Welinton Ribamar Lopes

Professor do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Zoologia pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (2003); Especialista em Ciências pelo CEPAE/UFG (2006) e Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Desenvolve e atua em pesquisas nas áreas de Entomologia (Sistemática e Taxonomia de Diptera, em especial da família Stratiomyidae), Ecologia da Decomposição e Bioacumulação de metais pesados em formas imaturas de moscas necrófagas. Coordena o Laboratório de Insetos Necrófagos no ICB-UFG.

Informações coletadas do Lattes em 27/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Zoologia

2014 - 2018

Universidade de Brasília, UnB
Título: Revisão do Gênero Auloceromyia Lindner, 1969 (Diptera: Stratiomyidae: Clitellariinae)
José Roberto Pujol Luz.

Mestrado em Biologia Animal

2006 - 2008

Universidade Federal de Pernambuco
Título: ENSINO DE FILOGENIA ANIMAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES E ANÁLISE DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS, Ano de Obtenção: 2008
Simão Dias Vasconcelos.Palavras-chave: Ensino; Zoologia; Filogenia.

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS

2004 - 2006

Colégio de Aplicação - UFG
Título: Uma proposta pedagógica para o Ensino Médio: Filogenia de animais.
Orientador: Maria Judy de Mello Ferreira e Maria Nazaré Stevaux

Graduação em Abi - Ciências Biológicas

2000 - 2003

Universidade Federal de Goiás

Formação complementar

2014 - 2014

MACROFOTOGRAFIA DE INSETOS. (Carga horária: 8h). , XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, XXV CBE, Brasil.

2012 - 2012

ELABORAÇÃO DE PROJETOS ETNOBIOLÓGICOS E AS DISTINT. (Carga horária: 8h). , SOCIEDADE BRASILEIRA DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, SBEE, Brasil.

2012 - 2012

GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA. (Carga horária: 40h). , CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDES (CIAR) - UFG, CIAR, Brasil.

2012 - 2012

PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA - PRPPG. (Carga horária: 60h). , Centro de Línguas - Universidade Federal de Goiás, CL - UFG, Brasil.

2012 - 2012

FORMAÇÃO DE PROFESSORES AUTORES. (Carga horária: 120h). , CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDES (CIAR) - UFG, CIAR, Brasil.

2011 - 2011

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2007 - 2007

Biologia de Aranhas. (Carga horária: 4h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2005 - 2005

Métodos e Técnicas de Ensino. (Carga horária: 280h). , Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.

2005 - 2005

Organização do ambiente de aprendizagem. (Carga horária: 200h). , Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.

2005 - 2005

Avaliação Educacional. (Carga horária: 280h). , Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.

2003 - 2003

Filogenia de animais para o ensino aos níveis Fund. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2003 - 2003

Como desenvolver a capacidade de aprender. (Carga horária: 15h). , Secretaria de Educação de Goiás, SEE-GO, Brasil.

2003 - 2003

Motivação, Projetos e Avaliação. (Carga horária: 12h). , Colégio Estadual Senador Theotônio Villela, CESTEV, Brasil.

2003 - 2003

Reforma Curricular do Ensino Médio. (Carga horária: 64h). , Secretaria de Educação de Goiás, SEE-GO, Brasil.

2003 - 2003

Filogenia dos Metazoa. (Carga horária: 8h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2002 - 2002

Planejamento de Ensino e Técnicas de Avaliação.. (Carga horária: 24h). , Colégio Estadual Senador Theotônio Villela, CESTEV, Brasil.

2002 - 2002

VI Semana Interdisciplinar: Interdisciplinaridade. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

2001 - 2001

II Encontro de Formação de Professores ? Novas Per. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Educação de Goiás, SEE-GO, Brasil.

2001 - 2001

I Encontro de Formação de Professores ? Escola, Co. (Carga horária: 80h). , Colégio Estadual Senador Theotônio Villela, CESTEV, Brasil.

2000 - 2000

Avaliação ? Um Duplo Desafio: Avaliar e Agir.. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Entomologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia da Decomposição.

Organização de eventos

LOPES, W. R. . Semana do ICB Virtual. 2021. (Congresso).

LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . Exposição Fotográfica da Diversidade Faunística do Centro Oeste do Brasil para a Educação e a pesquisa. 2013. (Exposição).

SCHUVARTZ, M. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia - II EREBIO. 2012. (Congresso).

LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . Exposição de Fotografias: Infinitas Formas. 2012. (Exposição).

LOPES, W. R. . II Encontro de Estudantes em Biologia em EaD UFG/UEG. 2011. (Congresso).

LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; SILVA, CARLA STÉPHANIE GARCIA DA . Mostra Itinerante de Imagens de Culicídeos Vetores de Doenças: "É o Bicho!". 2009. (Exposição).

LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . Exposição de Fotografias: Infinitas formas. 2008. (Exposição).

LOPES, W. R. . Exposição de Zoologia para o Ensino Básico. 2007. (Exposição).

LOPES, W. R. . I BioAção ? Ciclo de palestras sobre Zoologia e Evolução.. 2006. (Outro).

Participação em eventos

II Virtual Meeting of Systematics Biogeography and Evolution. 2021. (Encontro).

XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia. IMATUROS DE STRATIOMYIDAE (DIPTERA, BRACHYCERA) ASSOCIADOS A GALHOS E TRONCOS EM DECOMPOSIÇÃO NO CERRADO DO PLANALTO CENTRAL DO BRASIL. 2020. (Congresso).

XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA. COMPOSIÇÃO DA FAUNA DE CALIFORÍDEOS (DIPTERA: OESTROIDEA) ASSOCIADOS A CARCAÇAS DE PEQUENO PORTE. 2014. (Congresso).

65ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 2013. (Congresso).

II SIMPÓSIO DE ENTOMOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. 2013. (Simpósio).

V ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO. 2013. (Encontro).

64ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. IMPORTÂNCIA DA FAUNA NA IDENTIDADE ARTÍSTICA KARAJÁ: UM ESTUDO ETNOZOOLÓGICO DE RESGATE CULTURAL. 2012. (Congresso).

IV ENEBIO - II EREBIO.CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS DE CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS SOBRE CIÊNCIA, MÉTODO CIENTÍFICO E ENSINO DE CIÊNCIAS.. 2012. (Encontro).

IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA.PERCEPÇÕES DE REPRESENTANTES INDÍGENAS DA TRIBO KARAJA (ALDEIA BURIDINA, ARUANÃ, GO) SOBRE A FAUNA LOCAL DE INVERTEBRADOS TERRESTRES E SUA DIVERSIDADE. 2012. (Simpósio).

V SEREX - SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE.X. 2012. (Seminário).

XXII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DA UNIVERSIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA (AULP).X. 2012. (Encontro).

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. PERCEPÇÕES SOBRE A FAUNA NA CULTURA INDÍGENA LOCAL DE REPRESENTANTES INDÍGENAS DA TRIBO KARAJÁ DA ALDEIA BURIDINA, ARUANÃ, GO.. 2012. (Congresso).

II Encontro Nacional das Licenciaturas e do I Seminário Nacional do PIBID.xxxxx. 2011. (Seminário).

IV Seminário de Avaliação dos Cursos e suas Repercussões no Ensino de Graduação.xxxxx. 2011. (Seminário).

62ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. ANÁLISE DO CONTEÚDO. 2010. (Congresso).

I ENCONTRO DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA EM EAD DA UFG E UEG.200 ANOS DE CHARLES DARWIN. 2010. (Encontro).

II CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ETNOBIOLOGIA. É O BICHO! EXPOSIÇÃO ITINERANTE DA ALDEIA BURIDINA PARA ESCOLAS INDÍGENAS. 2010. (Congresso).

III SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO OESTE.AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE INFORMAÇÕES VEICULADAS PELAS CAMPANHAS DE COMBATE À DENGUE E CONTROLE DE MOSQUITOS VETORES EM GOIÂNIA, GO. 2010. (Seminário).

XVI ENCONTRO DE BIOLOGIA - ENBIO.ENSINO DE EVOLUÇÃO E ZOOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FILOGENÉTICA, UMA ABORDAGEM POSSÍVEL?. 2010. (Encontro).

XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA. Diversidade de Culicidae (Insecta, Diptera) no Campus 2 da Universidade Federal de Goiás, Goiânia. 2010. (Congresso).

XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. O ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA-GO COMO ESPAÇO PARA A APRENDIZAGEM DE BIOGEOGRAFIA E FILOGENIA DE ANIMAIS NO ENSINO MÉDIO. 2010. (Congresso).

I FÓRUM DOS NÚCLEOS E LABORATÓRIOS DE ENSINO DA UFG. 2009. (Outra).

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PARA MOBILIZAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DA AIDS. 2009. (Seminário).

TERCEIRO ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA UFG/UEG. 2009. (Encontro).

VI CONPEEX (Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão). Dengue: Esse problema é nosso! Uma parceria entre a Exposição Itinerante "É o bicho!' e alunos do ensino médio. 2009. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Zoologi. Representações e Distorções Conceituais sobre Filogenia Animal em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio.. 2008. (Congresso).

XVI ENZ (Encontro de Zoologia do Nordeste).Inserção do Conteúdo ?Sistemática Animal? em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas.. 2007. (Encontro).

II Encontro de Extensão e Pesquisa Discente em Ciências Biológicas. 2006. (Outra).

II EREBIO-NE (Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste) / V EPEC (Encontro Paraibano de Ensino de Ciências).Proposta Pedagógica para o Ensino Médio: Filogenia de Animais.. 2006. (Encontro).

IV Seminário das Licenciaturas ? Perspectivas para a formação de professores.Proposta Pedagógica para o ensino médio: Uma nova abordagem para o ensino de zoologia - ?Filogenia de animais?. 2005. (Seminário).

XXV Congresso Brasileiro de Zoologia. Filogenia dos animais: uma proposta para o ensino de zoologia no Ensino Fundamental.. 2004. (Congresso).

I EDIPE ? Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino..Uma Nova Abordagem para o Ensino da Biodiversidade ? A Vida em Transformação.. 2003. (Outra).

Pensar Educação. 2003. (Outra).

