Edilaine Vagula
Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014); Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2004); possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1988). Atuou como docente na Educação à Distância na Universidade Norte do Paraná. Atualmente é professora do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Arte da Universidade Estadual de Londrina.Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, formação de professores, educação à distância, Tecnologia, avaliação da aprendizagem e docência universitária. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) - Inep para realizar avaliações externas de Instituições de Educação Superior (IES) e dos cursos de graduação em Pedagogia.
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação
2011 - 2014
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: FORMAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Profa Dra. Patrícia Lupion Torres. Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos; Tecnologia Educacional; Paradigma da Complexidade; Formação de professores; Educação Básica.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Educação
2002 - 2004
Universidade Estadual de Londrina
Título: A Habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio em um Curso de Pedagogia,Ano de Obtenção: 2004
Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin.Palavras-chave: Formação de Professores, Saberes Docente e Identid.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Metodologia da Ação Docente
1992 - 1994
Universidade Estadual de Londrina
Título: Proposta de Enfrentamento para a Evasão e a Repetência- Em busca de um Ensino de Qualidade
Orientador: Silza Pazello Valente
Pós-doutorado
2019
Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
2007 - 2008
PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional. (Carga horária: 689h). , Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
2007 - 2007
Uso de Tecnologias da Informação Ensino Superior. (Carga horária: 80h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
VAGULA, Edilaine . V Jornada de Didática - IV Seminário de Pesquisa do CEMAD: Docência - Saberes e práticas. 2018. (Outro).
VAGULA, Edilaine . IV Jornada de Didática - A Docência na Contemporaneidade e III Seminário de Pesquisa do CEMAD:. 2017. (Outro).
VAGULA, Edilaine . XVII SEMANA DE EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO E DILEMAS CONTEMPORÂNEOS. 2017. (Outro).
VAGULA, Edilaine . XVI Semana da Educação e o VI Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação: ?DESAFIOS ATUAIS PARA A EDUCAÇÃO?. 2015. (Congresso).
VAGULA, Edilaine ; Carvalho, Luciana R. R. . VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010 - Formação, Ética: Qual pesquisa?Qual Educação?. 2010. (Outro).
VAGULA, Edilaine . Ciclo de Leituras Paulo Freire - A atualidade da Pedagogia Freireana. 2007. (Outro).
VAGULA, Edilaine . VIII Semana da Educação - Docência: saberes e práticas. 2006. (Outro).
VAGULA, Edilaine ; Chueire C.Claudia ; Berbel, Neusi Aparecida Navas ; |Vasconcellos, Maura Morita . Oficinas Pedagógicas - aprender para ensinar. 2004. (Outro).
VAGULA, Edilaine . Oficinas Pedagógicas para a formação continuada de professores: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2003. (Outro).
VAGULA, Edilaine . I Mostra deTrabalhos de pesquisa desenvolvidos no estágio Supervisionado das Disciplinas Pedagógicas. 2002. (Outro).
Participação em eventos
II Congresso Internacional de Ensino (CONIEN). TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: UM DESAFIO PARA DOCENTES E DISCENTES. 2019. (Congresso).
V Jornada de Didática e IV Seminário de Pesquisa do CEMAD: Saberes e práticas da docência.A DIDÁTICA E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2018. (Seminário).
EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. "SUBSÍDIOS À CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O USO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS". 2017. (Congresso).
IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD.A Escola que Queremos. 2017. (Seminário).
XVII Semana da Educação - SEDU - Universidade Estadual de Londrina. A TEMÁTICA DA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NOVAS PERSPECTIVAS PARA OS PÓS-GRADUANDOS. 2017. (Congresso).
SEMANA PEDAGÓGICA - 1 SEMESTRE/2016 - NRE LONDRINA - 12 horas. 2016. (Seminário).
Formação em Ação - Oficinas Descentralizadas - 2 Sem/2015 - Professores e Especialistas. 2015. (Oficina).
V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO.PRÁTICAS DE LEITURA E ESPAÇO ESCOLAR: NOVAS POSSIBILIDADES. 2015. (Seminário).
V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO.AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E RECUPERAÇÃO PARALELA: IMPLICAÇÕS DAS CONCEPÇÕES DOCENTES. 2015. (Simpósio).
XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. O USO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Congresso).
XVI Semana da Educação e VI Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação em Educação- Desafios atuais para a Educação..Membro da Comissão científica - Avaliador AD HOC. 2015. (Simpósio).
III Jornada de Didática: desafios para a Docência e II Seminário de pesquisa do CEMAD. 2014. (Outra).
SEMANA PEDAGÓGICA JULHO/2014 - NRE:LONDRINA. 2014. (Encontro).
6 Congresso Nacional de Extensão Universitária e 15 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. A NOVA HISTÓRIA CULTURAL E A PRODUÇÃO DO SABER HISTÓRICO EM 3 MODELOS. 2012. (Congresso).
Escola Pública: Um espaço de promoção da aprendizagem. 2012. (Seminário).
A Escola Pública como espaço de promoção da aprendizagem. 2011. (Seminário).
IX Congreso Iberoamericano de Informática Educativa Especial- CIIEE. AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2011. (Congresso).
O Valor da Escola Pública. 2011. (Seminário).
X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE. Concepção e elementos constitutivos da identidade e do trabalho docente do professor universitário. 2011. (Congresso).
AS NECESSIDADES DA ESCOLA A PARTIR DE SEUS LIMITES E AVANÇOS. 2010. (Oficina).
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010 - Formação, Ética: Qual pesquisa?Qual Educação?.CONCEPÇÕES AVALIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO JUNTO A PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA EM LONDRINA. 2010. (Encontro).
ESTUDOS PARA DISCUSSÃO SOBRE CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2009. (Oficina).
Estudos para Organização e Elaboração do Plano de Ação da Escola. 2008. (Oficina).
O Currículo Frente aos Desafios Educacionais Contemporâneos. 2008. (Encontro).
Programa de Desenvolvimento Educacional 2007 - UEL / Pedagogia. 2008. (Outra).
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.O ENSINO DE METODOLOGIA DE CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2008. (Encontro).
XIV Encontro Nacional de Didátic e Prática de Ensino.Laboratório de Ensino Virtual: reflexões de uma expaeriencia em EAD. 2008. (Encontro).
X Semana da Educação.CONCEPÇÕES AVALIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO JUNTO A PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA EM LONDRINA. 2008. (Outra).
10 Encontro de atividades Científicas.Qual o papel da tarefa de casa?. 2007. (Encontro).
Curso de Férias -2007.Formaçaõa continuada: um repensar sobre a práxis pedagógica. 2007. (Outra).
Estudos para a Organizaçãodo Trabalho Pedagógico da Escola. 2007. (Outra).
III Ciclo de Leituras Paulo Freire.A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2007. (Outra).
IV Encontro sobre Estudos com a Metodologia da Problematização. 2007. (Encontro).
IX Semana da Educação - Política e Gestão da Educação: dilemas e perspectivas. Coordenadora de Mesa Temática: Ensino Fundamental. 2007. (Congresso).
Reflexões para Implementação do Projeto Político-Pedagógico. 2007. (Oficina).
VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - V Encontro |Nacional de Atendimento ao Escolar Hospitalar. Formando o professor-pesquisador: lições apreendidas no processo de ensino com pesquisa. 2007. (Congresso).
Estudos para a Organização do Trabalho Pedagógico da Escola. 2006. (Oficina).
Estudos para a Organização do Trabalho Pedagógico da Escola. 2006. (Oficina).
Grupo de Estudos Pedagógicos em Educação de Jovens e Adultos.Grupo de Estudos Pedagógicos em Educação de Jovens e Adultos. 2006. (Outra).
VIII Semana da Educação - Docência: saberes e prátiocas.(In) Disciplina Escolar: gestão de sala e auto-organização dos alunos. 2006. (Outra).
Curso de Italiano - Módulo I. 2005. (Outra).
III Mesa-Temática do Programa de Mestrado em Educação: Educação E Fundamentalismo. 2005. (Outra).
VII Semana da Educação - A formação do Pedagogo: perspectivas de atuação e compromisso social. VII SEmana da Educação - A formação do Pedagogo: perspectivas de atuação e compromisso social. 2005. (Congresso).
A Orientação e Supervisão Educacional no atual contexto escolar.A Orientação e a Supervisão Educacional no atual contexto escolar. 2004. (Outra).
II Encontro sobre Estudos com a Metodologia da Problematização.II Encontro sobre Estudos com a Metodologia da Problematização. 2004. (Encontro).
III Encontro Nacional de Estágios - Por uma Política Nacional de Estágios.II Encontro Nacional de Estágios - Por uma Política Nacional de Estágios. 2004. (Oficina).
III Encontro Nacional de Estágios - Por uma Política Nacional de Estágios.II Encontro Nacional de Estágios - Por uma Política Nacional de Estágios. 2004. (Encontro).
Oficinas Pedagógicas - aprender para ensinar.Oficinas Pedagógicas - aprender para ensinar. 2004. (Oficina).
Reflexões sobre o ensinar e o aprender.Reflexões sobre o ensinar e o aprender. 2004. (Encontro).
Tarefa de casa - uma violência consentida.Tarefa de casa - uma violência consentida?. 2004. (Outra).
Tendências nas Políticas deEducação Superior do MEC - A CONAES e o novo sistema de Avaliação - SINAES.Tendências na Política de Educação Superior do MEC - A CONAES e o novo sistema de Avaliação - SINAES. 2004. (Outra).
VI Colóquio sobre Questões Curriculares, II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. VI Colóquio sobre Questões Curriculares - II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares - Currículo: Pensar, Inventar, Diferir. 2004. (Congresso).
VI Semana da Educação - II Encontro de Educação Infantil - III Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia.VI Semana da Educação - II Encontro de Educação Infantil - III Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia. 2004. (Encontro).
XII Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino.XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).
I Encontro sobre Estudos com a Metodologia da Problematização.I Encontro sobre Estudos com a Metodologia da Problematização. 2003. (Encontro).
Oficina Pedagógica para a FOrmação de Professores- Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Oficina Pedagógica para Formação de Professores - Educação Infantil e Anos Iniciais de Ensino Fundamental. 2003. (Oficina).
V Semana da Educação - I Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia - Perspectivas do trabalho do profissional em Educação. V Semana de Educação - I Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia - Perspectivas do trabalho do profissional em Educação. 2003. (Congresso).
XII Curso de Atualização em Novas Tecnologias e Projetos Educacionais.XII Curso de Atualização em Novas Tecnologias e Projetos Educacionais. 2003. (Outra).
II Congresso Professor - Educador. II Congresso Professor - Educador. 2002. (Congresso).
I Mostra de Trabalhos de pesquisa desenvolvidos no estágio das Disciplinas Pedagógicas.I Mostra de Trabalhos de pesquisa desenvolvidos no estágio das Disciplinas Pedagógicas. 2002. (Outra).
I Mostra de Trabalhos de Pesquisa desenvolvidos no Estágio das Disciplinas Pedagógicas.I Mostra de Trabalhos de Pesquisa desenvolvidos no Estágio das Disciplinas Pedagógicas. 2002. (Oficina).
I Mostra de Trabalhos de Pesquisa desenvolvidos no Estágio Supervisionado das Disciplinas Pedagógicas..Oficina Pedagógica - Estágio das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. 2002. (Oficina).
I Encontro de Orientadores e Supervisores Educacionais.Gepose - I Encontro de Orientadores e supervisores Educacionais. 2001. (Encontro).
I Encontro Regional de Profissionais da Educação.I Encontro Regional de Profissionais da Educação. 2000. (Encontro).
O Potencial da Metodologia da Problematização para o GEPOSE.O Potencial da Metodologia da Problematização para o GEPOSE. 2000. (Outra).
Participação em bancas
GASPARIN, J. L.;VAGULA, Edilaine; SAITO, H. T. I.; AUADA, V. G. C.. FIGURAS DE LINGUAGEM NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL POR MEIO DA METODOLOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. 2019. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual de Maringá.
JESUS, Adriana R.;VAGULA, Edilaine; NEGRI, P. S.. Metodologias ativas: desafios e possibilidades no campo da docência na educação superior.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina.
JESUS, Adriana R.;VAGULA, Edilaine; Chueire C.Claudia. Curriculo e ensino: uma analise dos cursos de especialização em docência na educação superior.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina.
OLIVEIRA, C. C.; NEGRI, P. S.;VAGULA, Edilaine. O enfermeiro professor e a sua formação pedagógica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; JESUS, Adriana R.; RIBEIRO, K.. A inclusão da pessoa com deficiencia no ensino superior e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual de Londrina.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; JESUS, Adriana R.; FRANCO, S. A. P.. Reflexões sobre a adesão do sistema de Seleção Unificada (SISU) na Universidade Estadual de Londrina. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina.
MELLO, D. E.; Figueirol, Monica maria Teixeira;VAGULA, Edilaine. . A produção científica sobre Blended Learning no Brasil: um estudo bibliográfico. 2017. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina.
MORAES, D. F.; MELLO, D. E.;VAGULA, Edilaine. O uso pedagógico do vídeo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina.
JESUS, Adriana R.;VAGULA, Edilaine; MELLO, D. E.. . Representações sociais da EaD no Ensino superior em Londrina.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; MORAES, D. F.; JESUS, Adriana R.. As contribuições teóricas da disciplina de Metodologia de Ensino no curso de Letras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
MORAES, D. F.; MELLO, D. E.;VAGULA, Edilaine. O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; NASCIMENTO, M. M.; PALMA, R.. . DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA; OS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
RUIZ, M. J. F.;VAGULA, Edilaine; PIASSA, Z. A. C.. Educação, capitalismo: uma reflexão necessária na escola. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
PIASSA, Z. A. C.;VAGULA, Edilaine; JESUS, Adriana R.. Sala de apoio à aprendizagem de Língua Portuguesa do Estado do Paraná: limites e possibilidades para uma educação de Qualidade: uma análise histórica do descaso das séries iniciais para a classe popular. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
OLIVEIRA, Marta R. Furlan;VAGULA, Edilaine; MARCONDES, Martha A. S.. A relação do adolescente com a literatura na era da cultura digital: um estudo sobre a leitura em escolas públicas de Londrina. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
VALENTE, S. P.;VAGULA, Edilaine; MARCONDES, Martha A. S.. Avaliação Formativa no ensino superior: relato de experiencias. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Educacional) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; PIASSA, Z. A. C.; JESUS, Adriana R.. Concepções Avalativas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Educacional) - Universidade Estadual de Londrina.
