Mônica Amorim Gonçalves
Sou Bióloga com Especialização em Ecologia e Recursos Naturais, Mestrado em Biologia Vegetal, Doutorado em Oceanografia Ambiental e Especialização em Gerenciamento de Projetos. Atualmente, coordeno o Projeto Sisplan ES que trata do Monitoramento da Implementação dos Planos de Recursos Hídricos Capixabas. Atuei como Gerente de Planejamento, Pesquisa e Apoio ao Sigerh/ES na Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh/ES) entre 2019 e 2024, onde gerenciei as equipes de planejamento e pesquisa, projetos e programas e apoio ao Sigerh/ES. Professora e Palestrante sobre Planejamento Participativo e Articulação e Pactuação em Recursos Hídricos. Coordenei a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Perh/ES) com foco no desenvolvimento social e econômico, sustentável, e participação social efetiva. Coordenei a elaboração do Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos de seis bacias hidrográficas, com metodologia inédita que economizou 85 por cento dos recursos financeiros e promoveu participação social, qualificada e consistente. Idealizei, organizei e atuei como palestrante e mediadora em mais de 90 reuniões públicas, consultas e oficinas participativas sobre planejamento e gestão de recursos hídricos. Idealizei, organizei e atuei como palestrante e mediadora no Ciclo de Workshops Gestão da Água em Ação que discutiu temas como Enquadramento, Planos de Recursos Hídricos, Perh/ES e Manuais Operativos. Coordenei a elaboração de nove Manuais Operativos e nove relatórios sobre a inserção das Salvaguardas Ambientais e Sociais do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) nos Planos de Recursos Hídricos. Coordenei o processo de mobilização para criação do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Sertão do São Francisco. Atuei como membro de diversas Câmaras Técnicas no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Comitês de Bacias Hidrográficas e Conselho do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo.
Informações coletadas do Lattes em 04/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Oceanografia Ambiental
2010 - 2015
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Ecohidrologia e gestão integrada de recursos hídricos em uma bacia lacustre costeira (Lagoa Nova/Linhares-ES)
Gilberto Fonseca Barroso Ph.D. Coorientador: Luís Manuel Zambujal Chícharo. Palavras-chave: Ecohidrologia; Limnologia, Gestão Integrada de Recursos Hídricos.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia.
Mestrado em Biologia Vegetal
2003 - 2005
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Algas Fitoplanctônicas na Lagoa Juparanã (Linhares/ES); Variação Espacial, Temporal e Bioindicadores do Estado Trófico, Ano de Obtenção: 2005
Valéria de Oliveira Fernandes.Palavras-chave: Limnologia, Fitoplâncton, Lagoa.Grande área: Ciências Biológicas
Especialização em Especialização em Gerenciamento de Projetos
2020 - 2022
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro
Título: Gestão de Projetos no Âmbito da Gestão Integrada de Recursos Hídricos
Orientador: Antonio Eduardo Leão Lanna
Especialização em Ecologia e Recursos Naturais
2000 - 2002
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Variáveis Limnológicas e Comunidade Fitoplanctônica no Rio Pardo (Ibatiba/ES)
Orientador: Camilo Dias Junior
Graduação em Ciências Biológicas
1994 - 1997
Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: Qualidade da Água em Microbacia Utilizada para Abastecimento Doméstico (Iúna-ES)
Orientador: Celi Aurora Vieira
Formação complementar
2022 - 2022
Instrumentos Econômicos para Gestão da Água. (Carga horária: 80h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2022 - 2022
Conflitos pelo Uso da Água. (Carga horária: 80h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2021 - 2022
Disciplina, Foco e Gestão do Tempo. , Wendell Carvalho, WC, Brasil.
2021 - 2022
Ciclos de UX - DEsign Thinking. (Carga horária: 170h). , Secretaria de Governo do Espírito Santo, SEGER, Brasil.
2021 - 2021
INteligência Financeira. (Carga horária: 40h). , Escola Conquer, CONQUER, Brasil.
2021 - 2021
Comunicação e Oratória. (Carga horária: 40h). , Escola Conquer, CONQUER, Brasil.
2021 - 2021
Negociação e Influência. (Carga horária: 40h). , Escola Conquer, CONQUER, Brasil.
2020 - 2020
Inteligência Emocional. (Carga horária: 40h). , Escola Conquer, CONQUER, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Formação para tutores. (Carga horária: 100h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Recursos Hídricos.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ecologia.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Oceanografia.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Botânica.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação.
Organização de eventos
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina de Manifestação de Vontades para o Enquadramento dos Corpos de Água em Classes na Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas. 2018. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina de Manifestação de Vontades para o Enquadramento dos Corpos de Água em Classes na Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus. 2018. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina de Manifestação de Vontades para o Enquadramento dos Corpos de Água em Classes na Bacia Hidrográfica do Rio Novo. 2018. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina de Manifestação de Vontades para o Enquadramento dos Corpos de Água em Classes na Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana. 2018. (Outro).
GONÇALVES, M. A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina sobre Enquadramento e Metas do Plano de Ações na Bacia Hidrográfica do Rio Novo. 2018. (Outro).
GONÇALVES, M. A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina sobre Enquadramento e Metas do Plano de Ações na Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana. 2018. (Outro).
GONÇALVES, M. A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina sobre Enquadramento e Metas do Plano de Ações da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim. 2018. (Outro).
GONÇALVES, M. A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina de Enquadramento e Metas do Plano de Ações da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas. 2018. (Outro).
GONÇALVES, M. A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina de Enquadramento e Metas do Plano de Ações da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus. 2018. (Outro).
GONÇALVES, M. A. ; BRANDAO, F. D. . Consultas Públicas sobre o Plano de Ações do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (PERH/ES). 2018. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. ; Paim, P. R. . Oficina de Contextualização e Atividades Preliminares para o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas. 2017. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. ; Paim, P. R. . Oficina de Contextualização e Atividades Preliminares para o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus. 2017. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. ; Paim, P. R. . Oficina de Contextualização e Atividades Preliminares para o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Novo. 2017. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. ; Paim, P. R. . Oficina de Contextualização e Atividades Preliminares para o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana. 2017. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina de Andamento do Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas. 2017. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina de Andamento do Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus. 2017. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina de Andamento do Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Novo. 2017. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina de Andamento do Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana. 2017. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina do Diagnóstico e Prognóstico para o Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas. 2017. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina do Diagnóstico e Prognóstico para o Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus. 2017. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina do Diagnóstico e Prognóstico para o Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Novo. 2017. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; BRANDAO, F. D. . Oficina do Diagnóstico e Prognóstico para o Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana. 2017. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; LANNA, A. E. L. ; CASTRO, L. M. ; BRANDAO, F. D. ; Paim, P. R. . Seminários de Lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (PERH/ES). 2017. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; Paim, P. R. ; RAMOS, P. M. ; SANTOS, R. M. ; OLIVEIRA JUNIOR, A. . Workshop sobre Plano de Recursos Hídricos, Cadastro de usuários e Cobrança na Bacia Hidrográfica do Rio Benevente. 2016. (Outro).
