Gabriel Graça de Oliveira
Gabriel Graça de Oliveira graduou-se em medicina na Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina em 1993; especialista em Psiquiatria pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina(1996) e mestre em Psiquiatria(1999) pela mesma instituição; especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva: Teoria e Aplicação pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1999); concluiu o doutorado em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2005, após período sanduiche no Departamento de Psicologia Médica do Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.
Informações coletadas do Lattes em 10/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva)
2002 - 2005
Universidade de São Paulo
Título: Estudo da associação entre eventos de vida estressantes e o desencadeamento de primeiro surto psicótico afetivo e do espectro da esquizofrenia na cidade de São Paulo
Orientador: Paulo Rossi Menezes
com , Ano de obtenção: 2005. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica
1997 - 1999
Universidade Federal de São Paulo
Título: Estudo da Confiabilidade da Versão Brasileira da Entrevista de Paykel para Eventos de Vida Recentes
, Ano de Obtenção: 1999.José Alberto Del Porto.
Especialização - Residência médica
1994 - 1996
Universidade Federal de São Paulo
Residência médica em: PsiquiatriaNúmero do registro: 053366. Bolsista do(a): Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
Formação complementar
2007 - 2007
Psicoterapia dos Transtornos da Personalidade. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, Brasil.
2000 - 2000
Abordagem Familiar no Tratamento de Pac. Bipolares. (Carga horária: 8h). , Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina USP, FMUSP, Brasil.
1994 - 1994
I Curso Diag. em Med. Geral, Psiquiat. e Psicolog.. (Carga horária: 20h). , Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria/Especialidade: Psiquiatria Clínica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria/Especialidade: Epidemiologia Psiquiátrica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria/Especialidade: Psiquiatria Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria/Especialidade: Reabilitação Psiquiátrica.
Organização de eventos
PORTO, J. A. D. ; Oliveira, M.G. . I Jornada de Atualização em Transtorno Bipolar. 1998. (Outro).
Oliveira, M.G. . Coordenadora do Seminário Mulher Corpo e Mente. 1994. (Outro).
Participação em eventos
VIII Congresso da Federação Latino-Americana de Psicoterapia. O Papel do psiquiatra clínico na equipe multidisciplinar. 2008. (Congresso).
VIII Encontro de Psicologia Comportamental do Centro-Oeste.Transtorno Bipolar do Humor: Estratégias em Desenvolvimento. 2008. (Encontro).
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterpia e Medicina Comportamental. Depressão crônica e eventos de perda: o papel do terapeuta comportamental na prevenção secundária e redução de danos.. 2008. (Congresso).
XXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2008. (Congresso).
III Encontro Brasileiro de Psicoterapia. 2007. (Congresso).
XII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Como diagnosticar: depressão, ansiedade e distúrbio bipolar. 2007. (Congresso).
XXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2007. (Congresso).
XI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Como diagnosticar: depressão, ansiedade e distúrbio bipolar.. 2006. (Congresso).
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Estresse e adoecimento psíquico. 2005. (Congresso).
IV Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental da Região Centro-Oeste.Doença mental e ambiente: a história de um conceito. 2004. (Encontro).
XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Ansiedade e Depressão: Conceitos Psicológicos e da Psiquiatria Social, Diagnóstico e Tratamento Combinado.. 2002. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2002. (Congresso).
VIII Jornada Regional de Psiquiatria da Região Sul. Eventos de vida e depressão. 2001. (Congresso).
X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Abordagem Comportamental-Cognitiva das Psicoses. 2001. (Congresso).
Encontro de Saúde Mental.Um modelo de atendimento biopsicosocial para transtornos afetivos. 2000. (Encontro).
I Congesso Brasileiro de Saúde Mental da Mulher. A Neurobiologia da Depressão na Mulher. 2000. (Congresso).
II Curso Internacional sobre Transtorno Afetivo Bipolar. 2000. (Outra).
IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Pode-se atribuir à história comportamental as diferentes reações dos clientes às drogas psico-ativas?. 2000. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Eventos de vida e transtornos afetivos. 2000. (Congresso).
Curso: Psicoterapia Analítica Funcional, durante o VIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterpia e Medicina Comportametal. 1999. (Encontro).
VIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Eventos de vida considerados estressantes e sua relação com doenças psiquiátricas.. 1999. (Congresso).
XXIX Reunião Anual de Psicologia. Importância da Neurobiologia na Depressão Feminina. 1999. (Congresso).
I Jornada de Atualização em Transtorno Bipolar.Aspectos Neurológicos do Litium. 1998. (Seminário).
VII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Questões de Gênero. 1998. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 1998. (Congresso).
I Encontro Paulista dos Serviços de Assistência Psicológica ao Estudante Universitário. 1997. (Encontro).
The physician role in transition: Is Hippocrates sick? An international, interprofessional conference.. Fear of death and medical vocation: a case report. 1997. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 1997. (Congresso).
Simpósio Internacional: "Depressão no Ciclo da Vida". 1996. (Simpósio).
I Encontro Nacional de Diretores/Servidores da Saúde do Judiciário Trabalhista - PE. 1995. (Encontro).
I Curso Diagnóstico de Medicina Geral, Psiquiatria e Psicologia, promovido Pela Prefeitura do Município de São PAulo e Secretaria Municipal de São Paulo. 1994. (Oficina).
II Encontro Internacional de Psicoterapia Breve. 1994. (Encontro).
III Encontro Nacional de Psicoterapia Breve. 1994. (Encontro).
Simpósio Internacional Sertralina: Novas Perspectivas no Tratamento da Depressão. 1994. (Simpósio).
XIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 1994. (Congresso).
9th World Congress of Psychiatry. 1993. (Congresso).
Curso: Atualização Diagnóstica e Terapêutica dos Transtornos Afetivos, durante a IV Jornada de Psiquiatria da Região Sul, IV Jornada de Psiquiatria do Mercosul e Encontro sobre Residência Médica em Psiquiatria. 1993. (Encontro).
II Congresso Brasileiro de Clínica Médica. 1993. (Congresso).
IV Jornada de Psiquiatria da Região Sul. 1993. (Encontro).
Simpósio Inaugural do Departamento de Psiquiatria Biológica da ABP, Promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria Departmento de Psiquiatria Biológica. 1993. (Simpósio).
Participação em bancas
Oliveira, M.G.. Estudo da Correlação entre a motivação para deixar de fumar e o grau de ansiedade e depressão em fumantes que buscam tratamento para cessação do tabagismo. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.
Oliveira, M.G.. Intervenções em Família para o Transtorno Bipolar: uma revisão sistemática da literatura. 2007. Dissertação (Mestrado em Curso de Pos Graduação em Psicobiologia / UNIFESP) - Universidade Federal de São Paulo.
Oliveira, M.G.. A contribuição do diagnóstico descritivo e psicodinâmico para o planejamento do tratamento em casos de transtorno bipolar. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.
Oliveira, M.G.. Vigilância da Saúde Mental: um modelo para além da atenção psicossocial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Psiquiatria) - Hospital de Base do Distrito Federal.
Oliveira, M.G.. Doença e doença mental: uma abordagem objetivista a partir de uma análise conceitual. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Universidade de Brasília.
Oliveira, M.G.. Comportamento Supersticioso, Superstição, Personalidade Anancástica e Transtorno Obsessivo-Compulsivo: Uma Revisão Conceitual e Fenomenológica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Psiquiatria) - Hospital São Vicente de Paulo.
Oliveira, M.G.. Insônia Comórbida e Depressão. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Psiquiatria) - Hospital São Vicente de Paulo.
Oliveira, M.G.. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em Adultos: uma revisão da literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Psiquiatria) - Universidade de Brasília.
