Ruth Tainá Aparecida Piveta
Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Campus de Assis -SP. Doutorado Sanduíche na Universitat Autonoma de Barcelona (UAB), no período de novembro de 2021 a abril de 2022. Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Campus de Assis -SP. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Membro da Comissão Coordenadora na qualidade de Representante Discente.Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) no ano de 2012 - Classificada em primeiro lugar dentre os formandos do curso.Atuando como Secretária Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Londrina-PR desde junho de 2022. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5340-5720
Informações coletadas do Lattes em 04/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2019 - 2023
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: NAS DOBRAS DO CORPO, OUTROS MUNDOS FUTUROS PARA AGORA: poéticas-estéticas de visibilização e afirmação das corporalidades gordas
Orientador: em Universitat Autònoma de Barcelona - UAB ( Marisela Montenegro Martínez)
com Leonardo Lemos de Souza. Palavras-chave: Psicologia social; Subjetividade; Corpos; Arte; Gênero.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Psicologia
2015 - 2018
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Enunciados da mídia sobre as mortes de jovens da periferia: uma análise a partir do jornalismo impresso
, Ano de Obtenção: 2018.Claudia Aparecida Valderramas Gomes.Palavras-chave: Juventude e violência; Jovens pobres; Jovens; Periferias urbanas; Jornalismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho
2012 - 2013
Universidade Estadual de Londrina
Título: O FAZER COMO POTÊNCIA: ANALISANDO A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS)
Orientador: Sonia Regina Vargas Mansano
Formação complementar
2022 - 2023
Fundamentos epistemológicos e atualidade da Esquizoanálise. (Carga horária: 150h). , Assemblage, ASSEMBLAGE, Brasil.
2009 - 2009
Instrumentalização no uso e int. do teste TDP. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2009 - 2009
Instrumentalização no uso e int. do teste de cloze. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2008 - 2008
Singularidade, arte e formação em Nietszche. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2008 - 2008
Psicologia Hospitalar: Abordagem Psicanalítica. (Carga horária: 4h). , Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, HU/UEL, Brasil.
2008 - 2008
Psicologia Hospitalar: Abordagem Cognitiva. (Carga horária: 4h). , Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, HU/UEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Organização de eventos
PIVETA, R. T. A. . Processo de Escolha Conselho Tutelar. 2023. (Outro).
PIVETA, R. T. A. . XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2022. (Outro).
PIVETA, R. T. A. . INTERSECCIONALIDADES, DECOLONIALIDADES E RESSONANCIAS NA PSICOLOGIA. 2021. (Outro).
PIVETA, R. T. A. . III Colóquio Psicologia, Política e Sexualidades. Crises, antagonismos e agências. 2021. (Outro).
PIVETA, R. T. A. . XXI Semana de Psicologia Crise e (Re) Existência - XIV Encontros com a pós - graduação em Psicologia: Diálogos com a Pós Graduação - II Festival das Artes. 2017. (Outro).
CEDENO, A. A. L. ; PIVETA, R. T. A. . TECENDO A REDE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: (RE)PENSANDO A SAÚDE MENTAL E AS PRÁTICAS PSI. 2016. (Outro).
PIVETA, R. T. A. ; VECCHI, P. O. . II Semana Municipal de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 2012. (Outro).
PIVETA, R. T. A. . II Congresso de psicologia da Universidade Estadual de Londrina: "Do passado ao presente: 40 anos construindo novos caminhos". 2011. (Congresso).
VIZZACCARO-AMARAL, A. L. ; PIVETA, R. T. A. . III Fórum Trabalho e Saúde: Saúde e Precarização do homem que trabalha. 2011. (Outro).
PIVETA, R. T. A. . Seminários ?Políticas Públicas: quais práticas, quais perspectivas??. 2011. (Outro).
PIVETA, R. T. A. . I Congresso de psicologia da UEL ?A psicologia em foco: diversidade e desafios?. 2010. (Congresso).
PIVETA, R. T. A. . A orientação Deontológica sobre o Exercício Profissional : uma interação entre o código de ética e as práticas da psicologia - II. 2009. (Outro).
Participação em eventos
PESQUISA GORDA: ATIVISMO, ESTUDO E ARTE.Mulheres gordas artistas: arte como campo de enfrentamento e ressignificação. 2022. (Seminário).
ENCONTROS CONCEITUAIS: DELEUZE E GUATTARI - PROEX. 2021. (Encontro).