XIV Semana do ICB. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Gabriela Streppel Steindorff

LOPES, WELINTON R.VASCONCELOS, S. D.; MAIA, A. C. D.; SOUSA, J. R. P.. . Aspectos ecológicos e comportamentais de Mesembrinellidae (Diptera) em fragmento de Mata Atlântica em Pernambuco: implicações para validação de seu potencial forense.. 2022. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Brennda Menezes da Silva

SILVA, B. M.;LOPES, W. R.; OLIVEIRA, S. S.. Composição da comunidade de moscas (Diptera: Brachycera) em uma Unidade de Conservação de Cerrado brasileiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Liandra de Oliveira Barreto

BARRETO, L. O.;LOPES, W. R.; OLIVEIRA, S. S.. Diversidade de moscas (Diptera, Brachycera) associadas à decomposição de carcaças de porcos (Sus scrofa L.) de pequena biomassa em dois ambientes no Cerrado da região central do Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Sávio Cunha Costa

COSTA, S. C.;LOPES, W. R.; OLIVEIRA, S. S.. ANÁLISE FILOGENÉTICA E TAXONOMIA DOS GÊNEROS PSEUDIASTATA COQUILLETT,1908, HYALISTATA WHEELER, 1960 e MAYAGUEZA WHEELER, 1960 (DIPTERA: DROSOPHILIDAE: STEGANINAE). 2021. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: MARCO AURELIO MENDES ELIAS

ELIAS, M. A. M.; ANKER, A.; GAWRYSZEWSKI, F. M.; MACIEL, N. M.; DINIZ FILHO, J. A. F.;LOPES, W. R.. Taxonomic revision of Alpheus normanni Kingsley, 1878 and correlated evolution between colour pattern and microhabitat use in the American snapping shrimps (Malacostraca, Decapoda, Alpheidae, Alpheus). 2019. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Vinicius de Souza Moraes

MORAES, V. S.; DAUD, R. D.;LOPES, W. R.; CIANCIARUSO, M.; FERRO, V. G.; SANTOS, C. M.. Diversidade funcional de aranhas (Arachnidae: Araneae) no Brasil: relação com a riqueza de espécies. 2019. Tese (Doutorado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Thays Sanches Gonçalves

GONCALVES, T. S.;LOPES, W. R.; OLIVEIRA, S. S.. Estudo sobre mosquitos de fungos em madeira em decomposição no campus Samambaia da UFG. 2021.

Aluno: Pedro Almeida Reis

REIS, P. A.; OLIVEIRA, S. S.;LOPES, W. R.. Hymenoptera (Insecta) no Parque Nacional das Emas: Diversidade, Sazonalidade e Relação Parasitoide-Hospedeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia e Análise Ambiental) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Nathalya Sarah Serra de Lima

LIMA, N. S. S.;STEVAUX, M. N.; OLIVEIRA, S. S.;LOPES, W. R.. Esforço e sucesso reprodutivo, longevidade e flutuação do tamanho de ninhada ao longo da vida de Dermestes maculatus (De Geer, 1774). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Renata Samantha Ribeiro Rocha

LOPES, W. R.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM - MOVIMENTO ESCOTEIRO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: VALERIA APARECIDA ALVES MATTOS PORTO

LOPES, W. R.; PORTO, V. A. A. M.; FERRO, V. G.; DAUD, R. D.. Ácaros associados à plantas de remanescentes de vegetação natural do Cerrado Goiano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia e Análise Ambiental) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Bárbara Gomes de Oliveira Bessa

BESSA, B. G. O.;LOPES, W. R.; ROCHA, T. L.; BARROS-CORDEIRO, K. B.. Toxicidade de Chumbo em imaturos de Lucilia cuprina (Wiedemann, 1830) e suas implicações na Entomologia Forense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Júlia Souza Rodriques

RODRIGUES, J. S.;LOPES, W. R.; DAUD, R. D.; FERRO, V. G.. Dipterofauna associada à decomposição de macaco prego (Sapajus libidinosus Spix, 1823) com ênfase na família Calliphoridae no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Ritanne de Souza Nery

NERY, R. S.;LOPES, W. R.; DAUD, R. D.. Ácaros de Seringueira no Brasil: uma Abordagem Cienciométrica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Andrew de Oliveira Novack

NOVACK, A. O.;LOPES, W. R.; OLIVEIRA, S. S.. Orthoptera (Hexapoda) do Cerrado de Goiás: um panorama sobre o conhecimento atual do grupo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Andrew de Oliveira Novack

NOVACK, A. O.;LOPES, W. R.; OLIVEIRA, S. S.. Orthoptera (Hexapoda) do Cerrado de Goiás: um panorama sobre o conhecimento atual do grupo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Pedro Henrique Santana Xavier

FERRO, V. G.;LOPES, W. R.; CARVALHO, P.. VARIAÇÃO TEMPORAL NA ABUNDÂNCIA DE ESPÉCIES DE MARIPOSAS ARCTIINAE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia e Análise Ambiental) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: MONIQUE B

OLIVEIRA, M. B. R.; VAZ, B. C. B.; VALLE, N. C.;LOPES, W. R.; ANDRADE, H. P.. ROSA DE OLIVEIRA e BRUNNA CAROLYNE BARBOSA VAZ.ESTRUTURA DA COMUNIDADE DA ENTOMOFAUNA EM DIFERENTES AMBIENTES ASSOCIADOS AO CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA USINA CAMBUÍ AÇÚCAR E ÁLCOOL EM SANTA HELENA-GO.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade União de Goyazes.

Aluno: LÍLIAN TOLEDO GOMES DE REZEND

STEVAUX, M. N.LOPES, W. R.. DIVERSIDADE ICTIOFAUNÍSTICA E ENTOBIOLÓGIA KARAJÁ NA REGIÃO DE ARUANÃ, GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Camila Oliveira Rocha

ROCHA, C. O.;STEVAUX, M. N.LOPES, W. R.. ANÁLISE BIOACÚSTICA DE BEM-TE-VI EM TRÊS AMBIENTES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: CARLA STÉPHANIE GARCIA DA SILVA

SILVA, CARLA STÉPHANIE GARCIA DA;STEVAUX, M. N.LOPES, W. R.. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE INFORMAÇÕES VEICULADAS PELAS CAMPANHAS DE COMBATE A DENGUE E CONTROLE DOS MOSQUITOS VETORES EM GOIÂNIA-GO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

LOPES, W. R.STEVAUX, M. N.; PERES, P. H. A. L.. PS Simplificado para Professor Substituto do Departamento de Ecologia. 2019. Universidade Federal de Goiás.

LOPES, W. R.. II Encontro de Estudantes em Biologia a Distância UFG/UEG. 2011. Universidade Federal de Goiás.

LOPES, W. R.. I ENCONTRO DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA EM EAD DA UFG E UEG. 2010. Universidade Federal de Goiás.

LOPES, W. R.. II Encontro de Extensão e Pesquisa Discente em Ciências Biológicas. 2006.

Orientou

Thiago Henrique Gomes Sabino

Diptera no Brasil: Revisão bibliográfica sobre os trabalhos de inventariamento nos últimos 10 anos; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia e Análise Ambiental) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Heloiza Absalão de Almeida

Diversidade de Richardiidae (Diptera, Brachycera) em área de Cerrado; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Bruna Yara Lima Monteiro

Diptera como bioindicares: Revisão bibliográfica do uso de moscas e mosquitos na indicação ambiental no Brasil; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia e Análise Ambiental) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Daniel Augusto de Sousa Silva

Comparação da taxa de predação de crisopídeos sob efeito de inseticidas; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Lorenna Tavares Silva

Estado-da-arte do acervo entomológico da Coleção Zoológica da Universidade Federal de Goiás; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Jadhe Borges

Comunidade de moscas (Diptera: Brachycera) na Reserva Legado Verdes do Cerrado, Niquelândia, GO; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Amanda Garcia de Oliveira

Stratiomyidae (Diptera: Brachycera) em uma Área de Proteção Integral no estado de Goiás: composição, diversidade e abundância; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Amanda Silva Alves

Syrphidae (Diptera: Brachycera) em uma Área de Proteção Integral no estado de Goiás: Composição, diversidade e abundância; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Guilherme Ananias Cardoso

Avaliação do efeito do Cádmio em parâmetros biológicos de Lucilia cuprina (Wiedemann, 1830) (Diptera, Brachycera); Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

João Marcos Faria Lima

Bioacumulação e biomarcadores celulares e teciduais investigados no fígado do peixe Poecilia reticulata (Peters, 1859) expostos e pós-expostos a íons ferro e nanopartículas de óxido de ferro (-Fe2O3) associadas a glifosato e Roundup; 2022; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Welinton Ribamar Lopes;

Brennda Menezes da Silva

Composição da comunidade de moscas (Diptera: Brachycera) em uma Unidade de Conservação de Cerrado brasileiro; 2021; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Welinton Ribamar Lopes;

Liandra de Oliveira Barreto

Diversidade de moscas (Diptera, Brachycera) associadas à decomposição de carcaças de porcos (Sus scrofa L; ) de pequena biomassa em dois ambientes no Cerrado da região central do Brasil; 2021; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Goiás,; Coorientador: Welinton Ribamar Lopes;

Isabelle Jordana Alves Pinheiro

Diversidade e Composição de Stratiomyidae (Diptera, Brachycera) em duas fitofisionomias de Cerrado; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

Laura Rúbia de Souza Jube Mesquita

Diversidade de Syrphidae em uma Unidade de Conservação de Cerrado do estado de Goiás; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecologia e Análise Ambiental) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

Kamila Mendes da Silva

Diversidade de Syrphidae (Diptera, Brachycera) em duas Fitofisionomias de Cerrado do Parque Nacional das Emas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

Júlia Souza Rodriques

Dipterofauna associada a decomposição de carcaças de macaco-prego no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

Bárbara Gomes de Oliveira Bessa

Toxicidade de chumbo (Pb) em larvas de Lucilia cuprina (Wiedemann, 1830) e suas implicações na estimativa de intervalo pós morte; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

Igor Daniel Weber

Levantamento de Inimigos naturais de lepidópteros-praga de cultivos de soja e milho no estado de Goiás; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

Diego Alves da Silva

Entomofauna associada a cadáver de porco doméstico (Sus Scrofa (L; )) em área semi-urbana de Trindade, Go; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade União de Goyazes; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

Cléia Fátima de Castro

Entomofauna associada a cadáver de porco doméstico (Sus Scrofa (L; )) em área semi-urbana de Trindade, Go; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade União de Goyazes; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

Sebastião Paulo dos Santos Carvalho

Composição da comunidade de moscas (Diptera: Brachycera) na Floresta Nacional de Silvânia; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

PAULO HENRIQUE PEREIRA DA SILVA

Diversidade de Stratiomyidae (Diptera: Brachycera) na Floresta Nacional de Silvânia, Goiás, Brasil; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

Isabella Rocha Borges

Assembléia de besouros (Insecta: Coleoptera) associadas à decomposição de macacos-pregos (Sapajus libidinosus Spix, 1823) no Campus Samambaia; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

Brennda Menezes da Silva

Assembléia de moscas (Diptera: Brachycera) associadas à decomposição de macacos-pregos (Sapajus libidinosus Spix, 1823) no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

Karla Dayane de Lima Pereira

Diversidade de culicídeos da represa Samambaia em Goiânia, GO; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Uni-Anhanguera; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

AMANDA FIGUEIREDO

Levantamento do Nível de conhecimento sobre Filogenia de alunos de ensino médio da região metropolitana de Recife, PE; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciencias Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Welinton Ribamar Lopes;

Produções bibliográficas

  • MACHADO, R. J. P. ; OLIVEIRA, S. S. ; LOPES, W. R. ; PUJOL-LUZ, JOSÉ ROBERTO . Description of the larva and updated distribution of Albardia furcata van der Weele (Neuroptera: Myrmeleontidae). REVISTA BRASILEIRA DE ENTOMOLOGIA , v. 65, p. 01-08, 2021.