LIMA, D.;Oliveira, M.G.; PINHO, S. T. R.. Concurso Público à Carreira Docente do Ensino Superior da Universidade de Brasília. 2009. Universidade de Brasília.
Oliveira, M.G.. Membro da Comissão Julgadora do II Prêmio Paradigma de Análise do Comportamento. 2009. Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento.
Oliveira, M.G.. Membro da Camissão Julgadora do I Prêmio Paradigma de Análise do Comportamento. 2008. Núcleo de Análise no Comportamento.
Orientou
Mapeamento do córtex temporal, correlações anátomo-funcionais e aplicações clínicas; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília; Orientador: Gabriel Graça de Oliveira;
Mapeamento do cerebelo, correlações anátomo-funcionais e aplicações clínicas; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília; Orientador: Gabriel Graça de Oliveira;
Mapeamento do córtex temporal, correlações anátomo-funcionais e aplicações clínicas; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília; Orientador: Gabriel Graça de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
Finazzi, M.E. ; Mesquita, M.E. ; Lopes, J.R. ; Fu I, L. ; Oliveira, M.G. ; Del Porto, J.A. . Motor Activity and Depression Severity in Adolescent Outpatients. Neuropsychobiology (Online) , v. 61, p. 33-40, 2010.
-
FONSECA, P. P. ; Oliveira, AFF ; Oliveira, M.G. ; PORTO, J. A. D. . Tradução e Estudo de Confiabilidade da Versão Brasileira do ESRD-SI (End Stage Renal Disease - Severity Index). Jornal Brasileiro de Nefrologia , v. 27, p. 57-62, 2005.
-
YIN, M. L. Y. ; Oliveira, M.G. . Relato de uma experiência psicoeducacional com familiares de portadores de transtornos de humor. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva , v. 6, p. 135-142, 2004.
-
Oliveira, M.G. ; FONSECA, P. P. ; PORTO, J. A. D. . Inter-Rater Reliability of the Brazilian Version of the Paykel Scale of Stressful Life Events. Psychopathology , v. 36, p. 320-323, 2003.
-
Oliveira, M.G. ; FONSECA, P. P. ; PORTO, J. A. D. . Versão brasileira da entrevista de Paykel para eventos de vida recentes. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva , v. 4, p. 47-61, 2002.
-
BAPTISTA, A. S. D. ; BAPTISTA, M. N. ; Oliveira, M.G. . Depressão e gênero: Por que as mulheres deprimem mais que os homens?. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto) , v. 7, p. 143-156, 1999.
-
Oliveira, M.G. ; Dunn, J. . Abordagem terapeutica da glossodínia psicogênica: uma revisão. Psychiatry Online , v. 1, p. 1-5, 1996.
-
Oliveira, M.G. ; Oliveira, G.G. ; O Menino que não deveria ser. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2024. v. 1. 155p .
-
Oliveira, M.G. ; Oliveira, M.G. ; Noções de Psicopatologia e Nosologia Psiquiátrica. In: Ileno Izídio da Costa. (Org.). Dimensões e Desafios do Enfrentamento do Crack e Outras Drogas. 1aed.Brasília: Kaco, 2012, v. 1, p. 111-121.
-
Oliveira, M.G. ; Oliveira, M.G. ; Complicações da Intoxicação e Abstinência ao Crack, ao Álcool e Cocaína. In: Ileno Izídio da Costa. (Org.). Dimensões e Desafios do Enfrentamento do Crack e Outras Drogas. 1aed.Brasília: Kaco, 2012, v. 1, p. 177-186.
-
Oliveira, M.G. ; Oliveira, M.G. ; A Clínica analítico-comportamental em parceria com o tratamento psiquiátrico. In: Nicodemos Batista Borges; Fernando Albregard Cassas. (Org.). Clínica Analítico-Comportamental. 1aed.Porto Alegre: Artmed, 2012, v. 1, p. 186-191.
