MANUELA BERNARDO CÂMARA BARBOSA
Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2002. Especialização em Tecnologia Industrial Farmacêutica pela Universidade Católica de Goiás (UCG), 2009. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2010. Exerceu a função de Chefe do Controle de Qualidade do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (NUPLAM-UFRN), 2005-2009. No período de 2010 a 2017 foi tutora/coordenadora de tutor da Faculdade Pernambucana de Saúde do curso de Farmácia, coordenadora dos laboratórios de Farmácia e supervisora de estágio na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Atuação como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Já ministrou as seguintes disciplinas: Curso de Graduação em Farmácia (Farmacotécnica, Saúde Coletiva, Farmacologia, Farmácia Hospitalar, Bromatologia, Controle de Qualidade Físico-químico, Cosméticos, Tecnologia dos Medicamentos, Toxicologia), Nutrição (Higiene e Vigilância dos Alimentos, Bromatologia, Tecnologia dos Alimentos), Gastronomia (Microbiologia dos Alimentos), Biomedicina (Bromatologia e Toxicologia), Gastronomia (Bioquímica dos Alimentos, Tecnologia dos Alimentos, Higiene e Vigilância) e Odontologia (Farmacologia). Recebeu 04 prêmios.
Informações coletadas do Lattes em 31/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências Farmacêuticas
2008 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Avaliação da estabilidade da associação de isoniazida e rifampicina
Orientador: Prof. Dr. Túlio Flávio A. de Lima e Moura
, Ano de Obtenção: 2010.Palavras-chave: Tuberculose, Isoniazida, Rifampicina, Estabilidade.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Tecnologia Industrial Farmacêutica
2004 - 2009
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Pré-formulação de comprimidos de aminofilina
Orientador: Profa. Me. Maria Eleonora Fernandes Martins
Formação complementar
2018 - 2018
Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte, FACEX, Brasil.
2018 - 2018
Aprofundamento no AVA - Investindo no questionário. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte, FACEX, Brasil.
2018 - 2018
Planejamento e Avaliação. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte, FACEX, Brasil.
2015 - 2015
Formação de Autores de Material para EAD. (Carga horária: 40h). , Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Brasil.
2015 - 2015
Aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI) modelo de avaliação do ENADE. (Carga horária: 10h). , Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Brasil.
2012 - 2012
Construção de Problemas em ABP. (Carga horária: 12h). , Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento básico de prevenção e combate à incêndio. (Carga horária: 2h). , Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos, NUPLAM, Brasil.
2008 - 2008
Operação no analisador de carbono modelo TOC-VCSH. (Carga horária: 11h). , SINC do Brasil Instrumentação Analítica, SINC DO BRASIL, Brasil.
2008 - 2008
Purificação de água para laboratório. (Carga horária: 1h). , Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos, NUPLAM, Brasil.
2008 - 2008
Gestão em dessanilização. (Carga horária: 20h). , Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos, NUPLAM, Brasil.
2007 - 2007
Desenvolvimento de métodos analíticos por HPLC. (Carga horária: 14h). , Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica, FEBRAFARMA, Brasil.
2005 - 2005
Boas Práticas de Laboratório. (Carga horária: 20h). , Instituto de Gestão Tecnológica Farmacêutica, IGTF, Brasil.
2004 - 2004
Noções Básicas de Cromatografia Gasosa. (Carga horária: 20h). , Laboratório Teuto Brasileiro S.A., TEUTO, Brasil.
2003 - 2003
Mini-curso de análise térmica. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2000 - 2000
Bases para atenção farmacêutica hospitalar. (Carga horária: 8h). , Associação Farmacêutica de Pernambuco, AFP, Brasil.
1999 - 1999
Testes Farmacopéicos para Controle de Qualidade ... (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Medicamentos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Bromatologia.
Organização de eventos
CAMARA, M. B. . 1º Ser Farmacêutico. 2018. (Outro).
CAMARA, M. B. . I Semana de Saúde. 2011. (Outro).
Participação em eventos
Dia Internacional da mulher.Ações de Saúde em Tipagem Sanguínea. 2016. (Outra).
