Nair Heloisa Bicalho de Sousa
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), em 1972; Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), em 1978; Doutora em Sociologia pela USP, em 1994; e Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da USP, em 2010. Atualmente, é professora aposentada do Departamento de Serviço Social, da UnB e coordenadora do Núcleo de Estudos para Paz e Direitos Humanos (NEP) do CEAM/UnB e professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania do CEAM/UnB. É também coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq " Direitos Humanos, Educação, Mediação e Movimentos Sociais" e pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: "Educação em Direitos Humanos", da Faculdade de Educação, da USP e "O Direito Achado na Rua" da Faculdade de Direito, da UnB. É coordenadora do projeto de extensão do NEP: "Estudar em Paz: mediação de conflitos no contexto escolar"; conselheira editorial da Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos (RIDH), publicada pelo Observatório de Direitos Humanos, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e consultora de Direitos Humanos do Direitos Humanos.net (DHNET). Outras atribuições: Diretora de Pós-Graduação da ANDHEP (Associação Nacional de Direitos Humanos, Ensino e Pesquisa) na gestão 2014 - 2016; Membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH) do Ministério de Direitos Humanos 2003 - 2018; Vice coordenadora do CNEDH 2006 - 2008; membro do Conselho de Direitos Humanos da UnB 2017 ? 2021; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) / CEAM / UnB 2012 - 2014; Presidente da Comissão para Implementação das Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos na UnB 2012; Coordenadora da Rede de Universidades Brasileiras, vinculadas ao Programa Regional para América Latina e Caribe (PRALC), da Universidade para a Paz (Costa Rica/ONU), em 2008 e 2009; Conselheira da assessoria técnica do ministro Paulo T. Vanucchi da Secretaria Especial de Direitos Humanos / PR nas reuniões das Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul em 2008 e 2009; Conselheira Representante Docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social, do Departamento de Serviço Social da UnB 1997 a 2006; Membro do Conselho de Centro do ICH / UnB 2000 a 2003; e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Departamento em Política Social em 1996 e 1997. Atua em diversas iniciativas relacionadas à divulgação científica e à organização do ensino e da pesquisa nos seguintes temas: Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos; Cidadania; Movimentos Sociais; Democracia Participativa; Mediação de Conflitos e Sindicalismo.
Informações coletadas do Lattes em 28/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Sociologia
1987 - 1994
Universidade de São Paulo
Título: Trabalhadores Pobres e Cidadania: a experiência da exclusão e da rebeldia na construção civil
Maria Célia Pinheiro Machado Paoli. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Trabalho e Cidadania.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Sociologia
1975 - 1978
Universidade de Brasília, UnB
Título: Construtores de Brasília: estudos de operários e sua participação política, Ano de Obtenção: 1978
Vilma de Mendonça Figueiredo.Palavras-chave: Movimentos Sindicais e Cidadania; trabalho.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Pós-doutorado
2009 - 2010
Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
2006 - 2007
Extensão universitária em Temas Transversais nas Políticas Públicas. (Carga horária: 104h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos e Cidadania.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Política Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2022
Experiências de Educação de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos no Contexto Escolar do Distrito Federal, Descrição: O objetivo geral da pesquisa é analisar a política pública de educação em direitos humanos (EDH) nas escolas públicas do Distrito Federal, no eixo da convivência e segurança, a partir da avaliação das ações e projetos envolvendo a mediação de conflitos no contexto das escolas públicas locais no período de 2012 a 2017.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador / Barbara da Silva Diniz - Integrante / claudete cardoso penteado - Integrante / Danúbia R. da Costa - Integrante / Guilherme Augusto Torqquato de Oliveira - Integrante / kamila da silva cuêlho - Integrante / Amanda Leal Cruzeiro - Integrante.
-
2018 - 2018
Experiências de educação em direitos humanos e de mediação de conflitos no contexto escolar do DF, Descrição: Avaliar a política pública de educação em direitos humanos do DF no eixo da convivência e segurança, a partir das ações de mediação de conflitos no contexto escolar no período de 2012 a 2017 A categoria de educação em direitos humanos está construída a partir das contribuições de Magendzo (2006), Candau (2007 e 2013), Carbonari (2007 e 2014), Sousa (2011), IIDH (2011), Carneiro (2015). A categoria de violência escolar está baseada em Charlot (2002) , Debarbieux (2006) e Abramovay et al. (2009). A mediação de conflitos foi elaborada tendo como referência Jares(3003), Heredia (2009) e Chrispino e Chrispino (2011). A metodologia é de natureza quali-quantitativa, tendo como alicerce os trabalhos de Demo (2000 e 2004), Bell (2004), Hercovitz (2005),Trivios (2008), Flick (2009) e Creswell (2009).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador / Barbara da Silva Diniz - Integrante / claudete cardoso penteado - Integrante / Danúbia R. da Costa - Integrante / Guilherme Augusto Torqquato de Oliveira - Integrante / kamila da silva cuêlho - Integrante / Amanda Leal Cruzeiro - Integrante.
