Luana Ruiz da Silva

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: crônicas e jornalismo.

Informações coletadas do Lattes em 05/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Jornalismo

2011 - 2014

Universidade Metodista de Piracicaba

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

Vito Carmine Cerbasi

Formação complementar

2011 - 2011

Técnico em Administração. , ProJovem, PRO, Brasil.

2003 - 2003

Técnico em Informática. , Politec, POLI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Assessoria de imprensa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotojornalismo.

Participação em eventos

5º Simpósio do Curso de Jornalismo da Unimep.Simpósio do Curso de Jornalismo da Unimep. 2013. (Simpósio).

4º Simpósio do Curso de Jornalismo da Unimep.Simpósio do Curso de Jornalismo da Unimep. 2012. (Simpósio).

II PIRAWEB MOBILE.NOVAS MÍDIAS NOVOS CONCEITOS. 2011. (Seminário).

Outras produções

SILVA, L. R. . Devaneios de uma mente indecorosa. 2013; Tema: Crônicas. (Blog).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2014

    JORNALISMO INVESTIGATIVO NA INTERNET: MÉTODOS DA AGÊNCIA A PÚBLICA NAS SÉRIES DE REPORTAGENS COPA, AMAZÔNIA E DITADURA, Descrição: A pesquisa trata do jornalismo investigativo praticado pela agência de notícias A Pública. Embora não exista uma definição específica para jornalismo investigativo e a expressão seja considerada até mesmo pleonástica, esta modalidade do jornalismo se diferencia das notícias convencionais por seus objetivos, técnicas de investigação, riscos e até mesmo à possibilidade de infração da legislação para obtenção de uma informação. Devido à falta de espaço na mídia tradicional, esse modelo de jornalismo cresceu na plataforma digital através de blogs e sites independentes. Após um estudo das vertentes do jornalismo investigativo ligado ao webjornalismo, este trabalho pretende descobrir quais são os métodos investigativos utilizados pelos repórteres da agência de notícias, além de constatar se esses métodos seguem a ética da profissão. Foram analisadas as reportagens de três séries especiais que focaram as consequências sociais dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, os investimentos milionários na Amazônia e a negligência aos direitos humanos durante os governos militares (1964-1985).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luana Ruiz da Silva - Coordenador / ARIOVALDO DE CAMPOS JÚNIOR - Integrante.

Prêmios

2014

26° Prêmio Losso Neto de Jornalismo, Universidade Metodista de PIracicaba.

2014

26° Prêmio Losso Neto de Jornalismo, Universidade Metodista de Piracicaba.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2014

Agência de Inovação Inova Unicamp

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista

Outras informações:
Produção de reportagens e matérias / gerenciamento da homepage e redes sociais / e-mail marketing / cobertura de eventos.

2013 - 2013

Serviço Social da Indústria

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Jornalista

Outras informações:
Contato com a mídia/ gerenciamento das redes sociais / e-mail marketing / divulgação de programas culturais.

2012 - 2012

Motiva Call Center

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Jornalista

Outras informações:
Comunicação interna / gerenciamento das redes sociais e intranet / manutenção dos murais / cobertura de eventos.

2011 - 2012

ONG FLORESPI

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20