Willian Roberto Vicentini

Licenciado em História pela Universidade Tuiuti do Paraná e em Pedagogia e realiza os cursos de Ciências da Religião (Licenciatura), cursos, realizados pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV), e realiza o curso de Direito (bacharelado), pela Fesp (Fundação de Estudos Sociais do Paraná). Ainda possui curso de Administração Hoteleira pelo Centro Europeu (Profissões e Idiomas). Especialista em Educação: metodologias inovadoras aplicadas à educação; Turismo: gestão e docência: Tutoria em Educação a distância e Metodologia do Ensino de História e Geografia, ainda, Especialização em Gestão Escolar. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tendo como orientador o prof. Dr. Peri Mesquida, na linha de História da Educação com a dissertação: Iluminismo e Catolicismo na Legislação do Ensino no Brasil, de 1827 a 1892: uma contraposição de ideias ou questão de método. Defesa em maio de 2007. Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), tendo como orientador o prof. Dr. Pedro Leão da Costa Neto, na Linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação, defesa em abri de 2021. Atua como docente e pesquisador no ensino presencial e no ensino a distância nos diversos níveis (fundamental, médio, superior e na pós-graduação), na área da Educação e do Turismo, tem como ênfase a hotelaria. Efetua suas pesquisas principalmente nos seguintes temas: história, história da educação, hotelaria, planejamento educacional e formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 04/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2016 - 2021

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: TRABALHO E EDUCAÇÃO: O SENAI E A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES NOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA NOS ANOS 1942-1953
, Ano de obtenção: 2021. Pedro Leão da Costa Neto. Palavras-chave: Educação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: ILUMINISMO E CATOLICISMO NA LEGISLAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL, DE 1827 a 1892: UMA CONTRAPOSIÇÃO DE IDÉIAS OU QUESTÃO DE MÉTODO?, Ano de Obtenção: 2007
Orientador: Professor Pós-Doutor Peri Mesquida
Palavras-chave: Educação; História.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Gestão Escolar

2021 - 2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO CIDADE VERDE
Título: Dispensado..

Especialização em Educação Profissional e Tecnológica

2018 - 2019

Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UMA PRÁTICA EM SALA DE AULA
Orientador: Waldomiro Camilotti Neto

Especialização em Metodologia de Ensino de História e Geografia

2015 - 2016

Faculdade São Luís
Título: A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Prof.Me. Mario Marcos Lopes

Especialização em Especialização em Tutoria de EAD

2008 - 2009

Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: Em um contexto educacional, a educação a distância e o papel do tutor como mediador
Orientador: Alvino Mozer

Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas a Educação

2003 - 2006

Centro Brasileiro de Educação A Distância Cebed
Título: A disciolica de Seminários Avançados como Proposta Interdisciplinar para o Curso de Turismo
Orientador: Profª Joana Romanowisk

Especialização em Turismo Gestão e Docência

2002 - 2003

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: UM OLHAR SOBRE A CIDADE O Grande Hotel de Curtiba 1903-1929"
Orientador: Iomara S Lemos

Graduação em andamento em Direito

2025 - Atual

Fundação de Estudos Sociais do Paraná

Graduação em andamento em Licenciatura em Ciências da Religião

2024 - Atual

CENTRO UNIVERSITÁRIO CIDADE VERDE

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

2020 - 2021

CENTRO UNIVERSITÁRIO CIDADE VERDE

Graduação em História

1998 - 2001

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: OS BONDES EM CURITIBA 1887 - 1927
Orientador: Isabel Cristina Couto

Curso técnico/profissionalizante

1996 - 1996

Centro Europeu Cursos de Turismo e Adm Hoteleira Ltda

Formação complementar

2009 - 2009

Coordenador Gestor. (Carga horária: 12h). , Faculdade Educacional de Colombo, INESUL - FAEC, Brasil.

