Manuel Leonel da Costa Neto
Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1982) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1977).Também possui Especialização em Educação e Tecnologias: Docência na Educação a Distância pela Universidade Federal de São Carlos (2023). É Professor Associado IV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), aposentado. Na UFMA foi membro do Conselho do Centro de Ciências e Tecnologia (CONCET), do Conselho de Administração (CONSAD), do Conselho Superior (CONSUN), Chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação em Engenharia Elétrica e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Clínica. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação e Processamento de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento da linguagem natural, prosódia, síntese da fala, e comunicação homem máquina. Atualmente é Avaliador "Ad hoc" da Revista Educação Especial (UFSM) e da Revista Principia Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB. Também é Avaliador de Instituições de Ensino Superior e e de Cursos de Engenharia Elétrica pelo INEP/MEC.
Informações coletadas do Lattes em 18/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Elétrica
1996 - 2004
Universidade Federal de Campina Grande
Título: Um Modelo para Geração de Prosódia de Palavras em Conversores Texto-Fala para a Língua Portuguesa Falada no Brasil
Benedito Guimarães Aguiar Neto e Maria Auxiliadora Bezerra. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Conversor texto-fala; Processamento da Linguagem Natural; Sintese da Fala; Prosódia.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Industria Eletro-Eletrônica; Informática; Educação.
Mestrado em Engenharia Elétrica
1980 - 1982
Universidade Federal da Paraíba
Título: Sintetizador de Freqüências para FM, Ano de Obtenção: 1982
Orientador: William Lloyd Brandt
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sintetizador de Freqüências; Modulação em Freqüência; Phase Locked Loop.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Industria Eletro-Eletrônica; Fabricação de Aparelhos e Equipamentos de Telecomunicação.
Formação complementar
2020 - 2020
Ferramentas e recursos didáticos para produção de Videoaulas Módulo II. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2020
Ferramentas e recursos didáticos para produção de Videoaulas Módulo I. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2020
Tutoria on-line. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2020
Introdução à educação a distância. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2020
Design instrucional para produção de recursos autoinstrucionais para EAD. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2020
Planejamento educacional: por que, para que e como fazer?. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2012 - 2012
Advanced Design with the PlanAhead Analysis and Design Tool. (Carga horária: 14h). , ANACOM ACADEMY, ANACOM, Brasil.
2012 - 2012
Essentials of FPGA Design. (Carga horária: 7h). , ANACOM ACADEMY, ANACOM, Brasil.
2012 - 2012
Designing for Performance. (Carga horária: 14h). , ANACOM ACADEMY, ANACOM, Brasil.
2012 - 2012
Fluxo de Projeto de Sistemas Embarcados. (Carga horária: 14h). , ANACOM ACADEMY, ANACOM, Brasil.
2011 - 2011
FreeScale 1 - Básico e FreeScale 2 - Avançado. (Carga horária: 48h). , MOSAICO, MOSAICO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Automação e Processamento de Sinais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Instrumentação Eletrônica.
Participação em eventos
Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em EaD - CIET:EnPED. 2020. (Congresso).
II SBAAEE: Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia. 2020. (Simpósio).
Workshop Experiências do mundo EAD. 2020. (Outra).
XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. 2020. (Congresso).
Capacitação para Permanência no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. 2019. (Outra).
XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). UMA PROPOSTA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS E FERRAMENTAS DIGITAIS-VIRTUAIS. 2017. (Congresso).
VI Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.Tecnologias Assistivas. 2015. (Encontro).
XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Uso do LabWIEW e o Módulo FPGA na Prática da Disciplina Processamento Digital de Sinais. 2014. (Congresso).
XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Engenharia Clínica da Universidade Federal do Maranhão. 2013. (Congresso).
XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Utilização da Placa SIGEx no Desenvolvimento de Aulas Experimentais para a Disciplina Análise de Sinais e Sistemas do Curso de Engenharia Elétrica da UFMA. 2013. (Congresso).
XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Inserção de Novas Metodologias e Tecnologias nos Laboratórios do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão. 2012. (Congresso).
XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Projeto de Fomento do Uso das TICS: Uma Experiência no Curso Presencial de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão. 2012. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Engenharia Clínica. 2011. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Engenharia Clínica. Qualidade de Energia Fornecida ao Centro Cirúrgico do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. 2010. (Congresso).
II Oficina de Trabalho para a Harmonização do Perfil da Engenharia Clinica no Brasil. 2009. (Oficina).
V Congresso Brasileiro de Engenharia Clínica. 2009. (Congresso).
XXXVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2009. A ENGENHARIA CLÍNICA NO ESTADO DO MARANHÃO. 2009. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Engenharia Clínica. 2008. (Congresso).
VI Fórum de Tecnologia Aplicada a Saúde. 2008. (Encontro).
XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. CBEB2008. 2008. (Congresso).
Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis) -.Avaliador de Curso e Avaliador Institucional. 2007. (Encontro).
VII SBAI - Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente.PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM NATURAL APLICADO A INTERFACE HOMEM-MÁQUINA. 2005. (Simpósio).
Participação em bancas
BARROQUEIRO, J. A. C.;CALDAS, A. J. M.Costa Neto, M. L. da. Uma abordagem sobre telecardiologia no Brasil: revisão de literatura.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão.
