Sonia Machado de Azevedo
Possui graduação em Teatro pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2005), com formação em Dança Moderna pela Escola Arte do Movimento ( 1979) . Tem experiência na área de Artes, com ênfase no ensino do teatro, direção teatral, dança e coreografia, dramaturgia, performance e trabalhos de corpo voltados à atuação do ator; professora e intérprete, pesquisa a arte enquanto possibilidade de transformação humana; atuou com consultoria nas várias áreas artísticas, curadoria técnica, teatro na escola, encenação, produção teatral e dança moderna.Tem livros publicados e artigos em livros técnicos e de teoria teatral da Editora Perspectiva e da EDUSP e em revistas ligadas às universidades públicas. É membro do conselho editorial e parecerista da revista Urdimento - da UDESC-SC, da coleção de livros LICORES - Linguagem, Corpo, Estética da Hucitec, da revista Olhares - da ESCH-SP, além de colaboradora da Editora Perspectiva. Dedica-se também à ficção, à dramaturgia e à direção. Atualmente investiga as artes da presença - processos de criação e recepção - e orienta o NPP - Núcleo de Pesquisa da Presença da ESCH formado por alunos, ex alunos da graduação e comunidade artística e acadêmica em geral. Desde 2012. Professora Titular em Práticas Corporais no Bacharelado, pós graduação e mestrado do Centro de Artes Célia Helena em São Paulo.Pesquisadora integrante do projeto O discurso teatral em perspectiva dialógica: potencialidades, urgências e demandas (UFPR/CNPq - Coordenação: Jean Carlos Gonçalves). O NPP é filiado à DiÁLOGOS Rede Internacional de Pesquisa, coordenada por Jean Carlos Gonçalves da UFPR. Na Hucitec Editora é diretora da Coleção Estações, com Jean Carlos Gonçalves. Na Appris Editora, é consultora científica da Coleção Arte, Corpo e Educação Estética
Informações coletadas do Lattes em 10/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Artes
2002 - 2005
Universidade de São Paulo
Título: No Campo feito de sonhos - Núcleos de Artes Cênicas do SESI - um estudo da inserção social através da Arte e da Educação Estética
Orientador: Dr Jacó Guinsburg
Palavras-chave: educação estética; cidadão criador; acessibilidade da arte; oportunidade criativa; Encenação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Mestrado em Artes
1987 - 1989
Universidade de São Paulo
Título: O papel do trabalho corporal na interpretação do ator, Ano de Obtenção: 1989
Prof. Dr. Jacó Guinsburg.Palavras-chave: dança moderna; Encenação; interpretação; partitura corporal; preparação corporal.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Formação complementar
2003 - 2003
Psicologia Social da Arte - Recepção Estética. (Carga horária: 48h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Humilhação Social. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
Simbolismo e Encenação. (Carga horária: 48h). , Escola de Comunicações e Artes - USP, ECA, Brasil.
1989 - 1989
Capoeira. , Academia Fonte do Gravatá, AFG, Brasil.
1987 - 1987
Tai Chi Chuam. , Instituto Pai Lin de Cultura e Ciência Oriental, IPLCCO, Brasil.
1985 - 1985
Direção Teatral I. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1985 - 1985
Direção Teatral II. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1985 - 1985
Sono e Sonho nas Pesquisas Atuais Em Psicologia. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1985 - 1985
Sonhos Numa Abordagem Adaptativa e Criativa. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1984 - 1984
Teatro Moderno Um Roteiro de Fragmentações Cultura. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1984 - 1984
Estudo de Problemas Brasileiros. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1984 - 1984
O Teatro de Arena. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1984 - 1984
Teatro Mais Educação. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1976 - 1979
Téc Impr. e Didática de Dança Moderna Met. Laban. , Escola Arte do Movimento, EAM, Brasil.
1976 - 1979
Alongamento e Relaxamento. , Escola Arte do Movimento, EAM, Brasil.
1976 - 1976
Psicologia da Educação. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1976 - 1976
Didática Estrutura e Funcionamento do Ensino. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1965 - 1970
Piano Clássico. , Aulas Particulares, AP, Brasil.
1960 - 1964
Piano Clássico e Canto Coral. , Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, CNSP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Lê Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: recepção estética.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: literatura e dramaturgia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: coreografia e corpo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: dança moderna.
Organização de eventos
AZEVEDO, Sônia Machado de . Festival SESI/Coca-Cola de Teatro Infantil. 1999. (Festival).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Tributo a Lorca - 100 anos. 1998. (Outro).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Ciranda Teatral. 1984. (Outro).
Participação em eventos
VI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos - ABES.Coordenação de mesa de discussão _ O corpo futuro e a sociedade da imagem. 2025. (Simpósio).
ABCDança - Mostra Ivonice Satie.Critica ao vivo de cinco espetáculos apresentados no dia 10 de agosto como parte da programação do Festival ABCDança.. 2019. (Outra).
Dramaturgias 2 SESC Ipiranga.Manancial de Dramaturgia; doze mulheres conversam sobre seu modo muito pessoal de escrita e produção dramatúrgica, seu " manancial". 2019. (Encontro).
Crianças das Árvores/Children of the trees.Children of the trees. 2017. (Encontro).
Proteção ( Protection in Ibirapuera) happening ..Proteção ( Protection in Ibirapuera). Parcerias: ESCH, MAM e SADA - Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo.. 2016. (Encontro).
Cênicas Autorais.O papel do corpo no corpo do ator: prática e leitura. 2015. (Encontro).
ABRACE 2014. Da arte de habitar próprio corpo.. 2014. (Congresso).
Encontro Preparatório do Projeto Ademar Guerra.Trabalho de Corpo para o Ator. 2014. (Encontro).
Festival Estudantil de Teatro da Fundação das Artes de SCS.Encontro com grupos de teatro amador.. 2014. (Outra).
Mostra Ademar Guerra.Avaliador de aproximadamente vinte espetáculos infantis, juvenis, adultos e de pesquisa.. 2014. (Encontro).
Processo Seletivo Ademar Guerra.Oficina de Preparação Corporal para o Ator. 2014. (Oficina).
3º Colóquio - Circularidades Políticas e Culturais: Fronteiras, Linguagens, Cidadania. Quando as fronteiras arte e vida se esgarçam. 2013. (Congresso).
Encontro com orientadores do Projeto Ademar Guerra.Trabalho em coletivos teatrais amadores. 2013. (Encontro).
Mostra Ademar Guerra 16 anos.Reflexão sobre a produção da Mostra. 2013. (Outra).
ABRACE 2012. Memoria: criação e recepção nas artes da presença. 2012. (Congresso).
Cena de Teatro - Trabalho de Ator /Festival de Teatro.Bate papo com participantes do festival juntamente com Célia Luca. 2012. (Outra).
Festival Estudantil de Teatro.critica e comentários após os espetáculos. 2012. (Outra).
VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Memória: criação e recepção nas artes da presença.. 2012. (Congresso).
Coletivos Teatrais.Curadoria do espetáculo " Cachorro Morto" e palestra com diretor e atores. 2009. (Encontro).
V Reunião Científica do ABRACE.O mar inventado na carne. 2009. (Encontro).
Curta Dança 2003.O Trabalho Corporal no Teatro e na Dança. 2003. (Encontro).
Evento Curta Dança.Corpo e Cena. 2003. (Oficina).
III Congresso Abrace. III Congresso Abrace. 2003. (Congresso).
Interpretação e lembranças repartidas.Interpretação e lembranças repartidas. 2003. (Oficina).
O papel do corpo no corpo do ator.O papel do corpo no corpo do ator. 2003. (Oficina).
Oficina Dança Moderna para o ator.Dança Moderna para o ator. 2002. (Oficina).
Oficina Pesquisa do Movimento.Pesquisa do Movimento. 2002. (Oficina).
Oficina Trabalho corporal para o ator.Trabalho corporal para o ator. 2002. (Oficina).
Direção Avançada.Direção Avançada. 2001. (Outra).
II Congresso Abrace. II Congresso Abrace. 2001. (Congresso).
Técnicas de Interpretação - O processo Colaborativo.Técnicas de Interpretação - O processo Colaborativo. 2001. (Outra).
Workshop de Dança de Teatro.Solo a Solo. 2001. (Outra).
Workshop de Dança Moderna e Improvisação.Solo a Solo. 2001. (Outra).
Curso Avançado de Iluminação.Curso Avançado de Iluminação. 2000. (Outra).
Curso Básico de Iluminação.Curso Básico de Iluminação. 2000. (Outra).
Curso de Sonorização de Salas de Espetáculos.Curso de Sonorização de Salas de Espetáculos. 2000. (Outra).
IX Encontro Internacional sobre Inteligência Emocional e Superdotados.IX Encontro Internacional sobre Inteligência Emocional e Superdotados. 1997. (Encontro).
Carlton Dance Festival.Workshop. 1988. (Outra).
Carlton Dance Festival.Workshop com Sankai Juku. 1988. (Outra).
Do-in e Bases da Medicina Chinesa.Do-in e Bases da Medicina Chinesa. 1987. (Outra).
Maratona Actor's Studio.Maratona Actor's Studio. 1987. (Outra).
Oficina de Dramaturgia Infantil: Improvisação, Interpretação, Musicalização, Criação de Textos e Montagens de Cenas.Oficina de Dramaturgia Infantil: Improvisação, Interpretação, Musicalização, Criação de Textos e Montagens de Cenas. 1980. (Oficina).
Semana de Arte e Ensino.Semana de Arte e Ensino. 1980. (Outra).
Dança Coral e Expressão Corporal para Professores.Dança Coral e Expressão Corporal para Professores. 1978. (Oficina).