-
Oliveira, M.G. ; PORTO, J. A. D. . Estabilizadores do Humor: Manejo Clínico de Efeitos Adversos e de Intoxicações. In: Jair de Jesus Mari; Denise Razzouk, Maria Fernanda Tourinho Peres; José Alberto Del Porto. (Org.). Guia de Psiquiatria. 2ed.Barueri: Editora Manole, 2005, v. , p. -.
-
BAPTISTA, M. N. ; BAPTISTA, A. S. D. ; Oliveira, M.G. . Depressão e Gênero: Por que as mulheres se deprimem mais que os homens?. In: BAPTISTA, M. N.. (Org.). Suicídio e Depressão: atulizações. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2004, v. , p. 50-61.
-
Oliveira, M.G. ; Menezes, P.R. ; Scazufca, M. ; Busatto, G. ; Craig T ; McGuire, P. ; Murray, R.R. . Life events and onset of functional psychosis: a population based case-control study. In: Eighth International Conference on Bipolar Disorder, 2009, Pittsburgh. Bipolar Disorders. Pittsburgh: Wiley-Blackwell, 2009. v. 11. p. 66-66.
-
Finazzi, M.E.P. ; Mesquita ME ; PORTO, J. A. D. ; Lopes JR ; LI Fu ; Oliveira, M.G. . Motor activity level in depressed adolescent outpatients. In: Eighth International Conference for Bipolar Disorders, 2009, Pittsburgh. Bipolar Disorders. Pittsburgh: Wiley-Blackwell, 2009. v. 11. p. 38.
-
Oliveira, M.G. ; Kehdy, R. ; Brandani, L.C. ; Finazzi, M.E.P. . O Tratamento do paciente psiquiátrico: o modelo biopsicossocial aplicado à pratica clínica. In: VIII Congresso da Federação Latino-Americana de Psicoterapia, 2008, São Paulo. Anais do VIII Congresso da Federação Latino-Americana de Psicoterapia, 2008.
-
Oliveira, M.G. ; Almeida Prado, E.B. ; Brandani, L.C. ; Finazzi, M.E.P. . O Tratamento do Paciente Psiquiátrico: o modelo biopsicossocial aplicado à prática clínica. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas - SP. Anais do XVII ENCONTRO DA ABPMC, 2008. p. 40-41.
-
Oliveira, M.G. . Depressão Crônica e Eventos de Perda: o papel do terapeuta comportamental na prevenção secundária e redução de danos.. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas - SP. XVII ENCONTRO DA ABPMC, 2008. p. 245-245.
-
Oliveira, M.G. ; Menezes, P.R. ; Scazufca, M. ; Busatto, G. ; McGuire, P. ; Murray, R.R. . Stressful life events as risk factors for first onset psychosis: a case-control study in São Paulo, Brazil. In: XIII Biennial Winter Workshop on Schizophrenia research, 2006, Davos - Suiça. Schizophrenia Research, 2006. v. 81. p. 250-250.
-
Oliveira, M.G. . Estresse e Adoecimento Psíquico. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas - SP. XIV Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005.
-
Oliveira, M.G. ; Menezes, P.R. ; Scazufca, M. ; Martinho, T.P.C. ; Vasconcellos, K. ; Busatto, G. ; McGuire, P. ; Murray, R.R. . Life events among first-contact psychosis in São Paulo, Brazil: a preliminary analysis. In: XII Winter workshop on schizophrenia research, 2004, Davos. Schizophrenia Research, 2004. v. 67. p. 46-46.
-
Banaco, R.A. ; Oliveira, M.G. ; Vermes, J.S. . Ansiedade e Depressão: conceitos psicológicos e da psiquiatria social, diagnóstico e tratamento combinado.. In: XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002, Londrina - PR. Anais do XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002. v. 1. p. 85-85.