  • BESSA, BÁRBARA G. DE O. ; SILVA-NETO, HABDIAS DE A. ; COLTRO, WENDELL K. T. ; ROCHA, THIAGO L. ; LOPES, WELINTON R. . Lead toxicity in Lucilia cuprina and electrochemical analysis: a simple and low-cost alternative for forensic investigation. ANALYTICAL AND BIOANALYTICAL CHEMISTRY , v. 413, p. 3201-3208, 2021.

  • WEBER, IGOR DANIEL ; LOPES, WELINTON RIBAMAR ; DE PAULA, LETÍCIA CHIARA BALDASSIO ; ALBERNAZ-GODINHO, KARINA CORDEIRO ; CZEPAK, CECILIA . Tachinids associated with lepidopteran pests in agricultural crops in south-central region of Goiás, Brazil. BIOCONTROL , v. 66, p. 625-637, 2021.

  • PUJOL-LUZ, JOSÉ ROBERTO ; PIAU BRAGA, LARA DUARTE ; LOPES, WELINTON RIBAMAR . Description of the puparium and adult genitalia of Dactylodeictes brevifacies James, 1974 (Diptera: Stratiomyidae). PAPÉIS AVULSOS DE ZOOLOGIA (ONLINE) , v. 60, p. e20206028, 2020.

  • BARROS-CORDEIRO, KARINE BRENDA ; LOPES, WELINTON RIBAMAR ; BÁO, SÔNIA NAIR . Ultramorphological Characteristics and Development Time of Immature Stages of Piophila casei (Diptera: Piophilidae). ENTOMOBRASILIS (VASSOURAS) , v. 11, p. 201, 2018.

  • PUJOL-LUZ, JOSÉ ROBERTO ; LOPES, WELINTON RIBAMAR ; VIANA, GUSTAVO GLÓRIA . Description of the puparium and redescription of the imagoes ofChorophthalmyia brevicornis Lindner (Diptera: Stratiomyidae) . ZOOTAXA , v. 4121, p. 583, 2016.

  • LOPES, W. R. ; VASCONCELOS, S. D. . SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO, BRASIL.. Revista de Educación en Biología , v. 17, p. 38-54, 2014.

  • SOUZA, L. H. M. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS DE CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS SOBRE CIÊNCIA, MÉTODO E ENSINO DE CIÊNCIAS.. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 4, p. 1-7, 2012.

  • LOPES, W. R. ; VASCONCELOS, S. D. . REPRESENTAÇÃO E DISTORÇÕES CONCEITUAIS DO CONTEÚDO?FILOGENIA? EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online) , v. 14, p. 149-165, 2012.

  • LOPES, W. R. ; FERREIRA, M. J. M. ; STEVAUX, M. N. . PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO: FILOGENIA DE ANIMAIS. Revista Solta a Voz , v. 18, p. 263-286, 2007.

  • CAVASIN, G. M. ; ANDRADE, L. R. ; STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. . ZOOLOGIA II. In: Cristiane Lopes Simão Lemos. (Org.). Licenciatura em Ciências Biológicas. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2016, v. 9, p. 167-224.

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . INTRODUÇÃO À SISTEMÁTICA DA BIODIVERSIDADE. In: Cristiane Lopes Simão Lemos. (Org.). LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (UAB-PARFOR), Volume 1. 1ed.Goiânia: FUNAPE-UFG/CIAR, 2012, v. 1, p. 365-408.

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . FILO ARTHROPODA. In: Carlos Eduardo Anunciação. (Org.). LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, MÓDULO 7 BLOCO 3. 1ed.Goiânia: FUNAPE, UFG, 2010, v. 3, p. 11-67.

  • LOPES, W. R. . Força de vontade e empenho marcam o ensino a distância em Moçambique. Jornal UFG, Goiânia-GO, , v. 49, p. 23 - 23, 12 dez. 2011.

  • MONTALVAO, L. H. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS DE CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS SOBRE CIÊNCIA, MÉTODO CIENTÍFICO E ENSINO DE CIÊNCIAS.. In: IV ENEBIO - II EREBIO, 2012, GOIÂNIA, GO. ANAIS DO IV ENEBIO - II EREBIO, 2012.

  • LOPES, W. R. ; FERREIRA, M. J. M. ; STEVAUX, M. N. . Proposta Pedagógica para o Ensino Médio: Filogenia de Animais.. In: II EREBIO-NE (Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste) / V EPEC (Encontro Paraibano de Ensino de Ciências), 2006, JOÃO PESSOA. ANAIS DO II EREBIO-NE, 2006.

  • LOPES, W. R. . Proposta Pedagógica para o ensino médio: Uma nova abordagem para o ensino de zoologia - ?Filogenia de animais?. In: IV Seminário das Licenciaturas ? Perspectivas para a formação de professores, 2005, Goiânia - GO. IV Seminário das Licenciaturas ? Perspectivas para a formação de professores, 2005.

  • LOPES, W. R. ; ROSA, S. A. ; RODRIGUES, O. D. ; BARBOSA, A. G. P. ; STEVAUX, M. N. . Uma Nova Abordagem para o Ensino da Biodiversidade ? A Vida em Transformação.. In: I EDIPE ? Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino., 2003, GOIÂNIA. ANAIS DO I EDIPE, 2003.

  • LOPES, W. R. ; ROSA, S. A. ; RODRIGUES, O. D. ; BARBOSA, A. G. P. ; STEVAUX, M. N. . Uma Nova Abordagem para o Ensino da Biodiversidade ? A Vida em Transformação.. In: I EDIPE ? Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino., 2003, GOIÂNIA. ANAIS DO I EDIPE, 2003.

  • LOPES, W. R. ; ROSA, S. A. ; RODRIGUES, O. D. ; BARBOSA, A. G. P. ; STEVAUX, M. N. . Um Novo Modo de Ensinar e Aprender Zoologia ? Aula Teórica. ?Filogenia de animais?. In: I EDIPE ? Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino., 2003, GOIÂNIA. ANAIS DO I EDIPE, 2003.

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . Um Novo Modo de Ensinar e Aprender Zoologia ? Aula Prática. ?Desvendando a História da Origem da Diversidade e Distribuição de Grupos de Animais Vertebrados Existentes no Zoológico de Goiânia, GO?.. In: I EDIPE ? Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino., 2003, GOIÂNIA. ANAIS DO I EDIPE, 2003.

  • BARROS-CORDEIRO, K. B. ; GRACIELLE, I. M. S. ; SAVINO, A. G. ; LOPES, W. R. ; PUJOL-LUZ, J. R. ; BAO, S. N. . ULTRAMORPHOLOGICAL CHARACTERISTICS OF IMMATURE STAGES OF PIOPHILA CASEI (DIPTERA: PIOPHILIDAE). In: Congresso Brasileiro de Microscopia, 2017, Búzios. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Microscopia, 2017.

  • LOPES, W. R. ; VASCONCELOS, S. D. . Inserção do Conteúdo ?Sistemática Animal? em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas.. In: XVI ENZ (Encontro de Zoologia do Nordeste), 2007, GARANHUNS. ANAIS DO XVI ENZ (Encontro de Zoologia do Nordeste), 2007.

  • SILVA, P. C. ; CAPELLARI, R. S. ; LOPES, W. R. ; OLIVEIRA, S. S. . Conhecendo os gêneros de Dolichopodidae (Diptera: Brachycera) do Parque Nacional das Emas - Goiás. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020, Águas de Lindóia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020.

  • REIS, P. A. ; LOPES, W. R. ; SILVA, P. C. ; OLIVEIRA, S. S. . Perfil da fauna de Hymenoptera (Insecta) do Parque Nacional das Emas, Goiás. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020, Águas de Lindóia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020.

  • SILVA, P. C. ; CAPELLARI, R. S. ; LOPES, W. R. ; OLIVEIRA, S. S. . Diversidade de gêneros de Dolichopodidae (Diptera: Brachycera) em uma área de pomar no município de Varjão - Goiás. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020, Águas de Lindóia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020.

  • LOPES, W. R. ; BARRETO, L. O. . Diversidade de Stratiomyiomorpha (Diptera, Brachycera) coletada por Malaise em área rural no Estado de Goiás. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020, Águas de Lindóia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020.

  • LOPES, W. R. ; AVILA, M. F. A. . Coleópteros atraídos por carcaças de macaco prego (Sapajus libidinosus): Diversidade e padrão temporal de ocorrência. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020, Águas de Lindóia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020.

  • LOPES, W. R. ; COSTA, S. J. . Imaturos de Stratiomyidae (Diptera, Brachycera) associados a galhos e troncos em decomposição no Cerrado do planalto central do Brasil. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020, Águas de Lindóia. XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020.

  • LOPES, W. R. ; SILVA, B. M. ; OLIVEIRA, S. S. . Diversidade de moscas (Diptera, Brachycera) em área de Mata Estacional Semidecidual do Parque Nacional das Emas em Goiás. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020, Águas de Lindóia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2020.

  • WEBER, I. D. ; LOPES, W. R. ; CZEPAK, C. . Gênero Archytas Jaennicke (1867) como Relevante Agente de Controle Natural de Lepidópteros-praga em soja. In: SICONBIOL, 2019, Londrina. Anais do 16 SICONBIOL, 2019.

