Ana Luiza Rodrigues da Costa
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) e Mestrado em Servico Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Foi docente da graduação em Terapia Ocupacional na Universidade Católica de Pernambuco. Participou como docente de programas de Especialização na FAC Redentor e Universidade de Pernambuco (UPE). É terapeuta ocupacional do Pronto Socorro cardiologico de Pernambuco vinculado à Universidade de Pernambuco e prestou atendimento terapêutico ocupacional em parceria com o Serviço de Fisioterapia do Recife (SERFISIOR) .Foi membro do Comitê científico da Associação de Parkinson de Pernambuco ( ASP-PE) e coordenou a comissão de Terapia ocupacional da ABRAz -PE. Atualmente atende no consultório e domicilio, sendo sócia proprietaria da REATO - Serviço de Reabilitação em Terapia Ocupacional. Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: terapia ocupacional, tecnologia assistiva, neuropsicologia, atividades de vida diária, doença de parkinson, demências e envelhecimento.
Informações coletadas do Lattes em 06/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Serviço Social
2004 - 2006
Universidade Federal de Pernambuco
Título: A Representação Social da doença de Parkinson e sua Relação com a Qualidade de Vida dos Associados da ASP-PE, Ano de Obtenção: 2006
Maria de Fátima de Souza Santos.Palavras-chave: qualidade de vida; Doença de Parkinson; Capacidade funcional; representação social.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Saúde Humana; Saúde e Serviços Sociais.
Formação complementar
2007 - 2007
Curso de Capacitação de Professores. , Instituo Unificado Europeu do Brasil, IUNE, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação para Utilização da Classificação Inter. (Carga horária: 20h). , divisão de medicina e reabilitação do HC, DMR, Brasil.
2004 - 2004
Acessibilidade-um novo olhar sobre a cidade. (Carga horária: 18h). , Conselho regional de arquitetura, CREA, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Educação Continuada- mód. sist. músculo-e. (Carga horária: 50h). , Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SBGG, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Educação Continuada. Mód. Neuro-psicogeri. (Carga horária: 47h). , Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SBGG, Brasil.
2002 - 2002
Reabilitação cognitiva. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2002 - 2002
oficina de aprimoramento em sistemas de assento em. (Carga horária: 24h). , Centro de Integração da Pessoa, CIPE, Brasil.
2001 - 2001
Seleção e prescrição de cadeiras de rodas e sistem. , Centro de Integração da Pessoa, CIPE, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Planejamento Estratégico e Pessoal. (Carga horária: 32h). , Instituto de Capacitação e Ação Social Reaprendendo, REAPRENDENDO, Brasil.
1989 - 1989
Intervenção precoce para crianças deficientes visu. , Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SCM/SP, Brasil.
1987 - 1987
Período sensório-motor - psicogênces do desenvolvi. (Carga horária: 20h). , AACD, AACD, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Organização de eventos
COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. . Congresso das Associações de Parkinson do Brasil. 2008. (Congresso).
COSTA, A. L.R.da ; PESSOA, A. K. ; TIMOTEO, M. L. . I Workshop de Tecnologia Assistiva dos cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. 2007. (Outro).
COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. . I Workshop Interdisciplinar na Doença de Parkinson. 2007. (Outro).
OLIVEIRA,F.N.G.de ; COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. . I Simpósio Nacional de Pesquisa na Doença de Parkinson. 2005. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Brasileiro de Cognição Social. 2023. (Congresso).
Congresso Meu Cérebro. 2023. (Congresso).
19 Congresso Brasileiro e Internacional de Neuropsicologia. 2022. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Cognição Social. 2022. (Congresso).
Congresso Meu Cérebro. 2022. (Congresso).
Congresso Meu Cérebro. 2020. (Congresso).
17 Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. 2018. (Congresso).
IX Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia. 2017. (Congresso).
III Encontro de Board das Associações de Parkinson. 2011. (Encontro).
III Simpósio da ABRAz-PE: cuidados paliativos no paciente com Alzheimer.Discussão multidisciplinar de casos clínicos. 2010. (Simpósio).
Programa Latino Americano de Advocacy em Saúde.Associação de Parkinson de Pernambuco. 2010. (Outra).
I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas. Aspectos Funcionais da Cognição. 2008. (Congresso).
Reatech Feira Internacional de tecnologia. 2008. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Alzheimer. Doença de Alzheimer: comprometimento na realização das atividades de vida diária e sua repercussão na qualidde de vida. 2008. (Congresso).