PIASSA, Z. A. C.;VAGULA, Edilaine. Professor Pedagogo: o apoio à sua atuação nas Escolas Públicas do Estado do Paraná. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
OLIVEIRA, Diene Eire de Melo Bortotti;VAGULA, Edilaine; MARCONDES, Martha A. S.. Formação de professores do curso de Arquitetura e Urbanismo. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
PIASSA, Z. A. C.;VAGULA, Edilaine. Educação de Jovens e Adultos: Análise Crítica da História, dos primórdios aos Programas Brasil Alfabetizado e Paraná Alfabetizado. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Estadual de Londrina.
VALENTE, S. P.;VAGULA, Edilaine; HIDALGO, L. A.. Conselho de Classe: análise crítico/reflexiva de uma prática vivenciada. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Educacional) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; VALENTE, S. P.; REZENDE, L. A.. A relevância da disciplina de Didática nas Licenciaturas. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
FERREIRA, M. G.; Perrude, M.R. da;VAGULA, Edilaine. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? ESTADO DA ARTE (2009 ? 2020. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; FRANCO, S. A. P.; ALVES, R. C.. O uso e a apropriação das tecnologias como ferramenta de aprendizagem por discentes de um curso de Artes Visuais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
SALERNO, S. K.;VAGULA, Edilaine; Lopes, R.S.P.. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: Político ou Burocrático.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; LEITE, Sandra Regina Mantovani; SILVA, G.F. da. Avaliação da aprendizagem e boas práticas com o uso das tecnologias educacionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
MORAES, D. F.; MELLO, D. E.;VAGULA, Edilaine. As tecnologias digitais nas práticas educativas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; PRADO, D. N.M.; LEITE, Sandra Regina Mantovani. A apropriação das Tecnologias da Informação e comunicação por discentes de um curso de graduação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, EDILAINE; MELLO, D. E.; PIASSA, Z. A. C.. Escola e tecnologia educacional: desafios contemporâneos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; MELLO, D. E.; LUPPI, M.. O uso do vídeo como instrumento de aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; FRANCO, S.; MELLO, D. E.. O repensar da prática avaliativa: um desafio na educação infantil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
LUPPI, M.; FRANCO, S.;VAGULA, Edilaine. .A prática pedagógica na perspectiva histórico crítica.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
FRANCO, S.; LUPPI, M.;VAGULA, Edilaine. Avaliação da Aprendizagem e suas representações sociais: um olhar para licenciatura.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; FRANCO, S.; LUPPI, M.. Desafios, benefícios e dificuldades no Ensino à Distância: o olhar dos professores que atuam nesta modalidade de educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; FRANCO, S.; LUPPI, M.. Dilemas do egresso do Curso de Pedagogia.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; FRANCO, S.; LUPPI, M.. .As contribuições da avaliação da Aprendizagem presentes nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná para a Formação do Licenciado em Letras.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; FRANCO, S.; SILVA, R.. O ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais nos Anos Iniciais: uma prática interdisciplinar.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; OLIVEIRA, Diene Eire de Melo Bortotti; FRANCO, S.. O repensar da prática avaliativa: um desafio na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; FRANCO, S.; LUPPI, M.. O portfólio como instrumento avaliativo no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; LUPPI, M.; FRANCO, S.. Almeida Depoli.Fracasso Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; LUPPI, M.; FRANCO, S.. Leitura e Ensino: as contribuições dos docentes do Curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
FRANCO, S.;VAGULA, Edilaine; LUPPI, M.. O ato de ler e a ação do professor no Ensino Superior. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; RIBEIRO, K.; OLIVEIRA, Diene Eire de Melo Bortotti. A importância da autoavaliação no processo de ensino e aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; NASCIMENTO, M. M.; FRANCO, S.. Formação dos Professores do Curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual no Norte do Paraná.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
MORAES, D. F.;VAGULA, Edilaine; NASCIMENTO, M. M.. Avaliação da Aprendizagem: concepções e características no discurso discente.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
LUPPI, M.;VAGULA, Edilaine; FRANCO, S.. .AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM OLHAR PARA LICENCIATURA E SEUS FUTUROS PROFESSORES.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina.
Chueire C.Claudia;VAGULA, Edilaine; RUIZ, M. J. F.. As metodologias de ensino facilitadoras da aprendizagem no curso de Pedagogia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
Chueire C.Claudia;VAGULA, Edilaine; RUIZ, M. J. F.; JESUS, Adriana R.. Dilemas na Formação de Professores para a Escola Básica em Londrina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
AGUIAR, Beatriz Carmo de Lima; HUMMEL, E. I.;VAGULA, Edilaine. A informática na Educação Infantil: perspectivas dos professores em frelação ao uso do computador em sala de aula.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
JESUS, Adriana R.;VAGULA, Edilaine; Silva, Anilde T, T.. Mídia Criança e Consumo: alguns desafios e possibilidades para o contexto escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
JESUS, Adriana R.;VAGULA, Edilaine; Silva, Anilde T, T.. Mídia, Infancia e Educação: um estudo quanto a percepção de crianças frente programas sensacionalistas que exploram a violencia.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; AGUIAR, Beatriz Carmo de Lima; JESUS, Adriana R.. O Bom professor na perspectiva dos alunos de um curso de formação de professores em nível médio.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; AGUIAR, Beatriz Carmo de Lima; JESUS, Adriana R.. O Cuidar e o Educar no cotidiano do berçário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; JESUS, Adriana R.; RUIZ, M. J. F.. O projeto político-pedagógico como instrumento teórico-metodológico de intervenção na realidade escolar.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; Bandeira, Nilda; Steinle, Marlizete C. B.. Autonomia: um desafio a ser conquistado desde a educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná.
VAGULA, Edilaine; Steinle, Marlizete C. B.; Bandeira, Nilda. Brinquedoteca: um olhar do educador infantil sobre a ludicidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná.
VAGULA, Edilaine; Steinle, Marlizete C. B.; Bandeira, Nilda. Contrapondo a teoria e a prática da educação infantil na organização do trabalho pedagógico em berçário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná.
VAGULA, Edilaine; SUZUKI, Juliana, T. F.. Cyberinfância: a relação da criança com a internet e seus efeitos na educação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná.
VAGULA, Edilaine; SUZUKI, Juliana, T. F.. O computador na escola: dilemas e perspectivas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná.
VAGULA, Edilaine; SUZUKI, Juliana, T. F.. M. Berzotti.Mídia Televisa na educação infantil: uma visão de pais e professores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná.
VAGULA, Edilaine. A importância da Motivação na relação ensino-aprendizagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine. Formação continuada sim ou não. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine. A contribuição da Filosofia da Educação para a formação do professor em Joaquim Severino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine. Diversidade Cultural: refletindo suas implicações no âmbito educacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine. A formação inicial para professores da Educação Infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine. Vivência e estruturação do esquema corporal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; HIDALGO, A.; COSTA, V. V.. A Orientação Profissional no Ensino Médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; COSTA, V. V.; SANTOS, A. R. J.. Leitura e Escrita: desafios e perspectivas no âmbito escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; PIASSA, Z. A. C.; HIDALGO, L. A.. Supervisão Escolar. 2005. Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; MORAES, D. F.; Chueire C.Claudia. Processo seletivo contratação professor colaborador. 2020. Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; MELLO, D. E.; SILVA, A. L. F.. Processo seletivo para professor colaborador. 2019. Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; FERREIRA, Ana Lucia; AGUIAR, Beatriz Carmo de Lima. Banca de Avaliação Interníveis - docente. 2018. Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; MELLO, D. E.; FRANCO, S. A. P.. Processo seletivo para professor colaborador.. 2016. Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; SILVA, M. R. S.; Czernisz, E.C.S.; Silva, Anilde T, T.. Banca avaliadora no processo de transposicao interníveis de Gilma Aparecido Altran, Gilmara Lupion e Jaqueline Delgado Paschoal. 2008. Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; Czernisz, E.C.S.; Silva, Anilde T, T.; SILVA, M. R. S.. Banca avaliadora no processo de transposicao interníveis de Angela Galizzi Vieira Gomide e Marleide da Silva Perrude. 2008. Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine. A Relação professor-aluno-conteúdo de ensino. 2008. Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine. Educação à distancia: passado e perspectivas. 2008. Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine. Educação e Mídia: experiência sócio-educativa na Escola Municipal Olavo Soares Barros de Cambe. 2008. Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; SANTANA, J. P.; TANACA, J.J.C.; PEREIRA, Ana C; JORGE< M. A. Coordenadora da Mesa Temática: Ensino Fundamental - IX Semana da Educação - Política e Gestão da Educação: dilemas e perspectivas. 2007. Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine; PIRES, R. C.; XAVIER, E. M.; SANTOS, A. S.; SIENA, C. A.; SANTOS, E. O.; PADUA, G. C.; CARDOSO, M. S.; CARVALHO, P. P.; BIATO, J. S.. Sessão de Comunicação Oral - VII Semana da Educação - A formação do Pedagogo: perspectivas de atuação e compromisso social. 2005. Universidade Estadual de Londrina.
VAGULA, Edilaine. Sessão de Comunicação Oral do Eixo 5: Educação Infantil e Ensino Fundamental - Temática: Ensino. 2003. Universidade Estadual de Londrina.
Orientou
A DIDÁTICA E O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO CURSO DE DIREITO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A avaliação da aprendizagem no ensino de Química: uma reflexão com professores do ensino superior; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A formação profissional do tecnólogo em Estética: o mercado de trabalho e o exercício da docência; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A TEMÁTICA DA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EMDOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NOVAS PERSPECTIVASPARA OS PÓS-GRADUANDOS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU): REFLEXÕES INICIAISDA INSERÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE APOIO AO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS LICENCIANDOS DE LETRAS VERNÁCULAS E CLÁSSICAS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A LEGITIMIDADE DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A AVALIAÇÃO NA EAD: RELAÇÃO TUTOR - ALUNO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de Especialização em Educação à Distância) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Avaliação Formativa; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Reflexões sobre as modalidades da avaliação educacional: diagnóstica, formativa e somativa; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Tendencias Pedagógicas e modelos avaliativos: perspectivas no processo de ensino e aprendizagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Avaliação no Ensino Superior: limites e possibilidades; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A influencia da capoeira para uma melhor qualidade de vida e desempenho motor em escolares da educação básica; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçãoem Fisiologia do Exercício) - Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista; Orientador: Edilaine Vagula;
Aprendizagem Significativa; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR:reflexões sobre suas funções e finalidades no âmbito educacional; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Concepções Avaliativas: um olhar sobre a avaliação na educação de jovens e adultos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A trajetória da orientação educacional e o contexto atual; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A trajetória da orientação educacional e o contexto atual; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
O orientador educacional e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Orientação Educacional: desafios do cotidiano escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Orientação Educacional: violencia e agressividade; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A prática docente: um foco no currículo por competencias; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A Psicopedagogia na relação família e escola; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Centro Universitário Salesiano Auxilium; Orientador: Edilaine Vagula;
O uso do brinquedo na Educação Infantil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
O professpor e a prevenção da violência doméstica contra crianças e adolescentes na rede escolar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
Venzon; Motivação em Supervisão Escolar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
O cargo: uma administração horizontal; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Ortolan; Roselei Perin; Os novos caminhos da gestão escolar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Miranda; A Gestão do Projeto Político-Pedagógico; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Gestão Democrática e participativa no ensino público; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Refletindo sobre o fracasso escolar dos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Roncatto; Suzana F; Colla; A importância da integração família e escola; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Bolsoni; Salete Z; Bolsoni; A família como parte do processo de gestão escolar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Planejamento escolar: um ato coletivo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A importância das práticas de projetos e pesquisa no contexto escolar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Gestão eficaz: fundamento para o diferencial; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A Importância da Leitura em relação a gestores; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Inteligências Múltiplas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
O papel do gestor na integração entre família e escola; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Distúrbios do Comportamento; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
O papel do professor como motivador da aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
O papel do supervisor na formação continuada de professores; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração, Supervisão e Orientação Educacional) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Avaliação no Curso de Design; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Avaliação no Ensino Superio: limites e possibilidades; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
O estágio nos cursos de formação docente; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Síndrome de Down: limites e possibilidades da mediação do professor; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
Educação Especial: uma visão histórica; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
Transtorno de déficit de atenção na sala de aula: um estudo com educadores; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
Inclusão do aluno com deficiência mental no Ensino Regular; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
Inclusão do portador de necessidades especias no contexto educacional; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
A influência da psicomotricidade na aprendizagem do aluno portador de necessidades especias; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
A comunidade surda Cianortense; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
A contribuição da psicomotricidade no processo de alfabetização; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
A importãncia da família no trabalho com crianças portadores de paralisia cerebral; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
Transtorno de Déficit de Atenção-Hiperatividade: a criança, o adolescente e o TDAH; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
Uma análise sobr o deficiente na obra O Crime do Padre Amaro; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
Como trabalhar a sexualidade com os educandos com necessidades educacionais especiais; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
A influência da música em crianças com necessidades educacionais especiais; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
A literatura infanto-juvenil e a deficiência física na obra Papai não é Perfeito; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
As limitações do sistema educacional brasileiro frente à Educação Especial; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
Deficiência mental: diagnóstico e atendmento educacional; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
O deficiente auditivo e o desenvolvimento da linguagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
S; F; Martins; A importãncia dos gestores no processo educacional; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
DificuldadesX Deficiências: como detectá-las; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
A Inclusão do Deficiente Visual na Escola Regular; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
Nabas; Orientações para o ensino de portadores de Síndrome de Down; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
dos S; Campagnoli; A influência da Psicomotricidade na ação educativa; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
Como se processa o ensino-aprendizagem em crianças autistas; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
O processo ensino-aprendizagem e a critividade em alunos portadores de necessidades especiais; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba; Orientador: Edilaine Vagula;
A Psicopedagogia na relação família-escola; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Centro Universitário Salesiano Auxilium; Orientador: Edilaine Vagula;
Disciplina: um teor interdisciplinar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
O desenvolvimento e o aprendizado do indivíduo com deficiência múltipla; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
