de Ciências, Tecnologia e Inovação em Saúde.O projeto Avaliação da linha de cuidado dos pacientes em terapias renais substitutivas no Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte. 2010. (Seminário).

V Jornada de Economia da Saúde.Gestão dos Serviços de Saúde. 2010. (Seminário).

XIX Semana de Iniciação Científica da UFMG.Uma revisão sobre tratamento de câncer de mama. 2010. (Encontro).

2nd SPOR Latin America Conference. Gastos elevados com medicamentos do Programa de Medicamentos Excepcionais do Ministério da Saúde/Brasil. 2009. (Congresso).

I Simpósio Internacional de farmacoeconomia no SUS: Avaliação de tecnologia em saúde.Gastos do Ministério da Saúde no tratamento de pacientes em terapias renais substitutivas em 2003: o caso da eritropoetina. 2009. (Simpósio).

Seminário Atenção às DST/HIV e Saúde Mental: Projeto Pessoas "II"s. 2009. (Seminário).

XVIII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Uma avaliação da satisfação de pacientes em hemodiálise crônica. 2009. (Outra).

1a Reunión Regional sobre Recursos Humanos.Métodos de análise sobre formação, emprego e regulação no Brasil. 2008. (Encontro).

1st ISPOR Brazilian Chapter Congress. Como gerenciar projetos farmacoeconômicos: o caso das terapias de substituição renal. 2008. (Congresso).

Fórum de Coordenadores de Pós em Saúde Coletiva. 2008. (Encontro).

III Congreso de Economia de la Salud de América Latina y Caribe. Impacto da realização do transplante renal nos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS). 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia. BASE NACIONAL EM TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA (TRS) ? INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS DOS PACIENTES EM TRS NO BRASIL,. 2008. (Congresso).

XVII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Metodologia e potencialidades de bancos de dados. 2008. (Outra).

Construindo uma proposta organizacional para a Superintendência de Assistência Farmacêutica da SES/MG. 2007. (Seminário).

Estudo da Soroprevalência do HIV, Sífilis, Hepatites B e C em Instituições Públicas de Atenção à Saúde Mental.Estudo da Soroprevalência do HIV, Sífilis, Hepatites B e C em Instituições Públicas de Atenção à Saúde Mental. 2007. (Seminário).

HTAi 2007: HTA for Evidence-Based Public Health.. National database on renal replacement therapy focused on the individual: a record linkage procedure approach. 2007. (Congresso).

II Encontro Nacional da Rede de Centros Colaboradores.Análise situacional da assistência suplementar em Minas Gerais. 2007. (Encontro).

Renal Disease in minority population and developing nations.Profile of patients on dialysis based on a national database of the Brazilian Unified Health System (SUS), 2000-2004. 2007. (Oficina).

Seminário Internacional sobre custos de doenças crônicas.Doença Rnal Crônica: as terapias de substituição renal. 2007. (Seminário).

Symposium on the Social Determinants of Health. 2007. (Simpósio).

World Congress of Nephrology, 2007. Profile of patients on dialysis based on a national database of the Brazilian Unified Health System (SUS), 2000-2004. 2007. (Congresso).

11o Congresso Mundial de Saúde Pública e 8o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Base de dados nacional em TRS - Adaptação de banco de dados administrativos em banco centrado no paciente. 2006. (Congresso).

Avaliação final do projeto economia da saúde, DFID/MS.Reunião de avaliação final do projeto economia da saúde, DFID/MS. 2006. (Encontro).

II Congresso de Economia da Saúde da América Latina e Caribe. Utilização das terapias renais substitutivas: um caso de iniquidade. 2006. (Congresso).

Oficina de Prioridades de Pesquisa em Saúde - Editais Temáticos de 2006.Oficina de Prioridades de Pesquisa em Saúde - Editais Temáticos de 2006. 2006. (Oficina).

II Jornada de Economia da Saúde.Palestrante Avaliação econômico-epidemiológica das modalidades de terapias renais substitutivas no Brasil. 2005. (Seminário).

VI Congresso Nacional da Rede Unida.Economia da saúde na formação dos profissionais da saúde. 2005. (Oficina).

XIV Semana de Iniciação Científica da UFMG.Perfil dos pacientes em terapia renal substitutiva em Minas Gerais no ano de 2003. 2005. (Outra).

I Congresso de Economia da Saúde da América Latina e Caribe. Análise de situação da Economia da Saúde no Brasil: perspectivas para a estruturação de um Centro Nacional de Informação. 2004. (Congresso).

Oficina de trabalho da Rede Unida. 2004. (Congresso).

Oficina de trabalho de contextualizaçao e operacionalizacao da agenda estratégica da Rede Unida. 2004. (Oficina).

Seminário de avaliaçao das Propostas - Projeto de mudança curricular da Faculdade de Medicina. 2004. (Seminário).

Seminário Internacional da Associação Latina para Análise dos Sistemas de Saúde.Carreiras Públicas em Saúde na América Latina e Caribe: oportunidades e desafios. 2004. (Seminário).

Seminário Latino-Americano e Caribenho: gestão do trabalho nos sistemas nacionais de saúde.Panorama dos sistemas de regulação e gestão do trabalho na América Latina e Caribe. 2004. (Seminário).

XXII Congreso Brasileiro de Nefrologia. 2004. (Congresso).

I Jornada de Economia da Saúde.As ações e os serviços de saúde nos municípios do Estado de Minas Gerais: umaanálise preliminar do SIOPS. 2003. (Seminário).

V Congresso Nacional da Rede Unida. 2003. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de saúde Coeltiva. 2003. (Congresso).

Encontro Estadual de Recursos Humanos: uma política para o SUS. 2002. (Encontro).

Semiários em Epidemiologia/Programa de Pós-graduaçao em Saúde Pública.O conceito de eficiência na reforma setorial do estado Brasileiro nos anos 90: difusão e apreensão em um Hospital Público. 2002. (Seminário).

Seminário Internacional de Políticas de Recursos Humanos em Saúde. 2002. (Seminário).

3o Congreso Latinoamericano de Sociología del Trabajo. Remuneração e produtividade dos profissionais da saúde. 2000. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Remuneração condicionada a resultados em hospitais públicos: uma avaliação. 2000. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e V Congresso Paulista de Saúde Pública. A construçao das profissoes em saúde. 1997. (Congresso).

Oficina de trabalho para aperfeiçoamento de projetos de pesquisa sobre gestao de recursos humanos em saúde. 1995. (Oficina).

18o Encontro Nacional da ANPAD.Inserção do Médico no Mercado de trabalho: um estudo de seus formas em hospitais gerais de Belo Horizonte. 1994. (Encontro).

I Seminário de Pós-Graduaçao na Área da Saúde. 1994. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Regulação do mercado de trabalho em saúde. 1994. (Congresso).

Oficina de trabalho sobre consorcios intermunicipais e modalidades associativas municipais. 1994. (Oficina).

Seminário Gerencia da Qualidade Total. 1993. (Seminário).

XXVIII Congresso Brasileiro de Educaçao Médica. Relações de trabalho de residentes: ambiguidades teóricas e práticas. 1990. (Congresso).

41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia. Avaliação qualitativa dos serviços de saúde no processo de implantação do distrito sanitário: um estudo prospectivo. 1989. (Congresso).

Encontro Nacional sobre Avaliaçao de Serviços Públicos. 1989. (Outra).

III Encontro de Pesquisa da faculdade de Medicina da UFMG.Avaliação qualitativa dos serviços de saúde no processo de implantação do distrito sanitário: um estudo prospectivo. 1989. (Encontro).

Seminário sobre metodologia de avaliaçao de serviços de saúde. 1988. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Flávia Feliciana Silva Paiva

CHERCHIGLIA M L.; BONFANTE, Gisele Macedo Silva; SANTOS, MARCOS ANTÔNIO DA CUNHA;CECCATO, M. G. B.; JORGE, A. O.. Internações hospitalares de pacientes submetidos ao tratamento oncológico pelo Sistema Único de Saúde. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jakeline Andrea de Melo Souza

CHERCHIGLIA M L.; SANTOS, M. A. C.; DE SOUZA, MIRIAN CARVALHO; OLIVEIRA, V. B.; ABREU, DAISY MARIA XAVIER DE. Fatores Associados ao Tempo para o Início do Tratamento do Câncer de Pulmão em Minas Gerais. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Agner Pereira Lana

CHERCHIGLIA M L.; PERELMAN, J.; Silva EN; SIMINO, GIOVANA PAULA REZENDE;ALMEIDA, Alessandra MacielANDRADE, Eli Iola Gurgel. Análise dos custos diretos da assistência oncológica no Sistema Único de Saúde. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renata Silva Machado

ALMEIDA, Alessandra Maciel; PASSOS, M. C. F.; OLIVEIRA, R. A. S. F.;CHERCHIGLIA M L.. Acidose metabólica e o estado nutricional nos pacientes em hemodiálise. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

Aluno: Daniela Pena Moreira

CHERCHIGLIA Mariangela Leal; SIMINO:, G. P. R.; RODRIGUES, A.. Qualidade de vida de pacientes com câncer em quimioterapia em hospitais de Belo horizonte. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Hugo André da Rocha

CHERCHIGLIA M L.; Santos Alaneir de Fátima; MELO, A. P. S.; Machado JA; SANTOS, M. A. C.; Luz ZMP; ANDRADE, ELI IOLA GURGEL DE; ABREU, DAISY MARIA XAVIER DE. Saúde mental na atenção primária à saúde: um estudo a partir do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Celina de Faria Rezende

PENIDO, M. G. M. G.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; TAVARES, M. S.;MACHADO, Elaine Leandro; PINHEIRO, S. V. B.. Perfil epidemiológico das crianças e adolescentes em terapia renal substitutiva no Centro de Nefrologia da santa Casa de Belo Horizonte. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Isabela Maia Diniz

GUERRA JÚNIOR, Augusto Afonso; ARAÚJO, V. E.;CHERCHIGLIA, Mariângela Leal. Esclerose múltipla: gastos em medicamentos do componente especializado, serviços ambulatoriais e hospitalares em uma coorte de dezesseis anos. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Silvia Coimbra de Oliveira

BOUSQUAT, A. E. M.; COVIELLO, D. M.;CHERCHIGLIA Mariangela Leal; LIEBER, N. S. R.. Itinerário terapêutico de pacientes com artrite reumatóide em uso de medicamentos biológicos modificadores do curso da doença. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Jacob Mori

Noronha K;CHERCHIGLIA M L.; Kelles SMB. Análise de Inconsistências das preferências sociais por saúde no Brasil através da utilização do instrumento EQ-5D. 2016. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alexandre Moreira de Melo Silva

LIMA e COSTA, M. F. F.;CHERCHIGLIA M L.; PROIETTI, Fernando Augusto. Uso de serviços de saúde e percepção da qualidade da atenção médica recebida entre idosos brasileiros com e sem limitação funcional: Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. 2016. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Geralda Luiza Morais Rabelo

CHERCHIGLIA, Mariangela LealAndrade, E. I. G.; JORGE, A. O.;CECCATO, M. G. B.; Abreu, Daisy Maria Xavier. Avaliação do serviço do tratamento do câncer no Sistema Único de saúde no contexto do complexo econômico industrial da saúde. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alexandre Carvalho Pinto Coelho

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; JORGE, A. O.;CECCATO, M. G. B.; REIS, ILKA AFONSO;Andrade, E. I. G.. Internções dos pacientes em hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Edmundo Rinolino Magalhães Flores

CHERCHIGLIA M L.; Abreu, Daisy Maria Xavier; Farah KP; Gonçalves LG;CECCATO, M. G. B.. Autopercepção de saúde e suporte social em pacientes sob tratamento dialítico em Belo Horizonte, Minas Gerais. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mirian Francisco de Souza

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; Santos Alaneir de Fátima; GIOVANELLA, L.; Matta Machado ATG; SANTOS, M. A. C.; TURCI, M. A.. Avaliaçao da coordenaçao do cuidado das equipes de atenção básica: uma análise a partir do Programa de Melhoria do acesso e da Qualidade da Atenção Básica. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Haliton Alves de Oliveira

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; ACURCIO, FRANCISCO A.;ALMEIDA, Alessandra Maciel; KAKEHASI, ADRIANA MARIA. Impacto do uso de agentes anti-TNF na funcionalidade de pacientes com artrite reumatóide, espondilite anquilosante e artrite psoriásica. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Charlene Dyane Macedo Ferreira

CHAOUBAH, A.; TEIXEIRA, M. T. B.;CHERCHIGLIA M L.. Custos da DRC estágios 3-5 pré dialítico para o Sistema Único de Saúde. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Calos Philipe Barbosa Polato

CHERCHIGLIA, Mariangela LealMACHADO, CARLA JORGE; MONTESSI, J.;Andrade, E. I. G.; Acurcio, Francisco. Análise de sobrevida em pacientes com câncer de pulmão tratados no Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2002 e 2003. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eline Rezende de Morais Peixoto

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; OLIVEIRA, V. B.;REIS, I. A.Andrade, E. I. G.. Fatores relacionados ao início planejado da diálise para pacientes diabéticos no município de Belo Horizonte (MG, Brasil). 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniele Araújo Campos Szuster

CHERCHIGLIA M L.CAIAFFA, Waleska TeixeiraMACHADO, Carla J; PORTELA, M. C.. Análise da sobrevida para pacientes em terapias reanis substitutivas (TRS) no Sistema Único de Saúde. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thaís Caroline Gurgel

ANDRADE, Eli Iola GurgelCHERCHIGLIA M L.; RODRIGUES, C. S.; REIS, A. M. M.; ACURCIO, FRANCISCO A.. Utilização de eritropoetina por pacientes so Sistema Único de Saúde incidentes em hemodiálise no Brasil, 2002-2003. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Flavio Couto Giordano

CHERCHIGLIA M L.CARMO, R. A.; PROIETTI, Fernando Augusto. Incidência de hepatite viral C em pacientes em hemodiálise no Brasil entre 2000 e 2003. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Denise Pimenta

AMARAL, C. F. S.CHERCHIGLIA M L.; TORRES, H. O. G.. Estudo dos repasses e custos financeiros para os níveis de atenção à saúde do Estado de Minas Gerais no período de 2004 a 2009. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vinícius Oliveira de Moura Pereira

CHERCHIGLIA M L.ACÚRCIO, Francisco de Assis; OLIVEIRA, V. B.;RIBEIRO, A. Q.Andrade, E. I. G.CECCATO, M. G. B.. Perfil de utilização de medicamentos por indivíduos com hipertensão arterial e diabetes mellitus, em municípios selecionados da Rede Farmácia de Minas. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Anibal Fabião Murure

CROSLAND, Mark Drew;CHERCHIGLIA M L.CARMO, R. A.. Participação em ONGS de homens que fazem sexo com homens em Belo Horizonte: 2007-2009. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula Nogueira Nunes

BARRETO, Sandhi Maria; Gonçalves LG; Ladeira RM; MATOS, D. L.;CHERCHIGLIA Mariangela Leal. Relações de sociais e autopercepção da saúde em idosos: envelhecimento e saúde. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: GLÁUCIA THAISE COIMBRA DE OLIVEIRA

CORREIA, M. I. T. D.;CHERCHIGLIA M L.; LEITE, J. I. A.. Avaliação nutricional de pacientes submetidos a hemodiálise em centros de diálise de Belo Horizonte. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nívea Vieira Furtado Figueiredo

PIRES, M. R. G. M.; SENA, R. R.;CHERCHIGLIA M L.; ALVES, M.; TORRES, H. O. G.. Tecnologias para assistência domiciliar na atenção básica. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Lúcia Lobo Vianna Cabral

CHERCHIGLIA, Mariangela LealHERNAEZ, A. M.; CONILL, E. M.. Itinerários terapêuticos: compreendendo a trajetória de pessoas em hemodiálise no Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Adriano Loureiro Bersan

AMARAL, C. F. S.CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; GASTAL, F. L.; PASSOS, V. M. A.; BARRETO, Sandhi Maria. Estudo de uma coorte de pacientes com doença renal crônica terminal em hemodiálise em uma operadora de plano de saúde do tipo cooperativa médica de Belo Horizonte, Minas Gerais. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carmem Lúcia Soares Gomes

CHERCHIGLIA, Mariangela LealCARVALHO, C. L.. Remuneração médica: uso de incentivos financeiros explícitos como indutor da mudança no cuidado na saúde suplementar. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Karine de Oliveira Gomes

CHERCHIGLIA M L.COTTA, R. M. M.; RIBEIRO, S. M. R.; RIBEIRO, R. C. L.;ARAUJO, R. M. A.. Programa de Saúde da Família - da assistência ao cuidado: avaliação da implementação da Atenção Primária em Saúde. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Nutrição) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Odilon Vanni de Queiroz

CHERCHIGLIA M L.; COELI, C. M.; FRANÇA EB;MACHADO, Carla JMEIRA JÚNIOR, Wagner. Relacionamento probabilístico de registros na integração de sistemas de informação do SUS: o caso da base nacional de dados em terapia renal substitutiva. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gisele Macedo da Silva

CHERCHIGLIA, Mariangela LealANDRADE, E. I.. Fatores Associados à provisão de acesso vascular permanente para hemodiálise: um marcador da qualidade da assistência prestada ao portador de doença renal crônica terminal no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Roberto Maggi Fernades

CROSLAND, Mark Drew;ACÚRCIO, Francisco de Assis; CASTILHO, E. A.;CHERCHIGLIA M L.; FRANÇA, ELISABETH. Início tardio da terapia antri-retroviral entre pacientes acompanhados em dois serviços públicos de referência para HIV/AIDS em Belo Horizonte. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rodrigo Pastor Ales Pereira

ANDRADE, Eli Iola GurgelCHERCHIGLIA M L.BELISÁRIO, Soraya Almeida; RODRIGUES, C. S.; MELO, E. M.; RADICH, A. L. A.. O itinerário terapêutico dos pacientes em terapias renais substitutivas em Belo Horizonte: uma análise da integralidade à luz de suas percepções. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cristina Mariano Ruas Bandrão

ACÚRCIO, Francisco de Assis; OLIVEIRA, J. G.; PERRINI, E.;CHERCHIGLIA M L.. Avaliação econômica dos medicamentos destinados ao tratamento da osteoporose no Programa de Medicamentos Excepcionais do Ministério da Saúde. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cláudia Pacheco Caciquinho

TAVARES JUNIOR, A.;CHERCHIGLIA M L.; CARAMELLI, P.; MARINO, M. C. A.. Comprometimento cognitivo e sintomas depressivos em idosos em hemodiálise em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Grazielle Dias da Silva

ANDRADE, Eli Iola GurgelACÚRCIO, Francisco de AssisCHERCHIGLIA M L.; VITAL, N. C.; PERINI, E.; CHAVES, J. G.. Avaliação dos gastos realizados pelo Ministério da Saúde com medicamentos de alto custo utilizados no tratamento da doença renal crônica por pacientes do SUS no estado de Minas Gerais - 2000 a 2004. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Priscila Leiko Fuzikawa

CHERCHIGLIA M L.; GROSSI, M. A.;ACÚRCIO, Francisco de Assis; FRANCISCO,;BELISÁRIO, Soraya Almeida. Avaliação da descentralização das ações de controle de hanseníase no município de Betim: prevenindo incapacidades?. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elaine Leandro Machado

CHERCHIGLIA M L.; SESSO, R. C. C.; PEREIRA, W. A.;ACÚRCIO, Francisco de AssisCAIAFFA, Waleska Teixeira. Equidade no acesso ao transplante renal em Belo Horizonte/MG, 2000-2004. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ivan Batista Coelho

CHERCHIGLIA M L.; CAMPOS, G. W. S.;CAMPOS, Francisco Eduardo deBELISÁRIO, Soraya AlmeidaAndrade, E. I. G.. Terapia intensiva no Brasil: corrigindo ou acentuando desigualdades na oferta de serviços de saúde. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vinícius de Araújo Oliveira

BELISÁRIO, Soraya Almeida; MELO, E. M.;CHERCHIGLIA M L.CAMPOS, Francisco Eduardo de; PIERANTONI, C. R.; TEIXEIRA, P. T. F.. Medicina de família e comunidade: discussões sobre uma especialidade médica. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Graziela Lage Oliveira

CHERCHIGLIA M L.; PITA, Ana;CAIAFFA, Waleska Teixeira; BRANDAO, M. S. G.. Saúde Mental e a continuidade do cuidado em Centros de Saúde de Belo Horizonte, MG. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: João Milton Martins de Oliveira Penido

CHERCHIGLIA M L.; TEIXEIRA, Rosangela; REZENDE, Nilton Alves de. Soroprevalência de Hepatite C em Pacientes em Hemodiálise no Estado de Minas Gerais. 2006. Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Leonardo Pereira Florencio

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Investigação das ações de atenção à saúde voltadas à população idosa, no município de Belo Horizonte. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana do Carmo Reis

CHERCHIGLIA M L.; STRALEN, Cornelis Johannes Van; GOULART, Maria Stella Brandão. O Cersam na voz dos usuários: um estudo sobre a qualidade dos serviços públicos de saúde mental em Belo Horizonte. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Claudia Marques Canabrava

CHERCHIGLIA M L.; JUNQUEIRA, Luciano Antônio Prates;BELISÁRIO, Soraya Almeida. SUS e o Terceiro Setor: caracterização de entidades sem fins lucrativos, não hospitalares, que possuem serviços de atenção básica de saúde em Belo Horizonte. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ione de Almeida Nascimento

CHERCHIGLIA M L.ACÚRCIO, Francisco de Assis; OLIVEIRA, Djane Ramalho de; CARVALHO, Wânia da Silva. Avaliação de resultados de um serviço de atenção farmacêutica em Belo Horizonte. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Osvado GeraldoTeixeira

AKERMAN, Marcos;CHERCHIGLIA M L.CAMPOS, Francisco Eduardo de. Acesso aos procedimentos de alta complexidade no âmbito do SUS em Belo Horizonte/MG. O caso da utilização da quimioterapia e radioterapia por pacientes portadores de câncer de mama em Belo Horizonte, nos anos de 2000 e 2001. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosiene Maria de Freitas

WAISSMANN, William;CHERCHIGLIA M L.; FONSECA SOBRINHO, Délcio da;ANDRADE, Eli Iola Gurgel. Análise do processo de implementação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil, no período 1999-2002: um estudo de caso em municípios do Estado de Minas Gerais. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nayara Castelano Brito

COTA, G. F.; OLIVEIRA, M. R. F.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; ANDRADE, Mônica Viegas; ROMERO, G. A. S.; LOYOLA FILHO, A. I.. Infiltracao intralesional de antimoniato de meglumina para tratamento de leishmaniose cutanea localizada: revisao sistematica, metanalise e analise de custo-efetividade. 2019. Tese (Doutorado em Saude Coletiva) - Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas).

Aluno: Daniela Cristina Sampaio de Brito

CHERCHIGLIA, Mariangela LealREIS, I. A.MACHADO, Elaine Leandro; PINHEIRO, H. S.; GRINCENKOV, F. R. S.;ALMEIDA, Alessandra Maciel; CARMO, L. P. F.; REIS, E. A.; BRAGA, S. F. M.. Qualidade de vida e sintomas de depressao e ansiedade de pacientes em terapia renal substitutiva em Belo Horizonte: uma coorte historica. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renato Azeredo Teixeira

FRANÇA EB;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; SOUZA, M. F. M.; ALVES, S. V.; VASCONCELOS, A. M. N.; ALVES, D. D. S. M.; Abreu, Daisy Maria Xavier. Qualidade da informacao sobre causas de obito no brasil: a importancia dos codigos ?garbage?. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Wânia Cristina da Silva

ANDRADE, E. I.CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; Acurcio, Francisco; SILVA, R. G.; ARAÚJO, V. E.;CAMPOS NETO, O. H.; ZIMMERMANN, I. R.; SILVEIRA, M. R.. Avaliacao Economica dos Anticorpos Monoclonais no Tratamento do Cancer Colorretal Metastatico. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Haliton Alves de Oliveira Junior

CHERCHIGLIA M L.ALMEIDA, Alessandra Maciel; Acurcio, Francisco; KAKEHASI, ADRIANA MARIA;OLIVEIRA, G. L. A.Campos Neto, Orozimbo Henriques. Avaliação da qualidade de vida em pacientes com doenças reumáticas tratados com agentes biológicos - Uma coorte prospectiva. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rodrigo Pinheiro Fernandes de Queiroga

OLIVEIRA, A. G. C.; ABREU, M. N. S.;CHERCHIGLIA Mariangela Leal; HINO, P.; FRANCISCO,; SOUZA, K. M. J.. Ações para o controle da tuberculose na população em situação de rua: fatores associados e desempenho de profissionais da atenção primária à saúde. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Laura Monteiro de Castro Moreira

ANDRADE, ELI IOLA GURGEL DE;CHERCHIGLIA M L.; Machado JA; VIEIRA, F. S.; FORTES, F. B. C. T. P.; OUVERNEY, A. M.. Marchas e contramarchas no financiamento público da saúde: reflexões a partir do arranjo normativo brasileiro. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carolina Cândida da Cunha

FRANÇA EB; SOUZA, M. F. M.; PASSOS, V. M. A.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; ANDRE, C. D. S.; BIERRENBACH, A. L. S.; CARNEIRO, M.; ALVES, S. V.. Avaliação do Programa de redução do percentual de óbitos por causa mal definidas no Brasil em 2010. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Orozimbo Henriques Campos Neto

Andrade, E. I. G.; GONCALVES, L. A. O.; OLIVEIRA, D. R.; FERREIRA, E. F. E.; SOUZA, L. E. P. F.; MEDEIROS, M.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. A indústria farmacêutica na judicialização da saúde: percepção dos atores sociais envolvidos. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Lustosa Torres

LIMA e COSTA, M. F. F.; FERREIRA, F. R.; Gonçalves LG; BARROS, M. B. A.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; FIRMO, J. A. O.. Fatores psicossociais e funcionalidade no envelhecimento: evidências da coorte de Bambuí e do English Longitudinal Study of Ageing. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Lúcia Lobo Vianna Cabral

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; Gonçalves LG; JORGE, A. O.; BONFANTE, Gisele Macedo Silva; FIRMO, J. A. O.; ALMEIDA, A. M.;Andrade, E. I. G.MACHADO, Elaine Leandro. Mulheres com câncer de mama em Belo Horizonte: perfil, trajetória e narrativas sobre o cuidado. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Giovana Paula Rezende Simino

CHERCHIGLIA M L.REIS, I. A.; Mattia AL; Reis PED; ARAUJO, V. E.; SILVEIRA, M. R.. Avaliação clínicia de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia antineoplásica em pacientes com câncer. 2016. Tese (Doutorado em Medicamentos e Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sonia Faria Mendes Braga

CHERCHIGLIA M L.; Souza MC; Xavier D. Assistência oncológica ao paciente com câncer da próstata no Sistema Único De Saúde (SUS): sobrevida, fatores associados ao risco de óbito e tendência de mortalidade no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Estevão Alves Valle

LIMA e COSTA, M. F. F.; PROIETTI, Fernando Augusto;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; LOPES, A. C. S.; GUERRA, H. L.. Epidemiologia de comportamentos de saúde: diferenças entre adultos com e sem planos privados de saúde na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas).

Aluno: Grazielle Dias da Silva

Acurcio, Francisco;Andrade, E. I. G.; SANTOS, M. S.; ARAÚJO, VÂNIA DE ELOÍSA; KAKEHASI, ADRIANA MARIA;CECCATO, M. G. B.ALMEIDA, Alessandra MacielCHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Avaliação de custo-utilidade do tratamento da artrite reumatóide oferecido no SUS-MG. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Armando de Negri Filho

VIANA, Ana Luiza DÁvila; Mello G; Carrara P;CHERCHIGLIA M L.. Bases para um debate sobre a Reforma Hospitalar do SUS ? dimensionamento e tipologia de leitos hospitalares em um contexto de crise de acesso e qualidade. 2015. Tese (Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tiago Ricardo Moreira

CHERCHIGLIA M L.; Gonçalves LG; BARRETO, Sandhi Maria;CECCATO, M. G. B.; Santos SM; Bonolo PF;ANDRADE, E. I.. Nível de Complexidade da Estrutura dos Serviços de Diálise no Brasil: Condições Socioeconômicas do Município e Autoavaliação de Saúde Ruim. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marina Amaral de Ávila Machado

Acurcio, F. d. A.Alvares, Juliana; Santos MS; VITAL, N.C.; Almeida, A. M.; Moura CS;CHERCHIGLIA M L.. Análise farmacoepidemiológica e farmacoeconômica do tratamento da espondilite anquilosante com os bloqueadores do fator de necrose tumoral (TNF). 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Silvana Márcia Bruschi Kelles

BARRETO, Sandhi Maria;MACHADO, CARLA JORGECHERCHIGLIA M L.; Fóscolo RB; Silva TS; Coelho KSC; Ferrari TCA; Silva EN. Impacto da cirurgia bariátrica em médio prazo na utilização de serviços de saúde, morbi-mortalidade e custos com atenção médica. 2014. Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lúcia Maria Miana Mattos Paixão

CAIAFFA, Waleska Teixeira; Gontijo ED;CHERCHIGLIA M L.; Costa MA; Morais Neto OL; Ladeira RM; Friche AAL. Acidentes de trânsito em Belo Horizonte: qualificação da informação e caracterização de grupos vulneráveis. 2008-2010. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Gustavo Vieira Cardoso

CESAR, Cibele CominiCHERCHIGLIA M L.; OLIVEIRA, H. N.; Santos AM; Ferreira FR. Prevalência e fatores associados ao consumo de álcool: estudo de base populacional em Comunidades Quilombolas do sudoeste da Bahia - Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliano Teixeira Moraes

AMARAL, C. F. S.; BORGES, E. L.; Acurcio, Francisco; LACERDA FILHO, A.; CALIRI, M. H. L.; GUIMARAES, E. A. A.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Avaliação dos serviços de atenção à saúde do estomizado em Minas Gerais. 2014. Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gisele Macedo da Silva Bonfante

CHERCHIGLIA, Mariangela LealSOUZA, P. E. A.; REIS, E. A.; WERNECK, M. A. F.; SALES, A. D. F.; MARTINS, E. M.. Sobrevida específica, ocorrência de óbito para pacientes diagnosticados e em tratamento ambulatorial para câncer de boca no Sistema Único de Saúde - uma abordagem espacial. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Karine de Oliveira Gomes

CHERCHIGLIA M L.; GUIMARAES, M. D. C.;COTTA, R. M. M.; REIS, E. A.. Avaliação do acesso e da utilização de serviços de saúde pela população quilombola de Vitória da Conquista, Bahia. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elaine Leandro Machado

CAIAFFA, Waleska TeixeiraCHERCHIGLIA M L.CESAR, Cibele Comini; PEIXOTO, S. W. V.;GUERRA JÚNIOR, Augusto Afonso; CARVALHO, M. S.; MAGALHAES JUNIOR, H. M.. Determinantes sociais do acesso ao transplante renal no Brasil e em Belo Horizonte/MG. 2012. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Helian Nunes de Oliveira

CROSLAND, Mark Drew;MACHADO, Carla JACURCIO, Francisco de Assis; CASTILHO, E. A.; CALVALCANTI, M. T.;LEAL CHERCHIGLIA, MARIANGELA. Violência contra indivíduos com transtorno mental: Projeto Pessoas. 2012. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alessandra Maciel Almeida

ACÚRCIO, Francisco de AssisMACHADO, Carla JCARMO, R. A.; ZUCHI, P.;CHERCHIGLIA M L.. Alternativas de tratamento para hepatite viral crônica B: análise de custo-efetividade. 2011. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Álvares

CHERCHIGLIA M L.ACÚRCIO, Francisco de AssisPEIXOTO, S. V.; CARDOSO, Clareci Silva; BONOLO, P.. Avaliação da qualidade de vida e de custo-utilidade de pacientes em terapia de substituição renal no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula Souto Melo

CROSLAND, Mark Drew;Acurcio, F. d. A.; BASTOS, F. I.; CALVALCANTI, M. T.;LEAL CHERCHIGLIA, MARIANGELACESAR, Cibele Comini. Avaliação de serviços de saúde mental na assistência e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. 2010. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Augusto Afonso Guerra Júnior

Acurcio, F. d. A.LEAL CHERCHIGLIA, MARIANGELACESAR, Cibele Comini. Avaliação de custo-efetividade entre imunossupressores utilizados no transplante renal - um estudo farmacoepidemiológico e farmacoeconômico sobre o Programa Nacional de Medicamentos Excepcionais do SUS de 2000 a 2004. 2010. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Vaz de Melo Mambrini

RODRIGUES, R. N.;MACHADO, Carla J; BARRETO, Sandhi Maria;CHERCHIGLIA M L.; SOUZA, R. P.; CASTRO, M. S. M.. Desigualdade em saúde no Brasil: medida e avaliação. 2009. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Grazielle Dias da Silva

ANDRADE, E. I.Acurcio, F. d. A.CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; VITAL, N.C.; PERINI, E.; OLIVEIRA, J. G.. Avaliação dos gastos realizados pelo Ministério da Saúde com medicamentos de alto custo utilizado no tratamento da DRC por pacientes do SUS no Estado de Minas Gerais - 2000 a 2004. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Andréia Queiroz Ribeiro

ACÚRCIO, Francisco de AssisCESAR, Cibele Comini; SUNE, AF; MENDES, G. B. B.; LIMA e COSTA, M. F. F.;CHERCHIGLIA M L.. Estudo de utilização de medicamentos por aposentados e pensionistas do INSS com idade igual ou superior a 60 anos em Belo Horizonte (MG): viabilidade dos inquéritos postais como ferramenta da farmacoepidemiologia. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eliane de Freitas Drumond

FRANÇA, ELISABETH;MACHADO, CARLA JORGE; SARINHO, S. W.; CARDOSO, A. M. P.; CORTES, M. C. J. W.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; DAVIES, C.; GUIMARAES, M. D. C.. Sistemas de Informaçao em saúde: potencialidades e utilização no monitoramento da mortalidade neonatal precoce. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fausto Pereira dos Santos

CHERCHIGLIA M L.; MEHRY, Emerson Elias; CECÍLIO, Luiz Carlos de Oliveira; BUENO, Edison; SILVA, Giovani Gurgel Aciole da; OLIVEIRA, J. M.; CARVALHO, S. R.. A regulação pública da saúde suplementar no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Felipe Ferré

ANDRADE, ELI IOLA GURGEL DE;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; SOUZA, R. P.;MEIRA JÚNIOR, Wagner; Machado JA; ZIMMERMANN, I. R.. Mineracao de padroes politico-partidarios em dados administrativos do Sistema Unico de Saude. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tiago Lopes Coelho

ANDRADE, E. I.CAMPOS NETO, O. H.; PINTO, E. G.; ABUJAMRA, F. M.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. O processo estruturante como caminho para aprimorar a judicializacao da saude: um olhar a partir da medicalizacao na infancia.. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alexandre Moreira de Melo Silva

LIMA e COSTA, M. F. F.; MAMBRINI, J. V. M.; PEIXOTO, S. W. V.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; CASTRO-COSTA, E.. Hospitalizacoes entre adultos mais velhos: resultados do ELSI-brasil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saude Coletiva) - Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas).

Aluno: Lívia Lovato Pires de Lemos

CHERCHIGLIA Mariangela Leal; Souza MC; Gonçalves LG; RODRIGUES, A. N.;ALMEIDA, Alessandra Maciel; SIMINO:, G. P. R.. Estádio e sobrevida ao câncer da mama em mulheres tratadas pelo Sistema Único de Saúde em dez anos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniela Cristina Sampaio de Brito

CHERCHIGLIA Mariangela LealMACHADO, ELAINE LEANDROREIS, I. A.; GRINCENKOV, F. R. S.;Alvares, Juliana; BRAGA, S. F. M.. Qualidade de vida e sintomas de depressão e ansiedade em uma coorte histórica de pacientes em terapia renal substitutiva em Belo Horizonte: um estudo longitudinal. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Laura Monteiro de Castro Moreira

Andrade, E. I. G.CHERCHIGLIA Mariangela Leal; VIEIRA, F. S.; OUVERNEY, A. M.; Machado JA. Marchas e contra marchas no financiamento público da saúde: reflexões a partir do caso brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Wania Cristina da Silva

Andrade, E. I. G.CHERCHIGLIA Mariangela Leal; ACURCIO, FRANCISCO A.; ARAÚJO, V. E.; FILIPE, H. M.; SILVA, R. G.; BONFANTE, Gisele Macedo Silva. Análise econômica do câncer colorretal em terapias com anticorpo monoclonal. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Haliton Alves de Oliveira Junior

CHERCHIGLIA Mariangela LealALMEIDA, Alessandra Maciel; ACURCIO, FRANCISCO A.; KAKEHASI, ADRIANA MARIA. Avaliação da qualidade de vida em pacientes com doenças reumáticas tratados com agentes biológicos - uma coorte prospectiva. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sonia Faria Mendes Braga

CHERCHIGLIA M L.; CARVALHO, M. S.; Souza MC;PEIXOTO, S. V.. Assistência oncológica ao paciente com câncer da próstata no Sistema Único de Saúde (SUS): fatores associados à sobrevida e tendência de mortalidade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Lúcia Lobo Vianna Cabral

CHERCHIGLIA M L.; Gonçalves LG;HERNAEZ, A. M.; Vilela EM; BONFANTE, Gisele Macedo Silva. Mulheres com câncer de mama em Belo Horizonte: perfil, trajetória e representações sobre o cuidado. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Estevão Alves Valle

LIMA e COSTA, M. F. F.; PEIXOTO, S. W. V.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Diferenças em 10 anos nos comportamentos em saúde e no uso de serviços preventivos entre afiliados ou não a planos privados de saúde no Município de Belo Horizonte. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas).

Aluno: Giovana Paula Rezende Simino

CHERCHIGLIA Mariangela LealREIS, I. A.; MATTIA, A. L.;CECCATO, M. G. B.; ARAÚJO, V. E.;Andrade, E. I. G.. Avaliação clínica, econômica e qualidade de vida associada à náusea e vômito induzidos por quimioterapia antineoplásica no Sistema Único de Saúde. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tiago Ricardo Moreira

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; Gonçalves LG; SANTOS, S. M.;CECCATO, M. G. B.. Fatores associados à autopercepção ruim de saúde e sua associação com o risco de morte em pacientes em diálise no SUS. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: JULIANO Aluno: TEIXEIRA MORAES

AMARAL, C. F. S.; BORGES, E. L.;CHERCHIGLIA M L.ACURCIO, Francisco de Assis. Avaliação dos serviços de atenção à saúde e da qualidade de vida do estomizado em Minas Gerais.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Clínica Médica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lenildo de Moura

CHERCHIGLIA M L.; ROSA, R. S.; DUNCAN, B.; SCHMIDT, M. I.. Doença Renal Crônica Terminal ? uma proposta de monitoramento no Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Epidemiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gisele Macedo da Silva Bonfante

CHERCHIGLIA M L.MACHADO, Carla J; PEIXOTO, S. W. V.;SOUZA, P. E. A.. Sobrevida específica de 5 anos e ocorrência de óbitos para pacientes diagnosticados e em tratamento oncológico para câncer de boca no Sistema Único de Saúde ? uma abordagem geográfica. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Karine de Oliveira Gomes

CHERCHIGLIA M L.; Acurcio, Francisco;REIS, I. A.; MELO, A. C.. Utilização de serviços de saúde pela população quilombola de Vitória da Conquista, Bahia. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elaine Leandro Machado

CAIAFFA, Waleska TeixeiraCHERCHIGLIA, Mariangela LealCESAR, Cibele Comini; PROIETTI, Fernando Augusto. Determinantes sociais do acesso ao transplante renal no Brasil e em Belo Horizonte/MG. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Claudia Marques Canabrava

PAIM, J. S.; SOUZA, L. E. P. F.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; SILVA, L. M. V.. Análise de implantaçao do Programa de fortalecimento e Melhoria da qualidade dos Hospitais do SUS em Minas Gerais - PRO-HOSP. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cristina Mariano Ruas Brandão

Acurcio, F. d. A.CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; CROSLAND, Mark Drew; MACHADO, G. P. M.. Avaliação econômica dos medicamentos para o tratamento da osteoporose no Sistema Único de Saúde. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula Souto Melo

CROSLAND, Mark Drew;ACÚRCIO, Francisco de Assis; CASTILHO, E. A.;CESAR, Cibele CominiCHERCHIGLIA M L.. Conhecimento sobre HIV/AIDSentre pacientes adultos com doença mental crônica no Brasil: um estudo multicêntrico nacional (Projeto Pessoas). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Mambrini

RODRIGUES, R. N.;MACHADO, Carla JCHERCHIGLIA M L.; SOARES, J. F.; CASTRO, M. S. M.; LEITE, I. C.; FLORES, L. P. O.. Desigualdade em saúde: desenvolvimento de um indice. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cristina Guimarães Rodrigues

ANDRADE, Mônica Viegas;MACHADO, Carla JCHERCHIGLIA M L.. Efeito de mudanças demográficas e epidemiológicas sobre a demanda por serviços ambulatoriais e hospitalares no Brasil - 2003 a 2020. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alessandra Maciel Almeida

ACÚRCIO, Francisco de AssisCARMO, R. A.CHERCHIGLIA M L.; GUIMARAES, M. D. C.. Utilização de medicamentos excepcionais no tratamento da infecção crônica pelo vírus da hepatite B: Avaliação econômica e epidemiológica. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiza de Marilac de Souza

MACHADO, Carla J; RODRIGUES, R. N.;CHERCHIGLIA M L.; OLIVEIRA, A. M. H. C.; RIBEIRO, A. J. F.; SOUZA, R. P.. Fatores associados à (in) segurança alimentar na região nordeste do Brasil. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Andréia Queiroz Ribeiro

CHERCHIGLIA M L.. Estudo de utilização de medicamentos por aposentados e pensionistas do INSS com idade igual ou superior a 60 anos em Belo Horizonte: viabilidade dos inqueritos postais como ferramenta para a farmacoepidemiologia. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Fagundes Nascimento

GUERRA JÚNIOR, Augusto Afonso; FILHO, CHARLES SIMÃO;CHERCHIGLIA M L.. Coorte de transplante hepático no Brasil: análise de sobrevida comparando imunossupressão com tacrolimus versus ciclosporina. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Natalia Cristina Cardoso Freitas

GUERRA JÚNIOR, Augusto Afonso; FILHO, CHARLES SIMÃO;CHERCHIGLIA M L.. Análise de sobrevivência do enxerto de pacientes transplantados cardíacos, em esquemas de imunossupressão, no Brasil: uma coorte de 2000 a 2015. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nathália Pacífico de Carvalho

