Diego Fialho Silva

Possui graduação em Sistema de Informação pelo Centro Universitário da Cidade (2002). Atualmente é Analista de Sistemas SR da Cast Informática atuando no Centro de Tecnologia de Informação e Comunic. do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação

Informações coletadas do Lattes em 05/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Executiva em TI

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Edilberto Strauss

Graduação em Sistema de Informação

2000 - 2002

Centro Universitário da Cidade, UniverCidade

Formação complementar

2010 - 2012

MBA em Gestão Executiva em TI. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2009

UML. , Instituto Infnet.

2009 - 2009

Java. , Instituto Infnet.

2008 - 2008

Analise por pontos de Função. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Analise de Sistemas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Lógicas e Semântica de Programas.

Participação em eventos

RIO INFO 2012. 2012. (Seminário).

Prêmios

2012

MBA Gestão Executiva em TI, UFRJ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro de Tecnologia de Informação e Comunic. do Estado do Rio de Janeiro, Gerencia de Negócios do Governo. , Rua da Ajuda 5, Centro, 20040-000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Experiência profissional

2012 - Atual

Cast informatica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas SR, Carga horária: 40

Outras informações:
Consultor auxiliando o PRODERJ nos diversos projetos do estado do Rio de Janeiro. Responsável pelos projetos/sistemas: -Renda Melhor Como objetivo do sistema é assistir com benefício financeiro as famílias que são integrantes do Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Responsável pelo desenvolvimento de todo o sistema incluindo consultas, relatórios e folha de pagamento mensal, forte integração com Caixa Econômica Federal. -Renda Melhor Jovem. Programa destinado aos jovens das famílias que recebem o Programa Renda Melhor. Ele prevê uma poupança anual como prêmio por sua aprovação no Ensino Médio, exige transferência de arquivos com o Banco do Brasil - Desenvolvimento de Webservices Tem como objetivo de permitir a comunicação de sistemas desenvolvidos em baixa plataforma com os sistemas de mainframe, os serviços estão disponíveis para a Secretaria de Fazenda consumindo serviços da Dívida Ativa e Detran (Roubos e furtos de veículos).

2011 - 2012

BRQ Soluções em Informática S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultor atuando no BNDES, responsável pelos sistemas de workflow. Elaboração dos fluxos desenvolvidos no ClearQuest: - Demandas Sistema utilizado para registrar todas as demandas/tarefas do BNDES, o sistema possui muitas exigências de controle, relatórios e regras de SLA. - Defeitos Utilizado para registrar defeitos dos sistemas, possui diversas regras de controle e relatórios, antigo sistema MANTIS / PHP. - Testes Usado pela equipe de teste para registrar as evidências de cada teste realizado. - Revisão cadastro das revisões dos testes e defeitos, possui diversas regras de controle e relatórios antigo sistema MANTIS / PHP

2002 - 2011

PONTO FRIO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela equipe de desenvolvimento e suporte 2º nível do sistema de automação de todas as lojas da Globex em território nacional. Atividades da coordenação da equipe de desenvolvimento: - Gerenciamento de projetos nos módulos de venda, administrativo e caixa. - Distribuição de tarefas dentro da equipe com auxilio do SCRUM. - Gerenciamento de Projetos com MS Project e WBS. - Desenvolvimento de sistemas com Visual Basic 6, C, C++, CGI. - Banco de dados Oracle (Extração de dados para relatórios e estatísticas). - Levantamento de requisitos e detalhamento de escopo de projeto. - Analise UML e levantamento de esforço através de pontos de função. Atividades da Coordenação da equipe de suporte: - Elaborar plano de migração de versão nas mais de 300 lojas no Brasil. - Reuniões semanais no Comitê de mudanças. Principais realizações: - Preparação do sistema para atender a lei Sarbanes Oxley (SOX). - Definições de integração entre o sistema de loja e o SAP. - Homologações do software em outros estados do Brasil (PAF-ECF). - Integrações com IBM-MessageQueue, COBOL e retaguarda Oracle. - Driver de diversas impressoras fiscais para comunicar no sistema, ao todo o sistema permitia até seis modelos diferentes.