Maiana Maia Sousa

Formada em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Pará- Licenciatura plena em Biologia- 2008. Funcionária efetiva do município de Marabá, com posse no dia 09/03/2012 na função de professora de Ciências de 6ao 9 ano, desde 2018 se encontra na função de formadora de professores de Ciências da rede municipal de Marabá- Pará na Secretaria Municipal de Educação e Bolsista pela CAPS como Tutora presencial no programa UAB (Universidade Aberta do Brasil) da Universidade Federal do Pará no curso de Ciências Biológicas. Pós-graduada em Educação Ambiental e sustentabilidade na instituição de ensino UNINTER, pós-graduada em Educação especial inclusiva pela UNIASSELVI. Mestre em ensino de Ciências pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Unifesspa.

Informações coletadas do Lattes em 06/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação em Ciências em Matemática

2021 - 2023

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Título: Analise do impacto da implementação das estratégias do ensino por investigação em alfabetização científica, crenças de autoeficácia, ansiedade às ciências em alunos do 9º ano, Ano de Obtenção: 2023
Caio Maximino de Oliveira.Coorientador: Caio Maximino de Oliveira. Palavras-chave: ensino por investigação; autoeficácia.

Especialização em Educação especial inclusiva

2020 - 2021

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: *********

Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade

2013 - 2015

Centro Universitário Internacional
Título: Educação ambiental e interdisciplinaridade: desenvolvendo horta ecologica com os alunos de ensino fundamental na escola Heloisa de Souza Castro, Marabá-Pará
Orientador: Márcia Cristiane Kravetz Andrade

Graduação em Ciências Naturais- Licenciatura Plena em Biologia

2008 - 2012

Universidade do Estado do Pará
Título: Os impactos Ambientais da mata ciliar, na perspectiva dos moradores do bairro Amapá-Marabá(PA)
Orientador: Simone Alves da Cunha

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Organização de eventos

SOUSA, MAIANA MAIA . Curso de extensão- como elaborar projetos de pesquisa?. 2022. (Outro).

SOUSA, MAIANA MAIA . Seminário de Alinhamento pedagógico em Rede à Base Nacional Comum Curricular-BNCC. 2018. (Outro).

Participação em eventos

II SEMINARIO PROCAD. 2022. (Seminário).

CONFERENCIA EM HOMENAGEM AO CENTENARIO DE PAULO FREIRE. 2021. (Outra).

II ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM CIENCIAS E MATEMATICA. AUTOEFICACIA NA AREA EDUCACIONAL: REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES NO PERIODICO SCIELO. 2021. (Congresso).

I SEMINÁRIO DO PROCARD-AMAZÔNIA. 2021. (Seminário).

I SEMINÉRIO DE PESQUISA DO PPGECM UNIFESSPA: TENDÊNCIAS EM PESQUISA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA PARAENSE. 2021. (Seminário).

O ENSINO DE CIENCIAS E SUAS TRES RAIZES EPISTEMILOGICAS. 2021. (Outra).

Planejamento de boas aulas. 2021. (Outra).

SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPGECM. 2021. (Seminário).

Curso de metodologias Ativas. 2020. (Outra).

Gestão para aprendizagem: Técnicos. 2020. (Outra).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS(SI-MAEC) E I SEMINARIO INTERNACIONAL DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DO IESF. 2020. (Seminário).

Curso de tecnologias Educacionais II. 2019. (Outra).

curso livre O que é Ciência aberta?. 2019. (Outra).

Formação continuada em Ciências de 6º ao 9º ano.Formadora de Ciências de 6º ao 9º ano. 2019. (Encontro).

I MOSTRA DE MATERIAIS DIDÁTICOS E DE PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS DA UNIFESSPA. 2019. (Outra).

Projeto Cochecendo a Constituição em Miúdos.Conhecendo a constituição em miúdos. 2018. (Outra).