SANTOS, D. M.;CALDAS, A. J. M.Costa Neto, M. L. da. Gestão da climatização em Instituições de Saúde: Consumo de Energia Elétrica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão.
BARROQUEIRO, J. A. C.;CALDAS, A. J. M.Costa Neto, M. L. da. Efeitos da Corrente Elétrica sob a Égide da Área da Saúde e Segurança. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão.
SANTOS, D. M.;CALDAS, A. J. M.Costa Neto, M. L. da. Técnicas de Proteção Utilizadas nos Ambientes Radiológicos do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A. J. M.; SANTOS, D. M.;Costa Neto, M. L. da. Eventos Adversos e Queixas Técnicas na Aplicação e Usos de Equipamentos Médico-assistenciais: Aplicação da Engenharia Clínica na Redução de Eventos e Custos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão.
CINTRA, C. L. D.;Costa Neto, M. L. da; CORREA, R. G. C. F.. dos Passos Mendonça e Ana Eliza Cantanhede. Centro Obstétrico: estrutura físico-funcional. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A. J. M.Costa Neto, M. L. da; CORREA, R. G. C. F.. Avaliação da gestão de serviços em equipamentos hospitalares. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão.
COUTINHO, N. P. S.;Costa Neto, M. L. da; CORREA, R. G. C. F.. Engenharia Clínica: parâmetro para aquisição e manutenção de equipamentos hospitalares. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão.
Silva, J. F.;CALDAS, A. J. M.Costa Neto, M. L. da; SANTOS, M. F.. de Souza e Terezinha de Jesus B. de Araújo. A Engenharia Clinica a Serviço da Gestão de Risco no Ambiente Hospitalar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; CARACAS, J. H. M.; LIMA, C. M.. Do Racionamento Compulsório à Racionalidade Necessária: O Desperdício em Foco, na UFMA. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Empreendedora) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; SOUZA, R. C.; LIMA, C. M.. Estudo sobre Mudança na Estrutura Organizacional: Avaliação do Modelo ?secretaria única? das Coordenadorias de Cursos de Graduação do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFMA. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Empreendedora) - Universidade Federal do Maranhão.
CACERES, A. F. T.;Costa Neto, M. L. da; PINHEIRO JUNIOR, J. R. B.. Automatização do Processo de Abastecimento de Carros Elétricos Mediante a Utilização de Energia Renovável. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
BUONOCORE, L.;Costa Neto, M. L. da; CAMELO, N. J.. Alterações em Uma Maquete Contendo Três Elevadores e Seis Andares com a Implementação de um Simulador Dessa Planta. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
CAVALCANTE, A. B.; BUONOCORE, L.;Costa Neto, M. L. da. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE RECONHECIMENTO DE FALA PARA O CONTROLE DE UM ROBÔ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, F. P. R. S.; Fonseca Neto, J. V.; PENA, J. R. Q.;Costa Neto, M. L. da. Conversão A/D e D/A - Uma Abordagem Utilizando Os Recursos da Plataforma Digital Eletronics FPGA Board. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
CACERES, A. F. T.;Costa Neto, M. L. da; CAMELO, N. J.. Medidor Eletrônico de Energia Elétrica com Acesso Remoto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
BUONOCORE, L.;Costa Neto, M. L. da; SANTOS, M. F.. Experimentos Didáticos Utilizando a Interface Gráfica do MATLAB para Controle de Robô Móvel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
CAVALCANTE, A. B.;Costa Neto, M. L. da; PENA, J. R. Q.. Análise de Metodologias de Desenvolvimento de SIistemas Embarcados em Plataformas SOC ZYNQ-7000. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
BUONOCORE, L.;Costa Neto, M. L. da; ALMEIDA NETO, A.. Robô Controlado por Gestos com Feedback Táctil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
CAVALCANTE, A. B.;Costa Neto, M. L. da; PENA, J. R. Q.. Análise do Protocolo de Comunicação Advanced Extensible Interface Utilizado em Sistemas de um CHIP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, F. P. R. S.; PINHEIRO JUNIOR, J. R. B.;Costa Neto, M. L. da. SENSORIAMENTO DA TEMPERATURA DO SOLO PARA AGRICULTURA DE PRECISÃO UTILIZANDO O ESP8266: monitoramento em clima tropical durante um período da estação da primavera. 2017.