-
FONSECA, P. P. ; Oliveira, M.G. ; PORTO, J. A. D. . Percepção da doença e gravidade clínica em pacientes com insuficiência renal crônica terminal: um estudo de correlação.. In: XXI Congresso Brasileiro de Nefrologia, 2002, Brasília. Livro de resumos do XXI Congresso Brasileiro de Nefrologia, 2002. p. 108.
-
Banaco, R.A. ; Oliveira, M.G. ; Vermes, J.S. . Ansiedade e Depressão: Conceitos Psicológicos e da Psiquiatria Social, Diagnóstico e Tratamento Combinado.. In: XI Encontro Brasileiro de Psicoterpia e Medicina Comportamental, 2002, Londrina. Anais do XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002.
-
Oliveira, M.G. . Patologia Comportamental e Cultura. In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas - SP. Anais do X Encontro da ABPMC, 2001.
-
Oliveira, M.G. . Abordagem comportamental-cognitva das psicoses. In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas - SP. Anais do X Encontro da ABPMC, 2001.
-
Oliveira, M.G. ; FONSECA, P. P. ; PORTO, J. A. D. . Estudo da confiabilidade da entrevista de Paykel para eventos de vida recentes. In: XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2000, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2000.
-
FONSECA, P. P. ; Oliveira, M.G. ; PORTO, J. A. D. . Um questionário para avaliação do impacto de doenças crônicas: tradução validada e estudo de confiabilidade do IEQ (ILLNES EFFECTS QUESTIONNAIRE). In: XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2000, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2000.
-
FONSECA, P. P. ; Oliveira, M.G. ; Oliveira, AFF ; Fernandes A.A. ; PORTO, J. A. D. . Insuficiência Renal Crônica, percepção da doença e depressão. In: XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2000, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2000.
-
Oliveira, M.G. . Eventos de vida e transtornos afetivos. In: XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2000, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2000.
-
Oliveira, M.G. . Pode-se atribuir à história comportamental as diferentes reações dos clientes às drogas psico-ativas?. In: IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2000, Campinas - SP. Anais do IX Encontro da ABPMC, 2000.
-
Oliveira, M.G. . Eventos de vida considerados estressantes e sua relação com doenças psiquiátricas.. In: VIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 1999, São Paulo. Anais do VIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 1999.
-
Passos, V. ; Oliveira, M.G. ; Miranda, M. ; PORTO, J. A. D. ; Araújo, L. ; Santos, R.F. . Prevalence of symptoms of Depression and Glycemic Control in Pattients with Diabetes. In: 57th Annual Meeting and Scientific Sessions, 1997, Boston. Diabetes, 1997. v. 46. p. 382A-382A.
-
Oliveira, M.G. ; GONZALES, C. H. ; GORAYEB, R. . Fear of death and medical vocation: a case report. In: The physician role in transition: Is Hippocrates sick? An international, interprofessional conference., 1997, Oslo. Abstracts book of The physician role in transition: is Hippocrates sick? An International, interprofessional conference., 1997.