CHERCHIGLIA Mariangela Leal; PILECCO, F. B.; OLIVEIRA, V. B.; RODRIGUES, A. N.. Avaliação das disparidades na sobrevida de mulheres com câncer de colo do útero nas macrorregiões de saúde de Minas Gerais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Glauber Meireles Maciel

ACURCIO, FRANCISCO A.;CHERCHIGLIA Mariangela Leal; ARAÚJO, V. E.. Eficácia, segurança e efetividade de anticorpos monoclonais inibidores de chechpoin para o tratamento de câncer de pulmão de células não-pequenas avançado ou metastático. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nívea Maria da Luz Juscelino

RIBEIRO, A. L. P.;CHERCHIGLIA Mariangela Leal; CAMELO, L. V.; BRAGA, S. F. M.. Fatores associados à sobrevida livre de reintervenção entre pacientes submetidos a revascularização coronariana no Sistema único de saúde (SUS), Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tatiana Carvalho Magalhaẽs

REIS, I. A.CHERCHIGLIA M L.; PIRES, M. C.. Estudo da sobrevida em uma década de pacientes que iniciaram tratamento de câncer de boca no Sistema Único de Saúde. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniela Pena Moreira

CHERCHIGLIA, Mariângela Leal; SIMINO:, G. P. R.;REIS, I. A.ALMEIDA, Alessandra Maciel. Qualidade de vida de pacientes com câncer em quimioterapia em hospitais de Belo Horizonte. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luis Edmundo Noronha Teixeira

Andrade, E. I. G.CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; JORGE, A. O.; SOUZA, R. P.. Judicialização na saúde suplementar: estudo do caso de uma operadora em Belo Horizonte, Minas Gerais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gabriela Maciel dos Reis

CHERCHIGLIA, Mariângela Leal; JORGE, A. O.; PENA, E. D.; PEREIRA, M. O.. Mães órfãs: a percepção dos atores envolvidos no abrigamento compulsório de bebês em Belo Horizonte. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thais de Abreu Moreira

ACURCIO, FRANCISCO A.;CHERCHIGLIA, Mariangela LealAlvares, Juliana. Uso de medicamentos na atenção primária do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais, Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Flávia Feliciana Silva Paiva

CHERCHIGLIA Mariangela Leal; SANTOS, M. A. C.;CECCATO, M. G. B.; BONFANTE, Gisele Macedo Silva. Internações hospitalares em coorte de pacientes oncológicos submetidos a tratamento radioterápico e quimioterápico no Sistema Único de Saúde. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Agner Pereira Lana

Cherchiglia, Mariângela Leal; SANTOS, M. A. C.; PERELMAN, J.. Impacto econômico do câncer no Brasil: uma estimativa dos custos da assistência oncológica no Sistema Único de Saúde. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vanessa Viviana Silva Aniceto

ACURCIO, FRANCISCO A.; REIS, E. A.;CHERCHIGLIA Mariangela Leal. Uso de medicamentos anti-hipertensivos e antdiabéticos em Minas Gerais e fatores relacionados ao acesso. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thaís dos Santos

Santos Alaneir de Fátima; Matta Machado ATG; Machado JA;CHERCHIGLIA Mariangela Leal. Uma análise jurídica dos agentes contratantes das equipes de saúde da família no Brasil e certificação de qualidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jakeline Andrea de Melo Souza

CHERCHIGLIA, Mariângela Leal; BONFANTE, Gisele Macedo Silva; Gonçalves LG;REIS, I. A.. Tratamento do câncer de pulmão em Minas Gerais: desigualdades na utilização de serviços de saúde. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Isabela Luiza Moreira Brant

ANDRADE, E. I.CHERCHIGLIA M L.; Santos RT. Planos coletivos de saúde: estudo de caso em empresas empregadoras, operadoras e sindicatos no ramo metalúrgico em Minas Gerais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Hugo André da Rocha

CHERCHIGLIA Mariangela Leal; MELO, A. P. S.; Machado JA; Luz ZMP. Avaliação das equipes de saúde da família participantes do PMAQ com relação à subdimensão saúde mental de acordo com a presença de apoio matricial em saúde mental e/ou rede de atenção psicossocial no município. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Miriam Francisco de Souza

CHERCHIGLIA M L.; Matta Machado ATG;REIS, I. A.; Savassi LCM; Santos Alaneir de Fátima. As práticas de coordenação do cuidado e a melhoria da qualidade assistencial: avaliação das equipes de atenção básica no SUS, Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiza Morais Rabela

CHERCHIGLIA Mariangela Leal; ANDRADE, ELI IOLA GURGEL DE;CECCATO, M. G. B.. Avaliação do serviço do tratamento do câncer no Sistema Único de Saúde no contexto do complexo econômico-industrial da saúde. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alexandre Carvalho Pinto Coelho

CHERCHIGLIA Mariangela Leal; JORGE, A. O.;CECCATO, M. G. B.; FARAH, K. P.. Avaliação das causas de internação nos portadores de doença renal crônica em terapia dialítica no Sistema Único de Saúde. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Wagner Fulgência Elias

ANDRADE, Eli Iola Gurgel; MACHADO, A. T. M.;CHERCHIGLIA Mariangela Leal; CARDOSO, Clareci Silva. Análise do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) à luz do modelo de atenção às condições crônicas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tiago Lopes Coelho

ANDRADE, Eli Iola Gurgel; BENJAMIN, C. C.; PINTO, E. G.;Mariangela Leal Cherchiglia. A Judicialização de medicamentos e o sentido corretivo da atuação judicial: o judiciário e a consolidação da política de assistência farmacêutica no Brasê. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Edmundo Rinolino Magalhães Flores

CHERCHIGLIA Mariangela LealMACHADO, Elaine LeandroALMEIDA, Alessandra Maciel; OLIVEIRA, V. B.. Presença de suporte social em pacientes sob tratamento dialítico: uma análise quantitativa sobre a autopercepção do estado geral de saúde. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Liliane de Souza Vieira

CHAOUBAH, A.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; RIBEIRO, L. C.. Análise de custo e efetividade do tratamento de hipertensos atendidos no Centro Hiperdia de Juiz de Fora, Minas Gerais. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabiano Bolpato Loures

CHAOUBAH, A.;Cherchiglia, Mariangela Leal; CAMPOS, E. M. S.. Custo-utilidade do tratamento da fratura do f6emur proximal em idosos brasieliros com foco no tempo entre a fratura e o tratamento cirurgico. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carlos Philipe Polato

CHERCHIGLIA, Mariangela LealMACHADO, Carla J. Análise de sobrevida em pacientes submetidos à radioterapia e/ou quimioterapia para o tratamento de câncer do pulmão no Sistema Único de Saúde (SUS) no período de 2002 e 2003. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fabiana Cristina Ribeiro de Barros

CROSLAND, Mark Drew;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Prevalência de tabagismo e seus fatores associados entre pacientes com transtorno mental no Brasil. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carolina Souza Ferreira

CESAR, Cibele CominiCHERCHIGLIA, Mariangela Leal. O uso do sistema de vigilância alimentar e nutricional como instrumento de monitoramento da estratégia nacional para alimentação complementar saudável. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eline Rezende de Morais Peixoto

CHERCHIGLIA, Mariangela LealREIS, I. A.LIMA, E. M.. Fatores associados ao encaminhamento tardio para o nefrologista dos pacientes diabéticos do município de Belo Horizonte: uma avaliação do cuidado pré-diálise. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carla Grazielle Durães

GUERRA, AUGUSTO AFONSO;ACURCIO, Francisco de AssisCHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Avaliação dos imunossupressores micofenolato mofetil, sirolimus e tracolimus usados no tratamento de manutenção do transplante renal em adultos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Anibal Fabião Murure

CROSLAND, Mark Drew;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. A importância da participação em ONGs entre homens que fazem sexo com homens em Belo Horizonte : 2007-2009. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Charlene Dayane Macedo Ferreira

CHAOUBAH, A.;CHERCHIGLIA, MARIANGELA LEAL; FERNANDES, N.. Análise de custo da doença renal crônica nos estágios 3 a 5 pré-dialítico para o Sistema Único de Saúde. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Reginara Alves Ferreira

BARRETO, Sandhi Maria; Acurcio, Francisco;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Hipertensão arterial referida e ausência de utilização de medicamentos de uso contínuo: fatores associados em estudo de base populacional. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Orozimbo Henrique Campos Neto

Andrade, E. I. G.Acurcio, F. d. A.CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Avaliação do componente especializado da assistência farmacêutica no âmbito das ações judiciais impetradas contra o estado de Minas Gerais entre 1999 - 2009. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gustavo Laine Araújo de Oliveira

ACURCIO, FRANCISCO A.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; CARMO, RICARDO ANDRADE. Avaliaçao econômica de tenofovir comparado a lamivudina no tratamento da hepatite B crônica sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde Brasileiro. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cristina Mariano Ruas Brandão

Acurcio, Francisco;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Avaliação econômica dos medicamentos para o tratamento da osteoporose no Sistema Único de Saúde. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Orozimbo Henriques Campos Neto

ANDRADE, Eli Iola GurgelGUERRA JÚNIOR, Augusto AfonsoCHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Avaliação do componente especializado da assistência farmacêutica no âmbito das ações judiciais impetradas contra o estado de Minas Gerais entre 1999-2009. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Aparecida Turci

LIMA e COSTA, M. F. F.; PROIETTI, Fernando Augusto;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Utilização de serviços de saúde públicos e privados: fatores determinantes e diferenças de gênero. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thaís Caroline Gurgel

ANDRADE, E. I.; RODRIGUES, C. S.;CECCATO, M. G. B.CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Eritropoetina para anemia na insuficiência renal crônica terminal no Brasil: análise de gastos e efetividade. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Flávio de Couto Giordano

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; PROIETTI, Fernando Augusto. Perfil epidemiológico de portadores de insuficiência renal crônica em hemodiálise no período 2000 - 2004 infectados pelo vírus da hepatite B (HVB) ou pelo vírus da hepatite C (HCV) no Brasil. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula Nogueira Nunes

BARRETO, Sandhi Maria; DINIZ, M. F. H. S.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; GIATTI, LUANA. Capacidade Funcional e rede social em idosos: Projeto envelhecimento e saúde. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gisele Macedo Silva

CHERCHIGLIA, Mariangela LealLIMA, E. M.ANDRADE, E. I.. Fatores associados à provisão de acesso vascular definitivo para hemodiálise: um marcador da qualidade da assistência prestada ao portador de insuficiência renal crônica terminal no Brasil. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniele Araújo Campos Szuster

CHERCHIGLIA, Mariangela LealCAIAFFA, Waleska Teixeira; ANDRADE, Mônica Viegas. Análise da sobrevida para pacientes em terapias reanis substitutivas (TRS) no Sistema Único de Saúde. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Odilon Vanni de Queiroz

CHERCHIGLIA, Mariangela LealMACHADO, CARLA JORGEMEIRA JÚNIOR, Wagner. Relacionamento de registros na integração de sistemas de informação do SUS: o caso da Base Nacional de Dados em Terapia Renal Substitutiva. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ivan Batista Coelho

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. A expansão de leitos de terapia intensiva no Brasil nos últimos 10 anos: corrigindo ou acentuando desiguladades na oferta de serviços?. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Cristina Ramos de Vasconcelos Coelho

ASSUNÇÃO, Ada Ávila;BELISÁRIO, Soraya AlmeidaCHERCHIGLIA, Mariangela Leal; MACHADO, A. F.. A gestão dos recursos humanos nos distritos sanitários da secretaria municipal de saúde de Belo Horizonte: um estudo do perfil dos gerentes e de suas equipes. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rodrigo Pasto Alves Pereira

ANDRADE, E. I.CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Características da relação de pacientes diabéticos e hipertensos, portadores de insuficiência renal crônica em terapia renal substitutiva, com o sistema de atenção primária à saúde em Belo Horizonte. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Roberto Maggi Fernandes

CROSLAND, Mark Drew;Acurcio, F. d. A.; GUERRA, H. L.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Marcadores de utilização de serviços de saúde e adesão aos anti-retrovirais. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Priscila Leiko Fuzikawa

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; FRANCISCO,; FRANÇA, ELISABETH;BELISÁRIO, Soraya Almeida. Descentralização das ações de controle da hanseníase em Betim: prevenindo incapacidades. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elaine Leandro Machado

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; CROSLAND, Mark Drew;ANDRADE, E. I.. Equidade no acesso ao transplante renal em Belo Horizonte/MG, 2000 -2004. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marina Guimarães Lima

PERINI, E.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; Luz ZMP. Gastos com medicamentos utilizados por aposentados e pensionistas do INSS, com idade igual ou superior a 60 anos, em Belo Horizonte. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Graziela Lage Oliveira

CHERCHIGLIA, Mariangela LealAcurcio, F. d. A.CAIAFFA, Waleska Teixeira. Fatores associados à continuidade do tratamento psiquiátrico em centros de saúde de Belo Horizonte. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Leonardo Pereira Florencio

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Investigação sobre a existência e premissas dos programas de assistência a idosos na saúde complementar em Belo Horizonte. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria do Carmo

ANDRADE, E. I.CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; JORGE, A. O.; MAGALHAES JUNIOR, H. M.. Hospitais universitários e integração ao Sistema Único de Saúde - Estudo de caso: Hospital das Clínicas da UFMG -1996 a 2004. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana do Carmo Reis

STRALEN, Cornelis Johannes Van;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; GOULART, Maria Stella Brandão. O CERSAM na voz dos usuários: um estudo sobre a qualidade dos serviços de saúde mental públicos. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Terezinha Gariglio

RADICH, A. L. A.;CHERCHIGLIA, MARIANGELA L.; FONSECA SOBRINHO, Délcio da. A influencia do processo de trabalho do médico na implantação de modelos assistenciais em serviços públicos de saúde. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Claudia Marques Canbrava

CHERCHIGLIA, MARIANGELA L.ANDRADE, E. I.. SUS e o terceiro setor: possibilidades e dificuldades de parcerias entre o SUS e instituições sem fins lucrativos na atenção básica em saúde, Belo Horizonte. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cristina Mariano Ruas Bandrão

ACÚRCIO, Francisco de AssisCHERCHIGLIA M L.; MOURA, C. S.. Perfil epidemiológico dos usuários do programa de medicamentos excepcionais do Ministério da Saúde, 2000-2004. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Blenda Leite Saturnino Pereira

CHERCHIGLIA M L.; JORGE, Elias Antônio; GUIMARÃES, Luiz Felipe Almeida Caram. As despesas com ações e serviços de saúde nos municípios do Estado de Minas Gerais: uma análise do SIOPS. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Claudia Maria Melo Ferreira Rodrigues

CHERCHIGLIA M L.; REIS, Afonso Teixeira dos; FARIA, Horácio Pereira de. Serviço de controle e avaliação no SUS/MG. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: MAFLÁVIA APARECIDA LUIS FERREIRA

CHERCHIGLIA M L.. Os Serviços de Controle, Regulação e Avaliação em municípios em gestão plena do sistema: desafios e perspectivas. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elizabeth Rodrigues Pereira de Faria

CHERCHIGLIA M L.ANDRADE, Eli Iola Gurgel; LEITE, Maria Lucia Teixeira. Flexibilização do Trabalho no Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS-MG): algumas evidências jurídicas. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eliza Sampaio Ribeiro

CHERCHIGLIA M L.; MORAIS, Joaquim; CORDEIRO JR, Welfane. Os Serviços de Controle, Regulação e Avaliação em municípios em gestão plena do sistema: desafios e perspectivas. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ester Cardozo Dias; Maria José Carvalho Neuenschnander;

CHERCHIGLIA M L.SANTOS, Max André dos; TEIXEIRA, Marcelo Gouvêa. Contrato de gestão - Instrumento gerencial de parceria em saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte/MG, em 2003. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Érica S

CHERCHIGLIA M L.ANDRADE, Eli Iola Gurgel; OLIVEIRA, Roseli da Costa. Rezende Pinto Souza. Contrato de gestão: termo de compromisso de gestão como um instrumento gerencial: uma gestão contemporânea do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lis Anete Cornélia Campos

CHERCHIGLIA M L.; SANTOS, Alaneir de Fátima; PAIXÃO, Rodolpho Belo da. Entre o produzido e o informado: o estudo das tomografias ambulatoriais de urgência produzidas no Hospital Público Regional Professor Osvaldo Resende Franco / Betim no período de janeiro a março de 2003. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fernanda Maria Da Silva Chaves

SIMINO:, G. P. R.;CHERCHIGLIA, Mariângela Leal; MACHADO, R. R.. Adequabilidade de terapia e gastos estimados em pacientes em tratamento quimioterápico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniela Pena Moreira

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; SIMINO:, G. P. R.. Perfil sócio demográfico e clínico de pacientes com câncer de mama em tratamento quimioterápico em hospitais de Belo Horizonte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

CAIAFFA, Waleska TeixeiraCHERCHIGLIA M L.; Gonçalves LG. Professor visitante e Professor visitante estrangeiro - Saúde Global. 2019. Universidade Federal de Minas Gerais.

PIMENTA, A. M.; ARCENCIO, R. A.; JORGE, A. O.; PALHA, P. F.;CHERCHIGLIA M L.. Concurso público professor adjunto. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA M L.; CAMELO, L. V.; LEMOS, S. M. A.. Comissão seleção bolsista de pós-doutorado (PNPD-CAPES) do PPGSP. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

Rabello A;CHERCHIGLIA M L.; Menicucci TMG. Concurso público para o cargo de especialista no Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas). 2016. Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas).

ASSUNÇÃO, Ada Ávila; Medeiros AM;CHERCHIGLIA M L.. Comissão examinadora da seleção de doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

CAIAFFA, Waleska Teixeira; MELO, A. P. S.;CECCATO, M. G. B.CHERCHIGLIA M L.. Comissão examinadora da seleção de doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA M L.; PROIETTI, Fernando Augusto;MACHADO, Carla J; SAMPAIO, R.. Comissão seleção de candidatos ao doutorado do Programa de Pós graduação em Saúde Pública/segundo semestre de 2011. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

CROSLAND, Mark Drew;CHERCHIGLIA Mariangela Leal. Concurso de seleção candidatos a Pós-doutorado/Reuni. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA M L.; SAMPAIO, R.;MACHADO, Carla J; PROIETTI, Fernando Augusto. Comissão examinadora da seleção de doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Concurso de seleção de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA M L.; SILVEIRA, A. M.; DIAS, C. M. G. C.. Concurso para professor assistente da área de ética médica, orientação profissional, bioética e saúde pública. 2009. Universidade Federal de Viçosa.

CHERCHIGLIA M L.CAIAFFA, Waleska Teixeira; GUIMARAES, M. D. C.; BRASILEIRO FILHO, G.. Comissão examinadora da seleção de doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

DIAS, C. M. G. C.; SILVA, L. G. P.; ROMANO, V. F.; SILVEIRA, A. M.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Concurso Publico para Professor Assistente I do Departamento de Nutrição e Saúde. 2009. Universidade Federal de Viçosa.

CHERCHIGLIA M L.CESAR, Cibele Comini; PINHEIRO, T. M. M.; GONTIJO, E. C. D. M.. Comissão examinadora do concurso de seleção para o mestrado do Curso de Pós-graduação em Saúde Pública/DMPS/FM/UFMG (presidente). 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

REZENDE, N. A.; COUTO, C. A.;CHERCHIGLIA M L.. Comissão examinadora do concurso de seleção para o mestrado do Curso de Pós-graduação em Ciências Aplicadas Saúde do Adulto (efetivo). 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

SILVEIRA, A.;CHERCHIGLIA M L.. Concurso para professor do curso de medicina. 2008. Universidade Federal de Viçosa.

CHERCHIGLIA M L.; LIMA e COSTA, M. F. F.; PINHEIRO, T. M. M.; PORDEUS, I. A.. Seleção de candidatos ao mestrado do Programa de Pós graduação em Saúde Pública/2008. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA M L.; CROSLAND, Mark Drew; BARRETO, Sandhi Maria. Comissão examinadora do concurso de seleção para o mestrado do Curso de Pós-graduação em Saúde Pública/DMPS/FM/UFMG (efetivo). 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA M L.; GUIMARÃES, Eliane Marina Palhares; FREITAS, Maria Édila Abreu; TORRES, Heloísa Carvalho; ROCHA, Adelaide de Mattia. Comissão Examinadora da banca para o concurso de professor adjunto (Efetivo). 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

WERNECK, G. L.; BARROS, M. B. A.; MARTINS, M. S.; SANTOS, R. V.; PEIXOTO, S. W. V.; DESLANDES, S. F.; CONDE, W. L.; NOVAES, H. M. D.;CHERCHIGLIA M L.; SCHMIDT, M. I.; BOUSQUAT, A.; HORTA, B.; CESSE, E.; SCATENA, J. H. G.; TRAD, L. A. B.. Comissões de Avaliação de PPG Acadêmicos e Profissionais da área de Saúde Coletiva. 2017. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

WERNECK, G. L.;CHERCHIGLIA Mariangela Leal. Análise de méritos pedidos de reconsideração e diligências de APCN's. 2015. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

BARATA, R. B.; SCHMIDT, M. I.; GOLDBAUM, M.; FREITAS, S. F. T.; DESLANDES, S. F.;CHERCHIGLIA M L.; IRIART, J.; HORTA, B.; COELI, C. M.; MORENO, C. R. C.; MACIEL, E. L. N.; WERNECK, G.; LIMA, L. D.; LEAL, M. C.. Comissão de Avaliação de Pós-graduação em Saúde Coletiva da CAPES. 2013. CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social.

