André Leonardo dos Santos Bento

Graduado em Letras - Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau (2010). Experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Inglesa. Atua desde 2004 no ensino-aprendizagem de idiomas (língua portuguesa/inglesa) e na coordenação de atividades de educação em instituições públicas e privadas. Durante a graduação, foi bolsista de extensão do Núcleo de Estudos da Linguagem da FURB entre 2008 e 2009. Contemplado com Bolsa de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música da FUNARTE 2012, realizando estudos em produção musical avançada na cidade de Curitiba em 2013. Mestrando em educação no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau, desenvolvendo pesquisa no tema da internacionalização do currículo. No mestrado, é bolsista FAPESC - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educacao

2018 - Atual

Fundação Universidade Regional de Blumenau
Título: Internacionalização do currículo: Aproximações entre a formação inicial de professores de inglês na FURB (Brasil) e UMinho (Portugal),Orientador:
Marcia Regina Selpa Heinzle.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil. Palavras-chave: Formação inicial de professores de inglês; Internacionalização do currículo; Currículo.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Letras

2004 - 2010

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cássia Ferri

HEINZLE, M. R. S.;FERRI, C.; MOREIRA, M.A.F.F.L.; FISCHER, A.. Internacionalização do currículo: formação de professores de inglês na FURB (Brasil) e UNIMINHO (Portugal) em contexto de cidadania global. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educacao) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Adriana Fischer

SELPA, M. R.;FISCHER, A.; MOREIRA, M. A. F. F. L.; FERRI, C.. Internacionalização do Currículo e cidadania global: contribuições para o percurso formativo de professores de inglês. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Adriana Fischer

FISCHER, A.. Internacionalização do Currículo e cidadania global: contribuições para o percurso formativo de professores de inglês. 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Márcia Regina Selpa de Andrade

Formação de professores em letras/inglês no Brasil e em Portugal: um estudo comparado; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BENTO, A. L. S. ; HEINZLE, M. R. S. . Internacionalização do currículo: formação de professores de inglês para cidadania global. In: 67º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos GEL, 2019, Sâo José do Rio Preto. CADERNO DE RESUMOS DO 67º SEMINÁRIO DO GEL. Araraquara: Editora Letraria, 2019.

  • BENTO, A. L. S. ; HEINZLE, M. R. S. . APROXIMAÇÕES ENTRE OS CURRÍCULOS QUE FORMAM PROFESSORES DE INGLÊS.. In: André Leonardo dos Santos Bento, 2018, BLUMENAU. ANAIS DA 12ª MIPE MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA Volume 3 - Trabalhos da Categoria Pesquisa, 2018. v. 3. p. 30-30.

  • BENTO, A. L. S. ; HEINZLE, M. R. S. . O CONCEITO DE LICENCIATURA NO BRASIL E EM PORTUGAL. In: XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE, 2018, BLUMENAU. Anais do XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE, 2018.

  • BENTO, A. L. S. ; HEINZLE, M. R. S. . Internacionalização do currículo - marcos do estado do conhecimento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BENTO, A. L. S. ; HEINZLE, M. R. S. . 'Internacionalização do currículo: Formação de professores de inglês para cidadania global. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BENTO, A. L. S. ; HEINZLE, M. R. S. . O Conceito de Licenciatura no Brasil e em Portugal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BENTO, A. L. S. ; HEINZLE, M. R. S. . Internacionalização do Currículo: Aproximações entre formações de professores de inglês na FURB (Brasil) e UMinho (Portugal).. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

I Prêmio Lucia Sevegnani de Democratização do Conhecimento - Categoria Estudantes de Pós-Graduação: Internacionalização da Educação Superior: Pesquisa analisa os processos de internacionalização acont, Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - 2009

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2010

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor ACT, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor nas disciplinas de língua inglesa para quinto, sexto e sétimo ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio e língua portuguesa para oitavo ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio.

2011 - 2013

CNA idiomas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor nível 3, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

SESC - Administração Regional de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de atividades, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A função de técnico de atividades engloba: Coordenar o setor de Idiomas: Inglês, Alemão e Espanhol da unidade Blumenau, para todas as idades (a partir dos 07 anos). Execução de projetos (palestras, imersões, eventos), supervisão de matrículas, divulgação, montagem e gerenciamento de cursos e equipe. Execução dos programas de Educação Ambiental: Montagem e gerenciamento de oficinas, mostras e do clube de ciências nas escolas de rede regular de ensino de Blumenau. Mediação de candidatos ao longo processo seletivo da Escola Sesc de Ensino Médio. Coordenação do projeto Habilidades de Estudos: Contraturno Escolar para crianças de 07 a 11 anos.

2014 - 2015

SESC - Administração Regional de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de atividades, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

SESC - Administração Regional de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de atividades 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESC, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.