  • LOPES, W. R. ; SILVA, B. M. ; PADILHA, B. C. ; SENA, C. E. S. ; BARRETO, L. O. ; STEVAUX, M. N. . Atratividade de moscas (Insecta, Diptera) associada a dois tipos de iscas em áreas semi-urbanas em Goiânia-GO. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2018.

  • BARRETO, L. O. ; BESSA, B. G. O. ; SILVA, B. M. ; LOPES, W. R. . Composição da entomofauna cadavérica de macaco prego (Sapajus libidinosus Spix, 1823) no Campus Samambaia da UFG. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2018.

  • PUJOL-LUZ, JOSÉ ROBERTO ; LOPES, W. R. ; AUGUSTO, L. F. C. ; ZITKOSKI, T. H. ; MORGADO, G. S. ; SOUZA, E. S. H. ; BARROS-CORDEIRO, K. B. ; LUZ, C. V. A. P. ; BRAGA, L. D. P. . Chave para a identificação de subfamílias e gêneros de Stratiomyidae (Insecta, Diptera) do Cerrado do planalto central brasileiro. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2018.

  • BESSA, B. G. O. ; ROCHA, T. L. ; LOPES, W. R. . TOXICIDADE DO CHUMBO EM LARVAS DE LUCILIA CUPRINA (DIPTERA: CALLIPHORIDAE). In: 3 Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, 2018, Ribeirão Preto. Anais do 3 Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, 2018.

  • BESSA, B. G. O. ; ROCHA, T. L. ; LOPES, W. R. . DEVELOPMENTAL TOXICITY OF LEAD IN THE CHRYSOMYA MEGACEPHALA (DIPTERA: CALLIPHORIDAE). In: XXXIII Reuniao Anual da Federacao de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2018, Campos do Jordão. Anais do XXXIII Reuniao Anual da Federacao de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2018.

  • BESSA, B. G. O. ; BARRETO, L. O. ; SILVA, B. M. ; LOPES, W. R. . Composição da fauna de dípteros associados à decomposição de macaco prego (Sapajus libidinosus Spix, 1823) no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. In: 3 Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, 2018, Ribeirão Preto. Anais do 3 Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, 2018.

  • AVILA, M. F. A. ; LOPES, W. R. . DIVERSIDADE DE COLEOPTERA ASSOCIADOS À DECOMPOSIÇÃO DE CARCAÇA DE MACACO PREGO (SAPAJUS LIBIDINOSUS). In: 3 Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, 2018, Ribeirão Preto. Anais do 3 Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, 2018.

  • SILVA, B. M. ; OLIVEIRA, S. S. ; LOPES, W. R. ; AFIUNE, G. P. S. . DIVERSIDADE DE HEXAPODA (INSECTA, PTERYGOTA) DO PARQUE NACIONAL DAS EMAS (GOIÁS) EM DOIS AMBIENTES FITOFISIONOMICAMENTE DIFERENTES. In: 15 CONPEEX, 2018, Goiânia. Anais do 15 CONPEEX, 2018.

  • LIMA, P. N. ; SILVA, B. M. ; FARIA, J. M. L. ; BARRETO, L. O. ; COSTA, M. S. ; LOPES, W. R. . FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE Chrysomya albiceps (DIPTERA: Calliphoridae) ATRAÍDAS POR ISCAS DE PEIXE E FÍGADO EM DECOMPOSIÇÃO NA CIDADE DE GOIÂNIA, -GO. In: 29 Semana do ICB, 2018, Goiânia. Anais da 29 Semana do ICB, 2018.

  • FARIA, J. M. L. ; SILVA, B. M. ; BARRETO, L. O. ; LIMA, P. N. ; COSTA, M. S. ; LOPES, W. R. . DECOMPOSIÇÃO DE TUCANO (RAMPHASTOS TOCO) NO BOSQUE AUGUST SAINT-HILLAIRE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS: UM ESTUDO DE CASO DE TAFONOMIA. In: 29 Semana do ICB, 2018, Goiânia. Anais da 29 Semana do ICB, 2018.

  • MACHADO, A. F. N. ; MARTINS, L. M. V. B. S. ; LIMA, S. A. ; TEDESCO, V. ; LOPES, W. R. . DECOMPOSIÇÃO DE SAGUI (CALLITHRIX PENICILLATA, E. GEOFFROY, 1812) NO BOSQUE A. SAINT HILAIRE ? UFG. In: 29 Semana do ICB, 2018, Goiânia. Anais da 29 Semana do ICB, 2018.

  • WEBER, I. D. ; LOPES, W. R. ; REZENDE, J. M. ; SILVA, L. C. G. ; SANTOS, A. L. S. ; MELO, A. B. ; ALBERNAZ-GODINHO, K. C. ; CZEPAK, C. . Levantamento de Taquinídeos (Diptera) associados a lepidópteros-praga em cultivo de soja em Goiás. In: XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2018, Gramado. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2018.

  • LOPES, W. R. ; SILVA, F. A. ; SANTOS, S. M. ; CUNHA, J. R. ; BARBOSA, F. C. ; SANTOLIN, S. F. ; PUJOL-LUZ, J. R. . COMPOSIÇÃO DA FAUNA DE CALIFORÍDEOS (DIPTERA: OESTROIDEA) ASSOCIADOS A CARCAÇAS DE PEQUENO PORTE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2014, GOIÂNIA. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2014.

  • PEREIRA, K. D. L. ; MATA, F. ; PIMENTA, E. F. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . SAZONALIDADE NA DENSIDADE DE IMATUROS DE CULICÍDEOS NA LAGOA SAMAMBAIA, GOIÂNIA, GO. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2012, SALVADOR, BA. ANAIS DO XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2012.

  • ROCHA, C. O. ; PEREIRA, K. D. L. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . ESTUDO DAS GUILDAS TRÓFICAS DA COMUNIDADE DE AVES NO MUNICÍPIO DE ARUANÃ-GO. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2012, SALVADOR, BA. ANAIS DO XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2012.

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; UASSURI, R. . ELEMENTOS FAUNÍSTICOS NA ARTE INDÍGENA KARAJÁ: ETNOZOOLOGIA INY MAHÃDU. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2012, SALVADOR, BA. ANAIS DO XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2012.

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; UASSURI, R. ; SANTOS, R. M. ; LEAO, V. G. . PERCEPÇÕES SOBRE A FAUNA NA CULTURA INDÍGENA LOCAL DE REPRESENTANTES INDÍGENAS DA TRIBO KARAJÁ DA ALDEIA BURIDINA, ARUANÃ, GO.. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2012, SALVADOR, BA. ANAIS DO XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2012.

  • STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. ; UASSURI, R. ; SANTOS, R. M. . IMPORTÂNCIA DA FAUNA NA IDENTIDADE ARTÍSTICA KARAJÁ: UM ESTUDO ETNOZOOLÓGICO DE RESGATE CULTURAL. In: 64ª SBPC, 2012, SÃO LUIS, MA. ANAIS DA 64ª SBPC, 2012.

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; UASSURI, R. ; SANTOS, R. M. . ETNOBIOLOGIA KARAJÁ: UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES E DA SISTEMÁTICA ZOOLÓGICA DE REPRESENTANTES INDÍGENAS DA ALDEIA BURIDINA, ARUANÃ, GO. In: 64ª SBPC, 2012, SÃO LUIS, MA. ANAIS DA 64ª SBPC, 2012.

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; UASSURI, R. . PERCEPÇÕES DE REPRESENTANTES INDÍGENAS DA TRIBO KARAJA (ALDEIA BURIDINA, ARUANÃ, GO) SOBRE A FAUNA LOCAL DE INVERTEBRADOS TERRESTRES E SUA DIVERSIDADE. In: IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2012, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO IX SBEE, 2012.

  • PEREIRA, K. D. L. ; ROCHA, C. O. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . CRITÉRIOS DE IDENTIFICAÇÃO DA AVIFAUNA LOCAL UTILIZADOS PELOS ÍNDIOS KARAJAS DA ALDEIA BURIDINA, ARUANÃ, GO.. In: IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2012, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO IX SBEE, 2012.

  • NASCIMENTO, S. ; STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. . DIVERSIDADE DE INSETOS DO GRUPO HURYTY NA ETNIA KARAJÁ. In: IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2012, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO IX SBEE, 2012.

  • STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. ; UASSURI, R. . FAUNA NA ARTE KARAJA: ETNOZOOLOGIA E IDENTIDADE CULTURAL. In: IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2012, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO IX SBEE, 2012.

  • PEREIRA, K. D. L. ; SILVA, L. O. ; YOSHINO, E. ; BATISTA, G. A. ; STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. . COMPOSIÇÃO E DIVERSIDADE DA AVIFAUNA NA FAZENDA SANTA BRANCA ECOTURISMO, MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS-G. In: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais da 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

  • PEREIRA, K. D. L. ; PIMENTA, E. F. ; ROCHA, C. O. ; STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. ; JAVAE, C. C. W. ; UASSURI, R. . ESTUDO ETNOORNITOLÓGICO COM ÍNDIOS KARAJÁS DA ALDEIA BURIDINA, ARUANÃ, G. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2011, Cuiabá. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2011.

  • ROCHA, C. O. ; PEREIRA, K. D. L. ; PIMENTA, E. F. ; STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. . PRÉVIO LEVANTAMENTO DA RIQUEZA AVIFAUNÍSTICA DO MUNICÍPIO DE ARUANÃ-G. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2011, Cuiabá. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2011.

  • LOPES, W. R. ; FAVA, F. G. ; STEVAUX, M. N. ; MALMANN, M. ; PEDROSA, M. C. A. P. . ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO ARTHROPODA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DE ENSINO MÉDIO. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2010, BELÉM, PA. ANAIS DO XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2010.

  • LOPES, W. R. ; FAVA, F. G. ; STEVAUX, M. N. ; MALMANN, M. ; PEDROSA, M. C. A. P. . UMA PARCERIA ENTRE A EXPOSIÇÃO ITINERANTE "É O BICHO!" E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - "DENGUE: ESSE PROBLEMA É NOSSO!". In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2010. ANAIS DO XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2010.

  • LOPES, W. R. ; FAVA, F. G. ; STEVAUX, M. N. ; MALMANN, M. ; PEDROSA, M. C. A. P. . O ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA-GO COMO ESPAÇO PARA A APRENDIZAGEM DE BIOGEOGRAFIA E FILOGENIA DE ANIMAIS NO ENSINO MÉDIO. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2010, BELÉM, PA. ANAIS DO XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2010.

