Walkiria Silva Soares Marins

Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Meio ambiente pela UNIFOA (2020). Possui pós graduação em endocrinologia pelo Cenbrap, em Saúde Pública pela FUNDAÇÂO OSWALDO CRUZ (FIO CRUZ) , em Psicopedagogia pela Candido Mendes e em Ensino de Ciências Pela Universidade Federal Fluminense. Com graduação em Medicina pela UNIFOA (2016) , graduação em Bacharel em Psicologia e Psicóloga pela Universidade Federal Fluminense (2005) e graduada em enfermagem pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como enfermeira do programa de saúde da família da Fundação Municipal de Saúde de São Gonçalo e Psicóloga Clínica . Experiência em docência de Ensino superior, médio e monitoria de medicina e enfermagem. Aprovada em 3 lugar no processo seletivo para professora substituta da disciplina Saúde Coletiva da UFF no ano de 2008. Trabalhou durante 6 anos como supervisora regional em campanhas de vacina no Município de São Gonçalo. Aprovada no concurso para médica em Resende (2016). Aprovada no concurso para médica em Pirai (2017). Preceptora do Pet Saúde do Ministério da Saúde (2019 a 2021). Atualmente é Médica da UBSF da Prefeitura Municipal de Pinheiral - RJ, médica na área de endocrinologia da Prefeitura de Volta Redonda e Professora do curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Informações coletadas do Lattes em 08/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente

2018 - 2020

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
Título: O ENSINO DE SAÚDE E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO MÉDICA, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: ADILSON PEREIRA
Palavras-chave: ENSINO; MEDICINA; SAUDE E SOCIEDADE.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em endocrinologia

2018 - 2020

Cenbrap
Título: Não necessária

Especialização em Saude Publica

2007 - 2008

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Educação Permanente como ferramenta para a melhoria da qualidade de assistencia na Estrategia Saude da Familia
Orientador: Jose Inacio

Especialização em Especialização em Psicopedagogia

2003 - 2004

Universidade Candido Mendes
Título: A tilização da Zona de Desenvolvimento Proximal - Uma interseção entre a psicologia do desenvolvimento/ Dinâmica de grupo/ Educação

Especialização em Ensino de Ciencias

2000 - 2002

Universidade Federal Fluminense
Título: Educação Sexual: Uma equação para os professores de biologia

Graduação em medicina

2010 - 2016

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Graduação em Psicologo

1999 - 2005

Universidade Federal Fluminense
Título: O trabalho de Grupo na escola "Implicações no desenvolvimento discente"

Graduação em Bacharel em Psicologia

1999 - 2005

Universidade Federal Fluminense

Graduação em enfermagem

1994 - 1999

Universidade Federal Fluminense
Título: Sexualidade Feminina num prisma sócio-cultural

Formação complementar

2016 - 2016

Curso de Radiologia na Emergência. (Carga horária: 30h). , Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, SCM-BM, Brasil.

1999 - 2000

Extensão universitária em Enfermagem. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Pediatria.

Organização de eventos

MARINS, W. S. S. . Treinamento para os agentes de Endemias de Pinheiral. 2011. (Outro).

MARINS, W. S. S. . VI Semana Cientifica da Escola de Enfermagem da UFF. 1997. (Congresso).

Participação em eventos

Congresso do Curso de medicina em comemoração aos 45 anos- A medicina do século XXI. 2013. (Congresso).

I Simpósio dos sentidos; Integração das áreas de Neurologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia do UniFoa. 2013. (Simpósio).

5° Congresso 3 V de cardiologia.. 2012. (Congresso).

50° Congresso Brasileiro de Educação Médica. As bases humanisticas nas discussões de caso clínico do curso de medicina UNIFOA.. 2012. (Congresso).

50° Congresso Brasileiro de Educação Médica. Teoria e prática: a importância do contato com a estratégia Saúde da Familia nos primeiros módulos do curso de medicina.. 2012. (Congresso).

Palestra : Como comunicar a morte a um ente querido. 2011. (Outra).

Palestra: Intoxicações por agentes químicos- diagnóstico, conduta e prevenção.. 2011. (Outra).

Palestra inaugural da Liga Acadêmica de Oncologia UNIFOA. 2011. (Outra).

Palestra Medicina Centrada na Pessoa. 2011. (Outra).

Palestra sobre Endocrinologia Pediátrica e Disturbios do Crescimentonto. 2011. (Outra).

Palestra sobre perda auditiva induzida pelo ruído.. 2011. (Outra).

