Fernando Cordeiro Pimentel

Médico com graduação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2004, residência em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Cirurgia Vascular pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Estágio na área de psiquiatria na Disciplina de Psiquiatria do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP ( 01 de Julho de 2016 a 30 de Junho de 2018), com chancela do COREME da FMB-UNESP. Médico assistente em psiquiatria (2018 a 2024) e Diretor Executivo (Janeiro de 2020 a fevereiro 2024) do Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas - SARAD - do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - HCFMBAprimoramento em Transtornos Afetivos (Depressão e Transtorno Bipolar) no Programa de Transtornos Afetivos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - PROGRUDA - IPq-HC-FMUSP de março de 2021 a fevereiro de 2022.Plantonista em urgências psiquiátricas nos Hospitais da UNIMED Botucatu (julho de 2021 a outubro de 2023).Pesquisador colaborador do Programa de Transtornos Afetivos (PROGRUDA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HC-FMUSP).Médico voluntário no IPq-HC-FMUSP.Atua em consultório privado.

Informações coletadas do Lattes em 12/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização - Residência médica

2008 - 2010

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Residência médica em: Cirurgia VascularNúmero do registro: . Bolsista do(a): FUNDAP, FUNDAP, Brasil. Palavras-chave: cirurgia.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.

Especialização - Residência médica

2005 - 2007

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Residência médica em: Cirurgia GeralNúmero do registro: 90942-1. Palavras-chave: cirurgia.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.

Graduação em Medicina

1999 - 2004

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2016 - 2018

Estágio em Psiquiatria.. (Carga horária: 1008h). , Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, HCFMB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria.

Organização de eventos

PIMENTEL, F. C. . ACONSELHAMENTO E PROMOÇÃO DA ESPERANÇA. 2022. (Outro).

BRITO, N. M. R. ; PIMENTEL, F. C. . ESCUTA ATIVA DA TEORIA À PRÁTICA. 2022. (Outro).

LOVADINI, G. B. ; PIMENTEL, F. C. . "AGITAÇÃO PSICOMOTORA E IDEAÇÃO SUICIDA: ENTENDENDO MAIS PARA CUIDAR MELHOR - SARAD. 2021. (Outro).

LOVADINI, G. B. ; PIMENTEL, F. C. ; BRITO, N. M. R. . capacitação " SINAIS E SINTOMAS DAS PRINCIPAIS DOENÇAS MENTAIS E PSÍQUICAS NO SERVIÇO DE ATENÇÃO E REFERENCIA EM ÁLCOOL E DROAGAS - SARAD". 2021. (Outro).

PIMENTEL, F. C. ; LOVADINI, G. B. ; BRITO, N. M. R. . capacitação "AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES EMOCIONAIS E MENTAIS DO PACIENTE NA ESPECIALIDADE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS - SARAD". 2021. (Outro).

DUARTE, R. P. ; PIMENTEL, F. C. ; BRITO, N. M. R. . Capacitação "ABORDAGEM DO ADOLESCENTE INTERNADO NO SARAD E MANEJO DE PACIENTE TABAGISTAS E USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRA DROGAS". 2021. (Outro).

MIGUEL, D. F. ; SILVEIRA, J. R. ; PIMENTEL, F. C. ; BRITO, N. M. R. . Capacitação "GÊNERO E SEXUALIDADE: CUIDADOS TRANSDISCIPLINARES COM FOCO NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E COMPORTAMENTO DE MORADOR DE RUA E ABORDAGEM DESSA POPULAÇÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR". 2021. (Outro).

BRITO, N. M. R. ; PIMENTEL, F. C. . "CAPACITAÇÃO - REGISTROS DE ENFERMAGEM NO PRONTUARIO DO PACIENTE NO HCFMB - SARAD". 2021. (Outro).

PIMENTEL, F. C. . Ciclo de Palestras DEPENDÊNCIA QUÍMICA, INTERFACE ENTRE A PSIQUIATRIA E A NEUROLOGIA EM AMBIENTE HOSPITALAR - 2020. 2020. (Outro).

Participação em eventos

2023 ISBD ANNUAL CONFERENCE. 2023. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro dos Departamentos e Comissões da ABP. 2023. (Congresso).

X Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas. 2023. (Simpósio).

XL Congresso Brasileiro de Psiquiatria,. 2023. (Congresso).

"GERENCIAMENTO DE DADOS EM PESQUISA CIENTÍFICA - Básico",. 2022. (Outra).

2022 ISBD Experience. 2022. (Congresso).

5ª IMERSÃO 2022 HCFMB.Mesa de discussão. 2022. (Encontro).