ENCONTROS CONCEITUAIS II: DELEUZE E GUATTARI - PROEX. 2021. (Encontro).
Curso Online Desejo e Contra-desejo na Arte Contemporânea. 2020. (Outra).
I JORNADA DE PSICOLOGIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DA UNESP ASSIS. 2020. (Simpósio).
PANDEMIA E PSICOLOGIA SOCIAL: CONEXÕES. 2020. (Outra).
SEMANA DE RECEPÇÃO E ACOLHIMENTO ESTUDANTIL DO CURSO DE PSICOLOGIA.?Interrogar as práticas, construir possíveis: notas para tempos virais?. 2020. (Outra).
XVI DIÁLOGOS DA PÓS COM A GRADUAÇÃO - QUAL O LUGAR DA PSICOLOGIA NOS MOVIMENTOS INSURGENTES?. 2020. (Encontro).
CORPOS CONTRA O ESTADO: PSICOLOGIA, ARTE E POLÍTICA. 2019. (Outra).
CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA: DIREITOS HUMANOS E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA. "Saúde integral das populações negligenciadas". 2018. (Congresso).
I SIMPÓSIO POLÍTICAS PÚBLICAS E VULNERABILIDADE SOCIOESPACIAL: Reflexões Interdisciplinares dos Direitos da Juventude. 2018. (Simpósio).
XIX Encontro Nacional da ABRAPSO Democracia participativa, Estado e laicidade: Psicologia Social e enfrentamentos em tempos de exceção.A MÍDIA E AS MORTES DE JOVENS DA PERIFERIA: uma análise a partir do jornalismo impresso. 2017. (Encontro).
TECENDO A REDE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: (RE)PENSANDO A SAÚDE MENTAL E AS PRÁTICAS PSI. 2016. (Outra).
VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL: DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E POBREZA: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje,.Mídia e extermínio da juventude da periferia: problematizando discursos e imagens. 2016. (Seminário).
XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas.O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE DA PERIFERIA SOB O OLHAR DA MÍDIA. 2016. (Seminário).
I Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: desafios contemporâneos, II Seminário de território e gestão de políticas sociais e I Congresso de Direito à cidade e Justiça Ambiental. SUAS e Psicologia: uma análise da inserção dos psicólogos na política de assistência social. 2015. (Congresso).
15º ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABRAPSO - O CLAMOR DAS RUAS: AS DEMANDAS SOCIAIS E AS PRÁTICAS DA PSICOLOGIA SOCIAL.Psicologia e Assistência Social: Inserção Profissional, Possibilidades e Impasses do Trabalho Socioeducativo com Adolescentes em Conflito com a Lei. 2014. (Encontro).
I Encontro Municipal de Polítcas de Enfrentamento de Drogas - "Tecendo Caminhos". 2014. (Encontro).
I Encontro Esquizoanálise, Teoria Queer e Subversão da Identidade. 2013. (Encontro).
O Enfrentamento da Violência contra Criança e Adolescente: tecendo ações em rede. 2013. (Outra).
XI Encontro Regional ABRAPSO São Paulo.Entre encontros e ações: uma reflexão sobre trabalho e subjetividade no contexto sócioeducativo. 2013. (Encontro).
?Ética Profissional e Interdisciplinaridade? ? Capacitação dos trabalhadores do SUAS. 2012. (Outra).
Mesa-Redonda ?Visão Multiprofissional da Violência e Exploração Sexual praticada contra Crianças e Adolescentes ? Aspectos jurídicos, Garantia de Direitos e Questões psicossociais?. 2012. (Outra).
Políticas Sociais e o Judiciário: proteção de direitos da criança e do adolescente. 2012. (Seminário).
V Congresso Internacional de Psicologia, XIII Semana de Psicologia e VI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM. A Psicologia como um trabalho imaterial afetivo: algumas considerações. 2012. (Congresso).
Políticas Públicas: quais práticas, quais perspectivas. 2011. (Seminário).
13º Encontro Regional Sul da ABRAPSO ? Psicologia Social: desafios e ações.O ator, seu corpo e as possibilidades de singularização: pensando o corpo no contemporâneo. 2010. (Encontro).
2° Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada à Saúde. O ator, seu corpo e sua possibilidade de criar uma subjetividade singular. 2010. (Congresso).
I Jornada Internacional de Práticas Clínicas no Campo Social. 2010. (Simpósio).
I Seminário sobre psicanálise e processos sociais: mal estar na atualidade.A anorexia sob a perspectiva da psicanálise. 2010. (Seminário).