I Fórum de Extensão. 2016. (Outra).
Fórum sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais. 2015. (Outra).
I Simpósio de Farmácia Hospitalar Do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP. 2015. (Simpósio).
Oficina de Elaboração de Questões para Avaliação Cognitiva. 2015. (Outra).
Ação Social de Impacto. 2013. (Outra).
I Semana de Saúde.Intrutora. 2012. (Outra).
IX Congresso Brasileiro de Farmácia. Alimentos nutracêuticos na prevenção e tratamento de doenças crônicas. 2011. (Congresso).
Semana Pedagógica "Capacitação Método ABP'. 2011. (Outra).
13° Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Estudos de pré-formulação e desenvolvimento de cápsulas de rifampicina e isoniazida. 2002. (Congresso).
I Feira Universitária de Farmácia.Pré-formulação de comprimidos de aminofilina. 2002. (Outra).
12° Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Avaliação do teor de cálcio em formas farmacêuticas sólidas para tratamento e prevenção da osteoporose. 2001. (Congresso).
VI Pharmatech. Avaliação da qualidade de analgésicos e antitérmicos consumidos na rede hospitalar infantil do município de Natal. 2001. (Congresso).
11° Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Avaliação da qualidade e predição da estabilidade de comprimidos de aminofilina desenvolvidos pelo Laboratório Escola da Farmácia Industrial. 2000. (Congresso).
2° Congresso Pernambucano de Farmacêuticos/2° Encontro Internacional de Ciências Farmacêuticas. Avaliação da qualidade de preparações orais de paracetamol consumidas nos hospitais pediátricos do município de Natal. 2000. (Congresso).
Simpósio: 80 anos do ensino farmacêutico do Rio Grande do Norte.Avaliação da qualidade de analgésicos e antitérmicos consumidos na rede hospitalar infantil do município de Natal. 2000. (Simpósio).
10° Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Avaliação da qualidade de preparações orais de paracetamol consumidas nos hospitais pedriáticos do município de Natal. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
CAMARA, M. B.. Avaliação da qualidade físico-química dos sais de cozinha comercializados na região metropolitana do Recife-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
CAMARA, M. B.. Análise de rótulos de suplementos proteicos para atletas, comercializados na cidade do Recife/PE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
CAMARA, M. B.. Análise Comparativa de Rotulagem de Primeira Infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
CAMARA, M. B.. Analogia de rótulos de alimentos light e diet com os valores apresentados na legislação brasileira de rotulagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
CAMARA, M. B.. Avaliação da qualidade físico-química dos méis comercializados na região metropolitana do recife. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
CAMARA, M. B.. Avaliação da rotulagem geral e nutricional de barras de cereais comercializadas na região metropolitana do Recife. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
CAMARA, M. B.. Estudo comprativo do ponto de fusão de ativos farmacêuticos do LAFEPE utilizando calorimetria exploratória diferencial - DSC e fusiômetro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
CAMARA, M. B.. Avaliação das características físico-químicas dos iogurtes comercializados na região metropolitana do Recife. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
CAMARA, M. B.. Avaliação do consumo do medicamento anorexígeno sibutramina em uma rede de drogarias no Estado de Pernambuco, Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
CAMARA, M. B.. Prescrição Farmacêutica: A importância da resolução e a atuação do profissional farmacêutico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. O pregão eletrônico como uma nova modalidade de aquisição de medicamentos na rede pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. A importância do farmacêutico ns comissão de controle de infecção hospitalar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Avaliação do programa de gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde de dois municípios do litoral sul de Pernambuco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Importância do farmacêutico clínico na reconciliação medicamentosa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Distúrbios alimentares relacionados com o uso de Sibutramina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Análise de adulterantes em leite UHT comercializados no Recife. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Assitência Farmacêutica: Um estudo sobre prescrição médica e o novo modelo de prescrição farmacêutica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Boas práticas de armazenamento e dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial em drogarias. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Qualidade dos quimioterápicos no ambiente hospitalar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. A importância da logística farmacêutica num central de distribuição de medicamentos hospitalares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Validação de método analítico para quantificação de furosemida em matéria-prima e produto acabado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Agricultura sustentável e a promoção da segurança alimentar e nutricional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Paracetamol solução oral: um estudo de equivalência farmacêutica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. A qualidade no setor magistral: evolução e desafios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Produção e controle de qualidade de medicamentos produzidos em farmácia de manipulação hospitalar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Avaliação dos efeitos das isoflavonas de soja na redução dos sintomas do climatério e suas propriedades dermatológicas. 2014.
CAMARA, M. B.. Garantia de qualidade na farmácia magistral: aspectos técnicos e regulatórios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Avaliação da qualidade de processo na indústria farmacêutica pelo emprego do controle estatístico na composição da revisão periódica de produto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. O papel da atenção farmacêutica no tratamento da acne greve. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Influência de embalagens na vida de prateleira de um isotônico à base de suco de uva natural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
CAMARA, M. B.. Obtenção de xampu de piritionato de zinco +a 2% e avaliação da sua estabilidade físico-química e organolétptica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Fatores determinantes e condicionantes no desenvolvimento do diabetes tipo 1. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Os riscos dos alimentos industrializados à saúde pública. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Influência de eletrólitos na estabilidade de emulsões siliconadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Técnica de espetroscopia RAMAN e suas aplicações na área farmacêutica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Análise das apresentações farmacêuticas dos medicamentos prescritos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da pediatria do IMIP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
CAMARA, M. B.. A interação fármaco nutriente na nutrição enteral. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. A importância do Controle de Qualidade nas Farmácias de Manipulação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Tratamento de efluentes nas indústrias farmacêuticas: uma revisão de literatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Secagem da polpa de fruta no leito fluidizado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Desenvolvimento da metodologia analítica para quantificação de isoniazida, rifampicina e pirazinamida em comprimido. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Desenvolvimento e validação por titulometria do tensoativo aniônico no agente de limpeza detertec faixa neutra. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Validação de metodologia analítica para análise do teor de vitamina B3 na forma amida em um polivitamínico por espectrofotometria UV/Vis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Padronização do processo de dispensação de medicamentos e materiais dos carros de emergência do hospital militar de área do Recife. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Qualificação do tratamento de água em um indústria farmacêutica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Desenvolvimento e validação de metodologia analítica por CLAE para quantificação da vitamina D3 (colecalciferol) em um produto farmacêutico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Quimioterapia na pediatria: o papel do Farmacêutico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Risco ocupacional na manipulação farmacotécnica de antineoplásicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Descrição da importância dos estudos de estabilidade com o fármaco captopril. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Constipação intestinal e os principais laxantes utilizados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. A importância da realização do exame de papanicolau para a prevenção do câncer do colo de útero no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Água: classificação e sistemas de tratamento para utilização nas indústrias farmacêuticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Consequências do HPV no canal anal e seus respectivos tratamentos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Uso diferencial dos alimentos funcionais e nutracêuticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Perfil da automedicação em profissionais de saúde de uma unidade hospitalar privada da cidade do Recife. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. O emprego de sistemas vetorizados por lipossomas acrescidos com substâncias lipolíticas para o tratamento da lipodistrofia ginóide. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Revisão literária sobre controle de qualidade de matérias-primas vegetais utilizadas em fitoterápicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Aspectos relacionados ao consumo de alimentos transgênicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Avaliação das prescrições de carbapenêmicos em um hospital público de grande porte da cidade do Recife. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Vinagres de frutas: características nutricionais e aplicações farmacológicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.; Correia, A. C. R. de B.. APPCC - Sistema da gestão da qualidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.; Silva, E. A. M. de S.. C. de Aragão.Assistência farmacêutica na doença pulmonar obstrutiva crônica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.; SILVA, A. C. P.. RDC N° 44/09 Avanços e retrocessos: Uma legislação à frente da profissão farmacêutica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Bebidas energéticas industrializadas: Uma revisão da literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. O uso da irradiação na conservação da carne da ave. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Fatores que interferem na nutrição do idoso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. A influência do manejo na qualidade da carne. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. A influência do álcool na dolescência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. Estratégias de marketing no lançamento de novos produtos na indústria farmacêutica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CAMARA, M. B.. O uso da irradiação gama na conservação do suco de laranja. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
Orientou
Avaliação das características físico-químicas dos iogurtes comercializados na região metropolitana do Recife; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
B; ; Detecção de aflatoxinas em amendoins consumidos na cidade do Recife-PE, Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Prescrição farmacêutica: A importância da resolução e a atuação do profissional farmacêutico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