  • MALMANN, M. ; PIMENTA, E. F. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . CARACTERÍSTICAS ETOLÓGICAS DE Athene cunicularia (STRIGIFORMES, STRIGIDAE) NO CAMPUS II DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, GO. In: 62ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2010, NATAL, RN. ANAIS DA 62ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2010.

  • STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. ; MALMANN, M. ; SILVA, CARLA STÉPHANIE GARCIA DA . "É O BICHO! DENGUE E MURIÇOCAS O PROBLEMA É SEU": UM NOVO CONCEITO EM EDUCAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA. In: 62ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2010, NATAL, RN. ANAIS DA 62ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2010.

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; MALMANN, M. ; SILVA, CARLA STÉPHANIE GARCIA DA ; GOMES, C. C. S. . ANÁLISE DO CONTEÚDO "SISTEMÁTICA ZOOLÓGICA" NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O QUE PENSAM OS ALUNOS DE LICENCIATURA?. In: 62ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2010, NATAL, RN. ANAIS 62ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2010.

  • OLIVEIRA, A. S. ; GUALBERTO, M. P. ; SANTOS, B. B. ; RIBEIRO, B. A. ; STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. ; MALMANN, M. . LEVANTAMENTO DE INSETOS DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS PIRENEUS, GOIÁS, BRASIL.. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010, NATAL. ANAIS DO XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010.

  • STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. ; MALMANN, M. ; SILVA, CARLA STÉPHANIE GARCIA DA ; GOMES, C. C. S. ; BRITO, P. R. . É O BICHO! DENGUE E MURIÇOCAS... O PROBLEMA É SEU!: EXPOSIÇÃO ITINERANTE COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010, NATAL. ANAIS DO XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010.

  • SILVA, CARLA STÉPHANIE GARCIA DA ; GOMES, C. C. S. ; BRITO, P. R. ; MALMANN, M. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . AVALIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES VEICULADAS PELAS CAMPANHAS DE COMBATE E CONTROLE DOS MOSQUITOS VETORES EM GOIÂNIA, GO. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010, NATAL. ANAIS DO XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010.

  • MALMANN, M. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; PEREIRA, K. D. L. ; SANTOS, T. C. N. ; MATA, F. ; MELO, V. K. V. ; PIMENTA, E. F. . REGISTRO DE AEDEOMYIA SQUAMIPENNIS (DIPTERA, CULICIDAE) ASSOCIADA A MACRÓFITAS AQUÁTICAS EM LAGOA ARTIFICIAL DE GOIÂNIA, GO. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010, NATAL. ANAIS DO XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010.

  • MALMANN, M. ; LOPES, W. R. ; SILVA, R. ; SANTOS, T. C. N. ; PEREIRA, K. D. L. ; MATA, F. ; SILVA, E. F. ; STEVAUX, M. N. . A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DA DIVERSIDADE E ECOLOGIA DOS INSETOS. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010, NATAL. ANAIS DO XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010.

  • LOPES, W. R. ; GONCALVES, T. H. R. ; STEVAUX, M. N. ; KLUTHCOUSKI, A. P. ; KLUTHCOUSKI, J. M. ; PEREIRA, T. S. ; SILVA, E. F. . ENSINO DE ENTOMOLOGIA: AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS E PROPOSTA DE ABORDAGEM POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE DESENHOS E MODELOS. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010, NATAL. ANAIS DO XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010.

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; MALMANN, M. ; MATA, F. ; MELO, V. K. V. ; PIMENTA, E. F. ; PEREIRA, K. D. L. ; SANTOS, T. C. N. . DIVERSIDADE DE CULICIDAE (INSECTA, DIPTERA) NO CAMPUS 2 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, GOIÂNIA. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010, NATAL. ANAIS DO XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2010.

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; SILVA, E. F. ; MALMANN, M. ; NOGUEIRA, M. G. N. ; SANTANA, T. M. ; MATA, F. ; PIMENTA, E. F. ; MELO, V. K. V. . RECURSOS ANIMAIS UTILIZADOS NA MEDICINA TRADICIONAL DE ÍNDIOS KARAJÁ DA ALDEIA BURIDINA, ARUANÃ, GO. In: II CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ETNOBIOLOGIA, 2010, RECIFE. ANAIS DO II CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ETNOBIOLOGIA, 2010.

  • STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. ; MALMANN, M. ; SILVA, E. F. ; LEAO, V. G. ; UASSURI, R. ; SANTOS, R. M. . É O BICHO! EXPOSIÇÃO ITINERANTE DA ALDEIA BURIDINA PARA ESCOLAS INDÍGENAS. In: II CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ETNOBIOLOGIA, 2010, RECIFE. ANAIS DO II CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ETNOBIOLOGIA, 2010.

  • LOPES, W. R. ; FAVA, F. G. ; PEDROSA, M. C. A. P. ; MALMANN, M. ; STEVAUX, M. N. . "Dengue: Esse problema é nosso!" Uma parceria entre a Exposição Itinerante "É o bicho!" e alunos do ensino médio. In: VI CONPEEX (Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão), 2009, GOIÂNIA. VI CONPEEX (Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão).

  • FAVA, F. G. ; PEDROSA, M. C. A. P. ; MALMANN, M. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . É o bicho! Dengue e muriçocas... o problema é seu!. In: VI CONPEEX (Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão), 2009, GOIÂNIA. VI CONPEEX (Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão), 2009.

  • LOPES, W. R. ; VASCONCELOS, S. D. . Representações e Distorções Conceituais sobre Filogenia Animal em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologi, 2008. ANAIS DO XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.

  • LOPES, W. R. ; VASCONCELOS, S. D. . Exposições Interativas sobre Artrópodos como Ferramenta para o Ensino de Zoologia.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologi, 2008. ANAIS DO XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.

  • LOPES, W. R. . Filogenia dos animais: uma proposta para o ensino de zoologia no Ensino Fundamental.. In: XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília - DF. XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004.