CAVALCANTE, A. B.; PINHEIRO JUNIOR, J. R. B.;Costa Neto, M. L. da. IMPLEMENTAÇÃO DE UM FILTRO DIGITAL REJEITA FAIXA USANDO A PLATAFORMA ZEDBOARD DA FAMILIA SOC ZYNQ-7000. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; SANTOS, M. F.. RSSF - DESENVOLVIMENTO DE UM NÓ SENSOR CAPAZ DE CONVERTER UM CANAL ANALÓGICO DO XBEE ZB EM OITO SEQUENCIAIS USANDO CHAVES ELETRÔNICAS CMOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; ARAUJO, M. T. R.. MEDIDORES INTELIGENTES DE ENERGIA ELÉTRICA - ASPECTOS TÉCNICOS E DE INSTALAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUZA, F. C.;Costa Neto, M. L. da. ESTUDOS DOS PARÂMETROS DA CADEIA DE TRANSMISSÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL (ISDB-TB) EM CENÁRIO DE ÁREAS RURAL E URBANA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
LOPES, D. C. P.; BUONOCORE, L.;Costa Neto, M. L. da. UMA PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL BASEADA NO CONCEITO "POCKET LAB", UTILIZANDO MYOPENLAB, RASPBERRY Pi-3 E ARDUINO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
LOPES, D. C. P.;Costa Neto, M. L. da; GUILHON, N. A.. UMA APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA UTILIZANDO LABVIEW E NI ELVIS II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
SANTOS, M. F.;Costa Neto, M. L. da; SOUZA, F. C.. Redes Ópticas Confiáveis: Estudo dos Aspectos Físicos e Manutenção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
Saavedra, Osvaldo R.; CAMELO, N. J.;Costa Neto, M. L. da; Santos, P. M.. Geração de Energia Elétrica a Partir de Fonte Maremotriz. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
CAMELO, N. J.;Costa Neto, M. L. da; ALVES, F. P. R. S.. Instalações Elétricas em Atmosfera Explosiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
João Viana da Fonseca Neto;Costa Neto, M. L. da; CATUNDA, S. Y. C.. Modelagem ARX e RNA para Predição de Efeito Anódico em Cubas Eletrolíticas: Uma Abordagem Teórica e Experimental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
MEDEIROS, E. M. L. G.; B FILHO, A. K. D.;Costa Neto, M. L. da. Integração de Sistemas de Segurança Patrimonial. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
GUILHON, D. R. R.; CAMPOS, L. F. A.;Costa Neto, M. L. da; B FILHO, A. K. D.. Aprimoramento do Sinal da Fala Baseado nas Características de Resposta aos Neurônios. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; B FILHO, A. K. D.; SANTOS, W. M.. Abordagem sobre Técnicas de Geração de Sinais PWM para Inversores de Tensão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; CATUNDA, S. Y. C.; CAMELO, N. J.. Caracterização de Células Peltier para o Controle de Temperatura de Pequenos Volumes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; CATUNDA, S. Y. C.; CAMELO, N. J.. Introdução à Arquitetura do Sistema Programável em um Ùnico Chip CY8C27443-24PI. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; CAMELO, N. J.; MATOS, J. G.. Filtros Passivos de Potência para Melhoria da Qualidade de Energia Elétrica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; CAMELO, N. J.; RIBEIRO JUNIOR, J. S.. Inversores Monofásicos para Sistemas Fotovoltaicos de Energia Elétrica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; CAMELO, N. J.; RIBEIRO JUNIOR, J. S.. Projetos de Indutores e Transformadores ? Estudo para Freqüências Elevadas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; SILVA, V. G.; ARAUJO, M. T. R.. Medidor Digital de Distância Baseado no Princípio de Ultra-Sons. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; FARIAS, M. F. S.; CORREIA, H. C.. Um Estudo sobre Transdutores Elétricos. 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; MENESES, S. C.; CAMELO, N. J.. Conversor Analógico/Digital ? Nova Estrutura. 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; CAMPOS, L. F. A.; BUONOCORE, L.. Processamento Analógico e Digital de Sinais. 2015. Universidade Federal do Maranhão.
Costa Neto, M. L. da; SOUZA, F. R.; RIBEIRO, L. A. S.. Participação como Membro da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto do Curso de Engenharia Elétrica na Área de Eletrônica. 2009. Universidade Federal do Maranhão.
Sofiane Labidi;Costa Neto, M. L. da; Henrique Mariano do Amaral. Participação como membro da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Assistente do Curso de Engenharia da Computação, na Área de: Compilação, Linguagens, Data Mining, Interfaces Usuários-Sistemas, Sistemas Computacionais. 2007. Universidade Estadual do Maranhão.
Aristófanes Correa Silva; Manira Aboud Santos;Costa Neto, M. L. da. Participação como membro da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Assistente do Curso de Engenharia da Computação, na Área de: Computação Gráfica, Reconhecimento de Padrões, Processamento de Sinais e Imagens, Visualização Científica. 2007. Universidade Estadual do Maranhão.
CASTRO, M. S.;Costa Neto, M. L. da. Participação como Membro da Comissão de Avaliação do Curso: Engenharia Elétrica. 2019. Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
Costa Neto, M. L. da; ALCANTARA, N. P.. Participação como Membro da Comissão de Avaliação do Curso: Engenharia Elétrica. Ofício Circular Ofício Circular CGACGIES / DAES / INEP de 06.04.2015.. 2015. Faculdade de Educação de Porto Velho.
BARROS, C. O. F.;Costa Neto, M. L. da. Participação como Membro da Comissão de Avaliação do Curso: Engenharia Elétrica. Ofício Circular CGACGIES / DAES / INEP de 17.07.2014.. 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, M. F.;Costa Neto, M. L. da. Participação como Membro da Comissão de Avaliação do Curso: Engenharia Elétrica. Ofício Circular Ofício Circular CGACGIES / DAES / INEP de 01.10.2014. 2014.. 2014. Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista.