XII Jornada de Debates de Terapia ocupacional.Ciclos de Vida e assistência em saúde: intervenções da Terapia Ocupacional. 2008. (Outra).
I Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Instituição de longa permanência na concepção de idosas residentes:: prisão, clínica ou lar?. 2007. (Congresso).
III Workshop Interdisciplinar na Doença de Parkinosn.Associação de Parkinson de Pernambuco: inovando a atenção ao paciente com a doença de Parkinson. 2007. (Outra).
IV Jornada Pernambucana de Geriatria e Gerontologia.Intervenção Terapêutica Ocupacional na doença de Paerkinson. 2007. (Outra).
I Workhop de Tecnologia Assistiva dos Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.Pesquisas em Andamento em Tecnologia Assistiva. 2007. (Outra).
REATECH feira de tecnologia assistiva. 2007. (Outra).
I Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Agreste e Primeira Jornada da ABRAz Caruaru.Intervenção da Terapia Ocupacional Diante do idoso Frágil. 2006. (Simpósio).
Simpósio Brasileiro de Adequação Postural em Cadeira de Rodas.Condições Posturais x Propriedades das Cadeiras de Rodas:um levantamento das principais queixas de usuários inseridos em escolas municipais de Recife. 2006. (Simpósio).
. Functional Rehabilitation afterCerebral Vascular Accident (CVA): a physiotherapic approach. 2005. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Artrite Reumatóide e a Conduta Descendente de Intervenção Terap~eutica Ocuapcional. 2005. (Congresso).
The 18 Congress of International Association of Gerontology. Self Avaçluationassocieted with multi-professional orientation in parkinson disease intervention. 2005. (Congresso).
V Congresso Barsileiro de Alzheimer. Grupo de cuidadores de pacientes com doença de alzheimer: uma possibilidade de intervenção do terapeuta ocupacional. 2005. (Congresso).
Curso de Acessibilidade - Um novo olhar sobre a cidade.Acessibilidade - Um novo olhar sobre a cidade. 2004. (Outra).
Curso Pré-Simpósio:''Estimulação Cognitiva".Estimulação Cognitiva. 2004. (Simpósio).
II CongressoNorte Nordeste de Geriatria e Gerontologia. AvaliaçãoCognitiva do Idoso Institucionalizado em Serviço Privado. 2004. (Congresso).
III Jornada de Fisioterapia-FIR.Parkinson. 2004. (Outra).
III Simpósio da ABRAz - PE.A INTERVENÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NA DEMÊNCIA VASCULAR. 2004. (Simpósio).
I Fórum Científico CENTROFACE: a importância da interdisciplinaridade.Interdisciplinaridade em Traumatismo Crânio-Encefálico. 2003. (Outra).
III Jornada Pernambucana de Geriatria e Gerontologia.Os cinco I'S da Geriatria. 2003. (Outra).
III Jornada Pernambucana de Geriatria e Gerontologia.Linguagem e mobilidade no AVC e Parkinson. 2003. (Outra).
II Semana de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UNICAP.Intervenção interdisciplinar em pacientes portadores de Doença de Pakinson. 2003. (Outra).
I Jornada de Geriatria e Gerontologia.Velhos: Raízes e Testemunhas da História. 2003. (Outra).
I Simpósio de Geriatria e Gerontologia.Abordagem do paciente com Acidente Vascular Cerebral. 2003. (Simpósio).
Seminário "Pedagogia Inaciana-Terapia Ocupacional".Pedagogia Inaciana-Terapia Ocupacional. 2003. (Seminário).
Workshop sobre o Dia Internacional do Parkinsoniano.Dificuldade nas atividades do cotidiano:Dicas e informações básicas. 2003. (Outra).
Curso "Terapia Ocupacional na intervenção viso-motora precoce".Terapia Ocupacional na intervenção viso-motora precoce. 2001. (Outra).
Curso sobre Novos enfoques no tratamento da Paralisia Cerebral.Novos enfoques no tratamento da Paralisia Cerebral. 2001. (Outra).
II Jornada Pernambucana de Geriatria e Gerontologia.A prevenção como um pilar da saúde e autonomia. 2001. (Outra).
Projeto A-TUA-AÇÃO.Projeto A-TUA-AÇÃO. 2001. (Outra).
Seminário de Desenvolvimento da maestria pessoal.Desenvolvimento da maestria pessoal. 2001. (Seminário).
XI Jornada de Debates de Terapia Ocupacional.A Tecnologia Assistiva a Serviço de Indivíduos com Capacidades Ausentes ou Comprometidas. 2001. (Outra).
