Carla Andrea Lopes Allegretti
Artista Plástica, bacharel em Desenho e Plástica e Mestre em Engenharia de Produção, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, RS. Professora universitária com experiência de mais de quinze anos em cursos de graduação e pós-graduação, foi docente da Arquitetura e Urbanismo, Design, Design Gráfico e Design de Moda - curso que também coordenou - na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, RS e no Centro Universitário Ritter dos Reis UNIRITTER, RS. Produtora de material didático e livros para Ensino à Distância - cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, é autora conjunta do livro Desenho Artístico(Grupo A, 2017) e em 2021 lançou a obra A Louca das Formas - um Método Criativo para Design de Moda, no 16 Colóquio de Moda (Ed. Simplíssimo). Ainda, é elaboradora e revisora de itens ENADE-INEP para o curso de Design de Moda. Possui experiência como designer na indústria cerâmica e no setor gráfico. A Mostra Recaminho (Porto Alegre 2022) marca o reencontro da artista com a arte, a técnica da Monotipia e o Desenho da Figura Humana. Em 2024 fez sua Formação Pedagógica em Artes Visuais e, atualmente, cursa a Especialização em Educação, Diversidade e Inclusão Social, pelo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - IFMS.
Informações coletadas do Lattes em 03/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia de Produção
2002 - 2003
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Qualidade, Produtividade e Meio Ambiente: uma Proposta para o Desenvolvimento de um Revestimento Cerâmico Livre de Chumbo, Ano de Obtenção: 2005
Prof. Dr. Jorge Orlando Cuéllar Noguera.Palavras-chave: design; desenho artístico; cerâmica industrial; ecoproduto.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Desenvolvimento de Produto. Setores de atividade: Fabricação de Produtos de Minerais Não-Metálicos; Fabricação de Produtos Cerâmicos; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Especialização em andamento em Especialização em Educação, Diversidade e Inclusão Social
2024 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Aperfeiçoamento em Formação Pedagógica em Artes Visuais
2024 - 2024
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Prática Pedagógica Interdisciplinar: Criação Artística e a Experiência Sensível. Ano de finalização: 2024
Graduação em Desenho e Plástica
1997 - 2001
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Trabalho de Graduação II - Ênfase em Cerâmica Artística
Orientador: Rebeca Lenise Stumm
Formação complementar
2024 - 2024
Curadoria e Residência Artística: Prática curatorial e artística para além. (Carga horária: 4h). , Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, EBAC, Brasil.
2024 - 2024
Jornada Inteligência Artificial - ChatGpt, Midjourney e Leonardo AI. (Carga horária: 5h). , Escola do Metaverso, EM, Brasil.
2024 - 2024
Careers in the age of AI summit. (Carga horária: 10h). , Sirius Faculdade de Tecnologia, Experiência e Futuro., SIRIUS, Brasil.
2024 - 2024
Inteligência Artificial: Carreira do Futuro.. (Carga horária: 2h). , Revista Exame, REVISTA EXAME, Brasil.
2024 - 2024
Estamparia como expressão artística e oportunidade de negócio. (Carga horária: 4h). , Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, EBAC, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação para a Revisão Técnica-pedagógica de Itens do Banco Nacional de. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação para os elaboradores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI). (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
CAPACITAÇÃO DOCENTE - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2012 - 2012
V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA. (Carga horária: 8h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2008 - 2008
ATUALIZAÇÃO EM DESENHO: METODOLOGIA. (Carga horária: 16h). , SCHDS EDITORA, SCHDS, Brasil.
2007 - 2007
CLÍNICA DE PROJETOS: CRIATIVIDADE E DESENHÍSTICA. (Carga horária: 16h). , SCHDS EDITORA, SCHDS, Brasil.
2007 - 2007
CLÍNICA DE PROJETOS: DESENHO À MODA CLÁSSICA. (Carga horária: 24h). , SCHDS EDITORA, SCHDS, Brasil.
2001 - 2001
PALESTRA TÉCNICA GRES POLIDO, JUNTA SECA E NOVOS PRODUTOS. (Carga horária: 2h). , CEUSA, CEUSA, Brasil.