I Encontro das Ligas Acadêmicas e Cardiologia e Endocrinologia do Unifoa- Síndrome metabólica.. 2010. (Outra).

III Simpósio de Integração Acadêmica Prof. Pedro Carlos Teixeira da Silva e I fórum de ligas acadêmicas e I prêmio científico Prof. Marcelo da Silva Genestra.. 2010. (Outra).

IV Colóquio Técnico Científico do Unifoa.. 2010. (Outra).

Programa de Educação Médica Continuada da SOCERJ. 2010. (Encontro).

VIII Congresso Fluminense de Cardiologia. 2010. (Congresso).

Atualização em vacina - SUSC São Gonçalo. 2009. (Encontro).

Capacitação de Tuberculose pela Ação Global. 2009. (Seminário).

Treinamento em Hanseníase. 2008. (Encontro).

Treinamento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e do Bolsa Família da Coordenação de SISVAN de São Gonçalo. 2006. (Outra).

Atualização em Imunização realizada pelo Programa de Imunização/SUSC de São Gonçalo. 2004. (Seminário).

Treinamento de Aconselhamento em CTA-DST/AIDS da Coordenação Municipal de DST/AIDS em São Gonçalo. 2004. (Seminário).

Treinamento em Abordagem Sindrômica em DST/AIDS da Coordenação Municipal em DST/AIDS de São Gonçalo. 2004. (Seminário).

Treinamento em Acidentes com Material Biológico da Coordenação Municipal de DST/AIDS de São Gonçalo.. 2004. (Seminário).

Curso de Capacitação de Profissionais de Saúde,na Prevenção de Transmissão Perinatal do HIV e da Sífilis Congênita, do Intituto de Pesquisa Clinica Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz.. 2003. (Outra).

Ciclo de Debates - A construção de Novos Sentidos na Articulação entre Psicologia e Edfucação da Pró- reitoria de Extensão da UFF. 2002. (Encontro).

Oficina: Desvendando mecanismos de exclusão/includente da Pró-reitoria de Extensão da UFF. 2002. (Oficina).

Oficina: Novos sentidos para o trabalho pedagógico da Pró-reitoria de Extensão da UFF. 2002. (Oficina).

Oficina: Vivências de Luta e Construção de projeto sociais em educação da Pró-reitoria de Extensão da UFF. 2002. (Oficina).

IV Semana de Extensão da UFF ( Trabalho- Emprego e Desemprego). 1999. (Seminário).

I Curso de Arritmias Cardiacas do Hospital Universitário Antônio Pedro. 1997. (Seminário).

III Encontro do Grupo de Interesse em Assistência de Enfermagem a diabético e I Seminário :Prestação de Assistência ao Diabético na Faculdade de Educação da UFF. 1997. (Encontro).

III Semana do Coração do Hospital Universitário Antônio Pedro. 1997. (Encontro).

II Jornada de Enfermagem Materno Infantil do Serviço de Capacitação e Qualificação da UFF. 1997. (Seminário).

Jornada de Pediatria-"criança grave" da Faculdade de Medicina da UFF. 1997. (Congresso).

VI Semana Cientifica da Escola de Enfermagem da UFF. 1997. (Seminário).

VI Semana Cientifica da EScola de Enfermagem da UFF.Educação Para Saúde à escolares Hospitalizados- Uma alternativa de Ensino.. 1997. (Outra).

IV Encontro Interdisciplinar sobre o Idoso e III Simpósio de Demência da UFF. 1996. (Simpósio).

Iª Jornada de Enfermagem Materno-Infantil da do Serviço de Capacitação e Qualificação da UFF. 1996. (Encontro).

V Semana Cientifica de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFF. 1996. (Seminário).

V Semana Cientifica de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFF.. 1996. (Seminário).

Iª Semana de educação em Enfermagem. 1995. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • Marins, L.A. ; CARVALHO, E. P. ; MARINS, W. S. S. ; SOARES, D. C. ; GOUVEIA, F. C. . The Integration of University With High School through an Experience Using Project Led Education.. International J. Uf alive Eng. Educ. , v. 6, p. 45-62, 2019.

  • MARINS, W. S. S. ; FARO, L. . a psicanalise como ferramenta no complexo cenário do atendimento médico frente a criança portadora de paralisia cerebral. Cadernos UniFOA (Impresso) , v. 08-2014, p. 79, 2014.