Curso de Planejamento estratégico pessoal.Planejamento estratégico pessoal. 2000. (Outra).
Expocriança.Oficina Era uma vez...E ainda é. 2000. (Oficina).
I Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia. Novos horizontes para um envelhecimento ativo. 2000. (Congresso).
I Encontro de Terapia da Mão do S.O.S Mão Recife.I Encontro de Terapia da Mão do S.O.S Mão Recife. 2000. (Encontro).
III Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional. Aplicação do planejamento estratégico na intervenção Terapêutica Ocupacional. 2000. (Congresso).
Treinamento para professores do ensino fundamental.Pensar e agir com responsabilidade social. 2000. (Outra).
XI Encontro Brasileiro de Microcirurgia Reconstrutiva.XI Encontro Brasileiro de Microcirurgia Reconstrutiva. 2000. (Encontro).
XX Congresso Brasileiro de cirurgia da mão. XX Congresso Brasileiro de cirurgia da mão. 2000. (Congresso).
.Compreendendo a Deficiência Visual. 1998. (Outra).
A criança especial e a escolaridade.A criança especial e a escolaridade. 1997. (Outra).
Trabalho desenvolvido pela Terapia Ocupacional com pacientes portadores de Paralisia Cerebral.Trabalho desenvolvido pela Terapia Ocupacional com pacientes portadores de Paralisia Cerebral. 1997. (Outra).
Curso de Introdução aos princípios da Terapia de Integração Sensorial.Introdução aos princípios da Terapia de Integração Sensorial. 1989. (Outra).
Primeiro curso de Intervenção precoce para crianças deficientes visuais.Intervenção precoce para crianças deficientes visuais. 1989. (Outra).
Curso de treinamento para professores de Ensino Especial para deficientes físicos.Terapia Ocupacional - O que é e como pode atuar junto às classes especiais.. 1988. (Outra).
Participação em bancas
RODRIGUES JUNIOR, A. L.; CAVALCANTE, A.L;COSTA, A. L.R.da. Identificação do Nivel de Sobrecarga dos Cuidadores dde Idosos com Síndrome Demencial. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde do Idoso) - Universidade de Pernambuco.
Barros, Marcia;COSTA, A. L.R.da. AIntervenção da TerapiaOcupacional na Criança com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento - sindrome de rett na Execução das AVD. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco.
ALLAIN, G.;COSTA, A. L.R.da. dos S. Viana.A Importância da Terapia Ocupacional junto à Família do Portador de Deficiência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco.
COSTA, A. L.R.da; ALLAIN, G.; TABOSA, M.. Plenitude e Morte no contexto da terapia ocupaional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco.
ALLAIN, G.; SILVA, A. K. P.;COSTA, A. L.R.da. de Carvalho.Intervenção Terapêutica Ocupacional junto ao Indivíduo com Artrite Reumatóide: uma abordgem educativa sobre o desempenho ocupacional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco.
COSTA, A. L.R.da; ALVES,C.K.DE A; TABOSA, M.. INTERVENÇOES DA TERAPIA OCUPACIONAL NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA ? LIMITES DE POSSIBILIDADES NA DOENÇA DE PARKINSON. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco.
ALVES,C.K.DE A;COSTA, A. L.R.da; SILVA, A. K. P.. Proposta de Intervenção Terapêutica Ocupaciuonal para a comunidade da mangueira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco.
ALLAIN, G.; SILVA, A. K. P.;COSTA, A. L.R.da. Intervenção da Terapia Ocupacional em Crianças de 0 a 2 anos com Paralisia Cerebral.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco.
COSTA, A. L.R.da; ALLAIN, G.; SILVA, A. K. P.. Campos.O Corpo como Objeto de Intervenção Terapêutica Ocupacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco.
COSTA, A. L.R.da. O Uso de Tecnologia Assistiva como Recurso Terapêutico Ocupacional para Pacientes Pós Acidente Vascular Encefálico com Sequela de Hemiparesia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, A. L.R.da; LIMA, T.. A Interferência das Apraxias nas Atividades de Vida Diária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, A. L.R.da; TABOSA, M.. Reabilitação Cognitiva do Idoso com doença de alzheimer: uma pesquisa bibliográfica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, A. L.R.da; MIRANDA, A. M.. A Contribuição da Terapia Ocupacional no Atendimento ao Idoso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, A. L.R.da. A adequação da postura entada/Seating na prática da Terapia Ocupacional com crianças portadoras de Paralisia Cerebral. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, A. L.R.da. A Terapia de Integração Sensorial aplicada a crainça portadora de Paralisia Cerebral como recurso Terapêutico Ocupacional. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, A. L.R.da. Avaliação Funcional em idosas residentes em comunidade e sua relação com a frequência de quedas e prevalência de doeças crônicas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, A. L.R.da. A auto avaliação e a qualidade de vida do paciente Parkinsoniano. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, A. L.R.da. O trabalho da Terapia Ocupacional na incapacidade motora do membro superior em pacientes Pós-AVC. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, A. L.R.da. A importância da Terapia Ocupacional no desenvolvimento da criança Altista. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco.