GONÇALVES, MONICA A. ; Paim, P. R. ; BRANDAO, F. D. ; ANDRADE, P. M. S. . Oficina Construção coletiva de conceitos sobre gestão de recursos hídricos AGERH e FETAES. 2016. (Outro).
GONÇALVES, M. A. ; Teixeira, E. C. ; Paim, P. R. ; Marinato, C. F. . Oficina Definição do Termo de Referência para implementação conjunta e participativa do enquadramento e plano de recursos hídricos dos rios Santa Maria da Vitória e Jucu-ES. 2011. (Outro).
Paim, P. R. ; GONÇALVES, M. A. . Oficina de Planejamento Diretrizes para o Termo de Referência Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos. 2011. (Outro).
GONÇALVES, M. A. ; Teixeira, E. C. ; Marinato, C. F. ; Paim, P. R. . Oficina Gestão de Recursos Hídricos de forma integrada, descentralizada e participativa com ênfase nos instrumentos Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos. 2011. (Outro).
GONÇALVES, M. A. ; Teixeira, E. C. ; Paim, P. R. ; Marinato, C. F. . Oficina Definição do Roteiro Geral metodológico para implementação conjunta e participativa do enquadramento e plano de recursos hídricos nos rios Santa Maria da Vitória e Jucu-ES. 2010. (Outro).
GONÇALVES, M. A. . Seminário Enquadramento dos Corpos de Água em Classes segundo os Usos Preponderantes da Água. 2009. (Outro).
Participação em eventos
XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias HIdrográficas. 2023. (Encontro).
XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2023. (Simpósio).
XXIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias HIdrográficas. 2022. (Encontro).
XIX Silubesa. 2021. (Congresso).
XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2019. (Simpósio).
29º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente. AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS ITAÚNAS E ITABAPOANA - ES. 2018. (Congresso).
Diálogos sobre as Águas dos Abrolhos.O planejamento na gestão de recursos hídricos no Espírito Santo. 2018. (Oficina).
II Encontro sobre Segurança de Barragens - Região Sudeste. 2018. (Encontro).
Panorama Estadual de Barragens. 2018. (Encontro).
VI Simpósio sobre segurança de barragens e riscos associados. 2018. (Simpósio).
XII Encontro Nacional de Águas Urbanas. 2018. (Encontro).
XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. 2018. (Simpósio).
XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.Planos de Recursos Hídricos no Estado do Espírito Santo. 2018. (Encontro).
CONFEA Preparatório para o Fórum Mundial da Água. Plano Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (PERH/ES). 2017. (Congresso).
Seminário Nacional de Recursos Hídricos.A Política Nacional de Recursos Hídricos, as repercussões no saneamento ambiental e o plano estadual de recursos hídricos. 2017. (Seminário).
10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental.PROCESSO DECISÓRIO DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS DE ÁGUA NA BACIA DO RIO BENEVENTE (ES): O CASO DA BARRAGEM NORTE. 2016. (Simpósio).
13º Debate Agro.Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/ES). 2016. (Outra).
Capacitação de Recursos Hídricos: a crise hídrica em debate. 2016. (Encontro).
Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. 2015. (Encontro).
III Semana de Oceanografia Ambiental. 2013. (Simpósio).
XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Estudo morfométrico na lagoa Nova (Linhares/ES). 2013. (Congresso).
II Semana de Oceanografia Ambiental. 2012. (Simpósio).
XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. 2011. (Congresso).
4º Encontro Técnico-Científico de Suporte à Gestão na Bacia do Rio Doce. 2009. (Encontro).
Congreso Brasileiro de Resíduos Orgânicos. 2009. (Congresso).
Seminário sobre Mudanças Climáticas. 2009. (Seminário).
Simpósio Ecologia de Cianobactérias. 2009. (Simpósio).
Workshop Água, Diversidade Cultural e Território na Bacia do Rio Doce. 2009. (Oficina).
XII Congresso Brasileiro de Limnologia. Caracterização da comunidade fitoplanctônica e algumas variáveis limnológicas no rio Batatal - área do projeto produtores de água (bacia hidrográfica do rio Benevente/ES). 2009. (Congresso).
XXII Feira do Verde.Estratégias para a implementação do enquadramento de corpos de água em classes no Espírito Santo. 2009. (Outra).
4º Fórum das Águas do Rio Doce. 2008. (Encontro).
Curso Avaliação Quali-quantitativa de Recursos Hídricos Superficiais. 2008. (Outra).
Curso Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos: Enquadramento. 2008. (Encontro).
Curso Padrões de Qualidade da Água envolvendo Toxicidade. 2008. (Outra).
Curso Planejamento e Gestão de Projetos. 2008. (Outra).
Curso Planície Costeira do Rio Doce. 2008. (Outra).
Curso Procedimentos para Atuação no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. 2008. (Outra).
Curso Revitalização de Bacias Hidrográficas. 2008. (Outra).
Encontro dos Fóruns Capixaba e Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas. 2008. (Encontro).
Reunião Técnica Revitalização de Lagoas: Aspectos Econômicos, Sociais, Instrumental, Legal e Político.Revitalização de Lagoas. 2008. (Outra).
X Encontro do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. 2008. (Encontro).
I Simpósio de Biomonitoramento: Ecotoxicologia. 2007. (Simpósio).
Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente. 2005. (Seminário).
X Congresso Brasileiro de Limnologia. 2005. (Congresso).
Curso Ecologia de Macrófitas Aquáticas. 2004. (Outra).
XXIII Jornada Fluminense de Botânica / LXVI Reunião Científica da Sociedade Botânica do Brasil.Comunidade Fitoplanctônica e Variáveis Limnológicas na Lagoa Juparanã (Linhares/ES). 2004. (Encontro).