  • MARINS, W. S. S. . ALEITAMENTO MATERNO ATÉ OS SEIS MESES DE VIDA: UM PANORAMA DA REALIDADE DE UMA COMUNIDADE DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO.. Cadernos UniFOA (Online) , v. 1, p. 12, 2011.

  • MARINS, W. S. S. . O ENSINO DE SAUDE E SOCIEADE NA FORMAÇÃO MÉDICA: PROBLEMATIZAÇÃO COMO RECURSO DE ENSINO. 1. ed. Volta Redonda: EDITORA FOA, 2020. 56p .

  • MARINS, W. S. S. . Nos descaminhos da insegurança. No Ar, Rio Bonito, p. 6 - 6, 05 nov. 2009.

  • MARINS, W. S. S. . Enquanto nos olhamos no espelho. No Ar, rio bonito, p. 5 - 5, 05 out. 2009.

  • MARINS, W. S. S. ; PEREIRA, A. . Como ensinar Saúde e Sociedade na graduação em Medicina? Problematização e aprendizagem baseada em problemas na prática pedagógica. In: V Simposio em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente, 2020, Volta Redonda. V Simposio em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente, 2020.

  • MARINS, W. S. S. ; SOUZA, I.A. ; SANTOS F H B C. ; VIANA, L.G. . Relato de Experiência : O interprofissionalismo como ferramenta para o cuidado integral dentro da UBSF. In: 1 Congresso Brasileiro de Saude Online, 2020, Rio de Janeiro. Anais do 1 Congresso Brasileiro de Saude Online, 2020.

  • MARINS, W. S. S. ; SILVA, RCS ; TAVARES, LM ; CARVALHO, RUA . RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE SAUDE MENTAL NA ATENCAO BASICA NO MUNICIPIO DE PINHEIRAL RJ. In: XXXVII CONGRESSO DE PSIQUIATRIA, 2019, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO XXXVII CONGRESSO DE PSIQUIATRIA, 2019.

  • MARINS, W. S. S. ; PINTON, A.C. ; CARDOSO, M. D. ; AMORIM, N.R. ; BOTELHO, P.S.M. . Linguagem e Ética na relação médico-paciente na Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência no curso de Medicina. In: XII Colóquio Técnico-Científico do UniFOA, 2018, Volta Redonda. XII Colóquio Técnico-Científico do UniFOA - Ciência para a Redução das Desigualdades. Volta Redonda: Editora FOA, 2018. v. 1. p. 14-14.

  • MARINS, W. S. S. ; PEREIRA, A. ; MORAES, C.A. ; REIS, R.T. ; TEIXEIRA, K.O. ; TEIXEIRA, C.F. . Visita Domiciliar à pacientes da Estratégia Saúde da Família como ferramenta de aprendizagem no. In: XII COLÓQUIO TÉCNICO CIENTÍFICO DO UNIFOA, 2018, VOLTA REDONDA. XII COLÓQUIO TÉCNICO CIENTÍFICO DO UNIFOA. VOLTA REDONDA: EDITORA FOA, 2018. v. 1. p. 19-19.

  • MARINS, W. S. S. ; PEREIRA, A. ; CARDOSO, M. D. ; BASTOS, R. S. ; COELHO, A. V. ; TOLEDO, V. P. M. . Processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família como instrumento de aprendizado no Curso de Medicina. In: XII COLÓQUIO TÉCNICO CIENTÍFICO DO UNIFOA, 2018, VOLTA REDONDA2018. XII COLÓQUIO TÉCNICO CIENTÍFICO DO UNIFOA. VOLTA REDONDA: EDITORA FOA, 2018. v. 1. p. 20-20.

  • MARINS, W. S. S. . A utilização da metodologia da problematização na construção do raciocínio clinico no internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINS, W. S. S. . Saúde da mulher. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINS, W. S. S. ; CARDOSO, M. D. ; PEREIRA, A. . Ferramentas Interdisciplinares para empoderamento e gestão do auto-cuidado do paciente diabético na Estratégia Saúde da Família. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARINS, W. S. S. ; Marins, L.A. . Alterações bioquímicas causadas no concepto pelo consumo de etanol durante a gestação e lactação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARINS, W. S. S. . Teoria e Prática: A importancia do contato com a Estratégia Saúde da família nos primeiros módulos do curso de Medicina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARINS, W. S. S. ; FARO, L. . As bases humanísticas nas discussões de caso clínico do curso de medicina UNIFOA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARINS, W. S. S. . ALEITAMENTO MATERNO ATÉ OS SEIS MESES DE VIDA: UM PANORAMA DA REALIDADE DE UMA COMUNIDADE DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARINS, W. S. S. . Educação para a Saude à Escolares Hospitalizados - Uma alternativa para o ensino. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARINS, W. S. S. . Estudo Longitudinal da Assistencia de Enfermagem à Crianca com Sindrome Nefrotica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARINS, W. S. S. . Auto-exame das mamas : um grande dilema da mulher brasileira. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARINS, W. S. S. . Dengue e SUS 2011 (Apostila).