Transtorno de Défit de Atenção: hiperatividade e a Psicopedagogia; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
Jogos e regras no processo de ensino-aprendizagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
Distúrbios de Comportamento; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
O Processo de alfabetização nas séries iniciais do Ensino fundamental; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Faculdades Integradas do valedo Ivaí; Orientador: Edilaine Vagula;
A inclusão dos jovens e adultos na escola; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Faculdades Integradas do valedo Ivaí; Orientador: Edilaine Vagula;
e Silva/Eni Alves; A influência das Artes Cênicas no comportamento de alunos com condutas típicas; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Faculdades Integradas Vale do Ivaí; Orientador: Edilaine Vagula;
Leão/ Marta da S; Leão; A Ortografia como forma de inclusão; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Faculdades Integradas Vale do Ivaí; Orientador: Edilaine Vagula;
de Araújo/Luciano de M; Falconi/ Rafael Hamamo; A Educação Física no processo de inclusão de alunos com necessidades auditivas especiais; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Faculdades Integradas Vale do Ivaí; Orientador: Edilaine Vagula;
A Inclusão do portador de necessidades educativas especiais no cotidiano escolar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Faculdades Integradas Vale do Ivaí; Orientador: Edilaine Vagula;
Disciplina: um teor interdisciplinar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
Síndrome de Down: práticas inclusivas e preconceito; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
Dificuldades de aprendizagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e a Psicopedagogia; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
Educação Infantil: sua importância, seu desenvolvimento e seus desafios; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Educacional) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
O Lúdico como recurso para favorecer alunos com dificuldades de aprendizagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Faculdades Integradas Vale do Ivaí; Orientador: Edilaine Vagula;
Família e Escola: qualidade de vida familiar como propulsora do êxito na vida e na escola; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
Transtorno de Déficit de atenção: Hiperatividade e a Psicopedagogia; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Votuporanga; Orientador: Edilaine Vagula;
Scherer; O papel do coordenador pedagógico no processo de ensino-aprendizagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Cardoso/ Ivete Benini Alberton/Adriane Botignol; Supervisão Escolar: ação e reflexão; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Beltrão/Maria Elisa Dal Aqua/Jozelma Moura; A importância do planejamento na escola; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Sacramento/Marilêi de Fátima dos Santos; Supervisão escolar: encontros e desencontros de uma profissão; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Iekierski/Vera Regina M; Fuhrmann; A pesquisa na escola: um aporte teórico; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
F; Zini/Inajara Cerentini; O papel do coordenador pedagógica na formação e ação dos docentes; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Orientação Educaciona: relações humanas no contexto social e educativo; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
O papel do Orientador Educacional no contexto escolar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Educação Coorporativa; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
da Silva; Orientação sexual: um desafio aos educadores; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Escola ciclada e escola seriada; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Comportamento ético do professor e sua prática pedagógica; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Pedrosa/Josiane V; De Aquino/Laide B de Araújo; O papel do Orientador Educacional em uma escola de formação de docentes; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Os projetos de trabalho no contexto escolar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
O Lúdico como recurso para favorecer alunos com dificuldades de aprendizagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Faculdades Integradas Vale do Ivaí; Orientador: Edilaine Vagula;
FRACASSO ESCOLAR:UMA LEITURA PSICOPEDAGÓGICA; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogi) - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium; Orientador: Edilaine Vagula;
A literatura na educação infantil: refletindo sobre as possibilidades teórico-metodológicas; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Edilaine Vagula;
A formação do leitor na Educação Infantil e o papel do professor; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Edilaine Vagula;
O letramento na sal de aulae suas implicações na hipótese pré-silábica: o desafio de como alfabetizar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Edilaine Vagula;
O papel do professor alfabetizador nas séries iniciais: uma proposta construtivista; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Edilaine Vagula;
Jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na Educação Infantil; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Edilaine Vagula;
O incentivo à leitura no Ensino Fundamental; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Edilaine Vagula;
Alfabetização desafiadora: novas exigências e possibilidades para o professor; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Edilaine Vagula;
Avaliação Educacional: ênfase no aprender; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Edilaine Vagula;
Fracasso Escolar: desafios para o professor alfabetizador; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Edilaine Vagula;
A Formação dos Professores na contemporaneidade: uma perspectiva interdisciplinar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A afetividade na construção do conhecimento; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Violência e Paz na escola: as ações do gestor escolar que visam a redução da violência e a promoção da paz; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Orientação Educacional no processo de mudança da escola; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A gestão democrática no contexto da violência escolar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Gestão participativa: relação família-escola; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Reflexões sobre a atuação do professor em sala de aula e suas implicações na aprendizagem escolar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A formação dos professores para a realização de uma escola plena e cidadã; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Ortigara; Gestão escolar e a questão disciplinar: contribuindo para a formação de valores; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Autoconceito e auto-estima no processo ensino-aprendizagem; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Articulaçõ dos saberes teóricos e das práticas docentes; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A interação professor-aluno no contexto escolar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A eleição do diretor e a democracia na escola; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A dinâmica da Orientação Escolar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Espaços Educativos) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
As Leis que amparam os Portadores de Necessidades Especiais; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Edilaine Vagula;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A DEFINIÇÃO DO FUTURO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
TECNOLOGIA: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA SEU USO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
PEDAGOGIA DE SCHOENSTATT: DESCRIÇÃO DO PENSAMENTO DE KENTENICH; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
O uso do vídeo como instrumento de aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
O Portfólio como técnica avaliativa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
TÉCNICAS E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
ESCOLA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
O REPENSAR DA PRÁTICA AVALIATIVA: Um Desafio na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
DILEMAS DO EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
DESAFIOS, BENEFÍCIOS E DIFICULDADES NO ENSINO A DISTANCIA: O OLHAR DOS PROFESSORES QUE ATUAM NESTA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
PEDAGOGIA / KETELIN LIA FERREIRA SANTOS - O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A IMPORTÂNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
PLANEJAMENTO DE ENSINO NO COTIDIANO ESCOLAR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
CONTEXTO HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO: IMPLICAÇÕES E DIMENSÕES; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ensinando de forma lúdica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
LIMITES E POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COM A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
O cuidar e o educar no cotidiano do berçário; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
O Projeto político-pedagógico como instrumento teórico-metodológico de intervenção na realidade escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
O ?BOM PROFESSOR? NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Autonomia: um desafio a ser conquistado desde a Educação Infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Contrapondo a teoria e a prática do educador infantil na organização do trabalho pedagógico no berçário; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
Briquedoteca: Um olhar do Educador Infantil sobre a Ludicidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edilaine Vagula;
A Metodologia da Problematização e a formação de professores em nível médio: buscando caminhos para uma prática reflexiva; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Planejamento de ensino e trabalho coletivo: subsídios para transformação no curso de magistério; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A importância da leitura no Ensino Fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Trabalhando o lúdico na aprendizagem da Matemática; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Leitura em ação: uma viagem dos livros para o mundo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Refletindo sobre questões ambientais no Ensino Fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A contribuição do estágio supervisionado na formação de professores em nível médio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A formação de professores do curso normal e as implicações que envolvem as necessidades das Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
O trabalho em grupo nos cursos de formação de professores em nível médio: sua relevância como metodologia propiciadora de conteúdos atitudinais em sala de aula; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A formação de professores no curso de Magistério; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Alfabetização e ludicidade: reflexão sobre a multiplicidade de temas abordados na 1ª série do Ensino Fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Alimentação Alternativa; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Mergulho ao mundo da imaginação; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
; Aprender a escrever; ; ; para gostar é só começar: um estudo realizado junto a alunos da 4ª série do Ensino Fundamental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A produção de textos no Ensino Fundamental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Práticas avaliativas na formação docente a nível Médio; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A prática de formação do curso normal superior sequencial no IEEL; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Evasão Escolar: um estudo exploratório; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Concepções e Práticas Avaliativas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Os desafios da Leitura no Ensino Fundamental; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Hiperatividade em Crianças de Anos Iniciais; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Como utilizar recursos audiovisuais em sala de aula; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Jogos na Educação Infantil: o brincar e o aprender; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Educador Infantil também se forma na Escola; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
As dimensões da formação do educador infantil; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Avaliação: o olhar de quem avalia e de quem é avaliado; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Formação de professores: refletindo sobre a docência; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Histórias em quadrinho: um recurso alternativo para ensinar a leitura; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A natureza do trabalho metodológico na educação de jovens e adultos e o trabalho do educador Paulo Freire; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Refletindo sobre o processo de formação de Leitores; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A importância da produção de texto no ambiente escolar; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Meios de comunicação e a educação; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
A criança e o mundo de hoje; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Incentivando o hábito de leitura através de atividades lúdicas; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilaine Vagula;
Produções bibliográficas
-
VAGULA, Edilaine ; GASPARIN, J. L. ; Mari Clair Moro Nascimento . ECNOLOGIA, REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO: PRODUÇÃO COLABORATIVA DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE QUÍMICA. EDUCAÇÃO EM DEBATE (UFC) , v. 1, p. 168-185, 2021.
-
VAGULA, Edilaine ; NASCIMENTO, M. M. ; GASPARIN, J. L. . EDUCAÇÃO, DIDÁTICA E PEDAGOGIA: A INTERLOCUÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O SENSO COMUM. NUANCES , v. 30, p. 284-298, 2019.
-
Zompero, Andreia de Freitas ; ANDRADE, M. A. B. S. ; MASTELARI, T. B. ; VAGULA, Edilaine . ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E APROXIMAÇÕES COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 11, p. 222-238, 2019.
-
VAGULA, Edilaine ; Mari Clair Moro Nascimento . ESTÁGIO CURRICULAR: POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DO HABITUS DOCENTE. REVISTA FAED - UNEMAT , v. 1, p. 215-236, 2019.
-
CORASARRI, SIMONE VIANA ; VAGULA, EDILAINE ; NASCIMENTO, MARI CLAIR MORO . A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EIXO MOVIMENTO. TEMAS EM EDUCACAO , v. 27, p. 4-26, 2018.
-
VAGULA, Edilaine . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: RELATO DO USO DO GRUPO FOCAL EM OFICINAS PEDAGÓGICAS. Plures Humanidades , v. 19, p. 267, 2018.
-
VAGULA, Edilaine ; NASCIMENTO, M. M. ; MARINHEIRO, E. L. . Recursos Educacionais Abertos - Padrões de Licenças para Arquivos Abertos. Revista Paradoxos , v. 3, p. 74-83, 2018.
-
VAGULA, Edilaine . RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE SUBSIDIAM A SUA CONSTRUÇÃO. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 12, p. 531-546, 2017.
-
VAGULA, Edilaine . PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E TECNOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM. Artefactum (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 1-12-12, 2015.
-
VAGULA, Edilaine ; SIMM, J. F. ; SILVA, S. F. K. . A prática pedagógica nos estágios curriculares: reflexão sobre a formação docente. Revista Cadernos de Pesquisa em Educação , v. 19, p. 119-143, 2015.
-
VAGULA, Edilaine . Recursos educacionais abertos e formação de professores. Revista Hipótese , v. 1, p. 139-160, 2015.
-
VAGULA, Edilaine ; BEHRENS, M. A. ; TORRES, P. L. . Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: o Uso do Portfólio como Técnica Avaliativa. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação , v. 16, p. 35-40, 2015.
-
VAGULA, Edilaine ; BEHRENS, M. A. . Formação de professores e o exercício da docência numa visão complexa na educação a distância. Horizontes , v. 30, p. 69-77, 2012.
-
VAGULA, Edilaine . Reflexões sobre a Inclusão de Educandos Especiais no Ensino superior na Modalidade EAD. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação , v. 9, p. 105-110, 2008.
-
VAGULA, Edilaine . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS DA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA. Revista do IESP , v. 1, p. 69-80, 2007.
-
VAGULA, Edilaine ; SILVA, M. J. R. . Reflexões sobre a deficiencia em "O Crime do Padre Amaro" de Eça de Queiróz: a inclusão social. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação , v. 8, p. 19-24, 2007.
-
VAGULA, Edilaine . Trabalho, tempo e cultura: olhares avaliativos na educação de jovens e adultos. Pesquisas e Práticas Psicossociais , v. 1, p. 34-48, 2006.
-
VAGULA, Edilaine . O Professor: seus saberes e sua identidade. FLF.EDU , Fortaleza - CE, v. 04, n.01, p. 103-116, 2005.
-
VAGULA, Edilaine ; JESUS, Adriana R. (Org.) . Educação Superior: Saberes e Práticas na Docência. 1. ed. Curitiba-PR: CRV, 2018. v. 1. 202p .
-
VAGULA, Edilaine ; VEDOATO, S. C. M. . Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais. 1. ed. Londrina-PR: Universidade Norte do Paraná, 2014. v. 0. 197p .
-
VAGULA, Edilaine . Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: reflexão e pesquisa. 1. ed. São Paulo-SP: Pearson Education do Brasil, 2013.
-
VAGULA, Edilaine ; RAMPAZZO, S. R. R. ; STEINLE, M. C. B. . Avaliação e Ação Docente. 1. ed. São Paulo-SP: Pearson Education do Brasil, 2012. v. 0. 188p .
-
VAGULA, Edilaine ; Locatelli, Adriana Cristine Dias . Fundamentos da educação especial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. v. 1.
-
VAGULA, Edilaine ; RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis Rampazzo ; SANTOS, A. R. J. . Didática: história. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. v. 1.
-
VAGULA, Edilaine ; RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis Rampazzo ; Steinle, Marlizete C. B. . Organização e didática dos anos iniciais do ensino fundamental : pedagogia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
-
VAGULA, Edilaine . Didática : Letras. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
-
LOURENCO, F. C. ; VAGULA, Edilaine . Docência no Ensino Superior: formação continuada e a prática pedagógica dos docentes de educação física. In: Edilaine Vagula; Adriana Regina de Jesus. (Org.). Educação Superior: saberes e práticas na docência. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 33-46.
-
Delamuta, Beatriz Haas ; VAGULA, Edilaine . A avaliação da aprendizagem no ensino de química. Educação Superior: saberes e práticas na docência. 1ed.Curitiba-PR: CRV, 2018, v. 1, p. 135-152.
-
VAGULA, Edilaine . As possibilidades dos recursos educacionais abertos e sua relevância no processo ensino aprendizagem. In: Diene Eire de Mello; Sandra Aparecida Pires Franco. (Org.). Educação Superior: cenários e perspectivas. 1ed.Londrina-PR: UEL, 2016, v. 1, p. 314-332.