IX Reunião Brasileira de Ficologia.Fitoplâncton de um trecho inicial do Rio Pardo (Ibatiba/ES). 2002. (Outra).
Curso Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. 2001. (Encontro).
V Simpósio de Ecossistemas Brasileiros. 2000. (Simpósio).
Participação em bancas
GONÇALVES, MONICA A.; REIS, J. A. T.; MENDONCA, A. S.. Análise de incertezas associado ao emprego do modelo chuva vazão SCS - Estudo de cado na Bacia Hidrográfica do Córrego Águas Claras. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal do Espírito Santo.
RABELO, D. C.;GONÇALVES, M. A.; LACERDA, F. K. D.. PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DOS RECURSOS HÍDRICOS: ANÁLISE DA QUALIDADE DEMOCRÁTICA COM FOCO NA COMUNICAÇÃO. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal do Espírito Santo.
RABELO, D. C.;GONÇALVES, M. A.; LACERDA, F. K. D.. Planejamento dos recursos hídricos: Análise da qualidade democrática com foco nos participantes. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal do Espírito Santo.
RABELO, D. C.;GONÇALVES, M. A.; LACERDA, F. K. D.. Planejamento dos recursos hídricos: Análise da qualidade democrática com foco nos níveis de participação. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal do Espírito Santo.
COELHO, A. L. N.; GOULART, A. C. O.;GONÇALVES, M. A.. Análise geográfica integrada do uso da água: a oferta e a demanda da bacia do rio São Domingos. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GONÇALVES, M. A.; Fernandes, V. O.; DIAS, Jr. C.. Estimativas da biomassa em carbono do fitoplâncton autotrófico da bacia do Espírito Santo por meio do biovolume e sua relação com os valores de clorofila a.. 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Teixeira, E. C.;GONÇALVES, M. A.. Elaboração de modelo conceitual e procedimento metodológico para aperfeiçoamento dos Acordos de Cooperação Comunitária (ACCs) como instrumento de gestão de recursos hídricos no Estado do Espírito Santo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BARROSO, GILBERTO F.;GONÇALVES, M. A.; GARCIA, FÁBIO DA C.. Clorofila a e ficocianina como indicadores de biomassa fitoplanctônica na lagoa Terra Alta no município de Linhares-ES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GONÇALVES, M. A.; Barroso, G. F.; Garcia, F. C.. Pigmentos fotossintetizantes como indicadores da biomassa fitoplanctônica na represa da REBio de Duas Bocas (Cariacica, ES). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GONÇALVES, M. A.; Barroso, G. F.; Garcia, F. C.. Avaliação do gradiente espacial de efeitos da piscicultura em tanque rede na lagoa Palmas Baixo Rio Doce (ES). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Broedel, M. H. G.; Martins, F. C. O.;GONÇALVES, M. A.; Dutra, M. O.; Souza, B. D.. Ocorrência de cianobactérias em ambientes aquáticos na bacia do rio Doce, ES: uma revisão bibliográfica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
GONÇALVES, M. A.; Fernandes, V. O.; DIAS, Jr. C.. Variação Nictemeral da Comuidade Fitoplanctônica na Lagoa Juparanã (Linhares,ES). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Orientou
Avaliação dos déficits real e relativo do oxigênio na lagoa Palminhas (Linhares,ES); 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Monica Amorim Gonçalves;
Condições de qualidade da água na bacia do rio Santa Maria da Vitória; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-Santenses; Orientador: Monica Amorim Gonçalves;
Produções bibliográficas
-
GONÇALVES, MONICA A. ; Barroso, G. F. ; GARCIA, FÁBIO DA C. . Morphometry and mixing regime of a tropical lake: Lake Nova (Southeastern Brazil). Anais da Academia Brasileira de Ciências (Online) , v. 88, p. 1, 2016.
-
BARROSO, GILBERTO F. ; GONÇALVES, MONICA A. ; GARCIA, FÁBIO DA C. . The Morphometry of Lake Palmas, a Deep Natural Lake in Brazil. Plos One , v. 9, p. e111469, 2014.
-
GONÇALVES, M. A. . Gestão dos Recursos Hídricos Capixabas. Jorna A Tribuna, Vitória/ES, 30 dez. 2018.
-
GONÇALVES, MONICA A. . Água, Saneamento e Saúde. A Gazeta, Grande Vitória, 28 set. 2018.
-
GONÇALVES, M. A. . Memória da seca. A Gazeta, Vitória/ES, 16 jul. 2018.
-
GONÇALVES, MONICA A. . A água que temos e a água que queremos. A Tribuna, Vitória, Espírito Santo, Brasi, 03 jun. 2018.
-
GONÇALVES, MONICA A. ; SALIM, F. P. C. . Participação Social na elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica LCN no ES. In: XXV Encob, 2023, Natal. Anais do XXV Encob, 2023.
-
GONÇALVES, MONICA A. ; Paim, P. R. ; LANNA, A. E. L. . Estratpegias de articulação e pactuação para implementação dos Planos de Recursos Hídricos do Espírito Santo. In: Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, 2022, Foz do Iguaçu. Anais do XXIV Encob, 2022.
-
GONÇALVES, MONICA A. ; SILVA, F. A. ; FRAGA, R. A. ; BOTELHO, J. C. ; Paim, P. R. . O encontro com os Profetas das Chuvas no sertão nordestino - mobilização social para apoio às eleições da 1º Plenária do CBRHSSF). In: IV Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, 2022, Belo Horizonte. Anais do IV Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, 2022.
-
GONÇALVES, MONICA A. ; BOTELHO, J. C. ; SILVA, F. A. ; FRAGA, R. A. . Mobilização social para apoio às eleições da 1ª plenária do CBRHSSF. In: IV Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, 2022, Belo Horizonte. Anais do IV Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, 2022.
-
GONÇALVES, MONICA A. ; VALORY, J. P. L. ; ROSARIO, A. M. . Enquadramento de corpos hídricos e planos municiapis de saneamento básico - diálogo necessário sobre os municípios da bacia hidrográfica do rio Novo no Espírito Santo. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2021, Belo Horizonte. Anais do 31º Congresso da Abes, 2021.
-
GONÇALVES, MONICA A. ; VALORY, J. P. L. . Avaliação integrada entre os instrumentos de gestão Outorga e Enquadramento a partir do índice de sustentabilidade hídrica. In: XIX Silubesa, 2021, Belo Horizonte. Anais do XIX Silubesa, 2021.