  • SILVA, P. C. ; CAPELLARI, R. S. ; LOPES, W. R. ; OLIVEIRA, S. S. . Conhecendo os gêneros de Dolichopodidae (Diptera: Brachycera) do Parque Nacional das Emas - Goiás. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REIS, P. A. ; LOPES, W. R. ; SILVA, P. C. ; OLIVEIRA, S. S. . PERFIL DA FAUNA DE HYMENOPTERA (INSECTA) DO PARQUE NACIONAL DAS EMAS, GOIÁS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, P. C. ; CAPELLARI, R. S. ; LOPES, W. R. ; OLIVEIRA, S. S. . Diversidade de gêneros de Dolichopodidae (Diptera: Brachycera) em uma área de pomar no município de Varjão - Goiás. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; SILVA, B. M. ; OLIVEIRA, S. S. . DIVERSIDADE DE MOSCAS (DIPTERA, BRACHYCERA) EM ÁREA DE MATA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL DO PARQUE NACIONAL DAS EMAS EM GOIÁS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; BARRETO, L. O. . DIVERSIDADE DE STRATIOMYIOMORPHA (DIPTERA, BRACHYCERA) COLETADA POR MALAISE EM ÁREA RURAL NO ESTADO DE GOIÁS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; AVILA, M. F. A. . COLEÓPTEROS ATRAÍDOS POR CARCAÇAS DE MACACO PREGO (Sapajus libidinosus): DIVERSIDADE E PADRÃO TEMPORAL DE OCORRÊNCIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; COSTA, S. J. . IMATUROS DE STRATIOMYIDAE (DIPTERA, BRACHYCERA) ASSOCIADOS A GALHOS E TRONCOS EM DECOMPOSIÇÃO NO CERRADO DO PLANALTO CENTRAL DO BRASIL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. . Métodos de amostragem em invertebrados terrestres. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WEBER, I. D. ; LOPES, W. R. ; CZEPAK, C. . Gênero Archytas Jaennicke (1867) como Relevante Agente de Controle Natural de Lepidópteros-praga em soja. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LOPES, W. R. . Aspectos Gerais da Entomologia Forense. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, W. R. . Biologia Forense e suas aplicações. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARRETO, L. O. ; BESSA, B. G. O. ; SILVA, B. M. ; LOPES, W. R. . Composição da entomofauna cadavérica de macaco prego (Sapajus libidinosus Spix, 1823) no campus Samambaia da UFG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; SILVA, B. M. ; PADILHA, B. C. ; SENA, C. E. S. ; BARRETO, L. O. ; STEVAUX, M. N. . Atratividade de moscas (Insecta, Diptera) associada a dois tipos de iscas em áreas semi-urbanas em Goiânia-GO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PUJOL-LUZ, JOSÉ ROBERTO ; LOPES, W. R. ; AUGUSTO, L. F. C. ; ZITKOSKI, T. H. ; MORGADO, G. S. ; SOUZA, E. S. H. ; BARROS-CORDEIRO, K. B. ; LUZ, C. V. A. P. ; BRAGA, L. D. P. . Chave para a identificação de subfamílias e gêneros de Stratiomyidae (Insecta, Diptera) do Cerrado do Planalto Central brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, A. F. N. ; NOGUEIRA, S. M. ; MARTINS, L. M. V. B. S. ; LIMA, S. A. ; TEDESCO, V. ; LOPES, W. R. . Decomposição de Sagui (Callithrix penicillata E. Geoffroy, 1812) no Bosque August Saint Hilaire ? UFG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIA, J. M. L. ; SILVA, B. M. ; BARRETO, L. O. ; LIMA, P. N. ; COSTA, M. S. ; LOPES, W. R. . Decomposição de Tucano (Ramphastos toco) no Bosque August Saint-Hillaire da Universidade Federal de Goiás: um estudo de caso de tafonomia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, P. N. ; SILVA, B. M. ; FARIA, J. M. L. ; BARRETO, L. O. ; COSTA, M. S. ; LOPES, W. R. . Flutuação populacional de Chrysomya albiceps (Diptera: Calliphoridae) atraídas por iscas de peixe e fígado em decomposição na cidade de Goiânia, GO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. . Insetos e crimes: os delatores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BESSA, B. G. O. ; ROCHA, T. L. ; LOPES, W. R. . Toxicidade do Chumbo em larvas de Lucilia cuprina (Diptera: Calliphoridae). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AVILA, M. F. A. ; LOPES, W. R. . Diversidade de Coleoptera associados à decomposição de carcaça de macaco prego (Sapajus libidinosus). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, B. M. ; OLIVEIRA, S. S. ; LOPES, W. R. ; AFIUNE, G. P. S. . Diversidade de Hexapoda (Insecta, Pterygota) do Parque Nacional das Emas (Goiás) em dois ambientes fitofisionomicamente diferentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WEBER, I. D. ; LOPES, W. R. ; REZENDE, J. M. ; SILVA, L. C. G. ; SANTOS, A. L. S. ; MELO, A. B. ; ALBERNAZ-GODINHO, K. C. ; CZEPAK, C. . Levantamento de Taquinídeos (Diptera) associados a lepidópteros-praga em cultivo de soja em Goiás. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BESSA, B. G. O. ; BARRETO, L. O. ; SILVA, B. M. ; LOPES, W. R. . Composição da fauna de dípteros associados à decomposição de macaco prego (Sapajus libidinosus Spix, 1823) no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BESSA, B. G. O. ; LOPES, W. R. ; ROCHA, T. L. . Developmental toxicity of Lead in the Chrysomya megacephala (Diptera: Calliphoridae). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROS-CORDEIRO, K. B. ; GRACIELLE, I. M. S. ; SAVINO, A. G. ; LOPES, W. R. ; PUJOL-LUZ, J. R. ; BAO, S. N. . Ultramorphological Characteristics of Immature Stages of Piophila casei (Diptera: Piophilidae). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. . Desenvolvimento dos Insetos Necrofagos e a aplicacao na Entomologia Forense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, W. R. . Biologia do desenvolvimento em Diptera e sua aplicacao na Entomologia Forense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, W. R. ; SILVA, F. A. ; SANTOS, S. M. ; CUNHA, J. R. ; BARBOSA, F. C. ; SANTOLIN, S. F. ; PUJOL-LUZ, J. R. . COMPOSIÇÃO DA FAUNA DE CALIFORÍDEOS (DIPTERA: OESTROIDEA) ASSOCIADOS A CARCAÇAS DE PEQUENO PORTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. . CAMPOS DE ATUAÇÃO DO BIÓLOGO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTALVAO, L. H. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS DE CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS SOBRE CIÊNCIA, MÉTODO CIENTÍFICO E ENSINO DE CIÊNCIAS.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. ; UASSURI, R. ; SANTOS, R. M. . IMPORTÂNCIA DA FAUNA NA IDENTIDADE ARTÍSTICA KARAJÁ: UM ESTUDO ETNOZOOLÓGICO DE RESGATE CULTURAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; UASSURI, R. ; SANTOS, R. M. . ETNOBIOLOGIA KARAJÁ: UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES E DA SISTEMÁTICA ZOOLÓGICA DE REPRESENTANTES INDÍGENAS DA ALDEIA BURIDINA, ARUANÃ, GO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; UASSURI, R. ; SANTOS, R. M. ; LEAO, V. G. . PERCEPÇÕES SOBRE A FAUNA NA CULTURA INDÍGENA LOCAL DE REPRESENTANTES INDÍGENAS DA TRIBO KARAJÁ DA ALDEIA BURIDINA, ARUANÃ, GO.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; UASSURI, R. . ELEMENTOS FAUNÍSTICOS NA ARTE INDÍGENA KARAJÁ: ETNOZOOLOGIA INY MAHÃDU. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. O. ; PEREIRA, K. D. L. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . ESTUDO DAS GUILDAS TRÓFICAS DA COMUNIDADE DE AVES NO MUNICÍPIO DE ARUANÃ-GO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, K. D. L. ; MATA, F. ; PIMENTA, E. F. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . SAZONALIDADE NA DENSIDADE DE IMATUROS DE CULICÍDEOS NA LAGOA SAMAMBAIA, GOIÂNIA, GO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . ETNOBIOLOGIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, K. D. L. ; PIMENTA, E. F. ; ROCHA, C. O. ; STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. ; JAVAE, C. C. W. ; UASSURI, R. . ESTUDO ETNOORNITOLÓGICO COM ÍNDIOS KARAJÁS DA ALDEIA BURIDINA, ARUANÃ, GO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. O. ; PEREIRA, K. D. L. ; PIMENTA, E. F. ; STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. . PRÉVIO LEVANTAMENTO DA RIQUEZA AVIFAUNÍSTICA DO MUNICÍPIO DE ARUANÃ-GO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, K. D. L. ; SILVA, L. O. ; YOSHINO, E. ; BATISTA, G. A. ; STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. . COMPOSIÇÃO E DIVERSIDADE DA AVIFAUNA NA FAZENDA SANTA BRANCA ECOTURISMO, MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS, GO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; FAVA, F. G. ; STEVAUX, M. N. ; MALMANN, M. ; PEDROSA, M. C. A. P. . O ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA-GO COMO ESPAÇO PARA A APRENDIZAGEM DE BIOGEOGRAFIA E FILOGENIA DE ANIMAIS NO ENSINO MÉDIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; FAVA, F. G. ; STEVAUX, M. N. ; MALMANN, M. ; PEDROSA, M. C. A. P. . UMA PARCERIA ENTRE A EXPOSIÇÃO ITINERANTE "É O BICHO!" E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - "DENGUE: ESSE PROBLEMA É NOSSO!". 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; FAVA, F. G. ; STEVAUX, M. N. ; MALMANN, M. ; PEDROSA, M. C. A. P. . ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO ARTHROPODA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DE ENSINO MÉDIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; MALMANN, M. ; SILVA, CARLA STÉPHANIE GARCIA DA . "É O BICHO! DENGUE E MURIÇOCAS...O PROBLEMA É SEU!": UM NOVO CONCEITO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, CARLA STÉPHANIE GARCIA DA ; LOPES, W. R. ; MALMANN, M. ; STEVAUX, M. N. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE INFORMAÇÕES VEICULADAS PELAS CAMPANHAS DE COMBATE À DENGUE E CONTROLE DE MOSQUITOS VETORES EM GOIÂNIA-GO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES, W. R. ; SILVA, CARLA STÉPHANIE GARCIA DA ; MALMANN, M. ; STEVAUX, M. N. ; GOMES, C. C. S. . EXPOSIÇÃO ITINERANTE ?É O BICHO!? E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA PARCERIA NA POPULARIZAÇÃO DA TEMÁTICA DENGUE E SEUS VETORES.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. ; MALMANN, M. ; SILVA, CARLA STÉPHANIE GARCIA DA . "É O BICHO! DENGUE E MURIÇOCAS... O PROBLEMA É SEU!": UM NOVO CONCEITO EM EDUCAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MALMANN, M. ; PIMENTA, E. F. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . CARACTERÍSTICA ETOLÓGICAS DE Athene cunicularia (STRIGIFORMES, STRIGIDAE) NO CAMPUS II DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, GOIÂNIA, GO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; MALMANN, M. ; SILVA, CARLA STÉPHANIE GARCIA DA ; GOMES, C. C. S. . ANÁLISE DO CONTEÚDO "SISTEMÁTICA ZOOLÓGICA" NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O QUE PENSAM OS ALUNOS DE LICENCIATURA?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; MALMANN, M. ; MATA, F. ; MELO, V. K. V. ; PIMENTA, E. F. ; PEREIRA, K. D. L. ; SANTOS, T. C. N. . DIVERSIDADE DE CULICIDAE (INSECTA, DIPTERA) NO CAMPUS 2 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, GOIÂNIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; GONCALVES, T. H. R. ; STEVAUX, M. N. ; KLUTHCOUSKI, A. P. ; KLUTHCOUSKI, J. M. ; PEREIRA, T. S. ; SILVA, E. F. . ENSINO DE ENTOMOLOGIA: AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS E PROPOSTA DE ABORDAGEMpor meio da Utilização de Desenhos e Modelos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MALMANN, M. ; LOPES, W. R. ; SILVA, R. ; SANTOS, T. C. N. ; PEREIRA, K. D. L. ; MATA, F. ; SILVA, E. F. ; STEVAUX, M. N. . A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DA DIVERSIDADE E ECOLOGIA DOS INSETOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MALMANN, M. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; PEREIRA, K. D. L. ; SANTOS, T. C. N. ; MELO, V. K. V. ; PIMENTA, E. F. . REGISTRO DE Aedeomyia squamipennis (DIPTERA, CULICIDAE) ASSOCIADA A MACRÓFITAS AQUÁTICAS EM LAGOA ARTIFICIAL DE GOIÂNIA, GO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, CARLA STÉPHANIE GARCIA DA ; GOMES, C. C. S. ; BRITO, P. R. ; MALMANN, M. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . AVALIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES VEICULADAS PELAS CAMPANHAS DE COMBATE E CONTROLE DOS MOSQUITOS VETORES EM GOIÂNIA, GO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. ; MALMANN, M. ; SILVA, CARLA STÉPHANIE GARCIA DA ; GOMES, C. C. S. ; BRITO, P. R. . É O BICHO! DENGUE E MURIÇOCAS... O PROBLEMA É SEU!: EXPOSIÇÃO ITINERANTE COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, A. S. ; GUALBERTO, M. P. ; SANTOS, B. B. ; RIBEIRO, B. A. ; STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. ; MALMANN, M. . LEVANTAMENTO DE INSETOS DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS PIRENEUS, GOIÁS, BRASIL.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FAVA, F. G. ; PEDROSA, M. C. A. P. ; MALMANN, M. ; LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . É o bicho! Dengue e muriçocas... o problema é seu!. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; FAVA, F. G. ; PEDROSA, M. C. A. P. ; MALMANN, M. ; STEVAUX, M. N. . Dengue: Esse problema é nosso! Uma parceria entre a Exposição Itinerante "É o bicho!" e alunos do ensino médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; VASCONCELOS, S. D. . Representações e Distorções Conceituais sobre Filogenia Animal em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; VASCONCELOS, S. D. . : Exposições Interativas sobre Artrópodos como Ferramenta para o Ensino de Zoologia.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; VASCONCELOS, S. D. . Inserção do Conteúdo ?Sistemática Animal? em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, W. R. ; FERREIRA, M. J. M. ; STEVAUX, M. N. . Proposta Pedagógico para o Ensino Médio: Filogenia de Animais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . Proposta Pedagógica para o ensino médio: Uma nova abordagem para o ensino de zoologia - ?Filogenia de animais?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES, W. R. ; ROSA, S. A. ; RODRIGUES, O. D. ; BARBOSA, A. G. P. ; STEVAUX, M. N. . Filogenia dos animais: uma proposta para o ensino de zoologia no Ensino Fundamental.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, W. R. ; ROSA, S. A. ; BARBOSA, A. G. P. ; RODRIGUES, O. D. ; STEVAUX, M. N. . Uma Nova Abordagem para o Ensino da Biodiversidade ? A Vida em Transformação.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, W. R. ; ROSA, S. A. ; BARBOSA, A. G. P. ; RODRIGUES, O. D. ; STEVAUX, M. N. . Uma Nova Abordagem para o Ensino da Biodiversidade ? A Vida em Transformação.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, W. R. ; ROSA, S. A. ; RODRIGUES, O. D. ; FERREIRA, M. J. M. ; STEVAUX, M. N. . Um Novo Modo de Ensinar e Aprender Zoologia ? Aula Teórica. ?Filogenia de animais?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . Um Novo Modo de Ensinar e Aprender Zoologia ? Aula Prática. ?Desvendando a História da Origem da Diversidade e Distribuição de Grupos de Animais Vertebrados Existentes no Zoológico de Goiânia, GO?.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

LOPES, W. R. . CONSULTOR NO CAP DE SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÃO FIEL DEPOSITÁRIA DE AMOSTRAS DE COMPONENTE DO PATRIMÔNIO GENÉTICO/MMA. 2011.