-
2017 - 2022
Pós-graduação e educação em direitos humanos: um desafio contemporâneo, Descrição: O presente projeto se propõe a investigar a produção acadêmica da pós-graduação em direitos humanos e educação em direitos humanos na área de ciências sociais e humanas na Universidade Federal de Goiás (UFG), na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no período de 2008-2015, de modo a levantar subsídios para a elaboração do Plano de Implementação das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos nas referidas instituições federais de ensino superior. Como objetivos específicos destacam-se: integrar os Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFG, UFPE e UnB, sob forma de uma rede de pesquisadores comprometidos com a política de educação em direitos humanos do país; estabelecer parcerias institucionais para atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão em educação em direitos humanos; contribuir para a formação de professores da educação básica na área de educação em direitos humanos; colaborar com a implementação da política de educação em direitos humanos do país, tendo em vista seu aperfeiçoamento e expansão junto à esfera da educação superior. Esta pesquisa utiliza como referenciais os estudos de Santos (1994, 2006, 2010); Sousa Jr. (2000 e 2015); Herrera Flores (2008); Benedito (2002); Magendzo (2000 e 2006); Candau (2006, 2007 e 2012) , Carbonari (2007, 2008 e 2014) e Freire (1975, 1999, 2005). Esta investigação consistirá em duas etapas metodológicas: a primeira, será a aplicação de um questionário on-line para todos os coordenadores de curso de pós-graduação em ciências humanas e sociais da UFPE , UFG e UnB; a segunda, incluirá uma pesquisa documental (FLICK, 2009) na base de dados afins de cada universidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador / Aida Maria Monteiro Silva - Integrante / Vannessa Alves Carneiro - Integrante / Ricardo Lima - Integrante / Luciana B. do Amaral - Integrante / Claudete C. Penteado - Integrante / Sinara P Zardo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2018
Mapeamento das atividades acadêmicas em direitos humanos e educação em direitos humanos no ensino, pesquisa e extensão da UnB, Descrição: Tendo em vista a Diretriz Nacional de Educação em Direitos Humanos promulgada pelo MEC em 30/5/2012, o objetivo desta pesquisa é realizar um diagnóstico a respeito das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Brasília sobre direitos humanos e educação em direitos humanos, de modo a construir um cenário da produção da universidade no período 2008-2015. São objetivos específicos da pesquisa: 1. Analisar o contexto histórico e acadêmico da produção nas três áreas; 2. Levantar junto à SAA as disciplinas de graduação e pós-graduação ; 3. Pesquisar as dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de ciências humanas e sociais relacionadas às duas temáticas; 4. Investigar os projetos de extensão realizados nas áreas da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador / Regina Coelly Fernandes - Integrante / Rosamaria Giatti Carneiro - Integrante / Vannessa Alves Carneiro - Integrante / Claudete C. Penteado - Integrante.
-
2013 - Atual
Jornadas de junho de 2013: olhares dos estudantes da Universidade de Brasília, Descrição: O objetivo desta pesquisa é conhecer as experiências vividas ( THOMPSON,1987) pelos estudantes da Universidade de Brasília ( UnB) nas " jornadas de junho" de 2013 em Brasília ( GOHN, 2014. VEINER, 2013. BARREIRA, 2014), tendo em vista conhecer o perfil sócio-politico dos universitários e suas representações sociais sobre o posicionamento da presidenta Dilma Rousseff, do Congresso Nacional, do Poder Judiciário, da policia, da grande mídia e das redes sociais, além dos impactos do resultado das manifestações no país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador.