SANTOS, M. F.;Costa Neto, M. L. da. Participação como Membro da Comissão de Avaliação do Curso: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Ofício Circular Ofício Circular CGACGIES / DAES / INEP de 14.08.2014.. 2014. Universidade Federal do Oeste do Pará.
Costa Neto, M. L. da; EIRA, L. F. Q. S.. Participação como Membro da Comissão de Avaliação do Curso: Engenharia Elétrica. Ofício Circular Ofício Circular CGACGIES / DAES / INEP de12.04.2013. 2013. Universidade Federal do Pará.
Costa Neto, M. L. da; AMORIM, M. F.. Participação como Membro da Comissão de Avaliação do Curso: Engenharia Elétrica. Faculdade Pitágoras Teixeira de Freitas. Ofício Circular CGACGIES / DAES / INEP de 29.08.2013. 2013.
Costa Neto, M. L. da; CAMARGO, E. A.. Participação como Membro da Comissão de Avaliação do Curso: Engenharia Elétrica. Ofício Circular Ofício Circular CGACGIES / DAES / INEP de 19.04.2012. 2012. Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC.
Costa Neto, M. L. da; SANTOS, M. F.. Participação como Membro da Comissão de Avaliação do Curso: Engenharia Elétrica. Ofício Circular Ofício Circular CGACGIES / DAES / INEP de 08.07.2012. 2012. Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
Costa Neto, M. L. da; AMORIM, M. F.. Participação como Membro da Comissão de Avaliação do Curso: Engenharia Elétrica. Ofício Circular Ofício Circular CGACGIES / DAES / INEP de 26.08.2012. 2012. Universidade Bandeirante de São Paulo.
Costa Neto, M. L. da; FERREIRA, G. W. B.. Participação como Membro da Comissão de Avaliação do Curso: Engenharia Elétrica. Ofício Circular nº 00076 MEC/INEP/DAES.. 2008. Faculdade Japi - Jundiai SP.
BRASIL, L. M.;Costa Neto, M. L. da. Participação como Membro da Comissão de Avaliação do Curso: Engenharia Elétrica ? Eletrônica. Universidade São Francisco ? Campinas, SP. Ofício Circular nº 000584 MEC/INEP/DAES.. 2007.
Costa Neto, M. L. da; Adriano Péres. Participação como Membro da Comissão de Avaliação do Curso: Engenharia Elétrica. Faculdade Pitágoras de Ipatinga - MG. Ofício Circular nº 000581 MEC/INEP/DAES. 2007. Faculdade Pitágoras de Ipatinga.
Orientou
Criogenia como parâmetro de custo em equipamentos de ressonância magnética; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
A Importância da Engenharia Clínica nas Instituições de Saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
A Importância da Acreditação Hospitalar para as Instituições de Saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Gerenciamento de Energia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
: Instrumentação Aplicada em Atmosferas Explosivas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Eng Elétrica / Instrumentação) - Universidade Federal do Maranhão, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Sensores Acústicos para a Detecção de Vazamentos em Oleodutos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Eng Elétrica / Instrumentação) - Universidade Federal do Maranhão, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Aplicação da Norma ANSI/ISA-5; 1-2009 na Identificação e Simbologia de Instrumentos; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Eng Elétrica / Instrumentação) - Universidade Federal do Maranhão, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Aplicação de Medição de Fluxo Mássico por Efeito Coriolis em Refinaria de Alumina; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Eng Elétrica / Instrumentação) - Universidade Federal do Maranhão, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Técnicas de Aquisição de dados para Utilização em Controle de Processos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Eng Elétrica / Instrumentação) - Universidade Federal do Maranhão, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Controle Patrimonial em Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) Via Identificação por Radiofrequência - RFID; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Segurança e Gerenciamento de Riscos em Equipamentos Médico-Hospitalares; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Análise da Qualidade de Energia Fornecida ao Centro Cirúrgico do Hospital Universitário; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
C; Filho e Yvelise Eulália S; Furtado; Viabilidade Econômica da Implantação do Processo de Esterilização a Baixa Temperatura no Hospital Universitário da UFMA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Prática da Engenharia Clinica na Rede Hospitalar de São Luís - Maranhão; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Aspectos Relevantes na Implementação de um Laboratório de Ensaios de Equipamentos Eletromédicos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Clinica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
A Informática Aplicada ao Ensino de Deficientes Visuais e a Solução de Problemas Vocais Através da Síntese da Fala; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE RECONHECIMENTO DE FALA PARA O CONTROLE DE UM ROBÔ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Plataforma de Instrumentação Virtual Baseada em LabVIEW e Arduino; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Uma Proposta para o Ensino da Disciplina Instrumentação Eletrônica no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Uma Abordagem Experimental para a Disciplina Análise de Sinais e Sistemas do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Um estudo sobre otimização de um dicionário de unidades acústicas para um sintetizador texto-fala concatenativo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Interligação das Redes Acadêmicas de Ensino Superior do Maranhão à Rede Nacional de Pesquisa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Engenharia Clínica e suas Ferramentas Tecnológicas para a Gestão dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Processamento digital de sinais com FPGA?s utilizando a plataforma LabVIEW; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Uma Abordagem sobre a Síntese da Fala Baseada na Concatenação de Sílabas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Comunicação de dados via Sistemas de Energia Elétrica: Métodos de Modulação e Acoplamento; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
O DSP TMS320C6711 e sua Aplicação na Determinação da FFT de um Sinal da Fala; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
DSP TMS320F2808, Abordagem Didática e Aplicações; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Gerador de Rádio-Freqüência Utilizando a Técnica de PLL; 1991; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Fasímetro Digital com PLL; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Analisador de Texto para um Conversor Texto-Fala Concatenativo; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Transcrição Fonética para um Conversor Texto-Fala Concatenativo para a Lingua Portuguesa Falada no Brasil; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Determinação da Prosódia em Frases em um Conversor Texto-Fala para a Língua Portuguesa; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
B; Filho; Contador de Freqüências de 600 MHz; 1990; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
S; e Silva; Sintetizador de Freqüências para Rádio Am; 1988; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Leonel da Costa Neto;
Produções bibliográficas
-
CALDAS FILHO, J. S ; CALDAS, A. J. M. ; Costa Neto, M. L. da . A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA CLINICA NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE: experiência em um hospital público federal. Revista de Pesquisa em Saúde / Journal of Health Research , v. 16, p. 75-79, 2015.