-
VAGULA, Edilaine ; NASCIMENTO, M. M. ; STEINLE, M. C. B. . Aprendizagens decorrentes de práticas pedagógicas efetivadas no PARFOR: com a palavra os alunos. In: Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza, Rosângela Ramsdorf Zanetti. (Org.). Olhares sobre a formação de professores: relatos, reflexões e proposições. 1ed.Londrina, Parana, Brasil: UEL, 2016, v. 1, p. 74-84.
-
VAGULA, Edilaine ; NASCIMENTO, M. M. ; OLIVEIRA, A. M. B. . Avaliação das aprendizagens e recuperação paralela: implicações das concepções docentes. In: OLIVEIRA, Sheila Fernandes Pimenta de; FONSECA, Germano Alvarenga; SILVA Welton Roberto. (Org.).. (Org.). Educação e desenvolvimento Regional: diálogos, construções e (re)significações.. 1ed.Franca:SP: Uni - Facef, 2015, v. 1, p. 389-407.
-
VAGULA, Edilaine ; NASCIMENTO, M. M. ; OLIVEIRA, A. M. B. . Práticas de leitura e espaço escolar: novas possibilidades. Educação e desenvolvimento regional diálogo, contribuições e (re)significações.. In: OLIVEIRA, Sheila Fernandes Pimenta de; FONSECA, Germano Alvarenga; SILVA Welton Roberto. (Org.).. (Org.). Educação e desenvolvimento Regional: diálogos, construções e (re)significações. 1ed.Franca: SP: Uni-Facef, 2015, v. 1, p. 1514-1528.
-
VAGULA, Edilaine . O Planejamento como elemento articulador da prática pedagógica. In: Oliveira, Diene E.de M.B; SANTOS, Adriana, R.de J; REZENDE, Lucinéa A.de.. (Org.). Formação de Professores e Ensino: aspectos teórico-metodológicos. 1ed.Londrina- PR: UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2011, v. , p. 117-132.
-
VAGULA, Edilaine . A Didática e os pressupostos teóricos que embasam o trabalho docente. Curso de Letras-Habilitação: Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas: Módulo 3. 1ed.Londrina: Univewrsidade Norte do Paraná, 2007, v. 1, p. 91-115.
-
VAGULA, Edilaine . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? O ENSINO MÉDIO E OS SABERES DA DOCÊNCIA. O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE Produção Didático-Pedagógica. 1ed.Curitiba-PR: , 2007, v. 2, p. 1-30.
-
VAGULA, Edilaine . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? O ENSINO MÉDIO E OS SABERES DA DOCÊNCIA. O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE Produção Didático-Pedagógica. 1ed.Curitiba-PR: Governo do Estado do Paraná - SEED, 2007, v. 2, p. 1-30.
-
VAGULA, Edilaine . O futuro do Professor. Terra Vermelha, Londrina - PR, 10 jun. 2003.
-
VAGULA, Edilaine ; Mari Clair Moro Nascimento . Tecnologias digitais da informação e da comunicação: apropriações e uso na vida acadêmica. In: VIII SEDU I Congresso Internacional de Educação Contextos Educacionais: formação, linguagens e desafios, 2019, Londrina-PR. ANAIS DA XVIII SEMANA DE EDUCAÇÃO - I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: CONTEXTOS EDUCACIONAIS: FORMAÇÃO, LINGUAGENS E DESAFIOS ? I ENCONTRO DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UEL. Londrina-PR: EDUEL, 2019.
-
VAGULA, Edilaine ; GASPARIN, J. L. ; OLIVEIRA, M. L. ; SALCEDO, T. S. B. ; GONCALVES, M. C. . Tecnologias Digitais e o uso do google Drive: as contribuições a partir do olhar de uma turma de pedagogia.. In: XVIII SEMANA DE EDUCAÇÃO - I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: CONTEXTOS EDUCACIONAIS: FORMAÇÃO, LINGUAGENS E DESAFIOS ? I ENCONTRO DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UEL, 2019, Londrina-PR. ANAIS DA XVIII SEMANA DE EDUCAÇÃO - I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: CONTEXTOS EDUCACIONAIS: FORMAÇÃO, LINGUAGENS E DESAFIOS ? I ENCONTRO DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UEL - 11 A 14 DE NOVEMBRO DE 2019. UNIVERSIDADE ESTAD. Londrina-PR: EDUEL, 2019.
-
VAGULA, Edilaine ; MELLO, D. E. . SER PROFESSOR EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL: REFLEXÕES A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES. In: XIX ENDIPE tema: PARA ONDE VAI A DIDÁTICA? O enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade, 2018, Salvador-BA. SER PROFESSOR EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL: REFLEXÕES A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES. Salvador -BA, 2018.
-
VAGULA, Edilaine . SUBSÍDIOS À CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O USO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS. In: ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, 2017, Curitiba-PR. ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. Curitiba-PR: Editora Universitária Champagnat, 2017. v. 1. p. 19242-19256.
-
Mari Clair Moro Nascimento ; VAGULA, Edilaine ; Edwylson de Lima Marinheiro . A ESCOLA QUE QUEREMOS. In: IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD, 2017, Londrina-PR. IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD, 2017. v. 1. p. 13-25.
-
Rosana Cleire Rodrigues da Silva ; VAGULA, Edilaine . A TEMÁTICA DA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NOVAS PERSPECTIVAS PARA OS PÓS-GRADUANDOS. In: XVII SEDU - Semana de Educação da UEL, 2017, Londrina-PR. XVII SEDU - Semana de Educação da UEL, 2017.
-
VAGULA, Edilaine . O USO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2015, Curitiba-PR. XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD ? Cátedra UNESCO e IX ENAEH, 2015. p. 31395-31411.
-
VAGULA, Edilaine . AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E RECUPERAÇÃO PARALELA: implicações das concepções docentes. In: V Simpósio de Educação - Ii Encontro Internacional em Políticas Públicas, 2015, Franca-SP. V Simpósio de Educação - Ii Encontro Internacional em Políticas Públicas Uni-FACEF Centro Universitario de Franca. Franca-SP: Uni-FACEF Centro Universitario de Franca, 2015.
-
VAGULA, Edilaine ; GONCALVES, C. E. S. . As teorias curriculares e as concepções sobre o ensinar e o aprender na educação a distânci. In: ANPED SUL 2012 IX ANPED SUL SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2012, Caxias do Sul. ANPED SUL 2012 A Pós-Graduação e suas Interlocuções com a Educação Básica, 2012.
-
VAGULA, Edilaine ; GONCALVES, C. E. S. . Modicabilidade cognitiva estrutural de Reuven Feuerstein: uma perspectiva educacional voltada para o desenvolvimento cognitivo autônomo. In: ANPED SUL 2012 IX ANPED SUL SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2012, Caxias do Sul. ANPED SUL 2012 A Pós-Graduação e suas Interlocuções com a Educação Básica, 2012.
-
VAGULA, Edilaine ; SANTOS, Marisilvia dos . AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA. In: IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL ? CIIEE 1 / 6, 2012, Cidade do Panamá - Panamá. Simpósio Internacional SICA, 2012.
-
VAGULA, Edilaine ; BATTINI, O. . CONCEPÇÃO E ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE E DO TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. In: X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, 2011, Curitiba-PR. X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PARA MUDANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: políticas, representações sociais e práticas. ISSN: 2176-1396, 2011. p. 5467-5478.
-
VAGULA, Edilaine ; SANTOS, M. ; DEOLIVEIRA, M. ; TORRES, P. L. . REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO: O USO DO MYSPACE E ORKUT COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PARA MUDANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: políticas, representações sociais e práticas. ISSN: 2176-1396, 2011, Curitiba - PR. Anais do ... Congresso Nacional de Educação, 2011. p. 15372-15385.
-
VAGULA, Edilaine ; BATTINI, O. . CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA, EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PARA MUDANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: políticas, representações sociais e práticas., 2011, Curitiba-PR. X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PARA MUDANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: políticas, representações sociais e práticas.. Curitiba _PR, 2011. p. 6941-6950.
-
VAGULA, Edilaine ; Carvalho, Luciana R. R. . CONCEPÇÕES AVALIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO JUNTO A PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA EM LONDRINA. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010 - Formação, Ética: Qual pesquisa?Qual Educação?, 2010, Londrina-PR. Formação, Ética: Qual pesquisa?Qual Educação?VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2010. v. 1. p. 195-210.
-
VAGULA, Edilaine ; Freitas, Lidiane Marques . A Metodologia de Ensino no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.. In: Encontro Nacional de Atividades Científicas - UNOPAR, 2009. Encontro Nacional de Atividades Científicas - UNOPAR.
-
VAGULA, Edilaine ; MATOS, Jesuá Miriam. . Educação Especial Inclusiva e Tecnologia: a importância dos recursos tecnológicos na escola regular. Sala de recursos multifuncional: caminhos, perspectivas e desafios.. In: Encontro Nacional de Atividades Científicas - UNOPAR, 2009. Encontro Nacional de Atividades Científicas - UNOPAR, 2009.
-
VAGULA, Edilaine ; SILVA, Vanusa Conceição . O projeto político-pedagógico como instrumento teórico-metodológico de intervenção na realidade escolar.. In: X Semana de Educação - A Psicologia da Educação na Formação de Professores, 2008, Londrina-PR. X Semana de Educação - A Psicologia da Educação na Formação de Professores, 2008.
-
VAGULA, Edilaine ; RODRIGUES, Luciana Ramos . Concepções avaliativas: um estudo de caso junto a professores e alunos de uma escola em Londrina. In: X Semana da Educação - A Psicologia da Educação na Formação de Professores, 2008, Londrina-PR. X Semana da Educação - A Psicologia da Educação na Formação de Professores, 2008.
-
VAGULA, Edilaine ; Zompero, Andreia de Freitas ; COSTA, Priscila . A COMPREENSÃO DE CIÊNCIAS DOS GRADUANDOS EM PEDAGOGIA: O PAPEL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: II Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2008, Canelas/RS, 2008, Canela-RS. II Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2008, Canelas/RS, 2008.
-
VAGULA, Edilaine ; VASCONCELLOS, Maura M. M ; Chueire C.Claudia ; Berbel, Neusi Aparecida Navas . O Uso da Metodologia da Problematização para o desenvolvimento de estágio no curso de Pedagogia. Algumas lições aprendidas com a investigação desse processo.. In: VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - V Encontro |Nacional de Atendimento ao Escolar Hospitalar, 2007, Curitiba. VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - V Encontro |Nacional de Atendimento ao Escolar Hospitalar, 2007.
-
Berbel, Neusi Aparecida Navas ; VAGULA, Edilaine ; VASCONCELLOS, Maura M. M ; Chueire C.Claudia . A formação continuada do professor universitário na orientação de estágio com pesquisa. In: VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - V Encontro |Nacional de Atendimento ao Escolar Hospitalar, 2007, Curitiba - PR. VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - V Encontro |Nacional de Atendimento ao Escolar Hospitalar, 2007.
-
VAGULA, Edilaine ; VASCONCELLOS, Maura M. M ; Berbel, Neusi Aparecida Navas ; Chueire C.Claudia . Formando o professor-pesquisador: lições apreendidas no processo de ensino com pesquisa na graduação. In: VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - V Encontro |Nacional de Atendimento ao Escolar Hospitalar, 2007, Curitiba-PR. VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - V Encontro |Nacional de Atendimento ao Escolar Hospitalar, 2007.
-
Berbel, Neusi Aparecida Navas ; VAGULA, Edilaine ; Chueire C.Claudia ; |Vasconcellos, Maura Morita . Formando o professor-pesquisador: liçoes aprendidas no processo de ensino com pesquisa na graduaçao. In: VII Encontro Nacional de Educaçao - EDUCERE Saberes Docentes e V Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar, 2007, uriba - PR. Formando o Professor-pesquisador: liçoes aprendidas no processo de ensino com pesquisa na graduaçao, 2007.
-
VAGULA, Edilaine . Estágio Supervisionado em um Curso de Pedagogia. In: II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares, 2004, Rio de Janeiro - RJ. IV Colóquio sobre Questões Curriculares - II Colóquio sobre Questões Curriculares - Currículo: Pensar, Inventar, Diferir. Rio de Janeiro - RJ: Sindicato Nacional dos Editores de Livros, 2004.
-
VAGULA, Edilaine . Supervisão Escolar: organização do trabalho pedagógico. In: V Semana da Educação e a I Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2003, Londrina. II - Mostra de trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Estágio Supervisionado das Disciplinas Pedagógicas. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2003.
-
OLIVEIRA, A. M. ; VAGULA, Edilaine ; Mari Clair Moro Nascimento . Políticas Públicas em Uberaba no início da década de 1930: alguns apontamentos.. In: VII Simpósio de Educação IV Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação, 2019, Franca-SP. Políticas Públicas em Uberaba no início da década de 1930: alguns apontamentos. Franca-SP: Centro Universitário Municipal de Franca, 2019. p. 139-140.
-
VAGULA, Edilaine ; Mari Clair Moro Nascimento ; OLIVEIRA, A. M. B. . Produção de conhecimento em rede: um estudo junto a professores de rede pública. In: VII Simpósio de Educação IV Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação, 2019, Franca, SP. VII Simpósio de Educação IV Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação, 2019, Franca. Educação e Educandos: envolvimentos humanos, técnicos e sociais.. Franca-SP: Centro Universitário Municipal de Franca, 2019. p. 143-144.
-
Mari Clair Moro Nascimento ; VAGULA, Edilaine ; OLIVEIRA, A. M. B. . Práticas avaliativas na disciplina de História da Educação: a percepção dos futuros professores. In: VII Simpósio de Educação IV Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação, 2019, Franca. Educação e Educandos: envolvimentos humanos, técnicos e sociais., 2019, Franca-SP. VII Simpósio de Educação IV Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação, 2019, Franca. Educação e Educandos: envolvimentos humanos, técnicos e sociais.. Franca, SP: Centro Municipal de Franca. p. 148-149.
-
VAGULA, Edilaine ; LUPPI, M. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OS PRINCÍPIOS TEÓRICOS QUE COMPÕEM A METODOLOGIA DE PROJETOS. In: XIX ENDIPE tema: PARA ONDE VAI A DIDÁTICA? O enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade, 2018, SALVADOR-BA. XIX ENDIPE tema: PARA ONDE VAI A DIDÁTICA? O enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade, 2018.