-
Oliveira, M.G. ; Oliveira, M.G. ; Terapia Cognitiva em Habilidades Sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Oliveira, L. ; Moherdaui, J. ; Michelis, F. ; Oliveira, M.G. ; Oliveira, M.G. . Mental health and medical graduation: the challenge of upgrading psychiatry inclusion in the medical course. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Oliveira, M.G. ; Oliveira, M.G. ; Transtorno de Humor na Enfermaria. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Oliveira, M.G. ; Menezes, P.R. ; Scazufca, M. ; Busatto, G. ; Craig T ; McGuire P ; Murray, R.R. . Life events and onset of functional psychosis: a population based case-control study. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Oliveira, M.G. ; Oliveira, M.G. ; Psico-educação e grupos de acolhimento para familiares e pessoas com transtornos do humor: ensino, pesquisa e extensão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Oliveira, M.G. ; Oliveira, M.G. ; Psicoterapia: O paciente sabe o que é isto? Vale a pena contar?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Depressão Crônica e Eventos de Perda: o Papel do Terapeuta Comportamental na prevenção secundária e redução de danos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. ; Almeida Prado, E.B. ; Brandani, L.C. ; Finazzi, M.E.P. . O Tratamento do paciente psiquiátrico: o modelo biopsicossocial aplicado à prática clínica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Martone, R.C. ; Oliveira, M.G. . Transtorno Bipolar do Humor: Estratégias em Desenvolvimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. ; Kehdy, R. ; Brandani, L.C. ; Finazzi, M.E.P. . O Tratamento do paciente psiquiátrico: o modelo biopsicossocial aplicado à prática clínica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Como Diagnosticar: Depressão, Ansiedade e Distúrbio Bipolar.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Debate sobre Casos Clínicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Oliveira, M.G. . Como Diagnosticar: Depressão, Ansiedade e Distúrbio Bipolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Tratamento Medicamentoso (Mesa Redonda: Distúrbios Psicogênicos no Consultório). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. ; Menezes, P.R. ; Scazufca, M. ; Busatto, G. ; McGuire, P. ; Murray, R.R. . Stressful life events as risk factors for first onset psychosis: a case-control study in São Paulo, Brazil (pôster). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Oliveira, M.G. . Entrevista de Paykel. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Doença Mental e Ambiente: A História de um Conceito. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. ; Menezes, P.R. ; Scazufca, M. ; Martinho, T.P.C. ; Vasconcellos, K. ; Busatto, G. ; McGuire, P. ; Murray, R.R. . Life events among first-contact psychosis in São Paulo, Brazil: a preliminary analysis (pôster). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Oliveira, M.G. . Estados de Ânimo e Estilos de Vida: Pesquisa e Aplicação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONSECA, P. P. ; Oliveira, M.G. ; PORTO, J. A. D. . Percepção da Doença e Gravidade Clínica em Pacientes com Insuficiência Renal Crônica Terminal: Um Estudo de Correlação (pôster). 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cambrea, T. ; Oliveira, M.G. . Questões Éticas e de Tratamento de Pacientes com Transtorno de Humor. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Estados de Ânimo e Estilos de Vida: Pesquisa e Aplicação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Depressão e os Aspectos Psicossociais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Eventos de vida e depressão (na Mesa Redonda: Depressão, eventos de vida, fatores genéticos e associação com dados clínicos). 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Abordagem Comportamental-Cognitiva das Psicoses (Coordenação de Mesa Redonda). 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Patologia Comportamental e Cultura (Coordenação de Mesa Redonda). 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Estados de Ânimo e Estilos de Vida. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Manejo do paciente idoso com transtorno ansioso grave (supervisão de caso clínico). 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Oliveira, M.G. . Pode-se Atribuir à História Comportamental as Diferentes Reações dos Clientes às Drogas Psicoativas? (em Mesa Redonda). 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. ; FONSECA, P. P. ; PORTO, J. A. D. . Estudo da Confiabilidadde da Entrevista de PayKel para Eventos de Vida Recentes (pôster). 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONSECA, P. P. ; Oliveira, M.G. ; PORTO, J. A. D. . Um Questionário para Avaliação do Impacto de Doenças Crônicas: Tradução Validada e Estudo de Confiabilidade do IEQ (Illnes Effects Questionnaire) (pôster). 