Orientou
O uso de ferramentas computacionais na prática de seating; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);
ANÁLISE DO USO DE DISPOSITIVO ASSISTIVO NA ATIVIDADE DE ALIMENTAÇÃO JUNTO A INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);
A relação entre aspectos funcionais e sócio econômicos e a restrição de participação social dos associados da ASP-PE; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);
Alterações Cognitivas em Idosos x Dependência Funcional nas AVD: um estudo de caso no Centro Geriátrico Irmã Clementina; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);
da Silva; Alternatrivas de Correção de obliquidade pélvica na prática de seating; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Ana Luiza Rodrigues da Costa;
do Naiscimento; Órteses e Adaptações de Utensílios para Pessoas com Hanseníase ou Sequelados pela Doença, Atendidos no Hospital Geral da Mirureira, no Período de Janeiro a Abril de 2008; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Ana Luiza Rodrigues da Costa;
TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL: Mudanças Paradigmáticas Ocorridas no Universo da Terapia Ocupacional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Ana Luiza Rodrigues da Costa;
Alterações Cognitivas em Idosos x Dependência Funcional nas AVD: um estudo de caso no Centro Geriátrico Irmã Clementina; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Ana Luiza Rodrigues da Costa;
Principais Alterações na Estrutura e Função do Corpo de usuários de cadeira de rodas e a Proposta bda Prática de Seating: um estudo bibliográfico no universo da terapia ocupacional; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Ana Luiza Rodrigues da Costa;
M; de Araujo; O Impacto social do uso de comunicação alternativa com sujeitos afásicos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Ana Luiza Rodrigues da Costa;
O uso de Órtese de MMSS como recurso assistivo na pratica terapêutica ocupacional diante de indivíduo com sequela de AVC -; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Ana Luiza Rodrigues da Costa;
Intervenção da Terapia Ocupacional nas Atividades de Vida Diária:um estudo de caso em AVE; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Ana Luiza Rodrigues da Costa;
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO USADOS PELO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA PRÁTICA DIANTE DE INDIVÍDUOS COM A DOENÇA DE PARKINSON: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Ana Luiza Rodrigues da Costa;
Principais Abordagens Utilizadas na Clínica de Terapia Ocupacional diante de casos de AVE; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Ana Luiza Rodrigues da Costa;
Produções bibliográficas
-
COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. ; PESSOA, A. K. ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. . Self evaluation associeted with multi-professional orientetion in parkinson's disease intervention. Gerontology , v. 01, p. 349-349, 2007.
-
RODRIGUES JUNIOR, A. L. ; COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. ; PESSOA, A. K. . Parkinsonian syndrome: relationtip between evolution and functional damage. Gerontology , v. 01, p. 453-454, 2007.
-
PESSOA, A. K. ; MIRANDA, A. M. ; COSTA, A. L.R.da ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. . Occupational Therapy in Parkinson's disease: an intervention group experience. Gerontology , v. 01, p. 545-545, 2007.
-
PESSOA, A. K. ; COSTA, A. L.R.da ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. ; MIRANDA, A. M. . Precocious functional rehabilitation after cerebral vascular accident (CVA): a phisioterapic approuch. Gerontology , v. 01, p. 702-702, 2007.
-
MIRANDA, A. M. ; COSTA, A. L.R.da ; PESSOA, A. K. ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. . Profilaxy of fall on elder: a physioteraeutic protocol. Gerontology , v. 01, p. 458-458, 2007.
-
COSTA, A. L.R.da ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. ; SILVA, A. K. P. . A Intervenção Terapêutica Ocupacional na Doença de Parkinson. In: Alcidézio Luiz Sales de Barros; Erideise Gurgel da Costa; Maria Lucia Gurgel da Costa;Josian Silva de Medeiros. (Org.). Doença de Parkinson -uma visão multidisciplinar. 1ed.São José dos Campos: Pulso Editora Ltda., 2007, v. 1, p. 115-128.