-
UEL, T. F. S. ; VAGULA, Edilaine . TECNOLOGIAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/2018---anais-da-v-jornada-de-didatica-e-iv-seminario-de-pesquisa-do-cemad-saberes-e-praticas-da-docencia.php, 2018, londrina - PR. TECNOLOGIAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Londrina-PR, 2018. v. 1. p. 359-364.
-
COUTINHO, A. T. ; VAGULA, Edilaine . A PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. In: V Jornada de Didática e IV Seminário de Pesquisa do CEMAD: Saberes e práticas da docência, 2018, Londrina-PR. A PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Londrina-PR, 2018. v. 1. p. 428-432.
-
MAGALHAES, D. C. ; VAGULA, Edilaine . A DIDÁTICA E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: V Jornada de Didática e IV Seminário de Pesquisa do CEMAD: Saberes e práticas da docência, 2018, Londrina-PR. A DIDÁTICA E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Londrina-PR, 2018. v. 1. p. 386-391.
-
VAGULA, Edilaine . PRÁTICAS DE LEITURA E ESPAÇO ESCOLAR: novas possibilidades. In: http://eventos.unifacef.com.br/5simpedu/trabalho/apresentacao, 2015, Franca-SP. V Simpósio de Educação - Ii Encontro Internacional em Políticas Públicas Uni-FACEF Centro Universitario de Franca. Franca-SP: Uni-FACEF Centro Universitario de Franca, 2015.
-
ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO COSTA ; VAGULA, Edilaine . A NOVA HISTÓRIA CULTURAL E A PRODUÇÃO DO SABER HISTÓRICO EM 3 MODELOS:. In: 6 Congresso Nacional de Extensão universitária - 15 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2012, Londrina-PR. 6 Congresso Nacional de Extensão universitária - 15 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2012.
-
ANA CLAÚDIA RADIGONDA ; VAGULA, Edilaine . PRÁTICAS INTERATIVAS E A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. In: 6 Congresso Nacional de Extensão universitária - 15 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2012, Londrina-PR. 6 Congresso Nacional de Extensão universitária - 15 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2012.
-
SIMONE BORGES MOTA ; VAGULA, Edilaine . MUSICALIZAÇÃO COMO PRÁTICA EDUCATIVA. In: 6 Congresso Nacional de Extensão universitária - 15 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2012, Londrina -PR. 6 Congresso Nacional de Extensão universitária - 15 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2012.
-
SILVA, I. R. ; VAGULA, Edilaine . LITERATURA INFANTIL: UMA NOVA FORMA DE ENSINAR. In: 6 Congresso Nacional de Extensão universitária - 15 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2012, Londrina-PR. 6 Congresso Nacional de Extensão universitária - 15 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2012.
-
LUCIMARIO RAMOS DA COSTA ; VAGULA, Edilaine . A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE. In: 6 Congresso Nacional de Extensão universitária - 15 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2012, Londrina-PR. 6 Congresso Nacional de Extensão universitária - 15 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2012.
-
ÉRICA AMANDA RODRIGUES SOARES ; VAGULA, Edilaine . APRENDIZAGEM COLABORATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES. In: 6 Congresso Nacional de Extensão universitária - 15 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2012, Londrina-PR. 6 Congresso Nacional de Extensão universitária - 15 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2012.
-
VAGULA, Edilaine . A Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais no Ensino Regular na Modalidade EAD. In: Encontro Nacional de Atividades Científicas - UNOPAR, 2009, Londrina. Encontro Nacional de Atividades Científicas - UNOPAR, 2009.
-
VAGULA, Edilaine ; PRADO, A. A. ; Martins, Daiane Faune . A contribuição do pensamento freireano para a formação de professores para a educação de jovens e adultos. In: III Ciclo de Leituras Paulo Freire, 2007, Londrina-PR. Ciclo de Palestras Paulo Freire, 2007.
-
Diório, Gisele Alexandra ; VAGULA, Edilaine . A creche e a superação do caráter assistencialista. In: 10 Congresso de Atrividades Científicas - I Congresso Nacional de Extensão Universitária, 2007, Londrina - PR. 10 Encontro de Atividades Científicas, 2007.
-
QUADROS, Miriam A. Molinari ; VAGULA, Edilaine . ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NAS QUINTAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE LONDRINA. In: 10 Encontro de Atividades Científicas - I Congresso Naciona de Extensão Universitária, 2007, Londrina - PR. 10 Encontro de Atividades Científicas, 2007.
-
Zirondi, Ana Paula ; VAGULA, Edilaine . A Metodologia da Problematização e a Formação de Professores em nível médio: buscando caminhos para uma prática reflexiva. In: V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006, Londrina. V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006.
-
Lopes ; Pirolla, fabiane Cristina Pirolla ; VAGULA, Edilaine . Planejamento de Ensino e Trabalho coletivo: ubsídios para transformação no Curso de magistério. In: V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006, Londrina. V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006.
-
Iensue, Sarah ; VAGULA, Edilaine . A importância da Leitura no Ensino Fundamental. In: V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006, Londrina. V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006.
-
Franzon, Elisangela Veroneze ; Souza, Maria Angelica Reghin de ; VAGULA, Edilaine . Trabalhando o lúdico na aprendizagem da Matemática. In: V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006, Londrina. V Mostra deEstágio do Curso de Pedagogia, 2006.
-
Silva, adriana da ; SOUZA, A. R. ; VAGULA, Edilaine . Leitura em ação: uma viagem dos livros para o mundo. In: V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006, Londrina. V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006.
-
Yamada, Paola Andressa ; Reyes, Juliana Freire ; VAGULA, Edilaine . Refletindo sobre questões ambientais no Ensino Fundamental. In: V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006, Londrina. V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006.
-
Rosa, Carolina ; Cardoso, Patrícia da Silva ; VAGULA, Edilaine . A contribuição do estágio supervisionado na formação de professores em nível médio. In: V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006, Londrina. V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006.
-
Carlotto, Dirlene L ; Modesto, M. I. B. ; VAGULA, Edilaine . A formação de professores do curso normal e as implicações que envolvem as necessidades das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006. V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia.
-
Mastelini, Vanessa ; Fonseca, Adriana da ; VAGULA, Edilaine . O trabalho em grupo nos cursos de formação de professores em nível médio - sua relevância como metodologia propiciadora de conteúdos atitudinais em sala de aula. In: V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006. V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia.
-
Nogueira, J. E. ; VAGULA, Edilaine . A formação de professores no curso de Magistério. In: V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006, Londrina. V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006.
-
Saikawa, C. E. ; Tavares, Michele Cristina ; VAGULA, Edilaine . Alfabetização e ludicidade: reflexão sobre a multiplicidade de temas abordados na 1ª série do Ensino Fundamental. In: V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006, Londrina. V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2006.
-
VAGULA, Edilaine ; CAMARGO, M. Y. ; RIEDLINGER, P. F. . Os saberes docentes da formação na articulação com os saberes da prática. In: VII SEmana da Educação. A formação do Pedagogo: perspectivas de atuação, 2005, Londrina - PR. VII SEmana da EDucação - IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia - III Encontro de Educação Infantil. LONDRINA: EDUEL, 2005.
-
VAGULA, Edilaine ; XAVIER, E. M. ; BARION, I. F. . A importância do professor no processo de construção do conhecimento: um estudo de caso junto a alunos do Magistério a nível Médio.. In: VII SEmana da Educação. A formação do Pedagogo: perspectivas de atuação, 2005, Londrina- PR. VII Semana da Educação - IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia - III Encontro de Educação Infantil.. Londrina - PR: EDUEL, 2005.
-
VAGULA, Edilaine ; PIRES, R. C. . Repensar a avaliação como uma perspectiva de mudança da prática docente. In: VII Semana da Educação - A formação do Pedagogo: perspectivas de atuação e compromisso social., 2005, Londrina - PR. VII Semana da Educação - IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia. Londrina - PR: EDUEL, 2005.
-
VAGULA, Edilaine ; SANTOS, A. S. ; PADUA, G. C. . Formação do Educador no Curso de Magistério subseqüente em nível médio. In: VII Semana da Educação; A Formação do Pedagogo: perspectivas e limites, 2005, Londrina - PR. VII Semana da Educação - IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia. LONDRINA- PR: EDUEL, 2005.
-
VAGULA, Edilaine ; CARDOSO, M. S. . As contribuições do Planejamento de Ensino para a eficiência do processo ensino-aprendizagem. In: VII Semana da Educação - A formação do Pedagogo: perspectivas de atuação e compromisso social, 2005, Londrina - PR. VII Semana da Educação - IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia. Londrina - PR: EDUEL.
-
VAGULA, Edilaine . A importância do Planejamento de Ensino no processo pedagógico; um estudo de caso junto a a lunos do Magistério a nível Médio. In: VII Semana da Educação - A formação do Pedagogo: perspectivas de atuação e compromisso social, 2005, Londrina-PR. VII Semana da Educação - IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia. Londrina - PR: EDUEL, 2005.
-
VAGULA, Edilaine ; ARAKAWA, S. S. ; MENDONCA, P. P. . Os procedimentos metodológicos e a indisciplina em sala de aula: um estudo junto a alunos do Magistério a nível Médio.. In: VII Semana da Educação - IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2005, Londrina - PR. VII Semana da Educação - A formação do Pedagogo: perspectivas de atuação e compromisso social. Londrina PR: EDUEL, 2005.
-
VAGULA, Edilaine ; BRUNO, L. G. ; CASTRO, S. L. . Avaliar na perspectiva da Metodologia da Problematização. In: VII Semana da Educação - IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2005, Londrina - PR. VII Semana da Educação - A formação do Pedagogo: perspectivas de atuação e compromisso social. Londrina - PR: EDUEL, 2005.
-
VAGULA, Edilaine . Formação docente: em busca de propostas alternativas para um exercício profissional comprometido com o contexto social. In: VII Semana da Educação - IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2005, Londrina PR. VII Semana da Educação - A formação do Pedagogo: perspectivas de atuação e compromisso social. Londrina - PR: EDUEL, 2005.
-
VAGULA, Edilaine ; COSTA, I. R. ; XIMENEZ, R. A. . A importância da formação docente: reflexão sobre a prática pedagógica no ensino do Magistério. In: VII Semana da Educação - IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2005, Londrina - PR. VII Semana da Educação - A formação do Pedagogo: perspectivas de atuação e compromisso social. Londrina - PR: EDUEL, 2005.
-
VAGULA, Edilaine ; ANDREOTTI, A. G. . Os desafios da formação de professores: um estudo com a Metodologia da Problematização. In: VII Semana da Educação - IV Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2005, Londrina - PR. VII Semana da Educação - A formação do Pedagogo: perspectivas de atuação e compromisso social. Londrina - PR: EDUEL, 2005.
-
VAGULA, Edilaine . Práticas Avaliativas na Formação Docente em Nível Médio. In: VI Semana da Educação - II Encontro de Educação Infantil - III MostradeEstágio do Curso de Pedagogia, 2004, Londrina. Formação de Professores: Dimensões ética, poética e política, 2004.
-
VAGULA, Edilaine . A Prática de Formação em um curso normal sequêncial. In: VI Semana da Educação - II Encontro deEducação Infantil - III Mostra de Estágio do curso de Pedagogia, 2004, Londrina - PR. Formação de Professores: dimensão ética, poética e política, 2004.
-
VAGULA, Edilaine . Evasão Escolar: um estudo exploratório. In: VI Semana da Educação - II Encontro de Educação Infantil - III Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2004, Londrina - PR. Formação de Professores: dimensões ética, poética e política, 2004.
-
VAGULA, Edilaine . Alimentação Alternativa. In: VI Semana daEducação - II Encontro de Educação Infantil - III Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2004, Londrina - PR. Formação de Professores: dimensões ética, poética e política, 2004.
-
VAGULA, Edilaine . Mergulho ao mundo da imaginação. In: VI Semana da Educação - II Encontro de Educação Infantil - III MostradeEstágio do Curso de Pedagogia, 2004, Londrina. Mergulho ao mundo da imaginação, 2004.
-
VAGULA, Edilaine . Aprender a escrever... para gostar é só começar: um estudo realizado junto às crianças do Ensino Fundamental. In: VI Semana da Educação - II Encontro deEducação Infantil - III Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2004, Londrina. Formação de Professores: dimensões ética, poética e política, 2004.
-
VAGULA, Edilaine . A Produção deTextos no Ensino Fundamental. In: VI Semana da Educação - II Encontro de Educação Infantil - III Mostra de Estágios do Curso de Pedagogia, 2004, Londrina -PR. Formação de Professores: dimensões ética, poética e política, 2004.
-
VAGULA, Edilaine . A criança e o mundo de hoje. In: I Mostrade Trabalhos dePesquisa desenvolvidos no Estágio Supervisionado DasDisciplinas Pedagógicas, 2002, Londrina. Mostra detrabalhos de Pesquisa desenvolvidos no Estágio Supervisionado das Disciplinas Pedagógicas. Londrina: EDUEL. p. 15.
-
VAGULA, Edilaine . Meios de Comunicação e a Educação. In: I Mostrade Trabalhos dePesquisa desenvolvidos no Estágio Supervisionado das Disciplinas Pedagógicas, 2002, Londrina. MostradeTrabalhos de Pesquisa desenvolvidos no Estágio Supervisionado das disciplinas Pedagógicas. Londrina: EDUEL, 2002. p. 33.
-
MELLO, D. E. ; BRUST, N. S. ; POTOSKI, G. ; VAGULA, Edilaine . Tecnologias e crianças: um estudo bibliográfico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, C. C. ; VASCONCELLOS, Maura M. M ; VAGULA, Edilaine ; MELLO, D. E. ; JESUS, Adriana R. . Ser professor em tempos de cultura digital: reflexões a partir das percepções de estudantes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VAGULA, Edilaine ; BATTINI, O. . Concepção e Elementos Constitutivos da identidade e do trabalho docente do professor universitário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VAGULA, Edilaine ; BATTINI, O. . Contribuições da Disciplina de Didática no Curso de Pedagogia, em uma Instituição de Educação à Distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VAGULA, Edilaine ; SANTOS, Marisilvia dos ; OLIVEIRA, Marlene . O uso Pedagógico das Redes Sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VAGULA, Edilaine ; SANTOS, Marisilvia dos ; BATTINI, O. . AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, J. M. O. ; VAGULA, Edilaine . Educação Especial Inclusiva e Tecnologia: a importância dos recursos tecnológicos na escola regular. Sala de recursos multifuncional: caminhos, perspectivas e desafios.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VAGULA, Edilaine . A Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais no Ensino Regular na Modalidade EAD. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Freitas, Lidiane Marques ; VAGULA, Edilaine . A Metodologia de Ensino no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VAGULA, Edilaine ; Zompero, Andreia de Freitas . O ENSINO DE METODOLOGIA DE CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VAGULA, Edilaine ; RODRIGUES, Luciana Ramos . CONCEPÇÕES AVALIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO JUNTO A PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA EM LONDRINA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VAGULA, Edilaine ; SILVA, Vanusa Conceição . O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VAGULA, Edilaine . A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A PRÁTICA DOCENTE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VAGULA, Edilaine ; CONCEIÇÃO, Lucy Mara . Qual o papel da tarefa de casa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VAGULA, Edilaine ; Diório, Gisele Alexandra . A creche e a superação do caráter assistencialista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VAGULA, Edilaine ; QUADROS, Miriam A. Molinari . Índice de reprovação nas quintas séries do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual do município de Londrina. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VAGULA, Edilaine . Planejamento de ensino na escola inclusiva. Londrina - PR: Universidade Norte do Paraná, 2009 (Artigo).
