Samuel Lourival Diamantino

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005). Tem experiência em mineração de ouro, zinco e ferro. Atuou nas áreas de planejamento e operação de minas subterrâneas e a céu aberto. Atualmente trabalha na Vale em Mariana, MG, atuando na área de operação de mina.

Informações coletadas do Lattes em 24/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Minas

2000 - 2005

Universidade Federal de Ouro Preto

Formação complementar

2011 - 2011

Treinamento Mine 2 - 4D Básico. (Carga horária: 40h). , Datamine Group.

2010 - 2010

Drenagem superficial de mina. (Carga horária: 16h). , Treinamento Técnico Especializado Ltda.

2006 - 2007

Cursos de formação do Programa Trainee Votorantim. (Carga horária: 126h). , Votorantim Metais Zinco.

2006 - 2006

Formação de Green Belt Industrial. (Carga horária: 80h). , Votorantim Metais Zinco.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas.

Participação em eventos

14º Congresso Brasileiro de Mineração. 2011. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • DIAMANTINO, S. L. . Licenciamento Minerário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2004

    Projeto de cava final para uma mina de manganês com a utilização do programa CSMINE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Lourival Diamantino - Coordenador / Adilson Curi - Integrante.

  • 2000 - 2002

    Análises de estabilidade de taludes no Morro do Curral, Ouro Preto, Descrição: São feitos estudos de estabilidade de taludes no Morro do Curral, bairro do Pilar, no centro histórico de Ouro Preto. Levantamentos geotécnicos são realizados para obtenção de dados necessários às análises de estabilidade. Os mecanismos de ruptura são descritos qualitativa e quantitativamente. A partir dos dados obtidos em campo são realizadas análises de estabilidade dos taludes. Ênfase é dada à realização de retroanálises de escorregamentos para determinação dos parâmetros de resistência do maciço e das descontinuidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Samuel Lourival Diamantino - Coordenador / Milene Sabino Lana - Integrante / Antônio Luiz Pinheiro - Integrante / Frederico Garcia Sobreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Companhia Vale do Rio Doce, CVRD Complexo Minerador de Itabira. , Fazenda Alegria s/n, 35420-000 - Mariana, MG - Brasil

Experiência profissional

2012 - Atual

Companhia Vale do Rio Doce

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de controle operacional, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por garantir o desenvolvimento do processo mineral nas áreas de operação e infraestrutura de mina, perfuração e desmonte de rochas no curto e médio prazo, através do planejamento e da otimização dos processos, visando obter a melhor performance dos equipamentos de e realizar o desempenho geral das fases de mineração.

2011 - 2012

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do curso de Engenharia de Minas das disciplinas de Mecânica de Rochas e Lavra Subterrânea.

2010 - 2012

AngloGold Ashanti

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe de Área, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por implantação de projeto de mineração de ouro. Formação de equipe pré operacional, desenvolvimento de mina, infra-estrutura de mina, planejamento de mina. Elaboração de Capex e Opex. Líder no projeto de aumento do rendimento da frota de perfuração, realizado em parceria com o INDG.

2007 - 2010

Kinross

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe de Área, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação de equipe de operação de mina, Dispach, carregamento, transporte, infra-estrutura, gestão de custos, gestão de indicadores de performance, gestão de indicadores de SSMA, Lider no projeto de melhoria da produtividade da dos equipamentos de Carga (CAT992,CAT994, shovel 495H), em parceria com INDG. Projeto SIX SGMA para reduzir em 40% a movimentação de estoques da mina. Sistematização de metodologia para reduzir a geração de poeira na mina. Responsável pela elaboração dos planos lavra, trimestrais, mensais e semanais (Datamine).Seqüenciamento de planos de lavra trimestrais e operacionalização dos mesmos. Coordenação de reunião diária, onde são definidas as atividades de operação de mina e infra-estrutura e perfuração. Acompanhamento das metas de produção da empresa, procurando maximizar o NPV através das melhores práticas de condições de blendagem, teor do minério, alimentação da planta,distâncias médias de transporte, disponibilidade de equipamentos de operação de lavra. Acompanhamento da aderência ao plano de lavra,Responsável pela elaboração de Forecasts, revisão do plano trimestral realizada no fechamento de cada trimestre. Responsável pelo controle de drenagem de mina; controle de deposição de estéril e minério Marginal (Pilha) Responsável pelo módulo planejamento de lavra do sistema SMARTMINE (DISPACH), implantação lavra seletiva utilizando amostragem de pó de perfuratriz.

2004 - 2005

Votorantim Metais Zinco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Acompanhamento de atividades de perfuração, carregamento, transporte, saneamento, estabilização em mina subterrânea. Acompanhamento dos índices dos equipamentos de mina. Desenvolvimento do projeto de otimização do desmonte em lavra de realces com furos longos. Implantação do DISPACH.

2006 - 2007

UNITEC Ecolas Integradas Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do curso técnico de Mineração da disciplina Processamento de Minerais.

2000 - 2002

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: , Enquadramento Funcional: