Solange Pereira Pinto

Docente, arte-educadora, pesquisadora, multipotencial. Terapeuta individual, grupos e casais, analista biográfica, analista da construção narrativa do pensamento, facilitadora de terapias expressivas e escrita terapêutica. Pesquisadora livre nas áreas comunicação interpessoal e intrapessoal, neurodiversidade, múltiplas inteligências, altas habilidades e superdotação AH/SD, bloqueios emocionais e processos criativos. Atuação clínica desde 2004. Coordenação e mediação de grupos de escritos da memórias para composição de histórias de vida e ressignificação do passado. Outras experiências:Escritora e mentora de escrita. Consultora editorial para a produção textual e durante o processo criativo de livros, revistas e publicações em geral. Mediadora de laboratórios de escrita criativa em faculdades e empresas. Jornalista freelancer. Colagista, artista plástica com ênfase em técnicas mistas, construção de bookart, livro do artista, livro-objeto, uso de suportes híbridos. Facilitadora de oficinas de autodesenvolvimento pela comunicação, expressão e criatividade. Consultora em comunicação corporativa e comunicação profissional. Atua em projetos de endomarketing. Docente de nível superior e pós-graduação, com formação e estudos multidisciplinares. Ênfase em comunicação humana e institucional, Semiótica, Psicodrama, Arte-educação, Arteterapia, Criatividade, Estrita criativa e autoral, Escrita terapêutica, Tecnologias Contemporâneas, Bioética, Jornalismo Científico, Jornalismo Ambiental; Direito). Oferece cursos, palestras e oficinas nas áreas de comunicação, criatividade, escrita e autoconhecimento.

Informações coletadas do Lattes em 30/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2011 em Bioética

2009 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: Os aspectos da Bioética na produção de notícias - Os fundamentos da Bioética no jornalismo científico na cobertura de Saúde Pública
Orientador: Luiz Cláudio Lourenço
Ano de interrupção: 2011

Especialização em Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas

2005 - 2006

Universidade de Brasília, UnB
Título: Um resgate do espaço público educacional pela fotografia: construindo cidadãos
Orientador: Marcia Romana de Oliveira Grassi

Graduação em Comunicação Social

1995 - 1999

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB
Título: Intranet: a comunicação interna a serviço do desenvolvimento profissional e empresarial
Orientador: Antonio Teixeira Barros

Graduação em Bacharel em Direito

1985 - 1990

UDF Centro Universitário
Título: Habilitações em Direito Público e Direito do Trabalho

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em Escrita Criativa Curativa: os arquétipos, o inconsciente e as emoções. , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

2023 - 2023

Neuroarquitetura summit: biofilia, acessibilidade, colorimetria, conforto. , Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, CAU DF, Brasil.

2023 - 2023

Formação Trilhas de Enriquecimento AH/SD. , Instituto Virgolim, IV, Brasil.

2023 - 2023

Livros com dobras, cortes e costura simples. , SESC - SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DF, SESC DF, Brasil.

2022 - 2022

Arte da Palavra - Fábrica de Poema - Caio. , SESC - Administração Regional de Roraima, SESC/RR, Brasil.

2022 - 2022

Escrita Terapêutica com Carol Vilhena. , Biblioteca Demonstrativa do Brasil, BDB, Brasil.

2022 - 2022

Oficina Marketing Digital - Presença Digital e Redes Sociais. , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE DF, Brasil.

2020 - 2020

Aquarela botânica. , Dulce Nascimento, DN, Brasil.

2019 - 2019

Fórmula de lançamento. , Ignição Digital, ID, Brasil.

2018 - 2018

Formação em SoulCollage - autoconhecimento pelo inconsciente. , Angela Philippini, AP, Brasil.

2018 - 2018

Oficina literária - Epifania e construção: a poesia como engenharia e. , Caixa Cultural, CAIXA, Brasil.

2018 - 2018

Oficina literária - História dos impressos brasileiros. , Caixa Cultural, CAIXA, Brasil.

2017 - 2017

Escultura de papel - com Karin Arruda. , Centro Cultural Casa das Artes, CA, Brasil.

2017 - 2017

Tópicos em cognição: inteligência, criatividade e motivação. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2017 - 2017

Oficina literária com Laura Erber. , Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB-DF, Brasil.

2016 - 2016

Facilitação gráfica e registro visual. , Centro Cultural de Brasília, CCB, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Perspectiva - com Octavio Carriello. , Quanta Academia de Artes, QUANTA, Brasil.

2015 - 2015

Curso de habilidade específica em Desenho. , MS Desenhos - Escola de formação técnica e artística, MS DESENHOS, Brasil.

2015 - 2015

Jung e o Romantismo. , Círculo Junguiano de Brasília, CJB, Brasil.

2014 - 2014

Desenho Cartoon - com Paulo Borges. , Quanta Academia de Artes, QUANTA, Brasil.

2014 - 2014

Fundamentos da Psicologia Analítica I. , Círculo Junguiano de Brasília, CJB, Brasil.

2014 - 2014

Técnicas para criação de estampas - com Patrícia Capella. , Zupi Academy, ZUPI, Brasil.

2014 - 2014

Desenho - com Gil Tokio. , Quanta Academia de Artes, QUANTA, Brasil.

2014 - 2014

Curso Pintura Relâmpago - com Davi Calil. , Quanta Academia de Artes, QUANTA, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Roteiro da Histórias em Quadrinhos. , Quanta Academia de Artes, QUANTA, Brasil.

2014 - 2014

Workshop de estratégias e estruturas - O processo criativo. , Instituto Cervantes de Brasília, ICB, Brasil.

2014 - 2014

Storytelling - como transformar ideias em boas histórias. , SOAP - Apresentações criativas, SOAP, Brasil.

2014 - 2014

Ilustração botânica. , Centro Cultural Casa das Artes, CA, Brasil.

2014 - 2014

Formação em MBSR - Mindfulness Based Stress Reduction Program. , Sociedade Vipassana de Meditação, VIPASSANA, Brasil.

2013 - 2013

Ilustra-ação: curso de introdução à ilustração - com Paulo Galvão. , Caixa Cultural, CAIXA, Brasil.

2013 - 2013

Literatura: a arte da escrita criativa. , Instituto Cervantes de Brasília, ICB, Brasil.

2013 - 2013

Tipocali - Técnicas de caligrafia. , Zupi Academy, ZUPI, Brasil.

2013 - 2013

Workshop de pensamento criativo e conceitualização - o processo criativo. , Instituto Cervantes de Brasília, ICB, Brasil.

2013 - 2013

Oficina do Diabo: desempedramento mental e escrita criativa. , Academia da Criatividade Henrique Szklo, ACHS, Brasil.

2013 - 2013

Workshop de visualização e estratégia - O processo criativo. , Instituto Cervantes de Brasília, ICB, Brasil.

2013 - 2013

Workshop de criatividade - 39° edição - com Jose Predebon. , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2013 - 2013

Arte não criativa: questões de autoria na arte contemporânea. , Caixa Cultural, CAIXA, Brasil.

2013 - 2013

Caio Morel - Escultura de Personagem em TOY ART. , Zupy Academy, ZA, Brasil.

2012 - 2012

Formação Master Coaching Practitioner. , Academia Brasileira de Coaching, ABRACOACHING, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Aquarela. , Centro Cultural Casa das Artes, CA, Brasil.

2012 - 2012

Método I.am.I de Pintura Espontânea. , Susan Bello, SB, Brasil.

2011 - 2011

Self-Empowerment. , Thot Desenvolvimento Humano., THOT, Brasil.

2011 - 2011

Qualificação para orientação de TCC. , Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove, ICESP/PROMOVE, Brasil.

2010 - 2010

Jornalismo 2.0 para professores. , Knight Center for Journalism in the Americas, KNIGHT, Estados Unidos.

2009 - 2009

Ciência-mídia capacitação em Jornalismo Científico. , Núcleo de Estudos da Divulgação Científica da Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2009 - 2009

E-portfolio - novas metodologias educativas. , Aquifolium Educacional, AQUIFOLIUM, Brasil.

2008 - 2008

Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI. , Instituto Saber, SABER, Brasil.

2007 - 2008

Formação em História e Cultura Afro-Brasileira e A. , Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.

2007 - 2007

Arteterapia em Educação e Saúde. , Instituto Saber, SABER, Brasil.

2006 - 2006

Curso On-line Fazer a Ponte. , Aquifolium Educacional, AQUIFOLIUM, Brasil.

2001 - 2005

Formação em Psicodrama. (Carga horária: 360h). , Instituto de Pesquisa e Intervenção Psicossocial, INTERPSI, Brasil.

2004 - 2004

Formação em Reiki. , The Usui System of Natural Healing, TUSNH, Brasil.

2004 - 2004

Formação em Arteterapia - abordagem antroposófica. , Centro de Estudos Avançados de Psicologia, CICLO-CEAP, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Direito da Comunicação Social. , Instituto de Direito do Consumidor e Estudos Sociais Avançados, IDCESA, Brasil.

2003 - 2003

Leitura e produção de textos literários. , Ateliê de Literatura Piero Eyben, OFICINAS, Brasil.

1999 - 1999

Engenharia de Marketing Cultural. , ELO Consultoria Empresarial e Produção de Eventos, ELO, Brasil.

1998 - 1999

Pintura Holística. , Centrais Elétricas do Norte do Brasil, ELETRONORTE, Brasil.

1998 - 1998

Qualidade no texto empresarial. , ELO Consultoria Empresarial e Produção de Eventos, ELO, Brasil.

1998 - 1998

Potencialize o valor real da comunicação interna. , International Business Comunications, IBC, Brasil.

1998 - 1998

Como gerenciar a comunicação de uma crise. , International Business Comunications, IBC, Brasil.

1997 - 1997

Marketing básico. , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

1997 - 1997

Criatividade - Inovar e criar é só começar. , Escola de Empreendedores do CDT/UnB, EMPREEND, Brasil.

1997 - 1997

A arte de viver em paz. , Universidade Holística Internacional da Paz, UNIPAZ, Brasil.

1993 - 1993

Licitações e contratos. , Vianna & Consultores Associados Ltda, VIANNA, Brasil.

1991 - 1991

Direito Civil e processo civil. , Ordem dos Advogados do Brasil - DF, OAB/DF, Brasil.

1985 - 1985

Domínio mental e criatividade. , Grupos União e Encontro, GRUPOS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Participação em eventos

Movida literária. 2017. (Encontro).

Conversas Criativas - Cotidiano Criativo. 2016. (Encontro).

III Bienal Brasil do livro e da leitura. 2016. (Seminário).

Ciclo Jornalismo na Cultura - Fotojornalismo e guias de viagem - João Correia. 2012. (Outra).

Ciclo Jornalismo na Cultura - Jornalismo e drogas - Denis Burgierman. 2012. (Outra).

Ciclo Jornalismo na Cultura - Jornalismo Literário - Eliane Brum. 2012. (Outra).

Oficina João Colagem.Modelagem de papel em garrafas e outros vidros. 2012. (Oficina).

Pintura Espontânea com Susan Bello.Mandala. 2012. (Oficina).

Semana de Comunicação da Faculdade Alvorada.Palestra Ideias, imaginação e criatividade: mistura que dá texto.. 2012. (Oficina).

Workshop de pensamento criativo e conceitualização com Charles Waton. 2012. (Outra).

Debate sobre o Projeto de Lei 1876/99 - Novo Código Florestal. 2011. (Outra).

Desenho Dinâmico.Oficina de habilidade intuitiva de representação da figura humana. 2011. (Oficina).

Diário Gráfico - Oficina de Criatividade.Oficina de criatividade que usa o livro como suporte. 2011. (Oficina).

Homenageada na colação de grau do curso de Jornalismo.Professora homenageada. 2011. (Outra).

I Congresso Lusobrasileiro de Arteterapia. Vivências arteterapêuticas. 2011. (Congresso).

III Congresso Latinoamericano de Arteterapia. Vivências arteterapêuticas. 2011. (Congresso).

IV Congresso do Mercosul de Arteterapia. Vivências arteterapêuticas. 2011. (Congresso).

Seminário para jornalistas sobre Código Florestal (WWF-Brasil). 2011. (Seminário).

Workshop de aquarela solta e livre.Aquarela solta e livre - paisagens. 2011. (Oficina).

17o Congresso Brasileiro de Psicodrama. Vivências psicodramáticas. 2010. (Congresso).

1o Café Cultural Cindacta 1.Declamação autoral de poesias. 2010. (Outra).

1o Congresso Latino-Americano de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais. 2010. (Congresso).

Bioética em debate - aqui e lá fora (Ipea). 2010. (Simpósio).

Laicidade, diversidade, etnicidade, bioética e saúde pública. 2010. (Seminário).

Paraninfa na colação de grau do curso de Jornalismo.Professora paraninfa. 2010. (Outra).

Projeto Escritores Brasileiros com Marina Colasanti. 2010. (Outra).

Projeto Escritores Brasileiros com Zuenir Ventura. 2010. (Outra).

Projeto Escritores Brasileiros - Oficina de poesia com Eliana Yunes. 2010. (Oficina).

4° Oficina Internacional de Comunicação da Informação em Saúde. 2009. (Oficina).

Encontro Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde. 2009. (Encontro).

Imagem-língua, imagem mercadoria, imagem sem imaginação: a fabricação industrial de signos visuais num tempo em que o olhar não se distingue do trabalho com Eugênio Bucci. 2009. (Outra).

Seminário Avançado em Bioética de Situações Emergentes. 2009. (Seminário).

Seminário Avançado em Bioética de Situações Persistentes. 2009. (Seminário).

Seminário Avançado em Fundamentos da Bioética e Saúde Pública. 2009. (Seminário).

VI Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos. 2009. (Seminário).

Vulnerability: a futile or utile principle in health care ethics. 2009. (Seminário).

Jornalismo investigativo com Domingos Meireles. 2008. (Outra).

Semana Acadêmica de Administração do Iesco.Oficina de Comunicação - "Dialógo com tintas: um desafio possível". 2008. (Outra).

VI Congresso de Educadores da Região Centro-Oeste. 2008. (Congresso).

Laboratório do Escritor com Luiz Rufato. 2007. (Oficina).

V Encontro de Educadores da Região Centro-Oeste. 2007. (Encontro).

Café literário com André Neves. 2006. (Outra).

Café literário com Elizabeth Hazin. 2006. (Outra).

Sempre um papo com Arnaldo Antunes. 2006. (Outra).

Sempre um papo com Bruno Tolentino. 2006. (Outra).

Sempre um papo com Denise Fraga. 2006. (Outra).

Sempre um papo com Moacyr Scliar. 2006. (Outra).

Sempre um papo com MV Bill. 2006. (Outra).

Café literário com Bartolomeu Campos Queirós. 2005. (Outra).

Café literário com Luis Fernando Veríssimo. 2005. (Outra).

IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. ?Diálogo com Tintas?,. 2005. (Congresso).

Sempre um papo com Rubem Alves. 2005. (Outra).

Café literário com Martha Medeiros. 2004. (Outra).

Poder público e comunicação - com Carlos Heitor Cony. 2004. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Psicodrama. 2004. (Congresso).

XIV Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais FIlantrópicos. Assessora de Imprensa. 2004. (Congresso).

Encontro Centro-oeste de Psicodrama. 2003. (Encontro).

I Festa Literária Internacional de Paraty. 2003. (Outra).

Literatura e criação com Lygia Bojunga. 2003. (Outra).

Roda de leitura com Afonso Romano de Sant´Anna. 2003. (Outra).

Roda de leitura com Lya Luft. 2003. (Outra).

Seminário Internacional Imprensa Investigativa: sensacionalismo e criminalidade. 2002. (Seminário).

Festival Água no 3o Milênio.Água Alma. 2000. (Outra).

Seminário de produção e marketing cultural. 2000. (Seminário).

Como gerenciar a comunicação de uma crise. 1998. (Oficina).

Potencialize o valor real da comunicação interna através de novas técnicas e ferramentas. 1998. (Oficina).

A arte de viver em paz. 1997. (Seminário).

Autoterapia dos conflitos emocionais. 1993. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Alana Camila Silva Alves

PINTO, S. P.. O twitter como ferramenta para as assessorias de imprensa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove.

Aluno: Carolina Rizzo Ramos

PINTO, S. P.. Análise da cobertura do telejornal Repórter Brasil Noite (EBC), nas eleições de 2010.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove.

Aluno: Amanda Kalil de Melo Lavor

PINTO, S. P.. Plano de comunicação da Juventude Socialista Brasileira (JSB). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove.

Aluno: Jusciléia Santos

PINTO, S. P.. Jornalismo Político e a cobertura do Congresso Nacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove.

Aluno: Débora Maia

PINTO, S. P.. Jornalismo especializado em história. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove.

Aluno: Ludmila Lucas Tavares

PINTO, S. P.. Representações femininas nas telenovelas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove.

Aluno: Marcelo Gladson Segovia Soares

PINTO, S. P.. A multiplicação dos sites de notícias em Porto Velho/RO: um estudo sobre as razões que levaram a esse crescimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove.

Aluno: Gustavo Gomes Cabral

PINTO, S. P.. Mundo do Pedal - Um portal de notícias, informações e serviços relacionados ao ciclismo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa.

Aluno: José Pedro de Sousa Morgado

PINTO, S. P.. Flash news - A notícia minuto a minuto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa.

Aluno: Nilton César Soares da Silva Lira

PINTO, S. P.. Motivação dos colaboradores do setor de operações da Infraero no aeroporto de Brasília. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste.

Aluno: Fábia Carolina Pessoa Nunes da Silva

PINTO, S. P.. Jornalismo abusado - O livro-reportagem e o jornalismo literário como alternativas para a. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa.

PALAZZO, Janete;PINTO, S. P.. Natal reciclado do SuperCei - Parceiros da Escola. 2008. Supermercado Supercei.

Orientou

Maria da Consolação Frutuoso

O preconceito linguistico sob olhares; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa com ênfase em produção textual) - Instituto de Educação Filadélfia; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Ana Maria Nery de Sá Assis

Função social do letramento na alfabetização de crianças; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa com ênfase em produção textual) - Instituto de Educação Filadélfia; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Maria Helena Marques Lima

A intertextualidade e sua aplicação à obra machadiana Esaú e Jacó; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa com ênfase em produção textual) - Instituto de Educação Filadélfia; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Tarcísio Carneiro de Carvalho

Contribuição da linguística para os processos mediativos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa com ênfase em produção textual) - Instituto de Educação Filadélfia; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Nivalda Gomes Oliveira

O emprego de jargões jurídicos e seus reflexos na sociedade brasileira; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa com ênfase em produção textual) - Instituto de Educação Filadélfia; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Bruno Luz Caixeta

Linguagem médica e suas possíveis consequências para os pacientes; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa com ênfase em produção textual) - Instituto de Educação Filadélfia; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Amanda Morias de Assunção

A noticiabilidade da homossexualidade: análise das pautas de temática relacionada à homoafetividade no portal de notícias G1; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Cássia Maria do Norte Graciano

Jornalismo em saúde: uma visão crítica sobre matérias de emagrecimento no portal G1; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Ana Lívia Cerilo Mendes

Espalhando cultura: um blog jornalístico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Evelin Campos Vieira

Em off: Nos bastidores do Jornalismo Científico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Maria Rosilda da C

Fragoso /Raquel da F; Mathias; DF em Revista: Vila Planalto; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Sammya Christina de Oliveira Alves

7º Feirão Caixa da Casa Própria: uma cobertura positiva da mídia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Caroline Ferreira Lucas da Costa

Jornalismo ambiental em pauta - Análise da cobertura jornalística do Código Florestal pelo portal G1; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Claudivan Santiago de Araújo

Assessoria de Imprensa dos "Dez mais" do Congresso Nacional em 2009; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Cristiano de Queiroz Porfírio

Na Rota do Rock: jornalismo cultural online; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Hellen de Almeida Tôrres

A relação das entidades patronais do Setor de Transporte Urbano com o Twitter; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Laiz Nunes Marinho

Afinal, o que é notícia?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

[Nome removido após solicitação do usuário]

O jornalismo ambiental e suas síndromes: o noticiário impresso realizado pelas revistas semanais Veja, Época e IstoÉ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Paula Ferreira Ramos

A comunicação interna das Faculdades Integradas Unicesp Guará: pesquisa para um planejamento estratégico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Tatiana Souza Silva Soares Yann Victor Pires Lima

Twitter: uma nova forma de comunicação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Frederico Carneiro Prado Oliveira

Jornalismo Científico no trato da saúde como produto mercadológico: análise de conteúdo da seção de Saúde do suplemento Revista do Correio; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Giuliana Costa Santana

A tecnologia a favor das negras - Blogue: Negras por Negras; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Lorraine Nava Pinto de Oliveira

A queda do diploma de jornalismo: Avanço ou Retrocesso?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - Faculdades Promove; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Patrícia Campos de Oliveira Pereira

Plano de Previdência Complementar da FUPF e fatores de não adesão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Antônio de Pádua e Guilherme Timóteo

Eu documento a minha morada; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa; Orientador: Solange Pereira Pinto;

Produções bibliográficas

  • PINTO, S. P. . Do Imaginário ao Concreto: Brasília uma narrativa da Construção Civil. , 2004.

  • PINTO, S. P. . Em caso de despressurização.... Jornal de Brasília, Brasília-DF, p. 14 - 14, 03 ago. 2006.

  • PINTO, S. P. . Aquilo que escapa / Agora há tempo. Correio Braziliense / Caderno Pensar, Brasília-DF, p. 12 - 12, 06 set. 2003.

  • PINTO, S. P. . Exploração infantil não é privilégio de pobres. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 14 maio 2001.

  • PINTO, S. P. . Leitura para quem não sabe ler. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 26 abr. 2000.

  • PINTO, S. P. . Chico para todos?. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 02 set. 1999.

  • PINTO, S. P. . A fala pelos dedos e a língua na tela. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 26 jul. 1999.

  • PINTO, S. P. . O peso da "carteirada". Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 09 abr. 1999.

  • PINTO, S. P. . Olha aí, gente: o Brasil na avenida. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 04 mar. 1999.

  • PINTO, S. P. . Férias: outra tribo em Porto Seguro. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 08 fev. 1999.

  • PINTO, S. P. . Kit sobrevivência: quem sobreviverá?. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 20 jan. 1999.

  • PINTO, S. P. . Democracia in vitro. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 09 nov. 1998.

  • PINTO, S. P. . Qual é o destino da praia do deserto?. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 22 out. 1998.

  • PINTO, S. P. . Ei moço, me dá um voto?. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 23 set. 1998.

  • PINTO, S. P. . Escambo: da antigüidade ao século XXI. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 08 set. 1998.

  • PINTO, S. P. . Falso é o sistema de saúde. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 03 ago. 1998.

  • PINTO, S. P. . Brasil: qual o nome do seu técnico?. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 17 jul. 1998.

  • PINTO, S. P. . Gerenciar as diferenças, é preciso!. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 07 abr. 1998.

  • PINTO, S. P. . O aniversário do consumidor. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 23 mar. 1998.

  • PINTO, S. P. . Iaiá Ioiô, o carnaval acabou?. Gazeta Mercantil, Brasília-DF, p. 2 - 2, 06 mar. 1998.

  • PINTO, S. P. . Escrita, artes visuais e outros recursos criativos na promoção da saúde mental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. P. . Mitos, bloqueios e a criatividade na escrita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. P. ; VEIGA, E. M. . O ensino da bioética como disciplina: uma reflexão segundo as relações sociais simbólicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. P. . O uso de blogs para o desenvolvimento pessoal e profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. P. . Diálogo com tintas (painel). 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, S. P. . Parlendas. Brasília: Independente, 2005 (Coletânea).

  • PINTO, S. P. . Trava-línguas. Brasília: Independente, 2005 (Coletânea).

  • PINTO, S. P. . Narrativas Vida em Cenas I. Brasília: Independente, 2004 (Livro objeto).

  • PINTO, S. P. . Torre de Babel II. Montevidéo e Brasília: Biachi e Pilar, 2004 (Antologia multiligüe - poesias).

  • PINTO, S. P. . Água no 3o Milênio. Brasília: Pilar, 2000 (Livro coletânea).

  • PINTO, S. P. . Compota de poesias. Brasília: Independente, 1999 (Livro objeto).

  • PINTO, S. P. . Sinfonia da Primavera - vol. I. São Paulo: Edições AG, 1998 (Livro coletânea).

  • PINTO, S. P. . Antologia 2o Concurso de Poesia. Brasília: Independente, 1992 (Livro).

Outras produções

PINTO, S. P. . O tratamento pela escrita Novos estudos confirmam que escrever sobre a própria doença ajuda na recuperação. Pode ser até mesmo em blogs. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, S. P. . Vivos na memória: pais buscam manter lembranças de filhos mortos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, S. P. . Vida de artista: como a arte tem sido escape durante a quarentena. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, S. P. . Reinvenção na quarentena. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, S. P. . Escrever é uma forma de extravasar e pode se transformar em ferramenta terapêutica. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, S. P. . O profissional que o mercado quer. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, S. P. . A saúde que se encontra entre as cores e o silêncio. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, S. P. . Workshop - Blogs: pessoas reais construindo narrativas virtuais. Roteiros da Cidadania. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, S. P. . Jornalismo de Revista. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Blog pedagógico).

PINTO, S. P. . Curso-oficina: Desbloqueio da escrita e estimulação criativa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, S. P. . Senso crítico. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Blog pedagógico).

PINTO, S. P. . Workshop Diálogo com Tintas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, S. P. . Oficina de criatividade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, S. P. . Tecnologias educacionais. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Blog pedagógico).

PINTO, S. P. . Laboratório da escrita criativa. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, S. P. . Autodesenvolvimento pela comunicação criativa. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, S. P. . Meus Cantos - Versinhos de quarentena. 2020 (Fotografia-poética).

PINTO, S. P. . San & Lou - Estrelando: entre uma coisa e outra. 2011 (Quadrinhos).

PINTO, S. P. . As casas de Ana. 2008 (Livro-arte).