-
GONÇALVES, MONICA A. ; CARVALHO, V. B. . Elaboração dos Planos de Bacias Hidrográficas no Estado do Espírito Santo com parcerias institucionais participativas utilizando o gerenciamento de projetso. In: VIII Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 2020, São Paulo. Anais do VIII Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 2020.
-
GONÇALVES, MONICA A. ; SILVA, F. A. . Metodologia participativa para proposição de metas e horizontes temporais do Planode Ações da Bacia Hidrográfica do rio Itaúnas. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2019, Foz do Iguaçu. Anais di XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2019.
-
GONÇALVES, MONICA A. ; SILVA, F. A. . Análise comparativa da vazão outorgada e estimada em uma bacia hidrográfica como apoio à gestão de recursos hídricos. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2019, Foz do Iguaçu. Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2019.
-
GONÇALVES, M. A. ; VALORY, J. P. L. . Utilização de modelo de qualidade da água como ferramenta de suporte para o Enquadramento de cursos dágua superficiais em bacias hidrográficas. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2019, Foz do Iguaçu. Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2019.
-
GONÇALVES, MONICA A. ; LAMBERTI, G. G. ; SILVA, F. A. . Proposta de mecanismo de Cobrança para a execução de metas prioritárias do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do rio Itapemirim. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2019, Foz do Iguaçu. Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2019.
-
VANELI, B. P. ; NOVAIS, R. R. ; MOREIRA, L. L. ; LANGA, R. M. ; GONÇALVES, M. A. . Metodologia participativa para delimitação das unidades de planejamento dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Novo. In: Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2018, Bento Gonçalves. Anais do 6º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2018.
-
PROEZA, T. R. B. ; VANELI, B. P. ; PUPPIM, L. G. ; Bertoldi, L. ; GONÇALVES, MONICA A. . AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS ITAÚNAS E ITABAPOANA - ES. In: 29º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, 2018, São Paulo. Anais do 29º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, 2018.
-
Bertoldi, L. ; VANELI, B. P. ; LANGA, R. M. ; BEZERRA, C. G. ; GONÇALVES, MONICA A. . AVALIAÇÃO SAZONAL DA QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAÚNAS - ES. In: 29º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, 2018, São Paulo. Anais do 29º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, 2018.
-
LAMBERTI, G. G. ; SILVA, F. A. ; VANELI, B. P. ; MOREIRA, L. L. ; GONÇALVES, M. A. . Comparação entre o valor econômico associado às perdas no sistema de distribuição e os investimentos previstos no setor de abastecimento público na bacia hidrográfica do rio Novo. In: XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2018, Maceió. Anais do XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2018.
-
TESSAROLLO, R. G. ; Bertoldi, L. ; SILVA, F. A. ; BEZERRA, C. G. ; GONÇALVES, M. A. . Influência do uso e ocupação do solo na qualidade da água na bacia hidrográfica do rio São Mateus-ES. In: XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2018, Maceió. Anais do XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2018.
-
VANELI, B. P. ; PROEZA, T. R. B. ; VALORY, J. P. L. ; GONÇALVES, M. A. ; BRANDAO, F. D. . Metodologia participativa para manifestação de vontades sobre os usos preponderantes, atuais e futuros, da água na bacia hidrográfica do rio Itaúnas - ES. In: XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2018, Maceió. Anais do XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2018.
-
SILVA, F. A. ; LAMBERTI, G. G. ; Bertoldi, L. ; VANELI, B. P. ; GONÇALVES, M. A. . Variação dos parâmetros e periodicidade das análises de qualidade da água realizadas por diferentes entes atuantes na bacia hidrográfica do rio Novo -ES. In: XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2018, Maceió. Anais do XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2018.
-
GONÇALVES, M. A. ; Paim, P. R. ; HASTENREITER, F. S. ; SOARES, S. B. . Processo Decisório do Enquadramento dos Corpos de água na bacia do rio Benevente (ES): o caso da Barragem Norte. In: 10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2016, Porto Alegre. Anais do 10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2016.
-
Barroso, G. F. ; Garcia, F. C. ; GONÇALVES, M. A. ; Martins, F. C. O. ; VENTURINI, J. C. ; SABADINI, S. C. ; AZEVEDO, A. K. ; FREITAS, A. C. T. ; DELAZARI-BARROSO, A. . Estudos integrados no sistema lacustre do Baixo Rio Doce (Espírito Santo). In: 1º. Seminário Nacional de GESTÃO DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS Complexidade, Interatividade e Ecodesenvolvimento, 2012, Arraial do Cabo/RJ. ANAIS do 1º. Seminário Nacional de GESTÃO DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS Complexidade, Interatividade e Ecodesenvolvimento, 2012.
-
GONÇALVES, M. A. ; Marinato, C. F. ; Paim, P. R. . Participação dos comitês de bacias hidrográficas na implantação conjunta do enquadramento e plano de recursos hídricos nos rios Santa Maria da Vitória e Jucu-ES. In: Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador/BA. Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011.
-
GONÇALVES, M. A. ; Marinato, C. F. ; Teixeira, E. C. ; Paim, P. R. . Definição de roteiro metodológico para implantação conjunta e participativa do enquadramento e plano de recursos hídricos nos rios Santa Maria da Vitória e Jucu-ES. In: Simpósio PCJ Experiências em Gestão de Recursos Hídricos por Bacias Hidrográficas, 2010, Atibaia-SP. Simpósio PCJ Experiências em Gestão de Recursos Hídricos por Bacias Hidrográficas, 2010.
-
GONÇALVES, M. A. ; DIAS, Jr. C. . Caracterização Ambiental e Influência Antrópica em um Rio Utilizado para o Abastecimento Doméstico (Ibatiba/ES). In: Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente, 2005, Vitória. Anais do VI SESMA - Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente, 2005. v. 1.
-
GONÇALVES, M. A. ; BASSANI, L. . Avaliação da Qualidade da Água em um Manancial de Abastecimento Doméstico no Estado do Espírito Santo (Rio Pequeno - Linhares/ES). In: Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente, 2005, Vitória. Anais do VI SESMA - Seminário Estadual de SAneamento e Meio Ambiente, 2005. v. 1.
-
MOREIRA, L. L. ; PUPPIM, L. G. ; VANELI, B. P. ; NOVAIS, R. R. ; BEZERRA, C. G. ; GONÇALVES, M. A. . Avaliação da demanda de água para dessedentação animal e sua relação no comprometimento hídrico na bacia hidrográfica do rio São Mateus. In: VII Congresso Florestal Latino-Americano, 2018, Vitória/ES. Anais do VII Congresso Florestal Latino-Americano, 2018.