-
2011 - 2015
Sindicato Cidadão: 55 anos de história do Sindicato dos Bancários de Brasília, Descrição: Pesquisa realizada sobre a trajetória do Sindicato dos Bancários de Brasília no período 1961 -2015, para a elaboração de livro sobre a história do sindicato. Tendo como referência o livro clássico de E. P. Thompson (A história da classe operária na Inglaterra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985), a investigação trata das lutas sindicais e políticas da categoria bancária, pautadas em questões da organização do trabalho (automação bancária), problemas salariais, condições de vida e trabalho, gênero, raça/etnia, cultura e diversidade sexual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador / Marcia de M M Kuyumjian - Integrante / Leonardo Mendanha - Integrante.
-
2011 - 2012
A Diversidade Étnico-Racial no Ensino Fundamental e Médio do CED São Francisco, de São Sebastião, Descrição: O objetivo é investigar o projeto político-pedagógico e as representações sociais dos professores e alunos do CED São Francisco, de São Sebastião/DF, a respeito da diversidade étnico-racial, em especial o racismo e preconceito vigentes com base nos estudos de Antônio Sérgio Guimarães ( 1999), Nilma Gomes (1993) , Giralda Seyferth (2002) e Sérgio Costa (2006). A pesquisa possui natureza qualitativa e inclui como instrumento de coleta de dados a observação participante, entrevista semi-estruturadas e grupos focais. Para ampliar as informações qualitativas foram aplicadas 149 questionários, com 80 alunos do Ensino Fundamental, e 69 questionários, com alunos do Ensino Médio. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador / Débora Brasil Miranda - Integrante / Dina Santos Araújo - Integrante / Ana Carolina Nunes Renault - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2011 - 2012
Educação Popular e Direitos Humanos, Descrição: Financiado pela Secretaria dos Direitos Humanos (SDH), da Presidência da República, em parceria com o Núcleo de Estudos para a Paz e Direitos Humanos (NEP), da UnB, tem como finalidade capacitar grupos sociais vulneráveis no Distrito Federal e Goiás, por meio de oficinas e cursos. A seleção dos pesquisadores foi feita por edital realizado pela UnB e antes do trabalho de campo foi realizada uma capacitação específica pelos próprios professores dessa universidade. A Coordenação da pesquisa ficou a cargo do NEP, e a execução foi coordenada pelas profissionais Carla e Veridiana com a participação de vários estudantes da graduação, da Unb. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Integrante / Maria Salete K. Machado - Coordenador.
-
2005 - 2010
A Educação em Direitos humanos no Projeto Político-Pedagógico das Escolas Públicas do Distrito Federal, Descrição: Tem como objetivo investigar o projeto político-pedagógico das escolas públicas de educação básica do DF, tendo como referência os estudos de Irma Passos Alencastro Veiga (1991 e 1994); Pedro Demo (1994);Moacir Gadotti (1994) e Antônio Nóvoa (1992). Seu intuito é conhecer a importância para a formação dos alunos na área de educação em direitos humanos, nas seguintes dimensões: a) formação social, cultural, política, profissional e humanística dos alunos; b) estrutura administrativa e pedagógica das escolas públicas; c) currículo escolar formal e oculto; d) qualidade do trabalho pedagógico; e) participação da comunidade escolar no processo decisório; f) condições de trabalho dos servidores; g) processo de avaliação dos alunos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador., Financiador(es): Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - Cooperação.
-
2004 - 2004
Memória Documental, Descrição: Financiado pela Fundação Banco do Brasil (FBB), em parceria com a UnB, tem como finalidade elaborar uma metodologia para a utilização de memória documental pela FBB, tendo como objetivos específicos a reconstrução das teorias da memória (LE GOFF 1984); a caracterização das diferenças entre memória oficial e memórias subterrâneas ( POLLACK 1994) e (Le Goff 1991 e 1992) ; as diversas modalidades da memória documental (escrita, áudio e visual) e a elaboração de um manual para grupos sociais e comunidades se habilitarem à tarefa de reconstrução de suas memórias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador / Maria Salete K. Machado - Integrante / Marcia de M M Kuyumjian - Integrante / Edilberto da Silva Campos - Integrante / Cléria Botelho Costa - Integrante.
-
2003 - 2004
Sindicatos e Cidadania no DF, Descrição: Pesquisa o processo de construção da cidadania junto aos sindicatos vinculados à CUT/DF, balizado pela trajetória do novo sindicalismo. Tem como referência a proposta de sindicato-cidadão formulada pela própria central. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador., Financiador(es): Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - Cooperação.