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONSECA, P. P. ; Oliveira, M.G. ; PORTO, J. A. D. . Insuficiência Renal Crônica, Percepção da Doença e Depressão (pôster). 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Oliveira, M.G. . Eventos de vida e Transtornos Afetivos (na Mesa Redonda:. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PORTO, J. A. D. ; Oliveira, M.G. . Um modelo de atendimento biopsicossocial para transtornos afetivos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Eventos de Vida. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Pode-se atribuir à história comportamental as diferentes reações dos clientes às drogas psico-ativas?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Oliveira, M.G. . A Neurobiologia da Depressão na Mulher. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Oliveira, M.G. . Eventos de Vida Considerados Estressantes e sua Relação com Doenças Psiquiátricas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Importância da Neurobiologia na Depressão Feminina (na Mesa Redonda: Depressão e o Ciclo de Vida da Mulher). 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Aspectos Neurológicos do Lítium. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. . Aspectos Neurológicos do Litium. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BAPTISTA, M. N. ; BAPTISTA, A. S. D. ; Oliveira, M.G. . Questões de Gênero. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Oliveira, M.G. ; GONZALES, C. H. ; GORAYEB, R. . Fear of Death and Medical Vocation: A Case Report. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Oliveira, M.G. ; Cítero, V. ; Dunn, J. ; Nogueira Martins, L.A. . Alcohol use, drug use and depression: a prevalence study among Brazilian junior doctors.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Passos, V. ; Oliveira, M.G. ; Miranda, M. ; PORTO, J. A. D. ; Araújo, L. ; Santos, R.F. . Prevalence of Symptoms of Depression and Glycemic Control in Patients with Diabetes (pôster). 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Oliveira, M.G. ; Cítero, V. ; Dunn, J. ; Nogueira Martins, L.A. . Alcohol use, drug use and depression: a prevalence study among Brazilian junior doctors.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
Oliveira, M.G. ; Oliveira, G.G. ; Museu reúne presentes de ex-amores. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Oliveira, M.G. ; Oliveira, M.G. ; Pais divorciados só apresentam as crianças ao novo par depois de três meses de namoro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Oliveira, M.G. ; Oliveira, M.G. ; Secretaria de Desenvolvimento Social alerta que população não deve dar esmolas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Oliveira, M.G. ; Oliveira, M.G. ; Guilherme Portanova faz reportagem especial para o Dia dos Pais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Oliveira, M.G. ; Oliveira, M.G. ; Internet muda a relação de namoro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Oliveira, M.G. . Eventos de Vida Estressantes e a Doença Mental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Teixeira, R.R. ; Oliveira, M.G. ; Garcia, T.W. ; Araújo, S.L. . Esquizofrenia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folheto Psico-educativo).
Azevedo, D.D. ; Oliveira, M.G. ; Garcia, T.W. ; Araújo, S.L. . O que é Transtorno Bipolar do Humor?. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folheto psico-educativo).
Azevedo, D.D. ; Oliveira, M.G. ; Garcia, T.W. ; Araújo, S.L. . Como tratar o transtorno bipolar do humor?. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folheto Psico-educativo).
Mendes, L.C. ; Oliveira, M.G. ; Garcia, T.W. ; Araújo, S.L. . Ansiedade. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folheto Psico-educativo).
Araújo, C.R.S. ; Oliveira, M.G. ; Garcia, T.W. ; Araújo, S.L. . O que posso fazer pela minha saúde mental?. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folheto Psico-educativo).
Pereira Filho, E.L. ; Oliveira, M.G. ; Garcia, T.W. ; Araújo, S.L. . Depressão. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folheto psico-educativo).
Oliveira, M.G. . Eventos de Vida Estressantes e a Doença Mental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Oliveira, M.G. . Eventos de Vida Estressantes e a Doença Mental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Oliveira, M.G. . Estresse e adoecimento psíquico. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Banaco, R.A. ; Oliveira, M.G. ; Vermes, J.S. . Ansiedade e Depressão: Conceitos Psicológicos e da Psiquiatria Social, Diagnóstico e Tratamento Combinado.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Oliveira, M.G. . Membro do Conselho Científico do Boletim da ABRATA. 2000. (Editoração/Outra).
Oliveira, M.G. . Monitora Oficial do Programa de Monitoria de Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina. 1993. (Monitoria).
Oliveira, M.G. . Exerceu Atividade de Monitoria na Disciplina Epidemiologia Geral. 1989. (Monitoria).