Criatividade e Educação Infantil.Criatividade e Educação Infantil. 1977. (Outra).
Expressão Corporal e Dança Moderna.Expressão Corporal e Dança Moderna. 1976. (Outra).
Teatro aplicado à Educação.Teatro aplicado à Educação. 1970. (Outra).
Participação em bancas
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO. Nos entremeios da costura. 2023. Dissertação (Mestrado em programa de mestrado e doutorado em educação) - Universidade Federal do Paraná.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Caron, Marina; DORGAM, B.. Body Mind Mouvement. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Almeida, K.; Alcofra, G.;AZEVEDO, SÔNIA MACHADO. Deficiência e a potência coletiva na criação cênica. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Gonçalves, M Bocchi; Gonçalves, J.C. Discurso em cena: sentidos que deslizam nos corpos de alunos, produtores e artistas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Cortez, L.; LAZARATTO, M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Esboço sobre o passado. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Almeida, K.; Alcofra, G.. TEATRO-DANÇA E A POTÊNCIA COLETIVA NA CRIAÇÃO COM CORPOS DIVERSOS. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO; Karina, A; Gonçalves, J,C.
Forjaz. C; Fabião. Eleonora; Gabanini. L;AZEVEDO, Sônia Machado de. Corpo Gerúndio - como suplente. 2018. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
Sabino da Costa; Cola, Ana Cristina; AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. No teatro todo corpo é máscara: a pratica do mascaramento e seus desdobramentos a partir do trabalho do Théatre Du Soleil. 2017. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
Gonçalves, J.C; FERRACINI, R.;AZEVEDO, Sônia Machado de. O treinamento do ator na licenciatura em artes: diálogos baktinianos com professores em formação - mestrado upgrade. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Gonçalves, J.C; FERRACINI, R.; Fanini, A.M R;AZEVEDO, Sônia Machado de. O treinamento do ator na Licenciatura em Artes ( UFPR Litoral): diálogos bakhtinianos com professores em formação.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Nalin, Valeria Aparecida; AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Os ator diretivos nas peças psicológicas de Nelson Rodrigues. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras.
Bulhões, M; Lopes, Bete;AZEVEDO, Sônia Machado de. Frida Kalo, calor & frio. 2015. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
Elisabeth Silva Lopes; BONFITTO JUNIOR, M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Kubana Njila Diá Angola, travessias do ator-sacrário por entre as divindades angolanas. 2013. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Corpo Criador: Estudo sobre a formação do artista cênico como propositor de processo criativo do ator. 2012. Dissertação (Mestrado em Instituto de Artes) - Universidade Federal de Uberlândia.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Gestão Cultural e pedagogia do teatro no programa Viva Arte Viva. 2011. Dissertação (Mestrado em Pedagogia do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Viva arte viva e a Cultura como ação: interseções entre a pedagogia do teatro e a gestão cultural. 2010. Dissertação (Mestrado em Pedagogia do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Profª Dra. Ingrid Dormien Koudela. Festival Estudantil SESI Sorocaba de Teatro. 2009. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Profª Dra. Ingrid Dormien Koudela; Clóvis Garcia. Festival Estudantil SESI Sorocaba de Teatro. 2009. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Festival Estudantil SESI de Sorocaba. 2007. Dissertação (Mestrado em Pedagogia do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
GONCALVES, J. C.;AZEVEDO, SÔNIA MACHADO; Kasper, K. M; Vetori de Souza, Carolina. a formação estética do bebê: teatro e literatura em autoficção. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Gonçalves, M Bocchi;AZEVEDO, SÔNIA MACHADO; Castro Freitas, Ana Elisa; Freitas Nicolodi, Suzana Cini. Autografias poéticas de si e a educação performativa no ensino da arte. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Carrera Soares, Denise; Silva Souza, Ana Lúcia; Silva de Oliveira, Rosenilton; Schroeder, Jorge Luiz;AZEVEDO, SÔNIA MACHADO. Pretas Poéticas no Palco. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP.
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO; Gonçalves, J.C. Teatro é coisa de viado:masculinidades no teatro amador em perspectivas dialógicas. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal do Paraná.
Gonçalves, J.C; Kasper, K. M; Gonçalves, M Bocchi;AZEVEDO, Sônia Machado de. PalavrAção: a construção da identidade de um grupo teatral universitário. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Gonçalves, J.C;AZEVEDO, Sônia Machado de; Kasper, K. M; Silva Ferreira, valéria. Palavração Cia de Teatro da UFPR: travessias em perspectiva dialógica.. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Teles de Souza, Adriana; Gonçalves, J.C;AZEVEDO, Sônia Machado de; Francelino, P.F; Andreolli, V. M.. Do palco à sala de aula: diálogos entre o ato artístico e o ato docente. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Elisabeth Silva Lopes;AZEVEDO, Sônia Machado de; MACHADO, V. T.; Okamoto, Eduardo; Santos, Maria Thais L.. O corpo que somos na experiência de cantar Tradições.. 2019. Tese (Doutorado em Departamento de Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
GUINSBURG, J; Araujo, AC; Fernandes, Silvia; Rosângela Patriota; AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Teoria e Prática do Viewpoints. 2016. Tese (Doutorado em Departamento de Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Sérgio da Silva, Armando; Betti, Maria Silvia; Rengel, Lenira Peral; BASTOS, M. H.. Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica.. 2014. Tese (Doutorado em Departamento de Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
GUINSBURG, J; Fernandes, Silvia; PUPO, M. L. S. B.; PATRIOTA, R.; CAVALCANTI, J. A.; JANUZELLI, A.; DAWSEY, J. C.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Uma escola em construção. Primeiro curso, primeira turma do CAC/ECA da USP: 1967-1970. 2013. Tese (Doutorado em Departamento de Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
JANUZELLI, A.; S. Zeca;AZEVEDO, Sônia Machado de. Trans-formações. 2013. Tese (Doutorado em Departamento de Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
COSTA, SheurilySantos da Costa; Gonçalves, M Bocchi;AZEVEDO, SÔNIA MACHADO; AUAD, D.; PICANCO, D. C. L.. CORPO E DISCURSO À DERIVA: MEMÓRIAS ESCOLARES DE LÉSBICAS/SAPATÕES POR MEIO DA ARTE,. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Gonçalves, M Bocchi; Castro Freitas, Ana Elisa;AZEVEDO, Sônia Machado de; Freitas Nicolodi, Suzana Cini. Autografias:sentidos das narrativas de si na educação performativa para a formação do artista pesquisador. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Gonçalves, J.C;AZEVEDO, Sônia Machado de; Kasper, K. M. A formação estética do bebê:teatro e literatura em autoficção. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Ehrenberg, M. C.; Ledubino, D. A.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Exame de Qualificação, nível de Doutorado, intitulado: ?Modos de estar presente no palco e no mundo: o teatro como formação humana?,. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP.
Gonçalves, J.C; GOMES, Megg Y.;AZEVEDO, SÔNIA MACHADO. Teatro é coisa de viado. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal do Paraná.
Ehrenberg, M. C.;AZEVEDO, SÔNIA MACHADO; Ledubino, D. A.. ?Modos de estar presente no palco e no mundo: o teatro como formação humana?. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP.
Ehrenberg, M. C.; Oliveira de Ávila, C.C;AZEVEDO, Sônia Machado de. Mulheres de cena: um caminho para um método de representação teatral. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação.
Gonçalves, J.C;AZEVEDO, Sônia Machado de; Kasper, K. M. Palavração: a construção de um grupo teatral universitário. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Gonçalves, J.C;AZEVEDO, Sônia Machado de. Fronteiras entre o ato artístico e o ato docente - Do palco à sala de aula. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Elisabeth Silva Lopes; BONFITTO JUNIOR, M.; AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. É cantando que se deslocam pedras pesadas: o corpo que somos na experiência vivida de cantar tradições.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Departamento de Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO; Almeida, K.; BARBOSA, M.. Caminhos pedagógicos de um arte educador em form(ação). 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO; GOUSSINSKY, S; Almeida, K.. Corpo arquivo e minhas gavetas. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
OTANI, D.;AZEVEDO, SÔNIA MACHADO; GOUSSINSKY, S. Relatos de uma coordenadora: em busca da interdisciplinaridade por meio da arte. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Dorgam, Bete; MIZZIARA, G.;AZEVEDO, SÔNIA MACHADO. Escritas atravessadas de uma gorda travesti. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
ALCOFRA, G.;AZEVEDO, SÔNIA MACHADO; BARBOSA, M.. Acessibilidade comunicacional: ator sinalizante/interprete atuante. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO; Gonçalves, J.C. Nos entremeios da costura. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em programa de mestrado e doutorado em educação) - Universidade Federal do Paraná.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Almeida, K.; Drigo, Andrea. ?Corredor de Memórias? segunda qualificação. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
DINIZ, L.F.; Lima, E;AZEVEDO, SÔNIA MACHADO. Corpo Negro Corpo Alvo - segunda qualificação. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO; Dorgam, Bete; Caron, Marina. Corpo Cênico: Método Body Mind Movement como suporte no processo de criação teatral e autorregulação da atriz e do ator. Segunda qualificação.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
ALCOFRA, G.; Yasbek. S;AZEVEDO, SÔNIA MACHADO. Dizer-se brincante. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
OTANI, D.; BARBOSA, M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Pedagogia Griô na EJA de Santo André. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Alcofra, G.; BARBOSA, M.. Dizer-se brincante. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, S. M.; Gonçalves, J.C; Gonçalves, M Bocchi;AZEVEDO, Sônia Machado de. DISCURSO EM CENA: SENTIDOS QUE DESLIZAM NOS CORPOS DE ALUNAS(OS)-PRODUTORAS(ES)-ARTISTAS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Karina, A; Lima, E;AZEVEDO, Sônia Machado de. Corpo Negro corpo alvo.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Karina, A; BARBOSA, M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Corredor de Memórias. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Karina, A; Alcofra, G.. TEATRO-DANÇA E A POTÊNCIA COLETIVA NA CRIAÇÃO COM CORPOS DIVERSOS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Simões, G.M; DORGAM, B.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Sobre a terra de deitados. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
FERRAZ, L.;AZEVEDO, Sônia Machado de; DORGAM, B.. Corpo Palavra. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Simões, G.M; DORGAM, B.. Terra de Deitados. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
DORGAM, E.; Karina, A;AZEVEDO, SÔNIA MACHADO. CORPO CÊNICO MÉTODO BODY MIND MOVEMENT COMO SUPORTE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO TEATRAL E AUTORREGULAÇÃO DO ATOR.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO; Karina, A. Do gesto criador à coreografia. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
GOUSSINSKY, S;AZEVEDO, Sônia Machado de; Mezzarana, A. M.. Maçaneta na bolha, um ponto de vista teatral sobre a timidez na infância. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
FERRAZ, L.; Setti, M.i;AZEVEDO, Sônia Machado de. LABAN NA VOZ. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Oliveira, YD;AZEVEDO, Sônia Machado de; ALVES, Angela. A ação física e o Yoga: a influência da disciplina do Yoga na ação física.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
OTANI, D.; Piacentini, N; AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Neurociência das emoções - um estudo prático sobre Alba Emoting. 2018.
