Jonathan Ribeiro Paulino

Engenheiro de Produção e de Segurança do Trabalho formado pela Universidade de Brasília. Exerço posições de arquiteto de processos há mais de 10 anos, facilitando projetos de transformação digital, gestão estratégica e de riscos, governança, inovação e qualidade. Já fui responsável pela modelagem de mais de 300 processos de negócio em diferentes organizações para diferentes contextos. Em comum, a qualidade do trabalho e a dedicação na entrega dos resultados esperados. Tenho interesse por posições que apliquem os conhecimentos da Engenharia de Produção tais como gerenciamento de processos, implementação de metodologias Lean/Six Sigma/5S, gerenciamento de projetos e operações, e logística. Objetivo Atuar como gerente ou equipe técnica de projetos. Gerenciar operações e processos de planejamento, produção, qualidade e segurança. Manter sistemas integrados de qualidade e segurança. Lecionar disciplinas de logística, administração de materiais, modelagem de processos, gerenciamento de projetos ou segurança do trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 25/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Governança em Tecnologia da Informação

2017 - 2018

Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Melhoria de processos no suporte da TI com o BPMN
Orientador: Afonso Pavão

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2015 - 2017

Universidade Paulista
Título: AVALIAÇÃO AMBIENTAL DOS RISCOS OCUPACIONAIS EM UMA EMPRESA DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA EM DOMICÍLIO
Orientador: Paulo Rogério Albuquerque Oliveira

Graduação em Engenharia de Produção

2010 - 2015

Universidade de Brasília, UnB
Título: Gestão de estoques: estudo de caso em uma indústria de lubrificantes norte-americana
Orientador: Annibal Affonso Neto
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Formação complementar

2017 -

Gerenciamento de Projetos para obtenção da Certificação PMP. (Carga horária: 48h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

2016 - 2016

Extensão universitária em Construindo Novos Rumos na Gestão de Projetos e Processos - Experiências e. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2015 - 2015

Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade. (Carga horária: 32h). , Ateq Engenharia, ATEQ, Brasil.

2014 - 2014

Six Sigma Green Belt. (Carga horária: 64h). , Milwaukee School of Engineering, MSOE, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Higiene e Segurança do Trabalho.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos e Distribuição.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO PAULINO, JONATHAN ; MELLO PEREIRA, MARIANA ; MELO DE MIRANDA, MAYLLON ; MOREIRA CALDAS RODRIGUES, FERNANDA ; BITTENCOURT REIS, ANA CARLA . Modelagem da cadeia de valor do centro de desenvolvimento de sistemas do exército brasileiro. REVISTA PRODUÇÃO ONLINE , v. 18, p. 144-164, 2018.

  • PAULINO, J. R. ; MIRANDA, M. M. ; SILVA, A. P. D. ; AGUIAR, A. L. B. ; MONTEIRO, S. B. S. . ESTUDO DO SISTEMA DE TRANSPORTE DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA FORÇA ARMADA: PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS A PARTIR DAS MELHORES PRÁTICAS IDENTIFICADAS NA LITERATURA. In: XXIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: Gestão de Operações em Serviços e seus Impactos Sociais, 2016, Bauru, SP. ANAIS DO SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2016.

  • PEREIRA, M. M. ; PAULINO, J. R. ; MIRANDA, M. M. ; RODRIGUES, F. M. C. ; REIS, A. C. B. . PROPOSTA DE CADEIA DE VALOR PARA O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO: UMA FORMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DA ORGANIZAÇÃO. In: XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO: Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, 2016, João Pessoa, PB. ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO, 2016.

  • ALMEIDA, L. L. G. ; MONTEIRO, S. B. S. ; PAULINO, J. R. ; BORGES, N. F. . APLICAÇÃO DO CICLO PDCA DE MELHORIAS AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS. In: XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO: Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, 2016, João Pessoa, PB. ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO, 2016.