BARATA, R. B.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Reunião da Comissão de avaliadores da Capes com os coordenadores de PPG da área de Saúde Coletiva. 2012. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

BARATA, R. B.;CHERCHIGLIA Mariangela Leal. Diligência de visita à curso novo Saúde Coletiva. 2011. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

BARATA, R. B.;CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Reunião dos membros da Comissão de avaliação da área de Saúde Coletiva. 2010. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

BARATA, R. B.; PORTELA, M.; SCHMIDT, M. I.;CHERCHIGLIA M L.; GOLDBAUM, M.; GRANADO, S.; DESLANDES, S. F.; SANTOS, R. V.; HORTA, B.; FREITAS, C. M.; MACIEL, E. L. N.; WERNECK, G.; FRANCA JUNIOR, I.; IRIART, J.; CAMARGO JUNIOR, K. R.. Comissão de Avaliação de Pós-graduação em Saúde Coletiva da CAPES. 2009. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

IRIART, J.; CONDE, W. L.;CHERCHIGLIA M L.. Comissão de (Re)credenciamento de Docentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. 2018. Universidade Federal da Bahia.

CHERCHIGLIA M L.. Comite Cientifico na avaliacao 1o Seminario de Avaliacao de Politicas de CT&I. 2018. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Comitê Científico do Seminário de Avaliação de Políticas de CT&I. 2018. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

RADICH, A. L. A.;CHERCHIGLIA M L.; PEREIRA, A. K.. Comissão de avaliação Final de estágio probatório. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal; Bonolo PF; ALVES, C. R. L.. Comissão avaliação parcial do estágio probatório. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Comissão Científica do 3o Congresso Brasileiro de Politica, Planejamento e Gestao em Saude. 2017. Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

CHERCHIGLIA M L.; Acurcio, Francisco; PERINI, E.. Comissão de Avaliação Final de Estágio Probatório. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA M L.; OLIVEIRA, D. R.; CUNHA JUNIOR, A. S.. Comissão de Avaliação Final de Estágio Probatório. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA M L.. Comissão de Avaliação durante a XX Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Membro da Comissão Científica do II Encontro Nacional de Economia da Saúde. 2011. Associação Brasileira de Economia da Saúde.

CHERCHIGLIA M L.; PORTELA, M. C.. Comitê de avaliação do Edital INOVA ENSP (Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública da ENSP). 2010. Fundação Oswaldo Cruz.

CHERCHIGLIA M L.; PORTELA, M. C.. Comissão de Avaliação do Credenciamento dos Grupos de Pesquisa da ENSP. 2010. Fundação Oswaldo Cruz.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Comissão de avaliação da XVIII Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Comissão Científica do I Simpósio Internacional de Farmacoeconomia no SUS: Avaliação Tecnológica em Saúde. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Comissão de avaliação da XVII Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Comissão de avaliação da XVI Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. 1 Simpósio sobre condições de saúde e trabalho no setor saúde. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Comissão Científica da II Jornada de Economia da Saúde ABRES. 2005. Associação Brasileira de Economia da Saúde.

ASSUNÇÃO, Ada Ávila;CHERCHIGLIA M L.ANDRADE, Eli Iola GurgelCAIAFFA, Waleska Teixeira; PENIDO, José Otávio. Comissão examinadora do concurso para seleção de candidatos ao mestrado (efetivo). 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHERCHIGLIA, MARIANGELA L.; MACHADO, A. T. M.; MIRANDA, P. S. C.. Comissão de seleção de Bolsistas PAD. 1997. Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos Kisil

KISIL, Marcos; MOTA, Joaquim Antônio Cesar; MALIK, Ana Maria; MOTA, Carlos Guilherme Santos Serôa da; TOJAL, Sebastião Botto de Barros; DALLARI, Sueli Gandolfi; PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. O conceito de eficiência na reforma setorial do estado brasileiro nos anos 90: difusão e apreensão em um hospital público. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Joaquim Antônio César Mota

DALLARI, S. G.;MOTA, J. A. C.; MOTA, C.G.S.S.; MALIK, A.M.; TOJAL, S.B.B.. O conceito de eficiência na reforma setorial do estado brasileiro nos anos 90: difusão e apreensão em um hospital público. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Carlos Guilherme Santos Seroa da Mota

MOTA, Carlos Guilherme. O Conceito de Eficiência na Reforma Setorial do estado Brasileiro nos Anos 90: Difusão e Apreensão em Um Hospital Público.. 2002. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Sueli Gandolfi Dallari

CHERCHIGLIA, M. L.DALLARI, S. G.. O conceito de eficiência na reforma setorial do Estado brasileiro nos anos 90: difusão e apreensão em um hospital público.. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Serviços de Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

ANA MARIA MALIK

MALIK, A. M.. Eficiência na Reforma Setorial do Estado Brasileiro nos Anos 90: Difusão e Apreensão em um Hospital Público. 2002. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Sebastião Botto de Barros Tojal

TOJAL, Sebastião Botto de Barros. O conceito de eficiência na reforma setorial do Estado brasileiro nos anos 90: difusão e apreensão em um hospital público. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Francisco Eduardo de Campos

CAMPOS, F. E.; CHERCHIGLIA, M.. Remuneração do Trabalho em Hospitais Gerais de Belo Horizonte. 1993. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thiago Henrique Mascarenhas Nébias

Modelos de predição da necessidade de cuidados paliativos para pacientes com câncer em estágio IV; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Nathália Pacífico de Carvalho

Avaliação das disparidades na sobrevida de mulheres com câncer do colo do útero nas macrorregiões de saúde de Minas Gerais; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Nívea Maria da Luz Juscelino

Fatores associados à sobrevida de pacientes submetidos a revascularização coronariana no Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Coorientador);

Luciana Barros Quintão Lares

Mortalidade das leucemias no Brasil: uma análise integrada dos dados de autorização de procedimentos de alta complexidade, do sistema de informações em mortalidade e de internações hospitalares; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Coorientador);

Daniela Pena Moreira

Mulheres com cancer do colo do útero em Minas Gerais: trajetória e fatores associados ao tempo para o inicio de tratamento e sobrevida; Início: 2019; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Thaís Piazza de Melo

Variabilidade de condutas terapêuticas em oncologia: avaliação das diretrizes, práticas clínicas e consequências farmacoeconômicas no Brasil; Início: 2018; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lívia Lovato Pires de Lemos

Estádio e sobrevida ao câncer da mama de mulheres tratadas pelo Sistema Único de Saúde em dez anos; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Hugo Andrté da Rocha

Avaliação da política de saúde mental no Brasil: os diferentes níveis do cuidado; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mariana Araújo Pena Bastos

Sobrevida e transplante renal e sua associação com a qualidade de vida em pacientes em terapia renal substitutiva no Sistema Único de Saúde; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ana Cristina de Sousa van Stralen

Construção e validação de escala de escopo de prática de médicos em atenção primária no Brasil; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Felipe Ferré

Mineração de padrões político-partidários em dados administrativos do Sistema Único de Saúde; Início: 2015; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Giuliana Elena Saragiotto

Avaliação das disparidades espaço-temporais no tratamento e sobrevida de pacientes com câncer de colo de útero no estado de Minas Gerais; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mariana Pena Moreira

Avaliação das disparidades espaço-temporais no tratamento e sobrevida de pacientes com câncer de colo de útero no estado de Minas Gerais; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Tatiana Carvalho Magalhaẽs

Cancer de boca em pacientes com tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde, Brasil: análise de sobrevida (2005-2009); 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Luis Edmundo Noronha Teixeira

; Judicialização na saúde suplementar: o caso de uma operadora em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Jakeline Andrea de Melo Souza

Fatores associados ao tempo para o início do tratamento do câncer de pulmão em Minas Gerais; 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Flávia Feliciana Silva Paiva

Internações hospitalares de pacientes submetidos ao tratamento oncológico pelo Sistema Único de Saúde; 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Agner Pereira Lana

Análise dos custos diretos da assistência oncológica no Sistema Único de Saúde; 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Daniela Pena Moreira

Qualidade de vida de pacientes com câncer em quimioterapia em hospitais de Belo Horizonte; 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Hugo André da Rocha

Saúde mental na atenção primária à saúde: um estudo a partir do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Alexandre Carvalho Pinto Coelho

Fatores associados à internação dos pacientes em hemodiálise pelo Sistema Ùnico de saúde no Brasil:; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Geralda Luiza Morais Rabelo

Avaliação do serviço do tratamento do câncer no Sistema Único de Saúde no contexto do complexo econômico industrial da saúde; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Edmundo Rinolino Magalhães Flores

Fatores associados a autopercepção de saúde em pacientes dialíticos em Belo Horizonte; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Celina de Faria Rezende

Perfil epidemiológico das crianças e adolescentes em terapia renal substitutiva no Brasil; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Mirian Francisco de Souza

Avaliaçao da coordenaçao do cuidado das equipes de atenção básica: uma análise a partir do Programa de Melhoria do acesso e da Qualidade da Atenção Básica; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Carolina Souza Ferreira

O uso do sistema de vigilância alimentar e nutricional como instrumento de monitoramento da estratégia nacional para alimentação complementar saudável; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Eline Rezende de Morais Peixoto

Fatores relacionados ao início planejado da diálise para pacientes diabéticos no município de Belo Horizonte (MG, Brasil); 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Carlos Philipe Barbosa Polato

Análise de sobrevida em pacientes com câncer de pulmão tratados no Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2002 e 2003; 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Fabiana Cristina Ribeiro de Barros

Prevalência do tabagismo e seus fatores associados entre pacientes com transtorno mental no Brasil; 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Haliton Alves de Oliveira Junior

Avaliação de qualidade de vida em pacientes em tratamento da artrite reumatóide, artrite psoriática e espondilite anquilosante, Brasil e Minas Gerais; 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Thaís Caroline Gurgel

Eritropoetina para anemia na insuficiência renal crônica terminal no Brasil: análise de gastos e de efetividade; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Vinícius Oliveira de Moura Pereira

Estudo de utilização de medicamentos pelos pacientes do Programa Hipertensão e Diabetes da Rede Farmácia de Minas; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Luiz Flavio Couto Giordano

Incidência de hepatite viral C em pacientes em hemodiálise no Brasil entre 2000 e 2003; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Daniele Araújo Campos Szuster

Análise da sobrevida para pacientes em terapias reanis substitutivas (TRS) no Sistema Único de Saúde; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Ana Lúcia Lobo Vianna Cabral

Itinerário terapêutico: compreendendo a trajetória de pessoas em homodiálise no Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Carmen Lúcia Gomes

Remuneração e incentivos ao trabalho médico: a percepção dos médicos da saúde suplementar; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Sergio Adriano Loureiro Bersan

Avaliação das internações hospitalares de pacientes na fase final da doença renal em uma operadora de plano de saúde do tipo cooperativa médica de Belo Horizonte, Minas Gerais; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Odilon Vanni de Queiroz

Bancos de dados em saúde: a utilização de linkage probalilistica na gestão em saúde; 2009; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Gisele Silva Macedo Bonfante

Fatores associados à provisão de acesso vascular permanente para hemodiálise: um marcador da qualidade da assistência prestada ao portador de doença renal crônica terminal no Brasil; 2009; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Sonia Faria Mendes Braga

Qualidade de vida em pacientes idosos submetidoas às TRS em Belo Horizonte, 2008; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Karine de Oliveira Gomes

Programa de Saúde da Família - da assistência ao cuidado: avaliação da implementação da Atenção Primária em Saúde; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência da Nutrição) - Universidade Federal de Viçosa,; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Rodrigo Pastor Alves

O itinerário terapêutico dos pacientes em terapias renais substitutivas em Belo Horizonte: uma análise da integralidade à luz de suas percepções; 2008; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Ivan Batista Coelho

A expansão dos leitos de terapia intensiva no Brasil nos últimos 10 anos: corrigindo ou acentuando desigualdades na oferta de serviços?; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Priscila Leiko Fuzikawa

Avaliação da descentralização das ações de controle de hanseníase no município de Betim: prevenindo incapacidades?; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Elaine Leandro Machado

Equidade no acesso ao transplante renal em Belo Horizonte/MG, 2000-2004; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Graziela Lage Oliveira

Fatores associados à continuidade do tratamento psiquiátrico em Centros de Saúde de Belo Horizonte; 2006; 139 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Leonardo Pereira Florencio

Investigação sobre a existência e premissas dos programas de assistência a idosos na saúde suplementar em Belo Horizonte; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Claudia Marques Canabrava

SUS e o Terceiro Setor: possibilidades e dificuldades de parcerias entre instituições sem fins lucrativos de atenção básica em saúde e o SUS, em Belo Horizonte; ; 2005; 127 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Daniela Cristina Sampaio de Brito

Qualidade de vida e sintomas de depressao e ansiedade de pacientes em terapia renal substitutiva em Belo Horizonte: uma coorte historica; 2019; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Wania Cristina da Silva

Análise econômica do câncer colorretal em terapias com anticorpo monoclonal-desafios da utilização farmacogenômica no SUS; 2019; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Haliton Alves de Oliveira Junior

Avaliação da qualidade de vida em pacientes com doenças reumáticas tratados com agentes biológicos - Uma coorte prospectiva; 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Laura Monteiro de Castro Moreira

Marchas e contramarchas no financiamento público da saúde: reflexões a partir do arranjo normativo brasileiro; 2018; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Ana Lúcia Lobo Vianna Cabral

Perfil e trajetória de mulheres com câncer de mama, em tratamento oncológico no SUS de Belo Horizonte; 2017; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Sonia Faria Mendes Braga

Assistência oncológica ao paciente com câncer da próstata no Sistema Único de Saúde (SUS): sobrevida, fatores associados ao risco de óbito e tendência de mortalidade no Brasil; 2016; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Giovana Paula Rezende Simino

Análise clínica e econômica associada à náusea e vômito induzidos por quimioterapia antineoplásica; 2016; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Tiago Ricardo Moreira

Nível de Complexidade da Estrutura dos Serviços de Diálise no Brasil: Condições Socioeconômicas do Município e Autoavaliação de Saúde Ruim; 2015; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Gisele Macedo Silva

Sobrevida específica, ocorrência e óbitos para pacientes diagnosticados e em tratamento oncológico ambulatorial para câncer de boca no Sistema Único de Saúde ? uma abordagem espacial; 2014; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Karine Oliveira Gomes

Avaliação do acesso e da utilização dos serviços de saúde pela população Quilombola de Vitória da Conquista - Bahia; 2013; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Juliana Álvares

Avaliação da qualidade de vida e análise de custo-utilidade das terapias renais substitutivas no Brasil; 2011; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Elaine Leandro Machado

Determinantes Sociais do Acesso ao Transplante Renal em Belo Horizonte/MG; 2009; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Sonia Faria Mendes Braga

2017; Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Mariangela Leal Cherchiglia;

Cláudia Maria Ferreia Melo Rodrigues

Uma reflexão sobre as ações de controle e avaliação na SES/MG; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Maflavia Aparecida Luiz Ferreira

Estudo do gasto com procedimentos de média complexidade nos municípios habilitados em gestão plena da atenção básica: o caso dos municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Médio Jequitinhonha; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Elizabeth Rodrigues Pereira de Faria

O Serviço de Controle, Regulação e Avaliação em municípios em Gestão Plena do Sistema : Desafios e Perspectivas do Gestor Municipal; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Eliza Sampaio Ribeiro

Flexibilização do trabalho no Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS-MG): algumas evidências jurídicas; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Ester Cardoso Dias

Contrato de gestão - instrumento gerencial de parceria em saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte, em 2003; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Liz Anete Cornélia Campos Gomes

Entre o produzido e o informado: estudo das tomografias computadorizadas ambulatoriais de urgencia produzidas no Hospital Regional Prof; Osvaldo Resende Franco/Betim, no período de janeiro a março de 2003; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Blenda Leite Saturnino Pereira

As despesas com ações e serviços de saúde nos municípios do Estado de Minas Gerais em 2002, uma análise do SIPOS,; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Erica Pinto Souza

Contrato de gestão como instrumento gerencial: uma gestão contemporãnea do Sistema Úncio de Saúde de Minas Gerais- SUS/MG; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão Em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

June Barreiros Freire

Programação em Serviços de Saúde; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Em Medicina Preventiva e Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Comissão Nacional de Residência Médica Mec; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Daniela Pena Moreira

Perfil sociodemográfico e clínico de pacientes com câncer de mama em tratamento quimioterápico em hospitais de Belo Horizonte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Taína Lara Campos Cordeiro Valadares

Os gastos do Ministério da Saúde com medicamentos de alto custo nas TRS realizadas no Sistema Único de Saúde: uma abordagem farmacoeconômica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Danielle Soprano Pereira

Variabilidade de condutas terapêuticas em oncologia: avaliação das diretrizes, práticas clínicas e consequências farmacoeconômicas no Brasi; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Mariana Augusto de Jesus

Avaliação das disparidades espaço-temporais no tratamento e sobrevida de pacientes com câncer de colo de útero no estado de Minas Gerais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Thiago Henrique Mascarenhas Nébias

Avaliação clínica, econômica e qualidade de vida associada à náusea e vômito induzidos por quimioterapia antineoplásica no Sistema Único de Saúde; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Mariana de Assis Cabral Pereira

Análise descritiva de pacientes com câncer de mama diagnosticadas e em tratamento no Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Desirée Rodrigues Mendes

Tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde de Minas Gerais: perfil demográfico e clínico e de gastos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Desirée Rodrigues Mendes

A qualidade de vida dos pacientes em tratamento quimioterápico no Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Camila Azevedo Versiani

Impacto da criação da rede de atenção para diagnóstico e tratamento dos cânceres de colo de útero e mama no Brasil; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Rafael Conrado Rocha de Oliveira

Sobrevida de pacientes com câncer de estomago em tratamento no Sistema Único de Saúde entre 2002 e 2003; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Rafael Conrado Rocha de Oliveira

Perfil epidemiológico e clínico dos pacientes com câncer de próstata em tratamento no Sistema Único de Saúde entre 2000 e 2005 e fatores associados ao diagnóstico precoce; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Clarissa Jesus Ferraciolli

Análise descritiva de pacientes com câncer de mama diagnosticadas e em tratamento no Sistema Único de Saúde entre 2000 e 2005; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Paula Gonçalves Assuncão

Avaliação clínica, econômica e qualidade de vida associada à náusea e vômito induzidos por quimioterapia antineoplásica no Sistema Único de Saúde; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Eduarda Cristina Soares Maciel

Avaliação clínica, econômica e qualidade de vida associada à náusea e vômito induzidos por quimioterapia antineoplásica no Sistema Único de Saúde; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Daniela Pena Moreira

Avaliação clínica, econômica e qualidade de vida associada à náusea e vômito induzidos por quimioterapia antineoplásica no Sistema Único de Saúde; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Isadora Zago Miotto

Análise descritiva de pacientes com câncer de cavidade oral diagnosticados e em tratamento no Sistema Único de Saúde entre 2002 e 2003; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Raphael Romie de Oliveira

Perfil epidemiológico e clínico dos pacientes com câncer de próstata em tratamento no Sistema Único de Saúde entre 2000 e 2005 e fatores associados ao diagnóstico precoce; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Marcella Rodrigues Costa

Fatores associados à ocorrência de metástase em pacientes com câncer de pulmão em tratamento no Sistema Único de Saúde, 2000-2006; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Raphael Romie de Oliveira

Perfil de pacientes com cancer de próstata precocemente diagnosticados; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Lais de Oliveira Campos

Fatores Associados á sobrevida de pacientes com câncer de prostata tratados no SUS, 2000-2006; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Lais de Oliveira Campos

Uma análise descritiva de pacientes com câncer de cólon e reto em tratamento no Sistema Único de Saúde entre 2000 e 2006; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Guilherme Gabriel Marques

Gastos com internações hospitalares em pacientes submetidos às terapias de substituição renal (TRS) no Brasil, 2000 a 2005; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Aline Carvalho Ribeiro

Fatores associados ao acesso aos transplantes renais no Brasil: um estudo descritivo; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Felipe Camargo Lopes

Fatores associados à sobrevida de pacientes com câncer Mama em tratamento no Sistema Único de Saúde, 2000-2006; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Gabriela Freitas Chaves

Fatores associados à sobrevida de pacientes com câncer Mama em tratamento no Sistema Único de Saúde, 2000-2006?__; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Maria Emília Costa Ferreira

Equidade no acesso aos transplantes renais no Brasil: um estudo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Gustavo Henrique S

Oliveira; Equidade no acesso ao trnaplante renal em Belo Horizonte: análise dos prontuários médicos nos serviços de saúde; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Desenvolvimento à Pesquisa; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Matheus Silva Vilela

Avaliação econômico-epidemiológica dos prodedimentos oncológicos no SUS: relacionamento de registros; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Elisa Maria Leão

Avaliação econômico-epidemiológica das terapias renais substitutivas no Brasil; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Diego Moura Carvalho

Avaliação econômico-epidemiológica das terapias renais substitutivas no Brasil: a construção da Base Nacional em TRS; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Atuariais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Desenvolvimento à Pesquisa; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Fernando Henrique Rocha de Oliveira

Equidade no acesso aos transplantes renais no Brasil: um estudo descritivo; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Alexandre Xavier da Costa

Avaliação da linha de cuidado dos pacientes em terapias renais substitutivas no Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Flaviana de Jesus Moreira

Avaliação da linha de cuidado dos pacientes em terapias renais substitutivas no Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade de Belo Horizonte, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Alice Horta Azevedo de Castro