OTANI, D.; Carreira, A.;AZEVEDO, Sônia Machado de; Alcofra, G.M.F.T.. A experiência dos afetos: pesquisa em processo de criação artística. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Gonçalves, J.C; FERRACINI, R.; ROSSETO, R.; AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. O treinamento do ator na Licenciatura em Artes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Gonçalves, J.C. O treinamento do ator na Licenciatura em Artes ( UFPR Litoral): diálogos bakhtinianos com professores em formação.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Da máscara ao corpo-máscara. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
Sabino da Costa; AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Da máscara ao corpo máscara: procedimentos de transmissão. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. O avalanche sobre si mesmo - uma proposta de apropriação antropofágica da abordagem pedagógica e criativa de Jurij Alschitz para o teatro contemporâneo.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
Bulhões, M; Lopes, Bete; AZEVEDO, S. M.; AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Frida Kalo, calor&frio. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
Elisabeth Silva Lopes; DAWSEY, J. C.John; BONFITTO JUNIOR, M.; BASTOS, M. H.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Kubana Njila diá Angola: travessias do ator-sacrário por entre as divindades angolanas - suplente. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Teatro) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
Caron, Marina; Karina, A;AZEVEDO, Sônia Machado de. Oncotô. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Romanini, J; Karina, A;AZEVEDO, Sônia Machado de. Travessia entre carnes:uma breve passagem ecofeminista pela política sexual da carne. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Joana, D;AZEVEDO, Sônia Machado de; BOER, S.. TECHATRO. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção e Atuação) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Karina, A; Caron, Marina;AZEVEDO, Sônia Machado de. A energia sutil e a dança entre corpos e almas que se completam: relatos de um amor infinito. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
NAGAI. A. M; Alcofra, G.M.F.T.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Inter-relações: da imagem ao corpo e do corpo à imagem. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Alcofra, G.M.F.T.; NAGAI. A. M;AZEVEDO, Sônia Machado de. Olga: presença e espontaneidade no caminho das flores. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Karina, A; OTANI, D.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Do Ballet ao cabaré. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Karina, A; HERCOLES, R.M;AZEVEDO, Sônia Machado de. Tentativas de um corpo à beira: Dispositivos poéticos contra o Embrutecimento. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
GOUSSINSKY, S; AZEVEDO, S. M.; Audi. S;AZEVEDO, Sônia Machado de. Mediando sentidos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interpretação para musical) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
DINIZ, L.F.; GOUSSINSKY, S;AZEVEDO, Sônia Machado de. Abel e Caim - Experimentações em um laboratório criativo. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção e Atuação) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
DINIZ, L.F.; GOUSSINSKY, S;AZEVEDO, Sônia Machado de. Memorial análico de processo criativo: pesquisa sobre a desfragmentação do ensno das linguagens do teatro musical, aplicada a não-atores ou atores iniciantes. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interpretação para musical) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Joana, D;AZEVEDO, Sônia Machado de; Karina, A. O chão, acima de tudo, pesa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
OTANI, D.; Karina, A;AZEVEDO, Sônia Machado de. Parayba Rio Mulher. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção e Atuação) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Candeias, ML; Oliveira, YD; AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. A rede de afetos na expressão do corpo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
DINIZ, L.F.; Oliveira, YD;AZEVEDO, Sônia Machado de. Amor à humanidade, um estudo sobre o amor de Nijinski em palavra, teatro e dança.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Simões, G.M; Oliveira, YD; AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. La Gaudiere. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Oliveira, YD; DINIZ, L.F.. O Sopro selvagem do desejo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Rodrigues. M.A; Oliveira, YD;AZEVEDO, Sônia Machado de. Uma cômica tragédia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Amaral Brasi AC; Candeias, M. L.. O que meu corpo dz dos lugares que ele foi.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
FAHRER, L. G.;AZEVEDO, Sônia Machado de. A performatividade textual oriunda de processo colaborativo em espaço não convencional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, S. M.; OTANI, D.; FAHRER, L G;AZEVEDO, Sônia Machado de. O teatro da fisicalidade: o estudo da presença em Psicose.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
DINIZ, L.F.; FAHRER, L G;AZEVEDO, Sônia Machado de. Hamlet: Onde reina a escuridão?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
OTANI, D.; Carvalhaes, A G;AZEVEDO, Sônia Machado de. Cartas Especiais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de; OTANI, D.; Carvalhaes, A G. Do teatro Nô à dança Butô, um caminho para dizer não. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de; GOUSSINSKY, S; LEONARDELLI, P. Relatos sobre Quatro Contos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Sou orientadora do projeto de direção teatral denominado " Rastejar". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
HADDAD, P.; OTANI, D.; AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. En-torno. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
OTANI, D.; HADDAD, P.; AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. O bailado do deus morto. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Curso de Pós-Graduação em Direção Teatral - TCC. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Yazbek. S.; MIZZIARA, G.; Noce, Leila de;AZEVEDO, Sônia Machado de. Percepção do outro através do afeto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Deazevedo, Amilton;AZEVEDO, Sônia Machado de; Karina, A. Ser nu, uma reflexão sobre o processo de criação de É Corpo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Sou orientadora do I.C. "O teatro em São Paulo nos anos de chumbo".. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de. sou orientadora do I.C. "A antiginástica de Thérèse Bertherat". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de. orientadora do I.C. Ricardo III e a contemporaneidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
Simoni Boer; MAGIOLO, L.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Orientação do TCC: A questão da mecanização, automatização e cristalização no trabalho do ator. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Simoni Boer; DORGAM, Elisabeth. Elles. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
MAGIOLO, L.; Simoni Boer;AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do jogo no trabalho do ator ( provisório). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Vulto que dobrou a esquina na noite de ontem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Concurso Público para Professor de Interpretação. 2011. Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Banca de Concurso Público, Edital nº 001/2010. 2010. Universidade do Estado de Santa Catarina.
Edélcio Mostaço;AZEVEDO, Sônia Machado de. Membro de Banca de Concurso Público, Edital nº 002/2010 da Universidade do EStado de Santa Catarina - UDESC - convite. 2010. Universidade do Estado de Santa Catarina.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Processo Seletivo para Contratação de Docente - ECA/USP. 2001. Universidade de São Paulo.
AZEVEDO, S. M.; Sérgio Azevedo;AZEVEDO, Sônia Machado de. Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil 2016 - participação como juri. 2016. Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
Sérgio Azevedo;AZEVEDO, Sônia Machado de. Festival de teatro da FASCS - Fundação das artes. 2014. Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
AZEVEDO, S. M.; AZEVEDO, S. M.;AZEVEDO, Sônia Machado de. Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil. 2013. Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
AZEVEDO, Sônia Machado de; Aldo Valentim; Sérgio Ferrara. Seleção de currículos para Orientador Artista para o Projeto Ademar Guerra. 2012. Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Festival Estudantil de Teatro da FASCS. 2012. Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
AZEVEDO, Sônia Machado de. Fentepira - Festival de Teatro Amador de Piracicaba. 2009. Secretaria Municipal de Cultura de Piracicaba.