1991 - 1991
Français Moderne. (Carga horária: 50h). , Université de Lausanne, UNIL, Suiça.
1991 - 1991
Francês intensivo, Língua francesa, Gramática francesa. (Carga horária: 124h). , École-club Migros, ECM, Suiça.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Criatividade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Artes Gráficas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: indústria cerâmica.
Organização de eventos
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . Fashion Day Ulbra. 2019. (Outro).
Participação em eventos
16º Colóquio de Moda.A Louca das Formas - um método criativo para design de moda. 2021. (Outra).
16º COLÓQUIO DE MODA. 2021. (Outra).
Oficina Socioeducativa: Projeto Noite dos Sonhos.Vestuário para o Trabalho. 2014. (Oficina).
VI Salão de Extensão.Design Aplicado a Projetos Comunitários. 2014. (Outra).
VI Salão de Extensão.Design Aplicado a Projetos Comunitários. 2014. (Outra).
1º ENCONTRO ÍTALO-BRASILEIRO EM DESIGN ESTRATÉGICO. 2003. (Encontro).
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESIGN. 2003. (Seminário).
Introdução à Pratica do Design Cerâmico. 2002. (Seminário).
Tecnologia Cerâmica. 2002. (Outra).
XVII Jornada Acadêmica Integrada.Qualidade, produtividade e meio ambiente: uma proposta para o desenvolvimento de uma linha de revestimento cerâmico ?verde?. 2002. (Outra).
Gres Polido, Junta Seca e Novos Produtos. 2001. (Outra).
Seminário de Placas Cerâmicas. 2001. (Seminário).
EXPOSIÇÃO COLETIVA DE CERÂMICA. SEM TÍTULO. 2000. (Exposição).
EXPOSIÇÃO COLETIVA CERÂMICAS. SEM TÍTULO. 1999. (Exposição).
IX Simpósio de Artes Plásticas. 1999. (Simpósio).
XVIII SALÃO UNIVERSITÁRIO DE ARTES PLÁSTICAS. CONCHA. 1999. (Exposição).
EXPOSIÇÃO COLETIVA DE CERÂMICA. SEM TÍTULO. 1998. (Exposição).
EXPOSIÇÃO COLETIVA NATAL CULTURAL. SEM TÍTULO. 1998. (Exposição).
Exposição coletiva O POTE NA CERÂMICA ARTÍSTICA. SEM TÍTULO. 1998. (Exposição).
EXPOSIÇÃO DO PROJETO DE INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS "INTERFERÊNCIA NO ESPAÇO COMUNITÁRIO"RIO. SEM TÍTULO. 1998. (Exposição).
MOSTRA DE RESULTADOS DA PESQUISA DE REVESTIMENTOS COM BAIXA TOXIDADE PARA UTILIZAÇÃO NA CERÂMICA ARTÍSTICA E UTILITÁRIA. SEM TÍTULO. 1998. (Exposição).
MOSTRA FOTOGRÁFICA "PRIMEIRAS IMAGENS DA MINHA LENTETE". IMAGENS. 1998. (Exposição).