XIX Encontro Anual de Iniciação Científica.O conceito de Normalidade e Patologia em Freud. 2010. (Encontro).
A orientação deontológica sobre o exercício profissional: uma interação entre o código de ética e as práticas da Psicologia ? II. 2009. (Seminário).
Encontro Anual de Iniciação Científica.O Normal e o Patológico em Psiquiatria e Psicopatologia. 2009. (Encontro).
I Congresso da Escola da Coisa Freudiana. 2009. (Congresso).
I Congresso da Escola da Coisa Freudiana: A psicanálise hoje Silicet. 2009. (Congresso).
XVIII Encontro Regional de Estudantes de Psicologia : Afetação da Realidade. 2009. (Encontro).
I Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada à Saúde. 2008. (Congresso).
IX Encontro Regional da ABRAPSO ?SP e VIII Encontro Local de Psicologia Social Comunitária Abrapso Bauru: Balanço de uma luta! História e devir. 2008. (Encontro).
Singularidade, Arte e Formação (Bildung) em Nietzsche. 2008. (Outra).
Participação em bancas
GALINDO, D. C. G.;PIVETA, R. T. A.. Encruzilhadas epistêmicas: memória, enfrentamentos e transgressões no campo das relações raciais a partir da escrevivência de um tornar-se psicóloga. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUIMARAES, Rafael. Siqueira; SANTOS, C. J. F.;PIVETA, RUTH TAINÁ APARECIDA. Outros Rebolados: modos inventivos e caquiados em experiências dançadas.. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Produções bibliográficas
-
PIVETA, R. T. A. ; MAGALHAES, Maria. Fernnda V. . Corpas gordas e suas exuberantes formas Artes políticas performáticas em tempos de fascismos. Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens , v. 4, p. 40-61, 2023.
-
VIEIRA, T. M. ; PIVETA, R. T. A. ; MEZZARI, D. C. S. . Fluxos (des)acelerados: efeitos psíquicos em tempos de pandemia.. REVISTA POLÍTICAS PÚBLICAS & CIDADES , v. 2, p. 1-5, 2021.
-
CARVALHAES, FLAVIA FERNANDES ; PIVETA, R. T. A. ; VIEIRA, T. M. . Interrogar as práticas, construir possíveis: Notas para tempos virais. REVISTA DE PSICOLOGIA POLÍTICA , v. 21, p. 360-375, 2021.
-
TEODORO, AMANDA VIEIRA ; PIVETA, RUTH TAINÁ APARECIDA ; PERALTA, PAULA EDUARDA CARLOTO . O feminismo na prática das mulheres agricultoras. Simpósio Gênero e Políticas Públicas , v. 6, p. 254-273, 2021.
-
PIVETA, R. T. A. . A Violência Enquanto Fenômeno Social: As Mortes Reais e Simbólicas dos Jovens da Periferia. Revista Iluminuras , v. 19, p. 162-184, 2018.
-
PIVETA, R. T. A. ; CARVALHAES, F. F. . A Juventude das periferias como alvo da violência: uma análise sobre enunciados difundidos pela sociedade brasileira. REVISTA DE PSICOLOGIA POLÍTICA , v. 17, p. 277-292, 2017.
-
PIVETA, R. T. A. ; MANSANO, S. R. V. . O fazer como potência: atuação da psicologia no sistema único de assistência social. Revista de Psicologia da UNESP , v. 13, p. 14, 2014.
-
SILVA, M. ; PIVETA, R. T. A. . A Psicologia no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) no município de Londrina/PR. In: Anyelle Karine de Andrade; Rafael Bianchi Silva. (Org.). Psicologia e Assistência Social: reflexões, práticas e desafios. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2025, v. , p. 286-312.
-
PIVETA, R. T. A. ; MUZARDO, F. T. . ARTE COMO ENTRELAÇAMENTO E COSTURA DE MUNDOS: A POTÊNCIA DE INVENÇÃO DA ARTE NA/DE RUA. In: Muzardo, Fabiane Tais; Antonio, Mariana Dias. (Org.). Imagens em perspectiva : estudos sobre visualidades nas humanidades /. 1ªed.Itapiranga: Schreiben, 2024, v. , p. 9-21.
-
PIVETA, R. T. A. . A MÍDIA EM CENA: AS MORTES DE JOVENS DAS PERIFERIAS NO JORNAL FOLHA DE LONDRINA.. In: Mariana Dias Antonio; Fabiane Taís Muzardo. (Org.). História através das câmeras. 1ed.Itapiranga-SP: Schreiben, 2023, v. , p. 71-84.
-
PIVETA, RUTH TAINÁ APARECIDA ; CARVALHAES, F. F. ; LOPES, Herbert Proença ; GUIMARAES, Rafael. Siqueira . Carta-Manifesto. In: Tatiana Machiavelli Carmo Souza; Érika Cecília Soares Oliveira; Marcos Ribeiro Mesquita; Jaileila de Araújo Menezes. (Org.). Cartas feministas: psicologia em tempos de pandemia (e-book). 1ed.Maceió: Edufal, 2023, v. 1, p. 40-54.
-
PIVETA, R. T. A. ; SILVA, M. . Considerações sobre o trabalho da Psicologia na Proteção Social Básica no âmbito do SUAS no município de Londrina. In: Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: desafios contemporâneos, 2024, Londrina-PR. Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: desafios contemporâneos; Seminário Nacional de Território e Gestão de Políticas Sociais; Congresso de Direito à Cidade e Justiça Ambiental. Londrina-PR, 2024. v. 5. p. 1-15.
-
PIVETA, RUTH TAINÁ APARECIDA ; CARVALHAES, FLAVIA FERNANDES . O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE DA PERIFERIA SOB O OLHAR DA MÍDIA. In: XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas, 2016, Paraná. Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. v. 2. p. 251-260.
-
PIVETA, R. T. A. ; GOMES, C. A. V.G. . Mídia e extermínio da juventude da periferia: problematizando discursos e imagens. In: VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL: DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E POBREZA: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2016, Rio de Janeiro - RJ. Anais do VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL: DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E POBREZA: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje. Rio de Janeiro - RJ: Rede Sírius/UERJ, 2016.
-
PIVETA, R. T. A. ; MANSANO, S. R. V. . SUAS e Psicologia: uma análise da inserção dos psicólogos na política de assistência social. In: I Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: desafios contemporâneos, II Seminário de território e gestão de políticas sociais e I Congresso de Direito à cidade e Justiça Ambiental, 2015, Londrina. I Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: desafios contemporâneos, II Seminário de território e gestão de políticas sociais e I Congresso de Direito à cidade e Justiça Ambiental, 2015. p. 1-12.
-
NAVES, N. T. ; CAMARGO, J. C. ; FAZZANO, L. H. ; ROSA, N. B. ; PIVETA, R. T. A. ; GONCALVES, V. M. ; CEDENO, A. A. L. ; PALMIERI, M. W. A. . A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL EM REGIÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO E PARANÁ. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE MENTAL, 2013, Irati-PR. Anais do Congresso Internacional de Saúde Mental, 2013.
-
PIVETA, R. T. A. ; MANSANO, S. R. V. . A Psicologia como um trabalho imaterial afetivo: algumas considerações. In: V Congresso Internacional de Psicologia, XIII Semana de Psicologia e VI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM, 2012, Maringá -PR. Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia, 2012.
-
PIVETA, R. T. A. . A PESQUISA COMO EXPERIÊNCIA AFETIVA E ESTÉTICA ? TECITURAS ENTRE CIÊNCIA E POLÍTICAS DE ESCRITA. In: VII Simpósio Internacional de Educação Sexual - O que podem os Corpos, os Direitos e os Possíveis contra os Fascismos Atuais, 2021, Maringá. ANAIS VI SIES 2021, 2021.
-
PIVETA, R. T. A. . O CONCEITO DE NORMALIDADE E PATOLOGIA EM FREUD. In: Encontro Anual de Iniciação Científica, 2010, Guarapuava. XIX EAIC, 2010.
-
PIVETA, R. T. A. . O Normal e o Patológico em Psiquiatria e Psicopatologia. In: Encontro Anual de Iniciação Científica, 2009, Londrina. ANAIS DO XVIII EAIC, 2009.
-
PIVETA, RUTH TAINÁ APARECIDA . Corpo, arte e subjetivação: cartografias e poéticas de visibilização e afirmação das corporalidades gordas. In: I Encontro Interinstitucional dos Programas de Pós-graduação em Psicologia: UEL, UEM e UNESP, 2024, Londrina-PR. https://anais.uel.br/portal/index.php/eippgp/issue/view/82. Londrina: UEL, 2024. v. 1. p. 65-65.