-
VAGULA, Edilaine ; CRUZ, Vilma Aparecida Gimenez da. . A associação entre ensino e pesquisa no processo formativo: Metodologia de Pesquisa Científica - do projeto à Monografia. Londrina-PR: Universidade Norte do Paraná, 2008 (Artigo).
-
VAGULA, Edilaine . A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A PRÁTICA DOCENTE 2008 (Artigo).
-
VAGULA, Edilaine ; Figueirol, Monica maria Teixeira . Currículo escolar na perspectiva da diversidade 2008 (Artigo).
-
VAGULA, Edilaine . ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL:DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁXIS PEDAGÓGICA. Londrina - PR: Universidade Norte do Paraná, 2008 (Artigo).
-
VAGULA, Edilaine . (IN) DISCIPLINA: REFLETINDO SOBRE A GESTÃO DE SALA DE AULA E A AUTO-ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS. Londrina: Universiddae Estadual de Londrina, 2007 (Artigo).
Outras produções
VAGULA, Edilaine . 3 Congresso Nacional de Extensão Universitária - 12 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. 2009.
VAGULA, Edilaine . 2 Congresso Nacional de Extensão Universitária - 11 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. 2009.
VAGULA, Edilaine . 6 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. 2003.
VAGULA, Edilaine . ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS: (IN)DISCIPLINA: PROBLEMA DE GESTÃO DA SALA DE AULA OU DE AUTO-ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS?: PROFA. EDILAINE VAGULA - 07/06/2006 - TURMA 7, MÓDULO 3, 1 SEMESTRE DE 2006, AULA ESPECIAL, NOTURNO.. 2006.
VAGULA, Edilaine . ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS: (IN)DISCIPLINA: PROBLEMA DE GESTÃO DA SALA DE AULA OU DE AUTO-ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS?: PROFA. EDILAINE VAGULA - 10/06/2006 - TURMA 8, MÓDULO 3, 1 SEMESTRE DE 2006, AULA ESPECIAL, VESPERTINO.. 2006.
VAGULA, Edilaine . ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS: (IN)DISCIPLINA: PROBLEMA DE GESTÃO DA SALA DE AULA OU DE AUTO-ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS?: PROFA. EDILAINE VAGULA - 22/11/2006 - TURMA 9, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2006, AULA ESPECIAL, NOTURNO.. 2006.
VAGULA, Edilaine . ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS: (IN)DISCIPLINA: PROBLEMA DE GESTÃO DA SALA DE AULA OU DE AUTO-ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS?: PROFA. EDILAINE VAGULA - 30/09/2006 - TURMA 10, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2006, AULA ESPECIAL, MATUTINO.. 2006.
VAGULA, Edilaine . ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS: TAREFA DE CASA: PROFA. EDILAINE VAGULA - 10/06/2006 - TURMA 6, MÓDULO 4, 1 SEMESTRE DE 2006, AULA 2, MATUTINO. 2006.
VAGULA, Edilaine . ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS: TAREFA DE CASA: PROFA. EDILAINE VAGULA - 18/11/2006 - TURMA 8, MÓDULO 4, 2 SEMESTRE DE 2006, AULA ESPECIAL, MATUTINO. 2006.
VAGULA, Edilaine . ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS: TAREFA DE CASA: PROFA. EDILAINE VAGULA - 26/06/2006 - TURMA 5, MÓDULO 4, 1 SEMESTRE DE 2006, AULA ESPECIAL, NOTURNO.. 2006.
VAGULA, Edilaine . ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS: TAREFA DE CASA: PROFA. EDILAINE VAGULA - 27/09/2006 - TURMA 7, MÓDULO 4, 2 SEMESTRE DE 2006, AULA ESPECIAL, NOTURNO. 2006.
VAGULA, Edilaine . FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: AS DIMENSÕES DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: VISÃO HISTÓRICA E MOMENTO ATUAL: PROFA. EDILAINE VAGULA - 18/08/2006 - 2 SEMESTRE DE 2006, AULA 2, NOTURNO. 2006.
VAGULA, Edilaine . FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: CONTEXTOS E DESAFIOS: PROFA. EDILAINE VAGULA - 04/08/2006 - TURMA A, MÓDULO 5, 2 SEMESTRE DE 2006, AULA 1, NOTURNO. 2006.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANEJAMENTO DE ENSINO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 12/04/2006 - TURMA 7, MÓDULO 3, 1 SEMESTRE DE 2006, AULA 1, NOTURNO. 2006.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANEJAMENTO DE ENSINO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 18/03/2006 - TURMA 8, MÓDULO 3, 1 SEMESTRE DE 2006, AULA 1, VESPERTINO. 2006.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANEJAMENTO DE ENSINO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 23/08/2006 - TURMA 9, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2006, AULA 1, NOTURNO. 2006.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANEJAMENTO DE ENSINO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 26/08/2006 - TURMA 10, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2006, AULA 1, MATUTINO.. 2006.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANO DE AULA E PLANEJAMENTO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PROFA. EDILAINE VAGULA - 02/09/2006 - TURMA 10, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2006, AULA 2, MATUTINO. 2006.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANO DE AULA E PLANEJAMENTO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PROFA. EDILAINE VAGULA - 19/04/2006 - TURMA 7, MÓDULO 3, 1 SEMESTRE DE 2006, AULA 2, NOTURNO. 2006.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS : PLANO DE AULA, PLANEJAMENTO NA PEDAGOGIA HISTORIO-CRÍTICA E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 13/04/2005 - TURMA 4, MÓDULO 3, 1 SEMESTRE DE 2005, AULA 2, NOTURNO.. 2005.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANEJAMENTO DE ENSINO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 05/10/2005 - TURMA 5, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2005, AULA 1, NOTURNO.. 2005.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANEJAMENTO DE ENSINO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 06/04/2005 - TURMA 4, MÓDULO 3, 1 SEMESTRE DE 2005, AULA 1, NOTURNO.. 2005.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANEJAMENTO DE ENSINO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 24/09/2005 - TURMA 6, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2005, AULA 1, MATUTINO.. 2005.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANEJAMENTO DE ENSINO E PROPOSTA PEDAGOGICA: PROFA. EDILAINE VAGULA - 25/04/2005 - TURMA 4, MÓDULO 3, 1 SEMESTRE DE 2005, AULA 3, NOTURNO.. 2005.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANO DE AULA, PLANEJAMENTO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 17/10/2005 - TURMA 5, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2005, AULA 2, NOTURNO.. 2005.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANO DE AULA, PLANEJAMENTO NA PEDAGOGIA HISTORIO-CRÍTICA E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 01/10/2005 - TURMA 4, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2005, AULA 2, MATUTINO.. 2005.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PROJETOS DE ENSINO, PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E PROPOSTA PEDAGÓGICA: PROFA. EDILAINE VAGULA - 01/10/2005 - TURMA 6, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2005, AULA 3, MATUTINO.. 2005.
VAGULA, Edilaine . ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS: (IN)DISCIPLINA: PROBLEMA DE GESTÃO DA SALA DE AULA OU DE AUTO-ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS?: PROFA. EDILAINE VAGULA - 12/12/2005 - TURMA 5, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2005, AULA ESPECIAL, NOTURNO.. 2005.
VAGULA, Edilaine . Articulação dos eixos temáticos: (in)disciplina: problema de gestão da sala de aula ou de auto-organização dos alunos?: Profa. Edilaine Vagula - 19/11/2005 - Turma 6, Módulo 3, 2 Semestre de 2005, Seção Especial, Matutino.. 2005.
VAGULA, Edilaine . FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: PROFA. EDILAINE VAGULA - 14/01/2005 - TURMA 1, MÓDULO 5, 2 SEMESTRE DE 2004, AULA 1, NOTURNO.. 2004.
VAGULA, Edilaine . FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: ORIGEM E EVOLUÇÃO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL / A AÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL: PROFA. EDILAINE VAGULA - 11/02/2005 - TURMA 1, MÓDULO 5, 2 SEMESTRE DE 2004, AULA 2, NOTURNO.. 2004.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANEJAMENTO DE ENSINO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 02/06/2004 - TURMA 1, MÓDULO 3, 1 SEMESTRE DE 2004, AULA 1, NOTURNO.. 2004.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANEJAMENTO DE ENSINO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 14/09/2004 - TURMA 2, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2004, AULA 1, NOTURNO.. 2004.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANEJAMENTO DE ENSINO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 14/09/2004 - TURMA 2, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE 2004, AULA 1, VESPERTINO.. 2004.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANEJAMENTO DE ENSINO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 30/10/2004 - TURMA 3, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2004, AULA 1, MATUTINO.. 2004.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 07/06/2004 - TURMA 1, MÓDULO 3, 1 SEMESTRE DE 2004, AULA 2, NOTURNO.. 2004.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANO DE AULA E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 21/09/2004 - TURMA 2, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2004 - AULA 2, VESPERTINO. 2004.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANO DE AULA E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 21/09/2004 - TURMA 2, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2004, AULA 2, NOTURNO.. 2004.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PROJETO DE ENSINO E PROPOSTA PEDAGÓGICA: PROFA. EDILAINE VAGULA - 28/09/2004 - TURMA 2, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2004, AULA 3, NOTURNO.. 2004.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PROJETO DE ENSINO E PROPOSTA PEDAGÓGICA: PROFA. EDILAINE VAGULA - 28/09/2004 - TURMA 2, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2004, AULA 3, VESPERTINO.. 2004.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PROJETOS DE ENSINO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 14/06/2004 - TURMA 1, MÓDULO 3, 1 SEMESTRE DE 2004, AULA 3, NOTURNO.. 2004.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PROJETOS DE ENSINO E PROPOSTA PEDAGÓGICA: PROFA. EDILAINE VAGULA - 20/11/2004 - TURMA 3, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2004, AULA 3, MATUTINO.. 2004.
VAGULA, Edilaine . PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCATIVOS: PLANO DE AULA E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: PROFA. EDILAINE VAGULA - 13/11/2004 - TURMA 3, MÓDULO 3, 2 SEMESTRE DE 2004, AULA 2, MATUTINO.. 2004.
VAGULA, Edilaine ; BATTINI, O. . Organização do trabalho pedagógico: reflexão e pesquisa. 2013.
VAGULA, Edilaine . Avaliação em Educação Mediada pelas Tecnologias. 2012.
VAGULA, Edilaine . CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2012.
VAGULA, Edilaine . ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁXIS PEDAGÓGICA. 2012.
VAGULA, Edilaine . AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. 2012.
VAGULA, Edilaine . O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E SUAS INSTÂNCIAS. 2012.
VAGULA, Edilaine . ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2012.
VAGULA, Edilaine . Metodologia da Pesquisa científica. 2012.
VAGULA, Edilaine . IX Semana da Educação - Política e Gestão da Educação: dilemas e perspectivas. 2007.
VAGULA, Edilaine ; BATAGLIA, Cristina Ribeiro Magron . A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E A DEFICIÊNCIA FÍSICA NA OBRA ?PAPAI NÃO É PERFEITO?. 2006.
VAGULA, Edilaine . Representante do Departamento de Educação no Colegiado do Curso de História. 2005.
VAGULA, Edilaine . Vice-coordenadora de Estágios no curso de Pedagogia. 2005.
VAGULA, Edilaine . Representante da disciplina Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio no Curso de Pedagogia. 2005.
VAGULA, Edilaine . Princípios e Métodos da Orientação Educacional. 2005.
VAGULA, Edilaine . Representante do Departamento de Educação no Colegiado do Curso de Educação Artística. 2004.
VAGULA, Edilaine . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A AÇÃO DOCENTE: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AÇÃO DOCENTE: CONCEPÇÕES E MODALIDADES DE AVALIAÇÃO. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AÇÃO DOCENTE: CRITÉRIOS, INSTRUMENTOS, O ERRO E FEEDBACK NA AVALIAÇÃO. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AÇÃO DOCENTE: O VERDADEIRO PAPEL DA AVALIAÇÃO. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . ORGANIZAÇÃO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . ORGANIZAÇÃO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO AS CRIANÇAS DE ZERO A CINCO ANOS SE DESENVOLVEM: P. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . ORGANIZAÇÃO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RCNEI:. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . ORGANIZAÇÃO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ROTINAS, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I - A AFETIVIDADE NO CUIDAR E NO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . Seminário Interdisciplinar I - A Afetividade no Cuidar e no Brincar na Educação Infantil. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I - AFETIVIDADE E LIMITES. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I - PIAGET E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I: A AFETIVIDADE NO CUIDAR E NO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I - INDISCIPLINA ; PROBLEMA DE GESTÃO DA SALA DE AULA OU DE ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS?. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VAGULA, Edilaine . Educação Inclusiva. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidáticoPós-GraduaçãoemEducaçãoàDistância).
VAGULA, Edilaine . Políticas Públicas de Inclusão. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidáticoPós-GraduaçãoemEducaçãoàDistância).
VAGULA, Edilaine . Recursos Educacionais Abertos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidáticoPós-GraduaçãoemEducaçãoàDistância).
VAGULA, Edilaine . Paradigma da Complexidade e a aprendizagem colaborativa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidáticoPós-GraduaçãoemEducaçãoàDistância).
VAGULA, Edilaine . Metodologia de Pesquisa Científica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidáticoPós-GraduaçãoemEducaçãoàDistância).