CAPACITAÇÃO EM NORMATIVAS, CRITÉRIOS CLÍNICOS E INTERVENÇÕES DO PACIENTE DO SARAD.CAPACITAÇÃO EM NORMATIVAS, CRITÉRIOS CLÍNICOS E INTERVENÇÕES DO PACIENTE DO SARAD. 2022. (Encontro).

Curso de Extensão Universitária na modalidade de Atualização: Do Rascunho ao Paper: teoria e prática para desenvolvimento da escrita científica.. 2022. (Outra).

Entrevista Motivacional: Formação Completa (Módulos Básico, Intermediário e Avançado). 2022. (Outra).

General Psychiatric Management (GPM) for Borderline Personality Disorder (BPD). 2022. (Outra).

II Simpósio de Saúde e Performance Esportiva.Esporte Competitivo e Saúde Mental. 2022. (Simpósio).

Treinamento em Entrevista Motivacional: Módulo Avançado. 2022. (Outra).

Treinamento em Entrevista Motivacional: Modulo Intermediário. 2022. (Outra).

Treinamento online EndNote - Gerenciador de Referências. 2022. (Outra).

TREINAMENTO SOBRE COMPLIANCE. 2022. (Outra).

"IV IMERSÃO DOS GESTORES - 2021-HCFMB"."IV IMERSÃO DOS GESTORES - 2021-HCFMB". 2021. (Encontro).

2021 ISBD Virtual Conference. 2021. (Congresso).

apacitação "ATUALIZAÇÃO DE DIRETRIZES NO TRATAMENTO E DIAGNOSTICO.Capacitação "ATUALIZAÇÃO DE DIRETRIZES NO TRATAMENTO E DIAGNOSTICO. 2021. (Outra).

CAPACITAÇÃO AGITAÇÃO PSICOMOTORA E IDEAÇÃO SUICIDA. 2021. (Outra).

VI Curso: Psicologia, psicopatologia e clínica da depressão.. 2021. (Outra).

ABP WEB: Atualização sobre a neurobiologia do TDAH. 2020. (Outra).

ABP WEB: Identificação e diagnóstico do Transtorno Humor Bipolar - Parte 1. 2020. (Outra).

ABP WEB: Manejo da depressão resistente ao tratamento ? Parte I. 2020. (Outra).

ABP WEB: Planejamento e estratégias de tratamento do Transtorno Humor Bipolar ? Parte 2. 2020. (Outra).

ABP WEB: TDAH na infância e COVID-19. 2020. (Outra).

Capacitação para Entrevista Motivacional - Aplicação na Prática Clínica. 2020. (Outra).

Capacitação para Entrevista Motivacional - Conceitos e Técnicas. 2020. (Outra).

Etapa I - EAD do Curso Desenvolvimento Gerencial em Serviços de Saúde. 2020. (Outra).

I ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DO SARAD: CLÍNICA AMPLIADA E PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR - Capacitação - I ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DO SARAD: CLÍNICA AMPLIADA E PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR. 2020. (Outra).

III CONGRESSO SOBRE DROGAS da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR. 2020. (Congresso).

II Masterclass de Atualização Terapêutica. 2020. (Congresso).

POLÍTICA NACIONAL SOBRE DROGAS: ATUALIDADES NO ATENDIMENTO DE DEPENDENTES DE ÁLCOOL E DROGAS - SARAD. 2020. (Outra).

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE AVALIADORES - ADI 2020. 2020. (Outra).

VI Congresso Clínica Psiquiátrica - Inovação, pesquisa e humanização. 2020. (Congresso).

ABORDAGEM AO DEPENDENTE QUÍMICO NO AMBIENTE HOSPITALAR: COMO AGIR DE FORMA PROFISSIONAL.ABORDAGEM AO DEPENDENTE QUÍMICO NO AMBIENTE HOSPITALAR: COMO AGIR DE FORMA PROFISSIONAL. 2019. (Outra).

Curso de Gestão de Clínicas e Consultórios Médicos - APM. 2019. (Outra).

Curso SUPERA. 13 Edição. 2019. (Outra).

I Simpósio de Geriatria - Aspectos Multiprofissionais e Multidisciplinares. 2019. (Simpósio).

Programa de Atualização em Psiquiatria (PROPSIQ-ABP). 2019. (Outra).

Simpósio de Farmacogenética. 2019. (Simpósio).

XXXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2019. (Congresso).

