Sérgio Noronha da Silva Júnior
Bacharel em Ciências Biológicas, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Bacharelando Engenharia Ambiental, fui pesquisador do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Ensino de Ciências (GruPIEC) pela USP, tem experiência na área de Biologia, Geografia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, SIG, Sensoriamento remoto, QGIS, mapa conceitual, alfabetização científica e aprendizagem significativa.
Informações coletadas do Lattes em 04/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Engenharia Ambiental
2021 - Atual
Universidade Cruzeiro do Sul
Bolsista do(a): Department of Health and Human Services, HHS. GOV, Estados Unidos.
Graduação interrompida em 2019 em Estradas (Movimento de terra e Pavimentação)
2017 - Atual
faculdade de tecnologia de sao paulo
Ano de interrupção: 2019
Graduação interrompida em 2010 em Licenciatura em Ciências da Natureza
2008 - Atual
Universidade de São Paulo, USP Leste, Escola de Artes, Ciências e Humanidad
Ano de interrupção: 2010
Graduação interrompida em 2009 em História
2007 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de interrupção: 2009
Formação complementar
2010 - 2010
Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Alfabetização Cientítica com o uso de imagens. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Desenvolvimento de Recursos Didáticos em Ciências. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Atividades experimentais de química para alunos. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Moluscos exóticos no Brasil. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2009 - 2009
Educomunicação em ensino de ciências. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2009 - 2009
Oficinas de ciências, química e biologia para o EF. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Oficina mão na massa. (Carga horária: 1h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Macromoléculas. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Oficina história da vida e tempo geológico. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Educação ambiental aplicada aos recursos Hídricos. (Carga horária: 1h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Mapas conceituais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Participação em eventos
Ciclo de Palestras Biológicas. 2023. (Encontro).
Minicurso de aquicultura. 2023. (Oficina).
16º Congresso Internacional de Direito Ambiental. 2021. (Congresso).
26º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental. 2021. (Congresso).
4ª Congresso Ambiental VIEX. 2021. (Congresso).
18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Análise Estrutural de Mapas Conceituais. 2010. (Simpósio).
1º Encontro Nacional de Estudantes de Ciências da Natureza - ENECINA.Análise estrutural de Mapas Conceituais. 2010. (Encontro).
2º Seminário Brasileiro de Integração das Licenciaturas em Ciências Naturais.Análise estrutural de Mapas Conceituais. 2010. (Seminário).
3ª Semana de Licenciatura em Ciências da Natureza.Análise estrutural de Mapas Conceituais. 2010. (Encontro).
17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.A percepção dos alunos sobre o uso de mapas conceituais durante a disciplina ACH0011 Ciências da Natureza. 2009. (Simpósio).
I Encontro aberto da pós graduação do ensino de ciências. 2009. (Encontro).
II Semana de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2009. (Outra).
1º Encontro sobre divulgação e ensino de ciências (EDEC). 2008. (Encontro).
I Semana de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2008. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SILVA JÚNIOR, S. N. ; Romano Jr, J. G. ; CORREIA, P. R. M. . STRUCTURAL ANALYSIS OF CONCEPT MAPS TO EVALUATE THE STUDENTS? PROFICIENCY AS MAPPERS. In: Concept Maps: Making Learning Meaningful, 2010, Viña del Mar, Chile. Proceedings of the Fourth International Conference on Concept Mapping, 2010., 2010.
-
SILVA JÚNIOR, S. N. . Análise Estrutural de Mapas Conceituais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA JÚNIOR, S. N. . Análise Estrutural de Mapas Conceituais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA JÚNIOR, S. N. . Análise Estrutural de Mapas Conceituais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA JÚNIOR, S. N. . Análise Estrutural de Mapas Conceituais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA JÚNIOR, S. N. . A percepção dos alunos sobre o uso de mapas conceituais durante a disciplina ACH0011 Ciências da Natureza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
Mapas conceituais nas aulas da disciplina ACH 0011 Ciências da Natureza: avaliação do procedimento de capacitação dos alunos, Descrição: A explosão do conhecimento científico e os paradigmas da sociedade pós-industrial trouxeram novos desafios ao sistema educacional, que não são respondidos adequadamente pelos pressupostos da pedagogia tradicional, baseados no processo de transmissão-recepção de informações. Imerso nesse sistema educacional, o ensino de ciências passa por uma crise de sentido: professores e alunos deixaram de perceber a importância do conhecimento científico-tecnológico para a cidadania na sociedade pós-industrial. Nesse contexto, a alfabetização científica pode ser considerada como uma resposta para devolver o sentido ao ensino de ciências, bem como para nortear as opções didático-metodológicas a serem feitas pelos professores. A concepção da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP Leste) possui vários aspectos inovadores. Entre eles, merece destaque especial a criação de um Ciclo Básico com disciplinas gerais para todos os alunos ingressantes, com a intenção de proporcionar uma visão holística sobre os complexos problemas que já são debatidos pela sociedade contemporânea. A disciplina ACH 0011 Ciências da Natureza é um dos componentes do Ciclo Básico, tendo como objetivo fomentar o interesse dos alunos que ingressam na EACH/USP Leste pela alfabetização científica. A complexidade desse desafio exige a utilização de metodologias sofisticadas de ensino, a fim de transformar a dinâmica tradicional da sala de aula e estimular a reflexão crítica dos alunos sobre os desdobramentos sócio-ambientais do conhecimento científico-tecnológico. O mapeamento conceitual é a estratégia metodológica selecionada para promover a mudança da dinâmica da sala de aula e do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo principal do presente projeto é desenvolver e avaliar um procedimento para treinar os alunos a elaborar mapas conceituais. Para isso, os mapas conceituais produzidos pelos alunos durante a disciplina ACH 0011 Ciências da Natureza (1º semestre de 2010) serão analisados no decorrer do p. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Noronha da Silva Júnior - Coordenador.
-
2009 - 2010
Mapas conceituais nas aulas da disciplina ACH 0011 Ciências da Natureza: avaliação do procedimento de capacitação dos alunos., Descrição: Com a criação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP Leste), a Universidade de São Paulo (USP) consegue ampliar seu campus, investido em novos cursos de graduação e buscando envolve-se com a comunidade local, a qual apresenta sérios problemas sociais, culturais, econômicos e educacionais. Outra novidade do campus é a criação de um Ciclo Básico com disciplinas gerais para todos os alunos ingressantes, com a intenção de proporcionar uma visão interdisciplinar sobre os complexos problemas que já são debatidos pela sociedade contemporânea. A disciplina ACH0011 Ciências da Natureza é um dos componentes do Ciclo Básico, tendo como objetivo fomentar o interesse dos alunos que ingressam na EACH/USP Leste pela alfabetização científica. O escopo principal desse projeto é desenvolver e avaliar um procedimento para treinar e elaborar mapas conceituais. Para isso, os mapas produzidos pelos alunos durante a disciplina ACH0011 Ciências da Natureza (1 semestre de 2008) serão analisados no decorrer do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Noronha da Silva Júnior - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e humanidades. , Av: Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo, 03828-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - 2010
Universidade de São PauloVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sérgio Noronha da Silva Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?