Participação em bancas
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. RELEITURA VISUAL DO BARALHO DE CARTAS TRADICIONAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. ARTE EM (R)EVOLUÇÃO: REDESIGN DE TATUAGENS DOS ANOS 90 E INÍCIO DOS ANOS 2000. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. DESENVOLVIMENTO DE PROJETO GRÁFICOS E ILUSTRAÇÃO PARA UM BARALHO ORACULAR AUTORAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. REDESENHO DE IDENTIDADE VISUAL E CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IDENTIDADE VISUAL PARA A ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DE PORTO ALEGRE (VEPPO). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. PROJETO DE COLEÇÃO DE MODA CONCEITUAL INSPIRADO NO RACISMO ESTRUTURAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA: COLEÇÃO MELANINA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. BELEZA INTRÍNSECA: COLEÇÃO DE MODA SLOW FASHION COM MODELAGENS ZERO WASTE E DESIGN DE SUPERFÍCIE, INSPIRADA NAS AVES AMAZÔNICAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. DESIGN GRÁFICO E CULTURA LGBTQ+: INFOGRÁFICOS SOBRE DIVULGAÇÃO CULTURAL LGBTQ+. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. JPGO DE TABULEIRO PARA AUXILIAR O TRATAMENTO DE ANSIEDADE EM JOVENS ADULTOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. DESIGN GRÁFICO APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE ACEITAÇÃO DO CORPO FEMININO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes; Allegretti, Carla Andrea Lopes. A PRÉ-HISTÓRIA COMO BASE PARA DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO DE MODA FEMININA DE ADORNOS PESSOAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes; Allegretti, Carla Andrea Lopes. DESIGN SOCIAL E ARTESANATO: PROCESSO DE APRIMORAMENTO DOS PRODUTOS DE UM GRUPO DE ARTESÃS DE CANOAS-RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes; Allegretti, Carla Andrea Lopes. ATE E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES CRÍTICAS ATRAVÉS DAS ARTES VISUAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. Dandismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. Vestuário de Moda como forma de Informação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. Coleção Mistérios do Universo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. Empoderando Heroínas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. Coleção Grafite. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. Embate. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. Menini Herói - Projeto de Coleção de Moda Infantil inspirado nos heróis do filme "Os Vingadores". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. Coleção de Camisas Casuais Inspiradas nos heróis, vilões e anti-heróis das Histórias em Quadrinhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. Coleção de Sapatos Femininos de Salto Alto que Visa Unir o Calce Confortável com o Conceito de Versatilidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. Coleção Feminina de Roupas Adaptadas ao Uso Esportivo com Base em Conforto, Mobilidade e Moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. PROJETO DE COLEÇÃO DE MODA PARA A PRÁTICA DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - ULBRA Canoas.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. UTILIZAÇÃO DA MODA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO ENTRE O CONSUMIDOR E A INFORMAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - ULBRA Canoas.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. VESTIDOS PARA DEBUTANTES A PARTIR DO APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS TÊXTEIS DO BANCO DE VESTUÁRIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - ULBRA Canoas.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes; Allegretti, Carla Andrea Lopes. MATERIAL GRÁFICO PARA A EMPRESA SECURITY RS RASTREAMENTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. ADORNOS INUSITADOS PARA JOALHEIRIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - ULBRA Canoas.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. DA JOIA DE LUXO A BIOJOIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - ULBRA Canoas.
Allegretti, Carla Andrea Lopes;ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. PROJETO DE UNIFORMES PARA AÇOUGUEIROS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. O TECIDO CHITA EM UM NOVO CONCEITO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - ULBRA Canoas.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. COLEÇÃO DE JEANS PARA JOVENS SENHORAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - ULBRA Canoas.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. SWEET MEMORIES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN DE PRODUTO) - ULBRA Canoas.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. SOLK SISTEMA DE CONTROLE DE COMPRAS NO CHECKOUT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN) - ULBRA Canoas.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes. ANÁLISE DE MERCADO E DESENVOLVIMENTO DE IDENTIDADE VISUAL PARA FAMÍLIA DE EMBALAGENS PARA ROLOS DE PINTURA DA PINCÉIS ATLAS S.A.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN) - ULBRA Canoas.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes; ABREU, BENTO; DAVILA, C. D.. QUATRO PESSOAS, UMA SEMANA, UM INFOGRÁFICO CONCEITUAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes; ABREU, BENTO; DAVILA, C. D.. SISTEMA DE IDENTIDADE VISUAL PARA O SETOR MOVELEIRO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN) - Universidade Luterana do Brasil.
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes; ABREU, BENTO; DAVILA, C. D.. REDESIGN: S.I.V. PARA O INSTITUTO DE PESQUISA PALLAS ATHENA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN) - Universidade Luterana do Brasil.