-
PIVETA, R. T. A. . O corpo como ?superfície de inscrição dos acontecimentos?: a construção do horror à gordura e as experimentações artísticas como possibilidade de re-existência.. In: XX ENCONTRO NACIONAL ABRAPSO, 2019, São Paulo. XX ENCONTRO NACIONAL ABRAPSO ? Caderno de Resumos, 2019. p. 160-161.
-
PIVETA, R. T. A. . A MÍDIA E AS MORTES DE JOVENS DA PERIFERIA: uma análise a partir do jornalismo impresso. In: XIX Encontro Nacional da ABRAPSO Democracia participativa, Estado e laicidade: Psicologia Social e enfrentamentos em tempos de exceção, 2017, Uberlândia - MG. ANAIS XIX Encontro Nacional da ABRAPSO Democracia participativa, Estado e laicidade: Psicologia Social e enfrentamentos em tempos de exceção. Porto Alegre - RS: Abrapso, 2017. p. 1555-1556.
-
PIVETA, R. T. A. . Psicologia e Assistência Social: Inserção Profissional, Possibilidades e Impasses do Trabalho Socioeducativo com Adolescentes em Conflito com a Lei. In: 15º ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABRAPSO - O CLAMOR DAS RUAS: AS DEMANDAS SOCIAIS E AS PRÁTICAS DA PSICOLOGIA SOCIAL, 2014, Londrina. 15º ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABRAPSO - O CLAMOR DAS RUAS: AS DEMANDAS SOCIAIS E AS PRÁTICAS DA PSICOLOGIA SOCIAL, 2014.
-
PIVETA, R. T. A. . ENTRE ENCONTROS E AÇÕES: UMA REFLEXÃO SOBRE TRABALHO E SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO SÓCIO-EDUCATIVO. In: XI Encontro Regional ABRAPSO São Paulo, 2013, Botucatu - SP. Anais XI Encontro Regional-SP / III Encontro Local Núcleo-Cuesta /XI Encontro Local Núcleo-Bauru/ABRAPSO, 2013.
-
PIVETA, R. T. A. ; NAVES, N. T. ; BERNARDO, P. ; GUIMARAES, R. S. F. ; OLIVEIRA, T. S. . O ATOR, SEU CORPO E AS POSSIBILIDADES DE SINGULARIZAÇÃO: PENSANDO O CORPO NO CONTEMPORÂNEO. In: 13º Encontro Regional Sul da Abrapso- Psicologia Social: Desafios e Ações, 2010, Maringá -PR. 13º Encontro Regional Sul da Abrapso- Psicologia Social: Desafios e Ações, 2010.
-
PIVETA, RUTH TAINÁ APARECIDA . Por uma Ética de Experimentação na Pesquisa em Psicologia: Saberes Locais, Relações de Poder e Produção Coletiva.. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, RUTH TAINÁ APARECIDA . Trabalho Social com Famílias: Convivência Intergeracional e Boas Práticas a partir de uma Perspectiva Decolonial. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIVETA, R. T. A. ; SILVA, M. . Considerações sobre o trabalho da Psicologia na Proteção Social Básica no âmbito do SUAS no município de Londrina. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, R. T. A. ; SILVA, M. . O papel e atribuições das equipes de referência dos CRAS: o papel da psicologia. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIVETA, RUTH TAINÁ APARECIDA . CORPO, ARTE E SUBJETIVAÇÃO: CARTOGRAFIAS E POÉTICAS DE VISIBILIZAÇÃO E AFIRMAÇÃO DAS CORPORALIDADES GORDAS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, R. T. A. . Interfaces do Capitalismo na Contemporaneidade: empreendedorismo religioso no Brasil, processos de subjetivação e produção de corporeidades. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIVETA, R. T. A. . 'Os direitos das crianças e dos adolescentes e o desafio da Proteção Integral'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIVETA, R. T. A. . Mulheres gordas artistas: arte como campo de enfrentamento e ressignificação. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, R. T. A. . 'Corpo e Corponormatividade'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIVETA, R. T. A. . A criminalização da infância e juventude brasileiras como tecnologia de saber e produção de práticas normalizadoras. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PERALTA, P. E. C. ; TEODORO, A. V. ; PIVETA, RUTH TAINÁ APARECIDA . O feminismo na prática das mulheres agricultoras: a terra, a coletividade e a natureza. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIVETA, RUTH TAINÁ APARECIDA . O corpo como ?superfície de inscrição dos acontecimentos?: a construção do horror à gordura e as experimentações artísticas como possibilidade de re-existência.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, R. T. A. . A MÍDIA E AS MORTES DE JOVENS DA PERIFERIA: uma análise a partir do jornalismo impresso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, R. T. A. ; CARVALHAES, F. F. . O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE DA PERIFERIA SOB O OLHAR DA MÍDIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, R. T. A. ; GOMES, C. A. V.G. . Mídia e extermínio da juventude da periferia: problematizando discursos e imagens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, R. T. A. ; MANSANO, S. R. V. . SUAS e Psicologia: uma análise da inserção dos psicólogos na política de assistência social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, R. T. A. . EXTERMÍNIO DE JOVENS PELO