2007 - 2007

Gestão de Pessoas para Gerentes. (Carga horária: 16h). , Hotéis Slaviero do Brasil Ltda, HSB, Brasil.

2006 - 2006

Curso de formação continuada para Docentes. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.

1998 - 1998

Brasil 500 anos - Experiência e Destino. (Carga horária: 27h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.

Participação em eventos

5º Simpósio Internacional Eletrônico de Ensino de História.Educação e Ideologia: parar e pensar a escola pública hoje. 2019. (Simpósio).

4º. Simpósio Internacional Eletrônico do Ensino de História.História Pública, Tecnologia e Ensino de História: Desafios Éticos, aos Historiaradores no Presente. 2018. (Simpósio).

X SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E II ENCONTRO DE REDES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2018. (Simpósio).

X SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E II ENCONTRO DE REDES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.Cinema, Literatura e musica em sala de aula. 2018. (Simpósio).

XVI Encontro Regional de História: Tempos de Transição.O Desafio Educacional de uma época: o Brasil e o Paraná retratados a luz da legislação educacional profissional e a criação do Senai nos anos 1940-1970. 2018. (Encontro).

Seminário de Pesquisa Formação, Políticas, Politecnia e Ensino Médio.Parecer sobre o Projeto de Pesquisa de Dissertação: Educação e Politização: contradições sobre a politização dos jovens estudantes secundaristas do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins em Guarapuava-Pr. 2017. (Seminário).

Simpósio de Direitos Humanos e Políticas Públicas: O desafio da Universalidade e da Interdisciplinaridade da. 2015. (Simpósio).

XXI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ANTROPOLOGIA IBERO-AMERICANA. O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA ESCOLA PÚBLICA. 2015. (Congresso).

Educere. O destino da Escola Pública, Políticas Públicas e o Protagonismo Juvenil. 2009. (Congresso).

XXII Semana de Ensino Pesquisa e Extensão / V semana da Pedagogia.Rui barbosa e Tobias Barreto: A educação no oitocentos e os modelos estrangeiros. 2009. (Encontro).

Anped Sul. 2008. (Seminário).

VIII Seminário Pedagogia em Debate e III Colóquio de formação de professores. 2008. (Seminário).

Anped Sul.Bases teóricas da educação em Descartes e Marx e seu significado para a educação no Brasil. 2006. (Seminário).

Biodiversidade e COP 8: os desafios futuros. 2006. (Outra).

Seminário Avançado PPGEd PUC_UTP.Seminário Avançado dos PPGEd - Mestrado em Educação da PUCPR e da UTP.. 2006. (Seminário).

Seminário Avançado PPGEd PUCPR.Seminário Avançado dos PPGEd - Mestrado em Educação da PUCPR e da UTP.. 2006. (Seminário).

I Seminário Regional de Turismo do Vale do Contestado.Admiistração em Hotelria. 2005. (Seminário).

Administração de Vendas em Hotelaria.II Hospedagem técnica - Turismo Secal. 2004. (Encontro).

XII ENDIPE.XII ENDIPE. 2004. (Encontro).

III SEMINÁRIO DE PESQUISA UTP.III Seminário de Pesquisa da UTP. 2000. (Seminário).

SEMANA MULTICULTURAL UTP.Semana Multicultural UTP. 2000. (Outra).

I SEMINÁRIO: ESPAÇOS INFORMACIONAIS CONTEMPORÂNEOS.I Seminário: espaços informacionais comtemporâneos. 1998. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Márcia Coutinho Gonçalves de Souza e Raquel G

SILL, E. A.;Vicentini, Willian Roberto; PAULUS, W. C.. dos Santos.A presença da Mineração no Cerrado de Goiás ao longo da História da Ocupação: impactos econômicos, sociais e ambientais.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Marilza Sales Costa

SILL, E. A.;Vicentini, Willian Roberto; PAULUS, W. C.. A Violência na Mesoregião do Sudeste do Para no período de 1980 a 1985. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Rosália Martins de Oliveira

SILL, E. A.;Vicentini, Willian Roberto; PAULUS, W. C.. Análise do Tropicalismo e a Ditadura Militar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Rosangela Aparecida de Almeida Fitz e Sonia Roseli Chicora

Vicentini, Willian Roberto. Viabilidade de Transformar uma Empresa de Facção Terceirizada Informal em Empresa Formal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo.