PINTO, S. P. . Alteado. 2008 (Fotografia e arte digital).

PINTO, S. P. . Idéias dobradas. 2008 (Arte manual).

PINTO, S. P. . Mania em exposição - retratos e auto-retratos. 2008 (Fotografia e arte digital).

PINTO, S. P. . Coditiano: um ensaio sobre o humano. 2008 (Desenho).

PINTO, S. P. . Por enquanto pizza de frigideira. 2008 (Postal).

PINTO, S. P. . Série Vermelhos. 2007 (Arte digital).

PINTO, S. P. . Da torre o sol se põe. 2007 (Fotografia).

PINTO, S. P. . Biscoitos literários. 2007 (Objeto-poético).

PINTO, S. P. . Isopor gravura: criatividade no ensino da literatura de cordel. 2006 (Livro-arte).

PINTO, S. P. . Muralhas da China. 2005 (Livro-arte).

PINTO, S. P. . Signos. 2005 (Livro-arte).

PINTO, S. P. . Poemar - aquarelas breves. 2005 (Aquarela-mista).

PINTO, S. P. . Exposição de livro do artista. 2005 (Livro-arte).

PINTO, S. P. . Estamparia humana: personas desfiguradas. 2004 (Mista).

PINTO, S. P. . Exposição de bookart. 2003 (Livro-arte).

PINTO, S. P. . Adolescente sente. 2000 (Poesia).

PINTO, S. P. ; Marcio Bomfim ; Odete Balduíno . Conversa com Verso. 1999 (Evento Cultural).

PINTO, S. P. . Karaokê de poesias. 1999 (Declamação).

PINTO, S. P. . Pintura holística e poesia. 1999 (Acrílica-poética).

PINTO, S. P. . Clube Deleite - Literatura infanto-juvenil para debates adultos. 2023 (Encontros literários) .

PINTO, S. P. . Estimulando potenciais pela criatividade - Oficina de Cordel e isopor-gravura. 2023 (Colônia de Férias Instituto Virgolim) .

PINTO, S. P. . Clube do Livro Mente Ativa. 2020 (Encontros literários) .

PINTO, S. P. . Encontro literário Antes que a Rotina nos Separe. 2010 (Evento literário) .

PINTO, S. P. . Conversa com Verso. 1999 (Evento Cultural) .

Prêmios

2010

Professora paraninfa da turma de Jornalismo das Faculdades Integradas Icesp/Promove, Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa.

2004

Publicação Especial - Centro-Oeste - com o livro comemorativo do Sinduscon/DF - Do Imaginário ao Concreto - Brasília: uma narrativa da Construção Civil, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

2001

3o lugar no Concurso Direitos de Mulheres e Meninas: Cidadania e Saúde - categoria Poesia, Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis) e Universidade Católica de Brasília (UCB).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Ato Com Texto. , SEPS 905/705 Edifício Mont Blanc sala 210, Asa Sul, 70390055 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 999616971, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - Atual

Ateliê Ato Com Texto

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: profissional liberal

Outras informações:
Ateliê de autodesenvolvimento pela comunicação, expressões e criatividade.

Atividades

  • 01/2005

    Serviços técnicos especializados , Mediação.Serviço realizado, Ateliê de Arteterapia.

  • 01/2003

    Serviços técnicos especializados , Serviços, cursos e oficinas.Serviço realizado, Atividades de estímulo à criatividade e autodesenvolvimento pela comunicação criativa. Laboratório de histórias pessoais, linguagens e expressões. Dinâmicas de motivação, de interação grupal, improviso oral e aperfeiçoamento escrito.

2023 - Atual

Instituto Virgolim

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Mentora de escrita, artes, criatividade AH/SD

2007 - 2012

Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor horista

Outras informações:
Projetos desenvolvidos: http://jornalistaconsciente.blogspot.com/ http://imagemparatudo.blogspot.com/ http://revistajornalismo.blogspot.com http://semiotica-unicesp.blogspot.com/ http://universidadesnagrua.blogspot.com http://osensocritico.blogspot.com/

Atividades

  • 07/2011

    Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética, Jornalismo e Sociedade, Jornalismo Especializado III - Ciência e Meio Ambiente, Semiótica dos meios audiovisuais

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação Institucional, Redação Jornalística II, Semiótica dos meios audiovisuais

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação Institucional

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação Institucional, Ética, Jornalismo e Sociedade, Jornalismo de Revista, Jornalismo Especializado III - Ciência e Meio Ambiente, Oficina de Textos, Projeto Integralizador

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Jornalismo de Revista, Jornalismo Especializado III - Ciência e Meio Ambiente

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Jornalismo Especializado III - Ciência e Meio Ambiente, Jornalismo de Revista

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Jornalismo de Revista

  • 02/2008 - 07/2008

    Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Jornalismo de Revista

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Jornalismo de Revista

2008 - 2010

Ministério da Saúde

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora em Comunicação Organizacional, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/2008

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Atenção Básica (DAB).Serviço realizado, Revista Brasileira Saúde da Família - Editora.