LOPES, W. R. . CONSULTOR NO CAP DE SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÃO FIEL DEPOSITÁRIA DE AMOSTRAS DE COMPONENTE DO PATRIMÔNIO GENÉTICO. 2010.

LIRA-JUNIOR, L. A. ; LOPES, W. R. . Mitos e Verdades da Entomologia Forense: Insetos necrófagos e sua real importância em investigações criminais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LOPES, W. R. . COLETA E CURADORIA DE MATERIAL ZOOLÓGICO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LOPES, W. R. . ENTOMOLOGIA FORENSE: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LOPES, W. R. . BIOLOGIA E IDENTIFICAÇÃO DE INSETOS DE INTERESSE FORENSE. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LOPES, W. R. . ENTOMOLOGIA FORENSE: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAVASIN, G. M. ; ANDRADE, L. R. ; STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. . ZOOLOGIA II. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

LOPES, W. R. . ENTOMOLOGIA FORENSE: BASES E APLICAÇÕES. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LOPES, W. R. . ENTOMOLOGIA FORENSE: ESTUDOS DE CASO. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LOPES, W. R. . ABORDAGEM FILOGENÉTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. . INTRODUÇÃO À SISTEMÁTICA DA BIODIVERSIDADE. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

LOPES, W. R. . Licenciatura em Ciências Biológicas Módulo 7 - Bloco 1. 2011. (Revisão Pedagógica de Material Didático ISBN 978-85-87191-91-8).

LOPES, W. R. . Licenciatura em Ciências Biológicas Módulo 8 - Bloco 3. 2011. (Revisão Pedagógica de Material Didático ISBN 978-85-8083-007-9).

LOPES, W. R. . ENSINO DE EVOLUÇÃO: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS. 2010. .

LOPES, W. R. . FILOGENIA DE ANIMAIS. 2010. .

LOPES, W. R. . ENSINO DE EVOLUÇÃO E ZOOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FILOGENÉTICA, UMA ABORDAGEM POSSÍVEL?. 2010. .

LOPES, W. R. . 200 ANOS DE CHARLES DARWIN. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

STEVAUX, M. N. ; LOPES, W. R. . FILO ARTHROPODA. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

LOPES, W. R. . Licenciatura em Ciências Biológicas Módulo 6 - Bloco 1. 2010. (Revisão Pedagógica de Material Didático ISBN 978-85-87191-49-7).

LOPES, W. R. . Licenciatura em Ciências Biológicas Módulo 8 - Bloco 1. 2010. (Revisão Pedagógica de Material Didático ISBN 978-85-87191-66-7).

LOPES, W. R. . Licenciatura em Ciências Biológicas Módulo 7 - Bloco 4. 2010. (Revisão Pedagógica de Material Didático ISBN 978-85-87191-45-8).

LOPES, W. R. . Licenciatura em Ciências Biológicas Módulo 7 - Bloco 3. 2010. (Revisão Pedagógica de Material Didático ISBN 978-85-87191-50-2).