ESTADO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIVETA, R. T. A. . Violência Sexual contra crianças e Adolescentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIVETA, R. T. A. . Atuação dos psicólogos nas Políticas Públicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIVETA, R. T. A. . Psicologia e Política de Assistência Social: possibilidades e desafios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIVETA, R. T. A. . Psicologia e Políticas Públicas: conquistas e desafios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIVETA, R. T. A. . Entre encontros e ações: uma reflexão sobre trabalho e subjetividade no contexto sócioeducativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, R. T. A. ; MANSANO, S. R. V. . A Psicologia como um trabalho imaterial afetivo: algumas considerações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, R. T. A. ; LOURENCO, F. W. B. . A atuação do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Pensando a construção de práticas na Proteção Social Especial de Média Complexidade (CREAS). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PIVETA, R. T. A. . O ator, seu corpo e as possibilidades de singularização: pensando o corpo no contemporâneo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, R. T. A. ; LUSTOZA, R. Z. . O conceito de Normalidade e Patologia em Freud. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, R. T. A. . A anorexia sob a perspectiva da psicanálise. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIVETA, R. T. A. ; LUSTOZA, R. Z. . O normal e o Patológico em Psiquiatria e Psicopatologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
PIVETA, R. T. A. ; SANTOS, E. C. . Apoio e Fortalecimento da Atuação dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Cambará-PR. 2023.
PIVETA, R. T. A. . Comissão Científica e Parecerista na XXI Semana de Psicologia Crise e (Re) Existência - XIV Encontros com a Pós-Graduação em Psicologia: Diálogos com a Pós-Graduação - II Festival das Artes. 2017.. 2017.
CEDENO, A. A. L. ; PIVETA, R. T. A. . TECENDO A REDE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: (RE)PENSANDO A SAÚDE MENTAL E AS PRÁTICAS PSI. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PIVETA, R. T. A. ; LOURENCO, F. W. B. . A atuação do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Pensando a construção de práticas na Proteção Social Especial de Média Complexidade (CREAS). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Prefeitura Municipal de LondrinaVínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuação no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) junto a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto
2015 - 2017
Prefeitura Municipal de LondrinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) junto a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e desproteção social
2014 - 2017
Universidade Norte do ParanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou as disciplinas de Matrizes do pensamento em Psicologia Sócio-histórica, Psicologia Social, Psicologia e Políticas Públicas e Estágio Básico
2014 - 2015
Centro de Referencia Especializado de Assistencia SocialVínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Antedimento a adolescentes em conflito com a lei, na execução de medidas socioeducativas em meio aberto e a idosos vítimas de violência.
2013 - 2014
SESI - Departamento Regional do Estado do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação no Programa ViraVida do Conselho Nacional do SESI . Atendimento a adolescentes e jovens em situação de exploração sexual.
2012 - 2012
PREFEITURA MUNICIPAL DE APUCARANAVínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Psicóloga no Centro de Referência Especializado de Assistência Social. atuando na área da infância e adolescência
2012 - 2013
Lar Sagrada FamíliaVínculo: Prestador de Serviço Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 16
2024 - Atual
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas no segundo semestre letivo de 2024:Psicologia SocialSaúde Mental e Saúde Coletiva
2019 - 2019
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Temporário - PSS, Carga horária: 20
Outras informações:
Contrato vinculado ao Departamento de Psicologia Social
Ministradas disciplinas
Clínica do Social (Psicologia)
Estágio Básico (Psicologia)
Psicologia (Artes Visuais)
2009 - 2011
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC) da UEL, modalidade Fundação Araucária/Inclusão Social
2024 - 2024
Escola de Gestão do ParanáVínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Docente Convidada, Carga horária: 3
Outras informações:
Docente no Curso "CRAS em Movimento" - parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família - SEDEF/PR
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ruth Tainá Aparecida Piveta e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?