Moacir Messias de Araujo Junior
possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Engenharia Hidráulica e Saneamento, com ênfase em Tratamento de Águas Residuárias. Consultor técnico na área de projeto, implantação e operação de estações de tratamento de águas residuárias.
Informações coletadas do Lattes em 06/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento
2003 - 2006
Universidade de São Paulo
Título: Reator Combinado Anaeróbio-Aeróbio de Leito Fixo para Remoção de Matéria Orgânica e Nitrogênio de Água Residuária de Indústria Produtora de Lisina
Marcelo Zaiat. Palavras-chave: Reator de Leito Fixo; Tratamento Combinado; Nitrificação; Desnitrificação; Água Residuária Industrial.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica e Saneamento. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.
Pós-doutorado
2011 - 0000
Pós-Doutorado. , Escola de Engenharia de São Carlos. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias. , Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica e Saneamento.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica e Saneamento.
Participação em bancas
ZAIAT, M.; DAMIANOVIC, M. H. R. Z.;ARAUJO JUNIOR, M. M.. Avaliação da Produção de Hidrogênio em Reatores Anaeróbios Termofílicos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Eng. Hidráulica e Saneamento) - Escola de Engenharia de São Carlos.
ZAIAT, M.; Silva, M. B. A. V.;ARAUJO JUNIOR, M. M.. Produção de Hidrogênio em Reator Anaeróbio de Leito Fixo e Fluxo Descendente. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Eng. Hidráulica e Saneamento) - Escola de Engenharia de São Carlos.
ALMEIDA, T. L.;ARAUJO JUNIOR, M. M.; MASSETTO, I. R.. Avaliação da Eficiência do Reator Anaeróbio, Seguido do Reator Aeróbio Utilizando o Dispositivo Imobilizador Celular Biobob no Tratamento de Efluente Sanitário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
ARAUJO JUNIOR, M. M.. Tratamento de água residuária sintética contendo Cd2+ em um reator anaeróbio de fluxo ascendente e leito móvel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia ambiental) - Universidade de São Paulo.
ARAUJO JUNIOR, M. M.. Degradação e remoção de alquilbenzeno linear sulfonado em reator anaeróbio horizontal de leito fixo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia ambiental) - Universidade de São Paulo.
Foresti, E.; DAMIANOVIC, M. H. R. Z.;ARAUJO JUNIOR, M. M.. Desempenho de um Reator Vertical de Fluxo Contínuo e Leito Estruturado com Recirculação do Efluente, Submetido à Aeração Intermitente, na Remoção de Nitrogênio de Efluente de UASB. 2012. Escola de Engenharia de São Carlos.
Orientou
OPERAÇÃO DE REATORES METANOGÊNICOS DE LEITO FIXO E FLUXO ASCENDENTE TRATANDO EFLUENTE DE REATOR ACIDOGÊNICO ALIMENTADO COM EFLUENTE DE INDÚSTRIA CERVEJEIRA; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);
AVALIAÇÃO CINÉTICA DA DEGRADAÇÃO ANAERÓBIA DE LODO PRIMÁRIO DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE CERVEJARIA; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
ARAUJO JUNIOR, M. M. ; Zaiat, Marcelo . An upflow fixed-bed anaerobic aerobic reactor for removal of organic matter and nitrogen from L-lysine plant wastewaterA paper submitted to the Journal of Environmental Engineering and Science.. Canadian Journal of Civil Engineering (Print) , v. 36, p. 1085-1094, 2009.
-
ARAUJO JUNIOR, M. M. ; Araujo, P. L. S. ; Oliva, A. D. ; Lermontov, A. ; Masseto, I. R. . Estudo do Efeito da Adição de Material Suporte para Adesão Celular em Reator de Lodos Ativados Tipo CASS (Cyclic Activated Sludge System) Tratando Esgoto Sanitário Municipal. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre-RS. 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011.
-
ARAUJO JUNIOR, M. M. ; CAVALHERO, A. . Operação de Reator Combinado Anóxico-Aeróbio de Leito Fixo em Escala Piloto para Remoção de Materia Orgânica e nitrogênio de Água Residuária de Indústria Produtora de Aminoácidos. In: II Simpósio do Projeto Temático "Desenvolvimento de Sistemas Combinados de Tratamento de Águas Residuárias Visando a Remoção de Poluentes e a Recuperação de Energia e de produtos dos Ciclos de CArbono, Nitrogênio e Enxofre", 2007, São Carlos. II Simpósio do Projeto Temático "Desenvolvimento de Sistemas Combinados de Tratamento de Águas Residuárias Visando a Remoção de Poluentes e a Recuperação de Energia e de produtos dos Ciclos de CArbono, Nitrogênio e Enxofre". São Carlos: EESC-USP, 2007. p. 197-205.
-
ARAUJO JUNIOR, M. M. ; ZAIAT, M. . Reator Combinado Anaeróbio-Aeróbio de Leito Fixo para Remoção de Matéria Orgânica e Nitrogênio de Água Residuária de Indústria Produtora de Lisina. In: I Simpósio do Projeto Temático, 2006, São Carlos. I Simpósio do Projeto Temático. São Carlos, SP: EESC-USP, 2006. p. 164-173.