Aluno: Jamile Borato e Catia R

Vicentini, Willian Roberto. Aparecida Cordeiro.Estudo para a implantação de uma Confecção - Um modelo Empreendedor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo.

Aluno: Fernanda A

Vicentini, Willian Roberto. dos Santos e Alessandra C. de Paula.A Mulher empreendedora no município de Colombo-Pr. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo.

Aluno: Leticia Elias e Gisele Barbosa Maciel

Vicentini, Willian Roberto. A idealização de uma loja on-line de cestas de presentes personalizadas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo.

Aluno: Paulo Roberto de Oliveira e Paulo Florentino

Vicentini, Willian Roberto. Sustentabilidade Organizacional ? Um modelo de Gestão com Interatividade Total. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo.

Aluno: Deferson S

Vicentini, Willian Roberto. Rodrigues e Marcos A. Fresato.Avaliação de Desempenho Profissional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo.

Aluno: Márcio Rafael de Carvalho e Robertson Kenji Ito

Vicentini, Willian Roberto. Reciclagem de Resíduos da Construção Civil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo.

Aluno: Luiz Carlos Manoel Junior

Vicentini, Willian Roberto; CAMILO, I.; KADOTA, F.. A influência do Autódromo Internacional na hotelaria curitibana. 2005 - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Vinicius Felipe Franzosi

Vicentini, Willian Roberto; CAMILO, I.; KADOTA, F.. A potencialidade turística do Museu Oscar Niemeyer. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Pereira, Azenaide Alves e Santiago, Marcela Rodrigues

Vicentini, Willian Roberto; MOLINA, N. L.; CAMILO, I.. A Hotelaria curitibana e o atendimento aos portadores de necessidades especiais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Internacional de Curitiba.

Aluno: Luciani, Adriana Anésia Milla

Vicentini, Willian Roberto; CAMILO, I.; MOLINA, N. L.. Análise do município de Guaratuba: enfoque turístico. 2004 - Faculdade Internacional de Curitiba.

Aluno: ANDRESSA F

Vicentini, Willian Roberto; RODERMEL, P.; CAMILO, I.. Cruz e Mariana C. Maciel.Proposta de um roteiro histórico cultural para a cidade de Curitiba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: João Carlos Joay

Vicentini, Willian Roberto; RODERMEL, P.; CAMILO, I.. O pesque-pague como instrmento de desenvolvimento para o município de Contenda-Pr. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Adriano E

Vicentini, Willian Roberto; MOLINA, N. L.; RAMOS, S. V. C.. Hellwing e Noeli S. Silva.Eventos na hotelaria. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Miriam B

Vicentini, Willian Roberto; CAMILO, I.; RODERMEL, P.. de Araujo e Patrícia A. Borges.A história preservada no turismo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Internacional de Curitiba.

Aluno: André Martins e Cleide Machado

Vicentini, Willian Roberto; RODERMEL, P.; CAMILO, I.. Cooperativa: alternativa para os empreendimentos turísticos de São Luiz do Purunã-Pr. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Eliseu A

Vicentini, Willian Roberto; ANDRADE, L.; FIGUEIREDO, J. M.. ds Santos e Marilia T. Borges da Cruz.A importância do estudo do folclore para a formação do bacharel em turismo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Internacional de Curitiba.