LOPES, W. R. . É O BICHO!. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LOPES, W. R. . FILOGENIA DE ANIMAIS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LOPES, W. R. . INVERTEBRADOS TERRESTRES: DIVERSIDADE E EVOLUÇÃO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LOPES, W. R. . 200 ANOS DE CHARLES DARWIN. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LOPES, W. R. . BIOGEOGRAFIA: PRINCÍPIOS BÁSICOS E REFERENCIAIS TEÓRICOS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LOPES, W. R. ; STEVAUX, M. N. ; FERREIRA, L. G. . BIOGEOGRAFIA: PRINCÍPIOS E CONCEITOS BÁSICOS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Biodiversidade, Endemismo e Conservação na Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado, Niquelândia, Goiás, Brasil, Descrição: O Cerrado com11.627 espécies de plantas, 44% delas endêmicas, é um dos 35 hotspot globais da biodiversidade. Porém, sua Biodiversidade em áreas degradadas por mineração como àquelas domunicípio de Niquelândia que inclui uma área de 9.843,247 km, belas paisagens, importantes cursosdágua, flora e fauna ricas, carece de estudos. O município possui apenas uma área de proteção permanente, a Reserva Particular de Desenvolvimento sustentável Legado Verdes do Cerrado cuja Biodiversidade carece de estudos. Objetiva-se inventariar as plantas, algas, anfíbios, abelhas Euglosinne, dípteros e aves na reserva supracitada visando apoiar sua conservação. Espera-se como resultados: a) um Checklist dos organismos estudados com nomenclatura científica, caracteres diagnósticos e habitats; b) a descrição mapeada da vegetação local; c) a formação de recursos humanos; d) obter uma coleção com cerca de 2.500 espécimes de plantas e algas para o Herbário da Universidade Federal de Goiás, além de uma coleção de abelhas, anfíbios e dípteros a ser alocada na Coleção de Zoologia da mesma Instituição; e, e) um guia de campo ilustrado com pelo menos 100 espécies de plantas típicas da área estudada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Welinton Ribamar Lopes - Coordenador / Sarah Siqueira de Oliveira - Integrante / Marcos José da Silva - Integrante / ALEXANDRE ANTONIO ALONSO - Integrante / JASCIELI CARLA BORTOLINI - Integrante / INA DE SOUZA NOGUEIRA - Integrante / ROGERIO PEREIRA BASTOS - Integrante / FAUSTO NOMURA - Integrante / NATAN MEDEIROS MACIEL - Integrante / ARTHUR ANGELO BISPO DE OLIVEIRA - Integrante / ANA PAULA FORTUNA PEREZ - Integrante / CARLOS ABS DA CRUZ BIANCHI - Integrante / DANIEL DE PAIVA SILVA - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Diversidade de Stratiomyidae (Diptera: Brachycera) no estado de Goiás, Brasil, Descrição: Diptera é uma das maiores ordens de Insecta, possuindo grande diversidade e variedade de hábitos alimentares, o que os torna capazes de explorar basicamente todo tipo de ambiente. Destacam-se como insetos polinizadores, sendo muitas vezes também referenciados como pragas de agricultura, potenciais vetores de patógenos ou causadores de miíases. Em Stratiomyidae são reconhecidas 12 subfamílias, com cerca de 2.700 espécies amplamente distribuídas por todas as regiões biogeográficas. No Brasil foram catalogadas cerca de 600 espécies distribuídas em 106 gêneros. Destas, 987 foram registradas na região Neotropical, área de maior riqueza no mundo. Suas larvas podem ser aquáticas, semi-aquáticas ou terrestres, estando associadas a restos de frutos, folhas e raízes de plantas terrestres e aquáticas e a troncos de árvores frutíferas e outros troncos em decomposição. Os adultos geralmente atuam como polinizadores. Este projeto tem como objetivos realizar um levantamento sobre a composição e diversidade da família Stratiomyidae no estado de Goiás. O material será coletado com armadilhas Malaise, luminosas e com coletas ativas, além da criação de larvas em laboratório. As coletas serão realizadas no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, na Floresta Nacional de Silvânia, no Parque Nacional das Emas, no Parque dos Pireneus e Parque Estadual da Serra de Caldas. Os adultos coletados serão triados, alfinetados, etiquetados e identificados ao nível específico com auxílio de chaves adequadas. Esses adultos serão tombados no acervo da Coleção Entomológica do Departamento de Ecologia da UFG. As larvas coletadas manualmente foram colocadas diretamente nas placas de Petri e criadas como o descrito anteriormente, seguindo o protocolo de criação de larvas segundo Pujol-Luz & Xerez (1999).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Welinton Ribamar Lopes - Coordenador / Liandra de Oliveira Barreto - Integrante / Brennda Menezes da Silva - Integrante / Marcos Fernandes Arantes de Ávila - Integrante / João Marcos de Lima Faria - Integrante / Kamila Mendes da Silva - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Biologia do desenvolvimento em Diptera e sua aplicação no estudo da Cronotanatognose, Descrição: A utilização de insetos como evidências na solução de casos criminais desenvolveu-se bastante nas últimas três décadas e já é rotina em alguns países, especialmente para atender a demanda da estimativa de intervalo post-mortem (IPM) de cadáveres humanos, estudo conhecido como cronotanatognose. Os fenômenos da decomposição costumam ser mascarados após as primeiras 72 horas da morte e é aí, que a Entomologia Forense se torna uma ferramenta auxiliar significativa, e os insetos necrófagos podem ser utilizados na estimativa do IPM. Existem três principais técnicas rotineiramente utilizadas para a estimar o IPM entomológico: (1) o Período de Atividade do Inseto (PAI) sobre o cadáver, (2) o Grau-Dia Acumulado (GDA) e o (3) Padrão de Sucessão dos Insetos (PSI) necrófagos. Todas elas, consideram de alguma maneira, principalmente as formas imaturas de Diptera (larvas e pupas), como objetos principais de suas análises e interpretações. Todavia, nenhum estudo de Entomologia Forense, pode ser considerado confiável, sem o pleno conhecimento da taxonomia, ontogenia, biologia e ecologia dos insetos necrófagos. O objetivo desse projeto é ampliar o conhecimento sobre a biologia do desenvolvimento de insetos da Ordem Diptera, especialmente aqueles relacionados à cronologia do desenvolvimento pós-embrionário larval e intra-pupal, fornencendo assim, subsídios para os estudos da cronotatatognose, ontogenia, morfologia e taxonomia. Colônias de espécies conhecidas de Diptera serão estabelecidas e os bioensaios de tempo de desenvolvimento serão realizados utilizando dieta natural ou artificial mantendo controlados temperatura, umidade e fotofase. Após a eclosão dos ovos as neolarvas serão contadas e transferidas para potes contendo dieta na proporção de 2g de dieta/1 unidade de larva. Em cada tratamento as coletas de imaturos ocorrerão a cada duas horas (n=5) e após 96 horas de desenvolvimento as coletas serão realizadas a cada 6 horas (n=5) até a emergência do adulto. As amostras serão fixadas e conservadas para posterior coleta de dados de medida total do comprimento e massa corpórea. Análises de Microscopia Óptica, de Transmissão e Eletrônica de Varredura também serão realizadas. A influência de algumas toxinas e metais pesados no desenvolvimento de dípteros também serão alvo de estudos nesse projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Welinton Ribamar Lopes - Coordenador / Liandra de Oliveira Barreto - Integrante / Bárbara Gomes de Oliveira Bessa - Integrante / Brennda Menezes da Silva - Integrante / Marcos Fernandes Arantes de Ávila - Integrante / João Marcos de Lima Faria - Integrante / Júlia Souza Rodrigues - Integrante / Kamila Mendes da Silva - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Ecologia e padrões de decomposição animal no Cerrado do estado de Goiás, Brasil, Descrição: Insetos necrófagos são aqueles que utilizam a matéria orgânica animal em decomposição como fonte proteica, ou para si como alimento, ou visando estimular a oviposição, e também para desenvolvimento de suas fases imaturas. O processo de decomposição se inicia pela ação de microorganismos (fungos e bactérias) seguidos por uma diversidade de invertebrados terrestres (principalmente de artrópodes), entre os quais predominam os sarcossaprófagos. A estrutura da comunidade faunística associada aos corpos modifica-se conforme progride o processo de decomposição. Este projeto tem como objetivo realizar estudos sobre a composição da comunidade de insetos necrófagos (visitantes e colonizadores) em carcaças de animais (domésticos e silvestres) em decomposição em ambientes de Cerrado (conservado e antropizado) no estado de Goiás. As coletas serão realizadas no Campus Samambaia da UFG, na Floresta Nacional de Silvânia, no Parque Nacional das Emas, no Parque dos Pireneus e Parque Estadual da Serra de Caldas. As iscas a serem utilizadas serão porcos domésticos natimortos doados por fazendas de suinocultura e animais silvestres (provenientes de resgates ou atropelamento e que vierem a óbito) doados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres e pelo Programa FaunaCO. As coletas de adultos e imaturos será de forma ativa utilizando redes entomológicas e pinças e de forma passiva com armadilha Shannon adaptada e bandeja de contenção. Atenção especial será voltada para a descrição de possíveis padrões de sucessão ecológica, em relação às fases da decomposição de carcaças bem como em estudos sistemáticos sobre a biologia, comportamento, ciclos de vida, desenvolvimento e diversidade de insetos necrófagos especialmente da Ordem Diptera e Coleoptera.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Welinton Ribamar Lopes - Coordenador / Liandra de Oliveira Barreto - Integrante / Bárbara Gomes de Oliveira Bessa - Integrante / Brennda Menezes da Silva - Integrante / Marcos Fernandes Arantes de Ávila - Integrante / João Marcos de Lima Faria - Integrante / Júlia Souza Rodrigues - Integrante / Kamila Mendes da Silva - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Diversidade de Diptera (Hexapoda: Insecta) no Parque Nacional de Emas, Goiás, Descrição: A ordem Diptera contém grande riqueza de espécies, com mais de 152.000 espécies descritas para o mundo, distribuídas em aproximadamente 160 famílias. Da diversidade de grupos de Diptera, 118 famílias e cerca de 31.000 espécies são conhecidas para a região Neotropical, que correspondem a cerca de 20% da biodiversidade conhecida para o mundo. Não há nenhum estudo faunístico de Diptera realizado no Parque Nacional de Emas (PNE), Goiás. Este parque é uma das mais importantes unidades de conservação nacional do Bioma Cerrado, com uma área de 132.941 ha de extensão. Estima-se que a diversidade de dípteros na região Neotropical seja uma das maiores dentre as diferentes regiões biogeográficas no mundo. Este projeto visa conhecer e caracterizar em detalhe a fauna de Diptera do Parque Nacional de Emas com a descrição de novas espécies e a elaboração de checklist. Além disso, este projeto visa à formação de recursos humanos em atividades relacionadas à curadoria de coleções, levantamento de fauna e estudo de padrões da biodiversidade no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Welinton Ribamar Lopes - Integrante / Sarah Siqueira de Oliveira - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Diversidade de Diptera (Hexapoda: Insecta) no Cerrado: Taxonomia, Filogenia e Biogeografia, Descrição: A ordem Diptera contém grande riqueza de espécies, com mais de 152.000 espécies descritas para o mundo, distribuídas em aproximadamente 160 famílias. Da diversidade de grupos de Diptera, 118 famílias e cerca de 31.000 espécies são conhecidas para a região Neotropical, que correspondem a cerca de 20% da biodiversidade conhecida para o mundo. Mycetophilidae (Diptera) é a segunda mais numerosa e diversificada família da subordem Bibionomorpha, com 233 gêneros e cerca de 4.500 espécies descritas de todas as regiões biogeográficas, exceto a Antártica. Na região Neotropical, há 54 gêneros e 1.145 espécies de Mycetophilidae. Na região Centro-Oeste do Brasil são conhecidas duas espécies do Mato Grosso, 15 do Mato Grosso do Sul e 25 de Goiás. Das espécies conhecidas de Goiás, oito foram descritas originalmente de Corumbá de Goiás e 17 de outras localidades tipo e distribuem-se no estado. Estima-se que a diversidade de dípteros na região Neotropical seja uma das maiores dentre as diferentes regiões biogeográficas no mundo. Neste cenário, há a necessidade de um investimento paralelo no processo de formação de novos taxonomistas no Brasil. Este projeto visa conhecer e caracterizar em detalhe a fauna de Diptera do cerrado brasileiro, e em especial de Mycetophilidae e Lygistorrhinidae, com a descrição de novas espécies, elaboração de mapas de distribuição e de um checklist. Além disso, este projeto visa à formação de recursos humanos em atividades relacionadas à curadoria de coleções, levantamento de fauna e estudo de padrões da biodiversidade no Brasil. Para tanto, serão utilizados espécimes provenientes de coleções de museus, projetos finalizados ou em andamento, de residual de malaise coletado por outros pesquisadores e de novas coletas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Welinton Ribamar Lopes - Integrante / Sarah Siqueira de Oliveira - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Conhecimentos tradicionais etnofaunísticos e a conservação da biodiversidade pelos índios karajá da aldeia Buridina em Aruanã, GO., Descrição: Este projeto tem por objetivos: Registrar a biodiversidade faunística em terras indígenas da aldeia Buridina bem como do rio Araguaia, em Aruanã, GO. Identificar e classificar a fauna local, conforme o conhecimento Karaja e conforme o conhecimento científico tradicional (etnotaxonomia). Identificar os elementos faunísticos integrantes da cultura karaja (em pinturas, rituais, alimentação e mitos). Elaborar produtos de instrumentação do ensino para as escolas Karaja e escolas do ensino básico de Goiás. Elaborar produtos de divulgação da biodiversidade local e do conhecimento Karaja. Analisar o conhecimento etnoecológico sobre a fauna na comunidade indígena da aldeia Buridina. Promover a qualificação dos educadores indígenas da aldeia no desenvolvimento de projetos em educação ambiental. Contribuir para um delineamento do ensino formal indígena na área de Ciências por meio da análise das percepções dos estudantes indígenas sobre a fauna e suas possíveis influências na cultura Karaja. Tombar os registros no Banco de imagens da fauna da região centro oeste do Brasil associada a coleção científica de zoologia da UFG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Welinton Ribamar Lopes - Coordenador / Maria Nazaré Stevaux - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Diversidade faunistica na trilha karaja da aldeia Buridina, em Aruanã, Goiás, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Nazare Stevaux em 28/10/2012., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Welinton Ribamar Lopes - Integrante / Maria Nazaré Stevaux - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2017

    Uma abordagem para o ensino de zoologia na educação básica: Filogenia de animais, Descrição: O objetivo geral deste estudo é contribuir para o entendimento dos problemas que permeiam a abordagem docente do tema Sistemática Filogenética. Para tal partimos da identificação e análise de diferentes concepções expressas por professores e alunos de Biologia, tanto do ensino médio quando de nível superior, bem como as dificuldades na elaboração de propostas didático-metodológicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Welinton Ribamar Lopes - Coordenador / Maria Nazaré Stevaux - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Banco de imagens da biodiversidade do Centro Oeste do Brasil, Descrição: O objetivo maior deste projeto é a criação de um banco de imagens da biodiversidade regional do Centro Oeste do Brasil, especificamente a fauna. As imagens geo-referenciadas são produzidas em alta definição. O banco de imagens será anexado ao acervo científico e educativo do ICB-UFG: a Coleção Zoológica Regional; o Museu Didático Zoológico e o Arquivo de Sons. A partir do banco de imagens serão consolidadas várias ações voltadas para a Educação, Cultura, Arte e Comunicação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Welinton Ribamar Lopes - Integrante / Maria Nazaré Stevaux - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas. , Departamento de Ecologia, SAMAMBAIA, 74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131, Telefone: (62) 35211176

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2010

    Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia e Zoologia, Entomologia Forense, Métodos e Técnicas de Preparação de Material Zoológico, Sistemática, Zoologia de Invertebrados, Entomologia Geral, Evolução

  • 08/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa

  • 08/2009

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Biológicas.,Atividade de extensão realizada, ".

  • 06/2011 - 03/2014

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenador UAB - África.

  • 06/2010 - 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, CONSELHEIRO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO.

  • 01/2010 - 03/2014

    Direção e administração, Instituto de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Coordenador de Curso: Licenciatura em Ensino de Biologia, Modalidade a Distância, Programa de Cooperação entre a UAB e a Universidade Pedagógica em Moçambique (Convênio Internacional)..

  • 09/2009 - 09/2011

    Direção e administração, Instituto de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Coordenador de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatua emBiologia, Modalidade a Distância.

2000 - 2009

Secretaria Estadual de Educação de Goiás

Vínculo: EFETIVO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR IV