-
2001 - 2003
Memória Sindical dos Trabalhadores do DF, Descrição: Investiga a trajetória das lutas sociais, culturais e políticas dos professores e bancários, no período entre 1960 a 2000. Objetiva reconstruir a memória coletiva desta categoria. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
-
2000 - 2002
Orçamento Participativo no DF: democracia direta e cidadania, Descrição: Analisa a experiência da gestão pública no DF, por meio da experiência do orçamento participativo, no período entre 1995 a1998. Tem como objeto de estudo os impactos desse processo na percepção da cidadania e da democracia participativa junto aos delegados de Santa Maria, Samambaia, Taguatinga, Lago Norte e Paranoá.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
1996 - 1998
Dilemas Sociais e Políticos: a greve dos professores da rede pública de 1995-1996 no DF, Descrição: Objetiva investigar a greve dos professores da rede pública do DF em 1995 e 1996 ( Governo Cristovam Buarque), tendo em vista a contraposição dos interesses sociais e políticos dos professores, da comunidade escolar e da gestão governamental. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador / Luciana Barros Jaccond - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
-
1988 - 1998
Taguatinga: uma história candanga., Descrição: Estudo sobre o movimento dos sem-teto de Taguatinga, no início do anos 1960. Objetiva reconstruir a memória das lutas populares pelo direito de morar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador / Luciana Barros Jaccond - Integrante / Maria Salete Kern Machado - Integrante., Financiador(es): Universidade de Brasília - Cooperação.
-
1988 - 1998
O Movimento Pró-Fixação do Núcleo Bandeirante: a outra face do populismo janista., Descrição: Estudo do movimento urbano da Cidade Livre, no final dos anos 1950 e início de 1960. Possui referencial na memória coletiva da comunidade na luta pelo direito de fixação e urbanização da cidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador., Financiador(es): Universidade de Brasília - Cooperação.
-
1984 - 1985
Automoção e Trabalho na Indústria Automobilística, Descrição: Estudo das implicações sociais da automoção na indústria brasileira, realizado em duas montadoras de automóveis. Pesquisa sobre as razões e os obstáculos à automoção, as implicações da automoção para o trabalho (emprego, organização do trabalho, controle técnico, qualificação, treinamento, salários, rotatividade de mão-de-obra, controle social e envolvimento, consequências físicas e psicológicas para os trabalhadores) e a resposta operária (papel da comissão de fábrica, dos sindicatos e do governo). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador / José Carlos Peliano - Integrante / Rui de Quadros Carvalho - Integrante., Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF - Remuneração.
-
1983 - 1984
Automoção e Movimento Sindical no Brasil, Descrição: Pesquisa realizada com comissões de fábrica e sindicatos de metalúrgicos da indústria automobilística de São Paulo, a respeito das implicações das novas tecnologias para a classe trabalhadora. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador / Ricardo Ueder - Integrante., Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF - Remuneração.
Prêmios
2022
Mireya Suárez Educação em Direitos Humanos na Educação Básica, Universidade de Brasília.
2015
Cidadã Honorário de Taguatinga, Câmara de Vereadores Comunitários de Taguatinga.
2010
Tese de Doutorado defendida, Universidade de São Paulo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Brasília, CEAM/Núcleo de Estudos para a Paz e Direitos Humanos. , Edifício Multiuso 1 sala 49/7 Térreo, Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31075911
Experiência profissional
2014 - Atual
Associação Nacional de Direitos Humanos - Pesquisa e Pós-GraduaçãoVínculo: Diretora de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Diretora
1996 - 2022
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2018
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2018
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos - (CEAM), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação em Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2009
Extensão universitária , Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares.,Atividade de extensão realizada, Projeto: "Estudar em Paz: mediação de conflitos no contexto escolar".
-
03/1997
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos.,Linhas de pesquisa
-
02/1996
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social.,Linhas de pesquisa
-
02/1988
Extensão universitária , Faculdade de Direito.,Atividade de extensão realizada, Curso de Direitos Humanos e Cidadania.
-
01/2003 - 11/2022
Direção e administração, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Ceam.,Cargo ou função, Coordenadora do NEP (Núcleo de Estudos para a Paz e Direitos Humanos).
-
09/2017 - 09/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Direitos Humanos - CDHUnB, Comissão do Conselho de Direitos Humanos.,Cargo ou função, membro da comissão para propor estratégias e políticas de atuação da UnB no Distrito Federal em temas relacionados aos Direitos Humanos.
-
07/2017 - 09/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Direitos Humanos - CDHUnB.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Direitos Humanos da Universidade de Brasília.