Orientou
Cultura Africana; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Carla Andrea Lopes Allegretti;
Movimento das Auroras; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Carla Andrea Lopes Allegretti;
Iron Pockets; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Carla Andrea Lopes Allegretti;
Coleção de Vestidos Casual Wear Inspirados no Gênero Literário Distopia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Carla Andrea Lopes Allegretti;
PROJETO DE COLEÇÃO DE MODA DE ALFAIATARIA CASUAL SOB A TEMÁTICA "OS GÊMEOS"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - ULBRA Canoas; Orientador: Carla Andrea Lopes Allegretti;
O ESTRANHO MUNDO DA MODA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - ULBRA Canoas; Orientador: Carla Andrea Lopes Allegretti;
DESIGN DE SUPERFÍCIE: PROJETO DE COLEÇÃO DE ESTAMPAS PARA APLICAÇÃO EM UM CALÇADO FEMININO MODELO COTURNO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - ULBRA Canoas; Orientador: Carla Andrea Lopes Allegretti;
Coleção Escama: Sofisticação e Inovação numa Coleção Contemporânea; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - ULBRA Canoas; Orientador: Carla Andrea Lopes Allegretti;
ROMERO BRITO PARA SEUS PÉS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - ULBRA Canoas; Orientador: Carla Andrea Lopes Allegretti;
Coleção Cinema na Sala de Aula; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Carla Andrea Lopes Allegretti;
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA ABSTRATA COMO PADRÃO DE DESIGN DE SUPERFÍCIE PARA O PÚBLICO INFANTIL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DESIGN) - ULBRA Canoas; Orientador: Carla Andrea Lopes Allegretti;
PLANEJAMENTO DE COLEÇÃO DEUSAS DO OLIMPO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Carla Andrea Lopes Allegretti;
Produções bibliográficas
-
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes ; BREDOW, A. ; SOUSA, R. B. ; SILVA, E. S. E. . Utilização da forma convencional do pote na cerâmica artística. Apreciando, Santa Maria, v. 2, n.2, p. 23, 1999.
-
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . A Louca das Formas - um Método Criativo para Design de Moda. 1. ed. Porto Alegre: Simplíssimo, 2021. v. 1. 108p .
-
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes ; GIORA, TIAGO ; HUYER, ANDRÉ ; MANO, CÁSSIA ; SCOPEL, VANESSA ; WAGNER, JULIANA . 1Arquitetura e urbanismo romanos; 2Arquitetura e urbanismo na Alta Idade Média; 3Bizantino, 4CAROLÍNGIO E OTONIANO. Teoria e história da Arquitetura e Urbanismo I. 1ed.Porto Alegre: BOOKMAN/SAGAH, 2018, v. , p. 93-176.
-
Allegretti, Carla Andrea Lopes ; ALLEGRETTI, C. A. L. ; COPINI, W. M. ; MANO, C. M. ; MAHLMANN, F. G. ; MIRANDA, J. S. ; SCHEIBE, A. C. ; SOUZA, J. P. ; ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . Cap. 1 - Materiais e instrumentos de desenho; Símbolos e convenções gráficas; Normas técnicas e convenções gráficas; Atividades à mão livre.. Desenho Técnico Arquitetônico. 1ed.Porto Alegre: Grupo A+, 2018, v. 1, p. 1-.
-
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes ; LEMOS, DIANA ; WAGNER, JULIANA . 1 COMPOSIÇÃO: NOÇÕES BÁSICAS E CONCEITOS FUNDAMENTAIS; 2 FORMA E PROCESSOS DE SÍNTESE DA FORMA; 3 COLAGENS E TÉCNICAS DIVERSAS; 4 DESENHO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS. DESENHO ARTÍSTICO. 1ed.Porto Alegre: BOOKMAN/SAGAH, 2017, v. , p. 109-161.
-
Allegretti, Carla Andrea Lopes ; ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . Francisco Brilhante: conheça a história do primeiro pintor de rua de porto Alegre. Jornal eletrônico, Porto Alegre - RS, 11 jun. 2022.
-
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . Passo a passo: aprenda a fazer a própria fantasia de carnaval sem gastar nada. Diário Gaúcho, Porto Alegre - RS, 12 mar. 2022.
-
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . Qualidade, produtividade e meio ambiente: uma proposta para o desenvolvimento de uma linha de revestimento cerâmico ?verde?.. In: XVII Jornada Acadêmica Integrada, 2002, Santa Maria. XVII Jornada Acadêmica Integrada, 2002.