O pregão eletrônico como uma nova modalidade de aquisição de medicamentos na rede pública; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
A importância do farmacêutico ns comissão de controle de infecção hospitalar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Avaliação do programa de gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde de dois municípios do litoral sul de Pernambuco; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
A importância do farmacêutico clínico na reconciliação medicamentosa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Assitência Farmacêutica: Um estudo sobre prescrição médica e o novo modelo de prescrição farmacêutica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Boas práticas de armazenamento e dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial em drogarias; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Qualidade dos quimioterápicos no ambiente hospitalar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
A importância da logística farmacêutica numa central de distribuição de medicamentos hospitalares; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Agricultura sustentável e a promoção da segurança alimentar e nutricional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Paracetamol solução oral: um estudo de equivalência farmacêutica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Influência de embalagens na vida de prateleira de um isotônico à base de suco de uva natural; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Fatores determinantes e condicionantes no desenvolvimento do diabetes tipo 1; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Os riscos dos alimentos industrializados à saúde pública; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
A interação fármaco nutriente na nutrição enteral; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
A importância do Controle de Qualidade nas Farmácias de Manipulação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Tratamento de efluentes nas indústrias farmacêuticas: uma revisão de literatura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Secagem da polpa de fruta no leito fluidizado; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Desenvolvimento da metodologia analítica para quantificação de isoniazida, rifampicina e pirazinamida em comprimido; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Desenvolvimento e validação por titulometria do tensoativo aniônico no agente de limpeza detertec faixa neutra; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Validação de metodologia analítica para análise do teor de vitamina B3 na forma amida em um polivitamínico por espectrofotometria UV/Vis; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Qualificação do tratamento de água em um indústria farmacêutica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Desenvolvimento e validação de metodologia analítica por CLAE para quantificação da vitamina D3 (colecalciferol) em um produto farmacêutico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Quimioterapia na pediatria: o papel do Farmacêutico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Risco ocupacional na manipulação farmacotécnica de antineoplásicos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Descrição da importância dos estudos de estabilidade com o fármaco captopril; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
A importância da realização do exame de papanicolau para a prevenção do câncer do colo de útero no Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Água: classificação e sistemas de tratamento para utilização nas indústrias farmacêuticas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Consequências do HPV no canal anal e seus respectivos tratamentos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Uso diferencial dos alimentos funcionais e nutracêuticos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Perfil da automedicação em profissionais de saúde de uma unidade hospitalar privada da cidade do Recife; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
O emprego de sistemas vetorizados por lipossomas com substâncias lipolíticas para o tratamento da lipodistrofia ginóide; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Revisão literária sobre controle de qualidade de matérias-primas vegetais utilizadas em fitoterápicos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Aspectos relacionados ao consumo de alimentos transgênicos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Avaliação das prescrições de carbapenêmicos em um hospital público de grande porte da cidade do Recife; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Vinagres de frutas: características nutricionais e aplicações farmacológicas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
A influência do álcool na adolescência; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
O uso da irradiação na conservação da carne de ave; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Fatores que interferem na nutrição do idoso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Estratégias de marketing no lançamento de novos produtos na indústria farmacêutica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
O uso da irradiação gama na conservação do suco de laranja; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Bebidas energéticas industrializadas: Uma revisão da literatura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
A influência do manejo na qualidade da carne; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Avaliação da Qualidade físico-química dos sais de cozinha comercializados na região metropolitana do Recife/PE; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Avaliação da rotulagem geral e nutricional de barras de cereais comercializadas na região metropolitana do Recife; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Avaliação da qualidade físico-química dos méis comercializados na região metropolitana do recife; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Manuela Bernardo Câmara Barbosa;
Produções bibliográficas
-
FREIRE, FÁTIMA DUARTE ; CÂMARA, MANUELA BERNARDO ; DANTAS, MONIQUE GOMES ; ARAGÃO, CÍCERO FLÁVIO SOARES ; LIMA E MOURA, TÚLIO FLÁVIO ACCIOLY DE ; RAF'N, FERNANDA NERVO . Gastric-resistant isoniazid pellets reduced degradation of rifampicin in acidic medium. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences , v. 50, p. 749-755, 2014.
-
CAMARA, M. B. . A pesquisa instrumental e suas áreas de atuação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMARA, M. B. . Análises Bromatológicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMARA, M. B. . Alimentos Minimamente Processados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMARA, M. B. . Embalagens para alimentos, o que há de novo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVEIRA JUNIOR, L. S. ; FREIRE, F. D. ; CAMARA, M. B. ; Fernanda Nervo Raffin . Desenvolvimento e estabilidade de comprimido de mebendazol 100 mg. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Andreza Azevedo de Medeiros ; Fernanda Nervo Raffin ; CAMARA, M. B. ; Mirza Medeiros dos Santos . Pré-formulação de comprimidos de aminofilina. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Alessandra Estevam dos Santos ; Teresa Cristina E. D. Rêgo ; Isnara Pollyanna de Souza ; CAMARA, M. B. ; Maria Eleonora Fernandes Martins . Avaliação da qualidade das soluções de hipoclorito de sódio a 1% utilizados em hospitais do município de Natal. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMARA, M. B. ; Teresa Cristina E. D. Rêgo ; Isnara Pollyanna de Souza ; Mirza Medeiros dos Santos ; Maria Eleonora Fernandes Martins ; Jairo Sotero Nogueira de Souza . Avaliação do teor de cálcio em formas farmacêuticas sólidas para tratamento e prevenção da osteoporose. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Teresa Cristina E. D. Rêgo ; Alessandra Estevam dos Santos ; CAMARA, M. B. ; Maria Eleonora Fernandes Martins . Avaliação da qualidade e predição da estabilidade do ácido fólico produzido pelo laboratório escola. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMARA, M. B. ; Mirza Medeiros dos Santos ; Alessandra Estevam dos Santos ; Jairo Sotero Nogueira de Souza ; Ana Cristina Souza de Azevedo . Estudos de pré-formulação e desenvolvimento de cápsulas de rifampicina e isoniazida. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Isnara Pollyanna de Souza ; Jairo Sotero Nogueira de Souza ; CAMARA, M. B. ; Maria Eleonora Fernandes Martins ; Alessandra Estevam dos Santos . Estudo de pré-formulação de um equivalente farmacêutico à base de amoxicilina. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Alessandra Estevam dos Santos ; Maria Eleonora Fernandes Martins ; Ana Cristina Souza de Azevedo ; CAMARA, M. B. ; Isnara Pollyanna de Souza . Estudo de pré-formulação e desencolvimento de comprimidos à base de furosemida. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Teresa Cristina E. D. Rêgo ; Alessandra Estevam dos Santos ; CAMARA, M. B. ; Isnara Pollyanna de Souza ; Vanilde S. de Oliveira ; Maria Eleonora Fernandes Martins ; Jairo Sotero Nogueira de Souza . Avaliação da qualidade de analgésicos e antitérmicos consumidos na rede hospitalar infantil do município de Natal. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMARA, M. B. ; Mirza Medeiros dos Santos ; Teresa Cristina E. D. Rêgo ; Isnara Pollyanna de Souza ; Alessandra Estevam dos Santos . Avaliação do teor de cálcio em formas farmacêuticas sólidas para tratamento e prevenção da osteoporose. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Alessandra Estevam dos Santos ; Teresa Cristina E. D. Rêgo ; Isnara Pollyanna de Souza ; CAMARA, M. B. ; Maria Eleonora Fernandes Martins . Avaliação da qualidade das soluções de hipoclorito de sódio a 1% utilizados em hospitais do município de Natal. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Teresa Cristina E. D. Rêgo ; Alessandra Estevam dos Santos ; CAMARA, M. B. ; Isnara Pollyanna de Souza ; Maria Eleonora Fernandes Martins . Avaliação da qualidade e predição da estabilidade do ácido fólico produzido pelo laboratório escola. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pirini Rudá Quintanilha de Morais ; Alexandre Costa Rodrigues de Morais ; CAMARA, M. B. ; Jairo Sotero Nogueira de Souza ; Maria Eleonora Fernandes Martins ; Mirza Medeiros dos Santos . Avaliação da qualidade de preparações orais de paracetamol consumidas nos hospitais pedriáticos do município de Natal. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Alexandre Costa Rodrigues de Morais ; Pirini Rudá Quintanilha de Morais ; CAMARA, M. B. ; Jairo Sotero Nogueira de Souza ; Maria Eleonora Fernandes Martins ; Vanilde S. de Oliveira . Avaliação da qualidade de preparações farmacêuticas de ácido acetilcalicilíco consumidas na rede hospitalar infatil do município de Natal. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Alexandre Costa Rodrigues de Morais ; CAMARA, M. B. . Avaliação da qualidade e predição da estabilidade de comprimidos de aminofilina desenvolvidos pelo Laboratório Escola da Farmácia Industrial. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Teresa Cristina E. D. Rêgo ; Isnara Pollyanna de Souza ; Alessandra Estevam dos Santos ; CAMARA, M. B. ; Mirza Medeiros dos Santos ; Maria Eleonora Fernandes Martins ; Jairo Sotero Nogueira de Souza ; Vanilde S. de Oliveira . Avaliação da qualidade de analgésicos e antitérmicos consumidos na rede hospitalar infantil do município de Natal. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CAMARA, M. B. ; Isnara Pollyanna de Souza ; Teresa Cristina E. D. Rêgo ; Alessandra Estevam dos Santos ; Mirza Medeiros dos Santos ; Maria Eleonora Fernandes Martins ; Jairo Sotero Nogueira de Souza . Avaliação da qualidade e predição da estabilidade de comprimidos de aminofilina desenvolvidos pelo Laboratório Escola da Farmácia Industrial. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Pirini Rudá Quintanilha de Morais ; Alexandre Costa Rodrigues de Morais ; CAMARA, M. B. . Avaliação da qualidade de preparações orais de paracetamol consumidas nos hospitais pedriáticos do município de Natal. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMARA, M. B. . Curso Prático de Ensaios Físicos Aplicados a Medicamentos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
CAMARA, M. B. . Curso de capacitação para técnicos dos laboratórios da Faculdade Pernambucana de Saúde. 2016. .
-
CAMARA, M. B. . Controle de Qualidade Físico-químico. 2011. .
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2017
Avaliação da Qualidade físico-química dos sais de cozinha comercializados na região metropolitana do Recife/PE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Manuela Bernardo Câmara Barbosa - Coordenador / Leandro Pereira Lins - Integrante / Priscilla Karina da Silva - Integrante.
-
2015 - 2016
Avaliação da Qualidade Físico-Química dos Méis Comercializados na Região Metropolitana do Recife, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Manuela Bernardo Câmara Barbosa - Coordenador / Emília Mendes da Silva Santos - Integrante.
-
2015 - 2016
Avaliação da rotulagem geral e nutricional de barras de cereais comercializadas na região metropolitana do Recife, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Manuela Bernardo Câmara Barbosa - Coordenador / Ellen Eduarda Régis da Silva - Integrante.
-
2014 - 2015
Análise físico-química dos iogurtes produzidos na região metropolitana do Recife, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Manuela Bernardo Câmara Barbosa - Coordenador / Emília Mendes da Silva Santos - Integrante.
Prêmios
2019
Melhor Docente do Curso de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau - Natal, UNINASSAU - Natal.
2019
Segunda melhor Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau - Natal, UNINASSAU - Natal.
2019
Segunda melhor Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau - Natal, UNINASSAU - Natal.