Aluno: João Samulewiski Jr

Vicentini, Willian Roberto; CAMILO, I.; EXEQUIEL, L.. e Priscila Vieira.A importância do patrimônio histórico e cultural de Morretes para o turista e para a população. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Patricia Morgenstern

Vicentini, Willian Roberto; RAMOS, S. V. C.; STADLER, A.. A adequação dos meios de hospedagem para o atendimento à terceira idade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Sérgio Renato Witkowiski

Vicentini, Willian Roberto; RAMOS, S. V. C.; STADLER, A.. Proposta de revitalização da estação do Véu da Noiva - Pr. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Janete dos S

Vicentini, Willian Roberto; STADLER, A.; CAMILO, I.. Gomes e Tânia M. Machado.Revitalização para a visitação nos museus de Curitiba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional.

Vicentini, Willian Roberto. III evento de iniciação científica Facinter - Fatec. 2006. Centro Universitário Internacional.

Vicentini, Willian Roberto. A informática e a comunicação - I Evento de Iniciação Científica - Facinter. 2004. Centro Universitário Internacional.

Orientou

BRÖNSTRUP, Cleide Chaulet Santos

REFLEXÕES ACERCA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia) - Centro Universitário Internacional; (Orientador);

CASTRO, Isabela Andrade

A MATERIALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA: o museu no ensino de estudos amazônicos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia) - Centro Universitário Internacional; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

PAES, Benedito Viana

A REVITALIZAÇÃO DO RIO JATOBÁ: a conscientização da população local diante dos problemas ambientais em Ipueiras-CE; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia) - Centro Universitário Internacional; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Márcia Suzana Flenik

O uso da Informática como atividade pedagógica na Escola Marcelino L; de Andrade - Araucária/Pr; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal do Paraná; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

André Luis Seninski

O serviço de Inteligência e as Políticas Públicas na Implantação das Unidades do Paraná Seguro; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal do Paraná; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Nava, Márcia Regina

Entendendo Habilidades e Competências Imprescindíveis as Lideranças nas Relações de Trabalho; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Martins, Silviane Manfron

Liderança nos Períodos de Transição; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Fernanda A

dos Santos e Alessandra C; de Paula; A Mulher empreendedora no municícpio de Colombo-Pr; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Leticia Elias e Gisele Barbosa Maciel

A idealização de uma loja on-line de cestas de presentes personalizadas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Jamile Borato e Catia Aparecida Cordeiro

Estudo para a implantação de uma Confecção - Um modelo Empreendedor; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Paulo Roberto de Oliveira e Paulo Sergio Floentino

Sustentabilidade Organizacional ? Um modelo de Gestão com Interatividade Total; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Rosangela Aparecida de Almeida Fitz e Sonia Roseli Chicora

Viabilidade de Transformar uma Empresa de Facção Terceirizada Informal em Empresa Formal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Robertson K

Ito e Márcio R; de Carvalho; Reciclagem dos resíduos da Construção Civil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Deferson dos Santos Rodrigues e Marcos Aurélio Fressato

Avaliação do Desempenho Profissional; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Educacional de Colombo; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Vinicius Felipe Franzosi

A potencialidade turística do museu Oscar Niemeyer; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Luiz Carlos Manoel Junior

A influência do Autdromo Internacional na hotelaria curitibana; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

ANDRESSA F

Cruz e Mariana C; Maciel; Proposta de um roteiro histórico-cultural para a cidade de Curitiba; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Janete dos S

Gomes e Tânia M; Cardoso; Revitalização para a visitação nos museus de Curitiba; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Miriam B

de Araujo e Patricia A; Borges; A História preservada no turismo; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

João Samulewski Jr

e Priscila Vieira; A importância do patrimônio histórico e cultural de Morretes para o turista e para a população; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Internacional; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Adriana anésia Milla Luciani

Análise do Município de Guaratuba: enfoque turístico; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Internacional de Curitiba; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Adriano Eduardo Helling e Noeli S

Silva; Eventos na Hotelaria; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Internacional de Curitiba; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Azenaide Pereira e Marcela G

Santiago; Planejamento e atendimento em hotéis de 3 e 4 estrelas em Curitiba: A Hotelaria para portadores de necessidades especiais; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turimo) - Faculdade Internacional de Curitiba; Orientador: Willian Roberto Vicentini;

Produções bibliográficas

  • Passos, A.A ; Vicentini, Willian Roberto . Ideias e projetos no Brasil Império: elementos para uma crítica a partir do liberalismo maçônico em contraposição ao movimento do Recife na década de 1870.. Revista Agon , v. 4, p. 54-90, 2024.