Oliveira, M.G. . Programa de Investigação sobre Trombose Arterial Experimental. 1986. (Desenvolvimento de parte do Programa de Investigação sobre Trombose Arterial Experimental).
Prêmios
2013
Parceiro da Imprensa - Edição 2013, Universidade de Brasília.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina. , Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (061) 31071881, Fax: (061) 31071881
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade de Brasília, UnBVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Laboratório de Psiquiatria e Humanidades da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.
2008 - 2009
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Professor substituto/visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto/visitante, Carga horária: 20
2008 - 2008
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2012
Direção e administração, Faculdade de Medicina.,Cargo ou função, Coordenação de Graduação.
-
01/2010
Ensino, Ciências Médicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica Básica
-
11/2008
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica / Disciplina Psiquiatria.,Atividade de extensão realizada, Organização de grupo de mútua ajuda para familiares, amigos e portadores de transtornos afetivos, com os objetivos de promover atividades psico-educacionais abertas a comunidade e apoiar pacientes e familiares na estruturação das atividades do grupo..
-
10/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica / Disciplina Psiquiatria.,Linhas de pesquisa
-
08/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica / Disciplina Psiquiatria.,Cargo ou função, Membro da comissão organizadora das reuniões clínicas e científicas da Disciplina de Psiquiatria..
-
02/2008
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Médica, Psiquiatria Geral e Supervisão Clínica para os alunos da graduação no Ambulatório de Psiquiatria., Psiquiatria Social
2006 - 2008
Universidade de São PauloVínculo: Pesquisadora associada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora associada, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2006 - 01/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Hospital Universitário, Núcleo de Epidemiologia.,Linhas de pesquisa
2005 - 2006
University of LondonVínculo: Pesquisador visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Doutorado Sanduiche com bolsa da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Atividades
-
01/2005 - 03/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Institute of Psychiatry, Department of Psychological Medicine.,Linhas de pesquisa
1997 - 2001
Universidade Federal de São PauloVínculo: Professora voluntária, Enquadramento Funcional: Professora voluntária, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2001 - 12/2001
Ensino, Psiquiatria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Supervisão clínica para os residentes do 3o. ano do Programa de Residência Médica em Psiquiatria e psicólogos e terapeutas ocupacionais do 2o. ano de especialização.
-
01/1997 - 12/2001
Direção e administração, Departamento de Psiquiatria.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Doenças Afetivas..
-
01/1997 - 12/2001
Ensino, Psiquiatria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenadora e professora do curso de Transtornos Afetivos na Disciplina de Psiquiatria Clínica.
2000 - 2007
Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Trans. AfetivosVínculo: Consultora científica, Enquadramento Funcional: Livre
Atividades
-
06/2000 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Científico.,Cargo ou função, Conselheira Científica.
1996 - 1996
The Royal College of PsychiatristsVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Fellowship, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Este estágio foi resultado de aplicação junto ao Royal College of Psychiatrists para o "The Ferdinande Johanna Kanjilal Travelling Fellowship".
Atividades
-
01/1996 - 03/1996
Estágios , The Royal College of Psychiatrists.,Estágio realizado, Estágio de pesquisa no Reino Unido sobre os serviços disponíveis para atendimento de médicos com transtornos psicológicos.
1990 - 2000
Tribunal Regional do Trabalho da 2a. RegiãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Judiciário, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1990 - 11/2000
Serviços técnicos especializados , Setor Médico.,Serviço realizado, Apoio técnico administrativo (até 1993) e atendimento médico ambulatorial a partir de 1994. Coordenadora do Atendimento em Saúde Mental e do Programa para Prevenção e Tratamento de Síndrome de Dependência de Substâncias Psico-ativas.
1984 - 1989
Tribunal Superior do TrabalhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Judiciário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/1984 - 12/1989
Serviços técnicos especializados , Serviço Médico.,Serviço realizado, Apoio técnico-administrativo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gabriel Graça de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?