Outras produções
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Consultoria de projeto de estação de tratamento de efluente industrial da fábrica de refrigerantes Norsa (Grupo Coca Cola). 2010.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Consultoria de projeto para reestruturação da estação de tratamento de efluente industrial da empresa Gelita do Brasil. 2008.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Consultoria de projeto para a reestruturação da estação de tratamento de efluente industrial da empresa Gelita do Brasil, unidade Mococa. 2006.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . DISPOSITIVO PARA IMOBILIZAÇÃO CELULAR EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS. 2006.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Projeto de sistema de reatores de leito fixo utilizando o suporte de biomassa Biobob para tratamento de efluente industrial da fábrica da Ajinomoto em Limeira. 2010.
ARAUJO JUNIOR, M. M. ; CAVALHERO, A. . Estudo de sistema MBR em escala piloto visando o aumento da capacidade da estação de trataemnto de efluente industrial da fábrica da Ajinomoto em Valparaíso. 2009.
ARAUJO JUNIOR, M. M. ; CAVALHERO, A. . Estudo de sistema MBBR em escala piloto, utilizando Biobob como suporte de biomassa, visando o aumento da capacidade da estação de trataemnto de efluente industrial da fábrica da Ajinomoto em Valparaíso. 2009.
ARAUJO JUNIOR, M. M. ; CAVALHERO, A. . Estudo em escala piloto de reator combinado anóxico-aeróbio de leito fixo para o tratamento de efluente industrial da fábrica da Ajinomoto em Pederneiras. 2008.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Adequação e operação de estação de tratamento de leito fixo utilizando Biobob como suporte de biomassa para tratamento de efluente industrial da fábrica da Ajinomoto em Laranjal Paulista. 2008.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Projeto de readequação da estação de tratamento de efluente industrial da empresa Fischer S/A Comércio e Indústria Agropecuária. 2008.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Projeto de readequação da estação de tratamento de efluente industrial da empresa Fischer S/A Comércio e Indústria Agropecuária. 2008.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Projeto de estação de tratamento de percolado da Central de Tratamento de Resíduos de Igarassú. 2008.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Estudo em escala piloto de reator combinado anóxico-aeróbio de leito fixo para o tratamento de efluente industrial da fábrica da Ajinomoto em Limeira. 2007.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Projeto de readequação da estação de tratamento de efluente industrial da empresa Anidro do Brasil Extrações Ltda. 2007.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Projeto de estação de tratamento de percolado da Central de Tratamento de Resíduos de Vila Velha Ltda.. 2007.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Projeto de readequação da estação de tratamento de efluente industrial do Curtume Pioneiro. 2007.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Projeto, construção e operação de reator Bardenpho de quatro estágios em escala comercial para tratamento de efluente industrial da fábrica da Ajinomoto em Pederneiras. 2006.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Projeto de estação de tratamento de percolado do Aterro Sanitário de Itaquaquecetuba, administrado pela empreiteira Pajoan. 2006.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Projeto, construção e operação de reator Bardenpho de quatro estágios em escala comercial para tratamento de efluente industrial da fábrica da Ajinomoto em Limeira. 2005.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Projeto, construção e operação de reator Bardenpho de quatro estágios em escala comercial para tratamento de efluente industrial da fábrica da Ajinomoto em Valparaíso. 2004.
ARAUJO JUNIOR, M. M. . Estudo em escala piloto de reator de lodos ativados com zona pré-anóxica para traamento de efluente industrial da fábrica da Ajinomoto em Valparaíso-SP. 2003.
Projetos de pesquisa
-
2011 - Atual
PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO E METANO EM REATORES ANAERÓBIOS DE LEITO FIXO E FLUXO ASCENDENTE TRATANDO EFLUENTE INDUSTRIAL DA PRODUÇÃO DE LEVEDURAS E DERIVADOS, Descrição: O principal objetivo do presente projeto de pesquisa será avaliar a produção biológica dos gases hidrogênio e metano em reatores anaeróbios de leito fixo e fluxo tratando água residuária industrial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Prêmios
2007
Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses, Capes.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Hidráulica e Saneamento. , Av. Trabalhador São-carlense, 400, Arnold Schimidt, 13566-590 - Sao Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 33739534, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Escola de Engenharia de São CarlosVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2011
Bio Proj Tecnologia Ambiental LtdaVínculo: Sócio / Proprietário, Enquadramento Funcional: Gerente Técnico, Carga horária: 10
Outras informações:
Responsável pelos departamentos de processos biotecnológicos e engenharia, coordenando equipes de pesquisa e projeto nas áreas de tratamento de águas residuárias e biocombustíveis.
Atividades
-
02/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Processos e Engenharia, .,Linhas de pesquisa
-
02/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Processos e Engenharia, .,Linhas de pesquisa
2010 - 2011
Enfil controle AmbientalVínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 17
Outras informações:
Consultor técnico na área de projetos e especificações de estações de tratamento de água residuária industrial e esgoto sanitário.
2010 - 2011
Wasserlink Comercial LtdaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 5
Outras informações:
Consultor técnico na área de projetos e especificações de estações de tratamento de água residuária industrial e esgoto sanitário.
2010 - 2011
Fluid Brasil Sistemas e Tecnologia LtdaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 5
Outras informações:
Consultor técnico na área de projetos e especificações de estações de tratamento de água residuária industrial e esgoto sanitário.
2003 - 2006
Ajinomoto Interamericana Ind. Com. Ltda.Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de desenvolvimento, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pelo projeto, implantação e operação das Estações de Tratamento de Efleuntes da Ajinomoto no Brasil.
Atividades
-
07/2007 - 10/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Planejamento e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa
-
06/2004 - 08/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Planejamento e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa
Propriedade Intelectual
Patentes (1)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR e DEPOSITANTE | Dispositivo para imobilização celular em sistemas de tratamento de águas residuárias | 30/11/2006 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Moacir Messias de Araujo Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?