-
Costa Neto, M. L. da . A Importância da Prosódia no Contexto da Conversão Texto-Fala. Em-TOM-Ação: A Prosódia em Perspectiva. Recife: Editora da Universidade Católica de Pernambuco, 2007, v. 1, p. 145-170.
-
Leonel da Costa Neto, Manuel ; DE FATIMA SANTOS, MARIA ; CICERO PAVAO LOPES, DENIVALDO . NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFMA. In: Brasilian Congress of Engineering Education, 2024, Vitória - ES. Proceedings of the LII Brasilian Congress of Engineering Education. Brasília - DF: Associação Brasileira de Educação em Engenharia, 2024. v. 01.
-
PENA, J. R. Q. ; OLIVEIRA, J. W. C. ; Costa Neto, M. L. da ; RODRIGUES, L. H. N. . METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA UTILIZANDO PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAIS COM BASE EM LABVIEW E ELVIS II. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018., 2018, São Carlos, SP. CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento. v. Único.
-
Costa Neto, M. L. da ; ALMEIDA, I. A. ; PENA, J. R. Q. ; MARTINS, F. M. . Uma Proposta para Ensino-Aprendizagem da Disciplina Instrumentação Eletrônica Através de Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais-Virtuais. In: XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2017, 2017, Joinville - SC. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2017, 2017. v. 01.
-
PENA, J. R. Q. ; OLIVEIRA, J. W. C. ; Costa Neto, M. L. da ; MARTINS, F. M. . Metodologias Ativas no Ensino de Instrumentação Eletrônica Utilizando Plataforma de Instrumentação Virtual, Baseada em LabWIEW e Elvis II. In: XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2017, 2017, Joinville - SC. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2017, 2017. v. 01.
-
Costa Neto, M. L. da ; PENA, J. R. Q. ; MARTINS, F. M. ; SALDANHA, C. E. A. . Uso do LabVIEW e o Módulo FPGA na Prática da Disciplina Processamento Digital de Sinais. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2014, 2014, Juiz de Fora - MG. XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - Engenharia: Multiplos Saberes e Atuações, 2014. v. 01.
-
Costa Neto, M. L. da ; PENA, J. R. Q. ; SANTOS, M. F. ; MARTINS, F. M. ; SALES, R. A. Q. . Utilização da Placa SIGEx no Desenvolvimento de Aulas Experimentais para a Disciplina Análise de Sinais e Sistemas do Curso de Engenharia Elétrica da UFMA. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado - RS. XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013. v. 01.
-
Costa Neto, M. L. da ; PENA, J. R. Q. ; SANTOS, M. F. ; MARTINS, F. M. . Pedagógico do Curso de Especialização em Engenharia Clínica da Universidade Federal do Maranhão. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado - RS. XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013. v. 01.
-
PENA, J. R. Q. ; Costa Neto, M. L. da ; MARTINS, F. M. ; SALES, R. A. Q. . Inserção de Novas Metodologias e Tecnologias nos Laboratórios do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012, Belém - PA. XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012. v. 01.
-
PENA, J. R. Q. ; Costa Neto, M. L. da ; MARTINS, F. M. ; SALES, R. A. Q. . Projeto de Fomento do Uso das TICS: Uma Experiência no Curso Presencial de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012, Belém - PA. XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012. v. 01.
-
Costa Neto, M. L. da ; Silva, J. F. ; CALDAS, A. J. M. . A Engenharia Clínica no Estado do Maranhão. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2009, Recife - PE. XXXVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2009, 2009. v. 01.
-
PEREIRA, J. L. C. ; Costa Neto, M. L. da ; COSTA, M. P. R. . Recursos Didáticos Utilizados por Professores na Educação de Deficientes Visuais no Centro de Apoio Pedagógico em São Luís - MA. In: V Congreso de Tecnologias de Apoyo a la Discapacidad (IBERDISCAP 2008), 2008, Cartagena de Índias - Colômbia. V Congreso de Tecnologias de Apoyo a la Discapacidad, 2008. v. 01. p. 394-397.