-
COSTA, A. L.R.da . Aintervenção Terapêutica Ocupacional na Equipe Interdisicplinar diante da Doença de Parkinson. In: I Simpósio Nacional de Pesquisa na Doença de Parkinson, 2005, Recife. Anais do I Simpósio Nacional de Pesquisa na Doença de Parkinson, 2005.
-
PAIVA, S. O. C. E. ; CARVALHO, T.L ; SOARES,K.K ; POTTES, F. ; COELHO, M. ; COSTA, A. L.R.da . Escola do Estatuto: uma aula de cidadania. In: XVI Congresso Barsileiro de Geriatria e Gerontologia, 2008, Porto Alegre. Geriatria & Gerontologia. Porto Alegre: ED. PUC RS, 2008. v. 02. p. 429-429.
-
MALAGON, A.J ; COSTA, A. L.R.da . O Uso de órteses e Próteses na Intervenção Terapêutica Ocupacional com Pacientes Hansenianos Acometidos em Membros Superiores. In: 10º Cong. Barsileiro de Hansenologia, 2005, Recife. Hansenologia Internationalis (Impresso). Bauru: Ed da Sec. de Saúde do Estado, 2005. v. 30. p. 125-125.
-
RODRIGUES JUNIOR, A. L. ; COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. ; PESSOA, A. K. . Parkinsonian Syndrome: relationtip between evoolution and functional damage. In: The 18 Congress of International Association of Gerontology, 2005, Rio de Janeiro. The 18 Congress of International Association of Gerontology. São Paulo: Manole, 2005. v. 01. p. 458-458.
-
PESSOA, A. K. ; COSTA, A. L.R.da ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. . Occupational Therapy inparkinson's disease: an intervention gropu experience. In: The 18 Congress of International Association of Gerontology, 2005, Rio de Janeiro. The 18 Congress of International Association of Gerontology. São paulo: Manole, 2005. v. 01. p. 702-702.
-
RODRIGUES JUNIOR, A. L. ; COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. ; PESSOA, A. K. . Perfil da Capacidade Funcional do Idoso Residente em uma ILPI Privada. In: III Cong. Norte/Nordeste de Geriatria e Gerontologia, 2004, Belém do Pará. III Cong. Norte/Nordeste de Geriatria e Gerontologia. Belém: PAUTA.COM, 2004. v. 01. p. 51-51.
-
COSTA, A. L.R.da . Reabilitação Cognitiva Funcional na Perspectiva da Terapia Ocupacional diante de pessoas com a doença de parkinson. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, A. L.R.da . Disturbios do Sono e Desempenho Ocupacional. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, A. L.R.da . Tratamento não farmacológico das alterações comportamentais na Dem~encia de Alzheimer. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, A. L.R.da . Adequação Postural em Cadeia de Rodas - Seating. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALCIVAM PAULO DE OLIVEIRA ; COSTA, A. L.R.da ; ERIKA MEDEIROS DE O. SANTOS . Capacitação de cuidadores de idosos - relato de experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, A. L.R.da . Reabilitação do Idoso Frágil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, A. L.R.da . Tecnologia Assistiva:um suporte ao trabalho do cuidador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, J. ; BARROS, A.L.S.de ; COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. ; GOMES, A.P . Doença de alzheimer: comprometimento na realização das atividades de vida diária e sua repercussão na qualidade de vida. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, A. L.R.da . Dinâmica de Integração e Consciência Corporal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAVALCANTI, D. ; COSTA, A. L.R.da . IntervençãoTerapêutica Ocupacionalem contexto ambulatorial diante de idoso com a doença de párkinson e demência de Alzheimer. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ULRICHSEN, M. ; COSTA, A. L.R.da . O Uso da Abordagem da Teoria das Reminiscências na Reabilitação Cognitiva de indivíduos com diagnóstico de doença de Parkinson e demência de Alzheimer. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ULRICHSEN, M. G. F. ; COSTA, A. L.R.da . Intervenção Terapêutica Ocupacional com idoso portafor de doença de Parkinson na Comunidade do Caranguejo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORBA, J. ; CAMPELO, S. ; COSTA, A. L.R.da . Instituição de Longa Permanênciana Concepção de Idosas Residentes: prisão, clínica ou lar?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, A. L.R.da . Pesquisas em Andamento em Tecnologia Assistiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, E. ; PESSOA, A. K. ; COSTA, A. L.R.da ; FARIAS, F. . Condições Posturais x Características das cadeiras de rodas: um levantamento das principais queixas de usuários inseridos em escolas municipais de Recife - PE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PESSOA, A. K. ; COSTA, A. L.R.da ; GONÇALVES, E. ; FARIAS, F. . Mobilidade em Cadeira de Rodas: relação entre as características da cadeira e a propulsão independente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. ; PESSOA, A. K. ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. ; GURGEL, A. K. . Self Avaluation Associeted with multi-professional orientation in parkinson's disease intervention. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PESSOA, A. K. ; COSTA, A. L.R.da ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. ; MIRANDA, A. M. . Precocious Functional Rehabilitation after Cerebral Vascular Accident (CVA): a physiotherapics Approuach. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MIRANDA, A. M. ; COSTA, A. L.R.da ; PESSOA, A. K. ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. . Profilaxy of Fall on WElder: a physiotherapeutics Protocol. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, D.K ; COSTA, A. L.R.da . Artrite Reumatóide e a Conduta Descendente de Intrevenção Terapêutica Ocupacional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PESSOA, A. K. ; COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. . ATerapia ocupacional na Promoção da Qusalidade de Vida de Iodos com a Doença de Parkinson: uma experiência em grupo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MACIEL, F. ; VASCONCELOS, S. B. ; OLIVEIRA, L. R. ; COSTA, A. L.R.da . Intervenção Terapêutica Ocupacional no Modelo Biomecânico em Âmbito Hospitalar: uma experiência no HC de Pernambuco. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PESSOA, A. K. ; COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. . Perfil da Independência Funcional dos idosos Residentes em um ILPI Privada:uma contribuição do setor de terapia ocupacional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TABOSA, M. ; COSTA, A. L.R.da . Manual de Avaliação terap~eutica Ocupacional: um instrumento interdisciplinar de articulação da teoria com a prática. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ULRICHSEN, M. ; GALLISA, L.S. ; CARVALHO, P. ; COSTA, A. L.R.da . Conduta de avaliação baseada no modelo de performance ocupacional: um caso de neuropatia progressiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUIMARÃES, L.F. ; COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. ; PESSOA, A. K. ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. . Grupo de cuidadores de pacientes com doença de alzheimer: uma possibilidade de intervenção do terapeuta ocupacional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, S.C ; COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. ; SILVA, A. K. P. ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. . A intervenção do terapeuta ocupacional na demência de alzheimer. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, S.C ; COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. ; PESSOA, A. K. ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. . Função cognitiva versus realização das atividades de vida diária dos idosos institucionalizados. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, A. L.R.da . Escalas de avaliação clínica em geriatria e gerontologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSOA, A. K. ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. ; COSTA, A. L.R.da . AInterveção da terapia ocupacional na demência Vascular. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES JUNIOR, A. L. ; PESSOA, A. K. ; COSTA, A. L.R.da . Instrumento de Avaliação Cognitiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, A. L.R.da . Dificludades nas ATividades do Cotidiano. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, A. L.R.da . PARKINSON. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, A. L.R.da . Aplicação do Planejamento Estratégico na Intervenção Terapêutica Ocuapcional. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
COSTA, A. L.R.da ; PESSOA, A. K. . Elaboração do Projeto do Curso de Pósgraduação Lato Sensu de Tecnologia Assistiva. 2006.
COSTA, A. L.R.da . Parkinson - Conhecendo para não Discriminar. 2003.
COSTA, A. L.R.da . Projeto Idoso Cidadão. 2002.
COSTA, A. L.R.da . Orientação para cuidadores de idosos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
COSTA, A. L.R.da ; GOMES, A.P ; MIRANDA, A. M. ; PESSOA, A. K. ; RODRIGUES JUNIOR, A. L. . apostila do curso livre de capacitação de cuidadores de idosos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).
COSTA, A. L.R.da . Carta de Recife. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
COSTA, A. L.R.da . Classificação Internacional de Funcionalidade - CIF. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PESSOA, A. K. ; COSTA, A. L.R.da . A Saúde do Trabalhador na Atenção Básica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
COSTA, A. L.R.da . Capacitação de Cuidadores de Idosos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. . Cpacitação em Saúde Mental para Cuidadores das Resid~encias Terapêuticas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, A. L.R.da . Estimulação Cognitiva. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, A. L.R.da . I Módulo de Educação Continuada da SBGG-PE. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, A. L.R.da . II Módulo do Curso de Educação Continuada da SBGG - PE. 2003. .