-
GONÇALVES, M. A. ; Garcia, F. C. ; Barroso, G. F. . Estudo morfométrico na lagoa Nova (Linhares/ES). In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito/MS. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013.
-
GONÇALVES, M. A. ; Barroso, G. F. . Caracterização física e hidroquímica da lagoa Nova (Baixo Rio Doce, Linhares/ES). In: II Semana de Oceanografia Ambiental, 2012, Aracruz/ES. Anais da II Semana de Oceanografia Ambiental, 2012.
-
Barroso, G. F. ; GONÇALVES, M. A. ; Garcia, F. C. ; Martins, F. C. O. . Estudos integrados no distrito de lagos da região do Baixo Rio Doce. In: Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal/RN. Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011.
-
GONÇALVES, M. A. . Caracterização da comunidade fitoplanctônica e algumas variáveis limnológicas no rio Batatal - área do projeto produtores de água (bacia hidrográfica do rio Benevente/ES). In: Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado/RS. Anais do XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.
-
GONÇALVES, M. A. ; Fernandes, V. O. . Caracterização Limnológica na Lagoa Juparanã (Linhares/ES). In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus/BA. Anais do X Congresso Brasileiro de Limnologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Limnologia, 2005. v. 1.
-
GONÇALVES, M. A. ; DIAS, Jr. C. ; Fernandes, V. O. . Comunidade Fitoplanctônica na Lagoa Juparanã (Linhares/ES): Variação Espacial, Temporal e Bioindicadores do Estado Trófico. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus/BA. Anais do X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005. v. 1.
-
CAVATI, B. ; GONÇALVES, M. A. ; Fernandes, V. O. . Fitoplâcton e Ficoperifíton na Lagoa Juparanã (Linhares/ES). In: X Congresso Brasieliro de Limnologia, 2005, Ilhéus/BA. Anais do X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005. v. 1.
-
GONÇALVES, M. A. ; Fernandes, V. O. ; CAVATI, B. . Estrutura da Comunidade Fitoplanctônica e variáveis Limnológicas de algumas Lagoas da Serra Norte da FLONA de Carajás (Pará/PA). In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhésus/BA. Anais do X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005. v. 1.
-
GONÇALVES, M. A. ; Fernandes, V. O. . Comunidade Fitoplanctônica e Variáveis Limnológicas na Lagoa Juparanã (Linhares/ES). In: XXIII Jornada Fluminense de Botânica, 2004, Campos dos Goytacazes/RJ. Anais da XXIII Jornada Fluminense de Botânica. Rio de Janeiro/RJ: Sociedade Botânica do Brasil, 2004. v. 1.
-
GONÇALVES, M. A. ; DIAS, Jr. C. . Fitoplâncton em um trecho inicial do Rio Pardo (Ibatiba/ES). In: IX Reunião Brasileira de Ficologia, 2002, Aracruz/ES. Anais da IX Reunião Brasileira de Ficologia. São Paulo: Editora Sociedade Brasileira de Ficologia, 2002. v. 1.
-
GONÇALVES, M. A. . Planos de Recursos Hídricos no Estado do Espírito Santo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, M. A. . Os Planos de Recursos Hídricos no Espírito Santo e o processo de mobilização do Plano Estadual de Recursos Hídricos no Espírito Santo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, M. A. . O processo de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos e dos Planos de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas no Espírito Santo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, M. A. . Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, M. A. . A Política Nacional de Recursos Hídricos, as repercussões no saneamento ambiental e o Plano Estadual de Recursos Hídricos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GONÇALVES, M. A. . Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/ES). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, M. A. . Comitês de Bacias Hidrográficas - A realidade do Estado do Espírito Santo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, M. A. . Enquadramento dos corpos de água no Espírito Santo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONÇALVES, M. A. . Comitês de Bacias Hidrográficas no estado do Espírito Santo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONÇALVES, M. A. ; BRANDAO, F. D. ; JABOR, P. M. ; VANELI, B. P. ; BEZERRA, C. G. ; GARCIA, D. M. N. ; SILVA, F. A. ; LAMBERTI, G. G. ; LOSS, J. B. ; VALORY, J. P. L. ; Bertoldi, L. ; PUPPIM, L. G. ; MOREIRA, L. L. ; SARTORIO, M. V. O. ; NOVAIS, R. R. ; TESSAROLLO, R. G. ; LANGA, R. M. ; PROEZA, T. R. B. . Experiências Coletânea de Artigos Científicos dos Planos de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do ES 2018 (Coletânea de Artigos).
-
GONÇALVES, M. A. . Experiências Coletânea de artigos científicos dos Planos de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Espírito Santo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
GONÇALVES, M. A. . Parecer Cenário de Enquadramento e metas intermediárias na bacia hidrográfica do rio Benevente. 2014.
GONÇALVES, M. A. . Parecer Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce. 2009.
GONÇALVES, M. A. ; Paim, P. R. . Diretrizes para o termo de referencia sobre a elaboração de forma conjunta e participativa dos instrumentos enquadramento e plano de recursos hídricos do rio Benevente. 2011. (Oficina).
GONÇALVES, M. A. ; Paim, P. R. ; Teixeira, E. C. . Definição de roteiro geral metodológica para o enquadramento e plano de recursos hídricos nas bacias hidrográficas dos rios Santa Maria da Vitória e Jucu. 2010. (Oficina).
GONÇALVES, M. A. . Atribuições dos Comitês de Bacias Hidrográficas. 2008. .
GONÇALVES, M. A. . Formação em Educação Ambiental para Agentes Militares Ambientais do Esatdo do Espírito Santo: Recursos Hídricos e Propriedades Rurais Sustentáveis. 2008. .
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Desenvolvimento de sistema e arranjos institucionais para implantação dos Planos de Recursos Hídricos e Enquadramentos dos corpos de água, Descrição: O Projeto de Pesquisa intitulado Desenvolvimento de sistema e arranjos institucionais para implantação dos Planos de Recursos Hídricos e Enquadramentos dos corpos de água visa desenvolver sistema e arranjos institucionais para fomentar e monitorar a implementação dos Planos de Recursos Hídricos e Enquadramentos dos corpos de água em classes, elaborados e aprovados no Espírito Santo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador.