  • MARINS, W. S. S. . Conhecendo o SUS 2011 (Apostila).

Outras produções

MARINS, W. S. S. ; SEVERIANO, M. . Espaço Mulher. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARINS, W. S. S. . TREINAMENTO DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA. 2018. .

MARINS, W. S. S. . Interpretação de Exames Laboratoriais. 2017. .

MARINS, W. S. S. . Treinamento de Hipertensão e Diabetes. 2017. .

MARINS, W. S. S. . Atualização em SUS.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARINS, W. S. S. . Treinamento para os agentes de endemia do municipio de Pinheiral- assunto: Dengue. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARINS, W. S. S. . Psicologia e Fundamentos da Educação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    As bases humanísticas nas discussões de caso clínico do curso de medicina UNIFOA., Descrição: Pesquisa sobre a presença dos conteúdos de ciências humanas nos casos clínicos estudados no curso de medicina da UNIFOA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Walkiria Silva Soares Marins - Integrante / Lílian Faro - Coordenador.

Prêmios

2019

3 Lugar no Concurso para médica endocrinologista de Volta Redonda, Prefeitura de Volta Redonda.

2018

1 Lugar no Concurso para médico Clinico para ESF de Pinheiral, Prefeitura de Pinheiral.

2016

6 lugar no Concurso para Médico do PSF, Prefeitura Municipal de Piraí.

2016

8 lugar no Concurso Público para Médico do PSF, Prefeitura Municipal de Resende.

2010

3° lugar no concurso para o cargo de Sanitarista do Prefeitura Municipal de Volta Redonda, Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

2008

3° lugar no Concurso Púiblico para Professor Substituto da Escola de Enfermagem da UFF - Saude Coletiva, UFF.

2007

10° lugar no Concurso para Psicólogo da Prefeitura Municipal de Niteroi, Prefeitura Municipal de Niteroi.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundacao Municipal de Saude de Sao Goncalo. , Estrada da Covanca, 24474-256 - Sao Goncalo, RJ - Brasil

Experiência profissional

2021 - Atual

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

2018 - Atual

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptoria, Carga horária: 12

2015 - 2015

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Vínculo: monitoria de Saúde e Sociedade, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 12

2012 - 2014

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Vínculo: Liga Acadêmica de Sáude Mental, Enquadramento Funcional: diretora

2013 - 2013

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Vínculo: Monitoria de propedêutica, Enquadramento Funcional: monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria de Propedêutica.

2012 - 2013

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Vínculo: Liga Acadêmica de Pediatria, Enquadramento Funcional: diretora

2011 - 2011

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Vínculo: monitoria de fisiologia, Enquadramento Funcional: monitoria, Carga horária: 8

2009 - 2010

OPS- Pró Saúde

Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 8

2006 - 2009

Igreja Batista de Nova Cidade

Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: psicóloga clínica, Carga horária: 4

2005 - 2008

Curso Gênesis

Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 6

2003 - 2010

Fundação Municipal de Saúde de São Gonçalo

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Enfermeira do Programa de Saude da Familia, Carga horária: 40

2003 - 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 10

2002 - 2003

Hospital Universitário Antônio Pedro

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: enfermeiro, Carga horária: 30

1999 - 2001

Colegio Educacional Goncalense

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: prof de biologia ensino fundamental e medio, Carga horária: 20

1998 - 1998

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: monitoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitoria de Enfermagem Pediatrica

2014 - 2014

Prefeitura de Volta Redonda

Vínculo: Estagiária de Medicina, Enquadramento Funcional: Estagiária de Medicina, Carga horária: 24

2018 - Atual

Prefeitura Municipal de Pinheiral, PM/Pinheiral

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: medico de saúde da familia, Carga horária: 20

2016 - 2018

Prefeitura Municipal de Pinheiral, PM/Pinheiral

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40

2019 - 2021

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptora do PET Saúde Interprofisionalidade, Carga horária: 12

2020 - Atual

Prefeitura Municipal de Volta Redonda

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médica- endocrinologia, Carga horária: 20