José Irmo Gonring
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1978), graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Espírito Santo (1972), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999-2001) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Espírito santo (2011-2015). Tem experiência na área de Jornalismo e Letras, com 3 livros de poemas publicados, ensino e dramaturgia. Foi professor por mais de 20 anos no Curso de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo, do qual foi coordenador. De 1975 a 2009, trabalhou no jornal A Gazeta, em Vitória, Espírito Santo, onde, contratado na função de repórter, passou à de redator e editor (Economia, Pesquisa, Caderno Dois e Opinião). Nesse jornal criou e coordenou por onze anos o Curso de Residência em Jornalismo Rede Gazeta (1998-2008). Recebeu prêmios literários em poesia e dramaturgia; e, no jornalismo, o Prêmio Esso Regional Nordeste. Foi cronista quinzenal do jornal A Gazeta (ES). Uma seleção das crônicas de então foi publicada no livro "As libras estrelinhas", em 1917 (obra aprovada pelo Edital da Secult/Funcultura, ES).
Informações coletadas do Lattes em 16/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras
2011 - 2015
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: A crônica e a crônica de José Carlos Oliveira
Jorge Luiz do Nascimento. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: literatura brasileira; jornalismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.
Mestrado em Mestrado em Estudos Literários
1998 - 1999
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: A carne da alma: a escritura de salvação em Clarice Lispector,Ano de Obtenção: 2001
Francisco Aurélio Ribeiro.Palavras-chave: misticismo; Clarice Lispector; crônica; Literatura; religião.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Graduação em Comunicação Social
1975 - 1978
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Não necessária, naquele período
Graduação em Letras (Português-Inglês)
1969 - 1972
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Não necessária, naquele período
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
, Lê Razoavelmente.
Latim
, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Participação em eventos
Colóquio Internacional Crônica, Chronique, Crónica - Brasil, México, França. 2014. (Congresso).
13o Congresso de Estudos Literários - Que autor sou eu?. 2011. (Congresso).
25 Anos sem Carlinhos Oliveira.Um Novo Animal na Floresta. É isso aí, bicho.. 2011. (Encontro).
Participação em bancas
CARMINATI, C. J.;GONRING, J. I.; NEVES, M. L. S.. Elas Armini: a crônica como forma de contar histórias de vida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo.
VILELA, D.;GONRING, J. I.. Música de Mobília - Romande de Daniel Vilela. 2011. Secretaria Estadual de Cultura do Estado do ES.
Daniela Gianna Claudia Beccaccia Versiani; LYRA, B.;GONRING, J. I.. Edital 007/2011 (Conto e Crônica ) - Seleção e Incentivo à Edição de Obras Literárias Inéditas no ES. 2011. Secretaria Estadual de Cultura do Estado do ES.
Produções bibliográficas
-
GONRING, J. I. ; GONRING, J. I. . Água salobra, de Bernadette Lyra. Fernão , v. 2, p. 204-2014, 2019.
-
GONRING, J. I. . Garibaldi: a crônica que não foi. Fernão , v. 1, p. 71-77, 2019.
-
GONRING, J. I. . A crônica e a escrita de si: duas tentativas e um des(acerto). REEL. Revista Eletrônica de Estudos Literários , v. 14, p. 01-15, 2014.
-
GONRING, J. I. . Penas de um pavão: autoficção e performance em José Carlos Oliveira. REEL. Revista Eletrônica de Estudos Literários , v. 10, p. 1-15, 2012.
Outras produções
MENOTTI, G. ; BASTOS, M. ; MORAN, P. ; GONRING, J. I. . Cinema apesar da imagem - ISBN 978-85-8499-042-9. 2016.
PINTO, B. G. M. ; CALIXTE, M. ; GONRING, J. I. . Songbook - Maurício de Oliveira, clássico e popular. 2015.
SIQUEIRA, S. L. ; GONRING, J. I. . A força dos pequenos negócios - como o empreendedorismo muda uma cidade. 2012.
GONRING, J. I. . Jornalismo e crônica 2013/1. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GONRING, J. I. . Jornalismo e crônica 2013/2. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GONRING, J. I. . Ensino e Interdisciplinaridade - História e Literatura: Texto e Contexto. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Prêmios
2016
Prêmio Findes de Jornalismo 2016: Jornalista destaque 2016, Federação das Indústrias do Espírito Santo - Findes.
1989
Concurso Literário Permanente 1989/Poesia, Departamento Estadual de Cultura.
1988
Melhor Música - peça Auto de São Benedito dos Pretos do Rosário, Festival Capixaba de Teatro Amador.
1987
VIII Concurso Capixaba de Dramaturgia - Prêmio Cláudio Bueno Rocha, Departamento Estadual de Cultura.
1985
Prêmio Esso Regional Nordeste, Esso.
1985
Premio Torquato Neto, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Cultura - Rioarte.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2011
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor voluntário
1978 - 1997
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Aposentado como professor Adjunto 4
Outras informações:
Atuei como professor no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo de agosto de 1978 a 1 de setembrto de 1997, quando fui aposentado, constando na portaria n 652, de 1/09/1997, os seguintes dados: matrícula SIAPE n 2955747, ocupante do cargo de Professor Adjunto IV do Quadro Pessoal da Ufes. Ministrei as disciplinas práticas de jornalismo, nesse período, e orientei projetos de graduação. Também ministrei disciplinas teóricas, como Estética e História da Arte, História da Comunicação e Legislação da Comunicação.
1975 - 2009
Jornal A GazetaVínculo: Contratado pela CLT, Enquadramento Funcional: Redator
Outras informações:
Atuei como repórter, redator e editor no jornal A Gazeta. Na condição de editor, responsável pelas editorias de Economia, Pesquisa, Caderno Dois e Opinião, até o desligamento "para contenção de custos em função da crise econômica", no início de fevereiro de 2009. Na mesma empresa, coordenei o Curso de Residência em Jornalismo Rede Gazeta por 11 anos, fazendo a ponte, para os recém-formados, entre os cursos de Comunicação Social e o mercado de trabalho.
1973 - 1975
Governo do Estado do Espírito SantoVínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Irmo Gonring e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?