Outras produções
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . COMO SE VESTIR NO TRABALHO. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . Estampando camisetas com a técnica de Monotipia. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . Criatividade na Moda para Empreendedores. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . Minicurso 'Oficina ENADE'. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Allegretti, Carla Andrea Lopes ; ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - UNIDADES DE APRENDIZAGEM).
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . Minicurso Oficina ENADE. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Allegretti, Carla Andrea Lopes ; ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . DESENHO ARTÍSTICO. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - UNIDADES DE APRENDIZAGEM).
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . Desenho e Plástica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - UNIDADES DE APRENDIZAGEM).
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . DESENHO TÉCNICO. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - UNIDADES DE APRENDIZAGEM).
Allegretti, Carla Andrea Lopes ; ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . DESIGN DE INTERAÇÃO. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LIVRO DIDÁTICO).
ALLEGRETTI, Carla Andrea Lopes . Mostra Recaminho. 2022. Desenho.
Projetos de pesquisa
-
1998 - 1998
Apropriação da forma do pote convencional na cerâmica artística, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Andrea Lopes Allegretti - Integrante / Anelise Bredow - Integrante / Raquel Barcelos de Sousa - Integrante / Elizete Sousa e Silva - Integrante / REBECA LENIZE STUMM - Coordenador.
-
1998 - 1998
QUEIMAS CERÂMICAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Andrea Lopes Allegretti - Integrante / Anelise Bredow - Integrante / Raquel Barcelos de Sousa - Integrante / Elizete Sousa e Silva - Integrante / REBECA LENIZE STUMM - Coordenador.
-
1998 - 1998
Laboratório pró-realização de interferências artísticas ambientais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Andrea Lopes Allegretti - Integrante / Anelise Bredow - Integrante / Raquel Barcelos de Sousa - Integrante / Elizete Sousa e Silva - Integrante / REBECA LENIZE STUMM - Coordenador.
-
1998 - 1998
Revestimentos com baixa toxidade para a utilização na cerâmica artística e utilitária, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Andrea Lopes Allegretti - Integrante / Anelise Bredow - Integrante / Raquel Barcelos de Sousa - Integrante / Elizete Sousa e Silva - Integrante / REBECA LENIZE STUMM - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - 2023
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTERVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2023 - 06/2023
Ensino, Design, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO VISUAL, GESTÃO DE DESIGN, HISTÓRIA DO DESIGN, TEORIAS DA IMAGEM, UCD - PROJETO DE GRADUAÇÃO
-
07/2022 - 12/2022
Ensino, Design Gráfico, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HISTÓRIA DO DESIGN, SEMIÓTICA E PERCEPÇÃO VISUAL, EXPRESSÃO VISUAL, DESIGN DE EMBALAGEM
-
02/2022 - 06/2022
Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FUNDAMENTOS DO DESIGN, HISTÓRIA DA MODA, SEMIÓTICA E PERCEPÇÃO VISUAL
-
06/2021 - 12/2021
Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ESTUDOS CRÍTICOS: HISTÓRIA, ARTE E CULTURA, EXPRESSÃO VISUAL, HISTÓRIA DA MODA, SEMIÓTICA E PERCEPÇÃO VISUAL, METODOLOGIA DE PROJETO
-
02/2021 - 06/2021
Ensino, Design Gráfico, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho de Observação, DESIGN DE EMBALAGEM, EXPRESSÃO VISUAL, Gestão de Design, HISTÓRIA DO DESIGN
-
07/2020 - 12/2020
Ensino, Design Gráfico, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, METODOLOGIA DE PROJETO, EXPRESSÃO VISUAL, DESENHO DE OBSERVAÇÃO, HISTÓRIA DO DESIGN
-
02/2020 - 06/2020
Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho de observação, EXPRESSÃO VISUAL, FUNDAMENTOS DO DESIGN, HISTÓRIA DA MODA, HISTÓRIA DO DESIGN
2008 - 2020
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO COM MESTRADO, Carga horária: 20
2009 - 2010
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO CURSO DE DESIGN DE MODA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2020
Ensino, CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, COMPORTAMENTO E CONSUMO DE MODA, PRODUÇÃO DE MODA E IMAGEM
-
07/2019
Ensino, Design de Interiores, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, BENS CULTURAIS
-
02/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos da Forma
-
02/2015
Ensino, DESIGN, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Forma, Meios de Expressão
-
02/2015
Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico do Vestuário
-
07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Arte e Educação
-
06/2010
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação Visual e Identidade Corporativa
-
03/2008
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Arte e Estética, Estudos da Forma, Representação Gráfica
-
03/2008
Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico de Moda, Desenho da Figura Humana, Ilustração Vetorial
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos da Forma