Equidade no acesso e utilização de serviços de terapia renal substitutiva em Belo Horizonte; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Suelen Amélia de Almeida

Avaliação econômico-epidemiológica das terapais de substituição renal no Brasil; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Atuariais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Desenvolvimento à Pesquisa; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Hérica Martins da Silva

Avaliação da linha de cuidado dos pacientes em terapias renais substitutivas no Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Nathalia Andrade Miranda

Avaliação econômico-epidemiológica das Terapias Renais Susbstitutivas no Brasil; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Marina Horta Azevedo de Castro

Avaliação econômico-epidemiológica das terapias renais substitutivas no Brasil; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Desenvolvimento à Pesquisa; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Heloísa Maris Martins da Silva

Avaliação econômico-epidemiológica das terapias renais substitutivas no Brasil; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Desenvolvimento à Pesquisa; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Fúlvio Janones

SUS e o Terceiro Setor: caracterização de entidades não hospitalares, que possuem serviços de atenção básica de saúde em Belo Horizonte; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Carolina Lins Rodrigues

Avaliação econômico-epidemiológica das terapias renais substitutivas no Brasil; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Leonardo Augusto Cimino Pereira

Formas de remuneração, cooperação no trabalho e produção de serviços de saúde: o caso da Fundação Hospitalar de Minas Gerais, 1992-95; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Romero de Castro Vieira

Formas de remuneração, cooperação no trabalho e produção de serviços de saúde: o caso da Fundação Hospitalar de Minas Gerais, 1992-95; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Renata Bibiani de Souza Marquez

Formas de remuneração, cooperação no trabalho e produção de serviços de saúde: o caso da Fundação Hospitalar de Minas Gerais, 1992-95; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Paula Mendes Werneck da Rocha

Formas de remuneração, cooperação no trabalho e produção de serviços de saúde: o caso da Fundação Hospitalar de Minas Gerais, 1992-95; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Bárbara Luísa Ribeiro

Avaliação Clínica, econômica e de qualidade de vida associada à náusea e vômitos induzidos por quimioterapia antineoplásica no Sistema Único de Saúde; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Regina Ramos da Cruz Noronha

Avaliação clínica e econômica associada à náusea e vômito induzidos por quimioterapia antineoplásica; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Raquel Tatiana Bonifácio de Araújo

Avaliação clínica, econômica e qualidade de vida associada à náusea e vômito induzidos por quimioterapia antineoplásica no Sistema Único de Saúde; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Victoria Eugenia Gonzalez

Avaliação econômico-epidemiológica das terapias renais substitutivas no Brasil; 2008; Orientação de outra natureza; (Master of Public Health) - San Jose State University; Orientador: Mariangela Leal Cherchiglia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Moema Miranda de Siqueira

REMUNERAÇÃO DO TRABALHO MÉDICO: UM ESTUDO SOBRE SEUS SISTEMAS E FORMAS EM HOSPITAIS GERAIS DE BELO HORIZONTE; 1993; Dissertação (Mestrado em CURSO DE MESRADO EM ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Moema Miranda de Siqueira;

Sueli Gandolfi Dallari

O conceito de eficiência na reforma setorial do estado brasileiro nos anos 90: difusão e apreensão em um hospital público; ; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Serviços de Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública,; Orientador: Sueli Gandolfi Dallari;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOMES, ROSÂNGELA MARIA ; BARBOSA, WALLACE BRENO ; GODMAN, BRIAN ; COSTA, JULIANA DE OLIVEIRA ; RIBEIRO JUNIOR, NÉLIO GOMES ; SIMÃO FILHO, CHARLES ; CHERCHIGLIA, Mariângela Leal ; ACURCIO, FRANCISCO DE ASSIS ; GUERRA JÚNIOR, Augusto Afonso . Effectiveness of Maintenance Immunosuppression Therapies in a Matched-Pair Analysis Cohort of 16 Years of Renal Transplant in the Brazilian National Health System. International Journal of Environmental Research and Public Health , v. 17, p. 1974, 2020.

  • FELICIANA SILVA, FLÁVIA ; MACEDO DA SILVA BONFANTE, GISELE ; REIS, ILKA AFONSO ; ANDRÉ DA ROCHA, HUGO ; PEREIRA LANA, AGNER ; LEAL CHERCHIGLIA, MARIANGELA . Hospitalizations and length of stay of cancer patients: A cohort study in the Brazilian Public Health System. PLoS One , v. 15, p. e0233293, 2020.

  • CABRAL, ANA LÚCIA LOBO VIANNA ; GIATTI, LUANA ; MARTÍNEZ-HERNÁEZ, ÁNGEL ; CHERCHIGLIA, Mariângela Leal . Inequality in breast cancer care in a Brazilian capital city: a comparative analysis of narratives. International Journal for Equity in Health , v. 18, p. 88, 2019.

  • BRITO, DANIELA CRISTINA SAMPAIO DE ; MACHADO, ELAINE LEANDRO ; REIS, ILKA AFONSO ; CARMO, LILIAN PIRES DE FREITAS DO ; CHERCHIGLIA, Mariangela Leal . Depression and anxiety among patients undergoing dialysis and kidney transplantation: a cross-sectional study. SAO PAULO MEDICAL JOURNAL , v. 137, p. 137-147, 2019.

  • DE LEMOS, LÍVIA LOVATO PIRES ; CARVALHO DE SOUZA, MIRIAN ; PENA MOREIRA, DANIELA ; RIBEIRO FERNANDES ALMEIDA, PAULO HENRIQUE ; GODMAN, BRIAN ; VERGUET, STÉPHANE ; GUERRA, AUGUSTO AFONSO ; LEAL CHERCHIGLIA, MARIANGELA . Stage at diagnosis and stage-specific survival of breast cancer in Latin America and the Caribbean: A systematic review and meta-analysis. PLoS One , v. 14, p. e0224012, 2019.

  • GURGEL, I. O. ; SA, P. M. ; Reis PED ; CHERCHIGLIA, Mariangela Leal ; REIS, ILKA AFONSO ; MATTIA, A. L. ; SIMINO, GIOVANA PAULA REZENDE . Prevalência de práticas integrativas e complementares em pacientes submetidos à quimioterapia antineoplásica. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 24, p. e64450, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CHERCHIGLIA M L. . Assessoria ao Grupo Técnico da Nefrologia do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde. 2011.

ROSALES, C. ; CHERCHIGLIA M L. ; BORRELL, R. M. ; VARGAS, M. . Carreras Sanitarias, Avances y Desafíos. 2006.

CHERCHIGLIA M L. ; LEMUS, J. ; VARGAS, M. ; FALLAS, O. ; BORRELL, R. M. ; ROSALES, C. ; ROCHA, C. F. . Proyeto para evaluación de los Programas de Formación y Capacitación de Gestión en Salud. 2005.

CAMPOS, Francisco Eduardo de ; CHERCHIGLIA M L. ; GIRARDI, S. N. ; FONSECA SOBRINHO, Délcio da ; OLIVEIRA, V. B. ; MACHADO, A. T. M. . Avaliação da estratégia Postos de saúde no nordeste brasileiro: resolubilidade e transição demográfica e epidemiológica. 1998.

CAMPOS, Francisco Eduardo de ; CHERCHIGLIA M L. ; GIRARDI, S. N. ; OLIVEIRA, V. B. ; FONSECA SOBRINHO, Délcio da ; MACHADO, A. T. M. . Avaliação sa satisfação dos consumidores e dos profissionais de saúde com os serviços de saúde: uma abordagem qualitativa. 1997.

GIRARDI, S. N. ; CHERCHIGLIA M L. . Contrato de gestão e remuneração baseada em resultado. 1995.

CHERCHIGLIA M L. ; BELISÁRIO, Soraya Almeida . Diretrizes e Modelos para Orientar a Constituição de Fundos e Conselhos Municipais de Saúde. 1991.

CHERCHIGLIA M L. ; SANTOS, Max André dos . Avaliação dos serviços de saúde de Curitiba/PR. 1990.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal . FAPEMIG - Publicação de Livro Técnico e Cientifico. 2015.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal . 2o Congresso brasileiro de política, planejamento e gestão em saúde. 2013.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal . Processo Seletivo do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística. 2012.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal . Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia do SUS - 2009. 2009.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal . Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia do SUS 2008 - Edição 20 anos do SUS. 2008.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal . Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia do SUS - 2007. 2007.

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal . Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia do SUS - 2006. 2006.

CHERCHIGLIA, MARIANGELA LEAL ; BRAGA, S. F. M. ; LANA, A. P. ; MOREIRA, D. P. ; SOUZA, J. A. M. ; PAIVA, F. F. S. . Utilizacao de base de dados centrada no paciente a partir da integracao dos registros dos sistemas de informacao em saude. 2019. (Relatório de pesquisa).

CHERCHIGLIA, MARIANGELA LEAL ; BRAGA, S. F. M. ; LANA, A. P. ; SOUZA, J. A. M. ; PAIVA, F. F. S. . Tratamento oncologico no Sistema Unico de Saude de Minas Gerais: avaliacao economica e de efetividade. 2018. (Relatório de pesquisa).

CHERCHIGLIA, MARIANGELA LEAL ; SIMINO, GIOVANA PAULA REZENDE ; MOREIRA, D. P. . Avaliacao clinica, economica e qualidade de vida associada a nausea e vomito induzidos por quimioterapia antineoplasica no Sistema Unico de Saude. 2017. (Relatório de pesquisa).

CHERCHIGLIA, MARIANGELA LEAL ; BONFANTE, G. M. S. ; BRAGA, S. F. M. ; MACHADO, Elaine Leandro . Avaliacao economico-epidemiologica de procedimentos de alta complexidade e custo no SUS, Brasil: avaliacao das terapias de substituicao renal e do tratamento oncologico. 2015. (Relatório de pesquisa).

CHERCHIGLIA, MARIANGELA LEAL . Avaliacao economico-epidemiologica de procedimentos de alta complexidade e custo no SUS, Brasil: avaliacao das terapias de substituicao renal e do tratamento oncologico. 2013. (Relatório de pesquisa).

CHERCHIGLIA, MARIANGELA LEAL ; BRAGA, S. F. M. ; BONFANTE, Gisele Macedo Silva ; Szuster, Daniele Araújo Campo . Avaliacao economico-epidemiologica do tratamento oncologico no sistema unico de saude, 2000 - 2006. 2011. (Relatório de pesquisa).

CHERCHIGLIA, MARIANGELA LEAL ; HERNAEZ, A. M. ; CABRAL, A. L. L.V. . Avaliacao da linha de cuidados dos pacientes em terapia renal substituitva no Sistema Unico de Saude de Belo Horizonte. 2010. (Relatório de pesquisa).

ACÚRCIO, Francisco de Assis ; ANDRADE, Eli Iola Gurgel ; CHERCHIGLIA M L. . Grupo de trabalho (GT) da Avaliação de Tecnologia e Economia da Saúde.. 2010. (Membro de Comitê Revisor).

CHERCHIGLIA, MARIANGELA LEAL ; MACHADO, Elaine Leandro . Equidade no acesso e utilização de procedimentos de alta complexidade/custo no SUS-Brasil: avaliação dos transplantes renais. 2009. (Relatório de pesquisa).

CHERCHIGLIA, Mariangela Leal . Como gerenciar projetos farmacoecônomicos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHERCHIGLIA M L. . Gestão do Sistema Público de Saúde. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CHERCHIGLIA, Mariângela Leal ; ANDRADE, E. I. ; Acurcio, F. d. A. ; PEREIRA, R. P. A. ; Szuster, Daniele Araújo Campo ; COSTA, A. X. ; SILVA, H. M. ; MOREIRA, F. J. ; ALVARES, A. P. . Relatório Final - Avaliação da linha de cuidado dos pacientes em terapias renais substitutivas no Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte. 2007. (Relatório de pesquisa).

CHERCHIGLIA, Mariângela Leal ; Andrade, E. I. G. ; Acurcio, F. d. A. ; GUERRA JÚNIOR, Augusto Afonso ; CAIAFFA, Waleska Teixeira ; CESAR, Cibele Comini ; MEIRA JÚNIOR, Wagner ; SZUSTER, Daniele Araújo Campos ; QUEIROZ, ODILON VIANA . Relatório Final - Avaliaçaõ econômico-epidemiológica das modalidasdes de terapias renais substitutivas no Brasil. 2007. (Relatório de pesquisa).

CHERCHIGLIA M L. ; ANDRADE, Eli Iola Gurgel ; ACÚRCIO, Francisco de Assis ; FALEIROS, Daniel Rezende ; SILVA, Grazielle Dias ; QUEIROZ, Odilon Vanni de ; ALMEIDA, Alessandra Maciel ; GUERRA JÚNIOR, Augusto Afonso ; Vieira WF . Avaliação econômico-epidemiológica das modalidades de terapias renais substitutivas no Brasil. Diagnóstico situacional. 2007. (Relatório de pesquisa).

CHERCHIGLIA, MARIANGELA LEAL ; CANABRAVA, Claúdia Marques . SUS e o terceiro setor: possibilidades e dificuldades de parcerias entre o SUS e instituicoes sem fins lucrativos de atencao basica de saude, Belo Horizonte. 2005. (Relatório de pesquisa).

CHERCHIGLIA M L. ; ANDRADE, Eli Iola Gurgel ; ACÚRCIO, Francisco de Assis ; PEREIRA, R. P. A. ; SZUSTER, Daniele Araújo Campos ; COSTA, A. X. ; SILVA, H. M. ; MOREIRA, F. J. ; ALVARES, A. P. . Avaliação da linha de cuidado dos pacientes em terapias renais substitutivas no sistema único de saúde de Belo Horizonte. 2007 (Relatório de Pesquisa) .

CHERCHIGLIA M L. ; ANDRADE, Eli Iola Gurgel ; ACÚRCIO, Francisco de Assis ; CAIAFFA, Waleska Teixeira ; CESAR, Cibele Comini ; MACHADO, Carla J ; MEIRA JÚNIOR, Wagner ; SZUSTER, Daniele Araújo Campos ; QUEIROZ, Odilon Vanni de . Avaliaçaõ econômico-epidemiológica das modalidasdes de terapias renais substitutivas no Brasil: Relatório Parcial. 2007 (Relatório de Pesquisa) .

CHERCHIGLIA M L. ; ANDRADE, Eli Iola Gurgel ; ACÚRCIO, Francisco de Assis ; CAIAFFA, Waleska Teixeira ; CESAR, Cibele Comini ; FALEIROS, Daniel Rezende ; SZUSTER, Daniele Araújo Campos . Avaliaçaõ econômico-epidemiológica das modalidasdes de terapias renais substitutivas no Brasil: Relatório Parcial. 2006 (Relatório de Pesquisa) .

CHERCHIGLIA M L. ; ANDRADE, Eli Iola Gurgel ; CESAR, Cibele Comini ; GUERRA JÚNIOR, Augusto Afonso ; RODRIGUES, Camila Lins ; RODRIGUES, Carolina Lins ; SILVA, Grazielle Dias ; SZUSTER, Daniele Araújo Campos ; FALEIROS, Daniel Rezende ; CARDOSO, Clareci Silva ; ALMEIDA, Alessandra Maciel . Avaliaçaõ econômico-epidemiológica das modalidasdes de terapias renais substitutivas no Brasil: proposta metodológica para estudo de campo. Relatório de pesquisa. 2005 (Relatório de Pesquisa) .

CHERCHIGLIA M L. ; ANDRADE, Eli Iola Gurgel ; GUERRA JÚNIOR, Augusto Afonso ; MEIRA JÚNIOR, Wagner ; QUEIROZ, Odilon Vanni de ; RODRIGUES, Camila Lins ; RODRIGUES, Carolina Lins ; ALMEIDA, Alessandra Maciel ; SZUSTER, Daniele Araújo Campos ; FALEIROS, Daniel Rezende . Avaliaçaõ econômico-epidemiológica das modalidasdes de terapias renais substitutivas no Brasil:Construção da Base de dados nacional em TRS. 2005 (Relatório de Pesquisa) .

CHERCHIGLIA M L. ; ANDRADE, Eli Iola Gurgel ; GUERRA JÚNIOR, Augusto Afonso ; SILVA, Grazielle Dias ; RODRIGUES, Camila Lins ; RODRIGUES, Carolina Lins ; FALEIROS, Daniel Rezende ; SZUSTER, Daniele Araújo Campos ; QUEIROZ, Odilon Vanni de . Avaliaçaõ econômico-epidemiológica das modalidasdes de terapias renais substitutivas no Brasil:construção de indicadores. 2005 (Relatório de Pesquisa) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Do dominio da integracao de dados dos sistemas de informacao em saude a busca de novas estrategias para a avaliacao epidemiologica, economica e de trajetoria assistencial, Descrição: Busca novas estratégias para revelar padrões nos parâmetros clinico-epidemiológicos e econômicos em estudo, elaborar modelos baseados em Machine Learning aderentes a uma base de dados nacional de pacientes em terapia renal substitutiva e em tratamento oncológico, centrada no indivíduo, que integra registros administrativos e epidemiológicos do SUS ? Brasil, no período de 2000-2015. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Ilka Afonso Reis - Integrante / Agner Pereira Lana - Integrante / Hugo André da Rocha - Integrante / Daniela Pena Moreira - Integrante / Marco Antonio da Cunha Santos - Integrante / Thiago Henrique Mascarenhas Nébias - Integrante / Mariana Augusto Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 5

  • 2018 - Atual

    Avaliacao das disparidades espaco-temporais no tratamento e sobrevida de pacientes com cancer de colo de utero no Estado de Minas Gerais, Descrição: O objetivo desse projeto e descrever e analisar a variabilidade geografica na utilizacao de servicos de saude e a sobrevida de pacientes em tratamento de cancer de colo de utero no Sistema Unico de Saude no estado de Minas Gerais. Estudo com abordagem quantitativa e qualitativa. A etapa quantitativa sera realizada por meio de um estudo de coorte longitudinal retrospectivo, no qual serao avaliadas as diferencas entre as regioes de saude de Minas Gerais no que tange ao intervalo de tempo entre o diagnostico e o inicio do tratamento, a variabilidade no tipo de tratamento adotado e analise de sobrevida global e especifica das pacientes a ser estimada pelo tempo decorrido entre a data do diagnostico ate o obito ou fim do estudo, bem como os fatores associados a cada um desses desfechos. As variaveis preditoras a serem utilizadas na analise dos desfechos serao parte de dois niveis distintos, um referente a paciente e outro ao servico de saude. Na etapa qualitativa, serao realizadas entrevistas em profundidade com mulheres que recebem tratamento em servicos pertencentes a regiao com maior e a regiao com menor intervalo de tempo entre o diagnostico e o inicio do tratamento, com o objetivo de entender o itinerario terapeutico dessas mulheres.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Graziel Lage Oliveira - Integrante / Ana Lúcia Lobo Vianna Cabral - Integrante / Sonia Faria Mendes Braga - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Daniela Pena Moreira - Integrante / Flavia Bulgeon Pilecco - Integrante / Marco Antonio da Cunha Santos - Integrante / Mariana Araujo Pena Bastos - Integrante / Desiree Rodrigues Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    Qualidade de vida e sintomas de depressão e ansiedade em uma coorte histórica de pacientes em terapia renal substitutiva em Belo Horizonte: um estudo longitudinal, Descrição: Este estudo tem como objetivo geral avaliar a qualidade de vida, depressão e ansiedade dos pacientes residentes em Belo Horizonte, Minas Gerais que iniciaram diálise entre 01/01/2006 a 01/01/2008 e acompanhados até 31/12/2016. Também se propõe a realizar o levantamento dos desfechos clínicos e descrever a trajetória assistencial em terapia renal substitutiva dessa coorte de pacientes e verificar os efeitos da modalidade e tempo de tratamento sobre a qualidade de vida, depressão e ansiedade, e seus fatores condicionantes. Para esse propósito, será desenvolvido um estudo longitudinal com dez anos de acompanhamento, com um componente não concorrente (jan./2006 a jan./2008) e um componente concorrente (jan./2006 a dez./2016) e outro do tipo caso-controle aninhado ao estudo longitudinal. A população será composta por todos os pacientes maiores de 18 anos que iniciaram diálise entre 01/01/2006 a 01/01/2008 em serviços de diálise que atendem pelo Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte. Serão elegíveis os pacientes com no mínimo três meses de tratamento, sem histórico de realização de transplante renal anterior e que concordarem em participar dessa pesquisa. Serão excluídos, os pacientes sem condição de responder os questionários, ausentes após três tentativas de abordagem, internados ou que receberam alta da diálise ou transferência para outra cidade. A qualidade de vida será avaliada a partir dos instrumentos SF 36, Kidney Disease and Quality of life e Eq-5D e a depressão e ansiedade através dos Inventários Beck de Depressão e Ansiedade. Os desfechos clínicos serão adquiridos por consultas de prontuários e pela emissão de Autorização de Internação Hospitalar para procedimento de transplante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Elaine Leandro Machado - Integrante / Ilka Afonso Reis - Integrante / Daniela Pena Moreira - Integrante / Desiree Rodrigues Mendes - Integrante / Daniela Cristina Sampaio de Brito - Integrante / Thiago Henrique Mascarenhas Nébias - Integrante / Mariana de Assis Cabral Pereira - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde de Minas Gerais: avaliação econômica e de efetividade, Descrição: A proposta desse projeto de pesquisa dá continuidade aos projetos que integram e utilizam as bases de dados integradas a partir dos sistemas de informação do SUS, para avaliar efetividade e os custos com os tratamentos de alto custo no SUS. Tem por objetivo realizar uma análise econômica (gastos e custo-efetividade) e de efetividade (sobrevida) da assistência prestada ao paciente oncológico no SUS de Minas Gerais, por meio da Base ONCO. Esta base foi desenvolvida a partir da aplicação da técnica de pareamento determinístico-probabilístico entre os dados dos sistemas de informação em saúde, o que permitiu habilitar o seguimento de uma coorte histórica de pacientes com diagnóstico de câncer, de 01/01/2003 a 31/12/2008, que iniciaram tratamento oncológico no SUS/MG. Serão realizadas análises descritivas e comparativas dos gastos com os procedimentos oncológicos realizados e análises de efetividade do tratamento oncológico (sobrevida dos pacientes) oferecido para os cânceres mais incidentes (tumores de próstata, de mama, cólon e reto, pulmão, estômago e colo uterino) em Minas Gerais e por macrorregião de saúde. Será realizada uma avaliação comparativa de custo?efetividade do tratamento oncológico cirúrgico com o quimioterápico/radioterápico, segundo perspectiva da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, para uma das neoplasias mais incidentes no estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Ana Lúcia Lobo Vianna Cabral - Integrante / Sonia Faria Mendes Braga - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Gisele Macedo da Silva Bonfante - Integrante / Jakeline Andrea de Melo Souza - Integrante / Flávia Feliciana Silva Paiva - Integrante / Agner Pereira Lana - Integrante / Hugo André da Rocha - Integrante / Isabela Sheng Ling Miaw - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Avaliação epidemiológica, econômica e de trajetórias assistenciais de procedimentos de alto custo no SUS: utilização de base de dados centrada no paciente a partir da integração dos registros dos sistemas de informação em saúde, Descrição: A proposta desse projeto dá continuidade às pesquisas que realizam e utilizam bases de dados integradas a partir dos sistemas de informação do SUS. Tem por objetivo atualizar as bases de pacientes em terapia de substituição renal (Base TRS) e em tratamento oncológico (Base ONCO) para os anos de 2000 a 2015, a partir da integração dos sistemas de informação do SUS: - o de alta complexidade (APAC), o de internação (AIH) e o de mortalidade (SIM). Propõe-se também, construir uma Sub-Base em TRS agregando aos dados de fonte primária, obtidos junto aos 3.036 pacientes em diálise e transplantados, entrevistados em 2007 em todo o país, aos dados secundários dos sistemas de informação até 2010. Visa, assim, habilitar o seguimento de coortes históricas de pacientes submetidos à terapia de substituição renal (Base TRS) e ao tratamento oncológico (Base Onco), bem como compor indicadores epidemiológicos, de resultado da assistência prestada e de gastos do SUS com o tratamento desses pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Eli Iola Andrade - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Ana Lúcia Lobo Vianna Cabral - Integrante / Felipe Ferre - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante / Ilka Afonso Reis - Integrante / Gisele Macedo da Silva Bonfante - Integrante / Jakeline Andrea de Melo Souza - Integrante / Flávia Feliciana Silva Paiva - Integrante / Agner Pereira Lana - Integrante / Hugo André da Rocha - Integrante / Marcos Antônio da Cunha Santos - Integrante / Daniela Pena Moreira - Integrante / Eduarda Cristina Soares Maciel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2015 - Atual