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos - (CEAM), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cidadania, Movimentos e Redes Sociais
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2016 - 12/2016
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos - (CEAM), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação em Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Social 1, Prática de Pesquisa Social 1, Trabalho de Conclusão de Curso
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos - (CEAM), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Interdisciplinar de Leitura 1
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos - (CEAM), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação em Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, Tópicos Especiais em Pesquisa Social
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
08/2013 - 01/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais, Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, Prática de Pesquisa Social 1
-
08/2013 - 01/2014
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos: Fundamentos Teóricos, Prática Docente
-
03/2013 - 08/2013
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Direitos Humanos: fundamentos teóricos e metodológicos
-
03/2013 - 08/2013
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Oficina de Teoria Social III
-
03/2013 - 08/2013
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidaania
-
10/2012 - 03/2013
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais
-
10/2012 - 03/2013
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
01/2012 - 11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão para Implementação da Educação em Direitos Humanos.,Cargo ou função, Presidente da Comissão para Implementação da Educação em Direitos Humanos.
-
06/2010 - 11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Representante do Instituto de Ciências Humanas (IH), no Conselho Universitário da UnB.
-
06/2010 - 11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanas.,Cargo ou função, Representante no Conselho Universitário - CONSUNI.
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Pesquisa Social 3, Oficina de Teoria Social 3
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Pesquisa
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais, Trabalho de Conclusão de Curso, Oficina de Teoria Social 3
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais, Poder político e Cidadania, Seminário de Tese 1 em Pesquisa Social
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino 1
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Pesquisa Social, Fundamentos de Metodologia da Pesquisa
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa e Dissertação
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, 2. Tópicos Especiais em Serviço Social e Pesquisa Social
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Seminário de Pesquisa e Dissertação, 2. Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Movimentos Sociais, 2. Oficina de Teoria Social III, 3. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
-
08/2008 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro da Comissão sobre Norma que Regulamenta o Afastamento de Docentes para Capacitação Acadêmica.
-
01/2004 - 12/2008
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Representante do Depto. de Serviço Social junto à Biblioteca Central (BCE).
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instituições e Prática Social, Oficina de Teoria Social 3, Prática de Pesquisa Social 4, 1. Trabalho de Conclusão de Curso, 2. Oficina de Teoria Social I, 3. Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa e Dissertação, Prática Docente em Política Social, Seminário de Tese 1 em Política Social
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Pesquisa em Serviço Social II, 2. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, 3. Trabalho de Conclusão de Curso
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Serviço Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania, 2. Seminário de Pesquisa e Dissertação, 3. Seminário de Tese I em Política Social
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2. Pesquisa em Serviço Social I, 3. Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Serviço Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Seminário de Tese I em Política Social, 2. Seminário de Pesquisa e Dissertação
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Oficina de Teoria Social I, 2. Oficina de Teoria Social III, 3. Prática de Pesquisa Social IV, 4. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Seminário de Pesquisa e Dissertação, 2. Seminário de Tese II em Política Social
-
03/2003 - 12/2006
Direção e administração, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro de Colegiado Superior, do Instituto de Ciências Humanas (IH).
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania, 2. Seminário Avançado em Política Social, 3. Seminário de Tese I em Política Social
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Oficina de Teoria Social I, 2 .Oficina de Teoria Social III, 3. Prática de Pesquisa Social III, 4. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
-
02/1997 - 02/2006
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Conselheira Representante Docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social, do Departamento de Serviço Social.
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, Pesquisa em Serviço Social 2
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Serviço Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa e Dissertação, Prática Docente em Política Social, Seminário de Tese 2 em Política Social
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Oficina de Teoria Social III, 4. Trabalho de Conclusão de Curso, 5. Prática de Pesquisa Social III, 6. Pesquisa em Serviço Social I
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 2. Prática Docente em Política Social, 3. Seminário Avançado em Política Social, 4. Seminário de Pesquisa e Dissertação, 5. Seminário de Tese I em Política Social
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universitária de Brasília.,Cargo ou função, Chefe da equipe da Fundação Universitária de Brasília (FUB), na Consultoria prestada à Fundação Banco do Brasil (FBB).