COSTA, A. L.R.da . Noções Básicas de Seating. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, A. L.R.da ; MIRANDA, A. M. ; LENCASTRE M. do ; TABOSA, M. . Os Cinco i's da Geriatria. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, A. L.R.da . Seating. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2008 - Atual
O Uso de Dispositivos Tecnológicos Criados a partir de Ferramentas Computacionais e Experimento Laboratorial na Prática de Seating, Descrição: Este projeto faz parte de um projeto guarda-chuva onde pretende-se desenvolver uma malha de sensores que mapeie os pontos de pressão exercida pelo corpo do usuário de cadeira de rodas sobre o sistema de assento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Luiza Rodrigues da Costa - Coordenador / Francisco Luiz dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Pernambuco, Reitoria, Complexo Hospitalar. , Rua dos Palmares, Santo Amaro, 50100060 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 31174616
Experiência profissional
2008 - 2019
Faculdade RedentorVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado
Outras informações:
ParticipEI do Programa de Pós Graduação Lato Senso em Neurogerontologia ministrando o módulo: Terapia Ocupacional em Neurogerontologia, com carga horária de 20 horas.
2008 - 2008
Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de AlagoasVínculo: Porfessor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações:
Participo do Programa da Especilização Lato Sensu como professor convidado, ministrando o módulo: Atividades de Vida Diária do Idoso, com carga horária de 16 hosras.
2003 - 2004
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto
Outras informações:
Fui aprovada em primeiro lugarno concurso publico para professor substituto na instituição, onde atuei ministrando as disicplinas: 1. Terapia ocupacional Neuroperceptiva;2. Avaliação em Terapia Ocupacional e 3. Terapia Ocupacional em Neurologia.
2003 - 2003
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações:
Participei como professora convidada do Módulo: Distúrbios de Linguagem IV, com enfoque em Reabilitação Cognitiva, na Especialização Lato Sensu em Linguagem, perfazendo uma carga horária de 04 horas.
1999 - 1999
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Preceptoria de Estágio, Enquadramento Funcional: Preceptoria de Estágio
Outras informações:
Fui preceptora de estágio curricular durante o 2º semestre de 1999, desenvolvendo trabalhos com os dicentes: Juliana Fonseca e André Luiz de Oliveira, no Hospital Santa Elisa, diante de idosos com disfunções neurofuncionais.
2004 - 2011
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor assistente
Outras informações:
Participo como membro do Colegiado do Curso de Terapia Ocupacional, empossada pela Portaria n 157/2007, de 30 de novembro de 2007
2008 - 2008
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Porfessor Assistente
Outras informações:
Ministrei neste período a disciplina: "Seating and Positioning" no Programa de Especialização Lato Sensu em Tecnologia Assistiva, com carga horária total de 45 horas.
2008 - 2008
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 28
Outras informações:
Disiplinas ministradas neste período: Tecnologia Assitiva em Terapia Ocupacional (06 horas semanais); Estágio Supervisionado I (12 horas semanais); Estágio Supervisionado II (12 horas semanais).
2007 - 2008
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4
Outras informações:
Atuei como coordenadora do Programa de Especialização Lato Senso em Tecnologia Assistiva, pelo qual também sou repsonsável pela elaboração do Projeto.
2007 - 2007
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Prof. Assistente
Outras informações:
Ministrei a disciplina "Fundamentos da Reabilitação" no Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Tecnologia Assistiva,com carga horária de 10 horas.
2007 - 2007
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações:
Neste período ministrei as disciplinas: Tecnologia Assistiva em Terapia Ocupacional (06 horas semanais); Estágio Supervisionado I (12 horas semanais); Trabalho de Conclusão de Curso I (2 horas semanais).
2007 - 2007
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 26
Outras informações:
Foram ministradas as seguintes disciplinas: Métodos e Técnicas de Avaliação em Terapia Ocupacional (04 horas semanais); Terapia Ocupacional em Saúde do Adulto I (06 horas semanais);Terapia Ocupacional em Saúde do Idoso II ( 04 horas semanais); Estágio Supervisionado I (ênfase em Neurologia), com carga horária semanal de 12 horas.
2007 - 2007
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar
Outras informações:
Participei do Colegiado do Curso de Terapia Ocupacional, empossada pela Portaria nº 175/2006.
2007 - 2007
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor assistente
Outras informações:
Atividade de Extensão: participação na Ação Comunitária I em Maranguape com a atividade: intervenção terap~eutica ocupacional voltada aos usuários de cadeiras de rodas, na qual foram prestados atendimentos de orientações básicas de adequação postural.
2007 - 2007
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor assistente
Outras informações:
Ação de Extensão: participação na Ação Comunitária Maranguape II com a atividade: curso "A Saúde do Trabalhador na Atenção Básica".