  • 01/2004

    Serviços técnicos especializados , OMS/Opas/MS.Serviço realizado, Elaboração e desenvolvimento do Plano de Comunicação do Departamento de Apoio à Descentralização - Sistema SUS e implatação de ações de comunicação, boletim eletrônico, dentre outras funções correlatas.

2011 - 2011

WWF-Brasil

Vínculo: Consultora de Comunicação, Enquadramento Funcional: Contrato

Outras informações:
Trabalho de pesquisa, levantamento de informações, acompanhamento de debates e eventos diversos relacionados ao Código Florestal, além de produção de conteúdo e apoio a ações de campanhas.

2006 - 2008

Associação de Ensino Superior do Centro Oeste

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 16

Outras informações:
Projeto desenvolvido: http://osensocritico.blogspot.com

Atividades

  • 01/2006

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio supervisionado, Comunicação e Expressão, Comunicação Organizacional, Introdução Sistemas de Informação, Tópicos Especiais I - Senso Crítico - Mídia e Manipulação

2005 - 2006

Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas

Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 24

Atividades

  • 01/2005

    Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua portuguesa

  • 01/2005

    Ensino, Bacharelado em Sistemas da Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia Científica, Português

  • 01/2005

    Ensino, Normal Superior, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aprendizagem e ensino de Artes para as séries iniciais, Tecnologias da Comunicação e da Informação na Educação, Leitura e produção de textos

2002 - 2004

Ministério Público Militar

Vínculo: Função Comissionada, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação Institucional

Atividades

  • 01/2002

    Direção e administração, Ascom do Ministério Público Militar.Cargo ou função, Chefe da Assessoria de Comunicação Institucional. Assessora de Imprensa.

1997 - 1999

Centrais Elétricas do Norte do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40

Outras informações:
Jornalista da Eletronorte lotada na Assessoria de Comunicação Empresarial - GAC

1996 - 1997

Centrais Elétricas do Norte do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Requisitada para Presidência da República, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessora técnica

1991 - 1996

Centrais Elétricas do Norte do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogado Pleno, Carga horária: 40

Outras informações:
Procuradora atuando na divisão de contencioso

Atividades

  • 01/1999

    Serviços técnicos especializados , Eletronorte.Serviço realizado, Responsável-técnica de Comunicação no Sistema de Gerenciamento de Incentivo a Idéias ? SGI da Eletronorte.

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Presidência da República.Cargo ou função, Coordenadora e representante da Eletronorte no programa nacional preventivo contra os efeitos do ?Bug do Milênio? administrado pela Presidência da República.

  • 01/1997

    Serviços técnicos especializados , Eletronorte.Serviço realizado, Responsável-técnica de Comunicação na criação, desenvolvimento e implantação da Intranet da Eletronorte.

2002 - 2002

FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultoria em Comunicação

Atividades

  • 01/2002

    Serviços técnicos especializados , Previnorte.Serviço realizado, Estudo, elaboração, desenvolvimento e implantação do site da Previnorte em relação ao conteúdo e arquitetura da informação; e redação de conteúdo para o website.

2010 - 2010

Partido Verde

Vínculo: Consultora de Comunicação, Enquadramento Funcional: Autônomo

Outras informações:
Coordenadora de equipe e produtora de conteúdo para redes sociais (blog, orkut e twitter) nas eleições 2010

2010 - 2010

Infraero

Vínculo: Consultora de Comunicação, Enquadramento Funcional: Autônomo

Outras informações:
Elaboração de relatório anual

2007 - Atual

Instituto de Educação Filadélfia

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Horista

Atividades

  • 06/2007

    Ensino, Língua Portuguesa com ênfase em produção textual, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, História da Língua Portuguesa, Introdução à Lingüística, Laboratório da escrita criativa, Metodologia Científica, Metodologia do ensino da leitura e da escrita

2004 - 2004

Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filant

Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa

Outras informações:
XIV Congresso Nacional das Santas Casas de Misericórdia