VAGULA, Edilaine . Contribuições da Psicopedagogia para a Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidáticoPós-GraduaçãoemEducaçãoàDistância).
VAGULA, Edilaine . A organização do trabalho pedagógico na EJA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidáticoPós-GraduaçãoemEducaçãoàDistância).
VAGULA, Edilaine . Educação Profissional. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidáticoPós-GraduaçãoemEducaçãoàDistância).
VAGULA, Edilaine . Didática na Educação Básica. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidáticoPós-GraduaçãoemEducaçãoàDistância).
VAGULA, Edilaine . Didática e Planejamento. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Pós-Graduação em Educação à Distância).
VAGULA, Edilaine . Metodologia de pesquisa Científica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto par a Pós-Graduação - Especialização em Educação Especial Inclusiva).
VAGULA, Edilaine . DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TEXTO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS DOS ANOS INICIAIS).
VAGULA, Edilaine . Ludicidade na Educação Especial. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidáticoPós-GraduaçãoemEducaçãoàDistância).
VAGULA, Edilaine . Avaliação em Educação Mediada pelas Tecnologias. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto para a Pós-Graduação em Educação à Distância).
VAGULA, Edilaine ; CONCEIÇÃO, Lucy Mara . Qual o papel da tarefa de casa?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VAGULA, Edilaine ; SUZUKI, Juliana, T. F. ; JESUS, Adriana R. ; RAMOS, Samantha M. ; MENKE, Amélia ; LIMA, Gleiton L. . Formação continuada: um repensar sobre a práxis pedagógica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VAGULA, Edilaine ; RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis Rampazzo . PLANEJAMENTO DE ENSINO: ELEMENTO NORTEADOR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático do Curso de Pedagogia - apostila).
VAGULA, Edilaine . O prazer de ensinar. 2006.
VAGULA, Edilaine ; Berbel, Neusi Aparecida Navas . A Teoria e a Prática da Metodologia da Problematizacão com o arco de Marguerez - Um processo em construcão. 2004 (Colaboradora Projeto de Pesquisa) .
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
AS APROPRIAÇÕES E PRÁTICAS DOS ESTUDANTES COM OS ARTEFATOS DIGITAIS NA VIDA COTIDIANA E ACADÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, Descrição: A PESQUISA TEM A FINALIDADE DE MAPEAR AS APROPRIAÇÕES DAS TECNOLOGIAS EM FORMATO DIGITAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, COM O OBJETIVO DE CONHECER A FORMA COMO OS DISCENTES UNIVERSITÁRIOS SE APROPRIAM DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A FIM DE MAPEAR O SEU USO COTIDIANO E ACADÊMICO, CONSIDERANDO OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM O USO DAS TECNOLOGIAS COMO ACESSO MEDIADO. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS SE FUNDAMENTAM NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, NA PERSPECTIVA DE VYGOTSKY, TOMANDO COMO REFERÊNCIA AS CONTRIBUIÇÕES DE PEIXOTO (2008); BORDIEU (1998), ENTRE OUTROS. O PROBLEMA DESTA PESQUISA, GERADOR DO PRESENTE PROJETO FOI: QUAIS AS REPRESENTAÇÕES DISCENTES SOBRE AS APROPRIAÇÕES DOS ARTEFATOS DIGITAIS E SEU USO COTIDIANO E ACADÊMICO E QUAIS AS SUAS NECESSIDADES FORMATIVAS? TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIA, TENDO COMO MATRIZ OS PRINCÍPIOS QUE VÊM REGULANDO A PRODUÇÃO DE ESTUDOS QUALITATIVOS NESTA TEMÁTICA, O ESTUDO TAMBÉM CONTARÁ COM A PESQUISA QUANTITATIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA. ASSIM, TRANSFORMAMOS EM NÚMEROS, OPINIÕES E INFORMAÇÕES PARA CLASSIFICÁ-LAS E ANALISÁ-LAS. A DESCRIÇÃO E AS ANÁLISES SERÃO REALIZADAS A PARTIR DOS DISCURSOS EMITIDOS EM SITUAÇÃO DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. PARA TANTO, NESTA PESQUISA EMPREGAREMOS TÉCNICAS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, ESTRATÉGIAS DE CRUZAMENTO CONTÍNUO DAS INFORMAÇÕES TEÓRICAS DISPONÍVEIS COM AS OBTIDAS COM OS DISCENTES PARTICIPANTES. O PÚBLICO ALVO SÃO OS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. OS PROCEDIMENTOS DE COLETA ASSEGURARÃO A TRIANGULAÇÃO, MEDIANTE A VARIEDADE DE FONTES DE INFORMAÇÃO: QUESTIONÁRIO, ENTREVISTAS E PRODUÇÃO DE NARRATIVAS. A PESQUISA PODE AUXILIAR NA RENOVAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E METODOLÓGICOS, CONSIDERANDO A CONTRIBUIÇÃO DOS ARTEFATOS DIGITAIS E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, LEVANTANDO DADOS SOBRE AS TECNOLOGIAS ENQUANTO INSTRUMENTOS COGNITIVOS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Edilaine Vagula - Coordenador / Dirce Foletto Moraes - Integrante / Dine Eire de Mello - Integrante.
-
2018 - Atual
TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A DOCÊNCIA EM FOCO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL, Descrição: ESTE PROJETO INSERE-SE NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM COMO FOCO A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E SUA NECESSÁRIA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. NO CENÁRIO DE MUDANÇAS DE PARADIGMAS QUE VEM OCORRENDO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, CRESCE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS, QUE SE MOSTRE DENSA TECNICAMENTE, MAS QUE SIMULTANEAMENTE REVELE PERTINÊNCIA SOCIAL. EVIDENCIA-SE ASSIM O RECONHECIMENTO DA INSUFICIÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO SÓLIDA NUMA ÁREA ESPECIFICA DE CONHECIMENTO PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DOCENTE, O QUE ACRESCE MAIOR COMPLEXIDADE AOS PROGRAMAS FORMATIVOS. A INVESTIGAÇÃO ELEGE COMO PROBLEMA DE PESQUISA A SEGUINTE QUESTÃO: QUE PROPOSTAS E AÇÕES PODEM SER DESENVOLVIDAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA TENDO EM VISTA AS DEMANDAS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDAS DE APRIMORAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO? A PROPOSTA TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR E PROMOVER AÇÕES QUE VISEM APRIMORAR O ENSINO DE GRADUAÇÃO NOS DIVERSOS CENTROS DA UEL, DISPONIBILIZANDO RECURSOS TÉCNICOS E FERRAMENTAL TEÓRICO, E CRIANDO FÓRUNS E OPORTUNIDADES PARA DISCUSSÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, DE TAL FORMA A CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE SEUS DOCENTES E PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS. OS PROCEDIMENTOS DE COLETA ASSEGURARÃO A TRIANGULAÇÃO, PELA VARIEDADE DE FONTES DE INFORMAÇÃO: QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS INDIVIDUAIS, OBSERVAÇÃO, DOCUMENTOS, OFICINAS E PROJETOS INTERVENCIONISTAS. OS DADOS SERÃO SUBMETIDOS À ANÁLISE EM UMA PERSPECTIVA DIALÉTICA. ENTRE OS RESULTADOS ESPERADOS ESTÃO: O FORTALECIMENTO DA LINHA DE PESQUISA DOCÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS, DA QUAL FAZ PARTE A AUTORA/COORDENADORA PROPONENTE; A CONTRIBUIÇÃO COM SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO DOS DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR; O FOMENTO DA DISCUSSÃO A RESPEITO DA RESPONSABILIDADE DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AINDA QUE O ESTUDO VENHA A INSPIRAR O PLANEJAMENTO DE AÇÕES EFETIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO E DE VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edilaine Vagula - Coordenador / Adriana Regina de Jesus dos Santos - Integrante / Mônica Luppi - Integrante / Dirce Foletto Moraes - Integrante / Dine Eire de Mello - Integrante / SANDRA APARECIDA PIRES FRANCO - Integrante.
-
2018 - Atual
OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO SUBSIDIÁRIOS MEDIADORES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E DOS PROCESSOS COGNITIVOS DOS ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Descrição: ESTE PROJETO INSERE-SE NA ÁREA DE DIDÁTICA E FOCALIZA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA ATUALIDADE E SUA INTER-RELAÇÃO COM OS ARTEFATOS DIGITAIS. CONSIDERANDO SURGIMENTO DE UM NOVO CENÁRIO SOCIOCULTURAL, AS APROPRIAÇÕES E AS RELAÇÕES QUE OS SUJEITOS DA CONTEMPORANEIDADE ESTABELECEM COM OS ARTEFATOS DIGITAIS PARA DIVERSOS FINS EM SUAS ATIVIDADES COTIDIANAS CRESCE A NECESSIDADE DE COMPREENSÃO DO USO DESTES DISPOSITIVOS TAMBÉM NO CENÁRIO EDUCATIVO ENQUANTO POSSÍVEIS MEDIADORES E TAMBÉM NO SENTIDO DE ENTENDER O QUE PODEM PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES EM SEU PROCESSO COGNITIVO. PARA TANTO, O OBJETIVO GERAL VISA INVESTIGAR EM QUE MEDIDA OS ARTEFATOS DIGITAIS SE CONSOLIDAM COMO MEDIADORES DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS E O QUE PODEM PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES EM SEU PROCESSO COGNITIVO A PARTIR DE PRÁTICAS INTENCIONAIS. ESTE TOMA COMO REFERENCIAL AS TEORIAS HISTÓRICO-CULTURAL E COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA E SE CONSTITUI COMO UM ESTUDO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO-EXPLICATIVO. PARA TANTO, SERÁ REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO BUSCANDO LEVANTAR INFORMAÇÕES QUE PERMITAM RESPONDER AO PROBLEMA DE INVESTIGAÇÃO. A PESQUISA PRETENDE COLABORAR APRESENTANDO APONTAMENTOS QUE EVIDENCIEM COMO OS ARTEFATOS SE TORNAM MEDIADORES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E, AINDA, COM A ELABORAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS POR MEIO DE MATERIAL DIDÁTICO ORIENTADOR A FIM DE SUBSIDIAR AÇÕES DIDÁTICAS COM O USO DOS ARTEFATOS DIGITAIS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edilaine Vagula - Coordenador / Adriana R. de Jesus - Integrante / Dirce Foletto Moraes - Integrante / Diene Eire de Mello - Integrante.
-
2017 - Atual
TECNOLOGIAS DIGITAIS, DIDÁTICA E APRENDIZAGEM, Descrição: O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PODEM ALTERAR OS PROCESSOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA. PARTE-SE DO PRESSUPOSTO QUE AS INOVAÇÕES E INVENÇÕES PODEM ALTERAR A FORMA COMO AS INSTITUIÇÕES E PROFESSORES REALIZAM O TRABALHO DIDÁTICA. ENTRETANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO PESQUISAS QUE EFETIVAMENTE POSSAM DAR RESPOSTAS A ESTE QUESTIONAMENTO. A INVESTIGAÇÃO SERÁ REALIZADA A PARTIR DA PERSPECTIVA DIALÉTICA, QUE PRESSUPÕE A REALIDADE ENQUANTO PONTO DE PARTIDA. POR MEIO DE ABORDAGEM QUALITATIVA EM QUE SUJEITO E FENÔMENO NÃO PODEM ESTAR DISTANTES PRETENDE-SE ATENDER AO OBJETIVO DO ESTUDO QUE TERÁ COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS, QUESTIONÁRIO, ENTREVISTAS E GRUPO DE DISCUSSÕES NOS MOMENTOS DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA E ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO PRETENDE A PARTIR DAS ANÁLISES DOS DADOS COLETADOS ELABORAR SUBSÍDIOS QUE POSSAM ORGANIZAR PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DIDÁTICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Edilaine Vagula - Integrante / Diene Eire de Melo Bortotti de Oliveira - Coordenador / Dirce Foletto Moraes - Integrante.
-
2013 - 2016
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UM ESTUDO JUNTO A PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: A PROPOSTA BUSCA APROFUNDAR SABERES RELATIVOS AO USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS, COMO SUPORTE AO APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO QUE TANGE A ORGANIZAÇÃO DE NOVAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS, QUE FAVOREÇAM MECANISMOS DE INTERAÇÃO E DO PRESSUPOSTO DE QUE A PRÁTICA DE MUITOS PROFESSORES ESTÁ SUSTENTADA POR UM MODELO DE ENSINO AINDA LINEAR, EM UM CONTEXTO GLOBALIZADO E MARCADO PELA COMPLEXIDADE. CONSTITUI-SE EM UM ESTUDO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, DO TIPO PESQUISA-AÇÃO, E SERÁ DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS E OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA, EM UMA ESCOLA ESTADUAL QUE OFERTA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA-PR, JUNTO A UM GRUPO DE ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS SERÃO UTILIZADOS TRÊS ROTEIROS SEMI-ESTRUTURADOS PARA REALIZAÇÃO DO GRUPO FOCAL E QUESTIONÁRIOS APLICADOS A ALUNOS E PROFESSORES. ESPERA-SE QUE PRÁTICAS COLABORATIVAS POSSIBILITEM AO PROFESSOR ENRIQUECER SUAS AULAS, POR MEIO DA ADAPTAÇÃO, PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ENSINO, UTILIZANDO-SE AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0, FORMANDO REDES E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edilaine Vagula - Coordenador.
-
2012 - 2013
ESCOLA E FAMÍLIA DE MÃOS DADAS COM O ALUNO: PROMOVENDO AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS, Descrição: Quando há a compreensão do educador sobre a permanência das históricas mazelas sociais em quase todas as localidades de nossa rica nação, é quase impossível não ficar constrangido e desejoso em colaborar no processo de diminuição das mesmas. Este projeto é proposto nessa direção; para continuar interagindo com outras comunidades de Londrina e região, após quatro anos de vivência com grupos de pais nas escolas municipais de Primeiro de Maio. Serão atendidas aproximadamente 100 (cem) famílias a cada ano, suas respectivas crianças e professores interessados. Inicialmente esses grupos de estudo sobre o desenvolvimento integral da criança para pais e professores se reunirão na escola estadual professora Kazuco Ohara, na Região Oeste de Londrina. Durante a vigência do projeto outras escolas públicas e municípios poderão ser beneficiados. Como ocorrido na cidade de Primeiro de Maio, tais grupos representam espaços democráticos de estudos que contribuem para aperfeiçoar a relação família e escola, com base na formação integral da criança e sua necessária experiência diária do amor incondicional. São ações preventivas que deverão se somar aos objetivos de projetos que combatem violências e desordens familiares e escolares, buscando ampliar a compreensão de suas causas e conseqüências. Durante as atividades com as respectivas famílias, seus filhos também receberão atendimento coerente com os objetivos gerais aqui descritos. No bojo do trabalho há ações sócio-educativas e multidisciplinares almejando atingir, simultaneamente, os problemas ligados às dificuldades de aprendizagem das crianças e a baixa qualidade do envolvimento ativo das famílias nessas questões. Verificou-se nos últimos anos que esse fenômeno é um dos principais geradores desses problemas. Inclusive, esse envolvimento de qualidade promove maturidade emocional das crianças, pois através das atividades empáticas de interação familiar elas melhoram significativamente seu desempenho escolar. No final dos trabalhos em cada escola espera-se uma maior autonomia e sinergia desses grupos, inclusive os professores, para que possam continuar a dinâmica sem a tutela da UEL. A qualquer momento, tanto a direção das escolas quanto a comunidade envolvida, e Departamento de Educação da UEL poderão propor sugestões visando a otimização das atividades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (52) . , Integrantes: Edilaine Vagula - Coordenador / Juarez Gomes - Integrante.
-
2011 - 2012
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E TUTORIA ONLINE, Descrição: 1.8 RESUMO: (MÁXIMO 250 PALAVRAS) A presente pesquisa busca ser fonte de reflexão sobre a mediação pedagógica na educação a distância. Trabalhamos com aportes teóricos que dão sustentação à prática pedagógica nessa modalidade de ensino. Nosso objetivo é aprimorar o processo de comunicação, de feedbacks entre os interlocutores professor-tutor e alunos, em ambiente complexo e sujeito a constantes transformações e que envolve as Tecnologias da Informação e Comunicação. O trabalho conduzirá, em primeiro lugar, a repensar nossas práticas pedagógicas enquanto professores formadores e, para tal, nos apoiamos nos resultados obtidos em trabalhos como Belloni (1998-1999), Kenski (2008), Pereira (2003) e Pretti (2005) entre outros. O currículo na educação a distância não deve oferecer apenas a possibilidade de acesso às informações e teorias, mas também às estratégias eficientes para a construção de novos conhecimentos, incluindo-se nestas o confronto com situações práticas, por meio da dialogicidade, interatividade e aprendizagem colaborativa, contribuindo para um processo de autoformação. Acreditamos que o curso de Pedagogia à distância possa formar profissionais da educação, tendo a docência e a pesquisa, por princípios, como eixos de sua formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Edilaine Vagula - Coordenador / Vilze Vidotti - Integrante.
-
2009 - 2011
Análise critica da formação de professores nos cursos de Pedagogia, Letras, História da Unopar-EAD, tendo como foco as concepções de ensino e aprendizagem., Descrição: O presente trabalho busca investigar a disciplina de Didática nos cursos de Pedagogia, Letras e História em uma IES que oferta a Educação à distância. Trabalharemos com aportes teóricos que dão sustentação à prática pedagógica nessa modalidade de ensino. Nosso objetivo será discutir a construção de conceitos sobre o ensinar e o aprender em um ambiente complexo e sujeito a constantes transformações. Analisaremos o projeto pedagógico, o ambiente virtual, as atividades de auto-estudo, web aula, livros produzidos por docentes do curso, a interatividade por meio dos fóruns e chat, a tutoria eletrônica, coletando dados também junto a professores e coordenadores do curso. Serão selecionados em cada instituição, 6 alunos de cada pólo e aplicados dois questionários ao início e ao término da oferta das disciplinas. As informações recolhidas por meio da análise documental, entrevistas e questionários, permitirão caracterizar o perfil dos participantes, as contribuições da Didática e suas relações com a construção de conceitos acerca do ensinar e do aprender. O currículo na educação a distância não deve oferecer apenas a possibilidade de acesso às informações e teorias, mas também às estratégias eficientes para a construção de novos conhecimentos, incluindo-se nestas o confronto com situações práticas, por meio da dialogicidade, interatividade e aprendizagem colaborativa, contribuindo para um processo de autoformação. Acreditamos que o Curso de Pedagogia à distância, possa formar profissionais da educação, tendo a docência e a pesquisa, por princípios, como eixos de sua formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Edilaine Vagula - Coordenador / Okçana Battini - Integrante.
-
2007 - 2009
A INCLUSÃO NA MODALIDADE EAD: DAS INTENÇÕES À PRÁTICA ? A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR, Descrição: O objetivo deste trabalho é conhecer a realidade dos alunos especiais matriculados no curso de Pedagogia, Normal Superior, Letras e História, coletando dados que permitam um atendimento especializado, no ensino superior com o apoio de novas tecnologias. A pesquisa será de abordagem Qualitativa, onde realizaremos análise documental, utilização de instrumentos de coleta de dados, sendo questionário aplicado aos alunos e busca em autores recentes na área da educação. O trabalho poderá contribuir para ampliarmos nosso conhecimento sobre a inclusão de alunos especiais, permitindo assim, uma reflexão sobre o papel da universidade frente à inclusão de alunos especiais em sala de aula regular e o nosso papel junto à mesma. Dessa forma, abrindo espaço para novos projetos, bem como sistematizar algumas linhas de ação que reafirmem o papel da universidade na elaboração de conhecimentos e efetivação de políticas de inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Edilaine Vagula - Coordenador., Financiador(es): Universidade Norte do Paraná - Remuneração.
-
2007 - 2008
O ENSINO DE METODOLOGIA DE CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA., Descrição: Estudo realizado com professores de Séries Inicais da rede pública e privada, com a finalidade de identificar e analisar as dificuldades encontradas pelos referidos profissionais para ministrarem conteúdos relativos às disciplinas de ciências e matemática. Os dados levantados nas entrevistas possibilitou uma intervenção mais efetiva na formação inicial dos docentes em Pedagogia de modo a atender as suas necessidades para atuação nas Séries Iniciais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edilaine Vagula - Coordenador / Andreia de Freitas Zompero - Integrante / Adriana Passos - Integrante.
-
2004 - 2007
A teoria e a prática da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, um processo em construção, Descrição: O projeto tem como objeto de investigação 1- o uso da metodologia da problematização em estágio supervisionado no curso de pedagogia da UEL, visando experimentar e analisar os resultados dessa utilização enquanto se busca efetivamente os objetivos do estágio em foco para a formação desses alunos; 2- Analisar, a partir de quem já utilizou a metodologia para aprendê-la, as razões de sua reutilização ou não e os possíveis resultados. Com isso, pretende-se ampliar a construção do conhecimento teórico-prático, extraindo-se lições que possam ser consideradas em novas atividades a serem realizadas no futuro com a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez. Espera-se que o processo e os resultados dessa investigação possam contribuir para a formação didático-pedagógica continuada de professores e a formação de alunos de graduação e/ou mestrado em educação, pelo exercício de pesquisa sobre uma metodologia inovadora.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 2) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Maura Maria Morita Vasconcellos - Integrante / Claúdia Chueire de Oliveira - Integrante / Rogério Barbosa Macedo - Integrante / Edilaine Vagula - Integrante / Adriana Regina de Jesus Santos - Integrante / Helena Ester Munari Nicolau Loureiro - Integrante / Maria Carolina Campos - Integrante / Josiane Maria Sichieri - Integrante / Daniel Fernando Matheus Gomes - Integrante / Katiane Cavalcante de Moraes - Integrante / Rosana Siqueira - Integrante / Ivan Luis Berbel de Carvalho - Integrante / Regiane Müller Freiberger - Integrante / Neusi Aparecida Navas Berbel - Coordenador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edilaine Vagula - Coordenador.
-
2002 - 2004
O Curso de Pedagogia e a oferta da Habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio: um estudo junto a alunos, docentese professores, Descrição: O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso, o qual se propõe a analisar as expectativas e justificativas apresentadas por alunos e professores, quanto à oferta da Habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio, em um Curso de Pedagogia. Análises de conteúdo serão realizadas a partir das informações obtidas junto aos documentos oficiais pertinentes (legislação, projeto-pedagógico, ementas e programas das disciplinas específicas a essa habilitação), resposta dos alunos a questionários e às dos professores obtidas em situação de entrevista semi-estruturada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Edilaine Vagula Bavutti - Integrante / Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin - Coordenador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edilaine Vagula - Coordenador / Elsa Mendes Pessoa Pulin - Integrante.
Prêmios
2008
Paraninfa - Graduação em Pedagogia - Turma 3000 - matutino, Universidade Estadual de Londrina.
2007
Patronesse - Graduação em Pedagogia - Turma 3000, Universidade Estadual de Londrina.
2007
Patronesse - Graduação em Pedagogia - Turma 4000, Universidade Estadual de Londrina.
2006
Patronesse - Graduação em Pedagogia - Turma 3000, Universidade Estadual de Londrina.
2005
Patronesse - Graduação em Pedagogia - Turma 2000, Universidade Estadual de Londrina.
2005
Patronesse - Graduação em Pedagogia - Turma 3000, Universidade Estadual de Londrina.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação. , Rod. Celso Garcia Cid, Km 380- Pr 445 - sala 11, Campus Universitário, 86051199 - Londrina, PR - Brasil, Telefone: (43) 33714338, Ramal: 4459, Fax: (43) 33714338, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - Atual
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora com lotação no Departamento de Educação, na área de Didática, atuando na graduação e pós-graduacão. Coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior - início 2016.
Atividades
-
04/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Centro de Educação Comunicação e Artes.,Atividade realizada, Vice-coordenadora de Estágios no Curso de pedagogia.
-
04/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa
-
04/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática
-
04/2002
Estágios , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Estágio realizado, Prática de Ensino em Educação Infantil e Séries Iniciais - 3EST636.
-
08/2019 - 11/2019
Ensino, Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
-
10/2007 - 11/2017
Ensino, Especialização em Estatística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Docência no Ensino Superior
-
06/2004 - 12/2006
Estágios , Centro de Educação Comunicação e Artes.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio - 3EST647.
2004 - 2017
Universidade Norte do ParanaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações:
ENSINO PRESENCIAL CONECTADO (TELE-AULAS)
Docente Pós-graduação em Docência do Ensino Superior
Docente do Curso de Pedagogia
Atividades
-
11/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Politecnico.,Linhas de pesquisa
-
03/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática
-
10/2004 - 10/2009
Ensino, Gestão e Organização do Trabalho Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Orientação Educacional
-
07/2007 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Politecnico.,Cargo ou função, Membro da equipe de Apoio do Programa Permanente de atendimento a alunos com necessidades Educativas Especiais - PROPAE.
-
01/2007 - 12/2008
Ensino, NORMAL SUPERIOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática
-
05/2004 - 12/2008
Ensino, NORMAL SUPERIOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PLANEJAMENTO DE ENSINO E PROJETOS EDUCATIVOS
-
10/2007 - 10/2008
Extensão universitária , Centro Politecnico.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão - LEV - Laboratório de Ensino Virtual.
-
10/2007 - 10/2007
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O ensino e a aprendizagem no ensino superior
-
09/2007 - 10/2007
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação: o saber na transformação do fazer
-
08/2007 - 09/2007
Ensino, Especialização em Educação Especial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa Científica
2006 - 2006
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de JacarezinhoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente pós-graduação
Outras informações:
Disciplina ministrada: Políticas Públicas na Educação Especial Inclusiva
Curso: Especialização em Educação Especial: contexto da Educação Inclusiva: DA-DM-DV
2006 - 2006
Escola Superior de Educação Física da Alta PaulistaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações:
Aula de Metodologia de Pesquisa Científica - Curso de Especialização em Enfermagem e Obstetrícia
2006 - 2006
Escola Superior de Educação Física da Alta PaulistaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações:
Professora da Disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica no Curso de Pós-graduação - Especilaização em Enfermagem do Trabalho.
2006 - 2006
Escola Superior de Educação Física da Alta PaulistaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações:
Aula de Metodologia de Pesquisa Científica - Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício
Atividades
-
02/2007 - 11/2007
Ensino, Especialização em Enfermagem do Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa Científica
2005 - 2006
Universidade Católica Dom BoscoVínculo: Coordenadora de Curso, Enquadramento Funcional: Professor Temporario
Outras informações:
Cooredenadora do Curso de Pós-graduação Especialização em Educação Especial Inclusiva, no Município de Anaurilândia/MS
Atividades
-
01/2005 - 02/2005
Ensino, Especializacao em Alfabetizacao, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa
-
02/2004 - 02/2005
Direção e administração, Educação.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
2009 - 2009
Centro Lydia CoriatVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Curso de Pós-Graduação ? Especialização em Transtorno do Desenvolvimento na Infância e Adolescência - Disciplina Ministrada - Metodologia de Pesquisa Científica
2007 - 2007
Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Temporário
Outras informações:
Professora da Disciplina de Metodologia Científica no Curso de pós-graduação Especialização em Análises Clínicas e Farmacologia.
2006 - 2006
Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Proferssor visitante
Outras informações:
Disciplina Ministrada: Metodologia de Pesquisa (Pós-Graduação em Manipulação de Medicamentos e Cosméticos)
Atividades
-
11/2007
Ensino, Especialização em Farmácia Hospitalar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa Científica
-
07/2007 - 07/2007
Ensino, Especialização em Análises Clínicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa Científica
-
07/2007 - 07/2007
Ensino, Especialização em Análises Clínicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa Científica
2005 - 2006
Universidade Vale do Rio DoceVínculo: Coordenadora Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso de Pós-graduação
Outras informações:
Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva
Atividades
-
07/2004
Direção e administração, Educação PR.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
1985 - 1989
Colégio Mãe de DeusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1985 - 01/1989
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Infantil
1991 - 1994
Prefeitura Municipal de LondrinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1991 - 12/1994
Ensino,,Disciplinas ministradas, 1ª a 4ª Série
1994 - 2004
Secretaria do Estado da Educação ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora Escolar, Carga horária: 20
1992 - 2004
Secretaria do Estado da Educação ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 20
Atividades
-
06/1994 - 09/2003
Serviços técnicos especializados , Educação, Colegio Estadual José de Anchieta.,Serviço realizado, Supervisão Escolar.
-
03/1992 - 04/2002
Serviços técnicos especializados , Educação, Penitenciária Estadual de Londrina.,Serviço realizado, Orientação Educacional.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edilaine Vagula e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?