Capacitação de Profissionais de Saúde para Tratamento do Tabagismo no SUS - abordagem intensiva do fumante. 2018. (Outra).

V Congresso Clínica Psiquiátrica. 2018. (Congresso).

XXXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2018. (Congresso).

II Curso ABP/APAL/WPA De Atualização em Esquizofrenia. 2017. (Outra).

II Simpósio Internacional de Suicídio. 2017. (Simpósio).

XV Encontro São Paulo de Cirurgia Vascular e Endovascular. 2017. (Encontro).

XXXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2017. (Congresso).

Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas. 2016. (Simpósio).

XIV Encontro São Paulo de Cirurgia Vascular e Endovascula. 2016. (Congresso).

XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2016. (Congresso).

41 Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular. 2015. (Congresso).

III Curso de Clínica Psiquiátrica 2015. 2015. (Outra).

XIII Encontro São Paulo de Cirurgia Vascular e Endovascular. 2015. (Congresso).

X Encontro São Paulo de Cirurgia Vascular e Endovascular. 2012. (Encontro).

XII PANAMERICAN CONGRESS ON VASCULAR AND ENDOVASCULAR SURGERY. 2012. (Congresso).

39 Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular e do VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Endovascular. 2011. (Congresso).

II Curso de Escleroterapia do Hospital São Camilo. 2010. (Outra).

X Curso Prático para o Tratamento das Varizes dos Membros Inferiores com Espuma Ecoguiada. 2010. (Outra).

VI Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular e VI Congresso Brasileiro de Cirurgia Endovascular. 2009. (Congresso).

VII Encontro São Paulo de Cirurgia Vascular e Endovascular. 2009. (Encontro).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular. 2009. (Congresso).

Treinamento de Intervenção Vascular: Intervenção Periférica. 2008. (Outra).

V Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular e V Congresso Brasileiro de Cirurgia Endovascular. 2008. (Congresso).

34 Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo - Gastrão 2007. 2007. (Outra).

37 Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular. 2007. (Congresso).

Curso Continuado de Cirurgia.Exames laboratoriais. 2006. (Outra).

36 Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular e do VII Encontro do Cone Sul de Cirurgia Vascular. 2005. (Congresso).

III Curso de Introdução à Liga de Iniciação a Cirurgia Vascular. 2004. (Outra).

Liga de Iniciação a Cirurgia Vascular. 2004. (Outra).

XXI Congresso Médico Acadêmico da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 2004. (Congresso).

XXII Curso Anual de Cirurgia de Urgência 2004. 2004. (Outra).

III Curso de Introdução à Liga de Cirurgia de Emergência da F.C.M.S.C.S.P.. 2002. (Outra).

XX Curso Anual de Cirurgia de Urgência 2002. 2002. (Outra).

X Seminário Nacional Antidrogas "Médico e Drogas". 2001. (Seminário).

XVI Congresso Médico Acadêmico da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 1999. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, FERNANDO ; Pimentel, Fernando Cordeiro ; CARNEIRO, ADRIANA ; MORENO, RICARDO ALBERTO . Rapid response to antidepressants and correlation with response and remission after acute treatment.. Journal of Affective Disorders Reports , v. 16, p. 100725, 2024.

  • Yoshida, RA ; YOSHIDA, W.B. ; Rollo, HA ; Jaldim, RG ; PIMENTEL, F. C. . Cirurgia aórtica totalmente laparoscópica para tratamento de isquemia crítica de membros: relato do primeiro caso no Brasil. Jornal Vascular Brasileiro (Impresso) , v. 9, p. 66, 2010.

  • RAZUK FILHO, A. ; SAAD, P.F. ; TELLES, G.J.P. ; PARK J.H. ; FIORANELLI A. ; KARAKHANIAN, W.K. ; VASCONCELOS, D.C. ; PIMENTEL, F. C. ; CAFFARO, R.A. . Tratamento endovascular de urgência na aorta torácica descendente. Jornal Vascular Brasileiro (Impresso) , v. 4, p. 114-114, 2005.