    Análise do impacto orçamentário no Sistema Único de Saúde (SUS) de incorporação dos medicamentos mais demandados pela via judicial nos programas de assistência farmacêutica, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 28/09/2017., Descrição: Trata-se de proposta de pesquisa científica, que tem por finalidade conhecer, no âmbito das avaliações de tecnologia em saúde (ATS) a análise do impacto orçamentário no Sistema Único de Saúde (SUS) dos medicamentos mais demandados pela via judicial e possível incorporação nos Programas de Assistência Farmacêutica visando contribuir na tomada de decisão dos gestores públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Eli Iola Andrade - Coordenador / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Daniel Rezende Faleiros - Integrante / Tiago Lopes Coelho - Integrante / Orozimbo Henriques Campos Neto - Integrante / ACURCIO, FRANCISCO A. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    Avaliação clínica, econômica e qualidade de vida associada à náusea e vômito induzidos por quimioterapia antineoplásica no Sistema Único de Saúde, Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar a qualidade de vida e os gastos com as toxicidades náusea e vômitos em pacientes submetidos à quimioterápica antineoplásica no Sistema Único de Saúde no município de Belo Horizonte, MG. Este projeto está subdivido em três subprojetos que serão apresentados de maneira independente. O primeiro visa à realização de uma revisão sistemática de literatura com meta-análise que evidencie a eficácia e efetividade de antieméticos antagonistas de serotonina em pacientes submetidos à quimioterapia. O segundo propõe-se a investigar a qualidade de vida de pacientes submetidos à quimioterapia antineoplásica e o terceiro verificará os gastos com medicamentos antieméticos para as instituições de saúde pesquisadas; ambos os subprojetos serão realizados por meio de coorte prospectiva que acompanhará pacientes submetidos à quimioterapia antineoplásica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Alessandra Maciel Almeida - Integrante / Maria das Graças Braga Ceccato - Integrante / Acurcio, Francisco - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Ilka Afonso Reis - Integrante / ARAÚJO, VÂNIA ELOISA - Integrante / Rafael Conrado Rocha de Oliveira - Integrante / Giovana Paula Rezende Simino: - Integrante / Daniela Pena Moreira - Integrante / Eduarda Cristina Soares Maciel - Integrante / Raquel Tatiana Bonifácio de Araújo - Integrante / Clarissa de Jesus Ferraciolli - Integrante / Paula Gonçalves Assunção - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS), Inovação e Dinâmica Capitalista: Desafios Estruturais para a Construção do Sistema Universal no Brasil, Descrição: A proposta refere-se à linha de pesquisa 4 da Chamada para a Rede Nacional de Pesquisas sobre Políticas de Saúde - Conhecimento para Efetivação do Direito à Saúde: estudos sobre a evolução do Complexo Econômico Industrial da Saúde, a partir das decisões do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis) e seus efeitos em diversos setores do CEIS, contemplando a Atenção Primária à Saúde, a Atenção Hospitalar e Especializada. Enfoca o denominado trilema da saúde constituído pelas discrepâncias entre acesso, qualidade e custos considerando que a inovação é essencial tanto para a efetivação e sustentabilidade quanto para a efetividade das ações do SUS. O fio condutor do projeto baseia-se na hipótese segundo a qual as atividades econômicas na saúde são social e historicamente caracterizadas, inscrevem-se em relações sociais, consequentemente, os mercados constituídos em torno de suas dimensões (industriais, comerciais, prestação de serviços) são politicamente instituídos, pondo em destaque o alcance das políticas públicas. O objetivo da investigação é analisar as estratégias de inovação e competição e os fluxos de acumulação de capital e poder político da base produtiva da saúde (CEIS) e identificar barreiras e potencialidades para a efetivação do direito universal à saúde. O referencial teórico-conceitual à análise do CEIS é inspirado na economia política que procura entender como as instituições sociais se reproduzem mediante uma divisão social do trabalho que organiza as atividades econômicas que se expressam em estruturas de mercado mais ou menos competitivas. A abordagem consiste na compilação e processamento de informações secundárias e primárias e elaboração de uma matriz sobre a participação dos sub-componentes do CEIS na oferta e demanda de ações e cuidados de saúde. Informações estratégicas para a pesquisa serão obtidas com o uso de micro dados e linkage de bancos de dados e entrevistas presenciais com autoridades governamentais e lideranças empresariais. Os resultados dos estudos, apresentados sob o formato de cursos e textos científicos e técnicos e organização de uma base de informações sobre o CEIS 5 serão difundidos por meio de aulas e publicações direcionadas tanto para as instituições de ensino e pesquisa quanto para o corpo técnico e executivo de órgãos governamentais, fóruns participativos da saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Mario Dal Poz - Integrante / Ligia Bahia - Coordenador / Claudia M Travassos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Efetividade clínica comparativa e custo-efetividade do análogo de insulina Glargina para tratamento de pacientes acometidos por Diabetes Mellitus, Descrição: Essa proposta de pesquisa científica tem como objetivo avaliar a efetividade clínica comparativa e o custo-efetividade do análogo de insulina Glargina para o tratamento de pacientes acometidos com Diabetes Mellitus. O trabalho será feito em 3 (três) etapas complementares, a saber: 1. Revisão sistemática de estudos observacionais que comparam o análogo Glargina com outras insulinas; 2. Avaliação de coorte de pacientes em uso de Glargina em Minas Gerais; 3. Realização de análise de custo-efetividade comparando Glargina com insulina NPH, na perspectiva do SUS. A metodologia adotada para a revisão sistemática se baseará na publicação da Rebrats "Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados". Artigos publicados nas bases de dados MEDLINE (Pubmed) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Cochrane Controlled Trials Databases e NHS Centre for Reviews and Dissemination nos idiomas inglês, português e espanhol, no período de janeiro de 1970 a fevereiro de 2014 serão avaliados. Para a realização da análise de efetividade clínica comparativa será estabelecida uma coorte de pacientes que iniciaram o tratamento com o análogo Glargina no período de janeiro a dezembro de 2011. No estado de Minas Gerais, o análogo Glargina é dispensado aos pacientes acometidos por diabetes tipo I por meio do PCDT (Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas), construído pela SES-MG, que prevê que pacientes que apresentarem mau controle glicêmico e crises hipoglicêmicas graves são elegíveis para o tratamento com Glargina.Para a análise da efetividade clínica do análogo o paciente será comparado com ele mesmo, em uma análise antes e depois. Será verificado se houve controle dos níveis glicêmicos (medidos pela hemoglobina glicada) e se há relato de redução da hipoglicemia. Ademais, será conduzida uma análise de custo-efetividade do análogo glargina da insulina e da insulina NPH para o tratamento de pacientes diabéticos do tipo 1. Neste estudo será adotado o modelo de Markov, com o propósito de modelar a progressão da doença e os efeitos do tratamento retratando a história natural do Diabetes Mellitus tipo 1. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Daniel Rezende Faleiros - Integrante / Grazielle Dias Silva - Integrante / Alessandra Maciel Almeida - Integrante / Ana Luísa Caires de Souza - Integrante / Leonardo Maurício Diniz - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Coordenador / Juliana Álvares - Integrante / Juliana de Oliveira Costa - Integrante / Livia Lovato Pires Lemos - Integrante / Vânia Eloísa de Araújo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Efetividade do tratamento com agentes biológicos em pacientes com artrite reumatoide, espondilite anquilosante e artrite psoriásica no Sistema Único de Saúde em Minas Gerais: uma coorte prospectiva., Descrição: Coorte prospectiva de pacientes portadores de Artrite Reumatica, Artrite Psoriatica e Espondilite Anquilosante em tratamento com os agentes biológicos infliximabe, etanercepte, adalimumabe e rituximabe na Gerência Regional de Saúde (GRS) de Belo Horizonte, Minas Gerais. Essa investigação dá sequencia e integra o Projeto Avaliação da efetividade e segurança dos anticorpos monoclonais adalimumabe, etanercepte, infliximabe e rituximabe utilizados no tratamento da artrite reumatóide, artrite psoriásica e espondilite anquilosante, Brasil e Minas Gerais .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Grazielle Dias Silva - Integrante / Alessandra Maciel Almeida - Integrante / Cristiano Soares Moura - Integrante / Marina Amaral Avila Machado - Integrante / Adriana Maria Kakehasi - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Coordenador / Juliana Álvares - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Avaliação epidemiológica e econômica dos esquemas terapêuticos utilizados no tratamento do Diabetes Mellitus em Minas Gerais, Descrição: O estudo busca conhecer o perfil de tratamento e de gastos com medicamentos utilizados por indivíduos portadores de diabetes mellitus em Minas Gerais, para produzir informações que viabilizem a elaboração e implantação de um programa de acompanhamento farmacoterapêutico nas farmácias comunitárias públicas do SUS/MG. Para isto, tem como objetivos específicos: I. Construir base de dados relativa aos indivíduos em tratamento de Diabetes Mellitus no Estado de Minas Gerais; II. Avaliar quantitativamente o perfil de utilização de medicamentos por portadores de diabetes em Minas Gerais; III. Avaliar qualitativamente os serviços de assistência farmacêutica realizados pelos farmacêuticos responsáveis pela farmácia pública de Minas Gerais; IV. Realizar revisão sistemática enfocando estimativas de probabilidades inerentes à história natural da doença e aquelas relacionadas às alternativas terapêuticas do tratamento para Diabetes Mellitus oferecido no SUS/MG (eficácia, efetividade e segurança); V. Avaliar os gastos realizados com o tratamento do Diabetes Mellitus oferecido nas farmácias públicas do SUS em Minas Gerais; VI. Realizar análise de custo-efetividade dos esquemas terapêuticos empregados no tratamento do Diabetes Mellitus no SUS/MG; VII. Capacitar os farmacêuticos do SUS/MG para a realização de acompanhamento farmacoterapêutico; VIII. Desenvolver e aplicar uma metodologia de acompanhamento farmacoterapêutico para indivíduos portadores de Diabetes Mellitus; IX. Contribuir para o estreitamento das relações entre profissionais farmacêuticos, pacientes e prescritores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Francisco de Assis Acúrcio - Coordenador / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Daniel Rezende Faleiros - Integrante / Grazielle Dias Silva - Integrante / Maria das Graças Braga Ceccato - Integrante / Yara Alvarenga Drumond - Integrante / Ana Luísa Caires de Souza - Integrante / Felipe Ferre - Integrante / Leonardo Maurício Diniz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Avaliação da efetividade e segurança de anticorpos monoclonais adalimumabe, etanercepte, infliximabe e rituximabe utilizados no tratamento da artrite reumatóide, artrite psoriática e espondilite anquilosante, Brasil e Minas Gerais, Descrição: As condições reumatológicas, artrite reumatóide (AR) artrite psoriática (AP) e espondilite anquilosante (EA), são doenças inflamatórias crônicas que acometem parte da população nacional. O tratamento destas condições pode ser de origem sintomática (corticosteróides e anti-inflamatórios não-esteroidais) ou atuar diretamente no processo da doença (os chamados medicamentos anti-reumáticos modificadores da resposta biológica). Uma nova abordagem, com agentes anti-TNF, vem sendo utilizada como opção de tratamento no SUS para os pacientes acometidos de doenças reumáticas. O objetivo deste projeto é avaliar a segurança e a efetividade dos agentes anti-TNF - adalimumabe, etanercepte, infliximabe e rituximabe - em pacientes com AR, AP e EA, por meio de revisão sistemática de literatura e de estudos de coorte, retrospectiva para avaliação da segurança em nível nacional e prospectiva para avaliação da efetividade nas 4 maiores Gerências Regionais de Saúde (GRS) do Estado de Minas Gerais. O projeto tem como resultados esperados o aprimoramento da farmacoterapêutica das condições reumáticas em estudo, o desenvolvimento de uma estratégia para estudo de segurança de medicamentos a partir de bases de dados administrativas e a consolidação do conhecimento sobre os medicamentos anti-TNF.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Francisco de Assis Acúrcio - Coordenador / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Daniel Rezende Faleiros - Integrante / Grazielle Dias Silva - Integrante / Alessandra Maciel Almeida - Integrante / Cristiano Soares Moura - Integrante / Marina Amaral Avila Machado - Integrante / Renata Cristina Resende Macedo - Integrante / Ana Luísa Caires de Souza - Integrante / Felipe Ferre - Integrante / Liziane Silva - Integrante / Marli Jerônimo de Paulo - Integrante / Adriana Maria Kakehasi - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Avaliação econômico-epidemiológica de procedimentos de alta complexidade e custo no SUS, Brasil: avaliação das terapias de substituição renal e do tratamento oncológico, Descrição: O objetivo deste projeto é atualizar a Base Nacional em TRS, construir a Base ONCO para os anos de 2000 a 2006 e compor indicadores epidemiológicos, de resultado da assistência prestada e de gastos do SUS com o tratamento desses pacientes. Essa Base será desenvolvida utilizando o método de pareamento determinítico-probabilístico entre os sistemas de informação de saúde do SUS ? APAC, Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação Hospitalar (AIH) para os anos de 2000 a 2006. O projeto proposto está estruturado em três subprojetos que são apresentados de forma independente (justificativa, objetivos, métodos). O primeiro visa a atualização da Base TRS e da construção da Base ONCO por meio da técnica de relacionamento determinístico-probabilístico, de três grandes sistemas de informação em saúde: o de alta complexidade - APAC, o de mortalidade - SIM e o de internações ? SIH, enquanto os outros dois referem-se às análises dessas Bases, que permitem investigar o perfil demográfico, os gastos individuais bem como a linha de cuidado dos pacientes no sistema de alta complexidade/custo do SUS para o período de 2000 a 2006. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Francisco de Assis Acúrcio - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Daniele Araújo Campos Szuster - Integrante / Elaine Leandro Machado - Integrante / Wagner Meira Júnior - Integrante / Carla J Machado - Integrante / Odilon Vanni de Queiroz - Integrante / Alessandra Maciel Almeida - Integrante / Juliana Alvares - Integrante / Cláudia Medina Coeli - Integrante / Rejane Sobrino Pinheiro - Integrante / Maria Cristina Ferreira Drummond - Integrante / Gisele Macedo Silva Bonfante - Integrante / Isabel Cristina Gomes - Integrante / Carlos Philipe Barbosa Polato - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Avaliação de cobertura, acesso e qualidade da assistência farmacêutica, garantidos pelas decisões judiciais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 18/06/2014., Descrição: Nos últimos anos, o número de demandas judiciais para garantia do direito à saúde tem tomado relevante vulto social, jurídico e financeiro, uma vez que o Poder Público não é suficientemente eficaz no atendimento ao cidadão e no processo de regulação da saúde. Muitos pedidos requerem medicamentos não distribuídos pelo Governo. Todavia, a pouca informação sistematizada, referente às demandas judiciais, dificulta uma real consonância entre apelo social e ação do Poder Público. Entender os elementos que compõem as ações judiciais, bem como desenvolver uma análise crítica, acerca da imposição do Poder Judiciário para o cumprimento do direito constitucional à saúde, é de suma relevância para que a sociedade goze de uma participação ativa e importante na regulação de novas tecnologias incorporadas ou não ao sistema público de saúde. O objetivo desta pesquisa é avaliar o acesso, a cobertura e a qualidade da assistência farmacêutica, a partir das decisões judiciais em face da gestão estadual do SUS de Minas Gerais. A expectativa é que o estudo possa descrever o perfil das ações judiciais recorrentes, de forma a identificar as principais demandas sociais. Assim, poder-se-á propor alterações normativas e melhorar a intervenção estatal no sistema público de saúde brasileiro e, consequentemente, a melhoria no acesso, na cobertura e na qualidade da assistência. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Francisco de Assis Acúrcio - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Daniel Rezende Faleiros - Integrante / Marina Amaral Avila Machado - Integrante / Tiago Lopes Coelho - Integrante / Orozimbo Henriques Campos Neto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Projeto PESSOAS II: Análise de situação de serviços públicos de saúde mental em Minas Gerais, Descrição: Será conduzido estudo de corte transversal com componente quantitativo (avaliação de situação) e qualitativo (grupos focais) em Centros de Referência em Saúde Mental de Belo Horizonte (CERSAM ou CAPS) e Centros de Convivência em Saúde Mental, além de outros serviços no interior do Estado cadastrados pelo Programa Estadual de Saúde Mental de Minas Gerais (SES/MG), em colaboração entre Universidade Federal de minas Gerais e Coordenação de Saúde Mental da SES/MG. Os principais objetivos serão avaliar os serviços em seus aspectos de estrutura e processo em relação á atenção e prevenção das DST/Aids e avaliar atitudes, práticas e percepção dos profissionais de saúde mental quanto a prevenção e atenção em dois importantes programas de saúde pública do SUS. Para o componente quantitativo será utilizado instrumento testado. A aplicação do instrumento será realizada por uma combinação de entrevistas por telefone e complementação com preenchimento físico. Para o componente qualitativo, será desenvolvida uma abordagem por grupos focais. Será realizada análise descritiva (distribuição das variáveis e medidas de síntese). A busca de associações conjuntas entre as principais variáveis será realizada por meio da análise de Grade of Membership (software GOM3.exe), visando compreender e desvendar quais os principais perfis de atitudes práticas e percepção quanto á atenção e prevenção das DST/Aids, nos serviços estudados. Na análise qualitativa, baseada no depoimento dos entrevistados (grupos focais), será utilizada a metodologia proposta por LEFÈVRE et al. (2000), para a construção do Discurso do Sujeito Coletivo. Os dados serão divulgados em seminários aos serviços participantes e em congressos e publicações em periódicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Francisco de Assis Acúrcio - Integrante / Carla J Machado - Integrante / Mark Drew Crosland Guimarães - Coordenador / Ana Paula Souto Melo - Integrante / Maria de Fátima Imaculada de Freitas - Integrante / Lorenza N Campos - Integrante / Maria Imaculada de Fátima Freitas - Integrante / Maria Cristina CL Hoffman - Integrante / Helian Nunes de Oliveira - Integrante / Marta Elizabeth de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Estudo de utilização de medicamentos pelos pacientes do Programa de Hipertensão e Diabetes Mellitus da Rede Farmácia de Minas, Descrição: Estudo de utilização de medicamentos em pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes mellitus (DM). O estudo inclui a análise da utilização de medicamentos pelos pacientes cadastrados no programa Hiperdia/MG e que adquirem seus medicamentos nas farmácias dos municípios contemplados na 1a etapa do Programa Farmácia de Minas da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Trata-se de um estudo de corte-transversal com esses pacientes a fim de identificar o seu perfil sócio-demográfico, descrever os indicadores das condições de saúde e do uso de serviços de saúde desses indivíduos, descrever os medicamentos por eles utilizados, especialmente antihipertensivos e antidiabéticos, bem como caracterizar o seu uso. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Francisco de Assis Acúrcio - Coordenador / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Grazielle Dias Silva - Integrante / Luiz Antônio Marinho - Integrante / Cesar Augusto Luz - Integrante / Vinicius Oliveira de Moura Pereira - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Registro Integrado de Saúde: aspectos relativos à segurança, desenvolvimento e aplicação na pesquisa e avaliação em saúde, Descrição: O método do relacionamento probabilístico de registros vem sendo cada vez mais usado na pesquisa em Saúde Pública. Esre proieto foi desenvolvido com ênfase na abordagem dos aspectos de segurança, da criação de uma biblioteca de bases de dados padronizadas, do desenvolvimento de metodologias para linkage de bases de dados e da aplicação do registro integrado para o desenvolvimento estudos epidemiológicos. Está estruturada em três subprojetos que são apresentados de forma independente (justificativa, objetivos, métodos). O primeiro, refere-se ao estudo que objetiva propor um modelo para a implantação de registros integrados de saúde (eixo de desenvolvimento), enquanto os outros dois referem-se a aplicações do método de linkage probabilístico de registros em situação envolvendo a integração de bases de dados secundários e de uma base de dados primários com dados secundários (eixo de aplicação). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Carla J Machado - Integrante / Cláudia Medina Coeli - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2014