-
2019 - Atual
Definição do Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos para a Região Hidrográfica Litoral Centro Norte, Descrição: O Projeto tem como objetivo definir a proposta de Enquadramento dos corpos de água em classes e Plano de Recursos Hídricos para a Região Hidrográfica Litoral Centro Norte. As atividades estão sendo executadas em três etapas, a saber: Diagnóstico e Prognóstico, Enquadramento dos corpos de água em classes e Plano de Recursos Hídricos com diretrizes para outros instrumentos de gestão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Felipe Dutra Brandão - Integrante / Lorena Gregório Puppim - Integrante / Felipe Andrade Silva - Integrante / Juliana Pereira Louzada Valory - Integrante / Daniely Neves Marry Neves Garcia - Integrante / Andressa Minete do Rosário - Integrante / Fabrício Costa Silva - Integrante / Lucas Luscher - Integrante / Simone Patrocínio de Almeida - Integrante / Bruna Bergamin Aguiar - Integrante / Igor Anacleto da Silva - Integrante.
-
2019 - Atual
Elaboração de Manual Operativo e inserção das Salvaguardas Ambientais e Sociais nos Planos de Recursos Hídricos do Espírito Santo, Descrição: O Projeto ?Elaboração de Manual Operativo e inserção das Salvaguardas Ambientais e Sociais nos Planos de Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo? tem como objetivo geral elaborar Manual Operativo e inserir as Salvaguardas Ambientais e Sociais seguindo critérios do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, para o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (PERH/ES) e para os Planos de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas dos rios Benevente, Jucu, Santa Maria da Vitória, Itaúnas, São Mateus, Novo, Itapemirim e Itabapoana, elaborados pelo Governo do Estado do Espírito Santo através da Agência Estadual de Recursos Hídricos - AGERH. O projeto tem como uma de suas finalidades cumprir um dos indicadores do Programa Águas e Paisagem que exige que o Estado elabore ou revise nove planos, estudos ou sistemas com enfoque integrado. O Governo do Estado realizará as adequações nos nove planos supracitados, com objetivo de atender essa meta e garantir a continuidade do Programa, considerando que o PERH/ES e os Planos das Bacias dos rios Itaúnas, São Mateus, Novo, Itapemirim e Itabapoana estão em elaboração pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e os Planos das Bacias dos rios Benevente, Santa Maria da Vitória e Jucu já foram concluídos. Outra finalidade do projeto é dotar os Planos de Recursos Hídricos de Manuais Operativos (MOPs) a fim de promover e facilitar a implementação das ações dos Planos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Felipe Dutra Brandão - Integrante / Carolina Goulart Bezerra - Integrante / Gisele Gavazza Lamberti - Integrante / Felipe Andrade Silva - Integrante / Selena Lopes Carvalho - Integrante / Jéssica Broseghini Loss - Integrante / Fernando Mieis Caus - Integrante / Lígia Loss Corradi - Integrante / Valéria Batista de Carvalho - Integrante / Daniel Gomes da Silva - Integrante / Jackeline Malacarne - Integrante.
-
2018 - Atual
Consolidação do Diagnóstico e Prognóstico das condições de uso das águas e definição do Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos nas bacias hidrográficas dos rios Itaúnas, São Mateus, Novo, Itapemirim e Itabapoana, Descrição: O Projeto visa consolidar o diagnóstico e o prognóstico das condições de uso das águas nas bacias hidrográficas dos rios Itaúnas, São Mateus, Novo, Itapemirim e Itabapoana e definir o Enquadramento e o Plano de Recursos Hídricos nas cinco bacias. O Projeto é executado em parceria com quatro instituições estaduais, a saber, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Fundação da Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), além do envolvimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas das cinco bacias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Larissa Bertoldi - Integrante / Felipe Dutra Brandão - Integrante.
-
2016 - Atual
Diagnóstico e Prognóstico das condições de uso da água nas bacias hidrográficas dos rios Itabapoana (parte capixaba), Itapemirim, Itaúnas, Novo e São Mateus (parte capixaba) como subsídio fundamental ao Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos, Descrição: O projeto tem como objetivo realizar o Diagnóstico e o Prognóstico das condições de uso da água, fase inicial da elaboração do Enquadramento e do Plano de Recursos Hídricos, nas bacias hidrográficas dos rios Itabapoana (parte capixaba), Itapemirim, Itaúnas, Novo e São Mateus (parte capixaba). O Enquadramento e o Plano de Recursos Hídricos são instrumentos de gestão estabelecidos na Política de Recursos Hídricos que subsidiam o planejamento das bacias hidrográficas e permitem a elaboração de ações para a melhoria da qualidade e aumento da quantidade da água.).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Felipe Dutra Brandão - Integrante / Aldimara Martins Pereira - Integrante.
-
2011 - 2015
Ecohidrologia do contínuo flúvio-estuarino da bacia hidrográfica do rio Santa Maria da Vitória, Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar os fluxos de água, sedimentos, nutrientes e contaminantes da bacia hidrográfica do rio Santa Maria da Vitória para a porção estuarina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Integrante / Gilberto Fonseca Barroso - Coordenador / Fábio da Cunha Garcia - Integrante.
-
2010 - 2017
Avaliação da capacidade de suporte para piscicultura em tanques-rede nas lagoas de Linhares/ES, Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar a capacidade de suporte para piscicultura em tanques-rede em cinco lagoas da região do Baixo Rio Doce, no município de Linhares/ES, a saber, as lagoas Juparanã, Nova, Palmas, Palminhas e Terra Alta. Os trabalhos são executados em parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Universidade de Vila Velha - UVV, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - IEMA, Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca - SEAG e Associação dos Piscicultores de Linhares - AQUALIN.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Integrante / Gilberto Fonseca Barroso - Coordenador / Fábio da Cunha Garcia - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2012 - Atual
Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Benevente, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar e implementar os instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Benevente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador.
-
2009 - 2012
Roteiro metodológico para Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas Santa Maria da Vitória e Jucu, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar roteiro metodológico para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos, de forma concomitante e participativa nas duas bacias hidrográficas mais importantes da Região Metropolitana da Grande Vitória - ES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Edmilson Costa Teixeira - Integrante / Cristina Fiorin Marinato - Integrante / Paulo Renato Paim - Integrante.
-
2009 - 2011
Plano Diretor das lagoas costeiras da região do rio Benevente (Anchieta e Guarapari/ES), Descrição: O projeto tem como objetivo estabelecer um plano diretor para as lagoas costeiras da região do rio Benevente localizadas nos municípios de Anchieta e Guarapari no estado do Espírito Santo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Integrante / Gilberto Fonseca Barroso - Coordenador.