  • PAULINO, J. R. ; AFFONSO NETO, A. . GESTÃO DE ESTOQUES EM UMA INDÚSTRIA DE LUBRIFICANTES NORTE-AMERICANA. In: XXII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: Política Nacional de Inovação e Engenharia de Produção, 2015, Bauru, SP. Anais do Simpósio de Engenharia de Produção. Bauru, SP, 2015.

  • ALMEIDA, L. L. G. ; ZANETTE, A. C. D. ; PAULINO, J. R. ; PAULA, D. E. C. ; FERREIRA, L. F. D. . PROPOSTA DE MELHORIA PARA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO EM UMA INDÚSTRIA DE PERFILADOS. In: XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO: A Gestão dos Processos de Produção e as Parcerias Globais para o Desenvolvimento Sustentável dos Sistemas Produtivos, 2013, Salvador, BA. ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 2013.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2018

    Estudo Logístico de Material do Exército Brasileiro, Descrição: Trata-se de um estudo de todos os processos de gestão de materiais do Exército Brasileiro, denominados pelo EB como processos de logística, incluindo suprimentos, administração e planejamento e controle de materiais abrangendo toda a gama de materiais adquiridos pelo exército e todo o território nacional. O projeto visa estabelecer requisitos processuais e de procedimentos para o desenvolvimento de um sistema integrado de gestão de materiais para o EB.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jonathan Ribeiro Paulino - Integrante / SIMONE BORGES SIMÃO MONTEIRO - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. , Avenida do Contorno - de 4282 a 4686 - lado par, Funcionários, 30110028 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 975806638

Experiência profissional

2019 - 2020

3GEN Gestão Estratégica

Vínculo: Prestador de Serviço PJ, Enquadramento Funcional: Analista de Processos Sênior, Carga horária: 44

Outras informações:
Trabalho alocado no MPMG - Ministério Público de Minas Gerais, prestando serviços de consultoria de gestão de processos organizacionais, planejamento da força de trabalho e a reestruturação da arquitetura organizacional. As seguintes atividades são desempenhadas: - Elaborar fluxo do processo atual (As is) em notação BPMN, identificar possíveis cenários/desvios no processo a fim de padronizar as atividades (desenho Fluxo To Be); - Acompanhar diariamente as atividades junto ao cliente (Briefings, reuniões e apresentações de resultados para o nível gerencial); - Avaliar a jornada do cliente e a jornada do usuário (interação dos clientes e usuários com processos, sistemas, produtos e serviços) com o objetivo de propor soluções para melhorar a experiência/relacionamento do mesmo com a Empresa; - Analisar a possibilidade de utilizar soluções de sistemas para automatizar tarefas repetitivas que não agregam valor ao negócio. O objetivo é manter o foco nas atividades principais e consequentemente aumentar a eficiência operacional; - Elaborar a Especificação Funcional e DMN (Decision Model and Notation) para subsidiar o desenvolvimento de sistemas/aplicações; - Mapear os riscos envolvidos no processo e propor planos de ação para mitiga-los; - Identificar problemas/oportunidades de melhorias; - Definir papéis e responsabilidades dos atores envolvidos; - Estabelecer indicadores/métricas para medir o desempenho do processo (KPI).

2019 - 2019

Xcelis Consulting

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Processos Pleno, Carga horária: 44

Outras informações:
- Mapeamento e modelagem dos processos do programa PIM (PG02) na Fundação Renova; - Elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão dos processos modelados; - Produção de indicadores operacionais dos processos; - Elaboração de organogramas dos CIM de 5 municípios; - Proposição de melhorias para os processos; - Condução de 20 horas de treinamento in company nos temas de BPM, melhoria de processos, análise de desempenho operacional, competências e responsabilidades. [Projeto finalizado com sucesso, mesmo entrando na reta final do cronograma]