2018
Segunda melhor Docente do Curso de Farmácia da Faculdade Maurício de Nassau - Natal, UNINASSAU - Natal.
2018
Melhor Docente do Curso de Biomedicina da Faculdade Maurício de Nassau - Natal, UNINASSAU - Natal.
2017
Melhor Trabalho Científico, XII Jornada de Iniciação Científica do IMIP/VII Congresso Estudantil da Faculdade Pernambucana de Sa.
2002
Melhores relatórios de pesquisa da área de Ciências da Saúde e Biológicas, UFRN.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2017
Faculdade Pernambucana de SaúdeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Laboratórios Farmácia e Nutrição
Outras informações:
Docência nos seguintes laboratórios para o curso de Farmácia:
- Introdução à Farmácia
- Química Analítica
- Química Geral e Inorgânica
- Bromatologia
- Tecnologia dos Alimentos
Docência no seguinte laboratório para o curso de nutrição:
- Técnica Dietética e Análise Sensorial dos Alimentos
2015 - 2017
Faculdade Pernambucana de SaúdeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio
Outras informações:
Supervisão de estágio em prática em atenção primária e assistência farmacêutica em drogarias.
2011 - 2017
Faculdade Pernambucana de SaúdeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de tutor, Carga horária: 40
Outras informações:
- Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante)
- Membro da RAD (Rede de Apoio ao Discente)
2010 - 2011
Faculdade Pernambucana de SaúdeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
2010 - 2017
Centro Universitário Maurício de Nassau - RecifeVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor mestre, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministrando as disciplinas de:
Tecnologia dos Alimentos para os cursos de Nutrição, Farmácia e Gastronomia;
Microbiologia dos Alimentos para o curso de Gastronomia;
Bromatologia para os cursos de Nutrição, Farmácia e Biomedicina.
Controle de Qualidade Físico-Químico e Economia e Administração de Empresas Farmacêuticas para o curso de Farmácia.
Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante)
Atuação no curso de EAD em Nutrição ministrando as disciplinas de Bromatologia e Tecnologia dos Alimentos.
2010 - 2010
Centro Universitário Maurício de Nassau - RecifeVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrando as disciplinas de:
Bromatologia para os cursos de Nutrição e Farmácia;
Economia e Administração de Empresas Farmacêuticas para o curso de Farmácia.
2002 - 2002
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/RNVínculo: Instrutora, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 15
Outras informações:
Instrutora do curso de capacitação profissional "FORMAS FARMACÊUTICAS"
2001 - 2002
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolvimento de atividades como monitora da disciplina de química farmacêutica
1998 - 2001
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolvimento de atividades como bolsista do laboratório de controle de qualidade físico-químico.
2005 - 2009
Núcleo de pesquisa em alimentos e medicamentosVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Chefia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuando como chefe do laboratório de controle de qualidade
2005 - 2005
Laboratório GENOMA L.T.D.A.Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuando como coordenadora do laboratório de controle de qualidade
2003 - 2005
Laboratório Teuto Brasileiro S.A.Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2020
Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do NorteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 9
Outras informações:
Ministrando as disciplinas de:
Bromatologia
Controle de Qualidade Físico-químico
Enzimologia
Farmacotécnica
Métodos Químicos Instrumentais
Microbiologia dos Alimentos
Práticas no Âmbito Farmacêutico
Tecnologia Cosmética
Tecnologia Farmacêutica I
Tecnologia Farmacêutica II
Participou do NDE e exerceu a função de professora de regime parcial auxiliando a Coordenação do Curso nas funções de gestão de curso.
2018 - 2020
Faculdade Maurício de Nassau - Natal, FMN/NatalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrando as disciplinas de:
Bioquímica Humana
Cosméticos e Saneantes
Farmácia Hospitalar
Farmacologia Básica e Avançada (Farmácia e Odontologia)
Microbiologia dos Alimentos
Psicofarmacologia (Psicologia)
Saúde Coletiva
Tecnologia dos Medicamentos
Toxicologia
Participou do NDE.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MANUELA BERNARDO CÂMARA BARBOSA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?