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Coleção I, Desenho Técnico do Vestuário, História da Moda, História da Arte e Indumentária
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Sistema de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao Design Gráfico, Design de Interação
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos da Forma
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, DESIGN, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Forma
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Coleção I, Desenho Técnico do Vestuário, História da Moda, História da Arte e Indumentária
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos da Forma, Computação Gráfica, Espaço e Composição
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, DESIGN, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Forma
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico do Vestuário, História da Moda
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, DESIGN, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Forma, Ilustração de Moda
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico do Vestuário
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Computação Gráfica, Estudos da Forma, História da Arte e Estética, Representação Gráfica
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, DESIGN, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Forma
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Arte e Estética, Estudos da Forma
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Portifólio, Desenho Técnico do Vestuário
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Design Gráfico, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ilustração Vetorial
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos da Forma, Meios de Expressão, História da Arte e Estética
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico de Moda
-
07/2010 - 12/2010
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos da Forma, Representação Gráfica
-
07/2010 - 12/2010
Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ilustração Vetorial
-
11/2009 - 08/2010
Direção e administração, ULBRA Torres.Cargo ou função, Coordenação de Curso.
2019 - 2020
Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora graduação, Carga horária: 15
Atividades
-
07/2019
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Digital, Desenho Arquitetônico
-
07/2019
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho de Observação, Introdução à Tipografia, Gestão do Design
2005 - 2005
Centro Universitário MetodistaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO COM MESTRADO, Carga horária: 20
2005 - 2005
Centro Universitário MetodistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2005 - 12/2005
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Arte
-
03/2005 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Arte-educação
-
03/2005 - 12/2005
Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Arte
-
03/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Coordenadoria de Comunicação.Serviço realizado, Design gráfico.
2008 - 2008
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO COM MESTRADO, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2008
Ensino, Design, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tipografia
2017 - 2017
Colégio ULBRA Cristo RedentorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora substituta de Artes
Atividades
-
08/2017 - 09/2017
Ensino,Disciplinas ministradas, ARTES
1995 - 1995
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Francesa
Atividades
-
01/1995
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Artes e Letras - CAL, Centro de Artes e Letras - CAL.Atividade realizada, Monitoria.
2003 - 2005
Eliane Revestimentos CerâmicosVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Designer de produto e superfície, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2003 - 02/2005
Serviços técnicos especializados , Departamento de Produto.Serviço realizado, Pesquisa e desenho para revestimentos cerâmicos.
2006 - 2006
Dom DesignVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer gráfica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2006 - 12/2006
Estágios , Dom Design.Estágio realizado, Design gráfico.
2006 - 2006
Ponto DWG PlotagensVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Arte-finalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2006 - 08/2006
Estágios , Ponto DWG Plotagens.Estágio realizado, Arte-finalista.
2000 - 2001
Portobello ShopVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Projetista, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2000 - 06/2001
Estágios , Portobello Shop.Estágio realizado, Vendas e Projetos.
2002 - 2002
ElevatoVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Projetista, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2002 - 06/2002
Estágios , Elevato.Estágio realizado, Projetos de assentamento para revestimentos cerâmicos.
2001 - 2001
Walter BeltrameVínculo: , Enquadramento Funcional: Promotora de vendas, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2001 - 12/2001
Serviços técnicos especializados , Walter Beltrame.Serviço realizado, Vendas e Projetos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carla Andrea Lopes Allegretti e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?