Orientou
LOGOTERAPIA: O TEATRO COMO SENTIDO DE VIDA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena; (Orientador);
DANÇA PARA SE OUVIR E MÚSICA PARA SE VER TAP DANCE; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena; (Orientador);
A dança em corpos femininos: um estudo a partir da meia idade; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena; (Orientador);
Explorando a interação entre música e dramatização: enriquecendo a prática educativa no ensino de arte; ; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena; (Orientador);
CORPO CÊNICO: DA SALA DE AULA À SALA DE ENSAIO MÉTODO BODY MIND MOVEMENT COMO DISPARADOR CRIATIVO E FERRAMENTA PARA AUTORREGULAÇÃO CORPORAL; 2022; Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Corpo negro corpo alvo; 2022; Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Corredor de memórias; 2020; Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Rascunhos em meu corpo: uma educação teatral feita a partir da experiência ação; 2019; Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Causos no Juquery; 2019; Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
corpo integrado; 2019; Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Esboço sobre a memória; 2019; Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
PAROU NO PRIMEIRO ATO: O TEATRO PREVENINDO AS BARREIRAS DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL EM SALA DE AULA; 2018; Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
DANÇANDO POR UM ENVELHECIMENTO ATIVO: PERPECTIVAS DE TÉCNICAS ADAPTADAS PARA O ENSINO NÃO FORMAL; 2018; Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
A PREPARAÇÃO DO CORPO DO ATOR A PARTIR DO YOGA - UM OLHAR AYURVÉDICO SOBRE A CONTRUÇÃO DAS AÇÕES FISICAS; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Dançando com ela; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Prática para atores a partir do Yoga; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Laban e a performance (provisório); 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção e Atuação) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
A rede de afetos na expressão do corpo; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
O Selvagem; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Amor à humanidade, um estudo sobre o amor de Nijinski em palavra, teatro e dança; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Movimentos Possíveis; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Caminhos da Energia: corpos em resistência; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Corpo, Dança e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Eu-Mar: ensaios mareados sobre corpo e existência; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Leandro; E no caminho da existência, me recrio; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
as ondas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Caderno de fantasia; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Gato Preto; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
No corpo/açãoi; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Projeto Rastejar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Entorno; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
O Bailado do deus morto; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Manifesto Anulus; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Gordo não pode; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
A construção da consciência no trabalho do ator; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
O Ator (mentado ); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
A QUESTÃO DA MECANIZAÇÃO, AUTOMATIZAÇÃO E CRISTALIZAÇÃO NO ATOR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Ma, uma investigação sobre o teatro Butoh; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Maria sem vergonha das Dores - um diálogo sensível com as próprias dores como forma de sobrevivência; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
A presença da ausência; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
presença: a eterna busca do efêmero; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
A biomecânica da biomecânica; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Percepção do outro através do afeto; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
processos de criação de poesia coletiva: o slam; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
A Piscina, uma performance; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Os anos de chumbo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena, Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
4; A máscara neutra e o Sistema Laban para o treinamento pré-expressivo do ator (Bolsa PIBIC); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Ricardo III do texto à encenação; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Delsarte; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
O Despertar da Primavera; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sônia Machado de Azevedo;
Produções bibliográficas
-
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . Carta para Sofia: Um manifesto amoroso. Urdimento-Revista De Estudos Em Artes Cenicas , v. 1, p. 1-10, 2022.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Canto de adeus para J. Guinsburg. Revista Olhares. https://www.olharesceliahelena.com.br/index.php/olhares , v. 07, p. 6/98-98, 2020.
-
Sérgio Azevedo ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Somos navegadores. TEATRO: CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO , v. 7, p. 89-102, 2019.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Somos Navegadores. v. 7 n. 1 (2019): ENTRE O TEATRO, AS ARTES VISUAIS E A MÚSICA /. TEATRO: CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO , v. 7, p. 89-102, 2019.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Delsarte e Laban: raízes e princípios de uma revolução estética. Revista Brasileira de Estudos da Presença , v. 2, p. 352-351, 2012.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . O Ator Compositor de Matteo Bonfito. Revista Sala Preta, São Paulo, 2006.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Corpo e alma do Teatro Brasileiro - O Ator e sua Técnica. Revista USP , v. 1, p. 5-131, 1992.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Refletindo sobre a imagem. Revista USP , São Paulo SP, v. 1, n.14, 1985.
-
GONCALVES, J. C. (Org.) ; FERRACINI, R. (Org.) ; AZEVEDO, SÔNIA MACHADO (Org.) . Corpo (en) Cena: ensaios urgentes. I.e. ed. São Paulo: Verona/Hucitec, 2023.
-
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . O vento que veste a pele. 01. ed. São Paulo: Hucitec, 2023. v. 200. 170p .
-
AZEVEDO, Sônia Machado de ; GONCALVES, J. C. . O abismo de rosas azuis: conversas de verão com Jean Carlos Gonçalves. Coleção Estações. 1ª. ed. São Paulo: , 2022. 251p .
-
AZEVEDO, Sônia Machado de ; Gonçalves, J.C . O brilho de mil horizontes. 1ª. ed. SP: Hucitec, 2022. 268p .
-
AZEVEDO, Sônia Machado de ; Gonçalves, J.C . Tatuagem sobre o oceano. 1ª. ed. SP: Hucitec, 2022. 237p .
-
AZEVEDO, Sônia Machado de ; Gonçalves, J.C . estrelas incandescentes. 1ª. ed. SP: Hucitec, 2022. 221p .
-
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . Mar invisível: quando morre a mãe. 01. ed. São Paulo: Hucitec, 2022. v. 200. 64p .
-
AZEVEDO, S. M. ; AZEVEDO, Sônia Machado de . As vinte e nove cartas: Laban, uma gramática poética para atores. 01. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2020. 118p .
-
Gonçalves, J.C (Org.) ; FERRACINI, R. (Org.) ; AZEVEDO, Sônia Machado de (Org.) . Corpo e(n)cena : ensaios urgentes.. Esse livro, com organização de Jean Carlos Gonçalves, Renato Ferracini e Sônia Machado de Azevedo faz parte da coleção Licores, EScrevi nele a introdução a título de capítulo que se chama:5 Pele, poro, pó ou rios de sangue desaguando em doces corações em meio à ventania. Somos. O começo de tudo ou o viver como poesia. 01. ed. São Paulo: Hucitec, 2020. 231p .
-
Gonçalves, J.C ; FERRACINI, R. ; AZEVEDO, Sônia Machado de . corpo e(n) cena: ensaios urgentes; capítulo que escrevi: Pele, poro, pó, ou rios de sangue desaguando em doces corações em meio à ventania. Somos. O começo de tudo ou o viver como poesia. Introdução/primeiro capítulo. 01. ed. Campinas: Hucitec, 2020. 231p .
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Trezentos e Sessenta Graus ou as muitas mortes e vidas de Sofia - publicado pela editora Lamparina Luminosa. Lançamento dia 15 de junho no espaço do Pequeno Ato. 1ª. ed. São José dos Campos: Lamparina Luminosa, 2018.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Campo feito de sonhos: os teatros do SESI. 1.. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016.
-
Profª Dra. Ingrid Dormien Koudela ; José Simões ; AZEVEDO, S. M. ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Léxico de Pedagogia do Teatro - escrita de verbetes para a coletânea. 1.. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015. v. 000. 208p .
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . O papel do corpo no corpo do ator. 2ª. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Pálidos Poentes. 1ª. ed. São Paulo: Editora Casa do Novo Autor, 2010. v. 500. 211p .
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Odete inventa o mar. , 2007.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . O Papel do Corpo no Corpo do Ator. 1. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002. 326p .
-
Polonini, Lenerson ; CASUSCELLI, C. ; Deazevedo, Amilton ; AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . O início e Vidas Entrelaçadas: o encanto de um processo de montagem.. In: Amilton de Azevedo, organização e edição. (Org.). Companhia Nova de Teatro: Duas décadas de imagens. 01ed.São Pailo: Ed. dos Autores, 2024, v. , p. 01-187.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Jacó Guinsburg: meu Mestre e meu primeiro leitor.. In: Guinsburg, Jacó; Patriota, Rosangela.. (Org.). J. Guinsburg, A cena em aula: itinerários de um professor em devir. 1ed.São Paulo: EDUSP, 2009, v. 1, p. 11-549.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . O corpo em tempos e lugares pós-dramáticos. In: Guinsburg, Jacó; Fernandes, Silvia. (Org.). O pós-dramático, um conceito operativo?. 1ed.São Paulo: Editora perspectiva, 2008, v. 1, p. 9-259.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . O corpo no pós-modernismo: obra sempre inacabada. In: Guinsburg, Jacó; Barbosa, Ana Mae. (Org.). O Pó-modernismo. 1ed.São Paulo: Editora Perspectiva, 2005, v. , p. 12-711.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . A poética do corpo: uma reflexão sobre a composição estética do ator. In: Silva, Armando Sérgio da.. (Org.). J. Guinsburg: Diálogos sobre teatro. 2ed.São Pauo: EDUSP, 2002, v. , p. 8-303.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Ao meu orientador Jacó Guinsburg ( depoimento). In: Armando Sérgio da Silva ( org). (Org.). J. Guinsburg: Diálogos sobre Teatro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1992, v. , p. 9-262.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . O Ator compositor - Matteo Bonfito. Revista Sala Preta - USP, USP - São Paulo, 01 jan. 2006.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Corpo e Alma do Teatro Brasileiro - O Ator e sua técnica. Revista da USP - Dossier Teatro, USP - São Paulo, 01 jan. 1985.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Refletindo sobre a Imagem. Revista de Comunicações e Artes da USP, São Paulo - USP, 01 jan. 1985.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . A lata de lixo da História. Jornal Gazeta Mercantil.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Da arte de habitar o próprio corpo. In: Congresso da ABRACE 2014, 2014, Belo Horizontes. ABRACE 2014, 2014.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Memória: criação e recepção nas artes da presença, trabalho apresentado no GT de Etnocenologia da ABRACE. In: ABRACE 2012, 2012, Porto Alegre. VII Congresso da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2012.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . O mar inventado na carne. In: Congresso ABRACE, 2009, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. São Paulo, 2009.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Cena Livre, um intercâmbio de paixões. In: ABRACE - UDESC de Santa Catarina, 2003, Florianópolis. Memória ABRACE. Florianópolis, 2003. v. 1.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Iniciação Teatral e Produção Estética. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2001, Salvador BA. Anais da ABRACE. Salvador, 2001. v. 1. p. 21-620.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Da arte de habitar o próprio corpo. In: Congresso da ABRACE 2014, 2014, Belo Horizonte. ABRACE 2014, 2014.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Teatro e Educação - Uma questão de oportunidade. In: Encontro de Arte Educação, 2006, São Paulo. Site do SATED, 2006.