  • Vicentini, Willian Roberto . APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A Educação profissional e superior no Brasil da era Vargas. Cadernos Zygmunt Bauman , v. 11, p. 134-150, 2021.

  • Vicentini, Willian Roberto . A MODERNIDADE EM MOVIMENTO: o processo de mudança dos bondes na Curitiba fin de siècle. Cadernos Zygmunt Bauman , v. 05, p. 38-58, 2015.

  • 2011 Vicentini, Willian Roberto . PESQUISA E MÉTODO EM HISTÓRIA: UM ESTUDO, v. 2, p. 139-150, 2011.

  • Vicentini, Willian Roberto . Um olhar sobre a cidade: os bondes em Curitiba (1887?1928). 01. ed. Pará de Minas: VirtualBooks, 2015. v. 1. 67p .

  • Vicentini, Willian Roberto . Um olhar sobre a cidade: o grande hotel de Curitiba (1903-1929). 1. ed. Pará de Minas: Virualbooks, 2011. v. 1. 82p .

  • Vicentini, Willian Roberto ; Passos, A.A. . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: APORTES PARA O CONTEXTO REPUBLICANO BRASILEIRO. In: Bueno, André; Campos, Carlos Eduardo; Gonçalves, Dilza Porto (org.). (Org.). Ensino de História: Teorias e Metodologias.. 01ed.Rio de Janeiro: Sobre Ontens, 2020, v. 01, p. 105-110.

  • Passos, A.A. ; Vicentini, Willian Roberto ; Silva, C.R. . MEMÓRIA, IDENTIDADE E CULTURA: A PROBLEMÁTICA DAS SENSIBILIDADES NA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. In: Luana Teixeira Porto; Eliane Cadoná; Marilú Camacho López. (Org.). Processos educativos, linguagens e tecnologias. 01ed.Frederico Westphalen: URI Frederico Westph, 2019, v. 01, p. 33-49.

  • Vicentini, Willian Roberto ; Passos, A.A. . EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA: PARAR E PENSAR A ESCOLA PÚBLICA HOJE. In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton; NETO, José Maria de Sousa.. (Org.). APRENDENDO HISTÓRIA: DIÁLOGOS TRANSVERSAIS. 01ed.União da Vitória: SOBREONTENS, 2019, v. 01, p. 40-46.

  • Mesquida, Peri ; Vicentini, Willian Roberto . Bases teóricas da Educação em Descartes e Marx e seu significado para a Educação no Brasil. In: VI ANPEd Sul, 2006, Santa Maria RS. VI ANPEd Sul, 2006.

  • Vicentini, Willian Roberto . A disciplina de Seminários Avançados como proposta interdisciplinar para o curso de turismo. In: VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2004, Curitiba. Anais do evento, 2004.

  • Vicentini, Willian Roberto . Um olhar sobre a cidade: O grande Hotel de Curitiba 1913 - 1929. In: Cidade revelada 6º Encontro sobre Patrimônio Histórico, Arquitetura e turismo, 2003, Itajaí. Cidade Revelada, 2003.

  • Vicentini, Willian Roberto ; STADLER, A. . Administração hoteleira: Realidades e perspectivas .. In: 1º Salão de Iniciação Científica Cescage. Ponta Grossa: , 2003., 2003, Ponta Grossa / Pr. Anais 1º Salão de Iniciação Científica Cescage. Ponta Grossa: , 2003., 2003.