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 3. Prática de Pesquisa Social III, 4. Prática de Pesquisa Social IV
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania, 2. Seminário de Pesquisa e Dissertação
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4. Oficina de Teoria Social III, 1. Prática de Pesquisa Social III, 2. Trabalho de Conclusão de Curso, 3. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, 5. Oficina de Teoria Social I, 6. Prática de Pesquisa Social IV
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Tópicos Especiais em Pesquisa, 2. Seminário de Pesquisa e Dissertação
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2. Prática de Pesquisa Social IV, 4. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, 5. Trabalho de Conclusão de Curso
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Desenvolvimento de Comunidade, 2. Oficina de Teoria Social III, 3. Prática de Pesquisa Social III, 4. Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Seminário de Pesquisa e Dissertação, 2. Prática Docente em Política Social, 3. Tópicos Especiais em Pesquisa
-
01/2000
Direção e administração, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro de Colegiado Superior, do Departamento de Serviço Social.
-
01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Centro, no Instituto de Ciências Humanas.
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, 2. Trabalho de Conclusão de Curso, 4. Prática de Pesquisa Social II
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Seminário de Pesquisa e Dissertação
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, 2. Trabalho de Conclusão de Curso, 3. Prática de Pesquisa Social I, 4. Pesquisa Participante, 5. Oficina de Teoria Social III
-
06/2002 - 06/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro da Comissão sobre a Norma que Regulamenta a Mudança de Regimento de Trabalho de Docentes da UnB.
-
01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
-
01/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Serviço Social, no Conselho de Professores do Instituto de Ciências Humanas (IH).
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Dissertação em Serviço Social, 2. Pesquisa em Serviço Social I, 3. Projeto de Dissertação
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Desenvolvimento de Comunidade, 2. Dissertação em Serviço Social, 3. Projeto de Dissertação
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa e Dissertação
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Projeto de Dissertação, 2. Desenvolvimento de Comunidade, 3. Pesquisa em Serviço Social I
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Tópicos Especiais em Pesquisa
-
03/2000 - 07/2000
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Desenvolvimento de Comunidade, 2. Dissertação em Serviço Social, 3. Projeto de Dissertação
-
03/2000 - 07/2000
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Seminário de Pesquisa e Dissertação
-
08/1999 - 12/1999
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Desenvolvimento de Comunidade, 3. Projeto de Dissertação
-
08/1999 - 12/1999
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania
-
03/1999 - 07/1999
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Dissertação em Serviço Social, 2. Pesquisa Participante
-
03/1999 - 07/1999
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Tópicos Especiais em Pesquisa
-
08/1998 - 12/1998
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Desenvolvimento de Comunidade, 2. Dissertação em Serviço Social
-
08/1998 - 12/1998
Ensino, Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1.Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania
-
03/1998 - 07/1998
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Dissertação em Serviço Social, 2. Pesquisa Participante
-
03/1998 - 07/1998
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Seminário de Pesquisa e Dissertação
-
01/1988
Extensão universitária , Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares.,Atividade de extensão realizada, Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (NEUR).
-
08/1997 - 12/1997
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Análise e Intervenção na Realidade Social, 2. Pesquisa em Serviço Social I
-
08/1997 - 12/1997
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania
-
04/1996 - 08/1997
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Política Social.
-
04/1996 - 08/1997
Direção e administração, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro de Colegiado Superior.
-
04/1996 - 08/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Centro.
-
03/1997 - 07/1997
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Pesquisa Participante
-
03/1997 - 07/1997
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1.Tópicos Especiais em Pesquisa
-
08/1996 - 12/1996
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Movimentos Populares
-
08/1996 - 12/1996
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Seminário de Pesquisa e Dissertação
-
03/1996 - 07/1996
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Movimentos Populares, 2. Projeto de Dissertação
-
03/1996 - 07/1996
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania
1980 - 2008
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DFVínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica de Planejamento e Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações:
Regime Integral
Atividades
-
01/2003 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Especial de Direitos Humanos/Presidência da República.,Cargo ou função, Membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos.
-
06/2008 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Geral da Presidência da República.,Cargo ou função, Coordenadora da Rede de Universidades Brasileiras Vinculadas ao Programa Regional da América Latina e Caribe (PRALC), da Universidade para a Paz (Costa Rica/ONU).
-
01/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Especial de Direitos Humanos.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos.
1973 - 1977
Fundação do Serviço Social do Distrito FederalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Secretaria de Serviços Sociais, do Governo do Distrito Federal
Atividades
-
01/1973 - 12/1977
Serviços técnicos especializados , FSS.,Serviço realizado, Técnica de Coordenação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nair Heloisa Bicalho de Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?