-
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . 'O eu corpo, um soma na sociedade da imagem (um breve manifesto doloroso)' foi aceita para apresentação presencial no VI Congresso Internacional de Semiótica da ABES, a ser realizado entre os dias 01 e 04 de julho de 2025, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 07 de Maio de 2025 Renata Mancini Presidente da ABES e Comitê Organizador do VI. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Sérgio Azevedo ; AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . @Segundo módulo de formação de agentes culturais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Encontro, uma conversa com professores de arte da rede pública e privada. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Velardi, M. ; AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . Corporalidades em debate. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de ; GOUSSINSKY, S ; Audi. S . O corpo em movimento na escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Minicurso no evento XXI Labanianas promovido pela Caleidos com apoio do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. curso intensivo do método Laban no Teatro.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de ; LUCA, C. . O trabalho do ator no festival Cena de Teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Quando fala o corpo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Sobre a Criação - na Mesa Redonda - 14ª Semana de Estudos Teatrais Luiz Antônio Martinez Corrêa - Teoria e Prática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHURMANN, C. ; AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . Entre dois núcleos. Rio Claro: Editora da autora, 2024 (livro impresso no qual escrevi a primeira e a segunda capas).
-
AZEVEDO, S. M. ; AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . Na asfixia do azul. SP: Amazon, 2024 (e-book).
-
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . Lia: para você que desconhece o dia. SP: Amazon, 2024 (e-book).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Infancia em Zora - um pequeno conto-poema triste. SP: Amazon, 2024 (e-book).
-
SCHURMANN, C. ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Entre dois núcleos. Rio Claro, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
GONCALVES, J. C. ; BRAIT, E. ; AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . Qualquer semelhança não é mera coincidência. São Paulo: Hucitec, 2023 (livro impresso no qual escrevi um pequeno texto chamado Nossa Senhora do Patrocínio).
-
Gonçalves, J.C ; AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . Além da tese: percursos de pesquisa em ciências humanas. SP, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Povoados Imaginários e outros contos. Brasil: Amazon, 2021 (e-book).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Agosto entre os carros. Brasil: Amazon, 2021 (e-book).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Sol de Chuva. Brasil: Amazon, 2021 (e-book).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Mar invisível: quando morre a mãe 2021 (livro aceito para publicação pela Hucitec).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Meu nome chama teu nome 2021 (e-book).
-
DUARTE, C. ; AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . Dançando até o último suspiro. Em busca de uma pedagogia para a velhice. Rio de Janeiro, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . O vento que veste a pele 2019 (livro aceito para publicação pela Hucitec).
-
Carmo. E. ; AZEVEDO, Sônia Machado de . O Juquery do professor ou a ousadia da arte. Francisco Morato, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
G. Jacó ; C. Newton ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Poética do Drama Moderno. são paulo: Editora Perspectiva, 2017. (Tradução/Livro).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Artes da Presença: Desenhos Vivos do Desejo. Campinas: Annablumme, 2014 (livro "Corpo cênico: entre o teatro e a dança.).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de ; OLIVEIRA FILHO, A. M. . A vertical do papel. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014. (Tradução/Livro).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de ; Profª Dra. Ingrid Dormien Koudela ; José Simões . Léxico da Pedagogia do Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013 (verbetes para enciclopédia " Corporeidade" e " Linguagem Corporal").
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Poétique du drame moderne - Sarrazac. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013 (tradução do segundo capítulo de livro).
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . De arte, escritos e permanência. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
AZEVEDO, Sônia Machado de . Em busca do invisível, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . Semana de Planejamento de Professores de Artes das Escolas Argos - São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo. 2024.
Sérgio Azevedo ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Capacitação técnica de equipe do projeto Viva Arte da Prefeitura de SCS entre 2003 e 2011. 2011.
AZEVEDO, Sônia Machado de ; Sérgio Azevedo . Oficinas e Acompanhamento Técnico - Conselho de Capacitação Técnica. 2002.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Luz das àguas. 2001.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Ele era só o meu garoto. 2001.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Junk and Killer ou Os Matadores. 2000.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Seguro morreu de Velho. 2000.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Por um Triz. 2000.
AZEVEDO, Sônia Machado de . O Vampiro Anêmico. 1999.
AZEVEDO, Sônia Machado de . O Vampiro Anêmico. 1999.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Meu Herói. 1999.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Cabaré Por um Triz. 1999.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Por um Triz 99. 1999.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Do fundo do coração. 1988.
AZEVEDO, Sônia Machado de . SESI Dança 2006. 2006.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Mostra de Teatro Infantil. 2006.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Mostra de Teatro de Bonecos. 2006.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Cena Livre. 2006.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Viagem Teatral. 2006.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Vários. 2006.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Curta Dança. 2006.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Assessoria Técnica. 2006.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Mostra de Teatro Infantil. 2005.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Mostra de Teatro de Bonecos. 2005.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Cena Livre. 2005.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Viagem Teatral. 2005.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Vários. 2005.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Assessoria Técnica. 2005.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Mostra de Teatro Infantil. 2004.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Cena Livre. 2004.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Viagem Teatral. 2004.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Vários. 2004.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Vários. 2004.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Assessoria Técnica. 2004.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Assessoria Técnica. 2004.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Diretoria de Capacitação Técnica. 2004.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Convênio com Universidades e Escolas de Ensino Teatral. 2004.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Convênio com Universidades e Escolas de Ensino Teatral. 2003.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Mostra de Teatro Infantil. 2003.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Mostra de Teatro de Bonecos. 2003.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Cena Livre. 2003.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Viagem Teatral. 2003.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Vários. 2003.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Vários. 2003.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Assessoria. 2003.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Vários. 2003.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Convênio com Universidades e Escolas de Ensino Teatral. 2002.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Mostra de Teatro Infantil. 2002.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Mostra de Teatro de Bonecos. 2002.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Cena Livre. 2002.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Viagem Teatral. 2002.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Vários. 2002.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Equipe de Capacitação Técnica. 2002.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Mostra de Teatro de Bonecos. 2001.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Cena Livre. 2001.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Viagem Teatral. 2001.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Cena Livre. 2000.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Viagem Teatral. 2000.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Viagem Teatral. 1999.
AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . Sobre Odete inventa o mar. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Lírio, Marcelo ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Entrevista sobre o Lançamento do livro ' As vinte nove cartas, Laban uma gramática poética. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Mosko, Júnior ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Junior Mosko Revela e Entrevista com escritora Sônia Machado de Azevedo. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Lançamento de As vinte e nove cartas, Laban uma gramática poética. O lançamento foi feito no Instagram da editora e depois o lançamento continuou no Zoom, totalizando duas horas e meia na web. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
AZEVEDO, Sônia Machado de ; BARBOSA, M. . Abertura do VII Seminário Anual de Pesquisa e Extensão da ESCH - Escola Superior de Artes Cênicas . ' Para inventar novos mundos'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Gonçalves, J.C ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Odete inventa o mar. Um experimento. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Gonçalves, J. C. ; AZEVEDO, Sônia Machado de ; Cruvinel, Tiago ; Marcelino, Carla S. G. . Encenação e Processos Educativos - Nas transversais do tempo ou de como desenhar poesia em espaço aberto. O evento conta com participação de diversas faculdades no Brasil e no exterior.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
AZEVEDO, Sônia Machado de ; Fröhlich, Geisa . Laban plural: Laban, o mestre do movimento. Entrevista dada ao site Corpo Criador.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Gonçalves, J.C ; PORTEIRO, T. ; AZEVEDO, SÔNIA MACHADO ; Chaverra, A.M ; Castilho, T. . Editorial ? Dossiê: Corpo e(n)cena e (des)educação. 2022. (Editoração/Periódico).
Gonçalves, J.C ; AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . Coleção Estações - editoração, quatro livros no prelo. 2022. (Editoração/Livro).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Laban e a Contemporaneidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Laban para atores. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Oficina Laban. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AZEVEDO, Sônia Machado de . O que é autoridade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Para meninos e gaivotas: um voo rasante; texto para espetáculo teatral com estréia dia 2 de março de 2013. 2012. (dramaturgia).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Adaptação de Textos para Teatro. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Workshop com Grupo de Especialização em Gestalt-Terapia. 1982. (Workshop).
Polonini, Lenerson ; CASUSCELLI, C. ; Deazevedo, Amilton ; AZEVEDO, SÔNIA MACHADO . Entrelaçados. 2024. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Presença da Ausência, espetáculo montado em três filmes curtos apresentados em três semanas seguidas, sempre aos sábados e domingos. Dias: 17 e 18 de aabril, 24 e 25 e 1 e 2 de maior pelo Instagram. Resultado do trabalho patrocinado pelo Proac Dança 2019. 2021. Audiovisual.
Azevedo, S. ; Senatori, V. ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Encontro, uma conversa com professores de arte da rede pública e privada na tarde do dia 15 de agosto como parte do Festival Estudantil de TEatro. 2021. Audiovisual.
AZEVEDO, Sônia Machado de ; PIMENTEL, M. . Para meninos e gaivotas. 2021. Audiovisual.
AZEVEDO, Sônia Machado de ; Pina, J. . trezentos e sessenta graus, as muitas mortes e vidas de Sofia espetáculo de minha dramaturgia e direção.. Apresentado no Festival Internacional O Levante.. 2019. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . O que é o amor, obra de criação coletiva do núcleo de pesquisa da presença. E a performance Isso é um corpo.. 2019. Performática.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Para meninos e gaivotas. 2019. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Para meninos e gaivotas. 2019. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de ; Pina, J. ; GOUSSINSKY, S ; Docini, Júnior ; Azevedo, Cella ; GOUSSINSKY, S. ; ARCAZAS, L. . Trezentos e Sessenta Graus ou as muitas mortes e vidas de Sofia - autoria de texto, adaptação para a cena, trabalho de corpo, coreografias e direção geral. 2018. Teatral.