-
Costa Neto, M. L. da ; COSTA, E. F. . Aplicação de um Modelo Prosódico em um Sistema de Síntese da Fala para Auxílio a Deficientes Visuais. In: IV Congresso Iberoamericano Sobre Tecnologias de Apoio a Portadores de Deficiência (IBERDISCAP 2006), 2006, Vitória - ES. IV Congresso Ibero-Americano Sobre Tecnologias de Apoio a Portadores de Deficiência, 2006. v. 01.
-
Costa Neto, M. L. da ; FARIAS, M. F. S. ; MANICOBA, A. D. ; BUONOCORE, L. ; SALES, C. H. S. . Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica da UFMA. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2005, Campina Grande. XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2005.
-
Costa Neto, M. L. da ; AGUIAR NETO, B. G. ; BEZERRA, M. A. ; COSTA, E. F. . Um Algoritmo para a Determinação da Prosódia em um Sistema de Síntese Texto-Fala Concatenativo. In: VII SBAI - Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2005, São Luís. Anais do VII - Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2005.
-
Costa Neto, M. L. da ; AGUIAR NETO, B. G. ; BEZERRA, M. A. . Uma Nova Abordagem sobre Modelagem Prosódica para um Sistema Texto-Fala Concatenativo. In: XXI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES - SBT'04, 2004, Belém - PA. CD, 2004.
-
Costa Neto, M. L. da ; AGUIAR NETO, B. G. ; BEZERRA, M. A. . Geração Automática da Prosódia em um Sistema Texto-Fala Concatenativo para a Língua Portuguesa Falada no Brasil. In: VIII CONGRESSO NACIONAL E II INTERNACIONAL DE FONÉTICA E FONOLOGIA, 2004, São Luís - MA. Anais do VIII Congresso Nacional e II Internacional de Fonética e Fonologia, 2004.
-
RODRIGUES, J. A. ; AGUIAR NETO, B. G. ; Costa Neto, M. L. da . Uso de Conversores Texto-Fala no Ensino de Engenharia. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA - COBENGE 2001, 2001, Porto Alegre. ANAIS DO COBENGE 2001, 2001. v. 01. p. 701-704.
-
Costa Neto, M. L. da ; SOUZA, M. A. T. F. ; BARBOSA, S. G. D. ; AGUIAR NETO, B. G. ; BEZERRA, M. A. . Dicionário para um Sintetizador Texto-Fala Para a Língua Portuguesa. In: IV ENCONTRO PARA O PROCESSAMENTO COMPUTACIONAL DE PORTUGUES ESCRITO E FALADO, 1999, Évora - Portugal. Actas do PROPOR'99, 1999. v. único. p. 155-165.
-
Costa Neto, M. L. da ; SOUZA, M. A. T. F. ; AGUIAR NETO, B. G. ; FIGUEIREDO, F. A. . Concepção de um Dicionário para um Sintetizador Texto-Fala Concatenativo. In: XVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES, 1999, Vila Velha - ES. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 1999. v. único. p. 564-469.
-
FIGUEIREDO, F. A. ; Costa Neto, M. L. da ; NAVINER, L. B. ; AGUIAR NETO, B. G. ; AZEVEDO, J. A. . Analisador de Texto Para um Conversor Texto-Fala para a Língua Portuguesa. In: III ENCONTRO PARA O PROCESSAMENTO COMPUTACIONAL DE PORTUGUÊS ESCRITO E FALADO, 1998, Porto Algre - RS. Processamento Computacional do Português - PROPOR'98, 1998. v. único. p. 17-22.
-
Costa Neto, M. L. da ; CAMELO, N. J. . Novo Currículo do Curso de Engenharia Elétrica da UFMA. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 1995, Recife - PE. Anais do XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 1995. v. II. p. 1015-1024.
-
PENA, J. R. Q. ; Costa Neto, M. L. da ; RODRIGUES, L. H. N. . ACTIVE METHODOLOGIES IN EDUCATION OF ELECTRONIC INSTRUMENTATION USING VIRTUAL INSTRUMENTATION PLATFORM BASED ON LABVIEW AND ELVIS II. In: 2018 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2018, Santa Cruz de Tenerife. EDUCON 2018 - ?Emerging Trends and Challenges of Engineering Education?. Nova Jersey, EUA: IEEE, 2018. v. 01. p. 119-120.
-
TEIXEIRA, D. R. ; VIEIRA, A. P. C. ; BEZERRA, A. M. ; COSTA, E. F. ; Costa Neto, M. L. da . Aspectos Relevantes na Transcrição Fonética em um Conversor Texto-Fala para a Lingua Portuguesa Falada no Brasil. In: iX Congresso Nacional e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2006, Belo Horizonte. Caderno de Resumos - iX Congresso Nacional e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2006. v. 01. p. 20-20.
-
BARBOSA, N. B. ; Costa Neto, M. L. da ; AGUIAR NETO, B. G. . Identificação Automática das Unidades Fonéticas de um Conversor Texto-Fala para a Língua Portuguesa. In: VII Encontro de Iniciação Cientifica da UFPB, 2000, João Pessoa - PB. Anais do VII Encontro de Iniciação Cientifica da UFPB, 2000.