2006 - 2006
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 24
Outras informações:
Ministrei neste período as disicplinas: Tecnologia Assistiva em Terapia Ocupacional (06 horas semanais); Terapia Ocupacional em Saúde do Idoso II (06 horas semananis); Estágio Supervisionado I (12 horas semanais) e Trabalho de Conclusão de Curso ( 2 horas semanais).
2006 - 2006
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 28
Outras informações:
Neste período ministrei as disciplinas: Métodos e Técnicas de Avalaiação em Terapia ocupacional (4 horas semanais);Terapia Ocupacional em Saúde do Adulto I (06 horas semanais);Terapia Ocuipacional em Saúde do Idoso II ( 04 horas semanais);Estágio Supervisionado I (12 horas semanais); Trabalho de Conclusão de Curso (2 horas semanais).
2004 - 2006
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 14
Outras informações:
Ministro as disciplinas Terapia Ocupacional em Saúde do Adulto I com ênfase em Neurologia (carga horária: 06 horas semanais); Terapia ocupacional em Saúde do Idoso II (carga horária: 04 semanais) e Estágio Supervisionado I ( craga horária: 04 horas semanais).Atividade de extensão: cocordenação de curso para cuidadores de idosos (carga horária de 30 horas)
2005 - 2005
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Porfessor auxiliar, Carga horária: 16
Outras informações:
Neste período ministrei as disciplinas: Tecnologia Assistiva em Terapia Ocupacional (06 horas/semanais); Terapia ocupaciobnal em Saúde do Adulto I (06 horas semanais);Métodos e Técnicas de Avaliação em Terapia Ocupacional ( 04 semananis).
2005 - 2005
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 14
Outras informações:
Ministrei neste per[iodo as disciplinas: Terapia ocupacional em Saúde da Criança e do Adolescente III (04 horas semanais); Terapia Ocupacional em Saúde do Adulto I (06 horas semanais) e Métodos e Técnicas da Avaliação em Terapia Ocupacional (04 horas semanais).
2004 - 2005
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar
Outras informações:
Participei do Conselho do Departamenbto de Piscologia, sendo empossada pela Portaria 120/2004 de 18 de Outubro de 2004
2004 - 2004
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei a Disciplina Tecnologia Assistiva em Terapia Ocupacional na graduação do curso de Terapia Ocupacional.
2004 - 2004
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 12
Outras informações:
Neste período, ministrei na graduação do curso de Terapia Ocupacional, as disciplinas: Tecnologia Assistiva em Terapia Ocupacional ( 06 horas semanais) e Terapia Ocupacional em Saúde do Adulto I ( ênfase em neurologia) com 06 horas semanais. Nesta última, desenvolvemos as práticas diante da comunidade do carangueijo e na enfernmaria de neurologia no Hospital das Clínicas.
Atividades
-
03/2007 - 12/2008
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.Cargo ou função, Coordenador do Programa Pós Graduação Lato Sensu em Tecnologia Assistiva.
2006 - Atual
Universidade de PernambucoVínculo: TERAPEUTA OCUPACIONAL, Enquadramento Funcional: terapeuta ocupacional, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuo como coordenadora do nucleo de estudo da dvisão de fisioterapia e terapia ocupacional do procape
2006 - Atual
Universidade de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional do PROCAPE, Carga horária: 20
Outras informações:
Nesta Universidade também participo como Professora convidada na Especialização em Geriatria, com um total de 08 horas aula, no Módulo de Reabilitação Gerontológica.
2008 - 2008
Faculdade Integrada do RecifeVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações:
Participo, como professor convidado do Programa de Pós Grdaução Lato Senso em Fisioterapia Neurofuncional, ministrando a disciplina: Tecnologia Assistiva na Adequação à Postura Sentada, com carga horária de 20 horas
2007 - 2007
Faculdade Integrada do RecifeVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado
Outras informações:
Participo como professor convidado do Programa de Especialização Lato Sensu em Fisioterapia Neurofuncional, ministrando a disciplina:Tecnologia Assistiva na Adequação da Postura Sentada, com carga horária de 20 horas.
2007 - 2007
Faculdade Integrada do RecifeVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações:
Participo como professor convidado do programa de Especialização Lato Sensu de Fisioterapia, Pediatria e Neonatalogia, ministrando a disciplina: Tecnologia Assistiva nas disfunções infantis, com carga horária de 20 horas/aula..
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Luiza Rodrigues da Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?