Pina, J. ; AZEVEDO, Sônia Machado de ; Docini, Júnior ; ARCAZAS, L. ; Moura, Pedro . Trezentos e sessenta graus: as muitas mortes e vidas de Sofia; apresentação única nas Satyrianas na SP Escola de Teatro na Praça Roosevelt SP. 2018. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Da natureza das árvores: toda raiz é resgate. 2018. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Os intocáveis. 2018. Performática.
AZEVEDO, Sônia Machado de ; PIMENTEL, M. . Para meninos e gaivotas. 2018. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Para meninos e gaivotas - um vôo rasante, esse espetáculo, pela terceira vez em temporada percorre diversos SESCs no estado de São Paulo. 2017. Performática.
FAHRER, L G ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Cavalos - participação no dia 7 de junho como diretora convidada.. 2017. Teatral.
AZEVEDO, S. M. ; Arcazas, L ; Sanchez, G. ; Rocco. A ; Pires, H. ; Sá, Natália ; LIMA, M. R. ; Merici, A. ; Mascarenhas, M. ; Klautau, D. ; Malinovski, Leonardo ; Stehlick, M ; Ramos, B. ; Trindade, B ; Magalhães, A. ; Noce, Leila de ; AZEVEDO, Sônia Machado de . O que é o amor?' apresentada no evento EPA no Centro de Artes Célia Helena. 2017. Performática.
AZEVEDO, S. M. ; PIMENTEL, M. ; DENNY, M. ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Para meninos e gaivotas - um vôo rasante, esse espetáculo, pela segunda vez em temporada percorre diversos SESCs no estado de São Paulo. 2016. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de ; MIZZIARA, G. . As Ondas ou Uma autópsia - espetáculo teatral a partir de texto de Virgínia Woolf. 2016. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Galpão dos Sonhos. 2016. Performática.
CARNEIRO, C. ; Costa, A. ; Diogo da Silva, A ; Kovales, M. ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Sonhos em Tramas de Retalhos. 2016. Coreográfica.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Para meninos e gaivotas - um vôo rasante. 2014. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Horizontes Escorregadios. 2014. Teatral.
AZEVEDO, S. M. ; BOER, S. ; DORGAM, B. ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Contos dos cinco cantos da Cia Tranquila de Teatro - participação como assossoria artístico pedagógica. 2014. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Para meninos e gaivotas: um vôo rasante. 2013. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Para meninos e gaivotas: um vôo rasante. 2013. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Para meninos e gaivotas: um vôo rasante. 2013. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . A invenção do mar. 2009. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . A trajetória de Pedro. 1999. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Esquina Perigosa. 1992. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Onde canta o sabiá. 1988. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Mão na luva. 1988. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Mera coincidência. 1987. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Rumores de Província. 1987. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . A invasão. 1987. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Senhora dos afogados. 1987. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . O bardo. 1987. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Woyzeck e A Morte de Danton. 1986. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Rastro Atrás. 1986. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . As troianas. 1986. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . O Sheik Branco. 1986. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . A cantora careca. 1985. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Ele era só o meu garoto. 1985. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . De face prá luz. 1985. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Você acredita em OVNIs?. 1985. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Lena canta na solidão do mundo. 1985. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Se liga meu!. 1985. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Não se esqueçam de mim. 1985. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Igor, um internauta mucho loco. 1985. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . O que é de gosto regala a vida. 1985. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . O mistério dos ovos de páscoa. 1983. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Sonhos, só sonhos. 1982. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Canta um conto no ar. 1982. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . A crise da mercadoria. 1982. Teatral.
AZEVEDO, Sônia Machado de . Curso Profissionalizante de Formação de Ator. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Curso Profissionalizante de Formação do Ator. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Curso Profissionalizante de Formação do Ator. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Curso Profissionalizante de Formação de Ator. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Treino da Espontaneidade Maratona de Sensibilização e Desbloqueio. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Sensibilização, Vivência e Estratégias para uma nova abordagem da Linguagem Oral e Escrita. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Oficina de Teatro para Crianças e Adolescentes. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Expressão pelo movimento e improvisação com Illo Krugli e Paulo César Brito. 1981. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Oficina de Teatro. 1981. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Vivência em Linguagens não-verbais. 1981. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Cachorro Morto: uma trajetória em direção ao outro ou o desejo de entender o mundo. 2009 (Curadoria/texto para folder).
AZEVEDO, Sônia Machado de . O vampiro anêmico. 1985 (Texto para campanha).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Meu herói. 1985 (Texto para campanha).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Por um triz. 1985 (Texto para campanha).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Junk and Killer ou Os Matadores. 1985 (Texto para campanha).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Seguro morreu de velho. 1985 (Texto para campanha).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Do fundo do coração. 1985 (Elaboração de texto).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Cabaré por um triz. 1985 (Elaboração de texto).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Por um triz 99. 1985 (Elaboração de texto).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Luz da águas ou O canto dos mananciais. 1985 (Elaboração de texto).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Desfile de Escolas de Samba. 1983 (Júri).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Maratona de Sensibilização. 1982 (Maratona).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Psicodrama Terapêutico. 1981 (Evento).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Vivência Grupal e Arte Integrada. 1981 (Evento).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Jogo Dramático e sua Importância na Educação. 1981 (Evento).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Teatro e Teatro de Bonecos. 1981 (Evento).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Semana de planejamento com trabalhos de integração de grupos - princípios psicológicos da aprendizagem e jogo simbólico. 1981 (Evento).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Semana de Planejamento com trabalho de treinamento do papel do professor. 1981 (Evento).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Som e Movimento. 1980 (Evento).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Dança Moderna. 1980 (Evento).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Jogo Dramático, Expressão Corporal e Teatro de Bonecos, com Horácio Viola. 1980 (Semana Cultural).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Expressão corporal para alunos de pré-escola. 1977 (Evento).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Teatro e expressão corporal para alunos de pré-escola. 1976 (Evento).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Festival de Teatro Amador. 1972 (Júri).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Teatro para alunos de 1º grau. 1971 (Evento).
AZEVEDO, Sônia Machado de . Teatro para alunos de 1º grau. 1970 (Evento).
AZEVEDO, Sônia Machado de ; Amilton Monteiro de Oliveira Filho . Meu nome chama teu nome. 2011 (performance teatral) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . Para meninos e gaivotas. 2009 (Direção e Autoria) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . A invenção do mar. 2009 (Direção e Autoria) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . A trajetória de Pedro. 2001 (Direção e Autoria) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . Festival SESI/COCA-COLA de Teatro Infantil. 1999 (Produção Executiva) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . Tributo a Lorca - 100 anos. 1998 (Produção Executiva) .
VICENTE, José ; AZEVEDO, Sônia Machado de . Hoje é dia de Rock. 1986 (Direção) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . Alguma esperança no ar?. 1985 (Criação coletiva) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . Exercício de Improvisação. 1984 (Direção) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . A fábrica de sorvetes. 1984 (Direção e Coordenação Geral) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . O mistério do cemitério. 1984 (Direção e Coordenação de vídeo) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . A loucura tem limite. 1984 (Direção e Coordenação de vídeo) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . O Tribunal dos divórcios. 1983 (Direção) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . Grupo de Pesquisa Encenação e Linguagem do Movimento. 1983 (Direção e Coordenação de vídeo) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . Arco-íris, o Planeta do Dia e da Noite. 1983 (Direção) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . O mistério dos ovos de páscoa. 1983 (Direção) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . A lenda da criação da noite. 1983 (Direção) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . Nem sempre o assassino é o mordomo. 1983 (Direção) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . O túnel. 1981 (Direção) .
AZEVEDO, Sônia Machado de . O médico à força, de Molière. 1970 (Direção) .
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Núcleo de Pesquisa da Presença e Escuta, Descrição: O núcleo agrega pesquisadores artistas de várias áreas que tem nesse espaço a oportunidade de compartilhar projetos, divulgar ideias e investigações realizadas ou em processo de realização. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador / Leila de Noce - Integrante / Jean Carlos Gonçalves - Integrante.
-
2024 - 2025
Núcleo de Pesquisa da Presença e Escuta, Descrição: O Núcleo, on line agrega pesquisadores do meio artíticos, ligados ou não às universidades e faculdades de humanas. Pretende posicionar-se como um canal de comunicação e compartilhamento de projetos e ideias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador / Leila de Noce - Integrante.
-
2023 - 2024
Núcleo de Pesquisa da Presença e Escuta 2023, Descrição: O núcleo, existente há 12 anos agrega 19 pesquisadores artistas que compartilham seus projetos e investigações por meio de um grupo no whatsapp, reuniões e encontros on-line.A partir de 2023 passa a chamar-se também Escuta pois pensamos que tal atividade tornou-se fundamental na nossa existência desde a pandemia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador / Jean Carlos Gonçalves - Integrante / Leila de Noce - Integrante / Juliana Pina - Integrante / Gabriela Maia - Integrante / Pedro Ziroldo - Integrante / Airen Wormhoudt - Integrante / Giovanna Carneiro - Integrante / Letícia Progenio - Integrante / Luisa Borsari - Integrante / Maria Fernanda Supo - Integrante / Maria Cláudia Mesquita - Integrante / Yara Borges Martins - Integrante / Cláudia Schurmann - Integrante / Thayna Caetano - Integrante / Gabriela Alcofra - Integrante / Matheus Almeida - Integrante / Thiago Neves - Integrante / Fátima Campidelli - Integrante.
-
2022 - 2023
Apoio às pesquisas de iniciação científica, pós e mestrado, Descrição: O NPP acolhe pesquisadores ligados às Artes e Humanidades, compartilha e auxilia na elaboração e continuidade de suas pesquisas num trabalho integrado e coletivo onde textos e trabalhos performáticos são apresentados pelos participantes. Doze participantes participantes estão ligados às universidades listadas, sendo dois professores e dez alunos. Os outros membros participantes são da comunidade externa: artistas pedagogos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador / Juliana Pina - Integrante / Gabriela Maia - Integrante / Pedro Ziroldo - Integrante / Airen Wormhoudt - Integrante / Giovanna Carneiro - Integrante / Jean Carlos Gonçalves - Integrante / Letícia Progenio - Integrante / Leila de Noce - Integrante / Luisa Borsari - Integrante / Maria Fernanda Supo - Integrante / Maria Cláudia Mesquita - Integrante / Yara Borges Martins - Integrante / Cláudia Schurmann - Integrante / Thayna Caetano - Integrante / Gabriela Alcofra - Integrante / Matheus Almeida - Integrante.
-
2021 - 2021
A presença é o agora: pesquisas desenvolvidas em tempos pandêmicos., Descrição: Núcleo de Pesquisa da Presença - NPP 2021, pretende desenvolver projetos diversos ligados aos estudos do corpo e à estruturação de pesquisa a partir de Rudolf Laban. São investigações que, em algum momento e importância tem o corpo como foco, sejam eles ligados aos ICs, aos TCCs, mestrados e doutorados, da nossa e, eventualmente de outras faculdades. Sua pesquisa se desenvolverá tendo como produção: livros, videos, espetáculos presenciais ( se isso se tornar possível até o final do ano) e espetáculos on-line.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador / Jean Carlos Gonçalves - Integrante / Giovanna Sanchez - Integrante / Leila de Noce - Integrante / Juliana Pina - Integrante / Karina Almeida - Integrante / Airen Wormhoudt - Integrante / Luisa Borsari - Integrante / Maria Mesquita - Integrante / Gabriela Maia - Integrante / Pedro Ziroldo - Integrante / Paula Yuki - Integrante / Maria Juliana Simon Camargo - Integrante.
-
2020 - 2020
Palavras faladas cantadas e dançadas pelos corpos, Descrição: O núcleo abre agora espaço para uma hora semanal reservada apenas às mulheres; pensar o feminino e consequentemente o masculino, abrir brechas nos conceitos normatizados, quebrar limites e questionar paradigmas. O NPP continuará com alunos e alunas em busca de possibilidades de processos individuais de criação que tenham início e fim no corpo dos participantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (2) . , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador.
-
2019 - 2019
O tempo e a presença, Descrição: O projeto, desenvolvido no núcleo de pesquisa da presença tem como objetivo desenvolver solos ligando o movimento e o Tempo, sendo que os vários tempos do viver serão contemplados também no coletivo. A pesquisa envolve dança, canto, texto e experimentos em coreografias improvisadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador.
-
2018 - 2019
É Corpo, Descrição: espetáculo pesquisa nascido e desenvolvido no Núcleo de Pesquisa da presença por Leila de Noce, artista e pesquisadora participante há três anos. esse espetáculo faz parte de seu TCC como formanda da ESCH. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador / Amilton Monteiro de Oliveira Filho - Integrante / Leila de Noce - Integrante.
-
2018 - 2018
Núcleo de Pesquisa da Presença - NPP, Descrição: A pesquisa desse ano envolve uma questão: como a gramática proposta por Laban pode encaminhar diferentes intérpretes em diferentes linguagens poéticas? Nesse ano estamos trabalhando com a encarnação da poesia no corpo dos intérpretes e seu desejo de tocar o público; envolve os conceitos de empatia e compaixão pelo outro. O projeto foi concluido com a apresentação de performance intitulada: A vida secreta das arvores e foi aberto ao público em duas ocasiões durante o ano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador.
-
2017 - 2017
As muitas mortes e vidas de Sofia, Descrição: A partir de texto poético uma intérprete vive diversas vidas de mulheres jovens que se cruzam num mesmo lugar de inquietação e morte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador / Juliana Pina - Integrante.
-
2017 - 2017
Núcleo de Pesquisa da Presença, Descrição: Atualmente o NPP conta com 16 participantes pesquisadores. É composto de alunos da pós graduação (3), graduação (9), um membro da comunidade (vindo de curso de extensão da faculdade), uma professora e a coordenação. O projeto coletivo parte de investigações individuais, tendo como base a pesquisa de movimento de Rudolf Laban e as diversas tentativas em dança de se responder a pergunta: o que é o amor; Para outubro apresentaremos uma cena de teatro/dança seguida de um convite para uma performance nos nossos Estudos sobre o amor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (3) . , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador / Liana Ferraz - Integrante.
-
2017 - 2017
O que é o amor? do Núcleo de Pesquisa da Presença, Descrição: solos criados individualmente buscando o sentido, ou os sentidos do amos. apresentação conjunta no EPA - Encontro de Propostas Artísticas e durante as semanas dedicadas à iniciação científica e pesquisa da ESCH.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (4) . , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador / Lorena Arcazas - Integrante / Giovanna Sanchez - Integrante / Amanda Rocco - Integrante / Heloisa Pires - Integrante / Natália Sá - Integrante / Anna Merici - Integrante / Matheus Mascarenhas - Integrante / Diana Klautau - Integrante / Leonardo Malinowski - Integrante / Marcelo Stehlick - Integrante / Beatriz Ramos - Integrante / Leila de Noce - Integrante / Arthur Diogo da Silva - Integrante.
-
2016 - 2016
NPP, Descrição: Para sonhar, criação de um espaço como o dos sonhos onde imagens se sucedem sem necessária ordem e o sentido é procurado pelo sonhador/público. realizado em dois semestres: o primeiro com a Sala para Sonhar e o segundo com o trabalho Sonhos em tramas de retalhos. Trinta participantes envolvidos vindos da graduação, pós-graduação, curso técnico e classe artística. Apresentação de duas performances durante o percurso da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador.
-
2016 - 2016
NPAH, Descrição: Núcleo discute e auxilia na pesquisa acadêmica em TCC e IC, além de projetos que almejam o mestrado. dscute formato de projetos teórico/prático na área de Humanas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador.
-
2015 - 2016
Núcleo de Pesquisa em Artes e Humanidades, Descrição: O Núcleo destina-se à atividade de troca e cooperação entre alunos interessados na Iniciação científica e aqueles que já estão desenvolvendo essa pesquisa, tanto bolsistas quanto voluntários. Os participantes encontram-se semanalmente para apresentar seus resultados e trocar experiências; cada participante faz um seminário semestralmente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador / Rafael Ernica - Integrante.
-
2015 - 2015
Núcleo de Pesquisa da Presença, Descrição: O Núcleo dedica-se a desenvolver pesquisa do movimento cênico com foco no trabalho de criação individual, como alicerce do trabalho criador do grupo. Cada participante se encarrega de trazer suas questões em forma de cena e de desenvolvê-las no coletivo. O Núcleo apresentou seus processos de trabalho no mes de junho num work in progress a partir da pesquisa E/F proposta por Rudolf Laban. Propõe-se também a apresentações abertas de seus resultados, tanto das pesquisas individuais quanto da pesquisa no coletivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (23) . , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador / Rafael Ernica - Integrante.
-
2013 - 2014
Núcleo de pesquisa em Artes e Humanidades., Descrição: Descrição: Estudos interdisciplinares com um grupo de dezesseis pesquisadores e alunos pesquisadores. Os encontros ocorrem semanalmente e a cada semana um seminário é apresentado. O objetivo semestral é a publicação on-line de artigos escritos pelos participantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador.
-
2013 - 2014
Núcleo de Pesquisa da Presença, Descrição: Montagem de uma experiência a partir de personas trazidas pelos alunos pesquisadores; pessoas que existem ou existiram em algum lugar e que não tiveram voz, o projeto visa investigar esses seres invisíveis e dar a eles ocasião de fala.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Sônia Machado de Azevedo - Coordenador.
Prêmios
2020
Proac 2020 para o espetáculo Para Meninos e Gaivotas com a Cia. Sylvia que te ama tanto de Bauru., Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
2020
PROAC 21/2020 - Produção e Publicação de obras teatrais inéditas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
2019
PNLD , prêmio de literatura pelo livro " Odete inventa o mar", FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
2019
Proac Dança 2019 com o título a Presença da Ausência, iniciação científica pertencente ao Núcleo de Pesquisa da Presença, Secretaria do Estado da Cultura.
2016
Finalista do Prêmio Jabuti 57 - Léxico de Pedagogia do Teatro. Organização José Simões e Ingrid Koudela. Responsável pelos verbetes Corporeidade e Linguagem Corporal, Câmara Brasileira do Livro.
2007
Prêmio SESC de Poesia Carlos Drummond de Andrade, SESC Brasília.
2005
Prêmio SESC de Literatura - finalista, SESC.
1999
Dramaturgia, Secretaria Nacional Anti-Drogas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola Superior de Artes Célia Helena, Escola Superior de Artes Célia Helena. , Escola Superior de Artes Célia Helena, Itaim, 01435-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 38848294
Experiência profissional
2022 - Atual
Coleção ESTACÔES - HucitecVínculo: Diretora da Coleção Estações, Enquadramento Funcional: Diretor da Coleção Estações, Carga horária: 2
2009 - 2009
Centro Universitário Sagrado CoraçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação em Teatro e Dança
2009 - 2009
Centro Universitário Sagrado CoraçãoVínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Práticas Corporais, Carga horária: 3
2009 - 2009
Centro Universitário Sagrado CoraçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Expressão Corporal na pós-gradua, Carga horária: 4
2023 - Atual
Escola Superior de Artes Célia HelenaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26
Outras informações:
Outras atividades: Professora da disciplina Estudo e prática sobre o Ensino do Teatro/Bacharelado em Teatro; Pesquisa e desenvolvimento, ESCH. Linhas de pesquisa: Núcleo de Pesquisa da Presença NPP, orientadora de pesquisa do Mestrado Profissional em Artes da Cena; membro do grupo de pesquisa Criação, Ensino e Linguagens em Artes da Cena (C.E.L.I.A),
2019 - Atual
Escola Superior de Artes Célia HelenaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor titular, parcial, Carga horária: 20
2009 - Atual
Escola Superior de Artes Célia HelenaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora parcial, Carga horária: 13
Atividades
-
05/2012
Pesquisa e desenvolvimento, ESCH.,Linhas de pesquisa
1992 - 2008
Serviço Social da Indústria do Estado de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor/Chefe do Setor de Artes Cênicas, Carga horária: 40
Outras informações:
Supervisão de 15 núcleos de Artes Cênicas espalhados pela capital e pelo interior do Estado de São Paulo.
Criação, conceituação e supervisão dos módulos de Teatro de Pesquisa de Linguagem e Teatro de Utilidade Pública que funcionam em todo o Estado
curadoria e responsabilidade técnica por todos os projetos de itinerância ligados ao teatro e dança
Atividades
-
02/1992
Serviços técnicos especializados , Núcelo de Artes Cênicas, Núcelo de Artes Cênicas.,Serviço realizado, Supervisão de 15 Núcelos de Artes Cênicas espalhados pela capital e pelo interior do Estado de São Paulo e Criação, conceituação e supervisão dos Módulos de Teatro de Pesquisa de Linguagem e Teatro de Utilidade Pública que funcionam em todo o Estado.
-
02/1992
Outras atividades técnico-científicas , Projeto Ação Global, Projeto Ação Global.,Atividade realizada, Participação.
-
02/1996 - 12/1996
Serviços técnicos especializados , Subdivisão de Atividades Artísticas da Divisão de Difusão Cultural, Trabalho Musical do Sesi e Galeria de Arte do Sesi.,Serviço realizado, Coordenadora.
-
02/1995 - 12/1995
Serviços técnicos especializados , Subdivisão de Atividades Artísticas da Divisão de Difusão Cultural, Trabalho Musical do Sesi e Galeria de Arte do Sesi.,Serviço realizado, Coordeenação.
1987 - 1987
Faculdade de Música Carlos GomesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Expressão Corporal, Carga horária: 10
Outras informações:
aulas de expressão corporal e consciência corporal para instrumentistas e alunos de curso de música
Atividades
-
02/1987 - 12/1987
Ensino, Bacharelado Em Instrumento, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão e Preparação Corporal
1986 - 1989
Teatro Escola MacunaímaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular e Coordenador de Dança, Carga horária: 20
Outras informações:
Curso Profissionalizante de Formação de Ator - professora de expressão corporal, dança moderna e dança para atores
coordenadora da área de corpo para atores
Atividades
-
02/1986 - 12/1989
Ensino,,Disciplinas ministradas, Expressão Corporal I, Expressão Corporal II, Expressão Corporal III, Expressão Corporal IV, Técnica de Dança Moderna I, Técnica de Dança Moderna II
-
02/1986 - 12/1987
Serviços técnicos especializados , Curso Profissionalizante de Formação de Ator, Coordenadora da Área de Corpo.,Serviço realizado, Coreografias e preparação corporal de elenco em diversas montagens.
1985 - 1990
Instituto Coração de JesusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
1985 - 1990
Instituto Coração de JesusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Artística - Teatro, Carga horária: 10
Outras informações:
curso de teatro na licenciatura e licenciatura plena
curso de iniciação artística
FFlch
Direção de espetáculos em final de curso
Atividades
-
02/1985 - 12/1990
Direção e administração, Licenciatura Plena, Especialização Em Cênicas.,Cargo ou função, Diretora de Exercícios de Improvisação e Interpretação e Dança Coral.
2009 - Atual
Fundação das artes de são caetano do sulVínculo: Consultoria Técnica, Enquadramento Funcional: consultoria
Outras informações:
Acompanho o projeto Viva Arte, juntamente com seu coordenador e equipe de monitores. O trabalho é realizado através de cursos especialmente preparados e/ou acompanhamento do trabalho de campo.
1983 - 1987
Fundação das artes de são caetano do sulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de teatro e dança e coordenador, Carga horária: 10
Outras informações:
Direção de Espetáculos.
Coordenadora da Escola de Teatro.
Coordenadora dos Núcleos de Pesquisa de Linguagem Jovem.
Atividades
-
02/1983 - 12/1987
Ensino, Escola de Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro, Expressão Corporal, Improvisação, Interpretação, Dança Moderna
-
02/1983 - 12/1987
Serviços técnicos especializados , Curso Para Coralistas e Regentes de Corais, Curso Para Coralistas e Regentes de Corais.,Serviço realizado, Coordenação.
-
02/1983 - 12/1987
Outras atividades técnico-científicas , Eventos, Eventos.,Atividade realizada, Coordenação.
1983 - 1983
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: curso de curta duração - oficina de dança, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenadora de Oficina de Dança e Coreografia
Atividades
-
02/1983 - 12/1983
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Pedagogia, Oficina de Dança e Coreografia.,Serviço realizado, Apresentação de espetáculo ao ar livre no campus da universidade.
1981 - 1984
Soma Ensino e PesquisaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: consultoria técnica de teatro e dança, Carga horária: 10
Outras informações:
Desenvolvimento da sensibilidade artística com professores de pré-escola.
Direção de espetáculos de teatro e expressão corporal com crianças e jovens.
Atividades
-
02/1981 - 12/1984
Ensino,,Disciplinas ministradas, Teatro e expressão corporal para classes de pré-escola, Teatro para classes de 1ª a 8ª séries
-
02/1981 - 12/1984
Serviços técnicos especializados , Ensino, Assessoria e Direção.,Serviço realizado, Assessoria e consultoria na área de artes cênicas e educação artística para todo o corpo docente da instituição.
1981 - 1983
Escola Novo HorizonteVínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: professor de artes dramáticas, Carga horária: 20
Outras informações:
Direção de Espetáculo com adolescentes em busca de linguagem jovem.
Direção e coordenação de criações coletivas a partir de jogos dramáticos e teatrais.
Curso de Reciclagem para professores em linguagens não-verbais.
aulas de teatro de 5ª a 8ª séries
Atividades
-
02/1981 - 12/1983
Ensino,,Disciplinas ministradas, Teatro para classes de 4ª a 8ª séries
1981 - 1982
TerranovaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 0
Outras informações:
Consultoria na área de Educação Artística e orientação do corpo docente.
Atividades
-
02/1981 - 12/1982
Ensino,,Disciplinas ministradas, Teatro de 1ª a 5ª séries
-
02/1981 - 12/1982
Serviços técnicos especializados , Consultoria, Educação Artística.,Serviço realizado, Coordenação de Oficinas com o corpo docente.
1981 - 1981
Teatro do VentoforteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora de dança para atores, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenação de grupo de pesquisa da encenação e linguagem do movimento;
Aulas de dança e dança-teatro
Atividades
-
02/1981 - 12/1981
Ensino,,Disciplinas ministradas, Expressão pelo movimento I, Expressão pelo movimento II, Improvisação para a Dança, Improvisação para o Teatro
1981 - 1981
Chapéu do SolVínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: professor de teatro, Carga horária: 8
Outras informações:
Assessoria à área de educação artística.
Vivências grupais e arte integrada e aulas de teatro para equipe de professores
Atividades
-
02/1981 - 12/1981
Ensino,,Disciplinas ministradas, Oficinas de teatro para professores
1979 - 1982
Centro de Informação Criatividade E ExpressãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40
Outras informações:
COORDENAÇÃO DAS ÁREAS DE DANÇA, JOGO DRAM´TICO, ARTE INTEGRADA, EXPRESSÃO CORPORAL E TEATRO E PROFESSORA
Atividades
-
02/1979 - 12/1982
Serviços técnicos especializados , Cursos, Artes.,Serviço realizado, Curso de arte-integrada; som e movimento; expressão corporal; dança moderna; cursos especiais para pessoas especiais: trabalho individual com pessoas excepcionais ou em atendimento terapêutico; atuação em espetáculos de dança.
1977 - 1989
Escola Infantil PirâmideVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Atividades
-
02/1984 - 12/1989
Direção e administração, Pré Escola, 1ª a 4ª Séries.,Cargo ou função, Direção de roteiros, cenas, pesquenos espetáculos, salas-ambiente, happeningis, vídeos e performances.
-
02/1984 - 12/1986
Ensino,,Disciplinas ministradas, Expressão corporal na pré-escola, Teatro de 1ª a 4ª séries
-
02/1977 - 12/1980
Direção e administração, Pré Escola, 1ª a 4ª Séries.,Cargo ou função, Direção de roteiros, cenas, pequenos espetáculos, salas-ambiente, happenings, vídeos e performances.
-
02/1977 - 12/1980
Ensino,,Disciplinas ministradas, Expressão corporal na pré-escola, Teatro de 1ª a 4ª séries
1971 - 1971
Ginásio Escolar de Granja VianaVínculo: professor horista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1971 - 12/1971
Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte Dramática
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sonia Machado de Azevedo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?