-
Costa Neto, M. L. da ; SOUZA, M. A. T. F. ; AGUIAR NETO, B. G. . Implementação de um Dicionário de Unidades Acústicas para um Conversor Texto-Fala para a Língua Portuguesa. In: IV ENCONTRO UNIFICADO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPB, 1999, João Pessoa - PB. Anais do VI Encontro de Iniciação à Docência da UFPB.
-
Costa Neto, M. L. da ; BARBOSA, S. G. D. ; AGUIAR NETO, B. G. . Implementação de um Sintetizador de Voz Aplicado à Transcrição Texto-Fala para a Língua Portuguesa. In: VI Encontro de Iniciação a Docência na UFPB, 1999, João Pessoa - PB. Anais do VI Encontro de Iniciação a Docência da UFPB, 1999.
-
Costa Neto, M. L. da ; SOUZA, M. A. T. F. ; AGUIAR NETO, B. G. . Dicionário de Unidades Acústicas para um Conversor Texto-Fala para a Língua Portuguesa. In: VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA NA UFPB, 1998, João Pessoa - PB. Anais do VI Encontro de Iniciação Científica na UFPB, 1998.
-
Costa Neto, M. L. da ; CAMELO, N. J. . Proposta de Reforma Curricular do Curso de Engenharia Elétrica da UFMA. In: 47ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 1995, São Luís - MA. Anais da 47ª Reunião da SBPC 1995, 1995. v. II.
-
SENA, A. J. F. ; SANTOS, W. L. S. ; Costa Neto, M. L. da ; LIMA, S. L. . Qualidade de Energia Fornecida ao Centro Cirúrgico do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
Costa Neto, M. L. da . Algoritmos mais Usados na Implementação de um Sintetizador em um Conversor Texto-Fala. 2000.
Costa Neto, M. L. da . Geração da Prosódia em um Conversor Texto-Fala para a Língua Portuguesa. 2000.
Costa Neto, M. L. da . Codificação da Voz na Síntese Texto-Fala com o algoritmo PSOLA. 1998.
Costa Neto, M. L. da . Estudo das Principais Técnicas de Sistemas de Resposta Vocal. 1977.
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2008
Geração da Prosódia em Conversores Texto-Fala para a Língua Portuguesa Dedicados ao Auxílio de Deficientes Visuais., Descrição: Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa consiste em desenvolver um sistema para a geração automática da prosódia em um conversor texto-fala concatenativo para a Língua Portuguesa, de modo que o mesmo possa produzir mais de uma opção de fala sintetizada. Para tal, deve ser determinado o modelo prosódico para diversos tipos de frases como, por exemplo, declarativas, imperativas e interrogativas, a partir da análise de segmentos de sinais de fala previamente gravados de forma digital, de um locutor masculino e de um locutor feminino, como também de regras fonético-fonológicas da Língua Portuguesa. O sistema é dedicado a deficientes visuais de modo que a produção do texto e a geração da fala são realizadas através de comandos de um teclado de computador, onde o software será instalado. O objetivo principal é obter um sistema de síntese da fala, acessível a deficientes visuais no processo ensino-aprendizagem e que a fala produzida seja inteligível e natural.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Manuel Leonel da Costa Neto - Coordenador / Emanuel Florencio Costa - Integrante / Josefa Lídia da Costa Pereira - Integrante / Maria José Berto Florencio Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5
Projetos de desenvolvimento
-
2015 - 2019
FOMENTO À INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO -LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE MODELOS, OBJETOS E PROTÓTIPOS INOVADORES DE APREDIZADO PARA APOIO AO ENSINO DA ENGENHARIA ELÉTRICA (LabMOPA-EE), Descrição: Este projeto aborda a problemática e exigências na produção de material de apoio didático para Educação a Distância (EaD), promovendo ações para a composição de numa equipe multidisciplinar dentro do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMA e das condições que a qualifique para desenvolver material inovador de apoio ao ensino da Engenharia Elétrica-EaD, ancorado pela UFMA no programa UABEng, originando o LabMOPA-EE e, também, propiciando as condições para desenvolvimento de materiais e plataformas didáticas atuais, interativas e que fazem uso exaustivo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para ensino nos Laboratórios de Eletrônica de Potência e Laboratório de Instrumentação Eletrônica. Através do desenvolvimento do projeto foram apresentados artigos no Congresso Brasileiro de Engenharia 2017, no Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos, SP e no 2018 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2018, Santa Cruz de Tenerife, Espanha (ambos publicados em anais dos eventos).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Manuel Leonel da Costa Neto - Integrante / José Roberto Quezada Pena - Coordenador / Francimary Macêdo Martins - Integrante / Wagner Elvio de Loiola Costa - Integrante.
-
2015 - 2019
FOMENTO À INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO -LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE MODELOS, OBJETOS E PROTÓTIPOS INOVADORES DE APREDIZADO PARA APOIO AO ENSINO DA ENGENHARIA ELÉTRICA (LabMOPA-EE), Descrição: Este projeto aborda a problemática e exigências na produção de material de apoio didático para Educação a Distância (EaD), promovendo ações para a composição de numa equipe multidisciplinar dentro do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMA e das condições que a qualifique para desenvolver material inovador de apoio ao ensino da Engenharia Elétrica-EaD, ancorado pela UFMA no programa UABEng, originando o LabMOPA-EE e, também, propiciando as condições para desenvolvimento de materiais e plataformas didáticas atuais, interativas e que fazem uso exaustivo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para ensino nos Laboratórios de Eletrônica de Potência e Laboratório de Instrumentação Eletrônica. Através do desenvolvimento do projeto foram apresentados artigos no Congresso Brasileiro de Engenharia 2017, no Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos, SP e no 2018 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2018, Santa Cruz de Tenerife, Espanha (ambos publicados em anais dos eventos).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Manuel Leonel da Costa Neto - Integrante / José Roberto Quezada Pena - Coordenador / Francimary Macêdo Martins - Integrante / Wagner Elvio de Loiola Costa - Integrante.