  • FERRON, A. J. T. ; KANO, H. T. ; FERRON, F. V. F. ; NERES, M. V. ; BRITO, N. M. R. ; GIACOMINI, J. L. ; PIMENTEL, F. C. . Caracterização física/motora de dependentes químicos internados no SARAD/HC/FMB. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIMENTEL, F. C. . TDAH. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTEL, F. C. . ABORDAGEM AO DEPENDENTE QUÍMICO NO AMBIENTE HOSPITALAR: COMO AGIR DE FORMA PROFISSIONAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTEL, F. C. . Cuidados Com a Saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, R. ; Jaldim, RG ; SOBREIRA, M.L. ; MARIUBA, J.V. ; BERTANHA, M. ; YOSHIDA, W.B. ; PIMENTEL, F. C. ; Rollo, HA ; BONFIETTI, E. . Tratamento endovascular com stent revestido por hipertensão venosa crônica decorrente de fístula arteriovenosa para hemodiálise e estenose venosa central. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORBIO, A. P. ; SOBREIRA, M.L. ; Jaldim, RG ; PIMENTEL, F. C. ; BERTANHA, M. ; Rollo, HA . Avaliação quantitativa da insuficiência da veia safena magna nos pacientes portadores de varizes primárias de membros inferiores pelo mapeamento dúplex e pela avaliação clínica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORBIO, A. P. ; SOBREIRA, M.L. ; Jaldim, RG ; PIMENTEL, F. C. ; Rollo, HA . Comparação entre a compressão automática e a compressão manual para avaliação do refluxo na insuficiência da veia safena magna em pacientes portadores de varizes primárias dos membros inferiores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACEDO DE FREITAS, C.C. ; SIQUEIRA SANTOS, G. ; PIMENTEL, F. C. ; MOURA, R. ; GABARRA, R.C. . Traumatic knife-related vertebro jugular fistula. Case report.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIMENTEL, F. C. . Aneurisma de artéria femoral superficial roto e aneurisma de artéria poplítea - Tratamento com cirurgia convencional e implante de stent recoberto guiado por ultrassonografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIMENTEL, F. C. . Tratamento endovascular do aneurisma inflamatório de aorta abdominal: relato de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIMENTEL, F. C. . Derivação aorto-bifemoral na doença obstrutiva aterosclerótica dos membros inferiores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIMENTEL, F. C. . Avaliação de um Grupo de Planejamento Familiar em Centro de Saúde Escola de Área Central. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIMENTEL, F. C. . Relato de caso: Pielonefrite. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

PIMENTEL, F. C. . Curso ATLS de Alunos. 2002.

PIMENTEL, F. C. . 94 Curso ATLS de Alunos. 2002.

BRITO, N. M. R. ; PIMENTEL, F. C. . Aconselhamento. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo Assistencial).

PIMENTEL, F. C. ; BRITO, N. M. R. . Escuta Ativa. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo Assistencial).

PIMENTEL, F. C. ; BRITO, N. M. R. . Tratamento para Uso de Drogas e Abstinência no Período de Internação. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo Clínico).

BRITO, N. M. R. ; PIMENTEL, F. C. . Promoção da Esperança. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo Assistencial).

PIMENTEL, F. C. ; BRITO, N. M. R. . Protocolo de Avaliação Motivacional do Paciente Internado no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo Clínico).

BRITO, N. M. R. ; PIMENTEL, F. C. . Rotina Administrativa para Internação Voluntária, Involuntária e Compulsória no SARAD. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Procedimento Operacional Padrão).

PIMENTEL, F. C. ; BRITO, N. M. R. . Protocolo Clínico de Admissão e Tratamento no SARAD. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo Clínico).

BRITO, N. M. R. ; PIMENTEL, F. C. . PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO MOTIVACIONAL DO SERVIÇO DE ATENÇÃO E REFERÊNCIA EM ÁLCOOL E DROGAS ? SARAD. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PROTOCOLO CLÍNICO).

AKITA, J. ; PIMENTEL, F. C. . Protocolo de Atendimento de Pacientes Suspeitos ou Confirmados de COVID-19, no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas - SARAD. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PROTOCOLO CLÍNICO).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Consultório Privado. , Rua Prudente de Moraes,301, Centro, 18602060 - Botucatu, SP - Brasil, Telefone: (14) 38134589, Fax: (14) 38134589

Experiência profissional

2011 - Atual

Hospital UNIMED Botucatu

Vínculo: Membro do Corpo Clínico, Enquadramento Funcional: Membro do Corpo Clínico

2020 - Atual

Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 30

2018 - Atual

Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Assistente em Psiquiatria, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuando em psiquiatria.

2010 - Atual

Consultorio privado

Vínculo: Médico Autônomo, Enquadramento Funcional: Proprietário, Carga horária: 20

Outras informações:
Clínica com atendimento e pediatria, psiquiatria e cirurgia vascular.

2022 - Atual

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Vínculo: Médico Voluntário, Enquadramento Funcional: Médico Voluntário, Carga horária: 8

Outras informações:
Médico Voluntário no PROGRUDA - Programa de Transtornos Afetivos