Marlon Castro de Souza

Bacharelando em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Atualmente, trabalha na empresa de Consultoria em direito ambiental IUS Natura, onde compõe o time de desenvolvimento do sistema CAL . Seus interesses de pesquisa se concentram na área de melhoria no Desenvolvimento de Sistemas, Mineração de dados/Data Warehousing, Inteligência Artificial e Software Livre.

Informações coletadas do Lattes em 06/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciência da Computação

2009 - Atual

Centro Universitário de Belo Horizonte

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2009

Escola Estadual Selim José de Sales

Formação complementar

2011 - 2011

Programação Java SE. (Carga horária: 40h). , Framework System.

2010 - 2010

Programação Php. (Carga horária: 40h). , Anhanguera Educacional LTDA.

2010 - 2010

Programação Php. (Carga horária: 40h). , Phprime.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Sistemas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Ius Natura. , Rua São João Evangelista 359, São Pedro, 30330-152 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32803536, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Ius Natura

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Desenvolvimento de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Análise e desenvolvimento de melhorias e correção de problemas no SISTEMA CAL . Levantamento de requisitos junto aos clientes, consultores e gestores da empresa para a elaboração de soluções que atendam as demandas dos clientes e promovam melhorias no funcionamento do SISTEMA CAL . Rotina de trabalho totalmente adaptada à metodologia de desenvolvimento ágil SCRUM. Treinamento e suporte aos clientes e usuários do SISTEMA CAL .

2011 - 2012

Mobile Solution Technology

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

Outras informações:
Levantamento de requisitos junto aos clientes e elaboração de projetos de soluções que atendam as demandas dos clientes. Projeto de desenvolvimento de sistemas de desmaterialização de documentos utilizando Starthic Studio, Microsoft SQL SERVER, Windows Server 2008; Projeto de manutenção e melhorias em sistema web utilizando Visual Studio 2005, Microsoft .NET 2.0 com C#, Microsoft SQL SERVER; Projeto de desenvolvimento web utilizando Visual Studio 2008, Microsoft .NET 3.0 com Visual Basic e Oracle 11g; Projeto de manutenção e melhoria em sistema web utilizando Visual Studio 2010, Microsoft Silverlight 4.0 consumindo informações de Web Service. Desenvolvimento de sistemas utilizando uma adaptação da metodologia ágil Scrum. Documentação dos produtos desenvolvidos pela empresa para a língua Inglesa. Treinamento e suporte aos clientes e usuários dos produtos criados e dos serviços prestados pela empresa.

2009 - 2010

Centro Universitário de Belo Horizonte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

Atividades

  • 06/2010 - 06/2011

    Estágios , Centro Universitário de Belo Horizonte - Campus Lagoinha, .,Estágio realizado, Auxiliou e orientou alunos usuários dos laboratórios de informática no campus da faculdade. Prestou serviços de manutenção como: formatação de computadores, instalação de programas, realização de backups dentre outras atividades referentes à rotina de i.