Prêmios
2017
Menção Honrosa em reconhecimento da Universidade Federal do Maranhão pela relevante contribuição ao longo dos 40 anos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFMA, Universidade Federal do Maranhão.
2005
Palmas Universitárias, Universidade Federal do Maranhão.
2000
Homenagem com Placa de Honra ao Mérito como professor fundador do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão por ocasião do seu Jubileu de Prata em 2000., Universidade Federal do Maranhão.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Engenharia de Eletricidade. , Av. dos Portugueses - S/N - Campus Universitário, Bacanga, 65080-040 - Sao Luis, MA - Brasil, Telefone: (98) 33018220, Fax: (98) 33018241, URL da Homepage:
Experiência profissional
1977 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Departamento de Engenharia de Eletri.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia Elétrica.
-
09/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Departamento de Engenharia de Eletri.Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Avaliação Docente no ambito do Departamento de Engenharia de Eletricidade.
-
08/2009
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise de Sinais e Sistemas, Instrumentação Eletrônica, Laboratório de Eletrônica II, Principios de Comunicações, Processamento Digital de Sinais
-
09/2012 - 07/2015
Direção e administração, Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia Clinica.
-
01/2013 - 01/2013
Ensino, Especialização em Engenharia Clinica, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Eletrônica Básica
-
09/2012 - 10/2012
Ensino, Especialização em Eng Elétrica / Instrumentação, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Aquisição, Condicionamento e Processamento de Sinais
-
03/2008 - 11/2010
Direção e administração, Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia Clinica.
-
12/2007 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Departamento de Engenharia de Eletri.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica.
-
03/2006 - 07/2009
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise Linear de Sistemas, Eletrônica II, TEEE - Processamento Digital de Voz, Análise de Sinais e Sistemas, Laboratório de Eletrônica II, Processamento Digital de Sinais
-
11/2008 - 11/2008
Ensino, Especialização em Engenharia Clinica, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Eletrõnica para Instrumentação Biomédica
-
07/2005 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Departamento de Engenharia de Eletri.Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário - CONSUN.
-
07/2005 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Departamento de Engenharia de Eletri.Cargo ou função, Membro do Conselho de Administração - CONSAD.
-
01/2005 - 10/2007
Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Engenharia de Eletricidade.Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
03/2005 - 08/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Departamento de Engenharia de Eletri.Cargo ou função, Membro do Conselho de Centro - CONCCET.
-
03/2001 - 12/2005
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Eletrônica II, Instrumentação Eletrônica, Introdução à Teoria de Probabilidade e Processos Estocásticos, Laboratório de Eletrônica I, Laboratório de Eletrônica II, TEEE - Processamento Digital de Voz
-
11/2002 - 11/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Departamento de Engenharia de Eletri.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica.
-
01/1991 - 02/1996
Direção e administração, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia de Eletricidade.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
10/1991 - 10/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Departamento de Engenharia de Eletri.Cargo ou função, Membro do Conselho de Centro - CONCET.
-
08/1991 - 07/1995
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Instrumentação Eletrônica, TEEE - Amplificadores Operacionais
-
03/1993 - 02/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Departamento de Engenharia de Eletri.Cargo ou função, Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE.
-
08/1987 - 07/1989
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Instrumentação Eletrônica, Eletrõnica Linear, Eletrônica Não Linear, Eletrônica I
-
03/1989 - 05/1989
Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia de Eletricidade.Atividade de extensão realizada, Instrutor do Programa de Treinamento para Técnicos e Engenheiros da ALUMAR - São Luís - MA. Curso: Amplificadores Operacionais.
-
01/1986 - 09/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Departamento de Engenharia de Eletri.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica.
-
01/1985 - 12/1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Departamento de Engenharia de Eletri.Cargo ou função, Membro do Conselho de Centro - CONCET.
-
10/1983 - 10/1986
Direção e administração, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia de Eletricidade.Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
10/1983 - 10/1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Departamento de Engenharia de Eletri.Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário - CONSUN.
-
10/1983 - 10/1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Departamento de Engenharia de Eletri.Cargo ou função, Membro do Conselho de Administração - CONSAD.
-
03/1979 - 12/1979
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Eletrônica Linear, Eletrônica Digital, Princípios de Comunicações, Eletrônica Não Linear, Ondas Eletromagnéticas, Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica: Projeto de Eletrônica
-
10/1977 - 12/1978
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Circuitos II, Eletromgnetismo, Física I, Materiais Elétricos, Mecânica I, Mecânica II, Ondas Eletromagnéticas
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Manuel Leonel da Costa Neto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?