Valkley Xavier Teixeira de Hollanda

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(1999), especialização em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná(2011), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2002), aperfeicoamento em Curso de Formação para o Uso de NTiCs na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(2012) e aperfeicoamento em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2008). Atualmente é Professor do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:História, Gênero, Educação.

Informações coletadas do Lattes em 14/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2000 - 2002

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador: Rosanália de Sá Leitão Pinheiro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: História; Gênero; Educação.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Educação a Distância

2010 - 2011

Universidade Federal do Paraná
Orientador: Profª. MSc. Sandramara S. Kusano de Paula Soares

Aperfeiçoamento em Curso de Formação para o Uso de NTiCs na Educação

2011 - 2012

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Aperfeiçoamento em Mídias na Educação

2007 - 2008

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em História

1994 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a distância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias da Informação e Comunicação.

Participação em bancas

Aluno: Lúcia Regina Pereira Bezerra e Maria Áurea da Costa Souza

HOLLANDA, V. X. T.. Interfaces do Audiovisual e a Literatura de cordel numa ação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Oliveira da Costa

HOLLANDA, V. X. T.. A ditadura militar no Rio Grande do Norte e o ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Produções bibliográficas

  • HOLLANDA, V. X. T. ; PINHEIRO, R. S. L. . O ensino no interior do RN (1910-1920): participação de professoras normalistas. In: VII Seminário de Pesquisa do CCSA, 2001, Natal. A Universidade a as Desigualdades Sociais Face ao Novo Milênio, 2001.

  • HOLLANDA, V. X. T. ; PINHEIRO, R. S. L. . As docentes normalistas e o ensino no interior do RN (1910-1920). In: XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, 2001, São Luís. Educação, desenvolvimento Humano e Cidadania, 2001.

  • HOLLANDA, V. X. T. ; PINHEIRO, R. S. L. . O ensino no interior do RN (1910-1920): participação de docentes normalistas. In: 13º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas. Com todas as letras para todos os nomes, 2001.

  • HOLLANDA, V. X. T. ; PINHEIRO, R. S. L. . Participação de docentes normalistas no ensino do interior do RN (1910-1920). In: X Colóquio Internacional da AFIRSE, 2001, Natal. Heterogeneidade, Cultura e Educação, 2001.

  • HOLLANDA, V. X. T. ; PINHEIRO, R. S. L. . A Expansão do ensino no RN: presença de professoras (1910-1920). In: 52ª Reunião anual da SBPC, 2000, Brasília. 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000.

  • HOLLANDA, V. X. T. ; PINHEIRO, R. S. L. . A Expansão do Ensino (1910-1920): presença de professoras. In: VI Seminário de Pesquisa do CCSA, 2000, Natal. Universidade: o local frente ao global, 2000.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro de Formação de Profissionais de Educação. , Av Jaguarari, 2100, Lagoa Nova, 59120500 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32326232, URL da Homepage:

Experiência profissional

2005 - Atual

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor