Marcos Antonio Vanderlei Silva

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado (1994) e Doutorado (2009) em Agronomia (Meteorologia Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa. Foi Coordenador do Colegiado do Curso de Engenharia Agronômica do Campus IX (2003-2005 e 2010-2017) e Vice-Diretor do DCH (Campus IX - 2014-2016). Atualmente é professor adjunto do Curso de Engenharia Agronômica DCH (Campus IX) e Professor Colaborador do Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UNEB-UNIVASF-UFRPE), Coordenador do NUPE (Núcleo de Pesquisa e Extensão do DCH/Campus IX) e Coordenador da GamU (Grupo de Agrometeorologia da UNEB).Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, agroclimatologia, cerrado baiano, balanço hídrico, sensoriamento remoto e evapotranspiração.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)

2005 - 2009

Universidade Federal de Viçosa
Título: INTERAÇÃO ENTRE MICROCLIMA, PARÂMETROS DE CRESCIMENTO DA PLANTA E INFORMAÇÕES ESPECTRAIS EM CULTIVO DE MILHO IRRIGADO SOB PLANTIO DIRETO
José Maria Nogueira da Costa. Bolsista do(a): Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil. Palavras-chave: Agrometeorologia; Milho.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados Com Essas Atividades.

Mestrado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)

1991 - 1994

Universidade Federal de Viçosa
Título: ANÁLISE DE CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E EFICIÊNCIA DO USO DA RADIAÇÃO SOLAR PARA DOIS CULTIVARES DE MILHO,Ano de Obtenção: 1995
JOSÉ MARIA NOGUEIRA DA COSTA.Palavras-chave: Radiação Solar; TEMPERATURA; GRAUS-DIAS.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Previsão do Tempo e Prospecção Climática; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Especialização em Educação Para Sociedades Sustentáveis

2000 - 2001

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Exploração Sustentável dos Recursos Pesqueiros do Rio Grande
Orientador: Marcos Sorrentino

Graduação em Engenharia Agronômica

1986 - 1990

Universidade Federal da Paraíba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LIMA, N. M. ; GUEDES, M. Q. ; SILVA, M. A. V. . III Semana Científica: Formação profissional: Saberes e Sentidos e I Simpósio Internacional Educação, Trabalho e Sociedade.. 2016. (Outro).

SILVA, M. A. V. ; MEDRADO, M. A. . IV Simpósio de Defesa Agropecuária do Oeste Baiano. 2016. (Outro).

SILVA, M. A. V. ; SARDEIRO, L. . IV SEMAGRO - Semana Agronômica. 2015. (Outro).

LIMA, N. M. ; GUEDES, M. Q. ; SILVA, M. A. V. . II Semana Científica: O Plano Nacional de Educação e o Papel da Universidade: Conhecimento e Ação Transformam o Mundo. 2015. (Outro).

SILVA, M. A. V. ; SARDEIRO, L. . III Simpósio de Defesa Agropecuária. 2014. (Outro).

SILVA, M. A. V. ; SANTOS, D. N. S. ; LIMA, M. J. . I TREINAMENTO DE ESTATÍSTICA APLICADA A AGROPECUÁRIA. 2012. (Outro).

SILVA, M. A. V. ; LIMA, M. J. . I Simpósio de Defesa Agropecuária do Oeste da Bahia. 2012. (Outro).

SILVA, M. A. V. . I TREINAMENTO DE ESTATÍSTICA APLICADA A AGROPECUÁRIA. 2012. (Outro).

SILVA, M. A. V. ; REIS, T. C. ; Santos . II SEMANA AGRONÔMICA. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. MARCOS ANTONIO VANDERLEI SILVA apresentou o trabalho intitulado AGROCLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA DE CÁSSIA, OESTE DA BAHIA. 2018. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. PARÂMETROS DE INTERAÇÃO BIOSFERA-ATMOSFERA NA MUDANÇA DO USO DO SOLO NO OESTE BAIANO. 2018. (Congresso).

8a. Jornada Científica e Tecnológica do Oeste Baiano.Gestão e utilização da água na produção de alimentos. 2017. (Outra).

II ENCONTRO DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DA REGIÃO MATOPIBA.Contribuição da Agrometeorologia Operacional na Solução de Problemas de Multiescala. 2017. (Encontro).

I SEMANA DE PEDAGOGIA DO DCH/CAMPUS IX.Avaliação dos Recursos da Unidade Escolar como Apoio para Docente no Desenvolvimento das Competências Pedagógicas. 2017. (Outra).

I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA REGIÃO OESTE DA BAHIA.MAPAS CONCEITUAIS: Construindo uma formação acadêmica através de uma aprendizagem significativa sobre ética profissional. 2017. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA REGIÃO OESTE DA BAHIA.ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISAS. 2017. (Seminário).

XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e do V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileir. Determination of biomass production of cotton using satellite images and spectral indexes. 2017. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e do V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Semeadura da soja baseada na probabilidade de ocorrência de dias secos e chuvosos em Barreiras. 2017. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. SALDO DE RADIAÇÃO EM DIFERENTES USO DE SOLO NO OESTE DA BAHIA. 2016. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. COMPORTAMENTO DO NDVI, SAVI E IAF EM ÁREA DE MONOCULTIVO E CERRADO NATIVO VIA IMAGENS DE SATÉLITE. 2016. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. VARIABILIDADE TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA REGIÃO DE BOM JESUS DA LAPA-BA, ATRAVÉS DO ÍNDICE DE ANOMALIA DE CHUVA. 2016. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. ANÁLISE ESTATÍSTICA DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA EM SANTA RITA DE CÁSSIA-BA. 2016. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. INTER-RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS MICROCLIMÁTICAS NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO ALGODÃO HERBÁCEO. 2016. (Congresso).

III Semana Científica.MATOPIBA: Consensos e Dissensos. 2016. (Outra).

III Semana Científica.Viabilidade do Agronegócio frente às Variações Climáticas. 2016. (Outra).

III SEMANA CIENTÍFICA E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO.Análise da variabilidade da precipitação na região de Barreiras. 2016. (Outra).

II SEMANA CIENTÍFICA E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO.Membro do Comitê Científico. 2016. (Simpósio).

ASABE Annual International Meeting. Estimation of Leaf Area Index and Biomass Production of Soybean from Spectral Indices of Vegetation. 2015. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. BALANÇO HÍDRICO ATUAL E SIMULAÇÕES PARA CENÁRIOS CLIMÁTICOS FUTUROS PARA O ALGODOEIRO EM BARREIRAS, ESTADO DA BAHIA. 2012. (Congresso).

I Colóquio Universidade e os Movimentos Sociais: diálogos e Construções Coletivas no Território da Bacia do Rio Grande. 2012. (Outra).

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE.I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE. 2012. (Outra).

I Conferência Municipal de Meio Ambiente - Barreiras.Preservação e Enfrentamento às Causas e Efeitos das Mudanças Climáticas, Desertificação, Seca e Desastres Ambientais. 2012. (Outra).

VI JORNADA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.VI JORNADA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2012. (Outra).

CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOMETEOROLOGIA. Influência da Soma Térmica no crescimento e desenvolvimento do milho BR 106 cultivado sob plantio direto. 2011. (Congresso).

XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA. Influência da área foliar na assimilação de CO2 ao longo dos estádios fenológicos em um dossel de milho. 2011. (Congresso).

XVI CONGRESSO BRAILEIRO DE METEOROLOGIA. Influência da temperatura do ar e da radiação fotossinteticamente ativa no crescimento e desenvolvimento do milho BR 106 cultivado sob plantio direto. 2010. (Congresso).

II Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas. 2007. (Seminário).

I Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola e Ambiental. 2007. (Encontro).

V Brazilian Micrometeorology Workshop.Estimativa dos Componentes do Balanço de Energia a partir do Modelo Shuttleworth para o ultivo do Feijão Caupi Vigna unguiculata L. na Regia de Bragança, Pará.. 2007. (Outra).

XIV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem e I Encontro Interamericano de Irrigação e Drenagem e Controle de Enchentes. Estimativa da Necessidade Potencial de Irrigação para a Região de Barreiras (Oeste da Bahia) via Dados Climatológicos. 2004. (Congresso).

55 REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 55 REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 2003. (Congresso).

XII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA. XII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA. 2003. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS. 2002. (Congresso).

V SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA. 2002. (Simpósio).

II Seminário de Planejamento Estratégico da UNEB. 2001. (Seminário).

X CONGRESSO ESTADUAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. 2001. (Congresso).

Seminário sobre Agrotóxicos. 1998. (Seminário).

VI RENAPA - reunião nacional de Pesquisa de Arroz. 1998. (Congresso).

XII Reunião técnica da comissão técnica Regional de Arroz da Região II. 1997. (Congresso).

Conferência Internacional sobre a Agricultura e Meio Ambiente. 1992. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Aristides Osvaldo Ngolo

SILVA, M. A. V.. Zoneamento Agroclimático para a Cultura do Café em Angola. 2014. Dissertação (Mestrado em AGROECOLOGIA) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Paulo Henrique Lopes Gonçalves

JUSTINO, F. B.; HAMAKAWA, P. J.; CARVALHO FILHO, A.; COSTA, J. M. N.;SILVA, M. A. V.. Efluxo de CO2 sob vegetação de cerrado e em áreas cultivadas com cenoura e beterraba. 2013. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Evandro Chaves de Oliveira

COSTA, J. M. N.;JUSTINO, F. B.; FERREIRA, W. P. M.;SILVA, M. A. V.; LIMA, F. Z.. Balanço de carbono eenergia para uma lavoura de soja: método da covariância dos vórtices turbulentos e a estimativa do modelo CROPGRO-Soybean. 2011. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Leonardo José Gonçalves Aguiar

COSTA, J. M. N.; MALHADO, A C M;SILVA, M. A. V.; LIMA, F. Z.; FERREIRA, W. P. M.. Fluxos de massa e energia para a cultura do milho (Zea mays L.) no Rio Grande do Sul. 2011. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: EWELYN REGINA ROCHA SILVA

SOUZA, P. J. O. P.;MARCOS ANTONIO VANDERLEI SILVA; ADAMI, M.; SOUSA, A. M. L.. DINÂMICA DA ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO, POR MEIO DO SURFACE ENERGY BALANCE ALGORITHM FOR LAND - SEBAL, NO LESTE DA AMAZÔNIA. 2020.

Aluno: Euires Oliveira Araújo

SILVA, M. A. V.. Inoculação do Fungo Colletotrichum lindemuthianum e Nematóide-das-galhas Meloidogyne spp em Duas Épocas de Plantio na Cultura do Feijoeiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Eric Valam Leite Moura

SILVA, M. A. V.. Integração Lavoura-pecuária na Recuperação de Pastagens Degradadas do Cerrado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Pedro Venicio Lima Lopes

SILVA, M. A. V.. Estímulo Comparativo entre Alho Proveniente de Cultura de Tecido e de Propagação Convencional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cláudia Pereira Xavier

SILVA, M. A. V.. Efeitos do Retardamento de Colheita sobre a Qualidade Fisiológica de Sementes de Soja. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, J. S.;SILVA, M. A. V.; AZEVEDO, S. B.. Processo Seletivo para Contratação REDA. 2004. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, M. A. V.; SANTOS, E. E. F.; CAPRA, S. M. N.. Seleção Pública para docência em Química Analítica e Bioquímica. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, M. A. V.; OLIVEIRA, P. J.; SILVA, L.. Concurso Público para a cadeira de Agricultura I e Silvicultura. 2002. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, M. A. V.; CARVALHO, C. W. F.; PORTO, A. M.. Selação Pública para Magistério Superior de Matemática. 1997. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, M. A. V.; CARVALHO, C. W. F.; PORTO, A. M.. Seleção pública para Magistério Superior de Biologia. 1997. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, M. A. V.; CARVALHO, J. L. V.; NASCIMENTO, A. M. P.. Comissão de Progressão de Carreira do Magistério Superior (Auxilira para Assistente) do Professor José Cirqueira Martins Júnior. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

COIMBRA, J. L.SILVA, M. A. V.; STEFANELO, D. R.. Seleção Pública para Docência em Extensão Rural e Administração e Desenvolvimento Rural. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, M. A. V.. XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 2007. Sociedade Brasileira de Agrometeorologia.

AZEVEDO, S. B.;SILVA, M. A. V.; CERQUEIRA, R. C.. Seleção para Estágio de Nível Superior. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, M. A. V.; CERQUEIRA, R. C.; REIS, T. C.. Análise e Parecer no Processo de Solicitação de Alteração do Regime de Trabalho do Professor Airto Pereira Pinto. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, M. A. V.; GUEDES, B. F. L.; AMORIM,. Avaliação de Projetos de Extensão e Monitoria de Ensino. 2004. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, M. A. V.; VIANA, S. A. B.; SILVA, L. E. da. Avaliação e Parecer no Incentivo a Produção Científica do Professor Evonaldo Bispo de Azevedo. 2004. Universidade do Estado da Bahia.

CARVALHO, C. W. F. de;SILVA, M. A. V.; REIS, T. C.. Análise e Parecer para alteração de carga horária de 40 para DE (dedicação Exclusiva) dos docentes Sérgio Batista Assis Viana e Renato Ribeiro Daltro. 2004. Universidade do Estado da Bahia.

CERQUEIRA, R. C.; VIANA, S. A. B.;SILVA, M. A. V.. Análise e Parecer no Incentivo a Produção Científica do Professor Danilo Gusmão de Quadros. 2004. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, M. A. V.; GUEDES, B. F. L.; NASCIMENTO, A. M. P.. Análise e Parecer nos Prcessos de Incrição para Professor Visitante do DCH/UNEB. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

MEIRA, G. D.; SANTOS, J. S.;SILVA, M. A. V.. Análise e Parecer sobre o Pedido de LIcença Sabática dos Docentes Benevenuta Fátima de Lima Guedes, Gerson do Carmos Argolo e Nelma Arônia dos Santos. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, M. A. V.; MACEDO, C. H.; BASTOS, M. F. S. A.. Análise Parecer sobre Relatório de Dedicação. 2002. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, M. A. V.; SILVA, D. A.; NETTO, S. M. C.. Análise e Parecer de Renovação do regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva do Professor Emanuel Ernesto Fernandes dos Santos. 2002. Universidade do Estado da Bahia.

CARVALHO, C. W. F. de; SANTOS, E. E. F.;SILVA, M. A. V.. Análise dos Processos de Alteração de Regime de Trabalho dos Professores José Carlos de Carvalho, Walquíria Therezinha Amorim e Suzy Maiara Capra Netto. 2001. Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ricardo Augusto Lopes Brito

José Maria Nogueira da Costa; Williams Pinto Marques Ferreira;BRITO, R. A. L.; Antonio José Steidle Neto; Marcelo Cid de Amorim. Interação entre microclima, parâmetros de crescimento da planta e informações espectrais na cultura do milho. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Agrícola)) - Universidade Federal de Viçosa.

Marcelo Cid de Amorim

COSTA, J. M. N.; FERREIRA, W.P.M.;AMORIM, M. C.; BRITO, R. A. L.; STEIDLE NETO, A. J.. Interação entre microclima, parâmetros de crescimento da planta e informações espectrais, em cultivo de milho irrigado sob plantio direto.. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Agrícola)) - Universidade Federal de Viçosa.

José Maria Nogueira da Costa

COSTA, J. M. N.; SANS, Luiz Marcelo. Análise de crescimento, desenvolvimento e eficiência do uso da Radiaçao solar para dois cultivares de milho. 1994. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Meteorologia Agrícola)) - Universidade Federal de Viçosa.

Antonio José Steidle Neto

COSTA, J. M. N.; BRITO, R. A. L.; AMORIM, M. C.;STEIDLE NETO, Antonio José; FERREIRA, W. P. M.. Interação entre microclima, parâmetros de crescimento da planta e informações espectrais, na cultura do milho. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Agrícola)) - Universidade Federal de Viçosa.

Williams Pinto Marques Ferreira

FERREIRA, W. P. M.; SILVA, M.A.V.;COSTA, José Maria Nogueira da; AMORIM, Marcelo Cid de; BRITO, R. A. L.; STEIDLE NETO, Antônio José. Interação entre Microclima, Parâmetros de Crescimento da Planta e Informações Espectrais, na Cultura do Milho. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Williams Pinto Marques Ferreira

FERREIRA, W. P. M.COSTA, José Maria Nogueira da; JUSTINO, F.B.; Sans, L.M.A; ZOLNIER, S.. BALANÇO DE ENERGIA NA CULTURA DO MILHO UTILIZANDO MEDIÇÕES DE CAMPO E DE SATELITE. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Flávio Barbosa Justino

COSTA, J. M. N.; SILVA, J. N.;JUSTINO, F. B.; SANS, L. M. A.;FERREIRA, W. P. M.. Balanço de energia na cultura do milho utilizando medições de campo e de satélite. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Marcos Heil Costa

Costa, M. H.. Análise de crescimento, desenvolvimento e eficiência do uso da radiação solar para dois cultivares de milho. 1994. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ramão Jorge Dornelles

Desenvolvimento Rural: O Caso do Semiárido da Mesorregião do Extremo Oeste da Bahia; ; Início: 2019; Tese (Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

; Um estudo sobre a automatização e controle de sistemas irrigados de pequenos produtores da macro região de Casa Nova-BA; Início: 2019; Tese (Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial) - Universidade do Estado da Bahia; (Coorientador);

THIAGO LIMA CHAGAS

DETERMINAÇÃO DA PEGADA HÍDRICA DA CULTURA DA SOJA EM CONDIÇÕES IRRIGADAS PARA O OESTE BAIANO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica; (Orientador);

ACASSIO NADSON GOMES FREITAS

PRODUTIVIDADE DA ÁGUA DA CULTURA DA SOJA COM IMAGENS DE SATÉLITE; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Paulo Roberto Parizotto Pieczur

CALIBRAÇÃO DO MODELO CROPGRO SOYBEAN NA SIMULAÇÃO DO CRESCIMENTO E DA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA SOJA, CULTIVADA SOB IRRIGAÇÃO, PARA AS CONDIÇÕES DO OESTE BAIANO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Weverson Lustoza Almeida

SIMULAÇÃO DO CRESCIMENTO E DA PRODUTIVIDADE DA SOJA COM O MODELO AQUACROP, EM CONDIÇÕES IRRIGADAS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Rita de Cassia Nascimento Silva

AS COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO NA GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA AÇÃO COMPARTILHADA; 2013; Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação) - Universidade do Estado da Bahia,; Coorientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Carmen Lúcia de Miranda alves

Estudo da sustentabilidade do Babacú na comunidade de Barreiros, em são Desidério (BA): Estudo de caso das Geraizeiras no Cerrado; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Sustentavel de Recursos Naturais do Cerrado) - Instituto de Educação Superior Unyahna de Barreiras; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Neuza Leite Magalhães de Santana

A Evasão Escolar Como Intrumento da Exclusão: EStudo dos Condicionantes no Estrato Municipal (Turmas Noturnas de Aceleração); 2004; 49 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comportamento Organizacional e Gestão de Rh) - Unyahna Instituto de Educação Superior de Barreiras; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Francisca da Silva Oliveira

Estudo Análitico do Planejamento Estratégico; 2004; 43 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comportamento Organizacional e Gestão de Rh) - Unyahna Instituto de Educação Superior de Barreiras; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Sérgio Augusto Pignata de Souza

Variação Temporal e Espacial da Precipitação e Ocorrência de Secas na Região Oeste da Bahia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Gutemberg Porto de Araujo

Simulação e Calibração da Biomassa e Produtividade da Cultura da Soja através do Modelo AQUACROP; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Charles Cardoso Santana

INFLUÊNCIA DOS FENÔMENOS DE MACRO ESCALA NA VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DAS CHUVAS E NA PRODUTIVIDADE DE SOJA NA REGIÃO OESTE DA BAHIA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Felipe Mariani Passos

Variabilidade da produção agrícola na região Oeste da Bahia e sua correlação com os índices de seca e espectral; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Ramon Brenner Silva de Almeida

Avaliação do Uso de Índices Espectrais na recomendação de adubação nitrogenada na cultura algodoeira; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Vilson Carlos Teixeira de Carvalho

Estudo climático da região de Barreiras, considerando a relação entre evapotranspiração e precipitação pluvial e suas correlações com fenômeno de macro escala; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Elisângela Silva Moura

Estudo da Arborização Urbana no Bairro de Santa Luzia, Barreiras (BA); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Ivanildo de Souza Corte

Diagnóstico Sócio Econômico e Ambiental e Plano de Ação para Desenvolvimento Sustentável do Assentamento Ilha da Liberdade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Vander França Pereira

Simulação do Balanço Hídrico para o Cultivo do Feijão Irrigado em Diferentes Texturas de Solo e sua Projeções Futuras (2070-2100) no Município de Barreiras; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Geraldo Antunes Tupiná

Caracterização dos Produtores de Leite no Município de Serra do Ramalho; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Jorge Vitorino Gonzaga

Influência dos substratos e diferentes níveis de luminosidade na germinação e crescimento inicial de faveira (Parkia platycephala Benh); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Éder Stolben Moscon

Determinação do ìndice de àrea Foliar e da Produção de Biomassa de Algodão Utilizando Imagens de Plataforma Orbital e Medições de Campo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Zênia Paula Ribeiro das Mercês

Estudo Quali-quantitativo da arborização interna do DCH-Campus IX; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Lidiara Pereira de Oliveira

VIABILIDADE DO MERCADO DE CARNE DE CAPRINO NA CIDADE DE BARREIRAS FICANDO O CONSUNIDOR FINAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

RITA DE CÁSSIA BATISTA NASCIMENTO SILVA

ESTUDO DESCRITIVO DAS COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS CONSIDERANDO A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL DO PEDAGOGO: EM ESTUDO DE CASO NA ESFERA MUNICIPAL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

PATRICIA JANE DA ROCHA

Avaliação Climática de Épocas de Semeadura para as Culturas de Soja e Algodão no Município de São Desidério-BA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Thais dos Santos Rodrigues

ESTUDO COMPARATIVO DA DEMANDA HÍDRICA E DE ENERGIA EM ÁREA CULTIVADA COM FEIJÃO E EM MATA NATIVA, MEDIDOS EM CAMPO E ESTIMADOS VIA SENSORIAMENTO REMOTO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Rafael de Souza Félix

ESTIMATIVA DO EFLUXO DE CO2 E SEQUESTRO DE CARBONO EM ÁREA CULTIVADA COM FEIJÃO E MATA NATIVA, E CÁLCULO DA PRODUÇÃO DE BIOMASSA DO FEIJOEIRO, UTILIZANDO IMAGENS DE SATÉLITE E DE ?VANT?; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Thatyane Kary Grigório de Souza

AVALIAÇÃO DA CALIBRAÇÃO DE MODELO CROPGRO PARA A CULTURA DO FEIJÃO COMUM (CROPGRO ? DRY BEAN) E FEIJÃO CAUPI (CROPGRO ? COWPEA); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Gutemberg Porto de Araujo

SIMULAÇÃO DA PRODUTIVIDADE PARA AS CULTIVARES DE FEIJÃO COMUM E CAUPI COM O MODELO AQUACROP NA REGIÃO DE VALE DO OESTE BAIANO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Silas Alves Souza

ESTUDO COMPARATIVO DOS BALANÇOS HÍDRICO E DE ENERGIA EM ÁREA CULTIVADA COM SOJA E EM CERRADO NATIVO ESTIMADA VIA SATÉLITE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Letícia da Silva Menezes

ESTIMATIVA D0 SEQUESTRO DE CARBONO EM ÁREA CULTIVADA E CERRADO NATIVO, E CÁLCULO DA PRODUÇÃO DE BIOMASSAS EM MONOCULTIVO, UTILIZANDO IMAGENS DE SATÉLITE; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Gutemberg Porto de Araujo

SIMULAÇÃO DA PRODUTIVIDADE PARA A CULTIVAR DE SOJA M8866 COM O MODELO AQUACROP; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Thatyane Kary Grigório de Souza

AVALIAÇÃO DA CALIBRAÇÃO DE MODELO CROPGRO-SOYBEAN PARA A CULTIVAR DE SOJA M8866; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Silas Alves Souza

Estudo comparativo do balanço hídrico e da evapotranspiração em área cultivada e cerrado nativo estimada via satélite; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Letícia da Silva Menezes

Sequestro de carbono em área cultivada e cerrado nativo, e estimativa da produção de biomassas em monocultivo, utilizando imagens de satélite; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Thatyane Kary Grigório de Souza

Avaliação da calibração de modelo DSSAT para a cultivar de algodão FM 975 WS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Mariana Lima de Jesus

DETERMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ESTIMATIVA DO ÍNDICE DE ÁREA FOLIAR E DA PRODUÇÃO DE BIOMASSA DA CULTURA DO ALGODOEIRO OBTIDA A PARTIR DE ÍNDICES ESPECTRAIS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

ALBERTO DO NASCIMENTO SILVA

ESTUDO COMPARATIVO DA EFVAPOTRANSPIRAÇÃO EM ÁREAS DE CERRADO NATIVO E ÁREA CULTIVADA ESTIMADA POR MEIO DE MEDIÇÕES DE CAMPO E VIA SATÉLITE UTILIZANDO O ALGORÍTMO SEBAL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Aracy Camilla Tardin Pinheiro

Determinação da Evapotranspiração do Algodoeiro por meio de Medições de Campo e Estimativa Via Satélite Utilizando o Algoritmo SEBAL; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Vander França Pereira

Determinação e Avaliação da Estimativa do Índice de Área Foliar e da Produção de Biomassa da Cultura do Algodoeiro obtida a partir de Índice Espectrais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Ricardo Escobar de Matos

Determinação da Evapotranspiração por meio de Medições de Campo e Estimativa via Satélite utilizando o algoritmo SEBAL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Éder Stolben Moscon

DETERMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ESTIMATIVA DO ÍNDICE DE ÁREA FOLIAR E DA PRODUÇÃO DE BIOMASSA DA CULTURA DO MILHO OBTIDA A PARTIR DE ÍNDICES ESPECTRAIS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Éder Stolben Moscon

DETERMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ESTIMATIVA DO ÍNDICE DE ÁREA FOLIAR E DA PRODUÇÃO DE BIOMASSA DA CULTURA DO MILHO OBTIDA A PARTIR DE ÍNDICES ESPECTRAIS; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

André Ricardo Gomes Bezerra

DETERMINAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POR MEIO DE MEDIÇÕES DE CAMPO E ESTIMATIVA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Euires Oliveira de Araujo

Análise Quantitativa; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Maria Lisiê Moura Porfírio

Estudo das Características Climáticas e Edafoambiental para Sistemas de Cultivos Irrigados; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica; Orientador: Marcos Antonio Vanderlei Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Maria Nogueira da Costa

Análise de Crescimento, Desenvolvimento e Eficiência do Uso da Radiação Solar Para Dois Cultivares de Milho; 1995; Dissertação - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Maria Nogueira da Costa;

José Maria Nogueira da Costa

Interação entre microclima, parâmetros de crescimento da planta e informações espectrais na cultura do milho; 2009; Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Agrícola)) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Maria Nogueira da Costa;

Williams Pinto Marques Ferreira

Estimativa via satélite do Balanço de Energia e CO2 em uma cultura de Milho; 2007; Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Coorientador: Williams Pinto Marques Ferreira;

Bernardo Barbosa da Silva

Interação entre micloclima, parâmetros de crescimento da planta e informações espectrais, em cultivo de milho irrigado sob plantio direto; ; 2009; Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Bernardo Barbosa da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, ALBERTO DO NASCIMENTO ; RAMOS, MARIA LUCRECIA GEROSA ; RIBEIRO, WALTER QUADROS ; DE ALENCAR, ERNANDES RODRIGUES ; DA SILVA, PATRÍCIA CARVALHO ; DE LIMA, CRISTIANE ANDREA ; VINSON, CHRISTINA CLEO ; SILVA, MARCOS ANTONIO VANDERLEI . Water stress alters physical and chemical quality in grains of common bean, triticale and wheat. AGRICULTURAL WATER MANAGEMENT , v. 231, p. 106023, 2020.

  • LEMOS, M. F. ; ANDRADE, A. P. ; SILVA, P. H. F. ; SANTOS, C. O. ; SOUZA, C. F. B. ; Silva, M. A. V. ; MEDEIROS, A. S. ; OLIVEIRA NETO, P. M. . Nutritional value, fermentation losses and aerobic stability of elephant grass (Pennisetum purpureum Schum.) silage treated with exogenous fibrolytic enzymes. ACTA SCIENTIARUM. ANIMAL SCIENCES , v. 42, p. e48272, 2020.

  • PACHECO, CLECIA SIMONE G. R. ; MENEZES, ALEXANDRE JUNIOR DE SOUZA ; FIGUEIREDO, ROBERTO TENÓRIO ; Silva, Marcos Antônio Vanderlei ; MOREIRA, MÁRCIA BENTO ; LEITÃO, MARIO DE MIRANDA VILAS BOAS RAMOS ; SANTOS, VIVIANNI MARQUES LEITE DOS . Evaluation of climate conditions in Remanso/BA and their relations with agricultural production in the Semiarid. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 6, p. 515-522, 2019.

  • FERREIRA, G. R. ; FERREIRA, W. P. M. ; BARBOSA, T. K. M. ; LUPPI, A. S. L. ; SILVA, M. A. V. . Zoneamento térmico para o cultivo do café de montanha na Região das Matas de Minas. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 11, p. 1176-1185, 2018.

  • MIRANDA, T. V. ; FERREIRA, W. P. M. ; OLIVEIRA, G. C. ; SILVA, M. A. V. . MAPEAMENTO DE ELEMENTOS CLIMÁTICOS DA REGIÃO DAS MATAS DE MINAS - MG DURANTE O CICLO FENOLÓGICO DO CAFÉ ARÁBICA. Revista de Geografia , v. 8, p. 45-57, 2018.

  • SILVA, R. C. N. ; SILVA, M. A. V. ; SANTANA, C. C. . AS COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL DO PEDAGOGO. Revista ComCiência , v. 03, p. 1-8, 2018.

  • FERREIRA, W. P. M. ; SILVA, M. A. V. ; FERREIRA, C. D. . Clima, recursos hídricos e produção agrícola: perspectivas, desafios e possibilidades para a gestão. INFORME AGROPECUÁRIO (BELO HORIZONTE) , v. 39, p. 65, 2018.

  • OLIVEIRA, W. P. ; SILVA, M. A. V. ; SOUZA, S. A. ; SANTANA, C. C. ; OLIVEIRA JUNIOR, A. R. . Caracterização da variabilidade espacial e temporal da precipitação pluviométrica do Centro Sul Baiano (Characterization of the space and temporary variability of the pluviometric precipitation of South Bahia Center ). REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 10, p. 1143, 2017.

  • SILVA, M. A. V. ; MOSCON, E. S. ; SANTANA, C. C. . Determination of biomass production of cotton using satellite images and spectral indexes. JOURNAL OF HYPERSPECTRAL REMOTE SENSING , v. 7, p. 73-81, 2017.

  • DAYUBE, SILVIA OLIVEIRA ; DE JESUS, MARIANA LIMA ; DE ARAÚJO JÚNIOR, LUIS MOREIRA ; SILVA, MARCOS ANTONIO VANDERLEI . ANÁLISE DE EXTREMOS DE TEMPERATURA MÁXIMA DO AR NA REGIÃO OESTE DA BAHIA. Revista UniVap , v. 22, p. 488, 2017.

  • SILVA, M. A. V. ; FERREIRA, W. P. M. ; ANDRADE, V. M. S. de ; COSTA, J. M. N. . Influência das condições microclimáticas no crescimento do milho BR 106, cultivado sob sementeira direta. REVISTA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (LISBOA) , v. 39, p. 383-394, 2016.

  • FERREIRA, W. P. M. ; SILVA, M. A. V. . Agroclimatologia: variações do clima, seca e sustentabilidade da agricultura. Informe Agropecuário (Belo Horizonte) , v. 36, p. 7-13, 2015.

  • BEZERRA, A. R. G. ; SILVA, M. A. V. ; MATOS, R. E. ; PINHEIRO ; MOSCON, E. S. . Componentes do balanço de energia da soja estimada por meio de imagens via satélite.. agro@mbiente on-line , v. 8, p. 59, 2014.

  • BEZERRA, A. R. G. ; VIANA, S. A. B. ; SILVA, M. A. V. ; MOSCON, E. S. ; PINHEIRO . Avaliação do Manejo da Irrigação na Cultura do Algodão. Revista SODEBRAS , v. 8, p. 40-43, 2013.

  • ANDRADE, A. P. ; BRITO, C. C. ; SILVA JUNIOR, J. ; COCOZZA, F. M. ; SILVA, M. A. V. . Estabelecimento inicial de plântulas de Myracrodruon urundeuva Allemão em diferentes substrato. REVISTA ARVORE , v. 37, p. 737-745, 2013.

  • NUNES, H. B. ; COIMBRA, J. L. ; SANTOS, F. S. ; SILVA, M. A. V. . Parasitismo do nematóide de galhas, Meloidogyne incognita, em variedades de mamona. Natureza On Line (Espírito Santo) , v. 09, p. 43-46, 2011.

  • SILVA, M. A. V. ; FERREIRA, W. P. M. ; ANDRADE, V. M. S. de ; Samira Gabriela de Almeida Araújo . Época de semeadura do milho para a região de Sete Lagoas, MG, baseada na probabilidade de ocorrência de períodos secos e chuvosos. REVISTA CERES , v. 57, p. 454-458, 2010.

  • GONCALVES, P. H. L. ; OLIVEIRA ; SILVA, M. A. V. ; NEVES, L. de O. ; COSTA, A. C. L. da ; COSTA, J. M. N. . INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DO SOLO NO EFLUXO DE CO2 DO SOLO EM UMA FLORESTA TROPICAL DA AMAZÔNIA ORIENTAL.. Ciência e Natura , v. Especi, p. 141-144, 2009.

  • PEREIRA, D.C.S. ; BRITO, G. N. S. ; CARVALHO, C.M.S. ; SABAI, E.E. ; SILVA, M. A. V. . VIABILIDADE DO MERCADO DE TILÁPIAS ATRAVÉS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FINAL DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS, OESTE DA BAHIA. REVISTA DE ESTUDOS SOCIAIS , v. 11, p. 160, 2009.

  • PEREIRA, D. C. S. ; BRITO, G. N. S ; CARVALHO, C. M. dos S. ; SABAI, E. E. ; SILVA, M. A. V. . Viabilidade do Mercado de Tilápia através do Comportamento do Consumidor Final do Município de Barreiras, Oeste da Bahia. Revista de Estudos Sociais (UFMT) , v. 2, p. 160-170, 2009.

  • SILVA, M. A. V. ; SILVA, T. G. F da ; LIMA, F. Z. ; COSTA, J. M. N. . Caracterização do Início e Duração da Estação Chuvosa para Oeste Baiano. Bahia Agrícola , v. 8, p. 49-52, 2008.

  • NEVES, L. de O. ; COSTA, J. M. N. ; ANDRADE, V. M. S. de ; SILVA, M. A. V. ; LOLA, A. C. . Medidas dos fluxos de calor latente e calor sensível utilizando a técnica da covariância dos vórtices turbulentos acima de uma cultura de feijão caupi (Vigna unguiculata L.). Ciência e Natura , v. Especi, p. 113-116, 2007.

  • OLIVEIRA ; NEVES, L. de O. ; ANDRADE, V. M. S. de ; SILVA, M. A. V. ; RODRIGUES, H. J. B. ; COSTA, J. M. N. . Desempenho do modelo de Bruin-Holstag em estimar os componentes do balanço de enrgia para o cultivo do feijão caupi. Ciência e Natura , v. Especi, p. 75-78, 2007.

  • ANDRADE, V. M. S. de ; SILVA, M. A. V. ; COSTA, J. M. N. ; OLIVEIRA ; MALHI, Y. . Variação dos fluxos de CO2 e da raduação fotossinteticamente ativa (PAR) em ecossistemas de manguezal na região de Braganças-MG. Ciência e Natura , v. Especi, p. 121-124, 2007.

  • SOARES NETO, J. P. ; SILVA, M. A. V. . Probabilidades Mensais de Chuva para a Região de Barreiras-BA. Revista Brasileira de Agrometeorologia , Santa Maria - RS, v. 4, n.2, p. 91-94, 1996.

  • ZAFFARONI, E. ; SILVA, M. A. V. ; AZEVEDO, P. V. . Potencial Agroclimático da Cultura do girassol no Estado da Paraíba: temperatura e Radiação Solar. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA , Brasília -DF, v. 29, n.10, p. 1483-1491, 1994.

  • ZAFFARONI, E. ; SILVA, M. A. V. ; AZEVEDO, P. V. . Potencial Agroclimático da Cultura do Girassol no Estado da Paraíba: Necessidade de Água. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA , Brasília - DF, v. 29, n.10, p. 1493-1501, 1994.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, M. A. V. ; DIAS, Thais Menezes de Oliveira . Estimativa do Balanço Hídrico para o Estado da Bahia (BH - Bahia v.2.0). Aplicações: Tipologia Climática, Necessidade Hídrica e Risco de Incêndia Florestal.. 2004.

SILVA, M. A. V. ; DIAS, Thais Menezes de Oliveira . Estimativa do Balanço Hídrico para o Estado da Bahia (BH - Bahia v.1.0). 2002.

SILVA, M. A. V. . Estudo das Características Climáticas e Edafoambiental para Sistemas de Cultivos Irrigados. 2002.

SILVA, M. A. V. . Seleção e Avaliação de Cultivares de Mandioca no Oeste da bahia. 1998.

SILVA, M. A. V. ; VALE, R. C. . PROJETO PILOTO DA MICROBACIA DO ALTO DO RIO DE PEDRAS. 1997.

SILVA, M. A. V. . Setor Agrícola: Bahia, Brasil e América Latina. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    ANÁLISE DA ESTIMATIVA DOS PARÂMETROS DA PRODUTIVIDADE HÍDRICA, UTILIZANDO DADOS DE CAMPO E SENSORIAMENTO REMOTO, E DA MODELAGEM DE CRESCIMENTO DA CULTURA DA SOJA IRRIGADA, Descrição: O agronegócio apresenta elevada importância na Região Oeste da Bahia, sendo, a incorporação de tecnologias fator fundamental para manter a sua competitividade e sustentabilidade, sobretudo no uso de água para a produção. A Soja é o carro chefe da produção agrícola do Oeste da Bahia, ocupando mais de 65% da área total cultivada na região. Atualmente, a soja do Oeste corresponde a cerca de 5% da produção nacional e a 58% da produção do Nordeste. A agricultura é o principal setor consumidor de água, com a irrigação contribuindo para 70% das capturas de água doce. A busca por uma melhor gestão da água tem sido fundamentada na atual problemática em torno da redução da sua disponibilidade e qualidade. Assim sendo, a presente pesquisa objetiva a determinação dos componentes da produtividade da água, a pegada hídrica e calibração modelo de crescimento da cultura da soja em sistema irrigado. A pesquisa será conduzida na Fazenda SAMA, localizada no Município de Luís Eduardo Magalhães-BA. A propriedade possui 12 pivôs, com cerca de aproximadamente 1221,33 ha de área irrigada. Serão escolhidos dois pivots, 2 e 12, para serem foco da pesquisa. Será utilizada a ferramenta Pegada Hídrica (PH), com os cálculos dos componentes PHazul, PHverde e PHcinza, para quantificar os volumes de água consumidos na produção de um cultivar de soja, durante seu ciclo completo de desenvolvimento, cultivada em condições irrigadas. Serão utilizados imagens do satélite Sentinel 2 e dados da Estação Meteorológica Automática (EMA) no período de condução da lavoura irrigada de soja, conjuntamente com o Simple Algorithm for Evapotranspiration Retrieving (SAFER) para a estimativa da evapotranspiração real (ETr), da biomassa (BIO) e da produtividade da água (PA). Será feita uma calibração do modelo de simulação do crescimento e do desenvolvimento, CROPGRO Soybean (Crop-Environment Resources Synthesis), para identificar respostas da soja à dinâmica do ambiente, com ênfase nas condições hídricas. Serão monitoradas condições meteorológicas, variáveis hídricas de solo e planta e, de crescimento das plantas. Quanto a calibração do modelo AquaCrop, serão criados arquivos de entradas de clima (variáveis temperaturas máximas, mínimas, precipitação e evapotranspiração de referência), de solo (características dos diferentes horizontes do solo e da camada superficial do solo) e da cultura (estimativa da densidade de plantas, adaptação do índice de colheita, calibração da fertilidade do solo e configurações do programa: parâmetro da cultura). O desempenho desses modelos será avaliado utilizando os indicadores estatísticos: erro de previsão (Ep), coeficiente de determinação (R2), raiz quadrada do erro médio (RMSE), erro médio absoluto (EMA) e o índice de concordância de Willmontts (d). Assim, os levantamentos da informações técnicas-científicas na como as determinações da pegada hídrica e da produtividade de água das lavouras, aliada com a modelagem agrometeorológica, vêm adquirindo destaque no cenário científico, face ao desafio do desenvolvimento de práticas de gestão do uso da água pautadas na promoção da eficiência hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Marcos Antonio Vanderlei Silva - Coordenador / Alberto Nascimento Silva - Integrante / Charles Cardoso Santana - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Respiração edáfica e uso de água e energia, em área de cultivo e mata nativa, calibração de modelos de crescimento e produtividade do feijoeiro, e estimativa de produção de biomassa por meio de sensoriamento remoto, na região de vale do oeste baiano., Descrição: A pesquisa será conduzida, no Campo Experimental da UNEB (Campus IX), no município de Barreiras -BA, (latitude 12 51?S, longitude45 31? W), em três áreas distintas: uma em mata nativa e duas cultivadas com feijoeiro (Phaseolus e Vigna), Pretende-se comparar a demanda evapotranspirométrica, respiração edáfica (EFluxo de CO2) da mata nativa (MN) com as áreas cultivados com feijão no Oeste da Bahia (Região de Vale) através de dados oriundos de satélite e VANT (veículo aéreo não tripulado), estimar o sequestro de carbono (SC) e analisar a resposta espectral do dossel de algodão, a partir de índices espectrais e calibrar os modelo CROPGRO-Dry bean e Aquacrop. A respiração edáfica será estima, para as três áreas, utilizando-se uma solução de KOH 0,5 N para absorver o CO2 liberado, titulando-se com HCl 0,1 N. O algoritmo SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) estimará o Balanço de Energia para obtenção da ET das três áreas distintas: MN e cultivada cm feijão. Com o índice de área foliar (IAF), calculado por meio dos índices de vegetação, será estimada a MSa a partir de dois modelos de acúmulo de biomassa. Para o processamento das imagens, objetivando estimar o SC, serão utilizados o Normalized DifferenceVegetation Índex e o Índice de Reflectância Fotoquímica. Esses índices serão combinados para gerar o índice CO2flux. O ajuste dos coeficientes genéticos do CROPGRO-Soybean será feito a partir dos dados coletados em campo na lavoura de algodão. Esses dados, com as informações de solo e clima, serão utilizados para simular a produtividade (biomassa e grãos) por meio do modelo Aquacrop.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Marcos Antonio Vanderlei Silva - Coordenador / thatyane Kary G Souza - Integrante / Rafael de Souza Félix - Integrante / Silas Alves de Souza - Integrante / Gutemberg Porto De Araújo - Integrante.

  • 2015 - 2016

    BALANÇO HÍDRICO E SEQUESTRO DE CARBONO EM ÁREA CULTIVADA E CERRADO NATIVO, E ESTIMATIVA DE PRODUÇÃO DE BIOMASSA EM MONOCULTIVO, UTILIZANDO IMAGENS DE SATÉLITE., Descrição: A pesquisa pretende comparar a demanda hídrica em área de Cerrado nativo e área de monocultivo no Oeste da Bahia através de dados oriundos de plataformas orbitais, bem como estimar o sequestro de carbono e analisar as relações entre a resposta espectral do dossel de monocultivo, a partir de índices espectrais de plataforma orbital. Esta última análise será feita com o índice de área foliar (IAF), avaliando um modelo que considera a RFA interceptada na produção de biomassa em condições de campo. Com uso dos índices espectrais, ainda será estimado o sequestro de carbono nas áreas estudadas. O local de estudo será a Fazenda Busato localizada no município de São Desidério-BA, (latitude 12 51?S, longitude 45 31? W e altitude de 715 m). Será utilizado o algoritmo SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) para estimativa dos componentes do Balanço de Energia para obtenção da ET das duas áreas distintas: cerrado nativo e área cultivada. Serão gerados imagens de ET para as duas áreas distintas e assim comparadas as demandas hídricas de acordo com o uso do solo. Por meio do sensoriamento remoto, será calculado o balanço hídrico estimando a umidade média do solo. Na área com monocultivo também serão coletadas ao longo do ciclo da cultura a matéria seca total aérea (MSa) e a área foliar para obtenção do IAF. Serão processados os produtos MOD09GQ e MOD13Q1 para obtenção dos índices de vegetação EVI (índice de vegetação realçado), NDVI_MODIS, NDVI (Normalized DifferenceVegetation Index) e SAVI (índice de vegetação ajustado ao solo). A partir do IAF calculado por meio dos índices de vegetação, será estimada a MSa a partir de dois modelos de acúmulo de biomassa. Para o processamento das imagens, objetivando estimar o sequestro de carbono, serão utilizados o NDVI e o PRI (Índice de Reflectância Fotoquímica). O seqüestro de carbono pela vegetação depende da integração do NDVI e do PRI, o qual será o resultado da multiplicação do NDVI pelo PRI, reescalonado para valores positivos. Esses índices serão combinados, segundo a metodologia de Rahman et al. (2000), para gerar o índice CO2flux. A partir desse projeto serão desdobrados dois subprojetos: a) ESTUDO COMPARATIVO DO BALANÇO HÍDRICO E DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM ÁREA CULTIVADA E CERRADO NATIVO, ESTIMADA VIA SATÉLITE; e b) SEQUESTRO DE CARBONO EM ÁREA CULTIVADA E CERRADO NATIVO, E ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO DE BIOMASSA EM MONOCULTIVO, UTILIZANDO IMAGENS DE SATÉLITE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Antonio Vanderlei Silva - Coordenador / Felipe Mariani Passos - Integrante / Charles Cardoso Santana - Integrante / Letícia da Silva Menezes - Integrante / Ramon Brenner de Almeida - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Avaliação da influência das mudançs climáticas no conforto térmico de bovinos leiteiros na região Oeste da Bahia, Descrição: A pecuaria leiteira é uma atividade de grande importância na região Oeste da Bahia, que pode ser afetada direta, ou indiretamente em virtude das atuais previsões das mudanças climáticas serem confirmadas até o final do século. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho será estimar os impactos das mudanças climáticas sobre a produção leiteira nos municipios da região Oeste da Bahia. Para realização dos calculos de índice de temperatura e umidade (ITU) e declínio de produção de leite (DPL) de vacas leiteiras serão utilizados valores com base nos cenários clmáticos B1 e A2 do IPCC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marcos Antonio Vanderlei Silva - Coordenador / Charles Cardoso Santana - Integrante / Letícia da Silva Menezes - Integrante / Erlane Souza de Jesus - Integrante.

  • 2013 - 2014

    EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM ÁREA DE CERRADO NATIVO E ÁREA CULTIVADA, E PRODUÇÃO DE BIOMASSA EM MONOCULTIVOS, UTILIZANDO DADOS DE PLATAFORMAS ORBITAIS, Descrição: A pesquisa pretende comparar a demanda hídrica em área de Cerrado nativo e área de monocultivo no Oeste da Bahia através de dados oriundos de plataformas orbitais, bem como analisar as relações entre a resposta espectral do dossel de monocultivo, a partir de índices de vegetação de plataforma orbital, com o índice de área foliar (IAF), avaliando um modelo que considera a RFA interceptada na produção de biomassa em condições de campo. O local de estudo será a Fazenda Busato II localizada no município de Barreiras-BA, (latitude 12 51S, longitude 45 31 W e altitude de 715 m). Será utilizado o algoritmo SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) para estimativa dos componentes do Balanço de Energia para obtenção da ET das duas áreas distintas: cerrado nativo e área cultivada. Serão gerados mapas de ET para toda a área e assim comparadas as demandas hídricas de acordo com o uso do solo. Na área com monocultivo também serão coletadas ao longo do ciclo da cultura a matéria seca total aérea (MSa) e a área foliar para obtenção do IAF Serão processados os produtos MOD09GQ e MOD13Q1 para obtenção dos índices de vegetação EVI (índice de vegetação realçado), NDVI_MODIS, NDVI (Normalized DifferenceVegetation Index) e SAVI (índice de vegetação ajustado ao solo). A partir do IAF calculado por meio dos índices de vegetação, será estimada a MSa a partir de dois modelos de acúmulo de biomassa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcos Antonio Vanderlei Silva - Coordenador / Mariana de Jesus Lima - Integrante / Alberto Nascimento Silva - Integrante.

  • 2010 - 2012

    AVALIAÇÃO DA BIOMASSA DAS CULTURAS DE SOJA E ALGODÃO UTILIZANDO ÍNDICES ESPECTRAIS, Descrição: Um dos produtos de sensoriamento remoto orbital que tem sido muito utilizado em monitoramento do calendário agrícola e previsão de safras é o índice de vegetação (IV). Em estudos de monitoramento do crescimento vegetal, freqüentemente é buscado o estabelecimento de relações entre o padrão de evolução do crescimento das plantas ao longo do tempo com o padrão de evolução temporal de índices espectrais. A presente pesquisa objetiva analisar as relações entre a resposta espectral dos dosséis de soja e algodão, a partir de índices de vegetação, oriundos de plataforma orbital, a fim de avaliar um modelo que considera a RFA (radiação fotossinteticamente ativa) interceptada na produção de biomassa dessas culturas, crescendo em condições de campo. O local de estudo será uma área de produção da Fazenda Morena (Cerrado Baiano). Nesta área será coletada ao longo do ciclo da cultura a matéria seca total aérea (MSa). Os produtos MOD09GQ e MOD13Q1 serão processados para obtenção dos índices de vegetação: EVI, NDVIMODIS, NDVI (Normalized DifferenceVegetation Index) e SAVI (índice de vegetação ajustado ao solo). Para visualizar e processar as imagens MODIS será necessária a utilização do aplicativo o MRT (MODIS Reprojection Tool). O NDVI e o SAVI serão calculados para cada imagem de satélite utilizando a ferramenta Model Maker do ERDAS, onde inicialmente será considerado o fator de escala e depois com a reflectância transformada será determinado o valor do NDVI. Também de posse do fator de escala, será calculado o SAVI. De posse dos valores dos IVs. Serão estudadas as inter-relações entre as características espectrais e os atributos biológicos das culturas, através da análise de correlação entre a produção de matéria seca e variáveis espectrais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcos Antonio Vanderlei Silva - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    Estudo das Características Climáticas e Edafo-ambiental Através do manejo de Água e Solo em Sistema de Cultivo Irrigado, Descrição: Em geral os perímetros irrigados no Oeste Baiano não alcançam os rendimentos prescritos em seus planos operativos. Esse desvio de produtividade deve-se em parte: ao efeito da compactação dos solos, à irregularidade do manejo de irrigação e a densidade de plantio não compatível com a disponibilidade de água a sua disposição. A presente pesquisa visa estudar o efeito de três diferentes preparos de solo sobre as mudanças de alguns fatores físico-hídricos do solo, verificando o efeito das tensões de umidade do solo, em três densidade de plantio do feijoeiro em termos de desenvolvimento, rendimento, eficiência de uso de água e radiação solar, e requerimento térmico, numa área do perímetro irrigado Barreiras-Norte. Com base nos parâmetros ambientais edáfico e climático serão fornecidas informações essenciais para obtenção do potencial de produtividade da cultura do feijão, dentro de um manejo adequado de solo e de água.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Antonio Vanderlei Silva - Coordenador / Catarina Almeida de Brito - Integrante / Thaís Meneses de Oliveira Dias - Integrante / Patrícia Jane da Rocha - Integrante.

  • 2002 - 2003

    Exigências Térmicas da principais culturas cultivadas nos perímetros irrigados da Região de Barreiras visando Planejamento das datas de Plantio, Descrição: Em volta da Região de Barreiras existem quatro perímetros irrigados de pequeno/médio produtores que perfazem em torno de 10.000 ha. Para uma região com um substancial crescimento populacional, o planejamento do plantio por parte de produtores deve ser utilizado para manter um fluxo regular de oferta de produtor, ao longo do ano, para o mercado consumidor. Quando dentro de uma lavoura tecnificada (empregando-se a técnica de irrigação), os demais fatores que influenciam na produtividade são controlados, a utilização da temperatura do ar deveria ser utilizada sob forma de índices bioclimáticos para auxiliar a tomada de decisões quanto ao planejamento da época de plantio da cultura. Muitas Vezes a caracterização técnica do cultivo vem informando a constante térmica da cultura e o produtor não incorpora essa informação no planejamento agrícola. Objetivos: O presente trabalho visou estudar as condições térmicas, por meio das unidades de calor (graus-dia), para o desenvolvimento das principais culturas agrícolas, uma vez que esse índice bioclimático é muito usado na determinação do ciclo da cultura, podendo assim a colheita ocorrer em data prefixada. Material e Métodos: Inicialmente foi feito um levantamento das principais de dados climáticos da região de Barreiras, oriunda da Estação Meteorológicos da EP São Francisco, Barreiras-BA, e as temperaturas basais máximas/mínimas e constante térmica para cada cultura. Para o cálculo dos graus-dia acumulados estão sendo utilizados os seguintes métodos: a) WB 10/30; b) Cômputo considerando as temperaturas limites superior e inferior (quatro casos diferentes) e c) Somatório usando apenas as temperaturas média do ar e basal mínima. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcos Antonio Vanderlei Silva - Coordenador / Catarina Almeida de Brito - Integrante / Thaís Meneses de Oliveira Dias - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas Campus 9. , BR 242, km 04, Loteamento Flamengo, 47800000 - Barreiras, BA - Brasil, Telefone: (77) 36126743, Fax: (77) 36126744, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2012

Faculdade João Calvino

Vínculo: Professor de Pósgraduação, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20

2009 - 2009

Unyahna Instituto de Educação Superior de Barreiras

Vínculo: Professor de Pósgraduação, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20

2019 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Colab/Orientad. do PPGADT (Doutorado), Carga horária: 4

2016 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2016

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

1996 - 1997

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2010

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas Campus 9, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 05/2002

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas Campus 9, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 06/2001

    Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico, Agrometeeorologia, Ecologia Agrícola, Métodos Estatísticos

  • 07/2003 - 07/2005

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas Campus 9, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 06/2001 - 06/2003

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas Campus 9, .,Cargo ou função, Coordenador do NUPE (Núcleo de Pesquisa e Extensão).

1994 - 2001

Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Outras informações:
De janeiro de 1996 a março de 2001 o vículo com a EBDA foi intermediado pela FAPEX (Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão)

1996 - 1997

Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/1994 - 03/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria da Agricultura, Gerência Regional de Barreiras.,Linhas de pesquisa