    Impacto das ações judiciais na política nacional de assistência farmacêutica: gestão da clínica e medicalização da justiça., Descrição: A Constituição Federal de 1988 (CF/88) estabelece o direito à saúde no Brasil, pautado pelos princípios da universalidade, igualdade e equidade, mediante o acesso dos cidadãos às ações e serviços de saúde que devem ser viabilizados de forma a promover, proteger e recuperar a saúde de todos. As ações e serviços de saúde são de relevância pública, ficando inteiramente sujeitos a regulamentação, fiscalização e controle do Poder Público a quem cabe executá-los diretamente ou por terceiros, segundo normas para o financiamento. Num cenário, onde se confrontam indicações médicas, custos elevados e recursos limitados, planos privados de saúde e famílias pressionam o Sistema Único de Saúde (SUS) a se responsabilizar e arcar com custos terapêuticos utilizando-se, inclusive, das ações judiciais. Desta forma, nos últimos anos, o número de demandas judiciais para garantia de tal direito, tem tomado vulto jurídico e financeiro. Diferentes são os pedidos destas prestações, entretanto, a grande maioria é por medicamentos. O impacto financeiro de tais ações tem motivado a busca por compreensão e avaliação deste fenômeno por parte dos gestores de saúde. No Brasil, ainda são raras as referências de estudos publicados em periódicos, que tenham como objeto o fenômeno da chamada judicialização da saúde. A partir destas observações esta proposta de pesquisa procura problematizar, para além da avaliação do impacto econômico de per si bastante importante , os paradigmas que permeiam as instituições e atores envolvidos. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo investigar o fenômeno da judicialização na assistência farmacêutica como instrumento de garantia do acesso e/ou de incorporação de novas tecnologias ao sistema público de saúde no Brasil e relacionar com os eventos observados no SUS em Minas Gerais, nos anos de 2006 e 2007. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Francisco de Assis Acúrcio - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Daniele Araújo Campos Szuster - Integrante / Daniel Rezende Faleiros - Integrante / Grazielle Dias Silva - Integrante / Carlos Dalton Machado - Integrante / Luciana Gonçalves Nunes - Integrante / Mariana Ferreira P. Vianna - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2012

    Revisão sistemática e avaliação econômica de imunossupressores na prevenção da rejeição do tranplante renal, Descrição: O transplante renal tem sido apontado na literatura como a terapia de substituição renal mais custo-efetiva, pois permite, na maioria dos casos, a reintegração do paciente às suas atividades cotidianas, aumentando a probabilidade de uma melhor expectativa e qualidade de vida em relação aos pacientes submetidos às diálises. Um fator que tem contribuído substancialmente para que o transplante renal seja considerado a melhor opção para o portador de insuficiência renal crônica é o avanço tecnológico no que diz respeito à terapia de imunossupressão. Um estudo farmacoeconômico e farmacoepidemiológico enfocando a terapêutica de manutenção imunossupressora no transplante renal esta sendo desenvolvido e busca alcançar os seguintes objetivos específicos: 1.Realizar revisão sistemática de eficácia, efetividade e segurança da azatioprina, ciclosporina, micofenolato de sódio, micofenolato mofetil, sirolimo, tacrolimo e everolimo na prevenção de rejeição do transplante renal; 2.Estabelecer coorte histórica de indivíduos transplantados renais e que fizeram uso de medicamentos imunossupressores fornecidos pelo Programa Nacional de Medicamentos Excepcionais e de Alto Custo no SUS, a partir de banco de dados desenvolvido aplicando técnica de pareamento probabilístico de pacientes em bases de dados administrativas do SUS; 3. Construir indicadores farmacoepidemiológicos e farmacoeconômicos sobre a utilização dos medicamentos de alto custo no SUS; 4. Realizar, na perspectiva do SUS, análise de custo-efetividade enfocando a terapêutica imunossupressora entre os medicamentos: azatioprina, ciclosporina, micofenolato de sódio, micofenolato mofetil, sirolimo e tacrolimo, na manutenção do paciente transplantado renal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Francisco de Assis Acúrcio - Coordenador / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Daniele Araújo Campos Szuster - Integrante / Daniel Rezende Faleiros - Integrante / Grazielle Dias Silva - Integrante / Alessandra Maciel Almeida - Integrante / Maria das Graças Braga Ceccato - Integrante / Adriana Rubim Reis - Integrante / Micheline Rosa Silveira - Integrante / Luciana Tarbes Mattana Saturnino - Integrante / Daniel Emílio da Silva Almeida - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Avaliação econômico-epidemiológica do tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde, 2000 - 2007, Descrição: O câncer representa a segunda causa de morte no Brasil. Em 2005 foram aproximadamente 190 mil mortes, o que representa 15% de todos os óbitos ocorridos no país. Estima-se que para 2008 sejam identificados aproximadamente 466 mil novos casos de câncer sendo que a neoplasia de pele do tipo não melanoma será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata,de mama feminina, de pulmão, de estômago e de colo do útero. Em 1998, o Ministério da Saúde instituiu o sistema de Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade em Oncologia (Apac/Onco) onde são registrados e pagos os procedimentos oncológicos no no Sistema Único de Saúde (SUS). Grandes bases de dados administrativas vêm sendo cada vez mais empregadas na elaboração de políticas, no planejamento e gestão, avaliação e controle dos serviços de saúde prestados à população. O uso desses bancos possui algumas vantagens, como o grande número de casos registrados, o reduzido tempo entre a ocorrência do evento e seu registro no sistema e a possibilidade de identificação do paciente. O objetivo deste projeto é construir uma base de dados centrada no paciente que permita obter uma série histórica de pacientes submetidos ao tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS) para os anos de 2000 a 2007 ? Base Onco e a composição de indicadores epidemiológicos, de resultado da assistência prestada e de gastos do SUS com o tratamento desses pacientes. Essa Base será desenvolvida por meio de pareamento probabilístico entre os dados dos sistemas de informação em saúde: APAC, Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação Hospitalar (AIH). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Francisco de Assis Acúrcio - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Daniele Araújo Campos Szuster - Integrante / Elaine Leandro Machado - Integrante / Wagner Meira Júnior - Integrante / Carla J Machado - Integrante / Odilon Vanni de Queiroz - Integrante / Alessandra Maciel Almeida - Integrante / Juliana Alvares - Integrante / Cláudia Medina Coeli - Integrante / Rejane Sobrino Pinheiro - Integrante / Isabel Gomes - Integrante / Maria Cristina Ferreira Drummond - Integrante / Gisele Macedo Silva Bonfante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Escalabilidade e eficiência no pareamento probabilístico de bases do SUS, Descrição: O primeiro objetivo deste projeto é a realização de dois pareamentos, mais especificamente entre a TRS e o SIM, e entre a TRS e o SIA, assim como a formalização das técnicas e metodologias para a preparação das bases, calibração dos parâmetros, execução do pareamento e análise dos pares obtidos. O relacionamento dos registros dos Sistemas APAC/SIA, SIM e AIH, no aprimoramento da base nacional de dados em TRS, irá expandir o conhecimento e experiência acumulados na integração dessas bases de dados em TRS, irá expandir o conhecimento e experiência acumulados na integração dessas bases de dados, favorecendo a melhoria das tecnologias envolvidas na criação de informações em saúde. A segunda parte visa relacionar os registros da Base Nacional de Dados em TRS com os dados do SIH, com o objetivo de enriquecer esta base com informações de procedimentos e gastos hospitalares, bem como a data precisa do Transplante Renal e a mortalidade durante o transplante. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Francisco de Assis Acúrcio - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Daniele Araújo Campos Szuster - Integrante / Wagner Meira Júnior - Coordenador / Carla J Machado - Integrante / Odilon Vanni de Queiroz - Integrante / Altigran Soares da Silva - Integrante / Dorgival Olavo Guedes Neto - Integrante / Eliane de Freitas Drumond - Integrante / Renato Antônio Celso Ferreira - Integrante / Walter dos Santos Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Avaliação econômica dos medicamentos análogos de nucleosídeos/nucleotídeos - adefovir dipivoxil, entecavir e telbivudina - no tratamento da hepatite viral crônica B, Descrição: Descrição: O objetivo do estudo é realizar uma avaliação econômica e epidemiológica em adultos com infecção crônica pelo vírus da hepatite B, usuários de medicamentos de alto custo do Programa de Medicamentos Excepcionais do Ministério da Saúde. A partir de um estudo sobre a utilização de análogos de nucleosídeos/nucleotídeos (adefovir dipivoxil, entecavir e telbivudina) no tratamento da hepatite viral crônica B, esta abordagem espera contribuir para avaliação das relações de custo-efetividade entre estes fármacos utilizando bases de dados existentes do SUS. Em seus resultados, o estudo pretende subsidiar o processo de análise e tomada de decisão relativo aos análogos de nucleosídeos/nucleotídeos para o tratamento da hepatite viral crônica B.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Francisco de Assis Acúrcio - Coordenador / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Alessandra Maciel Almeida - Integrante / Cristina Mariano Ruas Brandão - Integrante / Cristiane Aparecida Menezes de Pádua - Integrante / Dirce Inês da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2010

    Equidade no acesso e utilização de procedimentos de alta complexidade/custo no SUS-Brasil: avaliação dos transplantes renais, Descrição: Este estudo procura conhecer os determinantes sociais do acesso e dos resultados em saúde relacionados ao transplante renal no Brasil, por meio de análise de base de dados secundária e consecução de um estudo longitudinal em Belo Horizonte. Espera-se contribuir com informações para a tomada de decisão dos gestores do SUS e para a formulação de uma política que garanta a equidade no acesso ao transplante de rim.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Francisco de Assis Acúrcio - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Waleska Teixeira Caiaffa - Integrante / Daniele Araújo Campos Szuster - Integrante / Grazielle Dias Silva - Integrante / Elaine Leandro Machado - Integrante / Cibele Comini Cesar - Integrante / Alessandra Maciel Almeida - Integrante / Gisele Silva Macedo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 4

  • 2006 - 2010

    Avaliação da linha de cuidados dos pacientes em terapia renal substituitva no Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte, Descrição: Analisar o itinerário terapêutico dos pacientes portadores de doença renal crônica em hemodiálise nos serviços de saúde de Belo Horizonte, antes de sua entrada em TRS. Tem como referência as percepções desses indivíduos de seu trajeto na rede de serviços de saúde, bem como, dos profissionais de saúde e dos gestores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Francisco de Assis Acúrcio - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Daniele Araújo Campos Szuster - Integrante / Alessandra Maciel Almeida - Integrante / Rodrigo Pastor Alves Pereira - Integrante / Ana Lúcia Lobo Vianna Cabral - Integrante / Ángel Martínez Hernáez - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 5

  • 2006 - 2008

    Pesquisa e análise situacional dos modelos assistenciais em saúde suplementar no Brasil, Descrição: A pesquisa objetiva analisar, diante do marco regulatório estabelecido pela ANS, as relações estabelecidas entre a agência reguladora, as operadoras, os prestadores de serviços e os usuários, e como se operam as mudanças visando a integralidade do cuidado. O referencial teórico adotado pela pesquisa será o produto da bibliografia comentada em estado de bem estar, modelos assistenciais e incorporação tecnológica em saúde suplementar no Brasil, projeto com execução em andamento, no qual são estabelecidas seis áreas temáticas de interesse para o setor: -modelos assistenciais em saúde e estado de bem estar social; -constituição do processo regulatório da saúde suplementar no Brasil; -estrutura e organização da saúde suplementar; -assistência na saúde suplementar; -dinâmica dos atores no campo regulatório da saúde suplementar; -inovação e avaliação tecnológica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Rosiene Maria de Freitas - Integrante / Francisco Lanna - Integrante., Financiador(es): OPA Topografia e Engenharia - Auxílio financeiro / Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2009

    Estudo da soroprevalência da infecção pelo HIV, sífilis e hepatite B e C em instituições públicas de atenção a saúde mental: um estudo multicêntrico nacional. Projeto Pessoas (Pesquisa em Soroprevalência de Aids na Saúde Mental), Descrição: Estudo de corte transversal com componentes quantitativo e qualitativo tendo como principal objetivo determinar a prevalência da infecção pelo HIV, sífilis e hepatite C e os fatores associados com a positividade entre pacientes internados em hospitais psiquiátricos públicos e entre pacientes em acompanhamento em serviços substitutivos (Caps) em amostra representativa nacional. Os participantes serão submetidos a uma entrevista estruturada que abordará aspectos sociodemográficos, psicossociais, comportamentais, clínicos e aqueles relativos aos serviços. Dados complementares serão obtidos dos prontuários médicos. A análise quantitativa incluirá distribuição de freqüência, análise univariada e multivariada por meio do modelo de regressão logística binomial e polinomial. Serão estimados os odds ratios com intervalo de confiança de 95%. A abordagem qualitativa incluirá entrevistas em profundidade abertas com pacientes dos centros selecionados e grupos focais com profissionais de saúde envolvidos com a atenção à saúde de indivíduos portadores de sofrimento mental, procurando compreender o processo vivenciado pelos pacientes / profissionais durante o tratamento / acompanhamento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Francisco de Assis Acúrcio - Integrante / Mark Drew Crosland Guimarães - Coordenador / Ana Paula Souto Melo - Integrante / Maria de Fátima Imaculada de Freitas - Integrante / Regina Capanema - Integrante / Suely Brochado de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Pesquisa bibliográfica sobre os temas:Estado de Bem-Estar, Modelos Assistenciais e Incorporação Tecnológica na Saúde Suplementar no Brasil, Descrição: O objetivo geral da pesquisa foi buscar, selecionar e classificar estudos nacionais e internacionais relacionados ao campo da saúde suplementar, a partir de documentos indexados nas fontes de informação disponíveis: (i) Biblioteca Virtual em Saúde - BVS -BIREME; (ii) Banco de Teses da Coordenação de Pessoal de Nível Superior - CAPES/Ministério da Educação. Objetivos específicos - Permitir a difusão e o acesso ao conhecimento, bem como uma melhor compreensão da extensão do campo da saúde suplementar, de forma a estimular novos estudos e pesquisas. - Contribuir para a constituição de uma biblioteca virtual em saúde suplementar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Rosiene Maria de Freitas - Integrante / Francisco Lanna - Integrante., Financiador(es): OPA Topografia e Engenharia - Auxílio financeiro / Agência Nacional de Saúde Suplementar - Auxílio financeiro.

  • 2005 - Atual

    Avaliação farmacoeconômica e epidemiológica do programa de medicamentos excepcionais do SUS - Brasil, 2000-2005, Descrição: Descrição: A partir do estudo sobre a utilização dos medicamentos excepcionais, esta abordagem espera contribuir para o desenvolvimento de instrumentos e indicadores de avaliação de processos e da política de assistência farmacêutica relativa aos produtos de alto custo. A investigação tem como objetivos específicos: a) Adaptar bases de dados administrativas fornecendo uma linha de base para a composição de indicadores epidemiológicos e farmacoeconômicos sobre a utilização dos medicamentos excepcionais e de alto custo no SUS; b) Desenvolver e aplicar metodologia para avaliação farmacoeconômica e epidemiológica a partir de bases de dados existentes no SUS e pareadas probabilisticamente; c) Realizar avaliações de custos (perspectiva do SUS) com a terapia medicamentosa e sua respectiva efetividade em termos de sobrevida do paciente registrados no sistema APAC e SIM no Brasil; d) Conhecer a trajetória dos pacientes e compará-las com as respectivas diretrizes clínicas e terapêuticas do Programa de Medicamentos Excepcionais do SUS, avaliando relações de custos (perspectiva do SUS) e resultados em termos de sobrevida dos pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Francisco de Assis Acúrcio - Coordenador / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Waleska Teixeira Caiaffa - Integrante / Wagner Meira Júnior - Integrante / Odilon Vanni de Queiroz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2009

    Avaliação econômico-epidemiológica das modalidades de terapias renais substituivas no Brasil, Descrição: Projeto multidisciplinar e interunidades que, por meio de aportes metodológicos da economia, epidemiologia e de análises políticas, tem como objetivo realizar uma avaliação econômico-epidemiológicas das terapias renais substitutivas (TRS) no Brasil: a) realizar análise situacional enfocando características econômicas e epidemiológicas das TRS, no período das TRS, no período de 2000 a 2004; b) desenvolver metodologia para uma avaliação econômica das modalidades de TRS no Brasil, c) avaliar os determinantes de entrada em IRC por meio da trajetória do paciente; d) realizar análise de custo efetividade das TRS. Procura, assim, contribuir para melhor alocação de recursos e equidade no acessos às TRS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Francisco de Assis Acúrcio - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Waleska Teixeira Caiaffa - Integrante / Daniele Araújo Campos Szuster - Integrante / Carolina Lins Rodrigues - Integrante / Daniel Rezende Faleiros - Integrante / Grazielle Dias Silva - Integrante / Elaine Leandro Machado - Integrante / Cibele Comini Cesar - Integrante / Nathália Andrade Miranda - Integrante / Odilon Vanni de Queiroz - Integrante / Gisele Silva Macedo - Integrante / Juliana Alvares - Integrante., Financiador(es): Department For International Development - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Universitat Pompeu Fabra - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 13

  • 2004 - 2008

    Fatores associados à continuidade do tratamento psiquiátrico em Centros de Saúde de Belo Horizonte, MG, Descrição: Avaliar os fatores associados à continuidade da do cuidado em saúde mental em Cntros de saúde de Belo Horizonte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Waleska Teixeira Caiaffa - Integrante / Graziela Lage Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2005

    SUS e o terceiro setor: possibilidades e dificuldades de parcerias entre o SUS e instituições sem fins lucrativos de atenção básica de saúde, Belo Horizonte, Descrição: A proposta de co-responsabilização entre Estado e sociedade civil, apesar de ser explicitada na agenda política nacional ainda não se dá em número e eficácia esperados, tanto por que as instituições sem fins lucrativos são pouco revestidas de razão pública, quanto o governo em suas três esferas (legislativo, executivo e judiciário) ainda não se mobilizou e se reformulou para capacitar a parceria no setor saúde de atenção básica. O Estudo pretende levantar as Entidades sem fins lucrativos que prestam assistência à saúde, em nível de atenção básica, em Belo Horizonte, analisando as dificuldades e possibilidades de se estabelecer parcerias entre estas e o SUS. Pretende-se contribuir no cenário das políticas públicas em concordância com o novo momento político, de retomada de um planejamento de fato estratégico que assuma as legítimas ansiedades sociais, de esperança e mudança na prática social do Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Thiago Lacerda - Integrante / Claúdia Marques Canabrava - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Fúlvio Janones - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

  • 2003 - 2006

    Centro Nacional de Informação em Economia da Saúde, Descrição: Desenvolver e implementar o Centro Nacional de Informação em Ciência e tecnologia e Economia da Saúde para que com informações confiáveis possa subisiadiar a avaliação da qualidade do financiam,ento e dos gastos em saúde, referentes a recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Francisco de Assis Acúrcio - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Daniele Araújo Campos Szuster - Integrante / Hugo Vocurca Teixeira - Integrante., Financiador(es): Department For International Development - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2003

    O conceito de eficiência na reforma setorial do Estado brasileiro nos anos 90: difusão e apreensão em um hospital público, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Sueli Gandolfi Dallari - Integrante / Ana Paula Alvares - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 1996 - 1998