-
2012 - Atual
Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Benevente, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar e implementar os instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Benevente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador.
-
2009 - 2012
Roteiro metodológico para Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas Santa Maria da Vitória e Jucu, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar roteiro metodológico para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos, de forma concomitante e participativa nas duas bacias hidrográficas mais importantes da Região Metropolitana da Grande Vitória - ES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Edmilson Costa Teixeira - Integrante / Cristina Fiorin Marinato - Integrante / Paulo Renato Paim - Integrante.
-
2009 - 2011
Plano Diretor das lagoas costeiras da região do rio Benevente (Anchieta e Guarapari/ES), Descrição: O projeto tem como objetivo estabelecer um plano diretor para as lagoas costeiras da região do rio Benevente localizadas nos municípios de Anchieta e Guarapari no estado do Espírito Santo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Integrante / Gilberto Fonseca Barroso - Coordenador.
-
2012 - Atual
Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Benevente, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar e implementar os instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Benevente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador.
-
2009 - 2012
Roteiro metodológico para Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas Santa Maria da Vitória e Jucu, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar roteiro metodológico para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos, de forma concomitante e participativa nas duas bacias hidrográficas mais importantes da Região Metropolitana da Grande Vitória - ES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Edmilson Costa Teixeira - Integrante / Cristina Fiorin Marinato - Integrante / Paulo Renato Paim - Integrante.
-
2009 - 2011
Plano Diretor das lagoas costeiras da região do rio Benevente (Anchieta e Guarapari/ES), Descrição: O projeto tem como objetivo estabelecer um plano diretor para as lagoas costeiras da região do rio Benevente localizadas nos municípios de Anchieta e Guarapari no estado do Espírito Santo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Integrante / Gilberto Fonseca Barroso - Coordenador.
-
2012 - 2015
Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Benevente, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar e implementar os instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Benevente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador.
-
2009 - 2012
Roteiro metodológico para Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas Santa Maria da Vitória e Jucu, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar roteiro metodológico para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos, de forma concomitante e participativa nas duas bacias hidrográficas mais importantes da Região Metropolitana da Grande Vitória - ES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Edmilson Costa Teixeira - Integrante / Cristina Fiorin Marinato - Integrante / Paulo Renato Paim - Integrante.
-
2009 - 2011
Plano Diretor das lagoas costeiras da região do rio Benevente (Anchieta e Guarapari/ES), Descrição: O projeto tem como objetivo estabelecer um plano diretor para as lagoas costeiras da região do rio Benevente localizadas nos municípios de Anchieta e Guarapari no estado do Espírito Santo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Integrante / Gilberto Fonseca Barroso - Coordenador.
-
2012 - 2015
Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Benevente, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar e implementar os instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Benevente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador.
-
2009 - 2012
Roteiro metodológico para Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas Santa Maria da Vitória e Jucu, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar roteiro metodológico para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos, de forma concomitante e participativa nas duas bacias hidrográficas mais importantes da Região Metropolitana da Grande Vitória - ES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Edmilson Costa Teixeira - Integrante / Cristina Fiorin Marinato - Integrante / Paulo Renato Paim - Integrante.
-
2009 - 2011
Plano Diretor das lagoas costeiras da região do rio Benevente (Anchieta e Guarapari/ES), Descrição: O projeto tem como objetivo estabelecer um plano diretor para as lagoas costeiras da região do rio Benevente localizadas nos municípios de Anchieta e Guarapari no estado do Espírito Santo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Integrante / Gilberto Fonseca Barroso - Coordenador.
-
2012 - 2015
Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Benevente, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar e implementar os instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Benevente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador.
-
2009 - 2012
Roteiro metodológico para Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas Santa Maria da Vitória e Jucu, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar roteiro metodológico para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos, de forma concomitante e participativa nas duas bacias hidrográficas mais importantes da Região Metropolitana da Grande Vitória - ES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Edmilson Costa Teixeira - Integrante / Cristina Fiorin Marinato - Integrante / Paulo Renato Paim - Integrante.
-
2009 - 2011
Plano Diretor das lagoas costeiras da região do rio Benevente (Anchieta e Guarapari/ES), Descrição: O projeto tem como objetivo estabelecer um plano diretor para as lagoas costeiras da região do rio Benevente localizadas nos municípios de Anchieta e Guarapari no estado do Espírito Santo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Integrante / Gilberto Fonseca Barroso - Coordenador.
-
2012 - 2015
Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Benevente, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar e implementar os instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Benevente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2009 - 2012
Roteiro metodológico para Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas Santa Maria da Vitória e Jucu, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar roteiro metodológico para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos, de forma concomitante e participativa nas duas bacias hidrográficas mais importantes da Região Metropolitana da Grande Vitória - ES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2009 - 2011
Plano Diretor das lagoas costeiras da região do rio Benevente (Anchieta e Guarapari/ES), Descrição: O projeto tem como objetivo estabelecer um plano diretor para as lagoas costeiras da região do rio Benevente localizadas nos municípios de Anchieta e Guarapari no estado do Espírito Santo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2012 - 2015
Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Benevente, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar e implementar os instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Benevente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador.
-
2009 - 2012
Roteiro metodológico para Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas Santa Maria da Vitória e Jucu, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar roteiro metodológico para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos, de forma concomitante e participativa nas duas bacias hidrográficas mais importantes da Região Metropolitana da Grande Vitória - ES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Edmilson Costa Teixeira - Integrante / Cristina Fiorin Marinato - Integrante / Paulo Renato Paim - Integrante.
-
2009 - 2011
Plano Diretor das lagoas costeiras da região do rio Benevente (Anchieta e Guarapari/ES), Descrição: O projeto tem como objetivo estabelecer um plano diretor para as lagoas costeiras da região do rio Benevente localizadas nos municípios de Anchieta e Guarapari no estado do Espírito Santo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Integrante / Gilberto Fonseca Barroso - Coordenador.
-
2012 - 2015
Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Benevente, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar e implementar os instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Benevente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador.
-
2009 - 2012
Roteiro metodológico para Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas Santa Maria da Vitória e Jucu, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar roteiro metodológico para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos, de forma concomitante e participativa nas duas bacias hidrográficas mais importantes da Região Metropolitana da Grande Vitória - ES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Edmilson Costa Teixeira - Integrante / Cristina Fiorin Marinato - Integrante / Paulo Renato Paim - Integrante.