  • Vicentini, Willian Roberto . A formação de profesores e a Lei Januário barbosa. In: I evento de iniciação Científica Facinter, 2004, Curitiba. Anais do evento, 2004.

  • Passos, A.A. ; Vicentini, Willian Roberto ; Silva, C.R. . Memória, Identidade e Cultura: a problemática das sensibilidades na História da Educação brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Vicentini, Willian Roberto ; Passos, A.A . Rui Barbosa e Tobias Barreto: o pensamento educacional oitocentista e os modelos estrangeiros.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Passos, A.A. ; Vicentini, Willian Roberto . História da Educação: aportes historiográficos para o contexto brasileiro. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • Vicentini, Willian Roberto . Administração Hoteleira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • Vicentini, Willian Roberto . Administração em Hotelaria. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • Vicentini, Willian Roberto ; STADLER, A. . A disciplina de seminários avançados como proposta interdisciplinar para o curso de Bacharelado em Turismo. 2004 (Produção Metodológica) .

Prêmios

2025

Professor Paraninfo em formatura, Unicv.

2011

Professor Paraninfo de turma de Administração, Faculdade Educacional de Colombo.

2010

Professor Homenageado pelos formandos de Ciências Contábeis, Faculdade Educacional de Colombo.

2006

Professor Homenageado, Formandos em Turismo - Facinter.

2005

Professor homenageado formandos 2004, formandos de turismo - facinter.

2005

Professor Homenageado - formandos 2005, Formandos de Turismo da Facinter.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Educacional de Colombo. , Rodovia da Uva 693, Roça Grande, 83408710 - Colombo, PR - Brasil, Telefone: (41) 35626723, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2014

Instituto Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Contratado, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor e Orientador de TCC no Curso de Pós-graduação em Gestão Pública.

2012 - 2013

Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 10

Outras informações:
Tutor presencial com alunos de EAD.

2008 - Atual

faculdade educacional de colombo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14

Outras informações:
Docente atuando nos cursos de Contabilidade, Administração de empresas e Cursos de Tecnologia em Marketing, Pedagogia, Logística e Recursos Humanos. Vice-Diretor acadêmico na Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná (FANEESP/ARAUCÁRIA), entre 12/2011 a 06/2012. Coordenador do Curso de Pedagogia pela Faculdade Educacional de Colombo (FAEC/COLOMBO), entre 12/2015 a 08/2016.

Atividades

  • 11/2011

    Direção e administração, Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná.,Cargo ou função, Vice-Diretor Acadêmico.

2002 - 2006

Faculdade Internacional de Curitiba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 13

Atividades

  • 03/2003 - 12/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Internacional de Curitiba.,Linhas de pesquisa

  • 09/2002 - 12/2006

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos Históricos do Turismo no Brasil, Meios de Hospedagem I e II, Orientação de Monografias TCC, Seminários Avançados I e II

  • 11/2002 - 11/2002

    Treinamentos ministrados , Faculdade Internacional de Curitiba.,Treinamentos ministrados, Curso de Recepcionista e Mensageiro de Hotel

2012 - Atual

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor QPM, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor do ensino Fundamental e Médio.

2008 - 2011

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: Professor contratado PSS, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do ensino fundamental e médio.

Atividades

  • 02/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2007 - 2008

Hotéis Slaviero

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente Geral, Carga horária: 40

Outras informações:
Exercendo atitivade de gerenciamento de unidade (hotel). Cargo gerente Geral.

Atividades

  • 04/2007

    Direção e administração, Hotelaria.,Cargo ou função, Gerente Geral.

2007 - 2007

Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Contrato para aulas em EAD

Outras informações:
Professor com carga horária aplicada a módulos dentro dos cursos de graduação e pós-graduação em EAD...

1997 - 2003

Lizon Curitiba Hotel

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor comercial, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1997 - 05/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Lizon Curitiba Hotel.,Cargo ou função, Supervisor Comercial.