    Formas de remuneração, cooperação no trabalho e produção de serviços de saúde: o caso da Fundação Hospitalar de Minas Gerais, 1992-95, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Sabado Nicolau Girardi - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante.Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Pesquisa para individualização dos dados da atenção especializada ambulatorial e hospitalar do SUS e pareamento com os registros individualizados do cadastro de usuário do SUS e dos óbitos, Descrição: O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de solução para a integração das bases de dados do sistema de informação do SUS. Tais bases foram desenvolvidas para atender funções específicas, tais como: CadSUS (Cadastro Nacional de Usuários), SIH/AIH (Sistema de Informações de Hospitalares / Autorização de Internações Hospitalares), o SIA/APAC (Sistema de Informações Ambulatoriais / Autorização de Procedimentos de Alto Custo) e o SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) entre outros. A integração dos sistemas é uma tarefa de difícil solução quando as bases de dados não possuem identificadores únicos, ou seja, não é possível garantir a individualidade de um registro na base, o que acontece nos sistemas informacionais de saúde. Para solucionar este problema este projeto apresentou uma solução de integração através do pareamento determinístico e probabilístico de registros. Os dados pareados foram oriundos das bases de dados citadas para o período de 2000-2013. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Wagner Meira Júnior - Integrante / Acurcio, F. d. A. - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / GUERRA, AUGUSTO AFONSO - Integrante.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Pesquisa para individualização dos dados da atenção especializada ambulatorial e hospitalar do SUS e pareamento com os registros individualizados do cadastro de usuário do SUS e dos óbitos, Descrição: O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de solução para a integração das bases de dados do sistema de informação do SUS. Tais bases foram desenvolvidas para atender funções específicas, tais como: CadSUS (Cadastro Nacional de Usuários), SIH/AIH (Sistema de Informações de Hospitalares / Autorização de Internações Hospitalares), o SIA/APAC (Sistema de Informações Ambulatoriais / Autorização de Procedimentos de Alto Custo) e o SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) entre outros. A integração dos sistemas é uma tarefa de difícil solução quando as bases de dados não possuem identificadores únicos, ou seja, não é possível garantir a individualidade de um registro na base, o que acontece nos sistemas informacionais de saúde. Para solucionar este problema este projeto apresentou uma solução de integração através do pareamento determinístico e probabilístico de registros. Os dados pareados foram oriundos das bases de dados citadas para o período de 2000-2013. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Wagner Meira Júnior - Integrante / Acurcio, F. d. A. - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / GUERRA, AUGUSTO AFONSO - Integrante.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Pesquisa para individualização dos dados da atenção especializada ambulatorial e hospitalar do SUS e pareamento com os registros individualizados do cadastro de usuário do SUS e dos óbitos, Descrição: O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de solução para a integração das bases de dados do sistema de informação do SUS. Tais bases foram desenvolvidas para atender funções específicas, tais como: CadSUS (Cadastro Nacional de Usuários), SIH/AIH (Sistema de Informações de Hospitalares / Autorização de Internações Hospitalares), o SIA/APAC (Sistema de Informações Ambulatoriais / Autorização de Procedimentos de Alto Custo) e o SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) entre outros. A integração dos sistemas é uma tarefa de difícil solução quando as bases de dados não possuem identificadores únicos, ou seja, não é possível garantir a individualidade de um registro na base, o que acontece nos sistemas informacionais de saúde. Para solucionar este problema este projeto apresentou uma solução de integração através do pareamento determinístico e probabilístico de registros. Os dados pareados foram oriundos das bases de dados citadas para o período de 2000-2013. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Wagner Meira Júnior - Integrante / Acurcio, F. d. A. - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / GUERRA, AUGUSTO AFONSO - Integrante.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Pesquisa para individualização dos dados da atenção especializada ambulatorial e hospitalar do SUS e pareamento com os registros individualizados do cadastro de usuário do SUS e dos óbitos, Descrição: O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de solução para a integração das bases de dados do sistema de informação do SUS. Tais bases foram desenvolvidas para atender funções específicas, tais como: CadSUS (Cadastro Nacional de Usuários), SIH/AIH (Sistema de Informações de Hospitalares / Autorização de Internações Hospitalares), o SIA/APAC (Sistema de Informações Ambulatoriais / Autorização de Procedimentos de Alto Custo) e o SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) entre outros. A integração dos sistemas é uma tarefa de difícil solução quando as bases de dados não possuem identificadores únicos, ou seja, não é possível garantir a individualidade de um registro na base, o que acontece nos sistemas informacionais de saúde. Para solucionar este problema este projeto apresentou uma solução de integração através do pareamento determinístico e probabilístico de registros. Os dados pareados foram oriundos das bases de dados citadas para o período de 2000-2013. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Wagner Meira Júnior - Integrante / Acurcio, F. d. A. - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / GUERRA, AUGUSTO AFONSO - Integrante.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Pesquisa para individualização dos dados da atenção especializada ambulatorial e hospitalar do SUS e pareamento com os registros individualizados do cadastro de usuário do SUS e dos óbitos, Descrição: O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de solução para a integração das bases de dados do sistema de informação do SUS. Tais bases foram desenvolvidas para atender funções específicas, tais como: CadSUS (Cadastro Nacional de Usuários), SIH/AIH (Sistema de Informações de Hospitalares / Autorização de Internações Hospitalares), o SIA/APAC (Sistema de Informações Ambulatoriais / Autorização de Procedimentos de Alto Custo) e o SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) entre outros. A integração dos sistemas é uma tarefa de difícil solução quando as bases de dados não possuem identificadores únicos, ou seja, não é possível garantir a individualidade de um registro na base, o que acontece nos sistemas informacionais de saúde. Para solucionar este problema este projeto apresentou uma solução de integração através do pareamento determinístico e probabilístico de registros. Os dados pareados foram oriundos das bases de dados citadas para o período de 2000-2013. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Wagner Meira Júnior - Integrante / Acurcio, F. d. A. - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / GUERRA, AUGUSTO AFONSO - Integrante.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Pesquisa para individualização dos dados da atenção especializada ambulatorial e hospitalar do SUS e pareamento com os registros individualizados do cadastro de usuário do SUS e dos óbitos, Descrição: O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de solução para a integração das bases de dados do sistema de informação do SUS. Tais bases foram desenvolvidas para atender funções específicas, tais como: CadSUS (Cadastro Nacional de Usuários), SIH/AIH (Sistema de Informações de Hospitalares / Autorização de Internações Hospitalares), o SIA/APAC (Sistema de Informações Ambulatoriais / Autorização de Procedimentos de Alto Custo) e o SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) entre outros. A integração dos sistemas é uma tarefa de difícil solução quando as bases de dados não possuem identificadores únicos, ou seja, não é possível garantir a individualidade de um registro na base, o que acontece nos sistemas informacionais de saúde. Para solucionar este problema este projeto apresentou uma solução de integração através do pareamento determinístico e probabilístico de registros. Os dados pareados foram oriundos das bases de dados citadas para o período de 2000-2013. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Wagner Meira Júnior - Integrante / Acurcio, F. d. A. - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / GUERRA, AUGUSTO AFONSO - Integrante.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Pesquisa para individualização dos dados da atenção especializada ambulatorial e hospitalar do SUS e pareamento com os registros individualizados do cadastro de usuário do SUS e dos óbitos, Descrição: O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de solução para a integração das bases de dados do sistema de informação do SUS. Tais bases foram desenvolvidas para atender funções específicas, tais como: CadSUS (Cadastro Nacional de Usuários), SIH/AIH (Sistema de Informações de Hospitalares / Autorização de Internações Hospitalares), o SIA/APAC (Sistema de Informações Ambulatoriais / Autorização de Procedimentos de Alto Custo) e o SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) entre outros. A integração dos sistemas é uma tarefa de difícil solução quando as bases de dados não possuem identificadores únicos, ou seja, não é possível garantir a individualidade de um registro na base, o que acontece nos sistemas informacionais de saúde. Para solucionar este problema este projeto apresentou uma solução de integração através do pareamento determinístico e probabilístico de registros. Os dados pareados foram oriundos das bases de dados citadas para o período de 2000-2013. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Wagner Meira Júnior - Integrante / Acurcio, F. d. A. - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / GUERRA, AUGUSTO AFONSO - Integrante.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Pesquisa para individualização dos dados da atenção especializada ambulatorial e hospitalar do SUS e pareamento com os registros individualizados do cadastro de usuário do SUS e dos óbitos, Descrição: O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de solução para a integração das bases de dados do sistema de informação do SUS. Tais bases foram desenvolvidas para atender funções específicas, tais como: CadSUS (Cadastro Nacional de Usuários), SIH/AIH (Sistema de Informações de Hospitalares / Autorização de Internações Hospitalares), o SIA/APAC (Sistema de Informações Ambulatoriais / Autorização de Procedimentos de Alto Custo) e o SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) entre outros. A integração dos sistemas é uma tarefa de difícil solução quando as bases de dados não possuem identificadores únicos, ou seja, não é possível garantir a individualidade de um registro na base, o que acontece nos sistemas informacionais de saúde. Para solucionar este problema este projeto apresentou uma solução de integração através do pareamento determinístico e probabilístico de registros. Os dados pareados foram oriundos das bases de dados citadas para o período de 2000-2013. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Wagner Meira Júnior - Integrante / Acurcio, F. d. A. - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / GUERRA, AUGUSTO AFONSO - Integrante.

  • 2000 - 2006

    Desenvolvimento e implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eli Iola Gurgel Andrade em 07/01/2014., Descrição: O desenvolvimento e a implementação do Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde, dentro de uma perspectiva de trabalho interinstitucional e multidisciplinar, possibilitará não somente a difusão do conhecimento para a sociedade e, em específico para os Gestores do SUS, como também a interação entre os núcleos de economia da saúde já constituídos e daqueles que ainda serão formados no País. O Centro Nacional de Informações em Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde permitirá avanços nas áreas de investigação, capacitação e apoio técnico aos gestores federais, estaduais e municipais de saúde, habilitando o País para um salto de qualidade na gestão do sistema de saúde como um todo. Para isso, objetiva construir e manter base de dados que possa subsidiar, com informações confiáveis e de elevado padrão técnico-científico, a avaliação da qualidade do financiamento e dos gastos em saúde, referentes aos recursos humanos, medicamentos, equipamentos e insumos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Mariangela Leal Cherchiglia - Integrante / Soraya Almeida Belisário - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Coordenador / Eduardo da Motta Albuqueque - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Mônica Viegas Andrade - Integrante / Francisco de Assis Acurcio - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Prêmio UFMG de Teses: orientação da melhor Tese do Programa de Pós-Graduação em Medicamento e Assistência Farmacêutica, de autoria de Giovana Paula Rezende Simino, UFMG.

2017

2o lugar na categoria Melhor Trabalho Científico no 13o Simpósio Mineiro de Enfermagem e Farmácia em Oncologia, Instituto Oncoclínicas.

2016

Poster selecionado pela relevância acadêmica na XXVI Semana de Iniciação Científica, UFMG.

2009

Um dos 10 melhores trabalhos exposto durante o IV Congresso Brasileiro de Auditoria em Sistemas de Saúde, Associação Brasileira de Auditores em Saúde.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social. , Avenida Professor Alfredo Balena - lado par, Centro, 30130100 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34099102, Fax: (31) 34099675, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora 1C

2012 - 2014

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora 2

Atividades

  • 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Unidades de Pesquisa, .,Cargo ou função, Consultor ad hoc.

2016 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2006

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2002

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1998 - 2000

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 1999

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora junto ao NESCON, Carga horária: 10

Outras informações:
Pesquisadora atuando junto ao Núcleo de Educação em Saúde Coletiva - NESCON

1996 - 1998

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 1996

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1986 - 1994

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora junto ao NESCON, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisador do NESCON - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e Nutrição da Faculdade de Medicina.

1990 - 1991

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Aperfeiçoamento, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Aperfeiçoamento do CNPQ, sob orientação da Professora Moema Miranda de Siqueira no projeto de pesquisa Relações de trabalho em hospitais de Belo Horizonte.

Atividades

  • 09/2017

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Membro Titular da Câmara Departamental.

  • 08/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Representante institucional na REBRATS - Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde..

  • 07/2005

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Portaria 81 de julho de 2005 que designa para o controle do acervo patrimonial.

  • 07/2003

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública..

  • 05/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Linhas de pesquisa

  • 03/2003

    Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Economia da Saúde, Estado e Política de Saúde, Fundamentos em Saúde Pública, Políticas de Saúde e Planejamento , Tópicos em Saúde Coletiva: Análise de sobrevida I e II, Tópicos Especiais em Política de Saúde: Aspectos computacionais no manejo de dados de saúde pública, Tópicos Especiais em saúde Coletiva:Analise de sobrevivência: utilizando "big data"

  • 10/1994

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas de Saúde e Planejamento

  • 03/2013 - 01/2019

    Ensino, Medicamentos e Assistência Farmacêutica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bases da Saúde Coletiva, TÓPICOS EM SAÚDE COLETIVA E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA I: Medidas de resultado em saúde na perspectiva de pacientes e prescritores

  • 06/2015 - 06/2017

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Membro Titular da Câmara Departamental.

  • 06/2012 - 06/2017

    Direção e administração, Faculdade de Farmácia da UFMG, Departamento de Farmácia Social.,Cargo ou função, Suplente no Colegiado do Programa de Pos-Graduacao em Medicamentos e Assistencia Farmaceutica [PPGMAF].

  • 06/2013 - 08/2015

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Coordenadora da Disciplina Política de Saúde e Planejamento.

  • 03/2013 - 03/2015

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Membro Suplente da Câmara Departamental.

  • 07/2009 - 06/2011

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública.

  • 05/2009 - 04/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Membro da Câmara Assessora do Centro de Pesquisa da faculdade de Medicina.

  • 08/2007 - 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Assessora da Câmara do Centro de Pesquisa da Faculdade de Medicina.

  • 07/2007 - 07/2009

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Sub Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Saúde Pública.

  • 11/2006 - 11/2008

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Membro Titular da Câmara Departamental.

  • 02/2005 - 02/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

  • 06/2003 - 12/2006

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Coordenadora da Disciplina Política de Saúde e Planejamento.

  • 05/2006 - 06/2006

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Serviço realizado, Consultoria para a Organização Panaericiana de Saúde sobre o tema: carrera sanitaria, avances y desafios.

  • 11/2005 - 11/2005

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, .,Serviço realizado, Consultoria para a Organização Panamericana de Saude no Proyeto para evaluación de los Programas de Formación y Capacitación de gestión en Salud.

  • 03/2003 - 03/2005

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Membro Suplente da Câmara Departamental.

  • 04/2004 - 04/2004

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Atividade de extensão realizada, Docente do Módulo Introdutório: Sistema Único de Saúde.

  • 12/2003 - 12/2003

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Atividade de extensão realizada, Encontro dos trabalhadores do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde. NESCON/MS/OPAS.

  • 05/1997 - 08/1999

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Atividade de extensão realizada, Instrumentos e Metodo de Planejamento e Gerência Participativa para Sistemas Locais de Saúde.

  • 01/1998 - 12/1998

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Membro de Comissão Temporária de Estruturação da Área de Concentração em Política e Planejamento de Saúde do Mestrado..

  • 10/1996 - 10/1998

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Outro, Vice Chefe Departamento.

  • 10/1996 - 10/1998

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Política de Saúde e Planejamento.

  • 03/1996 - 02/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Comissão Eleitoral Permanente da Faculdade de Medicina.

  • 10/1997 - 11/1997

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso de Administração de Recursos Humanos. FAT/NESCON/UFMG.

  • 01/1996 - 10/1996

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Membro Titular da Câmara Departamental.

  • 12/1994 - 03/1995

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Participante da Comissão Provisória da Residência em Medicina Preventiva Social/CEMS.

  • 12/1994 - 03/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Cargo ou função, Comissão de reestruturação da Residência de Medicina Preventiva e Social/CEMS.

  • 05/1991 - 05/1991

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.,Atividade de extensão realizada, Docente do curso Organização dos serviços de saúde e satisfação dos usuários no I Encontro de Extensão e Experiencias Extramurais da Saúde.

  • 10/1990 - 10/1990

    Extensão universitária , Escola de Enfermagem, .,Atividade de extensão realizada, Docente do curso de Atualização em Políticas de Saúde e Organização de Sistemas de Saúde.

2011 - Atual

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Programa Pesquisador Mineiro

Outras informações:
Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro

2013 - Atual

Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Vínculo: Membro Associação Científica, Enquadramento Funcional: Comissão de Política e Planejamento, Carga horária: 10

Outras informações:
Membro Titular da Comissão de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Abrasco pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFMG

2009 - 2012

Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Vínculo: Participante Conselho, Enquadramento Funcional: Membro Conselho Fiscal

Outras informações:
Participante do Conselho Fiscal da Abrasco como representante do Nescon e PPGSP/UFMG

Atividades

  • 03/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Diretoria da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Saúde.

2009 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2009 - 2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comissão de Avaliação de PG em Saúde Coletiva

2012 - 2013

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Estágio Senior no Exterior, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista para a realização de Estágio Pós-Doutoral Senior na Universidade Nova de Lisboa. Setembro de 2012 a Maio de 2013

Atividades

  • 07/2017 - 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Avaliação, .,Cargo ou função, Comissão de Aliação dos PPG da área de Saúde Coletiva - Quadrienal, 2017.

  • 03/2015 - 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Avaliação, .,Cargo ou função, Reunião para análise de mérito pedidos reconsideração e diligências da área de Saúde Coletiva.

  • 09/2013 - 10/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Avaliação, .,Cargo ou função, Comissão de Avaliação dos PPG da área de Saúde Coletiva - Trienal 2013.

  • 04/2012 - 04/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Avaliação, .,Cargo ou função, Participação como membro da Comissão de Avaliação com os coordenadores de PPG da área de Saúde Coletiva.

  • 09/2011 - 09/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Avaliação, .,Cargo ou função, Comissão de Diligência de Visita ao Curso Novo de Saúde Coeltiva.

  • 04/2010 - 04/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Avaliação, .,Cargo ou função, Reunião como membro da Comissão de Avaliação da área de Saúde Coletiva - Trienal 2010.

  • 08/2009 - 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Avaliação, .,Cargo ou função, Participação na Comissão de Avaliação da Área da Saúde Coletiva.

1994 - 1994

Ministério da Saúde

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: DAS 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/1994 - 08/1994

    Direção e administração, Secretaria de Assistência à Saúde, Coordenação Geral de Desenvolvimento Controle e Avaliação.,Cargo ou função, Outro, coordenadora de desenvolvimento de estrutura e processos.

1987 - 1994

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Médica, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/1993 - 10/1994

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde, Serviço de Controle e Avaliação.,Cargo ou função, Supervisora de controle e avaliação.

  • 10/1987 - 05/1993

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Saúde.,Serviço realizado, Médica Clínica Geral.

  • 02/1982 - 08/1982

    Estágios , Secretaria Municipal de Saúde, .,Estágio realizado, Estagiario junto às escolas municipais de saúde.

1985 - 1985

Prefeitura Municipal de Ibirité

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médica

Atividades

  • 05/1985 - 12/1985

    Serviços técnicos especializados , Centro de Saúde, .,Serviço realizado, Médica Clínica.

1997 - 2006

Organização Panamericana de Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor temporário, Carga horária: 20

Outras informações:
Realização de consultorias para a OPAS Brasil

Atividades

  • 06/2006 - 06/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Organizacao Pan_Americana de Saúde?Organizaçao Mundial da Saúde, .,Cargo ou função, Participante do Grupo de Consultores sobre Carreias Sanitaria, Avances y Desafíos, realizado em Managua, Nicaragua.

  • 11/2005 - 11/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Organizacao Pan_Americana de Saúde?Organizaçao Mundial da Saúde, .,Cargo ou função, Serviços de consultoria no Proyeto para evaluacion de los Programas de Formacion y Capacitacion de Gestion en Salude m San Jose/Costa Rica.

  • 06/2004 - 08/2004

    Serviços técnicos especializados , Organizacao Pan_Americana de Saúde?Organizaçao Mundial da Saúde, .,Serviço realizado, Desenvolvimento do documento sobre a regulação e gestão do trabalho em saúde.

  • 11/1997 - 06/1998

    Serviços técnicos especializados , Organizacao Pan_Americana de Saúde?Organizaçao Mundial da Saúde, .,Serviço realizado, Consultoria ; Analise dos resultados da pesquisa "Avaliação da Estratégia Postos de Saúde do Nordeste Rural Brasileiro".

2001 - 2004

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2004 - 03/2004

    Serviços técnicos especializados , UNESCO, .,Serviço realizado, participar do grupo de trabalho para eleborar a estruturação da área de Farmacoeconomia nos Núcleos Regionais de Ciência e Tecnologia e Economia da Saúde.

  • 02/2001 - 03/2001

    Serviços técnicos especializados , UNESCO, .,Serviço realizado, Consultoria no Projeto 914BRZ01 SIS Fortalecimento do Controle Social.

1987 - 1987

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisas e consultoria junto ao NESCON - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva

1985 - 1985

Fundação Universitária Mendes Pimentel

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhando como médica no Hospital das Clínicas da UFMG

1998 - 1999

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 25

Outras informações:
Docente na disciplina Recursos Humanos em saúde Pública no Curso de Especialização do Centro de Pós-graduação e Pesquisa do Instituto de Ensino Superior e Pesquisa -INESP/Divinópolis da UEMG em maio/1998 e junho/1999

1995 - 1996

Faculdades Integradas Newton Paiva

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Outras informações:
Docente no Curso de Especialização em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde em maio-junho/1995 e abril-maio/1996

2007 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrar a disciplina Gestão dos Serviços Públicos no Curso de Pós-graduação em Administração Pública ofertada em Maputo/Moçambique. Cooperação entre PUCMinas/Brasil e Instituto Superior Politécnico Universitário/Moçambique

2012 - 2013

Universidade Nova de Lisboa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado, Carga horária: 40

Outras informações:
Realização de Pós-doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Portugal