-
2009 - 2011
Plano Diretor das lagoas costeiras da região do rio Benevente (Anchieta e Guarapari/ES), Descrição: O projeto tem como objetivo estabelecer um plano diretor para as lagoas costeiras da região do rio Benevente localizadas nos municípios de Anchieta e Guarapari no estado do Espírito Santo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Integrante / Gilberto Fonseca Barroso - Coordenador.
-
2012 - 2015
Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Benevente, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar e implementar os instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Benevente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador.
-
2009 - 2012
Roteiro metodológico para Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas Santa Maria da Vitória e Jucu, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar roteiro metodológico para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos, de forma concomitante e participativa nas duas bacias hidrográficas mais importantes da Região Metropolitana da Grande Vitória - ES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Edmilson Costa Teixeira - Integrante / Cristina Fiorin Marinato - Integrante / Paulo Renato Paim - Integrante.
-
2009 - 2011
Plano Diretor das lagoas costeiras da região do rio Benevente (Anchieta e Guarapari/ES), Descrição: O projeto tem como objetivo estabelecer um plano diretor para as lagoas costeiras da região do rio Benevente localizadas nos municípios de Anchieta e Guarapari no estado do Espírito Santo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Integrante / Gilberto Fonseca Barroso - Coordenador.
-
2012 - 2015
Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Benevente, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar e implementar os instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Benevente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador.
-
2009 - 2012
Roteiro metodológico para Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos das bacias hidrográficas Santa Maria da Vitória e Jucu, Descrição: O projeto tem como objetivo elaborar roteiro metodológico para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, enquadramento e plano de recursos hídricos, de forma concomitante e participativa nas duas bacias hidrográficas mais importantes da Região Metropolitana da Grande Vitória - ES. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Coordenador / Edmilson Costa Teixeira - Integrante / Cristina Fiorin Marinato - Integrante / Paulo Renato Paim - Integrante.
-
2009 - 2011
Plano Diretor das lagoas costeiras da região do rio Benevente (Anchieta e Guarapari/ES), Descrição: O projeto tem como objetivo estabelecer um plano diretor para as lagoas costeiras da região do rio Benevente localizadas nos municípios de Anchieta e Guarapari no estado do Espírito Santo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Monica Amorim Gonçalves - Integrante / Gilberto Fonseca Barroso - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo, Diretoria Presidente. , Rua Desembargador José Fortunato Ribeiro, Mata da Praia, 29066070 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 33476209
Experiência profissional
2022 - Atual
Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Sisplan ES, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenadora do Projeto Desenvolvimento de Sistema e Arranjos Institucionais para Monitoramento e Fomento à implementação dos Planos de Recursos Hídricos e Programas de Efetivação de Enquadramento.
2017 - Atual
Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestora de Projetos, Carga horária: 40
2014 - Atual
Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40
Outras informações:
Agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos da Agência Estadual de Recursos Hídricos onde atua como gestora de projetos realizando atividades relacionadas ao Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos com foco nos instrumentos Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos. Principais atividades: 1. Coordenação geral da elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (PERH/ES); 2. Coordenação geral da elaboração do Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas dos rios Itaúnas, São Mateus, Novo, Itapemirim e Itabapoana; 3. Membro da Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos (CT PNRH) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos 4. Coordenação técnica na elaboração do Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente (2014-2016); 5. Participação no Grupo de Trabalho (GT) para Unificação da porção capixaba da margem direita da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (2015-2016); 6. Representação institucional da AGERH em Comitês de Bacias Hidrográficas (2008-2016); 7. Participação no Grupo de Trabalho (GT) para proposição de posicionamento da AGERH sobre a aplicabilidade da Resolução CONAMA nº 357/2005 no âmbito da gestão de recursos hídricos, segundo abrangência definida na legislação referente à gestão das águas do Estado do Espírito Santo (2015-2017); 8. Articulação de parceria entre AGERH, FAPES e IJSN para elaboração do projeto de Apoio à implantação e Aperfeiçoamento dos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos e de Operacionalização da Política Nacional de Segurança de Barragens no Âmbito do Estado do Espírito Santo (2016-2017).
2019 - 2024
Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Planejamento, Pesquisa e Apoio ao, Carga horária: 40
Outras informações:
Gerente de Planejamento, Pesquisa e Apoio ao SIGERH/ES
2016 - 2016
Faculdade de Direito de VitóriaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Realização do Curso de Curta Duração "Sistema de Gestão de Recursos Hídricos.
2007 - 2014
Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos HídricosVínculo: Servidor Efetivo, Enquadramento Funcional: Analista de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Carga horária: 40
Outras informações:
Analista de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Diretoria de Recursos Hídricos com atuação na área de Planejamento de Bacias Hidrográficas e Apoio a Comitês. Desenvolveu os seguintes trabalhos: 1. Coordenação do projeto "Roteiro Metodológico para Enquadramento de corpos de água em classes e Plano de Recursos Hídricos nas bacias hidrográficas dos rios Santa Maria da Vitória e Jucu"; 2. Membro do Grupo de Acompanhamento Técnico do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce; 3. Membro da Câmara Técnica do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (CT Plano CBH Doce); 4. Membro da Câmara Técnica de Capacitação e Informação em Recursos Hídricos para a Bacia do Rio Doce (CTCI CBH Doce); 5. Membro do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região do Rio Benevente acompanhando os trabalhos de elaboração do Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente; 6. Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim com atuação na Região do Caparaó, estado do Espírito Santo acompanhando os trabalhos de elaboração do Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos; 7. Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu acompanhando a elaboração do Plano de Ação em Recursos Hídricos para a Bacia do Rio Guandu dentro do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce.
2005 - 2007
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto
Outras informações:
Atuação como Professora da Disciplina de Biologia e de Práticas de Laboratório em Biologia para o Ensino Médio.
2018 - Atual
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Permanente
Outras informações:
Docente Permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.
2004 - 2005
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Prática de Docência, Carga horária: 8
Outras informações:
Colaboradora nas Aulas Práticas das Disciplinas de Taxonomia de Plantas Avasculares e Tópicos Especiais em Biologia - Ecologia de Algas Continentais.
1995 - 2007
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações:
Professora das Disciplinas de Biologia, Química e Educação Ambiental para o Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo.
2004 - 2005
Centro Educacional Jardim da Penha - Colégio NacionalVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora das Disciplinas de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Rede Particular de Ensino no Estado do Espírito Santo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mônica Amorim Gonçalves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?