Seminário de Alinhamento pedagógico em rede.Apresentação, Estudo e Discussão das competências e Habilidades por Àrea de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso, previstas para o ensino fundamental II na Base Nacional Comum Curricular- BNCC. 2018. (Seminário).

Seminário de Alinhamento Pedagógico em Rede à Base Nacional Comum Curricular-BNCC.Apresentação,Estudo e Discussão das Competências e Habilidades na área de Ciências da Natureza. 2018. (Seminário).

Programa de Treinamento no uso do portal de periódicos da CAPES. 2015. (Outra).

Programa de Treinamento no uso do Portal de Períodicos da CAPES. 2015. (Outra).

Forum de Educação do municipio de Maraba. 2014. (Outra).

Professor cursista da Formação Continuada de Professores para ensino de Ciências. 2012. (Encontro).

I Encontro dos Academicos de Biologia-EAD: Biodiversidade da Amazônia. 2010. (Encontro).

3° forum municipal de meio ambiente. 2009. (Outra).

7° Semana de Museus.O museu como ferramenta de mudança social e sua importância turística. 2009. (Outra).

Conferência municipal de Educação. 2009. (Outra).

I workshop de educação. 2009. (Outra).

Conferência de Meio ambiente em Marabá. 2008. (Outra).

II Jornada de educação especial e inclusão. 2008. (Oficina).

I SemanaAcadêmica do Campus Universitário de Marabá. 2008. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • TROITINHO, MARIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO ; SILVA, IVONILCE BRELAZ DA ; SOUSA, MAIANA MAIA ; SANTOS, ADRIANA DAMASCENA DA SILVA ; MAXIMINO, CAIO . Ansiedade, afeto negativo e estresse de docentes em atividade remota durante a pandemia da Covid-19. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE) , v. 19, p. 1-20-20, 2021.

  • MAXIMINO, CAIO ; SILVA, I. B. ; TROITINHO, M. C. R. ; FARIAS, V. L. ; SOUSA, MAIANA MAIA . Ansiedade e Trauma no Ensino de Ciências e Matemática. 1. ed. São Paulo: LF Editorial, 2023. v. 1. 120p .

  • SOUSA, MAIANA MAIA . AUTOEFICACIA NA AREA EDUCACIONAL: REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES NO PERIODICO SCIELO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, MAIANA MAIA . Jornada pedagógica 2021- As possibilidades de Ensinar e Aprender no Ensino Remoto. 2021. .

  • SOUSA, MAIANA MAIA . A sala de aula na perspectiva do ensino remoto emergencial com atividades não presenciais na rede de ensino público municipal de Marabá. 2020. .

  • SOUSA, MAIANA MAIA . Priorização curricular e a avaliação no contexto do trabalho emergencial. 2020. .

  • SOUSA, MAIANA MAIA . O uso da plataforma de aprendizagem 'aulas online'. 2020. .

  • SOUSA, MAIANA MAIA . As contribuições das competências socioemocionais na formação integral do ser humano. 2019. .

  • SOUSA, MAIANA MAIA . Metodologia e Avaliação: Uma discussão em rede. 2019. .

  • SOUSA, MAIANA MAIA . Práticas pedagógicas à luz da BNCC. 2019. .

  • SOUSA, MAIANA MAIA . Alinhamento Pedagógico em Rede à Base Nacional Comum Curricular. 2018. .

  • SOUSA, MAIANA MAIA . Concepções de Educação e de Ensino: Reflexões sobre ações educativas e seus resultados. 2018. .

  • SOUSA, MAIANA MAIA . Instrumentos avaliativos: Reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem. 2018. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2018

Escola Fundamental Heloisa de Souza Castro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do 6 ao 9ano, Carga horária: 175, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

SECRETARIA MUNICIPAL DE MARABÁ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Formadora de Ciências, Carga horária: 40

2024 - Atual

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da CAPeS, Carga horária: 40