2018 - 2019

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

Outras informações:
- Modelagem dos processos de contratação, desde o planejamento até a fiscalização do contrato; - Modelagem e análise dos processos finalísticos de reconhecimento de direito à benefícios; - Desenvolvimento e apoio na aplicação da metodologia de cronoanálise para 10 equipes descentralizadas; - Análise das informações geradas e definição do tempo de ciclo de um processo rico em conhecimento; - Elaboração de indicadores de produção e gestão dos processos;

2014 - 2018

Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40

Outras informações:
- Liderança de equipe de mapeamento de processos composta por 4 alunos de graduação; - Analista de processos com ênfase na modelagem e documentação do fluxo de trabalho na organização cliente, tendo entregue mais de 52 processos relacionados a diversas funções como Planejamento, Aquisições, Controle Físico e Transporte; - Elaboração dos estudos de melhoria de 2 processos de acordo com o ciclo de vida BPM, aplicando técnicas diversas para aumentar o desempenho dos processos nas dimensões de qualidade, tempo e conformidade; - Elaboração da Sistemática de Mapeamento de Processos do Projeto MAPROEx, de acordo com a notação BPMN 1.2 e a ferramenta Bizagi Process Modeler, padronizando o desenvolvimento e integração dos ciclos de mapeamento de processos com duração média de 12 dias de trabalho; - Responsável pelo treinamento em BPM de 12 novos colaboradores do projeto; - Produção de artigos científicos e pesquisas bibliométricas;

Atividades

  • 11/2014 - 02/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Projeto MAPROEx.Linhas de pesquisa

2012 - 2013

Banco Central

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
- Apoio em atividades administrativas relacionadas ao gerenciamento de projetos. - Manutenção das informações sobre empresas prestadoras de serviços e produtos, assistência na elaboração de editais e processos de compras. - Apoio na elaboração de relatórios de acompanhamento e desempenho de projetos de segurança.

2011 - 2012

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
- Apoio à prospecção tecnológica de novos produtos e métodos com pesquisadores da Universidade de Brasília. - Apresentar a missão e os serviços do Núcleo aos professores e coletar dados sobre projetos de pesquisa através de entrevistas.

2010 - 2011

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor da disciplina Introdução à Ciência da Computação

2021 - Atual

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos e Processos Sênior, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de soluções usando processos de negócio (BPM) e tecnologia para a Gerência de Operações do SESI e SENAI; Padronização do trabalho por meio da modelagem de processos, formalização de procedimentos operacionais, checklists, métodos de controle e quadros de gestão à vista (kanban); Concepção e desenvolvimento de projetos de melhoria contínua (PDCA), incluindo a elaboração e acompanhamento de cronogramas, execução de ritos ágeis, operação assistida e apuração de resultados; Dimensionamento e balanceamento de carga de trabalho em unidades operacionais; Análise e transformação de dados para geração de painéis de inteligência de negócio (BI); Apoio direto na formulação de fluxos de trabalho e normativos para o SESMT, incluindo o controle de ordens de serviço (OS), protocolos de investigação de acidentes, de atendimento clínico para exames ocupacionais e audiológicos, dentre outros; Criação de ferramentas em Excel e Power Platform para monitoramento de indicadores (KPI) do processo de Q2C (quote to cash, da oportunidade ao faturamento), disponibilizado para 76 escolas SENAI; Analista líder em implantação do sistema de gerenciamento de execuções Celonis EMS para descoberta, análise de conformidade e melhoria de processos de negócio baseado em dados (data driven); Implementação de ciclo PDCA baseado em checklist de ~90 elementos com acompanhamento de plano de ação e aferição de resultados em ~150 filiais; Rollout de sistema web para padronização de formação de custos e pricing (precificação) de produtos do catálogo de serviços de ensino, tecnologia, inovação, consultoria, segurança e saúde; Criação, monitoramento e elaboração de relatórios gerenciais (status report) em projeto de ampliação da rede de escolas do SESI com objetivo de abrir 20 novas escolas até fev 2025;